sábado, 12 de dezembro de 2009

Displasia mamaria pode ser confundida com câncer de mama

Fazer o autoexame das mamas e perceber que tem um nódulo na região não é motivo para pânico. OK, a preocupação até se justifica, porque o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e é o segundo mais freqüente no mundo.

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), espera-se 49.400 novos casos para 2010. A boa notícia, porém, é que cerca de 80% das mulheres brasileiras têm ou terão cistos, sensibilidade excessiva, dores e/ou inchaços nos seios, sem que tais sintomas estejam relacionados ao câncer, mas sim à popularmente chamada displasia mamária.

"Trata-se de uma alteração funcional benigna, causada por uma mudança hormonal, mais especificamente por uma mudança no metabolismo dos estrógenos, que afeta o tecido mamário", afirmou a ginecologista Rosa Maria Neme, doutora em ginecologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM/USP).

A principal diferença entre os tumores malignos e a displasia, segundo a especialista, é justamente a presença de dor, que em geral não ocorre nos casos de câncer.

Essas alterações benignas, na maior parte das vezes, não exigem tratamento, já que não oferecem nenhum risco à saúde. Medidas paliativas podem ser adotadas para ajudar a minimizar os sintomas desconfortáveis. "Podemos usar vitaminas (principalmente a E), medicações diuréticas e, ainda, indicar o aumento no consumo de alimentos que ajudam a combater a retenção de líquidos, tais como gérmen de trigo, soja, óleos vegetais, nozes, alface, rúcula, espinafre, cereais integrais e ovos. Também sugerimos um aporte extra de alimentos ricos em magnésio, como figo, amêndoas, banana, sementes, cereais integrais e frutos do mar", disse a ginecologista.

Além de acertar a dieta, praticar exercícios regularmente e aplicar compressas quentes sobre as mamas podem ser boas maneiras de garantir o bem-estar na presença do problema.

Vida normal
A alteração funcional benigna não atrapalha em nada a amamentação, caso essa seja uma opção da mãe. Da mesma forma, mulheres com esse problema podem fazer uso de anticoncepcionais. "Recomendamos a adoção de um anticoncepcional com progesterona que tenha efeito diurético - como a drospirenona -, apenas para ajudar a reduzir a dor e o desconforto", afirmou a Rosa Maria.

O quadro também não tem qualquer relação com o câncer de mama. Mulheres que apresentam displasia mamária não estarão, por isso, mais ou menos predispostas a desenvolver tumores malignos.
Visita ao médico é imprescindível
Apesar do bom prognóstico, vale frisar que, ao notar qualquer alteração nas mamas, é fundamental buscar o acompanhamento de um profissional. Aliás, mesmo sem perceber nenhuma anormalidade no autoexame, a visita ao ginecologista deve ser feita pelo menos uma vez por ano.

Isso porque somente um exame clínico poderá indicar, com certeza, se se trata de uma alteração benigna ou maligna. Em alguns casos, o médico solicitará também exames diagnósticos complementares ou até mesmo uma biópsia, que é a retirada de uma amostra de tecido para verificação em laboratório.

Veja como fazer o autoexame das mamas

1) Em pé, em frente ao espelho, observe o bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas.

2) Ainda nesta posição, levante os braços na lateral e perceba se com o movimento aparecem alterações no contorno ou na superfície das mamas.

3) Deitada com a barriga para cima e as costas apoiadas no colchão, eleve o braço esquerdo, posicionando-o paralelamente à cabeça. Use a mão direita para apalpar o seio esquerdo. Faça movimentos circulares suaves, apertando-o levemente com as pontas dos dedos.
Em seguida, eleve o braço direito e use a mão esquerda para tocar a mama direita, repetindo os mesmos movimentos.

4) Ao notar qualquer anormalidade, consulte imediatamente seu médico, só ele poderá fazer o diagnóstico apropriado.

Confira os 4 principais exames para detectar o câncer de mama

Autoexame:
Deve ser realizado todos os meses, pela própria mulher e logo após a menstruação. Permite identificar nódulos a partir de 2cm ou 3 cm de diâmetro.

Exame clínico:
Realizado por um médico ou enfermeiro treinado, a orientação dos especialistas é de que seja feito pelo menos uma vez por ano, mesmo que a mulher não apresente qualquer sintoma desagradável.

Mamografia:
Deve ser feito de acordo com a prescrição médica, em geral anualmente ou a cada dois anos, a partir dos 40 anos (alguns órgãos de saúde mundiais discutem a indicação apenas após os 50 anos, mas ainda não há consenso). O teste é o método mais eficiente para detectar nódulos não palpáveis.

Ultrassonografia das mamas:
Pode ser adotado como um exame de rotina, anual, ou ser prescrito em condições especiais, para auxiliar no diagnóstico de uma lesão. As imagens oferecem dados a respeito da malignidade ou benignidade das alterações encontradas. Terra Saúde

10 revelações sobre a gastrite

Você sabia que a gastrite não é proveniente dos abusos no consumo de alimentos ácidos? E que nem sempre azias freqüentes são sinais da inflamação do estômago? As 10 respostas das perguntas abaixo põem fim aos mitos e revelam curiosidades que rondam a gastrite.

1- A gastrite pode ser causada apenas pela má alimentação? Ou os alimentos irritantes só devem ser controlados por quem já sofre de gastrite?
Existem diversas causas da gastrite. O cardápio por si só, porém, não é apontado como responsável pela doença. A inflamação do estômago só acontece por causa da alimentação quando você consome alimentos ou água contaminados pela bactéria Helicobacter pylori. Vale lembrar que hábitos alimentares errôneos, como jejuns prolongados ou refeições muito rápidas, e o abuso de alimentos irritantes, como café, refrigerantes e condimentos, contribuem para o agravamento da gastrite. Solucionar tais questões, equilibrando o cardápio e ajustando os hábitos, melhora a vida de quem passa pelo problema e é capaz de evitar que ele se desenvolva.

2- Dá para ter uma boa qualidade de vida mesmo apresentando gastrite?
Sim. A idéia de que a inflamação não tem cura não se estende a todos os casos. Com exceção das gastrites atróficas (casos em que ocorre uma degeneração da mucosa do estômago), a inflamação é solucionada em 80 a 90% dos casos. Além disso, quando a gastrite for leve ou estiver em processo de cura, a qualidade de vida do paciente será a mesma de uma pessoa que não apresenta o problema. Desde, é claro, que as recomendações médicas sejam seguidas adequadamente.

3- O estresse pode ser considerado sinônimo de pré-disposição à gastrite? Por quê?
Apesar de o estresse ser um fator agravante importante, não existe uma relação direta com o desenvolvimento da gastrite. Ele faz com que o estômago produza mais ácido, diminuindo também as defesas do organismo contra a substância. O resultado são alterações no movimento do estômago, levando a pessoa a sentir uma série de sintomas, não necessariamente relacionados à gastrite.

4- Azias freqüentes podem ser sinais de que a gastrite está prestes a se instalar?
Normalmente, a azia está relacionada a outras doenças que podem co-existir com a gastrite. Um exemplo é o refluxo gastro-esofágico. Somente o médico vai poder diferenciar os problemas.

5- Quando os medicamentos contra a gastrite precisam entrar em ação?
Os remédios contra a gastrite são recomendados sempre que os sintomas estiverem incomodando. Porém, o uso deve ser acompanhado de orientação médica e nunca de forma isolada, seguindo também as recomendações alimentares.

