sábado, 15 de maio de 2010

Bem Estar Estudo: Diferença de idade no casamento reduz expectativa de vida da mulher, diz estudo

Um estudo feito na Alemanha indicou que casar com um homem muito mais velho ou mais novo pode reduzir a expectativa de vida de uma mulher.

Analisando dados de mais de dois milhões de casais dinamarqueses, os pesquisadores do instituto Max Planck de pesquisas em demografia perceberam que o risco de mortalidade de uma mulher casada com um parceiro entre sete e nove anos mais jovem aumenta 20%.

Se for casada com um homem entre sete e nove anos mais velho, as chances de mortalidade também aumentam, mas em grau menor – menos de 10%.

Os dados foram publicados na última edição da revista científica Demography.

Há muito tempo os cientistas procuram avaliar se as diferenças de idade no casamento exercem o mesmo tipo de influência sobre a vida de homens e mulheres. A pesquisa atual mostra que não.

No caso masculino, um homem que tem uma parceira entre sete e nove anos mais jovem reduz o seu risco de mortalidade em 11%. No sentido oposto, as chances de mortalidade aumentam quando a parceira é mais velha.

O coordenador do estudo, Sven Drefahl, disse que as novas evidências mascaram as análises que tentam explicar este fenômeno.

"As razões para as diferenças de mortalidade em decorrência da diferença de idade entre parceiros permanecem desconhecidas", disse.

Hipóteses

Até então, a hipótese dominante é a de que os indivíduos – homens e mulheres – que escolhem parceiros mais jovens o fazem porque são mais saudáveis e, portanto, já gozam de uma expectativa de vida mais alta.

Outras explicações apontam para os benefícios psicológicos de ter um parceiro mais jovem, que, ainda por cima, também poderia prover melhores cuidados durante a velhice.

Drefahl aponta, porém, que estas explicações não parecem se aplicar às mulheres. "Os casais em que o marido é mais jovem violam as normas sociais e, portanto, sofrem mais sanções sociais", especula o cientista.

Além disso, as mulheres não parecem se beneficiar tanto quanto os homens de ter um parceiro durante a velhice, porque tendem a compartilhar mais os momentos de sua vida com suas amigas.

Já os homens, têm "em média, menos contatos sociais, e de menor qualidade", que as mulheres, disse o pesquisador. BBC Brasil

Sopas: esquente-se com elas e mande os quilos embora

Vem chegando o inverno e a vontade de se esquentar se estende à alimentação: bebidinhas quentes, doces, sopas. Nessa onda, a tendência é engordar. Mas os caldinhos que tanto agradam não precisam ser vilões na sua dieta.

"A sopa é benéfica para quem busca emagrecer porque a maior quantidade de água traz uma sensação de saciedade, além de contribuir para a digestão", diz a nutricionista da Unifesp Myriam Najas. Entretanto, a sopa não é garantia de perda de peso, e nem sempre é uma opção magra.

O ideal é que não contenha muitas carnes, massas, óleo no preparo, temperos artificiais e queijo. Mas também não precisa ser aguada nem sem graça: se você quiser engrossá-la e deixá-la mais nutritiva, vale bater no liquidificador ou acrescentar apenas alguns vegetais batidos ao caldo. "Na compra dos ingredientes sempre utilize que estejam na safra e de preferência orgânicos. Durante a preparação nunca jogue a água do cozimento fora , esta caldo é rico em nutrientes", explica a nutricionista Lidiane Martins. Evite o pão como acompanhamento, e caso queira consumi-lo utilize o pão integral. Ervas aromáticas darão o toque especial e adicionam mais sabor e nutrientes.

Se você vive correndo contra o tempo, vale sim colocar macarrão instantâneo, em vez do tradicional, mas evite o tempero que vem com ele, pois contém muito sódio. "As sopas prontas em pó também levam edulcorantes demais, o que acrescenta uma dose de sódio nada saudável à sua dieta", explica Myrian

Pode todo dia?

