sábado, 18 de setembro de 2010

Hospital oferece tratamento para quem tem 'ossos de vidro'

Você já deve ter ouvido falar da doença conhecida como "ossos de vidro", que provoca em seu portador uma grande fragilidade na estrutura óssea. A osteogênese imperfeita, nome oficial da doença, é muito rara e hereditária. Para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com o mal, o Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da FMUSP passou a realizar o atendimento de pacientes.

Atualmento, o instituto atende cerca de 60 pacientes com a doença e está com seu ambulatório aberto para tratar novos casos. Já nos primeiros meses de vida da criança, a doença pode ser diagnosticada, caracterizada por fraturas frequentes.

Em crianças menores de um ano, são feitos tratamentos ortopédicos das fraturas. Paralelamente, o paciente é avaliado e a osteogênese é classificada pelo índice de gravidade. Outro caso grave ocorre quando a osteogênese atinge a coluna e membros, porém, mesmo assim, há tratamento. A doença ainda não tem cura, mas com o tratamento adequado, o paciente pode levar uma vida sem privações importantes.

O Ambulatório de Osteogênese Imperfeita do HC está recebendo pacientes entre 3 e 17 anos, de ambos os sexos. O portador da doença deve comparecer ao Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP, de 2ª a 6ª feira, das 7 às 16 horas, para agendar a consulta, munido de documentos pessoais e encaminhamento médico com diagnóstico. Mais informações pelo telefone: (11) 3069-6943. [ Terra Saúde ]

Agrião pode prevenir câncer de mama

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o número de casos novos esperados ao longo deste ano é de 49.240. E uma pesquisa da Universidade de Southampton, da Inglaterra, constatou que comer agrião pode parar o crescimento dos tumores.

A equipe de cientistas verificou que o composto feniletil isotiocianato, que dá à folha o sabor picante, é capaz de bloquear a função da proteína HIF, responsável pelo crescimento de novos vasos sanguíneos que possibilitam o desenvolvimento da patologia.

Os voluntários que ingeriram 80 gramas da iguaria por dia apresentaram níveis elevados de proteção. Os dados foram divulgados no jornal Daily Mail. [ Terra Saúde ]

Ministério da Saúde incentiva "pré-natal masculino"

Médicos do SUS orientam pais a realizarem exames durante gestação da parceira. Ministro Temporão participou de seminário internacional, em Brasília

Depois de ampliar o acesso da população masculina à rede de saúde, a Política Nacional de Saúde do Homem – que este ano completa um ano – tem agora um novo desafio. Paralelamente às ações de incentivo ao aumento da quantidade de procedimentos urológicos no Sistema Único de Saúde (SUS) – como exames e cirurgias de próstata, vasectomia e fimose – a Política vai estimular os futuros pais a fazerem um check up durante o pré-natal da parceira.

A ideia é que os profissionais de saúde aproveitem o momento em que o homem está mais sensível – às vésperas de ser pai – para incentivá-lo não só a acompanhar as consultas durante os nove meses de gestação da parceira como também a realizarem exames preventivos. O princípio é: ele precisa se cuidar para cuidar da família. “É uma estratégia que estamos difundindo entre as secretarias municipais de Saúde”, informa José Luiz Telles, diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dapes) do ministério, área responsável pela Coordenação de Saúde do Homem.

Às 18h desta terça-feira (14), em Brasília, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, encerra o I Seminário Internacional de Saúde do Homem nas Américas. Promovido pelo ministério, o encontro começou segunda-feira (13), no Palácio do Itamaraty. O objetivo é estabelecer uma agenda comum de cooperação internacional para estimular os homens a se envolverem nos cuidados preventivos com a saúde.
Participam do seminário autoridades e especialistas do Brasil e de mais 14 países. Durante o encontro, também serão apresentados exemplos de ações positivas implementadas no país com o objetivo de atrair os homens aos serviços de saúde.

EXEMPLOS – O Ministério da Saúde apoia diferentes iniciativas locais de “pré-natal masculino”. Em Ribeirão Preto (SP), profissionais do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) incentivam os futuros pais a realizarem exames para diagnóstico precoce e tratamento de doenças que podem afetar a saúde da mulher e, por consequência, a do bebê.