6- Que tipo de remédio combate a gastrite?
A maioria dos remédios atua na diminuição ou no bloqueio da acidez estomacal. Existem ainda, medicamentos voltados para a melhora da movimentação do estômago e remédios direcionados para aliviar a dor. Os antibióticos entram em cena nos casos em que a gastrite é causada pela bactéria Helicobacter Pylori.

7- Homens e mulheres são vítimas na mesma medida?
Não existem evidências que apontem para a diferença de acometimento entre homens e mulheres.

8- Além da queimação, quais sinais denunciam a gastrite?
A popularmente conhecida como dor de barriga acomete os pacientes que sofrem de gastrite. Ela ataca, principalmente, a parte mais alta da barriga e pode vir em forma de queimação, ou ainda, aperto e cólica. Enjôos acompanhados, ou não, de vômitos, são mais participantes da lista de sintomas. Outro sinal de alerta é quando mesmo comendo pouco, a sensação de estufamento aparece.

9- Toda gastrite dói? Em termos de sintomas, qual a diferença delas?
Nem sempre a dor aparece. Em alguns casos, pode ser um incômodo leve. Mas, qualquer tipo de gastrite apresenta um ou mais dos sintomas listados acima.

10- A fitoterapia pode ajudar os pacientes com gastrite? E outros recursos da medicina alternativa?
Não diretamente. A ação da espinheira santa é um dos recursos alternativos que atua como um antiácido leve. Ainda como coadjuvante do tratamento da gastrite, medidas anti-estresse podem ser usadas. Msn

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

15 benefícios da amamentação para mãe e filho

Você sabe que amamentar é fundamental para a saúde do seu filho. Mas já parou para pensar em todos os benefícios que esse ato pode trazer para o bebê e para você? Confira

1. O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os 6 meses de idade;

2. Fácil de ser digerido, provoca menos cólicas nos bebês;

3. Colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne alergias, obesidade, intolerância ao glúten;

4. Contém um molécula chamada PSTI é responsável para proteger e reparar o intestino delicado dos recém-nascidos;

5. O momento da amamentação aumenta o vínculo entre mãe e filho e colabora para que a criança se relacione melhor com outras pessoas;

6. Previne a anemia;

7. A sucção ajuda no desenvolvimento da arcada dentária do bebê;

8. Favorece a boa formação do sistema nervoso e estimula a inteligência da criança;

9. Quando o ômega 3 está presente no leite materno, o que varia de mulher para mulher de acordo com sua alimentação, ele ajuda no desenvolvimento e crescimento dos prematuros nos primeiros meses de vida;

10. Ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Com isso, também evita o sangramento excessivo e, consequentemente, que a mãe sofra de anemia;

11. Protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário;

12. Estudo publicado na American Journal of Obstetrics revela que a amamentação reduz o risco de a mulher desenvolver síndrome metabólica (doenças cardíacas e diabetes) após a gravidez, inclusive para aquela que teve diabetes gestacional;

13. A amamentação dá às mães as sensações de bem-estar, de realização, e também ajuda a emagrecer, pois consome 500 calorias por dia (mas dá uma fome...);

14. É de graça, natural, prático, e não desperdiça recursos naturais;

15. Está sempre pronto para ser transportado e ingerido (não precisa nem aquecer). Revista Crescer


DR.PLUTARCO PARENTE (CIRURGIÃO PEDIÁTRICO)

DIFICULDADES PARA ENGRAVIDAR PODE ACABAR COM O DESEJO SEXUAL

Talvez seja importante definir infertilidade antes de falar sobre qualquer outro aspecto. Muitas mulheres quando “resolvem” engravidar, acreditam que isso ocorrerá “imediatamente”, e quando menstruam, ficam extremamente tristes e desapontadas. Após o segundo ou terceiro mês de tentativas, a ansiedade aumenta, a tristeza e a raiva aparecem e o stress surge em vários aspectos da vida do casal.
Estamos vivendo uma era do “fast-tudo”, tudo tem que ser muito rápido (na hora que queremos, do jeito que planejamos e de preferência sem grandes esforços!). Os cirurgiões plásticos que o digam!
Voltando a infertilidade, somente se considera infertilidade, quando o casal não consegue ter filhos após um ano de tentativas, sem o uso de qualquer anticoncepção. Portanto, calma (as chances são em media de 18% ao mes).
Sabemos que o desejo de ter filhos, levam os casais, principalmente as mulheres a buscarem em revistas, internet, amigos, informações e conselhos dos mais diversos. Uma das dicas que encontram é sobre o período de ovulação, começam a anotar as datas e a cobrar de seu parceiro (e de si mesmas) relações sexuais, para tentar aumentar as chances de engravidar. No início, tudo vai bem, com o tempo aumentam as cobranças e os casais passam a tentar “procriar”, fazendo com que a relação sexual, que seria prazeirosa, passe a ser mais uma obrigação. O desejo (sexual e sensual) é deixado de lado, as caricias se perdem… o importante é engravidar!
O stress aparece em diversos momentos, antes e durante as tentativas e tambem durante o tratamento de infertilidade.
As mulheres sentem-se cobradas pelos outros (familia, amigos, vizinhos, etc) e por si mesmas. Começam a se sentir, desvalorizadas, anormais, incompletas e insatisfeitas, sentem-se frustradas, tem perda da auto-estima, além de depressão e esses sintomas se refletem nas relações interpessoais e no casal.
Nesses momentos, as mulheres ficam muito aflitas ao observarem outros casais com filhos, crianças nos faróis, festas infantis, etc. Sentem que não fazem parte desse mundo. Os parceiros para não “piorar” a situação, mostram-se calmos e aparentemente despreocupados, gerando uma angustia ainda maior nas suas mulheres. Os homens, em geral, imaginam que eles tem que se mostrar o parceiro “estável” da relação, que eles tem que parecer sempre muito fortes para “tranquilizar”a parceira! Isso realmente não ajuda, pelo contrário, faz com que na maioria das vezes as mulheres se sintam sozinhas e sem apoio!
A sugestão é que os parceiros mostrem sua preocupação, seus receios, isso tranquiliza a parceira e ela passa a não se sentir “exagerando” seus sentimentos, o casal fica mais unido e passa pelas fases dificeis de forma menos dolorosa.
Quando os casais ou um deles, procuram ajuda especializada, minimizam as chances de transtornos psicológicos e sexuais. Eles conseguem falar sobre sua angustias, aprendem técnicas de controle do stress e ao expressarem seus desejos e falar sobre seus conflitos, sua relação se fortalece.
Dra.Liliana Seger

ENTREVISTA COM DRA.PATRICIA TAVARES E DRA.ELIANA ARAUJO

O Programa Saúde e Bem Estar com apresentação de Araujo Pathelle e a coordenação de Ana Flávia Rodrigues com a participação da Dra. Patricia Tavares (Fonoaudióloga,especialista em voz e Audiologia)e a Dra.Eliana Araujo(Fonoaudiólaga-Mestre em Linguagem).


Saúde sexual masculina

Em 2009, o Ministério da Saúde brasileiro lançou a Política Nacional de Saúde do Homem, que visa combater o alcoolismo, o tabagismo, a obesidade e, principalmente, o câncer de próstata, entre outras doenças ligadas ao aparelho sexual masculino. “Apesar de todo o esforço empreendido é necessário, acima de tudo, criar uma cultura de prevenção entre os homens”, avalia Oskar Kaufmann, urologista do corpo clínico dos Hospitais Albert Einstein e São Luiz.

Kaufmann ressalta ainda que “a saúde é um bem incomparável. E o homem deve ser disciplinado neste quesito, principalmente, com o seu pênis. É como seguir alguns mandamentos da boa saúde”, completa.

