quinta-feira, 30 de junho de 2011

A tarefa é difícil, mas com esse exercício, você chega lá!

É verdade que ganhar uma cinturinha de pilão não é tarefa das mais fáceis, mas alguns exercícios podem dar uma força na hora de modelar a parte lateral do tronco. E esta postura de ioga, conhecida como utkatasana com torção, é um deles. “A torção aciona e tonifica os músculos paravertebrais, que sustentam a coluna e ajudam a corrigir a postura”, diz a professora Simone Murai, da academia Cia. Athletica, em São Paulo. E, como a gente sabe, com a postura alinhada, a barriga vai para dentro e a cintura fica mais marcada. Já o agachamento é tudo de bom para modelar a parte da frente das coxas e o bumbum, além de fortalecer as costas. Sem contar que é necessário muito equilíbrio e concentração para se manter nesta posição. “Como os quadris estão para trás e a cabeça para a frente, você precisa ter estabilidade. Se colocar muito peso nos quadris, por exemplo, pode cair para trás”, completa.

Como fazer

Em pé, pernas e pés unidos, flexione os joelhos levando os quadris para trás, como se estivesse sentando numa cadeira, e inclinando o tronco à frente. Tente deixar as coxas paralelas ao chão. Mantenha as costas alinhadas, una as mãos à frente do peito e abra bem o peitoral. Inspire. Ao expirar, faça a torção, girando o tronco e a cabeça para o lado esquerdo. Deixe a cabeça alinhada com a coluna. Pressione o cotovelo direito no joelho esquerdo, para ajudar na torção do tronco. O outro cotovelo deve apontar para o alto. Fique de 10 a 30 segundos na posição, inspirando e expirando pelo nariz. Volte e repita para o outro lado.

Christina Biltoveni


Pizza de frigideira

Só de usar massa fina no lugar da grossa, você economiza 80 calorias. Imagine então trocando o queijo tradicional pelo cream chesse light. A receita ainda apresenta a vantagem de ter fibras e uma boa dose de proteína magra

Ingredientes

• 1 disco de pizza de frigideira individual (massa integral)
• 5 col. (sopa) de molho de tomate pronto ou caseiro (veja a receita)
• 1/2 tomate em tiras (sem a semente)
• 2 col. (sopa) de cream cheese light (ou creme de ricota light)
• 2 fatias de peito de peru em tiras
• Cebola roxa em rodelas a gosto
• Manjericão fresco (ou orégano) a gosto
• Pimenta-do-reino a gosto
• Óleo para untar
Modo de fazer

Aqueça uma frigideira antiaderente e pincelada levemente com o óleo. Abaixe o fogo e coloque o disco de pizza. Espalhe o molho de tomate e os demais ingredientes. Tampe e deixe no fogo por 3 minutos ou até a massa dourar. Sirva em seguida.

Rende: 1 pizza individual
Calorias: 307

Molho de tomate

Ingredientes

• 1 col. (sopa) de azeite extravirgem
• 1 dente de alho amassado
• 1 cebola pequena picada
• 2 xíc. (chá) de tomate picado ou batido no liquidificador
• 5 col. (sopa) de manjericão fresco

Modo de fazer

Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Adicione o tomate e refogue. Diminua o fogo e junte o manjericão. Misture bem e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo.

Rende: 30 colheres (sopa)
Calorias por colher: 5

Intestino saudável ajuda a eliminar barriga

Ir ao banheiro não é exatamente um assunto glamouroso. Mas não ir com certeza é uma roubada, todo mundo concorda. Afinal, o intestino preso não tem esse nome feio à toa: ele provoca desconforto na região do abdômen, faz a barriga inchar e, por causa das toxinas não eliminadas, rouba a vitalidade da pele. E não é brincadeira: “Se não for levado a sério, o problema pode causar doenças graves, como hemorroidas e até câncer de cólon”, conta a gastrenterologista Luciana Camargo Lobato, professora adjunta e chefe do setor de Motilidade Digestiva da Escola Paulista de Medicina, em São Paulo (SP). Isso sem falar de um efeito colateral que pode azedar nosso dia-a-dia: o mau humor! Se você faz parte da multidão dos enfezados (palavra que, originalmente, significava “cheio de fezes”!) tem de tomar uma atitude. Para que seu intestino funcione legal, vai ter de transformar algumas estratégias em hábitos. De presente, você acaba com o desconforto, ganha uma barriga lisinha e uma pele mais viçosa.
Sem vergonha