As ações são desenvolvidas no campus da USP em Ribeirão Preto. O principal objetivo é combater Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), por meio de exames de sífilis, HIV e hepatites virais B e C. Na oportunidade, médicos também diagnosticam hipertensão arterial, diabetes e colesterol. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ribeirão Preto promovem reuniões mensais com os casais para informá-los sobre as alterações que podem ocorrer com a mulher e entre o casal durante a gravidez e o nascimento do filho.

“Consciente dessas mudanças, o homem tende a ficar mais compreensível com a parceira e entender melhor seus próprios sentimentos – o que reduz, inclusive, a violência doméstica”, destaca o diretor da faculdade de medicina da USP em Ribeirão Preto, Geraldo Duarte, responsável pela implementação do projeto no município. “Com isso, aumenta-se o vínculo entre a gestante e o companheiro e também entre ele e o filho”, completa.

Para realizar o trabalho com os homens, os médicos do hospital universitário foram capacitados a abordá-los de maneira acolhedora. A mulher é convocada a ir com o parceiro à primeira consulta do pré-natal, quando o médico prescreve exames para o homem e o convida a participar das reuniões de esclarecimentos e orientações.

Em Várzea Paulista (SP), a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve um programa semelhante. Mas, com um diferencial: a realização de oficinas para os homens aprenderem a cuidar do bebê. Campinas também usa a estratégia. E em São José do Rio Preto (SP), o “pré-natal masculino” está previsto em lei municipal.

No Rio de Janeiro (RJ), a Secretaria Municipal de Saúde promove ações junto aos médicos da rede pública para que eles estimulem os futuros pais a cuidarem da saúde. O projeto foi batizado de Unidade de Saúde Parceira do Pai e tem como foco a sensibilização das unidades de saúde para que, gradativamente, elas ampliem as oportunidades de envolvimento e preocupação dos homens com a saúde deles e da família.

DOENÇAS – Considera-se que, por motivos culturais, os homens têm mais resistência a procurarem cuidados médicos e terem atitudes preventivas com relação a problemas de saúde. Segundo estudos do Ministério da Saúde, a população masculina geralmente procura os serviços de saúde por meio da atenção especializada, já com o problema de saúde detectado e em estágio de evolução.

Muitos deles também não seguem os tratamentos recomendados. Indicadores mostram que os homens têm hábitos de vida menos saudáveis e estão mais suscetíveis a fatores de risco para doenças crônicas.

“Eles utilizam mais álcool e outras drogas em maior quantidade do que as mulheres, não praticam atividade física com regularidade e se alimentam pior. Estão também mais expostos a acidentes de trânsito e de trabalho. Por isso, apresentam mais problemas de saúde do que elas e vivem, em média, 7,6 anos menos”, explica o diretor José Luiz Telles.

As internações de homens por transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool representam 20% de todas as internações no SUS. Eles apresentam, entre outros problemas, mais doenças cardiovasculares, colesterol elevado, diabetes e hipertensão. [ Ministério Da Saúde ]

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Conheça algumas receitas caseiras de xarope e cure diversos problemas de saúde como cólica, bronquite, dor de garganta, gripe...

Azia, gripe, cólica, inchaço, prisão de ventre... Dar um fim a esses tormentos pode ser mais fácil e rápido do que você imagina. Basta ter na geladeira algumas ervas, frutas, legumes ou até mesmo flores.

Além de aliviar o mal-estar, os xaropes caseiros custam baratinho e não agridem o organismo. Aprenda a prepará-los!

Azia
Ingredientes
- 2 col. (sopa) de folhas e sementes frescas de erva-doce
- 2 col. (sopa) de hortelã fresca
- ½ xíc. (chá) de mel

Modo de preparo
Amasse as ervas com o cabo de uma colher, até formar uma pasta. Junte o mel, misture e deixe descansar na geladeira por seis horas. Coe e tome uma colher de sopa, três vezes ao dia.

Bronquite
Ingredientes
- 1 xíc. (chá) de mel
- 1 abacaxi cortado em rodelas
- 3 beterrabas descascadas e picadas
- 1 coração de bananeira
- 4 col. (sopa) de açúcar mascavo

Modo de preparo
Coloque o mel em uma vasilha e encaixe uma peneira. Disponha o abacaxi, a beterraba e o coração de bananeira em camadas na peneira e despeje o açúcar. Deixe escorrer por 12 horas. Junte o melado que se formou e ferva em fogo médio, durante 20 minutos. Tome uma colher de sopa a cada oito horas.