Não é recomendável ingerir sopa diariamente, pois isso pode afetar sua mastigação: "a mastigação também faz parte do processo de digestão, é como se ela avisasse o organismo que há um bolo alimentar chegando. Sendo assim, ingerir muito alimento líquido pode, a longo prazo, tornar seu intestino mais lento", diz Myrian. Então, nada de apelar para a dieta das sopas!

Uma ótima alternativa, recomenda a nutricionista, é colocar a sopa como a entrada da refeição principal, como se fosse a salada - rejeitada por muitos nas épocas mais frias. Mas ela deve conter uma boa quantidade de legumes e verduras para ser uma boa substituta. Assim, de quebra, você mata a fome e come menos na refeição principal. Confira receitas que prometem quebrar o gelo deste inverno e dar uma mãozinha à sua dieta.

Sopa de Brócolis
Receita cedida por Lidiane Martins

Ingredientes
4 xícaras de brócolis picado.
1 xícara de cebola picada.
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de missô (pasta de soja fermentada)
2 xícaras de leite desnatado.
2 colheres de sopa de maisena.
1/4 de colher de chá de sal marinho .
Tomilho.

Modo de preparo

Dissolva o missô em água quente para formar um caldo Colocar os vegetais em uma panela com água. Colocar para ferver coberto em fogo baixo, (nesse momento também junte a água do caldo dissolvido - missô). Cozinhar até que os vegetais fiquem macios (em torno de 8 minutos). Misturar o leite, maisena e tomilho aos vegetais cozidos. Mexer constantemente até que a sopa esteja levemente espessa e a mistura esteja começando a entrar em ebulição.


Sopa de cenoura com gengibre
Receita cedida por Myrian Najas

Ingredientes
4 cenouras médias bem cor de laranja
1 colherzinha de café de gengibre fresco ralado
1 pitada de noz moscada
1 pedaço de salsão
1 cebola
1 col de sopa de azeite
sal a gosto

Modo de preparo
Colocar tudo para cozinhar em panela de pressão, bater com o mixer na própria panela ou no liquidificador, verificar se a consistência está cremosa. Caso esteja muito líquida ou muito densa, acertar com água, fervendo mais um pouco.

Sopa Creme de Palmito com alho-poró
Receita cedida por Lidiane Martins

Ingredientes
1 colher (sopa) de missô
1 xícara (chá) de alho poró picado
300 gr de palmito em cubos pequenos
1 copo(s) de leite desnatado
1 colher(es) (chá) de amido de milho
Sal marinho a gosto
1 unidade de cebola picada
1 xícara (chá) de salsinha picada

Modo de preparo
Dissolva o missô em água quente para formar um caldo Em outra panela , juntar o missô (dissolvido), o palmito, o alho -poró e os temperos. Ferver estes ingredientes com a panela tampada por cinco minutos. Acrescentar na preparação o amido dissolvido no leite. Ferver até engrossar,acrescentar a salsinha. Minha Vida

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Tire a roupa e fique à vontade Aprenda a se valorizar e drible a insegurança

De luz acesa!
Pode deixar a luz acesa! Fazer do quarto um breu total não é a única solução para você se sentir à vontade com o seu corpo na hora de tirar a roupa para o gato. Para driblar essa insegurança, o caminho passa pela sua auto-estima. Pronta para se valorizar?

