sábado, 1 de maio de 2010

Amor sem limite - Roberto Carlos

Mensagem


Acredite na magia,
pois a vida é cheia dela!
Acredite em si mesmo,
porque dentro de você
reside toda a magia
da esperança, do amor
e dos sonhos de amanhã!
É através da dor que a vida
nos ensina as mais
sublimes lições.
A estrada do bem está
cheia de tropeços e dificuldades,
mas é por ela
que se chega aos campos
floridos da felicidade!

Confira 30 dicas essenciais para casar sem estresse

Conhecido como o mês da noiva, maio está aí para deixar em pânico quem marcou a data do casório para os próximos dias. Afinal, as noivas, em menor ou maior proporção, ficam à beira de um ataque de nervos com os preparativos para o casamento. Não é à toa – a lista de tarefas para cumprir, decisões a tomar e detalhes para checar é imensa. Se subir ao altar está entre os seus planos, confira antes – bem antes mesmo - 30 sugestões que garimpamos para tornar a grande data um momento com menos ansiedade, tensão e contratempos desnecessários.

1. O primeiro passo, de acordo com o casal Bia Malfatti e Eduardo Martins, da Loja dos Noivos, de São Paulo, é montar um orçamento realista, sendo coerente com sua capacidade financeira.

2. Segundo Camila Relva, da Compagnie Assessoria, de São Paulo, o orçamento de um casamento depende do número de convidados, afinal é ele que irá definir o tamanho do espaço que deverá ser locado para a festa, o “tamanho” da decoração, o bufê e a quantidade de lembrancinhas. “Quem deseja economizar deve restringir a lista a um número pequeno de convidados, ou seja, chamar, além da família, os amigos mais queridos e próximos. Não há necessidade de chamar aquele primo de 3º grau que você vê uma vez a cada cinco anos.”, diz.

3. “Se você não for contratar uma assessoria, monte uma pasta ou um fichário com todos os orçamentos de bufês, decoradores, fotógrafos e outros fornecedores que os noivos visitam durante os preparativos”, indica a consultora Fernanda Floret, do blog “Vestida de Noiva”. Além de facilitar e organizar a vida, o material pode ser guardado como lembrança e até auxiliar as próximas amigas que subirem o altar.

4. Você também pode montar um álbum de recortes com ideias e referências de vestidos, buquês, arranjos de cabelo, lembrancinhas, doces...

5. “Casar não é como delivery de fast food”, avisa a consultora Bia Malfatti. “Tudo deve ser visto com antecedência de pelo menos um ano.” Assim, ela sugere que com 12 meses de antecedência você contrate (se tiver condições, é claro!) uma assessora para ajudar com os detalhes e a conseguir melhores preços. “Rascunhe uma pré-lista de convidados, escolha e reserve o local da cerimônia e da festa, defina que tipo de casamento desejar realizar e peça orçamento para todos os fornecedores envolvidos.”

6. Passada a etapa de visitar os fornecedores, é hora de assinar os contratos principais: bufê, DJ, fotógrafo e decorador.

7. Se você pensa em ter daminhas de honra e/ou pajens durante a cerimônia, evite chamar crianças muito pequenas. Elas ficam lindas naqueles trajes pomposos, mas são imprevisíveis: podem chorar, sair correndo, derrubar as alianças no chão...

8. O vestido de noiva deve ser encomendado com pelo menos dez meses de antecedência. Lembre-se: você terá de fazer pelo menos três provas, e cada etapa requer um tempo necessário para ajustes, adaptações etc.

9. E por falar em vestido de noiva, essa é uma escolha muito pessoal. Se você é do tipo que adora ouvir a opinião de um monte de gente antes de tomar uma decisão – em se tratando de casamento, da mãe, da sogra, da cunhada, das amigas –, esteja preparada para escutar milhares de palpites (e provavelmente se irritar com alguns deles). Antes de se deixar influenciar, lembre-se de que a noiva é VOCÊ e, em tal papel, tem o direito de encomendar o vestido que QUISER.

10. Como viabilizar um vestido de noiva barato e chique? Todo mundo tem uma tia ou uma prima que conhece uma BOA costureira. Ela pode ser uma boa saída para quem deseja um vestido chique e barato.

11. Ainda no quesito vestido de noiva, só tenha em mente ao escolhê-lo que nem sempre fugir muito do próprio estilo pessoal costuma dar certo. Uma mulher que costuma trabalhar com trajes sóbrios por conta da profissão pode surpreender ao surgir na igreja com um modelito tomara-que-caia e estilo sereia. Mas isso só vai acontecer se ela se sentir sexy e linda. Caso contrário, uma garota tímida com um traje de “femme fatale” vai se sentir incomodada por todo o evento, sem aproveitá-lo, e ainda causar certa estranheza entre os convidados. O mesmo conselho vale para vestidos de cores pouco convencionais, como vermelho, prata ou azul-marinho.

12. “Só delegue responsabilidades e tarefas se confiar plenamente nas pessoas a quem está solicitado ajuda; caso contrário, isso pode ser uma grande dor de cabeça”, aconselha Bia Malfatti.

13. Organizar um casamento pode se transformar em sinônimo de dor de cabeça e tensão na hora de tomar decisões. É preciso buscar o diálogo e o respeito às diferenças, pois nem toda candidata a madrinha vai se sentir à vontade de pink e, com certeza, a mãe ou a sogra sempre vai achar que aquela pessoa que você nunca viu na vida é extremamente necessária na lista de convidados.

14. Três meses antes é tempo suficiente para providenciar a documentação necessária para o casamento civil, começar a enviar convites, contratar o carro que irá levá-la à igreja (se for o caso) e definir a lista de presentes.

15. Algumas igrejas badaladas, principalmente em São Paulo, já têm as agendas lotadas para casamentos até 2012. Pense nisso antes de elaborar sonhos...

16. Procure relaxar e não se preocupar com detalhes que, no fim, não farão a menor diferença. “Tente evitar ter como assunto entre seus amigos e familiares apenas o seu casamento. Mantenha a sua rotina normal, saia e divirta-se com seus amigos”, orienta Camila Relva, da Compagnie. “Não se esqueça de dar atenção ao seu noivo e, quando se encontrar com ele, que não seja apenas para discutir os assuntos referentes ao casamento. Namore bastante.”

17. Com a aproximação da data do casamento, evite ficar pesquisando mais sobre o assunto em blogs e sites especializados. O que você contratou está contratado e ponto final. Confie nos profissionais que contratou, principalmente se estes tiveram boas referências. Com certeza, no dia de seu evento eles farão um ótimo trabalho.