Dor de garganta
Ingredientes
- 3 col. (sopa) de flor de laranjeira
- 3 dentes de alho
- 1 limão com casca cortado em quatro partes
- 1 xíc. (chá) de mel de eucalipto

Modo de preparo
Coloque os dentes de alho, o limão cortado e as flores de laranjeira em uma vasilha e macere. Despeje o mel, tampe e deixe descansar. Após 12 horas, esprema bem e coe. Tome duas colheres de sopa ao dia.

Prisão de ventre
Ingredientes
- 5 ameixas secas
- ½ xíc. (chá) de água
- 3 col. (chá) de mel

Modo de preparo
Deixe as ameixas de molho na água, durante três horas. Em seguida, retire os caroços e amasse-as com um garfo. Devolva as ameixas à água, acrescente o mel e misture bem. Tome três colheres de sopa ao dia.

Cólica

Ingredientes
- 1 xíc. (chá) de água
- 1 col. (sopa) de alecrim fresco
- 1 col. (sopa) de folhas e flores secas de camomila
- ½ xíc. (chá) de mel

Modo de preparo
Ferva a água, o alecrim e as folhas e flores secas de camomila, por 10 minutos. Espere amornar, coe e junte o mel. Esquente novamente, mexendo sempre. Tome duas colheres de sopa ao dia.

Anemia
Ingredientes
- 2 beterrabas (das grandes!) raladas
- 1 xíc. (chá) de rapadura
- ½ xíc. (chá) de água

Modo de preparo
Em uma panela, de preferência de ferro, ferva os ingredientes durante 15 minutos, mexendo sempre. O fogo deve ser baixo. Espere esfriar e coe. Tome uma colher de sopa, três vezes ao dia.

Má digestão
Ingredientes
- 1 col. (sopa) de manjerona fresca
- ½ xíc. (chá) de mel

Modo de preparo
Macere as folhas de manjerona e despeje o mel. Deixe a mistura descansar por seis horas. Coe e tome uma colher de sopa após o almoço e outra logo depois do jantar.

Gripe
Ingredientes
- ½ maçã sem casca e sem sementes
- ½ cenoura picada
- Suco de 2 limões
- ½ copo (100 ml) de água
- 3 col. (sopa) de mel

Modo de preparo
Bata no liquidificador com água a maçã, a cenoura, o suco de limão e o mel. Tome de três a quatro colheres de sopa por dia.

Inchaço
Ingredientes
- 1 cenoura ralada
- ½ xíc. (chá) de água
- ½ xíc. (chá) de mel

Modo de preparo
Bata a cenoura e a água no liquidificador. Acrescente o mel. Tome três colheres de sopa, três vezes ao dia.

Nervosismo
Ingredientes
- Polpa de 1 maracujá
- ½ copo (100 ml) de água
- ½ xíc. (chá) de mel

Modo de preparo
Bata a polpa de maracujá e a água no liquidificador. Coe e leve a mistura ao fogo, em banho-maria. Acrescente o mel aos poucos. Deixe ferver durante cinco minutos. Tome três colheres de sopa ao dia.

Recomendações

Consulte antes um especialista
Apesar de os remédios caseiros trazerem vários benefícios para o organismo, vale a pena pedir a avaliação de um profissional sobre o melhor tratamento para você.

Armazene o xarope adequadamente
Coloque-o em um vidro, deixe em temperatura ambiente até esfriar, tampe e guarde na geladeira ou em local arejado - quando bem acondicionado, ele dura até seis meses.

Dê meia dose para as crianças
Por serem menores, os pequenos devem consumir apenas metade da quantidade indicada nas receitas. A dica também serve para os idosos, mais sensíveis ao tratamento.

Se você for diabética, prefira um chazinho
Como os xaropes naturais têm mel e açúcar na composição, é melhor buscar a solução para o seu problema nos chás que não necessitem adoçar.