Levante a mão a mulher que nunca encanou com um furinho no bumbum ou uma dobrinha a mais na barriga na hora H, prestes a se revelar por inteira ao amado. Nessa situação, bate mesmo um frio na barriga: o que ele vai achar de mim? É natural querer agradar, mas quando as suas formas se tornam um problema tão grande a ponto de não ser possível curtir a transa, o que era bom acaba virando um tormento. E quem sofre é você mesma. “Esse é um tema delicadíssimo para mim. Sempre fui insegura com a minha imagem e, pelo jeito, vou ser para o resto da vida. Não me sinto confortável em ficar totalmente nua sem apagar a luz e invejo quem faz. Isso me atrapalha, pois já deixei de ter relacionamentos que poderiam vir a ser interessantes, assim como acabei não aproveitando momentos gostosos. Não consigo mudar esse meu jeito e me sinto péssima! Devo ser extremamente exigente comigo mesma porque vivo achando mil defeitos em mim, mas nos outros, não. Confesso que não sou nada exigente em relação à beleza masculina. Gosto até dos mais feinhos. Vai entender”, desabafa uma leitora, que preferiu não se identificar. Nestas quatro páginas, você também vai ler outros depoimentos de garotas dizendo o que pensam sobre a nudez. Para tirar o assunto do escuro, o primeiro passo é compreender que beleza e sensualidade são duas qualidades bem distintas. O nosso erotismo transcende a simples imagem corporal. “O sex appeal é atitude, tesão, sentimento, autovalorização, como você se sente e como faz o homem se sentir”, define Nelma Penteado, autora do livro Inteligência Profissional e Afetiva (ed. ND) e consultora de palestras sobre a auto-estima. “Quem disse que uma estética perfeita é passaporte para o amor e para a felicidade? São tantos os pré-requisitos para gozarmos da sexualidade que o que deveria funcionar como uma fonte inesgotável de prazer vira pura frustração”, acrescenta Simone Chedid, ginecologista e terapeuta sexual da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (Sbrash), em Porto Alegre.

Debora Lublinski Boa Forma

Métodos de Depilação Um resumo sobre os prós e contras de cada método.

LÂMINAS

Fácil, indolor e barato. O grande incômodo é que sua duração pode ser de horas ou até três dias.

O barbeador elétrico seria uma alternativa para quem tem problemas de alergia ao níquel da lâmina.

CERAS

■Quente: mais dolorido, tem maior durabilidade (média de 2 semanas). Altas temperaturas podem provocar manchas, além de poder causar queimaduras.
■Fria: dolorido e pode causar mais alergia, por isso as que usam produtos mais naturais (como a cera de mel) são melhores.

Lembre-se que as regiões com pêlos mais grossos, são as mais doloridas a serem depiladas.

Manter um tempo mínimo de 15 dias antes de uma depilação e outra, embora esse intervalo deva ser maior dependendo da sensibilidade da pele ou da região do corpo (exemplo: a região de sobrancelha é mais delicada e às vezes é preciso avaliar a reação da pele para determinar novo procedimento).

Outra dica muito importante é fazer esse método de depilação com bons profissionais e em salões confiáveis, além de não se dever nunca reaproveitar a cera depilatória, pois pode trazer risco de transmitir microorganismos de uma pessoa para outra.

Um novo nicho de mercado hoje são os salões especializados apenas em depilação de homens, para os pacientes que têm vergonha ou não se sentem à vontade de ir a um salão comum.

CREMES DEPILATÓRIOS

São indolores pois agem quimicamente. Não alcançam os bulbos dos folículos e por tanto são menos eficazes (duram aproximadamente 3 dias). Podem também causar alergia, então se recomenda um teste (basta aplicar o produto em uma pequena área do corpo, deixar por 30 minutos e ver se o local fica vermelho).

LASER

Na minha opinião é o melhor método hoje existente, com os melhores resultados e satisfação geral.

Considerando que se necessita de poucas sessões e que os resultados são excelentes a médio e longo prazos, a depilação a laser representa o melhor custo-beneficio, pois não há mais perda de tempo, de dinheiro e de dor.

OUTROS MÉTODOS

O método de eletrólise era muito usado antes do advento do laser e da luz pulsada e tem resultados pouco satisfatório. Mesmo a luz pulsada (que não é laser), embora cause menos dor, necessita de muito mais sessões e seus resultados são inferiores.

