sábado, 18 de dezembro de 2010

Saúde e Bem Estar Menssagem

Pratique sexo e entre em forma do melhor jeito possível

Sexo é bom e a grande maioria das pessoas gosta. Pensando nisso e pelo bem da ciência, resolvi fazer o teste na prática para apimentar a relação com a minha esposa e mostrar que o sexo realmente emagrece. Coloquei o frequêncimetro cardíaco para ver os batimentos na hora da relação e comparei os resultados com as atividades que normalmente pratico para ficar em forma como corrida, exercícios na academia e esportes.

Como faço cooper três vezes por semana durante 30 minutos, meus batimentos cardíacos variam entre 135 a 145 batidas por minuto. Durante os meus treinos de corrida, o gasto calórico fica em torno de 360 calorias.

Quando comecei a fazer meu "experimento", percebi que meus batimentos cardíacos na hora da relação sexual variavam entre 130 a 160 batidas por minuto, números mais altos do que o do cooper, sendo que o gasto calórico devido ao aumento da frequência cardíaca ficou em torno de 430 calorias nos 30 minutos de relação sexual. Ou seja, a relação sexual queimou quase 100 calorias a mais do que o a corrida.

Além de emagrecer a prática regular do sexo nos beneficia em muitos outros aspectos como:

- Melhora o sistema imunológico, a circulação sanguínea, o sono, o humor e a auto-estima
- Combate o estresse
- Previne gripes e resfriados
- Retarda o envelhecimento
- Alivia a enxaqueca
- Regula o ciclo menstrual
- Fortalece a musculatura pélvica
- Relaxa a musculatura do corpo
- Aumenta concentração para os estudos e o trabalho
- A pessoa se sente otimista para fazer mais planos futuros

Além disso, a ausência de sexo, assim como a falta de outros exercícios, pode causar doenças e complicações como irritabilidade, ansiedade, taquicardia, depressão, isolamento social e baixa auto-estima.

É importante deixar claro que não estou afirmando que o sexo é melhor que o exercício físico e que só ele basta para o emagrecimento, mas é uma forma muito prazerosa de queimar calorias. Aliado a prática de atividade física como corridas, academia, esportes, além de uma alimentação balanceada indica por um nutricionista, o sexo potencializa ainda mais ainda o processo de emagrecimento.


Minha Vida

Encontre o tratamento certo para brilhar no Natal

Estamos quase no final do ano e da tão esperada temporada das festas. São comemorações desde confraternização até natal e reveillon. Certamente queremos esbanjar beleza nessas ocasiões afinal de contas, felicidade e auto-estima em alta caminham juntas. Para melhorar a aparência para essas comemorações, é necessário começar desde agora dieta, tratamentos estéticos e atividades físicas. Mas não se desespere, ainda há tempo. Confira abaixo os tratamentos a jato que farão você reinar nesses eventos.

Emagrecimento: as dietas rápidas a longo prazo prejudicam a saúde. Mas num curto período de tempo não há problema nenhum. Para a perda ponderal rápida, é necessário abolir totalmente açucares e bebidas alcoólicas.

Os carboidratos estão proibidos após as 18 horas. A alimentação deve ser a base de proteínas magras que são carnes, queijos, presuntos, entre outros e vegetais folhosos. Vale lembrar que as frutas são nutritivas, porém ricas em carboidratos, fazendo subir o ponteiro da balança quando consumidas em grande quantidade.

O ideal são 03 porções em média por dia. Dê preferência para pães e arroz na versão integral e em pequenas quantidades. As atividades físicas também são necessárias, pelo menos uma caminhada diária de trinta minutos.
Tratamento: O ideal é procurar ajuda profissional para fazer os exames complementares de sangue, seguir uma dieta personalizada e associar medicamentos e injeções lipolíticas se necessário. Tratamentos estéticos associados como a carboxiterapia para gordura localizada e celulite, accent XL para flacidez e gordura e intradermoterapia são coadjuvantes.