18. Se você planeja exibir uma decoração de arrasar na igreja, com direito a velas, vasos e centenas de rosas vermelhas, saiba que isso não é barato. “Uma boa opção é dividir os custos da decoração com outras noivas que se casarão no mesmo dia”, diz Mariana G. Marcozzi, uma das sócias da MerryMakers Assessoria de Eventos, de São Paulo.

19. “Gosto de dizer para meus clientes que os preparativos de um casamento são um ‘cursinho’ para a vida de casado que vem pela frente. Não serão apenas os preparativos do casamento que trarão possíveis discussões e estresse. O casal deve saber conversar e ponderar para chegar a um bem comum. O legal para evitar discussões é sempre encontrar o caminho do meio. De vez em quando é preciso ceder; e este conselho serve para a vida”, acredita Mariana G. Marcozzi, da MerryMakers.

20. Não se esqueça de checar e re-checar datas e horários com fornecedores. A dica vale mesmo para quem contratar assessoria.

21. Evite sobrecarregar a semana pré-núpcias com uma série de tarefas. Procure relaxar fazendo coisas de que gosta, como ouvir música, ler um bom livro, curtir uma massagem. Descansar bem, além de garantir uma pele linda para o dia especial, vai repor as energias para você curti-lo com tudo o que tem direito.

22. Procedimentos de beleza, como remoção de manchas, implante de silicone, aplicação de toxina botulínica e limpeza de pele, por exemplo, devem ser feitas com uma antecedência considerável para não subir ao altar cheia de marcas. Combine tudo direitinho com o dermatologista.

23. Nada de tomar chás ou medicamentos calmantes poucas horas antes da cerimônia. Você provavelmente vai estar nervosa e os efeitos podem ser bem desagradáveis.

24. A mesma recomendação vale para dietas muito restritivas ou malucas um mês antes do casamento. Aliás, no grande dia, procure se alimentar bem, para não passar mal.

25. Ok, casamento do tipo balada está super na moda. Porém, lembre-se de que não são somente seus amigos da faculdade ou do trabalho que vão prestigiar a festa. Muitos familiares, seus e do seu noivo, com mais de 50 anos não devem apreciar nem um pouco música aos berros e luzes coloridas logo no início da festa. Deixe a bagunça para depois que for servido o bolo.

26. Alguns detalhes que ninguém costuma levar em consideração podem transformar o casamento em um evento inesquecível para os convidados. Mariana, consultora da MerryMakers, cita como exemplo lembrar-se de pessoas com necessidades especiais na hora de decidir por um espaço para a cerimônia e a recepção e incluir no bufê opções para convidados vegetarianos, crianças ou diabéticos.

27. Se você se emociona com vídeos mostrando a história do casal, seja comedida no tempo de duração. Várias fotos que fazem o maior sentido para vocês dois – como aquela viagem inesquecível a Monte Verde ou a Micareta do último verão – são bem entediantes para a maioria dos convidados. O mesmo conselho vale para o número de imagens importantes – não tente prestigiar as 250 pessoas presentes ali. Elas querem dançar, comer, beber, conversar com vocês, e não assistir uma espécie de “Arquivo Confidencial do Faustão”.

28. Lide com imprevistos com calma. “Desesperar-se, além de não resolver nada, ainda impede que tenhamos bom desempenho de raciocínio”, destaca Camila Relva.

29. E atenção, noivos! A pior das TPMs não se compara à histeria que acomete algumas noivas durante os meses que antecedem o casamento. Se vocês desejam mesmo que o enlace aconteça, tratem suas garotas com afeto, compreensão e beijinhos. “Não descuidem da relação durante os preparativos. Envolvam-se e procurem participar e ajudar no que for possível”, sugere Eduardo Martins, da Loja dos Noivos. “Tudo bem que homem não se importa com qual flor estará no centro de mesa durante a recepção. Mas ele deve se importar em continuar dando respaldo psicológico, carinho e atenção à sua futura mulher para que ela se sinta segura com o futuro casamento”, salienta Mariana, da MerryMakers.

30. Controle a ansiedade. Aceite o fato de que o prazo que os fornecedores dão nunca bate com a velocidade que gostaríamos que as coisas acontecessem. Ter dúvidas e ficar indecisa é natural. E, por fim, aproveite todos esses momentos sem estressar, pois no máximo eles se transformarão em histórias engraçadas depois. Uol Saúde

Ministro da Saúde recomenda sexo para combater hipertensão

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Características dos signos de sua mãe te ajudam a presenteá-la

Comprar o presente da sua mãe nem sempre é uma tarefa fácil. Por mais que elas digam não se importar com o que vem no pacote, não á quem resista a ficar quebrando a cabeça, em busca da idéia perfeita para agradar. Nesta missão, que tal contar com a ajuda dos astros? Sim, o zodíaco pode te dar uma mão na hora de ir às compras.Baseada nas características de cada signo, a astróloga Divani Mogames Terçarolli da consultoria Astro Brasil, de São Paulo, montou um guia com sugestões de opções de presentes que podem ser boas alternativas. A astrologia é muito útil em ensinar às pessoas que cada ser humano é único, cada qual é uma combinação única de vários fatores ou energias simbolizadas pelos planetas , explica.

Áries
A mãe ariana é enérgica, sabe impor sua vontade e não faz silêncio disso. Cheia de iniciativa, independente e corajosa, também incentiva essas qualidades desde cedo em seus filhos. Incansável, trabalha arduamente dentro ou fora de casa para manter tudo funcionando e bem cuidado. Sempre espontânea e ativa, cobra decisões e atitude de seus filhos desde pequenos em vez de super-protegê-los. É bastante carinhosa, gosta de encher a prole de beijos e abraços. Sua música preferida é ouvir dos filhos que é a melhor mãe do mundo. Uma roupa para praticar seu esporte favorito ou uma matrícula numa academia irão deixá-la agradavelmente surpresa.

Touro
A mãe deste signo é terna e amorosa, sabe dar e receber carinho e é meio ciumenta em relação aos filhos. Sabe apreciar as coisas boas da vida e gosta de tudo que é belo e confortável. Leal e sociável é capaz de manter amizades e parcerias muito duradouras. Prática e objetiva, não gosta de perder tempo com teorias ou fantasias. É perseverante e obstinada, quase teimosa, e sua enorme paciência transcende limites. Administra o lar com eficiência e economia e, se a situação financeira permitir, pode optar por ficar em casa, caso contrário, arregaça as mangas e vai em busca do dinheiro fora do lar. Roupas e acessórios requintados, levá-la para almoçar fora serão muito valorizados como presente.