Beleza Estetica

O poder para equilibrar o bebê fisicamente e emocionalmente está em suas mãos, através da Shantala

O olho no olho. A concentração é essencial na prática da Shantala. Música de fundo, carinho e pensamentos positivos atraem boas energias e transformam simples toques em profundas manifestações de amor e afeto para seu filho.

Com origens indianas, a Shantala foi descoberta pelo obstetra francês Frédérick Leboyer, em uma de suas viagens para a simples cidade de Calcutá, onde encontrou uma mulher sentada no chão massageando seu bebê. A curiosidade de Leboyer foi o estopim para que essa técnica fosse divulgada e seus tantos benefícios descobertos e praticados atualmente.

É difícil imaginar, mas, por mais relaxados e inocentes, os bebês possuem pontos de tensões que devem ser aliviados e massageados. “Nos primeiros meses, os recém-nascidos sentem muita dor, pois seu organismo ainda está se adaptando a nova vida e esta técnica ajuda a tranqüilizá-los”, explica Renata Silva, especialista em terapias corporais e psico-energéticas, principalmente em Shantala.

Ainda segundo a terapeuta, mais do que abrandar os efeitos naturais do parto, a Shantala ajuda na recuperação de traumas do nascimento, carência afetiva, problemas neurológicos entre outros que possam prejudicar no desenvolvimento da criança.

Ideal para RNs (recém nascidos) a partir de um mês, fase que o cordão umbilical já se cicatrizou e tanto o pequeno quanto a mamãe estão mais recuperados do parto, essa técnica além de ter a função de regular todo o organismo do bebê, é grande transmissora e reguladora dos canais de energia. Os leves e objetivos toques proporcionam estabilidade para o funcionamento do corpo e equilíbrio emocional da criança. O baixinho se sente acolhido e amado pelos pais que lhe aplicam a terapia.

O momento certo para praticar a Shantala é quando o bebê está calmo, relaxado e livre de dores e ansiedades. Por esse motivo, o período da manhã é o mais propício.

As massagens contribuem também para o alívio das cólicas dos bebês, pois ativam todo o organismo da criança através da estimulação, inclusive o intestino grosso, o que faz com que bebê evacue com mais facilidade.

Entre tantos benefícios essa terapia ativa o sistema imunológico, previne contra gripes, diarréias, vômitos, viroses, melhora o sistema respiratório, acalma, relaxa, proporciona sono mais tranqüilo, melhora a digestão e circulação, contribui para o ganho de peso e ainda colabora na ativação do sistema neurológico. “Os estímulos causados pelos toques melhoram a comunicação entre o cérebro e o corpo, assim regula e equilibra todo o ser”, explica Renata.

A intimidade e o vínculo com seu filho podem ser fortificados com esses momentos de dedicação. De acordo com a terapeuta, o ideal é fazer a shantala uma vez ao dia, porém se feito mais vezes não causará problemas. É importante lembrar que bebês com febre e irritação não devem ser massageados.










MÃOS À OBRA
Além dos materiais necessários - óleo vegetal, toalha de banho e músicas suaves - é imprescindível que haja muito amor e carinho dos pais ao bebê. Todas as atenções e pensamentos positivos devem estar centrados nos movimentos realizados no pequeno.

Durante o tempo da aplicação cada detalhe deve ser percebido e aproveitado da melhor maneira possível. “Por ser uma técnica natural, farta de carinho, é prazerosa e não precisa de preocupações, simplesmente deixe acontecer”, alerta Renata, que ainda completa, “A energia que flui sobre o bebê, a mamãe e o papai, são indescritíveis, fortalece a harmonia e o verdadeiro encontro de ambos”.