Como sair do sufoco financeiro

Aprenda a colocar as finanças em dia, mesmo em casos de urgência como demissão repentina, gravidez não programada ou doença séria na família

Está com uma urgência financeira e não quer ficar com saldo devedor? Veja o que fazer em cada situação:

Descobri uma doença séria na família

Planeje-se
Guarde notas e recibos de consultas e medicamentos e anote os gastos num caderninho. Isso ajuda muito a manter o controle.

Peça ajuda à família
Se você ou seu marido estiverem doentes, seus pais, sogros ou filhos podem dar uma mão nas tarefas domésticas. Caso o doente não seja da sua casa, reúna seus parentes para se revezarem nos gastos, cuidados e visitas do paciente ao médico.

Nunca viveu isso?
Para ter direito ao auxílio-doença quando precisar, você ou seu patrão devem recolher mensalmente o INSS. A Guia de Previdência Social (GPS) está no site da Receita Federal (Meu marido foi demitido

Solicite o seguro-desemprego
Procure um posto de atendimento do Ministério do Trabalho ou uma agência da Caixa Econômica Federal. Para conseguir o benefício, é preciso que seu companheiro tenha registro em carteira e pelo menos seis meses na empresa em que foi demitido. O valor do seguro varia entre R$ 465 e R$ 870, conforme o último salário recebido, e pode ser pago em até cinco parcelas.

Invista num dote
Faça crochê, brigadeiro, bijuterias, enfeites de biscuit e o que mais seu talento permitir. E divulgue seu trabalho na internet: não custa nada e o resultado é garantido.

Aprenda a guardar
Os especialistas sugerem que todo empregado tenha na poupança o equivalente a três meses de salário. Parece muito, mas, quando surge o imprevisto, esse dinheiro mal dá pro cheiro.

Meu filho bateu o carro (ou a moto)

Usem transporte coletivo ou carona
Trem, ônibus e metrô não são as únicas opções para quem está a pé. Você, seu marido ou seus filhos podem pegar carona com vizinhos, amigos e colegas de trabalho.

Evite o prejuízo
Faça manutenção periódica da moto ou do carro: teste os freios, troque o óleo conforme a quilometragem indicada e não rode com pneus carecas. Além disso, fazer um seguro pode não sair barato, mas evita muita dor de cabeça.

Fiquei grávida

Coloque as finanças em dia
Aproveite os nove meses para fazer um pé-de-meia.

Evite as compras caras por impulso
Pesquise na internet antes de escolher o trocador, o cadeirão ou o carrinho de bebê que irá usar.

Recicle
Reaproveite peças do enxoval do seu sobrinho, afilhado...

Anote tudo
Coloque no papel as despesas com fraldas, vacinas, brinquedos e medicamentos.

Pense em tudo
Contrate já um plano de saúde.

Como guardar dinheiro para urgências

1. Divida seu salário em dez partes.
2. Separe sete dessas partes para pagar despesas essenciais: luz, água, aluguel, escola, farmácia, supermercado...
3. Aplique na poupança uma dessas dez partes.

ANAMARIA

Pele sensível: cuidados e maquiagens especiais

Cerca de metade das mulheres brasileiras já sofreram com sensibilidade extrema na pele algum período na vida. Mas você sabia que a pele sensível não é um estado permanente? É possível ter pele oleosa e passar um período sensível, por exemplo. Com cuidados especiais no dia a dia, e na hora de se maquiar, fica fácil reverter esse quadro. Confira nossas dicas!

O que é uma pele sensível?
Sua principal característica é ficar vermelha com facilidade. Além de reagir de forma rápida ao calor, frio e vento, também sofre com o ressecamento. Por ser fina e delicada, ela também costuma ser bastante alérgica e parece estar sempre quente, ardendo e pinicando. Mudanças climáticas, cosméticos e até fatores emocionais, como o estresse ou timidez, a afetam muito.

Cuidados específicos
Se você se encaixa nessa parcela da população, deve consultar um dermatologista para descobrir qual o seu grau de sensibilidade. Isso porque a sensibilidade e vermelhidão quando não tratada pode causar até mesmo rosácea (doença vascular inflamatória crônica).

"Pessoas com pele sensível devem evitar os agentes irritantes, usar filtro solar e hidratantes oclusivos diariamente", indica o dermatologista Valcinir Bedin.

