sábado, 21 de maio de 2011

Panelas, tecidos, lâmpadas e outros objetos podem virar ameaças dentro do lar

Nada melhor que o conforto e a segurança do nosso lar. No entanto, mal imaginamos que dentro da própria casa existem micro-organismos prontos para atacar nossa imunidade, como os ácaros e bactérias. A sorte é que simples hábitos já podem mandar essas ameaças para longe. Confira nove pequenos cuidados que você deve ter com a sua casa, explicados pela infectologista Raquel Muarrek, do Hospital Leforte, de São Paulo.

Limpeza já!
Não é só uma questão de deixar a casa bonita, mas de prevenir que ela fique contaminada e com muitos micro-organismos maléficos à saúde, poeira e ácaros que são os principais causadores de doenças respiratórias, como asma e rinite. "Para tanto, é necessário que seja realizada com bons produtos e de maneira correta", lembra a infectologista Raquel. Atente-se para produtos que realmente limpam e para a troca de materiais de limpeza quando começarem a se deteriorar.

Plantas dentro de casa?
Elas fazem bem à saúde por meio da fotossíntese, liberando oxigênio e aumentando a umidade relativa do ar. Contudo, Raquel diz ser importante estar atento a alguns cuidados. "Pessoas com alergias ou que apresentam doenças que possam afetar a imunidade do organismo não devem manter plantas dentro do ambiente doméstico", alerta a infectologista.

Além disso, as folhas devem ser limpas com pano limpo e água para evitar acúmulo de poeira, e os vasos jamais devem ter acúmulo de água para evitar a reprodução do mosquito da dengue.

Manutenção do ar condicionado
Para que funcionem corretamente, esses aparelhos necessitam de manutenção periódica, e não somente quando quebram. "O ar condicionado pode liberar agentes biológicos que provocam desde reações alérgicas até doenças respiratórias", conta Raquel. Por isso, verifique as orientações dadas pelo fabricante e procure serviços autorizados para a manutenção.

Cuidado com as panelas
"Os tipos mais indicados são as de vidro e pedra sabão, pois são fáceis de higienizar, conservam melhor os alimentos e não liberam substâncias tóxicas", aconselha Raquel. Panelas de Teflon podem ser nocivas à saúde quando começam a se deteriorar, eliminando crostas. É preciso trocá-las para evitar contaminação. As de alumínio devem ser evitadas, já que estudos relacionaram esse metal a doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.

As panelas de ferro, por sua vez, podem ser positivas para prevenção da anemia ferropriva (deficiência de ferro). As de inox também liberam essa substância nos alimentos, assim como o cromo, ambos nutrientes importantes. No entanto, esse tipo ainda libera níquel e deve ser evitado por pessoas sensíveis a esse componente. Por fim, panelas de barro não liberam substâncias tóxicas, mas precisam de cuidado dobrado com a limpeza.

Janelas sempre abertas
Em ambientes fechados, o ar fica contaminado por diversos fatores: liberamos dióxido de carbono pela respiração e substâncias químicas pela transpiração; transportamos bactérias e outros microorganismos externos para dentro da casa; objetos - carpete, móveis, roupas e tapetes - liberam fibras, formaldeído e outras substâncias; fogão a gás libera gases como monóxido de carbono; entre outros. Tudo isso afeta a nossa imunidade. Por isso, deixe o ar circular! "A janela aberta propicia um ambiente de troca natural e renovação do ar no ambiente", explica Raquel

Tecidos de roupas de cama e vestimentas
Os melhores aliados da saúde são os constituídos em grande parte de algodão, principalmente roupas de cama. Raquel explica que tecidos feito de nylon e fibras sintéticas contêm benzeno, substância nociva obtida pelo petróleo. "O benzeno penetra no organismo através da inalação de ar contaminado, da ingestão de produtos contaminados - alimentos, água e poeiras - e da absorção da pele", explica a especialista. Os riscos à saúde por usar tecidos com essa substância são baixos, mas não custa se prevenir.

Luzes fluorescentes compactas (LFC). Elas economizam energia e duram mais que as lâmpadas comum, mas tenha cuidado ao manuseá-la. "Ao serem rompidas, liberam vapor de mercúrio que faz mal à saúde se aspirado", esclarece Raquel. A exposição em excesso a esse vapor pode causar pneumonia, dores no peito, tosse, gengivite e outros problemas.