Com base em dicas de saúde e higiene fornecidas pelo especialista, é possível definir os 10 mandamentos para o homem, que dizem respeito à sua vida sexual e à integridade do pênis:

1. Usar a camisinha em toda e qualquer relação sexual;

2. Usar camisinha antes de fazer qualquer penetração;

3. Lavar o pênis diariamente;

4. Lavar o pênis após as relações sexuais;

5. No banho, puxar o prepúcio para trás e limpar completamente a região que fica coberta e não deixar o esmegma se acumular;

6. Enxugar bem depois de lavar, evitando irritação e assaduras;

7. Não usar pomadas ou cremes sem orientação médica;

8. Procurar um médico o quanto antes se notar feridas, bolhas, corrimento uretral, ardor e/ou dor ao urinar;

9. Avisar a parceira para procurar um médico o quanto antes também, para que ela procure tratamento;

10. Não manter relação sexual se apresentar feridas, bolhas, corrimento uretral e ardor ao urinar.

O homem, muitas vezes, acaba se expondo quando pratica relações sexuais sem usar preservativo, ficando vulnerável e podendo contrair doenças que irão prejudicar sua saúde corporal e aparência do pênis e, em casos mais graves, inferir em seu desempenho.

“Homens falam muito do seu pênis, mas é necessário olhar para ele e examiná-lo, pois é neste auto-exame que se pode identificar problemas, infecções ou doenças. E alguns desses problemas são causados por falta de higiene e podem ser identificados visualmente. O principal método de prevenção é o uso do preservativo”, completa Kaufmann, lembrando que a camisinha ajuda a evitar doenças como herpes simples, sífilis, HPV e AIDS.

Alimentação balanceada auxilia na prevenção de osteoporose

Caracterizada pela descalcificação e enfraquecimento dos ossos, a osteoporose surge de forma lenta e gradual e atinge principalmente mulheres acima de 65 anos de idade, deixando-as mais sensíveis a fraturas. A doença reduz a massa óssea, enfraquece os ossos, não apresenta dores e normalmente só é diagnosticada quando o indivíduo sofre algum tipo de fratura.

A nutricionista Sheila Silva Castro, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, alerta que por ser uma doença “silenciosa” é preciso conhecê-la para investir na prevenção do problema.

Mulheres a partir dos 65 anos são mais atingidas porque durante a menopausa o estrogênio (hormônio feminino), essencial na absorção do cálcio, diminui e faz com que a perda óssea seja intensificada e os ossos percam boa quantidade de sais minerais. As principais consequências dessa deficiência são as fraturas dos ossos que ficam porosos, frágeis e quebradiços.

Segundo a nutricionista os cuidados precisam ter início muito cedo com uma alimentação balanceada na fase de crescimento. “Os pais possuem papel fundamental, pois é durante o crescimento que ocorre a formação óssea. Os cuidados na infância e adolescência são ideais para que na fase adulta a pessoa tenha maior resistência às perdas ósseas naturais do organismo”, diz a especialista.

Nutrientes necessários

O nutriente que previne a osteoporose é o cálcio, que também ajuda no processo de coagulação sanguínea, contração e relaxamento muscular. Pode ser encontrado no leite, iogurtes, queijos, flocos de cereais, feijão branco, miúdos, aveia, vegetais de folhas verde escuras, sardinha, salmão e soja.

A necessidade de cálcio para crianças de 6 a 10 anos, adolescentes, idosos, mulheres grávidas ou amamentando é de aproximadamente 1.300 mg diariamente. Um copo de leite possui aproximadamente 250 mg.

Alguns medicamentos, alimentação excessiva em fibras e em proteínas podem prejudicar a absorção do cálcio. Já quantidades extremas de cálcio na dieta podem favorecer a formação de cálculos renais além de prejudicarem a absorção de ferro. O ideal é que exista um balanceamento dos nutrientes.

Alimentação, exercícios e sol

A perda de cálcio pode ocorrer por diversos motivos como ansiedade, depressão, estresse, falta de exercício, diarreia, disfunção na tireóide, excessos de proteína, gordura, sal, açúcar, ingestão habitual de álcool e cafeína, uso de antiácidos, laxativos, diuréticos, aspirina e cortisona.

Algumas dicas podem ajudar no tratamento e prevenção da doença como consumir uma colher de sopa de gergelim torrado duas vezes ao dia; não ingerir café ou chá junto com refeições que contenham alimentos ricos em cálcio; evitar o consumo excessivo de café, álcool, refrigerante, chás, chimarrão (comum na cultura sulista); dar preferência a alimentos à base de soja; praticar exercícios regularmente; tomar sol diariamente, no mínimo 15 minutos, para que ocorra a síntese de vitamina D; nunca tomar suplemento de cálcio sem a orientação médica ou de uma nutricionista.

Os exercícios físicos ajudam a conservar a densidade óssea e pessoas de 50 a 70 anos que se exercitam têm 30% mais densidade óssea que as sedentárias.

Especialista responde questões sobre insônia

Os transtornos do sono têm sido uma das queixas mais frequentes em consultórios médicos e as suas repercussões afetam não só a própria pessoa, mas todos que a rodeiam, alternando dessa forma o seu humor, ânimo, vida social e profissional.
20% a 40% dos pacientes têm insônia em alguma época da vida. Apesar dessa frequência alta, é rara a procura por um médico “apenas” pela queixa de insônia. Muitas vezes a não compreensão, a não-aceitação ou o conceito moral de que “não dormir bem” é socialmente mal visto, leva a uma omissão do sintoma pelo paciente.

A vida agitada dos grandes centros, o estresse excessivo, a exposição constante a situações de tensão e expectativa são os grandes vilões do homem moderno e os principais desencadeantes da insônia.

1. O que é insônia?

Insônia é a dificuldade para iniciar ou manter o sono ou de um sono não reparador, que dura no mínimo um mês.

A insônia atinge as pessoas de todas as classes socioeconômicas, mas afeta principalmente mulheres, idosos, pessoas que moram sozinhas e indivíduos com histórico de depressão.

2. Quais são as causa da insônia?

- Estresse: preocupações com trabalho, família, perda de entes queridos;

- Distúrbios psiquiátricos como ansiedade, depressão, pânico;

- Doenças como diabetes, reumatismo, problemas vasculares;

- Alterações no ritmo biológico: viagens com alteração do fuso horário, mudanças de turnos de trabalho;

- Alguns medicamentos como antidepressivos e psicoestimulantes (anfetaminas e cafeína)

- Excesso de álcool;

- Ambiente desfavorável como calor excessivo, cama desconfortável, excesso de ruído;

- Envelhecimento: os idosos têm uma piora na qualidade do sono.

3. A insônia deve ser tratada?

Sim, porque os insones têm menos saúde, usam mais os serviços médicos hospitalares e pior performance na escola e no trabalho devido ao maior índice de faltas.

O número de acidentes é 2,5 vezes maior nos indivíduos insones.

4. O que fazer para melhorar o sono?

- Ir para a cama apenas para dormir (não ler, não estudar, não comer na cama);

- Manter horários regulares para deitar e levantar;

- Ir para cama com sono e levantar se estiver sem sono;

- Dormir em um ambiente sem luminosidade, frio ou calor excessivo e com muito barulho;

- Deixar as preocupações longe da cama;

- À noite, fazer apenas refeições leves;

- Evitar bebidas com cafeína e álcool, não fumar;

- Evitar dormir com sede ou com fome;

- Não realizar atividade física em horário próximo ao de deitar.