Gêmeos
A mãe geminiana tem múltiplas facetas e humores. Costuma surpreender seus filhos com novas idéias, passeios e atividades. Gosta de ler e de contar histórias para eles, às vezes com finais inesperados. Procura incentivar a curiosidade nos filhos, o interesse pela leitura e por todo e qualquer tipo de aprendizado. Incentiva nas crianças o convívio social e não se importa de estar sempre levando e trazendo os amiguinhos dos filhos para casa. Muito ativa, está sempre em movimento seja físico ou mental. A comunicação é o seu maior dom, sempre terá algo para dizer. Cartas e bilhetes dos filhos vão merecer sua total atenção. Presentes como assinaturas de jornais e revistas, ou mesmo um telefone celular podem agradá-la.

Câncer
A mãe canceriana gosta de dar muito carinho e afeto, e de proporcionar aos filhos um ambiente amoroso e acolhedor. Eles sabem que, ao primeiro sinal de necessidade, essa mãe estará sempre pronta a mover montanhas para ajudá-los. Às vezes pode se mostrar magoada, principalmente quando sente que seus pequenos já se tornaram independentes e não precisam tanto dela. Gosta de incentivar nos filhos o respeito pelos mais velhos e pelas tradições familiares. Também prefere receber os amigos deles em casa para conhecer e participar do ambiente social deles. Se não conseguir dedicar-se com afinco ao lar, por causa da carreira, pode optar por deixá-la na primeira oportunidade. Presentes comprados com a mesada dos filhos, ou feitos artesanalmente por eles, a deixarão muito feliz.

Leão
Sempre com muita garra, a mãe leonina não gosta que os filhos se distanciem muito. Impõe seus métodos de disciplina de maneira firme, quase autoritária, mas gosta de brincar e sabe ser muito generosa quando se sente amada e respeitada por eles. Sente-se orgulhosa dos grandes feitos dos filhos e gostará de incentivar neles a criatividade, encaminhando-os para atividades como teatro, pintura e balé. Também procurará desenvolver neles sentimentos de lealdade, autoconfiança e independência. Mesmo com mais idade, demonstra grande vigor para acompanhar os filhos em diversas atividades e para comemorar sempre, com festas e reuniões. Acessórios sofisticados ou jóias são presentes ideais.

Virgem
Normalmente discreta, ordeira e disciplinada, a mãe virginiana procura exigir o mesmo dos filhos. Gosta de manter tudo bem arrumado e se esforça para proporcionar a sua família um ambiente equilibrado e uma alimentação saudável e balanceada. Sua agenda de compromissos costuma ser cumprida à risca. Um pouco silenciosa, educa mostrando atitudes práticas e corretas. Ajuda o filho nas tarefas escolares, se preciso, e sempre procura verificar a mochila deles, que é para ver se está tudo em ordem. Procura acompanhar seus movimentos, conhecendo os amigos e cobrando horário para voltar para casa. Os presentes ideais são aqueles que ajudam a manter as coisas em ordem, como caixas com várias repartições, ou artigos para a higiene pessoal, como sabonetes ou uma loção suave.

Libra
Elegância sóbria e delicada é característica do jeito suave dessa mãe. Muito paciente e tolerante, nunca impõe efetivamente sua autoridade, mas se irrita quando não é seguido o plano que imaginou ou traçou. Procura sempre administrar os conflitos familiares diplomaticamente e promover a harmonia e a compreensão entre todos. Procura mostrar aos filhos a importância do convívio social e do respeito às normas da boa educação e etiqueta além da graça no falar, vestir e agir. Compartilhar experiências de modo que todos se sintam felizes é a sua prioridade. É capaz de abrir mão de qualquer coisa para agradar aqueles que ama. Costuma ser boa companhia para qualquer tipo de atividade, por isso um par de convites para uma peça em cartaz é uma boa dica de presente.

Escorpião
Profunda e investigativa, a mãe de Escorpião parece penetrar na mente dos filhos através do contato olho-a-olho e descobrir todos os seus segredos. Ambiciosa e determinada, anseia ver os filhos se transformarem em homens e mulheres tão competentes quanto ela. Devota uma profunda dedicação aos que ama, tudo o que faz ou pensa é com grande intensidade. Muitas vezes encontra dificuldade em relaxar, pois gosta de manter-se a par de tudo o que acontece ao seu redor e se envolve inteiramente com toda a família. Presentes que desafiem a mente com mistérios, enigmas e estratégias como um bom livro policial, uma provocante lingerie ou um estojo de maquiagem que realce os olhos podem agradá-la.

Sagitário
Muito alegre e um pouco autoritária, sabe mesclar essas características de forma equilibrada quando se trata da educação dos filhos. Sempre com reações surpreendentes, como respostas inteligentes e bem humoradas, consegue obter o respeito dos filhos e manter a autoridade. Procura despertar neles a fé e o senso de justiça. Independente e otimista, irá incentivar os filhos a ter uma visão idealista da vida, gosto pelos estudos e pelas viagens. Aliás, as viagens, desde as excursões com a escola até um roteiro mais elaborado sempre serão aceitas prontamente. Portanto, pacotes de viagem para quaisquer destinos são uma boa dica de presente. A atividade física também é importante para essa mãe, então, roupas e acessórios para a prática de esportes também serão bem aceitos.

Capricórnio
Muito séria e comedida, essa mãe não tem muito jeito para mimar os filhos ou para dizer palavras de carinho e incentivo. Prefere demonstrar seu amor através de atos ou ações concretas, trabalhando para provê-los do que precisam, cuidando da casa, fazendo coisas boas para eles e exigindo lealdade de seus filhos. Ela os ensinará a ser organizados e persistentes. Sabe impor sua autoridade, e de ter seus pontos de vista respeitados. Trabalhadora e ambiciosa, incentiva as crianças a progredir financeiramente e a conquistar posições de autoridade e status social. Um relógio, uma agenda ou uma roupa clássica, prática, e de boa qualidade serão bem aproveitadas.

Aquário
A maternidade começa a ser mais prazerosa quando os filhos atingem a adolescência e começam a ter perspectivas próprias. Ela dá a eles muita liberdade de expressão e se alegra quando os vê voando tão alto. Orgulha-se de qualquer manifestação criativa e se derrete quando os ouve chamá-la de amiga. A fase do choro e das canções de ninar é um período que ela deseja que passe rápido, mas é capaz de guardar o primeiro cacho de cabelo do bebê como prova perpétua de sua dedicação. Tenta criar os filhos de maneira original, respeitando a individualidade de cada um. Qualquer novidade no mercado que a liberte das tarefas domésticas diárias será um grande agrado.