Sempre Materna

Tique nervoso tem cura, sim

Isso me dá tique-tique nervoso, tique-tique nervoso...", já dizia a canção. E não tem como lembrar dela sem pensar em uma careta ou numa outra mania persistente sua ou de alguém conhecido. O tique nervoso ou cacoete são nomes populares usados para denominar um quadro clínico que se caracteriza por gestos ou comportamentos estereotipados, repetitivos e sequenciais, que são realizados de maneira involuntária, muitas vezes imperceptível e que só dão descanso na hora de dormir.

De origem sonora (como pigarrear, tossir, grunhir, estalar a língua ou falar coisas comuns, mas fora do contexto) ou motora (como repuxar a cabeça, entortar o pescoço, piscar, fazer caretas, pular, ou, em instâncias mais graves, se machucar ou se morder), os tiques chamam atenção, mas podem virar um incômodo para quem precisa conviver com eles.

Quando se manifestam simultaneamente, os tiques são sintomas do que os especialistas chamam de Síndrome de Tourette. Caso se expressem de forma isolada, são clinicamente conhecidos como Transtornos de Tiques Crônicos. Embora pareçam semelhantes nos sintomas, as motivações são distintas e isso faz diferença na hora de tratar os tiques , avalia a psicóloga Ana Gabriela Hounie, do departamento de psiquiatria da USP.

A Síndrome de Tourette, que integra tiques motores e sonoros, se manifesta desde a infância e, em até 30% dos casos, está associada ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Mais comuns, os Transtornos Crônicos, em geral, desaparecem na fase adulta. Os tiques estão associados a um estado transitório e, quando tratados adequadamente, desaparecem com a maturidade, porém, quando agravados ou característicos da Síndrome de Tourette, podem estar relacionados ao desenvolvimento ou a piora de outras doenças como TOC e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TADH) e ainda gerar graves sequelas psicológicas e emocionais, como a depressão.

Sem piadinhas
O perigo está na criação dos esteriótipos, principalmente, na infância, fase em que os traumas são mais graves e tendem a perdurar por toda a vida. Os gestos podem incomodar muito quem os possui, pois diminuem sua autoestima e geram ansiedade no paciente que, ao se sentir ridicularizado pelas brincadeiras dos colegas, tenta controlá-los a todo custo. Em casos extremos, os tiques são tão marcantes que chegam a afastar a pessoa de seu convívio social. Nas crianças, pode acarretar uma queda no rendimento escolar ou até a saída da escola.

Para quem convive com uma pessoa que tem cacoetes, o desafio é prestar atenção no que ela fala, pois os gestos e sons desordenados desconcentram qualquer um. "Muitas vezes, a dicção da pessoa fica afetada e fica difícil compreender o que ela diz. Daí a dificuldade em arrumar um emprego ou estabelecer um relacionamento amoroso, por exemplo", explica a psicóloga Cristina Godoy

Como se tratam de alterações neurofisiológicas, não se sabe ao certo como elas são transmitidas geneticamente, mas o que se sabe é que outros familiares também podem apresentar as mesmas manifestações. "É importante observar o comportamento dos demais membros da família, pois isso pode ajudar durante o tratamento", diz Cristina.

Fatores psicológicos e ambientais também podem estar ligados aos tiques. Assim, traumas, situações limites - como a espera de uma resposta importante - e o uso de drogas, anabolizantes ou quaisquer substâncias que alterem o metabolismo de forma drástica podem desencadeá-los ou despertá-los.

Confira as dicas dos especialistas para ajudar você a amenizar os tiques:

Identifique a causa
uma dica importante é observar se os motivos são ou não emocionais e o que os causam. Dessa forma, ações simples - como dar mais tempo para um aluno que começa a manifestar cacoetes em função da pressão do pouco tempo para realizar uma prova ou se dedicar a um filho que está enciumado com o nascimento do irmãozinho - podem evitar o agravamento da doença.

Foco em você
tente perceber se você executa gestos ou emite sons desordenados repetidas vezes ao longo do dia.