Pele
Quatro semanas antes:
Você deve começar a cuidar da pele o mais rápido possível, principalmente se há linhas finas, rugas de expressão e manchas. O ideal é melhorar a textura da pele do rosto, do pescoço e do colo e amenizar manchas e rugas.
Tratamento: uma sessão de laser fracionado Fraxel SR 1500, que é um aparelho que age contra as manchas, rugas, refina os poros abertos, ameniza flacidez e cicatrizes de acne,além de melhorar a qualidade da pele. No colo e pescoço, o Restylane Vital, um hidratante injetável, à base de ácido hialurônico, melhora a textura e o viço dessa região.Para enfrentar os decotes com as costas nuas, sem manchas, o segredo é associar duas sessões de peeling de cristal com peelings químicos.

Em duas semanas:
Ainda dá para amenizar pequenas rugas no rosto, dar um efeito lifting no contorno da face e suavizar as eventuais linhas no pescoço.
Tratamento: a aplicação de toxina botulínica em sessão única. Suaviza as rugas de expressão na testa, nos olhos e ao redor da boca. Para dar um up na face, aplica-se alguns pontos na mandíbula e queixo. Para quem vai usar um vestido tomara-que-caia, a toxina também ameniza as marcas no pescoço e colo. Para suprimir rugas nos sulcos em volta da boca e dar mais volume e contorno aos lábios, o ideal é fazer uma sessão com um preenchedor a base de ácido hialurônico. Os lábios ficam rejuvenescidos e sensuais.

Menos de uma semana: dá para clarear e dar frescor e brilho à pele, além de levantar a expressão. Tratamento: yelow peel, um peeling de ácido retinóico ultra-suave programado para descamar em cinco dias. Refina os poros, ameniza sardas, manchas e recupera o aspecto aveludado. Um hidratante disfarça a descamação. O accent XL também é uma boa opção para dar um efeito lifting e levantar a aparência.

Um dia antes:
Imbatível, segundo a maioria dos especialistas, o peeling de cristal pode ser aplicado na véspera da festa. O ideal é associar o peeling com uma máscara de vitamina C, em altas concentrações, em face, pescoço e colo. A pele fica com uma textura e um brilho excelente.

Bronze instantâneo:
Embora a cútis branca seja chique, a brasileira gosta mesmo do bronze para desfilar nas festas. Como o sol é o vilão do envelhecimento e ressecamento da pele, o bronzeamento falso tem cada vez mais adeptas. Esse procedimento pode ser realizado em clínicas de estética com um spray. A profissional aplica um produto que colore a pele de maneira uniforme rapidamente. Para conservar a cor adquirida é necessário evitar banhos quentes e demorados e o uso de hidratantes diariamente é fundamental. Outra opção é a pessoa aplicar um autobronzeador em casa. Mas para isso é necessário usar luvas para aplicação do cosmético e realizar uma esfoliação um dia antes.

Agora com essas orientações vá a luta e comece desde já investir na sua aparência. Uma dieta bem elaborada é o ponto de partida para o processo de emagrecimento. Se aliar a poderosos procedimentos estéticos, melhor ainda.

Os procedimentos ajudam na melhora do contorno corporal e facial, motivando o paciente a continuar com seu plano de emagrecimento e rotinas de tratamentos domiciliares. Além disso, combatem problemas associados ao sobrepeso, como gordura localizada, celulite e flacidez tanto em face como em corpo. Para manutenção do peso, a dieta deve ser seguida semanalmente e alimentação liberada á vontade aos finais de semana e a prática de exercícios físicos deve ser constante.

O ritual de beleza com limpeza, tonificação e produtos para uso noturno e diurno para a cútis e acima de tudo o uso de filtros solares devem ser diários. Além disso, a consulta com seu dermatologista deve ser semestral para correção e prevenção do aparecimento de problemas estéticos que aparecem com o passar dos anos. Para manter a beleza a vida toda, o essencial é ter em mente que a luta será eterna, porém os resultados são tão satisfatórios que tudo vale a pena para ser feliz e de bem com nosso corpo.