Peixes
Não leva jeito nenhum para ser uma mãe mandona e autoritária. Quando precisa impor a disciplina de maneira mais rígida, fica com o coração partido e na primeira oportunidade, com a voz doce e o jeitinho um tanto meigo, reconquista a paz. Gosta de contar histórias, reais ou imaginárias, aguçando a imaginação de quem ouve. Do mesmo modo que passa muito tempo verbalizando o amor que sente pelos filhos, quer ser agraciada e surpreendida por palavras e gestos espontâneosvindos deles. Aprecia tudo que é belo e artístico, portanto um livro de poesias ou uma gravura em tons suaves para seu canto preferido da casa irá deixá-la bastante satisfeita. Minha Vida

Ajuste seu treino ao ciclo menstrual e contorne o mal-estar

A menstruação foi até pouco tempo um tabu em relação á prática de exercícios físicos. Porém, a partir da década de 50, com o desenvolvimento dos anticoncepcionais e dos absorventes mais anatômicos , além do aumento de pesquisas sobre o tema, a rotina da mulher esportista foi reduzida a uma questão de escolha. A prática do exercício físico na fase da menstruação é uma decisão pessoal de cada uma. "Não há contra-indicações para mulheres nessas condições. Se ela já é atleta, ela vai adaptar em qualquer fase do ciclo", diz a ginecologista do esporte Eliana Viana Zucchi, da Unifesp. Mas, apesar disso, o desempenho físico da mulher pode variar de acordo com as fases do ciclo menstrual, graças às alterações hormonais e físicas que ocorrem em cada período.

O ciclo menstrual, que dura de 28 a 32 dias, é composto por três fases: Luteinica, Folicular e Ovulatória. A cada fase menstrual ocorrem elevações e diminuições cíclicas dos hormônios ovarianos estrógeno e progesterona. As alterações têm efeitos definidos na aptidão física e desempenho atlético. Entenda as peculiaridades de cada fase e como adaptá-las a uma rotina de atividades físicas prazerosas.

Fase 1: Irritabilidade com o treino

A chamada fase luteiníca acontece quando um folículo do ovário, que estava em crescimento se rompe quando não há fecundação e, por isso, o óvulo se transforma em uma massa amarela que amadurece e acaba por ser levada pelo sangue. Nessa fase, os sintomas da TPM aparecem e a mulher fica menos paciente com o treinamento, por causa dos sintomas típicos, como enxaqueca, irritabilidade, retenção de líquido e prisão de ventre.

Quando a menstruação vem, a mulher fica mais sensível e mais influenciada pela indisposição causada por cólicas abdominais, cansaço e inchaço. Por isso, o rendimento físico tende a cair um pouco. "Nessa fase, a mulher geralmente tem grande variações do humor, podendo ainda ter enxaquecas, dores lombares fortes e cólicas de trompa. Além disso, a hemorragia uterina, além de desconfortável, pode diminuir um pouco o estado de hidratação e o volume do sangue na corrente sanguínea. Tudo isso, causa indisposição e compromete o rendimento físico", explica Cassiano Merussi Neiva, professor e pesquisador Chefe do laboratório de Metabolismo e Fisiologia do Esforço, da Unesp.

Assim, como nesse período a mulher fica mais vulnerável, ela pode maneirar nos exercícios físicos mais pesados. "Para evitar a perda excessiva de sangue, o organismo da mulher produz uma substância chamada prostaglandina, que provoca contração uterina. Por isso, o ideal é evitar atividades muito intensas. Exercícios mais relaxantes, comoioga e alongamento podem ser boa pedida."

Fase 2: Melhora gradativa

O período folicular é o processo de crescimento do folículo do ovário, que demora mais ou menos 14 dias. No final desse período, o organismo da mulher fica mais apto para fazer atividades cotidianas, pois há menos retenção de líquido e maior consumo de oxigênio. "Na segunda metade da fase folicular, a mulher apresenta um aumento gradativo de sua disposição ao trabalho físico (ao exercícios, por exemplo) e também um aumento de sua capacidade aeróbia frente ao exercício, bem como da capacidade de exercer força muscular", afirma o pesquisador da Unesp. As mulheres podem aproveitar esse aumento do rendimento para se dedicar aos exercícios aeróbicos, contínuos e prolongados, como por exemplo, nadar, correr, caminhar ou praticar step e body jump.

Fase 3: tudo liberado!

Por volta do 15° dia, o folículo rompe-se e dá início a ovulação. Nesse período, o óvulo pode ser fecundado, mas, caso isso não acontecer, ele continua seu percurso, compondo a fase ovulatória. "A predisposição feminina aumentará ainda mais na fase ovulatória, pois se dará o início de uma elevação das concentrações de progesterona, hormônio feminino que é fruto da atividade dos ovários e que serão juntamente com outros hormônios, responsáveis pela manutenção da capacidade aumentada para realizar esforço físico e dos picos de força", afirma Cassiano Neiva.

Dessa forma, no decorrer dessa fase, a mulher conseguirá desempenhar bem todo e qualquer tipo de exercício físico. Como ensina o pesquisador: "essas características permanecerão até o final da fase da ovulação e começaram a declinar novamente com a chegada da fase lútea, completando o ciclo", diz o especialista da Unifesp.

Agora que você já sabe quando estará mais disposta às atividades físicas, que tal fazer um cronograma do que treinar de acordo com cada fase? Assim, além de melhor aproveitamento do treino, conseguirá melhorar a sua qualidade de vida.

Prepare-se para a Menopausa

Com o fim do ciclo menstrual, a mulher vive uma série de alterações que a deixam mais sensível, pois ela precisa lidar com diversas transformações: como envelhecimento, perda da beleza, exaltação de sentimentos. Por isso, a ginecologista Eliana Viana explica que é importante que a mulher faça exercícios físicos. "Trinta minutos ao dia são suficiente para que a mulher prevenir os problemas que começam aparecer nessa fase: acúmulo de gordura, osteoporose e diabetes. Além disso, o esporte lhe dará um convívio social que a ajudará a enfrentar a menopausa com mais disposição", explica Eliana. Minha Vida

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Bem Estar Noticias: Aparelho ajuda cientistas a 'enxergar' gordura dentro do corpo

Um estudo realizado na Grã-Bretanha está fornecendo imagens inéditas para que cientistas analisem com mais precisão os efeitos do excesso de gordura no organismo.