Maquiagem é aliada
Segundo o médico, as mulheres podem - e devem - usar maquiagem como camuflagem. É preciso apenas tomar cuidado com os cosméticos utilizados. "Uma boa dica é testar o produto em uma pequena área do rosto para certificar que ele não vai causar irritação na pele", ensina.

Bedin recomenda usar produtos em pó (eles possuem menos conservantes), base com silicone na fórmula e evitar cosméticos à prova d’água (já que para retirar o cosmético será preciso um solvente que pode irritar a pele). Delineadores líquidos (que contém látex) também não são muito bem-vindos, prefira lápis.

E muito, mas muito cuidado com cosméticos velhos. Fique atenta no prazo de validade e no armazenamento correto dos produtos, ok?

Truques caseiros
Algumas dicas caseiras podem aliviar a vermelhidão e formigamento da pele sensível, como óleos essências de camomila, lavanda, neroli, rosa ou sândalo. Compressas geladas de chá verde funcionam como anti-inflamatório e ajudam a acalmar irritações.

8 horas de sono por dia também são grandes aliadas, pois a pele precisa de no mínimo 6 horas de descanso por dia para se regenerar. Nada de banhos muito quentes (eles desidratam a pele), não se esqueça do hidratante todo dia e faça as pazes com a sua pele!

MdeMulher

Continuar trabalhando depois da aposentadoria faz bem

Essa estratégia ajuda a manter a saúde do cérebro, que fica menos vulnerável ao Alzheimer
Tem gente que não vê a hora de se aposentar para dar o chute inicial em um novo projeto de vida — o sonhado plano B. E há quem, apesar da baixa na carteira profissional, nem pensa em ficar na reserva. Para todos, a boa notícia é: deixar para pendurar as chuteiras mais tarde posterga a perda de memória. O estímulo para continuar pegando no batente veio de um estudo do Instituto de Psiquiatria do King’s College London, na Inglaterra.

Depois de analisar os dados de 1 320 pessoas com demência senil, os pesquisadores constataram que, mais do que o nível de educação e o tipo de trabalho, aqueles que suaram a camisa por períodos mais longos demoraram igualmente mais para apresentar os primeiros sintomas da doença. A cada ano extra de serviço, a investigação apurou seis meses de lambuja das lembranças.

As habilidades mentais exigidas para resolver as encrencas e desafios do dia a dia de uma corporação, por exemplo, ajudam a malhar o cérebro. “Como toda atividade intelectual, isso provoca maior oxigenação dos circuitos neurais, produção e liberação de neurotransmissores. E ativa as sinapses, local de contato entre os neurônios, reduzindo o risco de morte dessas células”, explica Wagner Gattaz, presidente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

É verdade que quem trabalha por mais tempo são as pessoas que se sentem melhor. “Daí vem a boa pergunta: é o trabalho que conserva a saúde ou a saúde que sustenta a força de trabalho?”, questiona Paulo Caramelli, neurologista e professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Os estudos precisam se aprofundar para encontrar a resposta. Seja ela qual for, a ordem é prosseguir com o jogo. Mesmo que em um ritmo mais leve, até porque prazer também é fundamental. E melhor ainda: uma das novidades na prevenção do Alzheimer defendida no último Icad (International Conference on Alzheimer’s Disease), o grande congresso sobre o tema, que aconteceu em julho, em Viena, capital austríaca, foi a possibilidade de o trabalho retardar os sintomas dessa degeneração neurológica mesmo que a gente só se atente para isso aos 50 anos.

Para os que estavam de pijama sem nada mais interessante para fazer, ainda é hora de levantar do sofá e recomeçar o bate-bola. “Sabe-se que de 10 a 15% dos indivíduos se aposentam com um transtorno cognitivo leve, algo que não chega a atrapalhar sua rotina, mas já denota falhas nas recordações. Se o estilo de vida não mudar, em um ano aumenta-se o risco de desenvolver Alzheimer”, lembra Gattaz.

Acenda o raciocínio
O perigo de a demência aparecer evolui com a idade — depois dos 65 anos, dobra a cada cinco. “E diminui à medida que se incluem na rotina atividades cognitivo-intelectuais, exercícios físicos, dieta apropriada, prazer e controle dos fatores de dano vascular como hipertensão, diabete e colesterol alto”, entusiasma-se Caramelli. “A aposentadoria é uma conquista, o começo de uma nova fase. Mas cuidado: não desligue o cérebro”, alerta o especialista. Esse segundo tempo vale ouro.