5. A quem devo buscar ou pedir ajuda/conselho?

O neurologista é o profissional indicado para tratar insônia, pois ele recebe treinamento clínico e neurofisiológico específico para orientar sobre o medicamento quando as recomendações acima citadas não forem o suficiente para o indivíduo dormir.

Outros especialistas que podem cuidar da insônia são os psiquiatras, principalmente se esta for devido a quadro depressivos e/ou ansiosos. Quando o paciente tem apnéia do sono (problemas respiratórios durante o sono) pode ser tratado por pneumologistas ou otorrinolaringologistas especializados em distúrbios do sono.

Célia Roesler

Médica neurologista e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia.

Pomada à base de pimenta alivia dores crônicas

Milhões de pessoas sofrem de neuropatia periférica, uma síndrome de perda sensorial, que causa atrofia e fraqueza muscular, além de dores, formigamentos, perda de destreza e que costuma ser causada por diversas doenças como a diabetes, AIDS e artrite. Alguns pacientes de câncer também sofrem desse tipo de síndrome por conta das terapias às quais são submetidos.

Para os indivíduos acometidos da neuropatia periférica, um novo estudo sugere que pode haver esperança na diminuição dos sintomas: quatro entre dez pacientes demonstraram um grande alívio das dores ao utilizar uma pomada a base de capsaicina, um princípio ativo presente na pimenta.
Os pesquisadores da Universidade de Oxford, Sheena Derry e Andrew Moore, lideraram um estudo de revisão de artigos, que juntos envolviam aproximadamente 1.600 pacientes adultos. Os resultados demonstraram que o tratamento com a pomada de capsaicina pode servir como uma terapia complementar aos tratamentos medicamentosos tradicionais ou ajudar pacientes que não toleram os remédios disponíveis no mercado.

Entretanto, o estudo lembra que a pomada pode ter efeitos colaterais, envolvendo irritação da pele, mas mostrou também que nenhum paciente chegou a desistir do tratamento com o produto.

Apesar dessa terapia se demonstrar menos efetivo em mais da metade dos pacientes, para os indivíduos que sofrem diariamente com as dores qualquer pequena diminuição nos sintomas pode ser um grande alívio, e a pomada é uma opção a ser considerada, sugere a pesquisa.

Center for Advancing Health

5 coisas que você deve saber sobre a Depressão

O que é a Depressão?
A depressão é diferente da tristeza normal que todos sentimos e a pessoa fica a maior parte do dia mergulhada em um estado de tristeza profunda e sem interesse ou prazer nas atividades de que gostava antes. A pessoa com depressão sente também fadiga e redução da energia, é muito comum que tenha sentimentos de culpa, mesmo sem razão nenhuma, e pensamentos de que não tem valor pessoal. Fazem parte da depressão alterações no apetite e no sono, e diminuição do desejo sexual. A pessoa com depressão tem dificuldades para concentração e para tomar decisões, tem movimentos corporais mais lentos, ficando muito mais “parada” fisicamente, às vezes pensa em planos de suicídio ou mesmo faz algumas tentativas.

Por quais razões a Depressão se desenvolve?
As razões do desenvolvimento da depressão são complexas, e incluem fatores biológicos (como, por exemplo, herdar genes que predispõe a pessoa a ser frágil frente a acontecimentos negativos), psicológicos (como distorções na forma de entender e interpretar as situações da vida) e sociais (por exemplo, falta de uma rede social de amizade ou de apoio). Podemos pensar em fatores predisponentes (uma tendência genética, ou uma infância difícil em uma família desestruturada) e desencadeantes (perdas importantes) que se somam, produzindo episódios de depressão. Uma pessoa que tem uma tendência genética muitas vezes não desenvolve depressão até que uma experiência estressante de perda funciona como um gatilho que desencadeia o transtorno.

Como sei identificar se alguém está com esse problema?
É muito importante reconhecer a depressão, pois muitas vezes as pessoas se envergonham, sentem-se culpadas por apresentar o transtorno, e fogem ou não procuram ajuda profissional – o que agrava a situação. Crianças e adolescentes também são acometidos desse mal, e neste caso muitas vezes um traço marcante é a irritabilidade.

Quem sofre a primeira crise, tem 50% de chance de voltar a ter depressão. Se a pessoa tem uma segunda crise, sua chance de ter uma terceira vai para 70%, e se recair uma terceira vez passa a ser de 90% de apresentar novas recaídas. Por esta razão, a depressão pode se tornar crônica se não tratada devidamente.

É fundamental procurar um profissional de saúde mental como um psicólogo e um psiquiatra para um diagnóstico adequado. Os sintomas de que falei anteriormente são úteis para se levantar a hipótese diagnóstica. Deve-se considerar a presença por mais de duas semanas de tristeza profunda na maior parte do dia, perda de prazer nas atividades, cansaço, falta de memória, dores de cabeça e no corpo, dentre outros sinais.

A Depressão tem tratamento?
Os tratamentos mais acessíveis e indicados para a depressão são a psicoterapia e a medicação. No caso de uma depressão mais grave, o uso de medicamentos é importante, pois pode existir risco de suicídio. A terapia vai ser sempre indicada como forma coadjuvante no tratamento, uma vez que não envolve efeitos colaterais indesejados e uma vez que aumenta a capacidade da pessoa em lidar com situações adversas na vida. O tempo de tratamento varia de acordo com o caso.
No Brasil, são mais de dez milhões de pessoas com este transtorno. No cenário mundial, calcula-se que até o ano 2020, a depressão será a segunda maior causa de incapacitação no mundo. Estima-se que pelo menos 15% da população adulta teve ou terá ao longo de sua vida um episódio de depressão, grave o suficiente para justificar o tratamento.

A quem devo buscar para pedir ajuda/auxílio?
Psicólogos e psiquiatras são os profissionais capacitados para tratar o transtorno depressivo. Os psiquiatras podem prescrever medicamentos adequados para a depressão, especialmente se for do tipo grave, combinado com alguma forma de psicoterapia. Os tipos de psicoterapia que já foram testados para o tratamento e que demonstraram bons resultados são a terapia cognitiva e a terapia comportamental, bem como a terapia interpessoal. Vale ressaltar que existem estudos que demonstraram que a terapia cognitiva é tão eficaz quanto os medicamentos antidepressivos no tratamento da depressão leve e moderada.

Marco Montarroyos Callegaro

Psicólogo, Mestre em Neurociências -Diretor do Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (ICTC) e Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC), Presidente da Federação Brasileira de Terapia Cognitiva (FBTC)


Um Jeito Natural de Prevenir Cáries

Estudo mostra que o extrato do bacupari, fruta brasileira encontrada da Amazônia ao Rio Grande do Sul, é tão eficaz quanto antissépticos bucais para combater a bactéria que ataca os dentes.
Uma substância extraída do bacupari, fruta brasileira encontrada de Norte a Sul do país, é capaz de prevenir o surgimento de cáries (foto: Marcelo dos Santos).

Uma fruta encontrada em uma área que se extende da Amazônia ao Rio Grande do Sul pode ser o futuro da prevenção de cáries. Pesquisadores brasileiros descobriram no bacupari uma substância tão eficiente no combate à bactéria que ataca os dentes quanto o antisséptico químico mais usado por dentistas em consultório. Ao contrário dos compostos artificiais, o antibiótico natural não altera o paladar e não provoca manchas nos dentes.