Procure deixar o carro ao ar livre, mesmo desligado
Já sabemos que o veículo ligado libera monóxido de carbono, óxidos de enxofre e outras substâncias tóxicas, além de fuligem e poeira. "No entanto, mesmo com o motor desligado, ocorre a evaporação de combustível pelo respiro do tanque e pelo sistema de carburação do motor", afirma Raquel. Essas substâncias podem contaminar sua garagem e sua casa.

Letícia Gonçalves MINHA VIDA

Calor ajuda a sintetizar vitamina D, que tem níveis menores entre asmáticos

A vitamina D, que é absorvida pelo organismo principalmente pela exposição ao sol, desempenha um papel importante na proteção contra a asma na infância, segundo um estudo divulgado por pesquisadores de Valência, na Espanha.

Segundo o autor da pesquisa, o epidemiologista Alberto Arnedo-Pena, do Centro de Saúde Pública de Castellón, o estudo mostrou que crianças que vivem no frio ou em cidades mais úmidas correm mais risco de sofrer desse problema respiratório, uma vez que há menos horas de luz solar nestes lugares.

- A exposição prolongada ao sol pode causar câncer, mas também é perigoso evitá-la. Tem que haver um equilíbrio entre os prós e contras.

De fato, 90% da nossa vitamina D é sintetizada pela exposição ao sol. Essa vitamina, que pode ser encontrada em diversos receptores celulares, é normalmente encontrada em níveis mais baixos em pessoas com asma. Os resultados do estudo mostram que existe uma maior prevalência da doença entre as crianças que vivem em locais mais úmidos, ou seja, com menos sol.

A pesquisa, realizada com mais de 45 mil crianças e adolescentes de nove cidades espanholas mostra que as condições climáticas, sobretudo a radiação solar, podem, em muitos casos, explicar a alta variação geográfica da prevalência da asma na Espanha.

- Embora precisassem de mais estudos sobre esta questão, é claro que um nível médio de exposição ao sol é importante para a assimilação da vitamina D, um composto que é extremamente importante na prevenção de doenças como a asma, tuberculose e outras doenças infecciosas.

Vitamina solar

Nos países do norte - onde há menos horas de sol do que no Mediterrâneo -, o conselho é gastar entre 20 a 30 minutos no sol por dia, embora não seja recomendado em período de maior risco - de meio-dia às 16h.

Já nos países onde não é possível absorver a quantidade suficiente de vitamina D durante os meses de inverno, o pesquisador indica o consumo de suplementos vitamínicos.

R7

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O que é Mesoterapia

A técnica conhecida por Mesoterapia, consiste na aplicação de medicamentos em locais específicos do corpo com a intenção de atingir diretamente a parte afetada por algum tipo de enfermidade ou doença.Acredita-se que, o medicamento poderá ser melhor aproveitado desta maneira ao invés de consumido oralmente, isto por que, o medicamento administrado de forma oral tende a se espalhar pelo corpo, favorecendo que apenas uma parcela de seus componentes atinjam a área desejada.A intenção da mesoterapia na estética, é fixar o medicamento em maior concentração no ponto em que se deseja corrigir acúmulos de gordura, como acontece em locais afetados pelas celulite e gordura localizada.

Para eliminar a concentração de gordura que dá origem às celulites e gordura localizada, a estética poderá se valer da mesoterapia para a aplicação lipolíticos, agentes que liberam a gordura do tecido e favorecem que esta possa ser eliminada naturalmente pelo corpo.Após algumas sessões semanais, já ocorrem mudanças significativas, a diminuição de gordura e inchaço local poderão ser visivelmente notadas pelo paciente em tratamento.

Mas, algumas mudanças nos hábitos alimentares e estilo de vida, deverão ser adotadas para que a gordura retirada pela técnica da mesoterapia possa não retornar.Exercícios físicos e alimentação saudável, complementam o tratamento estético.

Esta técnica também vem sendo reconhecida no tratamento contra a calvice, flacidez da pele e estrias.A mesoterapia será ainda mais eficiente e segura se aplicada por um profissional qualificado.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Você sabe o que são alimentos termogênicos?