E a grana?
É preciso garantir o básico com a aposentadoria, ok. Então, além do INSS, o consultor financeiro Paul Lesbaupin, de São Paulo, fez um cálculo de quanto aplicar por mês na previdência privada para engordar a renda mensal vitalícia com R$ 500. Ao imaginar que a aposentadoria virá aos 55 anos, se você tem 40, poupe R$ 530 por mês durante 15 anos. Para os que estão na casa dos 45, R$ 900 por dez anos. E, para os cinquetinhas, R$ 2 025 por cinco anos. Quer dobrar a renda? Duplique a poupança.

Alzheimer em números Preserve seu cérebro com nutrientes 7 Novas sobre o Alzheimer Complementos Mantenha-se no jogo Daqui pra frente “Não pare, Paulina”

Kátia Stringueto e Diogo Sponchiato / design Thiago Lyra

Maquiagem para garotas

Batons, brilhos e blush podem ser uma brincadeira, mas precisam de limite. Produtos impróprios para menores fazem mais do que apenas borrar o rosto infantil
A paulistana Gabriela Caruso, do alto de seus 3 anos e meio, já é uma moça. Pelo menos, é o que ela acha. Adora brincos, colares e anéis. Escolhe roupas e sapatos. Bonecas? Só as de luxo. Agora, quer vê-la realmente feliz? Entregue em suas pequeninas mãos um brilho labial!
O frenesi em torno das maquiagens não é privilégio de nossa esfuziante personagem, retratada na página ao lado. É o máximo para qualquer garota. O problema é quando a brincadeira e a curiosidade dão lugar à necessidade cotidiana de se pintar, expondo a frágil pele da criança a substâncias químicas nem tão inofensivas assim para ela. O que fazer? Um cuidado importante é prestar atenção na frequência com que a filha brinca de maquiagem. “De vez em quando, ir a uma festinha toda pintada é divertido. Mas, se o uso desses produtos de beleza passa a ser constante, há alguns riscos”, avisa o pediatra e toxicologista Sérgio Graff, de São Paulo. O perigo é maior quando a criança utiliza maquiagens que vêm em brinquedos e os cosméticos da mãe. “Os produtos podem ser hipoalergênicos para a pele da mãe, mas isso não significa que serão seguros para a da menina”, alerta Graff. Na prática, o que os especialistas recomendam é: se for para a criança se maquiar, vale a pena investir em kits infantis certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O problema de usar qualquer substância no rosto dos pequenos é que a pele deles, imatura e fina, tem uma absorção maior. “A camada de gordura, a penugem e a pigmentação ainda estão em formação. Soma-se a isso a falta de imunidade dos mais jovens frente a corpos estranhos”, resume a dermatologista Ana Mósca, do Rio de Janeiro. “Há casos de crianças com alergias, irritações e até queimaduras químicas por causa do uso indevido de maquiagens.” A mãe da pequena Gabi, a psicopedagoga Juliana Caruso, não estimula a filha a usar maquiagem, principalmente fora de casa, mas tomou algumas medidas para a segurança da criança: “Eu mesma passei a usar brilhos e batons infantis para não correr o risco de a Gabi pegar o que não deve na minha bolsa”. Antes que os pais se desesperem, os especialistas lembram que um pouquinho de maquiagem hipoalergênica, vez ou outra, costuma ser inerte. Na verdade, o que mais preocupa são os aspectos emocionais. “Entre 3 e 5 anos, a menina se projeta na mãe e quer se produzir como ela. Isso é normal. O que não é normal é a filha pular a fase infantil e se tornar algo que não é”, alerta a médica Ana Mósca. Fique atento se é o caso e, na dúvida, procure ajuda especializada. Na foto ao lado, Gabriela Caruso, 3 anos, é fã de maquiagem. Afinal, que menina resiste à tentação de imitar a mãe, as tias e as atrizes?
REVISTA SAÚDE

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Após enxaqueca, britânica acorda falando com sotaque francês

Em janeiro deste ano, após uma grave crise de enxaqueca, a britânica Kay Russell acordou falando de um jeito que soa como um sotaque francês.