A substância encontrada no bacupari, a 7-epiclusianona, foi isolada e identificada pela primeira vez em 1999 pelo químico Marcelo dos Santos, do Laboratório de Fitoquímica e Química Medicinal da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Minas Gerais. O pesquisador já estudava o bacupari há mais de 16 anos e descobriu suas propriedades antibacterianas a partir do uso popular da fruta. “Mesmo sem a comprovação científica, algumas pessoas usavam o bacupari em garrafadas e chás para curar infecções e tumores”, conta.

Em baixas concentrações, o extrato da casca de bacupari inibe a ação da bactéria causadora da cárie.

A partir desses resultados, pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovaram agora em testes com culturas de bactérias a eficiência da substância no combate a cáries e descobriram que ela é encontrada em maior concentração na casca do bacupari. O extrato da casca da fruta se revelou um poderoso antibiótico: em baixas concentrações, entre 2,5 e 5 microgramas/mililitro, ele inibe a ação da principal bactéria causadora da cárie, a Streptococcus mutans.
MAIS SAÚDE

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Tomar café não corta efeitos do álcool, indica estudo

Um estudo realizado nos Estados Unidos sugere que tomar café não acaba com os efeitos de uma bebedeira, diferentemente do que diz a crença popular.

Segundo os cientistas responsáveis pela pesquisa, o que o café parece fazer é tornar mais difícil para o alcoolizado perceber que está bêbado.

No estudo, da Universidade de Temple, na cidade de Filadélfia, camundongos foram submetidos a ruídos altos e luzes brilhantes, ficando assustados e sendo forçados a seguir por um labirinto para fugir.

Os animais receberam doses de bebidas alcoólicas e cafeína em várias combinações diferentes, e o desempenho deles no labirinto foi comparado ao desempenho de outros ratos que receberam apenas uma solução salina neutra.

Os camundongos que receberam doses de álcool aparentaram estar mais relaxados, porém menos capazes de se moverem pelo labirinto para fugir dos sustos.

Os que receberam doses de cafeína ficaram mais alertas e se movimentaram melhor na fuga pelo labirinto.
Mas a combinação entre cafeína e bebida alcoólica, embora tenha resultado em camundongos um pouco mais alertas, não garantiu que eles conseguissem fugir pelo labirinto, evitando os sustos.

‘Mito’
Os pesquisadores acreditam que, em humanos, a combinação faz com que as pessoas sintam que não estão bêbadas, quando, na verdade, elas ainda estão sob efeito do álcool.

"É importante acabar com o mito sobre o poder do café de cortar o efeito do álcool, pois o consumo de cafeína e álcool pode na verdade levar a decisões erradas com resultados desastrosos", afirmou o líder da pesquisa, Thomas Gould.

"Pessoas que se sentem cansadas e embriagadas depois de consumir bebidas alcoólicas podem ter maior probabilidade de admitir que estão bêbadas."

"Por outro lado, pessoas que consumiram bebidas alcoólicas e cafeína podem sentir que estão em condições de lidar com situações potencialmente perigosas, como dirigir sob efeito da bebida", acrescentou. Uol

Dicas para combinar musculação e carboidratos da melhor forma

A musculação é o único caminho para garantir massa muscular, reduzir o risco de lesões nas articulações e prevenir a osteoporose.
E os carboidratos? Qual a relação deles com as atividades físicas?
Os carboidratos são essenciais para dar energia ao organismo, ainda mais se você se exercita. Não é à toa que atletas comem quantidades generosas de macarrão.

Vejam algumas dicas para melhor aproveitar as energias e os exercícios físicos:

• Você vai pegar leve, mas precisa, e muito, de energia e saúde: sempre tenha um carboidrato por perto: barrinhas de cereais, pão integral. Nunca pule refeições. Aliás, nas refeições, você já sabe: tem de comer carboidratos, seja em forma de arroz, pão, macarrão ou batatas.

• Sempre que possível, prefira massas, arroz e pães integrais. Os grãos integrais saciam mais a fome, ajudam o funcionamento do seu intestino e retardam a absorção da glicemia (bom para quem tem diabetes).

• Quer provar um carboidrato muito saudável e delicioso? Prepare um macarrão ‘al dente’ (ou seja, deixe a massa mais durinha, menos cozida), faça um molho de tomates frescos, com um fio de azeite e folhinhas de manjericão. É delicioso e muito, muito, saudável: faz bem ao seu colesterol,não engorda e dá energia de sobra.

• Sua mãe já dizia: “não corra depois de comer!” Sabedoria popular, ciência pura: antes de se mexer por aí, nada de estômago cheio.

• Antes do exercício, escolha alimentos que previnam a sensação de fome e o cansaço, mas o estômago não pode estar cheio. Um sanduíche leve de peito de peru, queijo ou ricota, ou atum e salada; um suco de fruta fresca, sem açúcar; uma fruta.

• Antes também evite alimentos que causem sensação de barriga cheia e que possam provocar gases, como hortaliças do tipo brócolis, repolho ou couve-flor, ou alimentos muito temperados, coisas que possam soltar o intestino. Mesmo que nada aconteça, você vai se sentir desconfortável, com a barriga dilatada.

• Durante, o negócio é água, água, água. Evite bebidas tipo isotônicas, do gênero fortificantes, especialmente se você tem pressão alta (muitas contêm sódio) ou diabetes (muitas têm alta taxa de açúcar).

• Depois, espere um tempinho e coma algo leve: uma massa fresca com tomates, uma salada com carne magra grelhada, um peixinho bacana, suave, com molho de ervas.
textos grandes

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Mulheres têm mais problemas de visão

Vaidade e oscilações hormonais seriam algumas justificativas para clarear esse panorama preocupante, constata uma novíssima pesquisa. Entenda de que forma esses e outros fatores ameaçam a saúde ocular feminina.

As mulheres são mesmo o sexo frágil — pelo menos no quesito visão. Os números deixam isso às claras. Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que elas representam dois terços dos indivíduos cegos no mundo. E a saúde ocular das brasileiras é um reflexo das estatísticas globais. Foi o que constatou uma pesquisa do fabricante de lentes Transitions Optical do Brasil. Para esmiuçar as razões dessa discrepância entre gêneros no país, a empresa encomendou um levantamento sobre problemas visuais ao instituto americano Healthy Sight. Foram entrevistados 1 007 brasileiros, com idade entre 18 e 59 anos, e chegou-se à conclusão de que, aqui, as mulheres também têm olhos mais delimedicina cados em diversos aspectos. Para início de conversa, 57% delas contra 47% deles afirmam ter algum distúrbio oftalmológico.

“As alterações hormonais, especialmente após a menopausa, estão por trás de quadros como a síndrome do olho seco”, exemplifica o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em Campinas, no interior paulista (veja o quadro acima). De fato, esse distúrbio, caracterizado pela rápida evaporação das lágrimas que umidificam a córnea, foi uma reclamação recorrente entre as entrevistadas na pesquisa. Sem falar que, em geral mais vaidosas, as mulheres apelam com maior frequência para dietas radicais, que prejudicam a nutrição das células oculares, muito sensíveis a todo tipo de carência. E são mais adeptas de lentes de contato do que de óculos. “Vale lembrar que o uso inadequado dessas lentes pode acarretar problemas”, completa Queiroz Neto.

Outra descoberta curiosa relatada no estudo foi a de que 60% das mulheres sofrem de catarata, enquanto na ala masculina a incidência é de 40%. O oftalmologista Paulo Schor, da Universidade Federal de São Paulo, formulou uma hipótese: “O estresse do dia a dia e o tabagismo, que aumenta entre elas, favorecem a produção de radicais livres, compostos que danificam o cristalino, lente que se torna opaca na catarata”, diz. “Também devemos considerar a maior expectativa de vida feminina, já que o envelhecimento é inimigo da visão”, conclui.