Homem também tem, mas intestino preso é um problema muito mais comum entre as mulheres. Pode culpar nosso excesso de discrição. A gente não gosta de usar banheiro coletivo. Dá vergonha, não é? Daí, a gente segura a vontade. O perigo é que, se isso acontece regularmente, o intestino se adapta à nossa teimosia e passa a esperar um acúmulo cada vez maior de bolo fecal para só então disparar o sinal de que “agora é a hora”. A solução é escutar os apelos do seu intestino. Você também pode educá-lo para se manifestar todo dia no mesmo horário. Pode programar o serviço, por exemplo, para a manhã, no conforto da sua casa. Luciana Lobato dá o truque. “Faça o seguinte exercício: passe 15 minutos por dia, sempre naquele horário desejado, sentada no vaso, esperando que o intestino funcione”, ensina. Procure se distrair, com uma revista, um livro, enfim, para dar tempo ao seu corpo. Se nos primeiros dias não funcionar, não desanime: reeducar seu organismo demora, mas vai valer a pena.


Luciana Farnesi

Está comprovado, uma mulher feliz e autoconfiante consegue o que quer

1. Levante a cabeça
A primeira impressão conta, sim: bastam 30 segundos para que a outra pessoa forme uma opinião a seu respeito, dizem os especialistas. Nessa hora, um dos pontos mais importantes a seu favor (ou contra você) é a sua postura. Costas retas, ombros abertos e queixo erguido são a imagem do sucesso. E o bom é que isso não muda só a maneira como os outros a veem, mas como você se enxerga também. A postura correta afeta os pensamentos e aumenta a confiança. Sentir-se segura de verdade é meio caminho andado para o mundo ver você como uma mulher poderosa.

2. Garra e autoestima direto da academia
Quando você decide fazer uma atividade física, pode nem saber, mas vai se sair melhor em todos os desafios do escritório. “A primeira coisa que muda é a autoestima, já que a aluna melhora suas formas e sua postura. Em seguida, começa a ficar mais perseverante, afinal um corpo firme e bonito não se conquista do dia para noite, é preciso persistir nos abdominais, nas repetições”, explica Bianca Bertotti Bueno, personal trainer da academia Clube 3 e da Bueno Corpore, em São Paulo. Essa experiência que você adquire nos aparelhos leva para o escritório. Você não vai desistir de um projeto, mesmo que a situação lhe pareça pouco favorável. A garra que você usa para terminar a sua série de glúteos também será empregada para acabar com aquele relatório que parece não ter fim.

3. Conquiste com o olhar
Na hora da sedução ou em uma entrevista de trabalho, deixe de lado o olhar fixo, aquele que seca a pessoa à sua frente. Não é ele que entrega o seu verdadeiro poder. Também não vale olhar para baixo, é claro. “Conversar encarando a outra pessoa pode parecer agressivo e deixá-la intimidada, enquanto olhar por cima do ombro ou para os lados o tempo todo demonstra tédio ou desinteresse”, fala Mônica Portella. Escolha o meio-termo: fazer contato visual é obrigatório, mas você deixa a coisa mais natural lançando os olhos para outra parte do rosto do interlocutor e para os lados de vez em quando.

4. Aposte no make
Acredite: para cada mulher existe um produto de beleza perfeito e um estilo de maquiagem capaz de realçar o que ela tem de melhor. A promotora de eventos Tatiana Barbieri, 34 anos, descobriu isso há pouco tempo. “Só passei a me maquiar quando comecei a trabalhar com festas”, conta. “Ficava sem graça de receber os convidados de cara lavada e fui começando devagar: primeiro rímel e gloss, depois um blush, delineador... Hoje, sou apaixonada por make e não me reconheço sem.” A brincadeira de ler revistas de beleza, fuçar blogs na internet sobre o assunto, experimentar cosméticos de várias marcas e testar looks na frente do espelho mexeu com a autoestima da moça. “Estou mais vaidosa, me visto melhor e saio mais à noite. Também virei referência para as minhas amigas, que não saem para a balada sem me perguntar o que eu acho da produção.”