Ela sofre de uma desordem neurológica extremamente rara, a Síndrome do Sotaque Estrangeiro.

No mundo todo, há apenas 60 casos conhecidos de vítimas da síndrome.

Partes do cérebro que controlam a fala são danificadas, normalmente por um derrame ou algum ferimento.

A condição é na realidade um problema na fala, interpretado pelos ouvintes como um sotaque estrangeiro.

"Algumas pessoas me dizem também que meu sotaque parece o de alguém do leste europeu ou da Rússia", comenta Russell.

Sem cura
Segundo o neurologista Nick Miller, da Newcastle University, um dos únicos especialistas no mundo sobre a síndrome, não existe nenhuma cura conhecida para ela.

Miller afirma que os efeitos do problema podem ser devastadores.

"Muitos pacientes com a síndrome falam sobre a perda de seu sotaque antigo, quase como um luto. Eles perderam parte de si mesmos, parte de sua personalidade se perdeu", explica.

O impacto da síndrome sobre Russell também foi grande. Ela perdeu seu emprego e diz que perdeu sua confiança em público e parte de sua identidade.

"Não sou mais a mesma pessoa. Acho que vou colocar um anúncio na seção de achados e perdidos. Talvez alguém possa me encontrar. Luto com muita dificuldade para me encontrar de novo", diz. BBC BRASIL

Pesquisa com algas brasileiras visa obter remédios com ação anticâncer

Algas comuns no litoral brasileiro podem ser a chave para remédios anticâncer no futuro. É a aposta da pesquisadora Letícia Costa-Latufo, da Universidade Federal do Ceará (UFCE), que participa de pesquisas para duas patentes.

A primeira delas tem como objetivo garantir os direitos da aplicação de moléculas chamadas lactonas sesquiterpênicas em alguns remédios contra o câncer. "São substâncias de plantas comuns no sudeste do Brasil", diz Letícia. "A ideia é a obtenção e formulação do material e, posteriormente, o uso dele como antitumoral."

Feita em parceria com o professor Norberto Poperino Lopes, da Universidade de São Paulo (USP), a patente já está em estágio avançado rumo ao depósito no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). "Aqui no Brasil, você não protege a molécula, só o uso dela", diz a pesquisadora.

A segunda patente, também em fase de elaboração para depósito no INPI, diz respeito a um açúcar da alga Sargassum vulgare, usado pela bióloga em testes com camundongos. Neles, a substância se mostrou eficaz como remédio anticâncer e estimulante do sistema de defesa do organismo.

"Uma empresa do Ceará detém o processo de obtenção do polissacarídeo da alga, é um material que apresenta um bom rendimento para os estudos", diz Letícia. A ideia é driblar uma dificuldade para pesquisas com algas: em muitos casos seria necessário coletar uma grande quantidade do material, o que pode trazer impacto no meio ambiente.

Ao testar o efeito do açúcar em camundongos sob quimioterapia, a equipe de Letícia notou que os efeitos colaterais foram reduzidos e a eficiência, aumentada. "A molécula da alga estimula a atividade do sistema imunológico, o que diminui parte dos problemas da medicação como a diminuição dos glóbulos brancos", diz a pesquisadora. "O mais interessante foi notar, também, que o polissacarídeo é mais eficiente pela via oral, mais do que pela peritonial [membrana que recobre as paredes do abdome, é a via mais comum para administração desse tipo de medicamento]."

"Seria preciso o interesse de nossa indústria, para desenvolver remédios em larga escala", afirma Letícia. "É preciso negociar com as empresas farmacêuticas e desenvolver toda a parte de toxicologia pré-clínica dessas moléculas." G1 Saúde

Vença o clima seco e proteja a saúde das doenças respiratórias

As complicações do tempo seco são de tirar o fôlego, literalmente. Os problemas para o sistema respiratório são vários: os casos de pneumonias, gripes, sinusites, alergias e resfriados crescem até 25%, segundo a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo quando a umidade cai e os índices de poluição, consequentemente, aumentam. Mas, para fugir desse problema e garantir que saúde fique 100%, basta seguir alguns cuidados que deixam seu corpo livre dessas reações chatas.