Quem está com alguns quilinhos extras e sofre para conquistar o corpo perfeito com certeza já pensou que seria bom se existisse uma forma de queimar calorias fazendo o menor esforço possível. E melhor ainda, acabar com a gordura sem precisar “fechar a boca” adotando dietas radicais.

Por mais contraditório que possa parecer, o fato é que comer queima calorias. Mas é claro, não são todos os alimentos que exercem essa função no organismo, apenas os chamados termogênicos. A princípio o nome pode parecer estranho, mas saiba que estes alimentos podem ser seus grandes aliados.

Qual o efeito dos alimentos termogênicos no organismo?
Estes alimentos possuem um efeito térmico (ou de termogênese), que induzem o corpo a gastar energia durante o processo digestivo. Quanto mais difícil a digestão, maior a estimulação do efeito térmico do alimento e, consequentemente, maior o gasto de calorias. Já os alimentos com baixo efeito térmico são consumidos mais rapidamente e provocam um aumento no depósito de gordura do corpo.

Os alimentos termogênicos são responsáveis por 10% do gasto total de energia durante a digestão. Dependendo da composição da dieta, os valores do efeito térmico dos alimentos podem variar, sendo bem maiores após o consumo de carboidratos e proteínas do que após a ingestão de gordura, por exemplo.

Quando os alimentos possuem condimentos, o efeito térmico se prolonga ainda mais e assim, mais calorias são queimadas.

Conheça alguns alimentos termogênicos
Na lista dos termogênicos estão alimentos muito saborosos e que são facilmente encontrados nos supermercados. Com certeza você já utiliza alguns deles e nem sabia que são tão poderosos. Podemos citar: pimentões, pimenta vermelha, mostarda, gengibre, canela, linhaça, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi. A cafeína, o guaraná, chá verde e até a água gelada também estão na lista, junto com as gorduras vegetais, gorduras de coco e produtos derivados do chocolate.

E atenção, deixar de ingerir outros alimentos para dar preferência apenas aos termogênicos na intenção de queimar grande quantidade de calorias não é uma boa idéia. Quem realmente deseja emagrecer deve fazer uma dieta balanceada, sem muitas restrições e que combine corretamente quantidades e tipos diferenciados de alimentos.

O ideal é incluir os alimentos termogênicos no cardápio do dia-a-dia, num plano alimentar bem elaborado. Consumir somente estes alimentos na tentativa de aproveitar ao máximo seus benefícios pode ser perigoso e levar a uma deficiência de nutrientes importantes e que são úteis para que o corpo funcione bem.

Deborah Busko
A água é nossa fonte de vida, o bem mais precioso para nossa saúde. Sua principal função é de hidratar nosso organismo trazendo vários benefícios para nosso corpo como, ajudar a digerir e absorver alimentos com mais facilidade, diminuir o volume do sangue ajudando a desinchar o corpo, regular a temperatura, reduzir infecções, evitar a celulite, desintoxicar, entre outros.

A água só faz bem para o nosso corpo, por isso tenha o hábito de bebê-la diariamente para ficar sempre hidratada. O recomendado é beber 1,5 litro de água por dia para suprir as necessidades do organismo. Se ficarmos sem beber água por um longo período, o corpo fica desidratado e isso pode causar sérios problemas. Por isso, confira cinco bons motivos para você beber água.

1- Reduz infecções
A água presente no sangue facilita o transporte de minerais como o ferro, que é muito importante para fortalecer as defesas do nosso organismo.

2- Regula a temperatura do corpo
Durante exercícios físicos ou quando o clima está muito quente, a água liberada pela transpiração evita que nosso organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente.

3- Ajuda a emagrecer
Isso ocorre principalmente quando a água é consumida junto às fibras solúveis como, por exemplo, as frutas e a aveia. As fibras presentes nas frutas incham em contato com a água, dando sensação de saciedade ao corpo. Nosso estômago fica temporariamente enganado ajudando a segurar a fome.

4- Melhora a absorção dos nutrientes
O sangue carrega a glicose e outros nutrientes para as células alimentando-as. Se houver uma boa hidratação do organismo, fica garantido um volume ideal de sangue para transportar os nutrientes.

5- Facilita a digestão
A água ajuda a formar enzimas que promovem reações químicas no organismo. Ela também forma o suco gástrico e a saliva, que auxiliam na digestão.