Minha Vida

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Veja as dez contusões mais comuns durante o sexo

A empresa de pesquisas One Poll divulgou que cerca de 30% das pessoas já se machucaram praticando relações sexuais. Como qualquer atividade física, o sexo exige um pouco de preparo e pode, realmente, provocar lesões em várias partes do corpo.

Dependendo do local do ato sexual, o casal pode distender algum músculo ou até torcer alguma parte do corpo, dependendo do apetite de cada um. Conheça agora as dez lesões mais comuns durante o sexo.

1) Distensão muscular
O movimento repetitivo e por tempo prolongado, se for praticado por uma pessoa sedentária, pode gerar uma distensão muscular. Como qualquer atividade física, o sexo precisa de alongamento e preparo muscular. Provavelmente a relação sexual não vai provocar uma distensão grave, mas se já existir um estiramento, este poderá se agravar.

2) Dores na coluna
Em segundo lugar ficam as dores na coluna, que podem ser provocadas por posições menos convencionais e que forcem a região. O importante é tentar parar assim que sentir alguma dor, para não piorar o sofrimento.

3) Atrito com o carpete
O atrito do corpo com o carpete pode gerar queimaduras e feridas no corpo. Movimentos repetitivos neste tipo de piso podem passar despercebidos no momento mas, alguns minutos depois, é provável que você perceba esta lesão, que pode incomodar um pouco, mas não é motivo de preocupação.

4) Torcicolo
Movimentos bruscos durante o ato sexual pode gerar este tipo de desconforto, principalmente nas mulheres, caso seu companheiro puxe o cabelo com força desproporcional. Uma musculatura tensa favorece o surgimento da lesão.

5) Bater cotovelos ou joelhos
Se o local escolhido para a prática do sexo for um pouco apertado, poderá ocorrer um tipo de lesão provocada por um acidente. Bater cotovelos e joelhos pode ser comum e, em alguns casos, bem dolorido.

6) Hematoma nos ombros
Na hora da prática sexual, sempre pode sobrar um pé ou mão descoordenada que pode atingir o parceiro. Quedas e acidentes de percurso podem provocar alguns hematomas. Todo cuidado é pouco.

7) Joelho torcido
Para os que gostam de um sexo mais selvagem, cuidado, pois algumas lesões podem ser graves. Ao forçar o corpo sobre as articulações, você pode torcer o joelho e ficar algum tempo sem poder caminhar direito.

8) Pulso aberto ou torcido
Umas das posições mais comuns do sexo exige que o homem fique por cima da mulher, apoiado pelos pulsos. Sendo assim, não é de se estranhar que a lesão de pulso fique entre as dez mais comuns durante a prática sexual. Mais uma vez, vale a pena ficar atento aos incômodos na região dos pulsos.

9) Tornozelo torcido
Assim como a lesão no joelho, uma pressão exagerada pode comprometer também o tornozelo. É uma lesão bem menos comum, mas que pode ocorrer, dependendo da intensidade e do local onde está sendo praticada.

10) Dedos destroncados
Assim como os pulsos, os dedos estão expostos durante os movimentos sexuais. Um posicionamento mal elaborado pode gerar uma pressão desproporcional nas extremidades da mão, que pode gerar, inclusive, um deslocamento ou luxação dos dedos.


Terra Saúde

Mortes por doenças crônicas caem 17% no Brasil entre 1996 e 2007

Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta terça-feira (14) mostram que as mortes causadas por doenças crônicas caíram 17% no Brasil, entre 1996 e 2007. No período, a cada 100 mil habitantes, o número de óbitos foi de 569 para 475. Mesmo com a redução, o grupo ainda é a principal causa de morte no país, com 67% do total - foram 705,5 mil vítimas só em 2007. Entre as patologias estão as doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas, neoplasias e o diabetes.