Graças a um aparelho especial de ressonância magnética, que permite realizar imagens do corpo inteiro de um paciente, o painel interdisciplinar que realiza a pesquisa pode visualizar com clareza o depósito de gordura em torno de órgãos vitais de pessoas acima do peso.

"Esse tipo de imagem mostra como a gordura se distribui pelo organismo, o que é fundamental para entender a relação entre a genética e os fatores ambientais na obesidade", explicou à BBC Jimmy Bell, chefe do grupo de imagem metabólica e molecular do Imperial College, em Londres.

"Até agora a medição da quantidade de gordura no organismo era feita de maneira indireta, através de recursos como a bioimpedância ou o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC)."

Problemas de saúde
O estudo, iniciado há dez anos e financiado pelo Medical Research Council britânico, pretende ajudar especialistas em obesidade a desenvolver uma metodologia para ajudar seus pacientes a lutar contra o problema.

"Combinando o conhecimento sobre a genética, a distribuição da gordura e o estilo de vida do paciente, o médico poderá sugerir menos mudanças de hábito e medidas mais eficazes para ele perder peso", disse Bell.

O acúmulo de gordura em torno de órgãos como o coração, o fígado e os pulmões, por exemplo, pode levar a problemas cardíacos e respiratórios.

Mas o estudo sugere que a gordura instalada em outras partes do corpo, como abdômen, joelhos, pés, pescoço e bacia pode incentivar o surgimento de problemas como câncer, artrite, infertilidade, depressão, dificuldades de locomoção, dores de cabeça e varicose, entre outros.

Para Bell, no entanto, o desafio de se usar a ressonância magnética para acompanhar pacientes obesos está no preço do equipamento.

"É algo muito caro. Muitos hospitais públicos têm apenas um e uma fila enorme para usá-lo", disse. "Idealmente, para fazermos o acompanhamento necessário seria preciso pelo menos uma sessão de ressonância por ano."

"De qualquer maneira, a obesidade já é um grande consumidor dos recursos públicos de saúde na Grã-Bretanha e vai continuar sendo para várias seguradoras em todo o mundo", concluiu. BBC Brasil

Bem Estar Pesquisa: Seis em dez paulistas têm risco cardiovascular alto ou moderado, aponta pesquisa

Aproximadamente 34% dos paulistas apresentam alto risco de desenvolver doenças cardiovasculares nos próximos 10 anos, e quase 27% têm risco moderado, segundo dados do I Mutirão de Avaliação de Risco Cardiovascular de São Paulo. Realizado pela Secretaria de Estado da Saúde e pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo em junho e julho de 2009, o mutirão avaliou cerca de 100 mil pessoas que passaram pelas Unidades Básicas de Saúde, hospitais e postos de saúde de São Paulo e Campinas, e mostrou que apenas 39,5% da população apresenta risco baixo de ter problemas cardíacos.

Os resultados indicaram que a situação entre os homens é a mais preocupante, já que 42,84% têm alto risco, 23,92% apresentam risco moderado, e 33,24%, baixo risco. Entre as mulheres, 29,11% apresentam alto risco, 28,23% têm risco moderado, e 42,66%, baixo risco.

O cardiologista Álvaro Avezum, coordenador do Mutirão, explica que os números surpreenderam, e é preciso que haja uma conscientização da população para reverter as estatísticas que colocam o Brasil como um dos países com as maiores incidências de doenças cardiovasculares. "É necessário mudar hábitos de vida, realizar exames com regularidade e aderir ao tratamento, para quem se enquadra nessa situação", explica.

Fatores de risco

Os números do Mutirão revelam que os paulistas estão abusando do direito de apresentarem fatores de risco para doenças cardiovasculares, incluindo sobrepeso, gordura abdominal, tabagismo, sedentarismo, hipertensão e estresse. Cerca de 75% apresentavam três ou mais fatores de risco cardiovascular, sendo que 14,% foram consideradas de risco muito alto, ou seja, risco de sofrer infarto ou óbito nos próximos 10 anos. Além disso, sobrepeso ocorreu em 40% e obesidade em 32%, sendo 70% da população sedentária. E mais de 15% eram fumantes - taxas maiores em homens: 18,3% -, com média de consumo de 13 cigarros por dia, o que pode representar uma hora e 18 minutos a menos de expectativa de vida a cada dia.

A "barriguinha" dos paulistas está acima do ideal. Entre as mulheres, mais de 88% estão com a circunferência abdominal acima dos 80 cm; já entre os homens, 73% estão acima dos 90 cm. "A gordura no abdômen é a mais prejudicial que existe, já que se acumula entre os órgãos e é consequência da ingestão de alimentos acima do que precisamos no dia a dia e associado ao sedentarismo", explica o especialista. O Mutirão constatou que apenas 30% praticam atividades físicas com regularidade (30 minutos pelos menos três vezes por semana); 55% comem frutas e 62% comem verduras diariamente.

Outro fator de risco muito comum mostrado pela pesquisa foi a hipertensão - mais da metade dos participantes disseram ter pressão alta e, destas, 91% revelaram tomar medicação para controlar a hipertensão. Além disso, aproximadamente 40% das pessoas que disseram ter pressão alta apresentavam níveis de pressão arterial abaixo 14X9 mmHg e apenas 12% abaixo de 13X8 mmHg, sugerindo o controle inadequado da pressão alta.

Entre as 100 mil pessoas avaliadas quase 47% afirmaram que tiveram algum fator estressante no último ano, incluindo morte de familiar, perda de emprego, separação conjugal ou ruína financeira. O estresse intenso ou exagerado ocorreu em 23% dentro da própria casa; 15% dentro do trabalho; 10% dentro da sociedade e 25% de causa financeira. E os resultados indicaram que as mulheres sofrem mais do que os homens com o estresse dentro de casa, segundo o pesquisador, por causa do "peso do papel da mulher na sociedade, que chefia famílias e cuida dos filhos". Entre os fatores mais estressantes fora de casa, foram citados o chefe no trabalho e o trânsito. Boa Saúde

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Confira 7 alongamentos para fazer no trânsito

Passar as longas horas nos congestionamentos pode ser uma boa oportunidade para realizar alongamentos, que além de fazerem bem para o corpo, relaxam a cabeça. Confira abaixo sete exercícios fáceis e rápidos para serem feitos enquanto está sentado no banco do carro esperando a fila andar, alongando cada parte do corpo. As sugestões foram dadas pelo professor Eduardo Okuhara Arruda, da Faculdade de Educação Física da Universidade Metodista de São Paulo.