Exercício de autocontrole
sempre que se perceber fazendo o cacoete, pare imediatamente, assim, você terá ciência do que faz. "O problema do cacoete é que ele geralmente é involuntário, por isso as pessoas demoram muito a procurar ajuda", diz Ana Gabriel Hounie. "Nem sempre o paciente consegue ter o autocontrole, por isso a ajuda médica é essencial."

No consultório médico
na maioria dos casos, o tratamento consiste no uso de medicamentos e na terapia cognitivo comportamental que ajuda a relaxar e até a tentar trocar um tique por outro mais aceitável socialmente. "Porém, quanto mais cedo cuidar da doença é melhor para o bem-estar do indivíduo, principalmente, para evitar o estigma", avalia Hounie.

MINHA VIDA

terça-feira, 11 de maio de 2010

ÓTIMA SEMANA




ÓTIMA SEMANA!
Que você receba em dobro
todas as emoções e
as energias positivas
que me traz a cada vez que
você visita meu blog,
e deixa a sua marquinha,
que pra mim é tão importante e
bem vinda todos os dias!


Pra você, todo meu carinho!Ana Flávia



Dr.Edmilson Timbó ( A alimentação do idoso )


Se cuidar e manter uma boa alimentação é importante a qualquer idade, quando formos idosos temos que ter cuidado especial. A má alimentação dos idosos é algo frequente e que em muitas ocasiões não se dá a importância que requer. Quando idosos, nossas necessidades energéticas diárias abaixam, já que queimamos menos calorias ao dia. Para conservar uma boa saúde, devemos esforçar-nos fazendo exercícios como passear, subir e descer escadas, etc.

Os idosos têm diferentes necessidades nutricionais. Por exemplo, precisarão de ácido fólico e as vitaminas B-6 e B-12 para prevenir o declive das funções cognitivas e reduzir o risco de doença coronária. Precisarão tomar vitaminas B-12 com freqüência em forma de fármaco complementar.

A alimentação deve ser equilibrada e variada, evitando os produtos altos em gordura, colesterol e açúcar. A dificuldade que podem sofrer ao mastigar, por exemplo a carne, pode suprir com purês. É importante consumir abundantes líquidos, como água, sucos e leite. O leite fornecerá cálcio, que também deve aumentar à medida que passam nos anos. Não pode abusar da carne, trocando-a pelo frango ou o peru, ainda que é preferível o consumo de peixes, acompanhado por verduras e hortaliças. Ao cozinhar é melhor utilizar azeite de oliva e não abusar do sal.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sexualidade: Só bom sexo faz bem à saúde, diz especialista

A prática sexual pode trazer benefícios à saúde, entre eles:

- Melhora o humor, pois o prazer libera endorfinas e ajuda a regular o nível de serotonina (neurotransmissor relacionado ao humor),

- Reduz a tensão corporal,

- Ajuda a desobstruir os poros. A excitação gera um aumento do suor que limpa e renova a pele e ajuda a eliminar células mortas;

- Segundo o próprio Ministro da Saúde José Gomes Temporão, ajuda a reduzir a hipertensão.

Mas falar que sexo faz bem à saúde parece reducionismo. O senhor ministro esqueceu ou talvez desconheça os índices de disfunções sexuais dos brasileiros. Isso faz com que a atividade sexual nem sempre seja uma busca despreocupada ou revigorante. Muitas vezes o sexo torna-se fonte de conflito e ansiedade em relação às dificuldades de desempenho sexual.

Estima-se que perto dos 50% dos casais apresentam algum tipo de disfunção/dificuldade sexual. Essa estimativa esta baseada nos índices relatados pela Sociedade Brasileira de estudos da Sexualidade Humana (SBRASH), pelos resultados de pesquisas do Prosex (USP) e da Sociedade Brasileira de Urologia.

As estimativas apontam que 25% a 30% das mulheres têm dificuldade de atingir o orgasmo. Nos homens a disfunção de ereção beira os 22% e a ejaculação precoce 25%.