A visão não é exceção — os hábitos saudáveis que ajudam a manter o corpo funcionando em harmonia também fazem um bem danado aos nossos olhos. Assim, para quem fuma, o conselho é abolir o cigarro de uma vez por todas. “A fumaça é uma fonte de radicais livres, que danificam os vasos sanguíneos, prejudicando a circulação nas células oculares”, explica o oftalmologista Canrobert de Oliveira, do Hospital Oftalmológico de Brasília. E isso tudo acelera o aparecimento de doenças como a catarata e a degeneração macular relacionada à idade. Os malefícios não param por aí. “Associado ao álcool, o cigarro exerce um efeito bastante tóxico no nervo óptico”, continua Oliveira. Para piorar ainda mais, o oftalmo afirma que o tabagismo agride os músculos dos olhos, responsáveis pela focalização das imagens. Em outras palavras, dá um empurrão para a incidência de distúrbios refrativos. E, sim, as mulheres estão fumando mais.

Quem toma anticoncepcional, então, precisa ter cuidado redobrado. A combinação entre as baforadas e o medicamento potencializaria a coagulação sanguínea e, embora não haja confirmação científica, alguns especialistas suspeitam que isso possa facilitar a formação de pequenos trombos nos vasos dos olhos, o que, aos poucos, danificaria a retina, onde são formadas as imagens.

Beleza com saúde
Itens de maquiagem e cremes para o rosto devem ser escolhidos com cautela, principalmente pelas usuárias de lente de contato. O motivo é simples: aplicados quase sempre próximos aos olhos, eles podem provocar alergia, irritação ou ressecamento. “O ideal é optar por produtos hipoalergênicos. No caso de rímeis, dê preferência aos que não sejam à prova d’água, porque são difíceis de remover e deixam resíduos”, ensina Denise. Evite também compartilhar pincéis e afins. Esses instrumentos são abrigos de fungos e bactérias causadores de conjuntivites e outras infecções. Na hora de limpar o rosto, utilize produtos específicos para tirar a maquiagem ou xampus desenvolvidos para bebês, que são mais neutros.

Se os óculos não lhe caem bem à aparência, você pode, sim, recorrer às lentes de contato, desde que siga à risca as orientações do seu oftalmologista. “Isso significa respeitar os intervalos de descanso recomendados, o número de horas pelas quais o acessório pode ser usado com segurança, escolher a marca que garanta melhor tolerância para seu caso, retirá-lo na hora de dormir e fazer a higienização adequada”, ensina Newton Kara José. Ignorar essas precauções pode acarretar consequências sérias, como lesões na córnea ou contaminação por micro-organismos.

Bronzeado seguro
O mesmo cuidado que a gente tem com a pele na hora de se estirar ao sol deve ser dedicado aos olhos. “A exposição aos raios ultravioleta aumenta em até 60% os riscos de uma pessoa desenvolver catarata”, avisa Leôncio Neto. Sem falar que fomenta a degeneração macular. A melhor forma de se proteger, portanto, é investir em um bom par de óculos com proteção UV, é claro.

Alimentação em total equilíbrio
Aderir a dietas muito restritivas para recuperar a cintura fina pode ter um preço alto para a visão. As células oculares precisam ser bem nutridas para se multiplicarem e trabalharem a contento. “O ômega-3 dos peixes e da linhaça é importante para a produção de lágrimas que umidificam a córnea e para combater inflamações”, exemplifica Queiroz Neto. Já a luteína, substância presente nas folhas verde-escuras, tem, entre outras funções, a de combater os radicais livres. Ou seja, uma alimentação balanceada é fundamental para contemplar esses e outros nutrientes indispensáveis.

Os inibidores de apetite são outro perigo. Só podem ser consumidos com prescrição médica — e olhe lá. “Alguns podem aumentar a pressão intraocular e, consequentemente, o risco de glaucoma”, alerta Paulo Schor. O resumo de tudo isso é que qualidade de vida e proteção são as palavras-chave para ver o mundo com os olhos sempre saudáveis.

Olhar vigilante
Antecipe-se à agressão das doenças oculares. “Após os 40, consulte um oftalmologista ao menos uma vez a cada dois anos”, aconselha Queiroz Neto. Nessa avaliação, o especialista pode solicitar uma medição da pressão intraocular para controle de glaucoma — mal mais comum no sexo feminino. O checkup ocular inclui também um exame de fundo de olho, que analisa a integridade de suas estruturas, e um de papila do nervo óptico, para averiguar se está tudo ok com esse mensageiro de informações visuais para o cérebro. Mulheres diabéticas, hipertensas, que se submeteram a quimioterapia ou têm histórico familiar de enfermidades nos olhos devem começar esse acompanhamento o quanto antes. Saúde Abril

O que dizem alguns sintomas nas mulheres,No universo feminino, alguns sinais de alerta enviados pelo corpo podem esconder doenças mais sérias

Interpretar sintomas de doenças é uma atividade complexa, por isso a orientação é de que a análise seja conduzida por especialistas. Para a mulher, alguns sinais de incômodo enviados pelo corpo podem ser avaliados com exagero ou minimizados pela paciente no autodiagnóstico. Toda dor aguda deve ser checada. É melhor errar pelo excesso. Parte dos problemas do universo feminino é causada por hábitos ou por suas características biológicas. "Para elas, duas regiões merecem atenção constante, a mama e o útero. O aparelho reprodutor da mulher está exposto ao contato com substâncias que vem de fora do corpo, ao contrário do homem, que fica protegido. A constante alteração hormonal delas também cria fatores que aumentam os riscos", indica Luiz Fernando Dale, ginecologista e responsável pelo departamento de Reprodução Humana do Instituto Fernandez Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Um artigo publicado no Health.com indica quais sinais de alerta podem estar indicando problemas de saúde à mulher e como eles podem confundi-las.

1- Dor nos ombros ou no peito

Incômodos intensos abaixo das costelas, nas costas e nos ombros são comumente associados a um ataque cardíaco. Porém, os alertas do coração são indicados por desconfortos nos membros do lado esquerdo. Se os sintomas estão no lado direito (no ombro, por exemplo), o quadro pode ser de pedra na vesícula. O problema acontece quando há o entupimento no canal entre o órgão e o intestino, impedindo o fluxo da bile, substância que ajuda na digestão de gorduras. O excesso de estrogênio faz com as mulheres tenham o dobro de chances de desenvolver a doença. O hormônio aumenta a concentração de colesterol na vesícula e reduz a capacidade do órgão em cumprir sua função.

O que fazer: é necessário mudar a dieta, optando por alimentos com pouca gordura e com alta concentração de fibras. Pessoas que sentem dores nos ombros e no peito, especialmente depois de refeições noturnas e de alta concentração de gorduras, devem procurar um médico.

2- Dormência ou formigação nas coxas

Calças apertadas causam uma compressão excessiva nos nervos cutâneos femorais, que ficam na lateral da coxa. Saltos altos só agravam o quadro, pois eles lançam a pélvis para frente, comprimindo ainda mais os nervos.

O que fazer: Neste caso o melhor remédio é trocar calças, bermudas e calçados, optando por modelos mais folgados e sapatos com saltos menores.

3 - Queimação nos pés

O uso abusivo de saltos altos é a causa encolhimento ou alargamento dos nervos dos pés. A paciente tem, a princípio, a sensação de andar sobre uma pedra. Mas esse problema pode se tornar uma dor crônica caso não receba tratamento.
O que fazer: dor nos pés nunca é normal. Mude para sapatos com saltos menores e com maior espaço para os dedos.