Alessandra Busko

FOI DEUS QUEM FEZ VOCÊ - AMELINHA

VAMOS SALVAR NOSSO PLANETA



Reciclar o lixo é mais do que sinônimo de prática ecologicamente responsável. Além de melhorar o ar, a reciclagem diminui a poluição do ar, do solo, e da água. Especialmente nos grandes centros urbanos, gera empregos em cooperativas, organizações não governamentais e empresas.
Hoje, a maioria dos municípios brasileiros tem programas que separam todo o lixo ou parte dele. A coleta seletiva acontece em 56% dos 5.565 municípios brasileiros, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.
Antes de pensar no destino do lixo, as pessoas precisam ter consicência de que é preciso reduzir o consumo e reutilizar alguns materiais, quando necessário.

Somos consumidores ou somos consumidos?

Após um dia cansativo de trabalho, chegamos em casa e ligamos a TV. Sem nos darmos conta, um comercial de um novo iPhone vai ao ar, mostrando as maravilhas tecnológicas que poderemos ter a mão caso tenhamos um.

Acaba o comercial, e após um tempo ligamos o computador, e vamos procurar mais informações sobre o produto, valor, forma de pagamento, e aí já está instalado o desejo de comprar, e conseqüentemente a insatisfação do modelo de celular que temos.

No dia seguinte, um colega de trabalho pega seu iPhone e quando vemos, pensamos: que bacana, se ele tem é porque vale à pena, vou comprar um também!

publicidade
Pronto, a mensagem da TV obteve o efeito desejado. E assim acontecem todos os dias, várias vezes, quando ouvimos rádio, olhamos uma revista, ou nos deparamos com um outdoor quando estamos dirigindo nosso carro na rua.

Muitos profissionais têm alertado sobre o consumismo, da importância de desenvolvermos valores em nossos filhos, ensiná-los a valorizar o que tem em casa, valorizar valores humanos. Porém mesmo assim, somos bombardeados de informações o tempo todo, roupas, sapatos, celulares da moda e comida.

Ouvimos sobre a necessidade dos exercícios físicos, da alimentação saudável, porém vemos que na contramão vem propagandas de comidas, com brinquedos atrativos. Nas filas das farmácias, mercados e postos de gasolinas, estão lotados de guloseimas estrategicamente dispostas ao lado do caixa, chamando a atenção das crianças e muitos adultos, levando ao desejo de comprar e consumir. Tudo muito fácil.

Estatísticas mostram que a obesidade está crescendo assustadoramente no Brasil, e segundo o Ministro da Saúde José Gomes Temporão, se o crescimento das taxas de excesso de peso no país continuar no ritmo em que se encontra, a obesidade poderá alcançar dois terços da população brasileira nos próximos 10 anos. “Se não mudarmos isso agora, em uma década vamos enfrentar o mesmo problema que os americanos enfrentam quando o assunto é obesidade”, comentou. Ele classificou os índices de sobrepeso no Brasil como “preocupantes” (site ABESO)

Falando francamente, não somos meros consumidores e sim somos consumidos por estratégias de marketing, por idéias estrategicamente pensadas, e somos levados a acreditar que temos que comprar, experimentar, e somos sim literalmente consumidos .

Vale a pensa parar e refletir: Somos somente consumidores compulsivos ou inocentes vítimas desse processo?

Psicóloga e especialista em Transtornos Alimentares desenvolve seus trabalhos há mais de 14 anos. É referência nesta área por realizar atividades focadas em tratamentos que envolvam a relação direta entre o distúrbio do peso e a psicologia. CRP: 08/06502-1

domingo, 15 de maio de 2011

O Idiota e a Moeda

Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas.

Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam-lhe a escolha entre duas moedas: – uma grande de 400 REIS e outra menor, de 2000 REIS. Ele escolhia sempre a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos de todos.
Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e perguntou-lhe se ainda
não havia percebido que a moeda maior valia menos.

- Eu sei, respondeu o tolo. “Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar a minha moeda.”

Pode-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa.

A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.

A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história?

A terceira: Se você for ganancioso, acaba estragando a sua fonte de rendimento.

Mas a conclusão mais interessante é:

A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito. Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, o que realmente somos.

“O maior prazer de um homem inteligente é armar-se em idiota diante de um idiota que se arma em inteligente”.

Autor Desconhecido

Parabéns e Sucesso

Mensagens para Orkut