5. Transforme o tédio em melodia
E quando não se tem naturalmente essa habilidade? Eis aí o primeiro desafio que lançamos a você: adotar uma das diversas técnicas que estimulam o otimismo e acreditar que pode substituir ideias negativas por positivas. Você pode apostar em uma psicoterapia, independentemente da linha que seja, investir num personal coaching (que trabalha com motivação) ou recorrer à neurolinguística. Seja qual for o método escolhido, essa virada implica modificar o modo de enxergar o mundo. “É importante entender que aquilo que você pensa é apenas uma interpretação da realidade e não a verdade absoluta”, afirma José Roberto Leite, professor de medicina comportamental, também da Unifesp. Por isso, pessoas otimistas e pessimistas podem ter a mesma rotina, mas enquanto uma percebe as coisas boas, a outra vai dar mais valor ao momento ruim – e quanto mais você reclama, mais fica paralisada diante do que é ruim, em vez de se movimentar para transformar o que está incomodando.

6. Seja dona da sua agenda
Tudo bem voltar a sua atenção para a carreira. Tudo bem pensar muito em trabalho. Mas você não pode ser engolida por todos os seus compromissos e perder o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. “Se você não consegue mais tempo para fazer as coisas que gosta muito, fique alerta. Uma carreira só pode se consolidar se você também estiver presente com a sua família e seus amigos. É nesses momentos que você se renova e ganha força para superar qualquer obstáculo. Renuncie a um compromisso quando julgar necessário. Você não vai perder sua credibilidade por isso. Pelo contrário, ao ser dona da sua vida, às vezes você ganha mais força para a batalha no escritório”, explica Dieter Brepohl, diretor-presidente da Lapinha, clínica e spa naturista.

7. Sorria, sorria, sorria...
Procure rir mais. Está provado: o bom humor desencadeia um processo químico no organismo, liberando as endorfinas (também chamadas de hormônios da felicidade), que provocam sensação de euforia. O resultado? A melhora de todas as defesas do organismo. E tem mais, quem sorri mais, tem mais amigos. Outro bom motivo para abrir o sorrisão.

BOA FORMA

terça-feira, 28 de junho de 2011

7 dicas para se livrar das preocupações

Já ouviu dizer que ser otimista atrai energia positiva? Faça o teste: mude pequenas atitudes e pensamentos em seu dia e verá que coisas boas rapidamente surgirão. Perdoar-se, rir dos próprios erros - e aprender com eles - são alguns dos segredos para ter uma vida mais leve, afastar o estresse, ganhar tempo para os filhos, curtir seu amor e ser uma pessoa saudável. Agora, ponha isso tudo no liquidificador e veja se não sai, prontinha, uma receita de felicidade.

Você não precisa gastar dinheiro, abandonar seu emprego nem mudar de cidade para se sentir melhor durante o dia: basta colocar em prática estas dicas simples e eficazes.

1. Seja grata
Diga "obrigada" quando lhe fizerem alguma gentileza e reconheça as coisas boas que têm acontecido em sua vida. Agradeça a seus amigos, familiares e a Deus.

2. Veja o lado positivo
Quando algo ruim ocorre, a primeira coisa que fazemos é reclamar. Se, em vez disso, procurarmos o lado bom do problema, tiraremos um real aprendizado dessas situações. Experimente fazer isso e sinta a diferença.

3. Deixe claro quando algo lhe desagradar
Em vez de guardar rancor, libere sua energia negativa: mostre para as pessoas o que a aborreceu ou magoou. Mas lembre-se de fazer isso com educação!

4. Curta-se!
Experimente, ao fim de cada dia, na hora do banho, massagear o couro cabeludo, os pés e cada partezinha de seu corpo. Esta simples medida faz um bem danado para a auto-estima.

5. Conheça seus próprios defeitos
Antes de julgar os outros, atente a seus defeitos e tente ser mais gentil. Suas atitudes impensadas podem ser a explicação de uma porção de brigas bobas.

6. Demonstre mais seus sentimentos
Todas gostamos de ouvir que somos queridas. Que tal deixar bilhetinhos carinhosos para seus filhos ou marcar encontros com quem você ama, mas não vê há tempos?

7. Desapegue-se do que não usa
Faça uma limpeza no guarda-roupa e doe tudo o que você não veste há mais de um ano. Estenda a faxina a bolsas, bijus e sapatos (não, você não precisa de oito pares de escarpim preto). De tempos em tempos, faça também uma cata de objetos de decoração sem uso. Instituições como o Exército da Salvação podem dar uma nova vida ao que você não quer mais.

ANA MARIA