Segundo a alergista Marta Guidacci, sangramento nasal, mal-estar, tontura, pele seca, olhos vermelhos, boca seca e lábios rachados são sintomas comuns nessas condições climáticas, o que pode resultar em desmaios e altos níveis de desidratação. "Hidratar o corpo, ingerindo água, sucos naturais, consumir muitas frutas e verduras e evitar fast food é o primeiro passo", afirma.

A opinião é endossada pelo clínico geral Fernando Nobero, do Hospital Beneficência Portuguesa. A grande ingestão de líquido é ótima para driblar o ar seco, mas outros cuidados também são importantes, como o uso de colírios.

Quanto mais seco o clima, mais ácaros e fungos aparecem, e eles são os principais fatores desencadeantes das alergias"Outra dica

"Outra dica que garante a saúde e a beleza da sua pele nos dias de baixa umidade do ar é apostar em cremes e umidificantes", explica Marta Guidacci. Para deixar a pele bonita, é preciso lambuzar o corpo com hidratantes e filtros solares, evitar banhos quentes, demorados, uso de sabonetes e buchas, evitar atividades físicas no horário de 10 às 16h, colocar soro fisiológico nas narinas e fazer compressas de água filtrada nos olhos, se eles estiverem irritados. Umidificando bem os ambientes, os sintomas de asma e rinite tendem a diminuir. Isso porque, quanto mais seco o clima, mais ácaros e fungos aparecem, e eles são os principais fatores desencadeantes das alergias.

Esportes
A prática de esportes também merece atenção especial no tempo seco. O corpo se cansa mais facilmente, a garganta passa a arranhar e os olhos ficam irritados com facilidade. Mas nada disso é motivo para você fugir das atividades físicas como explica o professor da academia Top Spin & Big Ball, Rafael Ollita. "É recomendado que os exercícios físicos sejam feitos nas primeiras horas da manhã, no final da tarde ou à noite, quando o clima seco não incomoda tanto", diz ele. Além disso, exercícios ao ar livre devem ser realizados em locais que possuam muitas árvores, como parques e praças. Nas pessoas que sofrem com problemas respiratórios, a realização de exercícios físicos no tempo seco provoca o aumento da secreção nas vias respiratórias (inflamação nas vias aéreas), causada pela irritação proveniente de partículas poluentes.

Natação, hidroginástica , hidro cycle e os demais esportes na água são uma boa alternativa se o ar pesado estiver incomodando. Os exercícios aquáticos são os mais recomendados nesta situação, pois em um ambiente de piscina, a umidade do ar tende a ser maior do que em locais abertos, o que diminui essa constante agressão causada pela poluição ao sistema respiratório. "Tomando alguns cuidados como: aumentar a hidratação, com a ingestão de água ou isotônicos; consumir frutas ricas em água, como melancia e melão, e evitar a prática de exercícios muito intensos ao ar livre em horas quentes, fazem com que não seja necessário suspender a prática de esportes durante o período de pouca umidade e muita poluição", finaliza o professor. Minha Vida

Pílula barata pode evitar milhares de mortes por falência cardíaca, diz estudo

Um tratamento com uma pílula tomada diariamente, a um custo inferior a R$ 4 por dia, poderia salvar as vidas de milhares de pacientes com problemas no coração, segundo pesquisadores britânicos.

A droga, chamada ivabradina, já é usada para o tratamento de pessoas com angina (dor no peito).

A pesquisa envolveu mais de 6,5 mil pessoas em 37 países que já usavam outros tratamentos tradicionais como drogas beta-bloqueadoras, que ajudam a regular o batimento cardíaco.

Ao contrário dos beta-bloqueadores, a ivabradina reduz o ritmo do batimento cardíaco sem reduzir também a pressão sanguínea.

Em um período de dois anos, a droga reduziu o risco de morte por falência cardíaca em 26%.

O medicamento teve impacto semelhante sobre pacientes internados com problemas cardíacos agudos.

Os resultados da pesquisa foram apresentados no encontro anual da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Estocolmo, na Suécia.

Segundo o pesquisador Martin Cowie, a droga não é recomendada para qualquer um, mas apenas para os pacientes que já sofrem com condições cardíacas graves. BBC BRASIL