4- Lábios rachados

Naturalmente, o corpo humano é coberto por fungos e bactérias. Os problemas começam quando a mulher está com a pele desidratada. O lábio é mais sensível que a pele e, quando ressecado, sofre com o ataque desses micro-organismos, caracterizando inflamações. A boca concentra altos níveis de flora bacteriana, por isso, lamber os lábios nessas circunstâncias leva saliva contaminada à região, agravando o caso.

O que fazer: use cremes hidratantes na pele facial e batons (convencionais ou de manteiga de cacau). Evite lamber os lábios.

Quatro sintomas que jamais devem ser ignorados

Desmaio e falta de ar: chame a emergência. São dois sintomas de tromboembolismo pulmonar.

Dor inexplicada na garganta: pode ser um ataque cardíaco e o paciente deve ser levado a uma emergência. Entre os sintomas relatados por mulheres estão: desconforto no maxilar e garganta, náusea, transpiração e fadiga. Já os sinais habituais - dor no peito e no braço esquerdo - são mais comuns entre os homens. Outra possibilidade de patologia é um ataque de alergia na região.

Sangramento incomum na vagina: ocorrências fora do período menstrual pode ser uma disfunção passageira. Se persistir, procure um especialista, pode ser um tumor.
Ivan Alves

Mulheres têm mais problemas de visão, Conheça alguns dos problemas oftalmológicos mais prevalentes nas mulheres

SÍNDROME DO OLHO SECO — Como o próprio nome diz, é a escassez da lubrificação ocular natural. Em geral, provoca sensação de ardência, ressecamento, coceira e sensibilidade à luz.
Solução:
A aplicação de lágrima artificial, em forma de colírio, é o tratamento mais eficaz para o desconforto.
CATARATA — É quando o cristalino — lente dos olhos que foca as imagens — passa a ficar turvo progressivamente, levando à dificuldade para enxergar.
Solução:
A única saída para esse embaço todo é substituir, cirurgicamente, o cristalino por uma lente artificial.

GLAUCOMA — Trata-se do aumento da pressão interna do olho. Sem controle, aos poucos danifica as células do nervo óptico, que perde sua capacidade de transmitir as imagens para o cérebro, provocando cegueira.
Solução:
Para estabilizar a pressão intraocular, os médicos podem lançar mão de colírios específicos, medicamento oral e até cirurgia, se necessário.

DISTÚRBIOS DE REFRAÇÃO — São os populares miopia, a dificuldade para enxergar objetos distantes, hipermetropia — quando os cenários próximos ficam desfocados — e astigmatismo, caracterizado pela distorção das imagens. Alterações na curvatura do cristalino ou da córnea, a estrutura por onde a luz penetra nos olhos, deflagram esses desvios.
Solução:
Óculos, lentes de contato e cirurgias são recursos eficientes para corrigir o olhar desfocado.

DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE — As células da mácula, região da retina responsável pela visão detalhada e central, começam a se deteriorar com o avançar dos anos. É uma das principais causas de perda da visão.
Solução:
Infelizmente, os danos provocados pela doença são irreversíveis. A melhor estratégia é, por meio de medicamentos ou cirurgia, tentar barrar sua progressão.

ADRIANA TOLEDO

Carência demais só aumenta a solidão

Necessidade de companhia, ciúmes excessivo, crises de birra e um sentimento de posse, seja pelo namorado, pelos amigos ou pela família. Reconhece essas características em alguém? Então pode anunciar: é carência, e das graves. O medo de ficar só ou de não ser aceito provoca a carência fora de medida. Esse sentimento tira a paz interna e também prejudica o bem-estar de quem está por perto, porque é difícil conviver com uma pessoa pegajosa demais e que não para de fazer cobranças , afirma o psicoterapeuta e especialista do MinhaVida, Chris Allmeida.

Sentir falta de uma pessoa querida ou sonhar com um relacionamento amoroso não chegam a ser um problema. Os conflitos começam quando isso atrapalha a rotina e também incomoda o dia a dia das pessoas próximas. Ligar para um amigo e dizer que gostaria de vê-lo, por exemplo, é bem diferente de forçar encontros ou obrigá-lo a assumir compromissos desconfortáveis. "Dou plantão a cada quinze dias e gosto de descansar quando estou em casa, aos domingos. Mas uma amiga não entende isso e preciso desligar o celular caso queira um pouco e sossego na minha folga", afirma a médica Fernanda Santos. Ela já tentou explicar a preguiça e até dar desculpas para evitar o desgaste. Mas não adianta, minha amiga entende as recusas como uma agressão e até se ofende com elas .

Esse tipo de reação acaba desencadeando um processo que gera ainda mais carência. Como a Fernanda, muita gente perde a paciência e, aos poucos, vai se distanciando do conhecido ou do familiar com mania de grude. Nisso, tem início um círculo vicioso. As pessoas vão se afastando e o paciente, de fato, começa a ter motivos para se queixar de carência já que ninguém quer ficar perto dele , afirma Chris Allmeida.

No divã dos amigos
Quando um problema desses chega perto de você, há três caminhos: fingir que não liga e alimentar o comportamento pegajoso; sumir e deixar seu amigo na mão ou tentar ajudá-lo a superar o problema. "São poucas as pessoas com coragem para encarar a situação e reclamar das chantagens de um carente. Mas, quando isso acontece, os resultados tendem a ser positivos", afirma Chris.

E não ache que precisa de muita técnica para isso. O que funciona, e não tem erro, é ser transparente. Isso porque, muitas vezes, seu amigo não nota que está perdendo os limites da boa convivência. É preciso um choque inicial, obrigando o paciente a perceber que está fora dos padrões e que isso está perturbando. Se você não contar isso para ele, os limites vão se esgarçando e a exigência de atenção só cresce , afirma o psicoterapeuta. Dê exemplos de frases ou pedidos dele que estremeceram a relação e reclame. Mas, junto disso, lembre situações em que você ofereceu apoio e companhia . Isso serve para mostrar que não se trata de perseguição ou falta de boa vontade sua, mas sim de um excesso de cobrança (e de carência) da outra parte, que nunca se contenta com os cuidados oferecidos.

Se algo relacionado à educação infantil está passando pela sua cabeça, não estranhe. Lidar com uma pessoa com excesso de carência é muito parecido com a forma de tratar uma criança. Por causa de algum trauma ou para camuflar uma realidade difícil, muitas pessoas preferem se esconder na sombra alheia. Elas exigem carinho e atenção para ter certeza de que não serão abandonadas e também porque sentem-se fracas e incapazes de sustentar uma relação (familiar, profissional, amorosa ou de amizade , diz Chris. É como se o paciente não se julgasse suficientemente interessante para merecer a companhia de alguém .

Inventar doenças, criar escândalos e chorar sem motivo, no entanto, são sinais de que o mal passou dos limites e o sofrimento precisa de amparo profissional. Nesses casos, sua melhor ajuda é sugerir uma visita a um psicólogo. Vale até se oferecer para ir junto à clínica ou pagar a primeira consulta, como uma espécie de presente/incentivo.

O chiclete sou eu
Mas há quem consiga perceber sozinho o excesso de carência. Se você faz parte dessa turma, sorte sua: assim, dá para aliviar os sintomas sem atormentar a paciência dos outros. O primeiro passo é entender se você realmente está só ou se as companhias que estão por perto não são suficientes. No segundo caso, é preciso entender os motivos da insatisfação: ela pode surgir porque o perfil dos seus amigos não combina com o seu ou porque sua carência pede mais do que seus amigos estão dispostos a oferecer , afirma Chris.