Frente a esses dados seria leviano demais achar que o sexo resolverá ou minimizará os problemas de saúde e de hipertensão da população, pois as dificuldades sexuais também são um problema de saúde e que em muitas situações são geradores de mais ansiedade e insatisfações, e consequentemente de tensão e até hipertensão; principalmente nas classes sociais que mais dependem dos serviços públicos de saúde. A sexologia médica ou a área de terapia sexual ainda é quase nula no setor público.

Sou psicóloga e terapeuta sexual, coordenadora de curso de pós-graduação em terapia sexual em uma faculdade de medicina. Por isso posso afirmar que uma boa vivência da sexualidade traz inúmeros benefícios à saúde física e emocional. Mas sexo sem qualidade e sem um desempenho desejado e satisfatório pode trazer um número maior de conflitos e somatizações. Vya Estelar

Bem Estar Pesquisa: Pesquisa de percepção diz que pessoas obesas são vistas como preguiçosas

Uma pesquisa da Universidade de Alberta, no Canadá, mostra que quando alguém magro é visto na frente de uma TV, a maioria das pessoas não assume juízo de valor. Mas se for uma pessoa com sobrepeso, a percepção é de que ela é preguiçosa e desmotivada.

Tanya Berry, pesquisadora responsável pelo estudo, diz que os estereótipos sobre a obesidade e o sobrepeso precisam ser revistos. Berry afirma que o fato de uma pessoa estar acima do peso ideal não quer dizer que ela não se exercita, e apenas ser magro não garante um corpo saudável. Mas não é algo que a maioria das pessoas pense a respeito.

O estudo foi feito com participantes que tinham de observar imagens. Essas imagens eram acompanhadas de palavras cujos significados variavam entre “preguiça” e “agilidade” de cores variadas. Após cada dupla de imagens e palavras as pessoas eram questionadas sobre a cor da palavra relacionada. Isso demonstrava o quão rápido a pessoa associava automaticamente significado e imagem ou descartava a informação da palavra e se prendia às cores.

No caso de pessoas magras assistindo à TV e seguidas de palavras como “coach potato” (“batata de sofá”, literalmente, expressão em inglês relacionada com “preguiçosa”), os entrevistados rapidamente indicavam a cor da palavra. Mas quando pessoas com sobrepeso na mesma posição apareciam, as reações eram mais demoradas, o que, de acordo com a pesquisadora, indicava que as pessoas se prendiam ao significado da palavra e as comparava aos estereótipos construídos previamente, em vez de simplesmente pensar sobre as cores.

A pesquisadora indica que os estereótipos podem influenciar o modo como as pessoas se comportam. Quanto mais atentas ao fato de estarem usando estereótipos, melhor elas poderiam lidar com os efeitos desse tipo de pensamento e menos influências negativas – como preconceito – estariam em jogo. Uol Saúde

Bebês sabem a diferença entre o bem e o mal

Aos 6 meses, é provável que seu filho já saiba sentar, engatinhar e balbuciar as primeiras sílabas. Mas, segundo um estudo feito pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, ele já saberá distinguir o bem e o mal. Para chegar a esse resultado, os cientistas contaram histórias com fantoches com a mesma fisionomia para bebês de 6 meses. Os bonecos tentavam subir uma montanha. Um dos fantoches ajudava o boneco que estava tentando escalar enquanto um outro tentava derrubá-lo. Depois de assistir ao show várias vezes, todos os bebês mostraram uma clara preferência para o brinquedo que estava tentando ajudar o outro. Algumas crianças chegaram até a bater no fantoche ruim.

Segundo o coordenador da pesquisa, o professor de psicologia Paul Bloom, existem cada vez mais evidências que mostram que os seres humanos têm um senso moral rudimentar desde o início da vida e que vai se aprimorando com o passar do tempo. Outro dado da pesquisa, e que não é nenhuma novidade para você, é que as atitudes dos pais influenciam o aprendizado dos filhos. Crescer