1) Pescoço: Mova lateralmente dos dois lados e permaneça de 10 a 15 segundos de cada lado.

2) Ombros: Mova circularmente, primeiro para frente e depois com o giro invertido, para trás. Repita o movimento de 5 a 10 vezes.

3) Mãos: Apoie o dorso das mãos no meio das coxas e permaneça de 10 a 15 segundos.

4) Pernas: Estique uma das pernas e incline o tronco para frente. Pode até encostar na direção. Permaneça de 10 a 15 segundos.

5) Tronco: Apoie a mão ao lado do banco e gire o tronco (deve-se fazer com cuidado, pois perde-se a visão do trânsito). Faça dos dois lados com cerca de 10 segundos de permanência.

6) Antebraços: Apoie a palma das mãos no vidro dianteiro e permaneça de 10 a 15 segundos.

7) Abdome: Debruce sobre o volante, contraindo o abdome e fique assim de 10 a 15 segundos. Vida Saúde

Bem Estar Noticias: Noticia: Nintendo e Bayer lançam acessório de jogo para diabéticos

Chegou ao mercado recentemente o Didget, acessório para a plataforma de jogos eletrônicos Dual Screen (DS), da Nintendo, produzido em parceria pela companhia farmacêutica Bayer e Nintendo. O aparelho permite medir os níveis de açúcar no sangue e gratifica os usuários com pontos em jogos para DS, o que pode auxiliar diabéticos a terem uma melhor qualidade de vida.

Anunciado há menos de um ano, o Didget será comercializado com o jogo Knock Em Downs: World Fair, que liberará funcionalidades extras de acordo com os pontos obtidos com a checagem regular de açúcar no sangue, informa o site TG Daily.

Para o site Crunchgear, é uma ótima iniciativa para tornar menos penoso para as crianças o processo de controle da doença, já que a medição de glicose vai se tornar algo um pouco divertido se associado ao jogo ("videogame").

O acessório foi desenvolvido com o auxílio de Paul Wessel, pai de Luke, uma criança diabética, que vivia perdendo o seu medidor de glicose, mas que jamais se desgrudava se deu Nintendo DS.

No entanto, o Didget não é compatível com os modelos DSi e DSi XL, mais recentes e que não possuem o segundo slot necessário para a conexão do acessório. O Didget já está a venda nos Estados Unidos, Reino Unido, Croácia e Eslovênia -- nos EUA, ele já pode inclusive ser encontrado em algumas farmácias, e pode ser adquirido pelo site da Bayer (www.bayerdidget.com). O preço sugerido é de cerca de US$ 75, e além do aparelho, o kit inclui outros materiais para a realização do teste, como agulhas. Ainda não existem informações sobre a chegada do dispositivo ao Brasil. Terra Saúde

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aposente a tinta e assuma os cabelos brancos com estilo

Eles sempre foram vistos como inimigo da beleza feminina. Ah, os cabelos brancos! E qual filho já não foi acusado por ser o responsável por cada fio branco na cabeça da mãe?

Prova de preocupação feminina ou atestado cruel da idade, os cabelos grisalhos sempre foram sinônimo de elegância entre os homens, mas nunca foram bem visto pelas mulheres. Mas isso até pouco tempo atrás.

Muitas mulheres aposentaram as tinturas para assumir de vez o visual cheio de atitude. Quem não se lembra da elegantérrima Miranda, interpretada pela atriz Meryl Streep no filme O Diabo Veste Prada? Aqui no Brasil, Glória Menezes e Cássia Kiss também fizeram seguidoras. "Mas é preciso cuidado na hora de lavar, hidratar e cortar para não deixar o cabelo amarelado ou manchado", explica o Hair Stylist André de Leone.

A seguir, você confere as dicas de cuidados para os fios grisalhos sem ficar com cara de vovó.

Quem pode usar?
O segredo é manutenção. Não é o biótipo da mulher que determina a beleza do visual grisalho, e sim os cuidados que ela tem com os fios para deixá-los homogêneos e bonitos:

"Não importa se a mulher é loira, morena, negra ou ruiva. O grisalho cai bem em todas elas, desde que a cor seja harmônica e os fios brilhosos, senão fica desleixado e envelhece a aparência", explica Leone.

Passo a passo dos fios brancos
1- Os fios brancos merecem tratamentos especiais para:

a) hidratar: com certeza o tratamento é completamente diferenciado dos fios naturais. Por ser um fio sem melanina, existe um ressecamento maior, portanto é mais difícil de tratar:

"o maior problema dos cabelos brancos é que eles não têm melanina, que dá elasticidade e maciez aos cabelos, e são mais impermeáveis, dificultando a ação de cremes e tratamentos capilares. É preciso tempo e disciplina para conseguir o resultado", afirma o hair stylist.

b) lavagem e higienização: o ideal é usar um xampu para fios grisalhos a cada 15 dias. "este tipo de xampu é feito a base de um composto roxo sem pigmentos de amônia que evita o amarelamento dos fios brancos e puxa a cor para o cinza, brilhoso e com aparência mais saudável", explica Leone.

- Inove no corte
Neste caso, o cabelo comprido não é o mais indicado. A sugestão do hair stylist é optar pelos curtos ou médios, porém com desconexões e desfiados. "cabelos longos e retos envelhecem a mulher. O ideal para quem tem cabelos grisalhos são os cortes repicados curtos", diz o especialista.

Grisalha de farmácia
Muitas mulheres enfrentam o dilema de apresentarem apenas alguns fios brancos concentrados no mesmo lugar, deixando o visual heterogêneo demais para quem quer assumir os grisalhos. A saída encontrada muitas vezes é recorrer à tintura da farmácia. Mas nem sempre ela é a melhor solução.

André de Leone explica que esta é uma alternativa arriscada e que geralmente não dá bons resultados, deixando o look artificial e os fios manchados: "não tem como obter uma coloração homogênea pintando os cabelos de cinza para ficar grisalho. É preciso muita técnica para se chegar ao tom mais harmônico possível e mesmo assim, não fica perfeito porque os fios brancos vão ficar mais claros do que os de cor natural. Fica artificial", explica Leone.

Colorir ainda é o lema?
Se a ideia é cobrir parte dos fios brancos ou escondê-los por mais um tempo, o ideal é optar tintas de cabelo especiais para cabelos grisalhos.