Nos dois casos, porém, vale a mesma saída: use a franqueza e esteja pronto para ouvir o que vão lhe dizer. Eles podem assumir que estão sem tempo (e, portanto reconhecer que sua queixa faz sentido) ou rebater a reclamação. "O importante é que, após a conversa, vocês vão saber como lidar com o problema, havendo menos chances de desgastar ou até romper a relação", diz o psicoterapeuta. "E, notando que o problema apareceu porque sua turma anda com interesses muito diferentes dos seus, vença o medo de sair sozinho e passe a procurar pessoas que tenham a ver com os seus gostos atuais". Msn

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Meu pênis quando não está ereto fica muito pequeno. Há tratamento para isso?

Não existe tratamento aprovado no Brasil para "aumento" de pênis. É normal que alguns garotos tenham um pênis pequeno fora da ereção, já que ele é composto por um tecido esponjoso, que se enche de sangue apenas no momento da excitação. A média do pênis do homem brasileiro em ereção é de cerca de 13 cm (pouco maior do que uma caneta esferográfica). Não há tamanho médio para o pênis fora da ereção, já que seu tamanho pode variar bastante. Aos 17, seu pênis também ainda pode crescer um pouco mais. Não se preocupe tanto com essa questão! Uol

Dengue x amamentação

Se você está com dengue ou suspeita da doença não precia parar de amamentar o seu filho. Segundo o pediatra e infectologista Eitan Berezin, presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, não existe passagem do vírus pelo leite materno e nem por qualquer secreção. A transmissão se dá exclusivamente pelo mosquito. A mulher com dengue deve continuar amamentando, a não ser que esteja muito debilitada.

Falta de apetite, náuseas, vômitos e diarreias são os sintomas mais comuns da doença e deixam o corpo enfraquecido. A recomendação do pediatra é para que as mães descansem bastante e se cuidem. Como há muita perda de líquido, é importante se manter hidratada. Pode-se optar por água, soro caseiro, sucos de frutas, principalmente os ricos em vitamina C (laranja, limão, acerola, caju), que aumentam a absorção de ferro pelo organismo - e evitam anemia -, chás em geral, água de coco e picolés de frutas.

A alimentação deve ser leve, com alimentos de fácil digestão e absorção e ricos em ferro. "Sopas, frutas, purê de batata, cenoura e mandioquinha são boas opções. Faça um caldinho de feijão ou bata um pedaço de carne vermelha ao preparar uma sopa", diz Andrea Frias, doutora em ciência da Nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita. Os alimentos devem ser feitos com pouca gordura e sem condimentos.

É importante ainda se alimentar de três em três horas. "Se não tiver apetite, coma pelo menos duas colheres da comida, espere um pouco e tente novamente", afirma Andrea. Se houver muita perda de peso ou não conseguir comer de forma alguma, vale a pena conversar com o médico sobre a possibilidade de incluir complementos nutricionais na dieta. Com essas dicas, que também servem para grávidas e crianças, o estado nutricional do organismo ficará melhor e será mais fácil lidar com a doença. Revista Crescer

domingo, 6 de dezembro de 2009

Falta de vontade para o sexo? Resolva já!

Não existe nada pior para a vida sexual de um casal do que a preguiça. Esse bicho chega de mansinho e, quando você percebe, ele já está dormindo entre vocês.

"Quando cada um espera que o outro tome a iniciativa e isso não acontece, a preguiça se torna um problema", explica o sexólogo Amaury Mendes, do Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática.

Confira 5 atitudes que você pode tomar para estimular o desejo e espantar a preguiça da sua cama.

5 atitudes para estimular o desejo

1. Vá para a cama meia hora mais cedo
Algumas pessoas deixam o sexo como a última coisa a se fazer no dia, atrás até mesmo de assistir televisão. Aí, não há ânimo que resista ao cansaço. Quando você vai para a cama mais cedo, ainda tem disposição de sobra para se divertir com seu amado.

2. Melhore a sua auto-estima
Tire um dia para cuidar apenas de você. Vá ao cabeleireiro, compre lingeries, use roupas sensuais. Quando você fica de bem consigo mesma, sente mais desejo pelo parceiro e desperta o tesão dele. Aí, preguiça nenhuma acaba com a vontade na cama.

3. Atice o parceiro diariamente
Seja carinhosa e, de vez em quando, mande recados ou torpedos sensuais. O sexo envolve toda essa preparação. Atitudes assim estimulam não só o parceiro, mas você também. Por isso, reserve alguns momentos do dia para pensar em sexo. Isso ativa o desejo e faz você entrar em outro clima, mesmo quando está longe dele.

4. Deixe a preguiça de lado
Sexo é como academia: se você pára de fazer por uns dias, logo pinta o desânimo. Os sexólogos garantem que é necessário evitar ficar duas semanas sem fazer sexo. Isso porque, depois desse tempo, voltar à ativa fica muito mais difícil. Além do mais, fazer amor é uma ótima maneira de arejar a cabeça e relaxar o corpo.

5. Faça sexo preguiçoso
Até para o preguiçosos há posições gostosinhas, que não requerem muito esforço. Espere até vocês estarem quentinhos na cama e comece a atiçar seu querido. Passe sua mão tranqüilamente ao longo do corpo dele, estimulando-o. Quando a respiração de vocês começar a ficar mais intensa, fique na posição colherzinha (deitados de lado, ele atrás de você). Assim, vocês continuam o ato sexual gastando pouca energia e sem fazer muito barulho. Abril Saúde

Vá ao cinema sem sofrer diante da vitrine de guloseimas

Quem vai ao cinema e quer se comer alguma coisa por lá tem um desafio pela frente, principalmente quando há preocupação em emagrecer (Começar minha dieta) .

Como o assunto é diversão, os cinemas vendem pipocas, chocolates, balas, pão de queijo e, até, empanadinhos de frango. O que fazer sem abrir mão da diversão? A melhor atitude é tomar cuidado com o tamanho da porção que será ingerida. Dessa maneira, é possível controlar a quantidade de calorias que serão oferecidas pelos alimentos.

Confira as dicas abaixo:

- Opte pela pipoca e pelo refrigerante pequeno
- Dispense a manteiga na pipoca.
- Prefira o refrigerante light ou zero
- Evite levar sanduíches (McDonald?s). Se está com muita fome, tente chegar antes ao shopping para fazer uma opção mais saudável na praça de alimentação
- Se desejar um sanduíche, opte pelo hot dog simples (molho e uma salsinha).
- Se for escolher o chocolate, opte pela barrinha pequena
- Evite os pacotes de confeitos de chocolate (Confete, M&M). Facilmente perde-se a noção da quantidade que estará sendo ingerida
- Escolha somente um alimento e bebida. Não consuma, por exemplo, pipoca e chocolate. Esses alimentos são muito calóricos e, por isso, deve-se ficar só com um.

Consulte as informações nutricionais de seus alimentos preferidos na Tabela de Pontos Dieta e Saúde. Com ela você aprende a comer de tudo e emagrecer com saúde. Conheça agora o melhor Programa de Emagrecimento da Internet brasileira.

Sou Roberta Stella, nutricionista responsável pelo Programa Dieta e Saúde. Comece agora sua dieta e conte com todo o nosso apoio para emagrecer e realizar seu sonho. Faça sua avaliação gratuita e comece já sua dieta. (Fazer minha avaliação gratuita) Faça sua avaliação gratuita e comece já sua dieta. (Descubra seu peso ideal). Msn