Além de tratarem os fios, elas impedem o efeito manchado obtido com as tintas convencionais: "as tinturas para cabelos grisalhos são mais práticas, já que exigem menos tempo para colorir e conseguem homogeneizar o tom dos fios sem deixar manchas", diz o hairstylist.

Mentiras e verdades sobre os cabelos brancos
1-Os fios brancos podem aparecer em qualquer idade?
Verdade! É possível encontrar fios brancos até em crianças, porém, o mais comum é que eles apareçam após os 30 anos. "Existem alguns fatores responsáveis pelo embranquecimento dos fios: ou a razão é genética, daí a presença de fios brancos em crianças, ou é decorrente da diminuição natural e gradativa da capacidade de produzir melanina", explica o dermatologista Ademir Jr.

2- Há algum medicamento que tenha efeito comprovado na recuperação da coloração dos cabelos?
Mentira! Como as causas para o aparecimento dos fios brancos são genéticas ou naturais em função da idade, não há nada que de fato possa reverter a situação. "O que existem são remédios que amenizam este processo de modo a retardar um pouco o processo de embranquecimento, mas mesmo assim eles não são capazes de impedir ou reverter o processo", explica.

3- Aquela história de que os fios brancos são resultado de preocupações é verdade?
Verdade! O dermatologista Ademir Jr. explica que o estresse causado pelas preocupações pode acelerar e antecipar sim o aparecimento dos fios brancos, mas que deve-se levar em consideração outros fatores: "em geral, o estresse acelera o processo de despigmentação dos fios, mas não dá para ver isso como uma regra porque a ocorrência dos fios grisalhos depende também de fatores genéticos e dos hábitos de vida da pessoa".

4- Para cada fio branco arrancado nascem outros 7 fios brancos?
Mentira! O que acontece é que os fios brancos que são arrancados nascem de novo, mas eles não têm como interferir na pigmentação dos fios ao redor deles: "cada fio de cabelo tem seu próprio conjunto de células que produzem a melanina, por isso não é possível a perda de pigmentação por proximidade", explica Ademir. Minha Vida

Minha parceira é ninfomaníaca. Quais são as formas de lidar com isso quando o interesse em sexo começa a conflitar?

Resposta: Ninfomania existe quando uma mulher tem uma necessidade insaciável por sexo. Ela tem fantasias sexuais persistentes, tem relações sexuais e não se satisfaz, não consegue controlar seus impulsos, o pensamento e o desejo de sexo ocupam a maior parte de seu tempo, o que, em geral, atrapalha seu relacionamento com os amigos, com o parceiro, com a profissão. Enfim, não é algo saudável.

Qual a diferença entre ser ninfomaníaca e gostar de sexo?

É preciso tomar cuidado ao dizer que uma mulher é ninfomaníaca. Se ela gosta de sexo e quer sexo todos os dias, mas consegue controlar essa necessidade quando não é possível ter o que deseja, mantém um bom relacionamento com as pessoas, é produtiva profissionalmente, consegue ter atividades saudáveis, fazer esporte, ir ao cinema, estudar. Então isso só quer dizer que ela gosta bastante de sexo e ponto, saudável.

Se a parceira realmente é ninfomaníaca, ela deve estar infeliz, pois essas mulheres sentem-se sem controle de suas vidas, sentem-se insatisfeitas e culpadas após o ato sexual. Então, realmente precisam de ajuda. De sua parte você pode dar apoio, em primeiro lugar ajudando-a a procurar um psiquiatra, que depois de medicá-la, também a encaminhará para um processo psicoterápico.

Em segundo lugar será bom para ela contar com a compreensão e estímulo de um parceiro amoroso e firme que permaneça ao seu lado durante esse processo de tratamento, até que consiga superar essa dificuldade e viver adequadamente sua sexualidade.

No entanto, é importante que você saiba quais são seus limites. Por mais que sua parceira precise de você e por mais carinho e consideração que você possa ter por ela, pode ser difícil permanecer ao seu lado. Pode ser que esteja acima de suas possibilidades e que te traga muito sofrimento. Nesse caso é importante ser sincero consigo e com ela. Se você não conseguir permanecer ao lado dela como parceiro, pode permanecer como amigo.

Se você se deu conta, após ler esta resposta, que sua parceira não é ninfomaníaca e que provavelmente o fato é que ela quer sexo com mais frequência que você, então a questão é que precisam ajustar o ritmo do relacionamento. Nesse caso, é preciso conversar e deixar claro que não está satisfeito. Dizer que não sente tanta necessidade de sexo quanto ela e propor menos relações sexuais, e mais de outras expressões de afeto e interesse, como dançar, ouvir música ou assistir filmes juntos. É claro que a reorganização do ritmo deve ser justa e equilibrada para ambos. Isso será possível se os dois considerarem o relacionamento valioso e estiverem dispostos a fazer concessões, sem sofrer demais por isso. Avalie qual é o caso de vocês e tenha sucesso em suas decisões. Vya Estelar

Uma maçã por dia previne o câncer

Basta uma unidade por dia para você derrubar os riscos de ter alguns tipos de tumor, principalmente o de intestino. De quebra, você ingere substâncias que protegem as artérias e que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

Costumam repetir os americanos: “One apple a day keeps the doctor away”. E comece a levar a sério o que poderia soar a uma rima tola: uma maçã por dia ajuda, sim, a manter os médicos bem longe. Essa seria, mais ou menos, a tradução do ditado e é verdadeira pelo menos no que diz respeito ao câncer.

Um estudo polonês, realizado na Universidade Jagiellonian e divulgado no European Journal of Cancer Prevention, uma publicação científica de prestígio, corrobora com essa ideia. Os pesquisadores entrevistaram 592 portadores de tumor colorretal e 765 indivíduos saudáveis, comparando toda sorte de informações sobre seu estilo de vida, sobretudo o que comiam — verduras, frutas e, entre elas, maçãs especificamente. “Depois de analisar os dados dos dois grupos, concluímos que a ingestão diária de pelo menos uma maçã já reduz em 35% o risco de um câncer intestinal”, conta a SAÚDE! Wieslaw Jedrychowski.

O trabalho não é o único a apontar um efeito anticâncer da fruta. Na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, nutricionistas pingaram o extrato de maçã diretamente em células tumorais de mama e notaram que ele foi capaz de frear sua multiplicação. Na prática, isso indicaria que a fruta não só atuaria na prevenção do problema como favoreceria sua cura.

“O mérito é dos chamados compostos fenólicos, um time poderoso de antioxidantes, presentes em doses generosas nas maçãs”, explica o engenheiro agrônomo Alessandro Nogueira, do Grupo de Trabalho sobre Maçã da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no interior do Paraná. Esses componentes neutralizam radicais livres, moléculas formadas no organismo que, em excesso, prejudicam o DNA das células, desencadeando a proliferação desordenada por trás da formação de um tumor. “Além dessa ação contra os radicais, há indícios científicos de que os mesmos compostos regulariam a resposta imunológica e a expressão do gene p53, envolvidos no aparecimento de tumores”, completa Jedrychowski.

No grupo de compostos fenólicos encontrados no fruto da macieira, alguns merecem destaque. “As procianidinas, as quercetinas glicosiladas e a rutina estão entre os principais”, lista a nutricionista Andrea Andrade, da RG Nutri Consultoria em Nutrição, na capital paulista. Não se preocupe em decorar esses nomes complicados, mas em aprender o seguinte: sempre consuma a maçã inteira. “Sua casca possui de cinco a dez vezes mais substâncias ativas do que a polpa”, justifica Alessandro Nogueira.

Se o produto não for orgânico, procure varrer os agrotóxicos. “Basta deixar a fruta imersa em 1 litro de água com 5o gotas de hipoclorito durante 15 minutos e depois lavá-la com água potável”, ensina a engenheira agrônoma Marta Spoto, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, no interior de São Paulo.

Alessandro Nogueira dá outro recado: não adianta devorar todas as maçãs da fruteira. Ao contrário. “Comer mais de três unidades por dia anula a ação positiva, porque, em excesso, seus componentes têm uma espécie de efeito tóxico, gerando mais radicais livres em vez de combatê-los.” Portanto, basta mesmo seguir o velho ditado e apostar em uma única maçã por dia.

Não só os compostos fenólicos fazem a boa fama da maçã. Ela conta com a presença de outra vedete poderosa, a pectina, que integra a classe das fibras solúveis. Concentrada na casca, daria mais uma força na prevenção do câncer colorretal. “Um baixo consumo de fibras aumenta a concentração de toxinas na mucosa intestinal. Esses detritos podem irritar suas células, favorecendo a formação de um tumor”, afirma Wieslaw Jedrychowski. Segundo ele, ao melhorar o trânsito intestinal, a pectina auxiliaria na eliminação dessas impurezas.

Essa mesma fibra solúvel, aliás, já é reconhecida como aliada do coração. “Ela atua na redução das taxas de glicose e de colesterol, que, em excesso, são nocivas às artérias”, confirma a nutricionista Francilene Kunradi, da Universidade Federal de Santa Catarina. “Por causa de sua viscosidade, a substância dificulta a absorção de açúcar e gordura no intestino delgado, que, assim, acabam sendo excretados”, explica. Sem contar que induz a expulsão dos ácidos biliares, importantes para o processo de digestão mas que também são carregados de colesterol. Esses ácidos costumam ser reabsorvidos e, quando isso não acontece, para fabricar mais o organismo precisa tirar matéria-prima da circulação. Ou seja, moléculas de LDL, o colesterol ruim. E livram as artérias dessa ameaça.

Por causa disso, um grupo de pesquisadores iranianos, da Universidade Islâmica de Azad, decidiu testar, durante dois meses, os efeitos do suco de maçã na saúde cardiovascular de coelhos que viviam à base de uma dieta rica em colesterol. Os resultados foram surpreendentes. Apesar da alimentação, não apenas as taxas de gordura no sangue despencaram como houve diminuição da inflamação e da coagulação, fatores que contribuem para o entupimento dos vasos sanguíneos.

“A maçã também conta com minerais importantes para o funcionamento do organismo, como o potássio, o cálcio, o magnésio e o fósforo”, faz questão de lembrar Alessandro Nogueira. Para tirar proveito de todos os seus componentes, você só precisa tomar alguns cuidados. “Na presença de oxigênio, uma enzima da maçã chamada polifenoloxidase entra em ação e oxida essas substâncias benéficas. É justamente isso que faz escurecer a fruta que ficou cortada, à espera de ser consumida”, avisa Marta Spoto. “E, sempre que possível, procure cortá-la em pedaços grandes”, sugere.

As donas de casa conhecem uma saída eficiente para evitar o escurecimento: é só mergulhar os pedaços de maçã no sumo de alguma fruta cítrica, como a laranja ou o limão, ou borrifá-los. A acidez tornaria a degradação das substâncias benéficas mais lenta. Mas se a ideia é usar a fruta como ingrediente de um prato quente, aprenda esta: “Aqueça um pouco de água até levantar fervura. Desligue a chama e deixe a fruta submersa durante três minutos”, diz Marta. Esse choque térmico evita que a enzima destruidora de compostos benéficos entre em ação durante o cozimento e você consegue preservar boa parte dos benefícios. Guardar as maçãs na geladeira seria uma última — e a melhor — recomendação. “A refrigeração faz com que tudo o que elas têm de bom dure muito mais do que os 15 dias de praxe em temperatura ambiente”, garante Marta. Saúde Vital

Noticia: Mãe antecipa parto para atender desejo de filho com doença fatal

Uma mulher na Grã-Bretanha deverá se submeter a um parto induzido três semanas antes do previsto para atender a um pedido do filho de oito anos que tem câncer.


Pierce White-Carter tem um neuroblastoma, um tipo agressivo de câncer que afeta, principalmente, as células do sistema nervoso periférico. Um tratamento de quimioterapia fracassou e os médicos acreditam que ele tenha poucas semanas de vida.

No topo da lista de coisas que o menino quer fazer antes de morrer está segurar o novo irmão ou irmã nos braços.

O parto induzido da mãe de Pierce, Rebecca White, de 27 anos, está programado para ocorrer dentro de duas semanas.

'Dignidade'

Os pais de Pierce decidiram suspender a quimioterapia depois de informados de que o tratamento não estava surtindo efeito.

"Nós decidimos que é melhor que ele morra com um pouco de dignidade", disse White à BBC.

"Nós conversamos com ele sobre isso e ele disse que aguentou o suficiente, que não quer mais. Está cansado."

Para a mãe, Pierce não é apenas um filho, mas seu "melhor amigo".

"Eu e ele fazíamos tudo juntos. É duro saber que não vamos poder fazer isso por muito tempo."

White disse que os médicos concordaram com o parto prematuro e receitaram esteroides para garantir que os pulmões do bebê - o quinto filho do casal - estejam formados.

Pierce, recentemente, riscou um dos itens de sua lista do que fazer antes de morrer ao atuar como mascote de seu time favorito de rugby, Huddersfield Giants. BBC Brasil