As informações constam no "Saúde Brasil 2009", publicação da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). Doenças cardiovasculares como infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC) mataram 308 mil pessoas em 2007 e ainda são a principal causa de óbitos no país, com 29,4% do total.

No caso das patologias respiratórias como enfisemas pulmonares e asma, o número de mortes caiu 2,8% ao ano no período considerado pela pesquisa. Para o Ministério da Saúde, o resultado está ligado com a redução no tabagismo no Brasil. Entre 1989 e 2009, o número de fumantes no país caiu de 35% para 16,2%.

O órgão destacou o crescimento de 10% na incidência de diabetes tipo 2 (mellitus). A doença está ligada, principalmente, à obesidade e ao histórico familiar. Segundo o sistema Vigitel, voltado para o monitoramento de fatores de risco e proteção para doenças crônicas não transmissíveis, o número de obesos foi de 11,4% para 13,9% da população brasileira, entre 2006 e 2009.

Queda nas causas parasitárias
A inversão na relação entre doenças crônicas e degenerativas e as parasitárias e infecciosas começou na década de 1980, segundo o Ministério da Saúde. Com as ações de combate a vetores e o desenvolvimento de vacinas, atualmente as doenças infecciosas são apenas a oitava causa de morte no país, com 4,4% dos óbitos.

As regiões Norte e Nordeste respondem por boa parte da queda, já que há trinta anos os percentuais de mortes por causas parasitárias ou infecciosas eram 26% e 21%, respectivamente. Em 2008, esses valores caíram, pela ordem, para 6,5% e 5% dos óbitos.


G1 Saúde

Quando a próstata engorda

Entre 80 e 90% dos homens com mais de 50 anos deparam ou vão deparar com o crescimento dessa glândula, cujo formato lembra uma noz. É a hiperplasia benigna, condição que pode atrapalhar, e muito, o dia a dia

Há fenômenos que ocorrem no corpo humano que são tão comuns quanto desconhecidos à maioria das pessoas. Ora, se um médico desse a você (ou ao seu pai ou marido) o diagnóstico de hiperplasia da próstata, não seria um disparate pensar, por causa do nome pomposo, em uma doença grave. Mas, para aplacar de imediato o susto, sobretudo à nação masculina, convém esclarecer: o termo se refere ao crescimento benigno da glândula, que geralmente se acentua após a quinta década de vida. A próstata, que antes se orgulhava dos seus 15 gramas, engorda com a idade a ponto de pesar de 30 a 120 gramas. Pois é, não apenas a barriga costuma se avolumar com o avançar dos anos...

Em tempos marcados por uma crescente preocupação com a saúde do homem, a hiperplasia ganhou até um novo livro destinado à classe médica e assinado por especialistas do porte do urologista Miguel Srougi, professor da Universidade de São Paulo. Mas o conhecimento não deve fi car restrito a quem veste o jaleco branco. “A próstata tem um papel importante no auge do período reprodutivo, mas, passada essa fase, parece virar uma sede de transtornos”, analisa Srougi, que também dirige o Instituto da Próstata do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na capital paulista. Um deles é a tal hiperplasia benigna.

Antes de esmiuçarmos sua origem e suas consequências, é preciso fazer justiça a essa condição tão popular. Nem sempre a hiperplasia atrapalha a qualidade de vida do dono da próstata. “A glândula pode crescer e o indivíduo não apresentar queixa alguma”, afirma o urologista Cássio Andreoni, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. “Nessas circunstâncias, o inchaço nem precisa ser tratado.” No entanto, para um grupo de desafortunados, a próstata gordinha se torna mesmo um estorvo. “Acredita-se que 30% dos homens com a hiperplasia necessitam de um tratamento”, diz o urologista Rafael da Luz Boeno, do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Isso porque, neles, o aumento da próstata causaria um pandemônio no trato urinário. “Ao crescer, a glândula provoca um estreitamento do canal da urina, bem como uma sobrecarga na bexiga”, descreve Andreoni. Daí, o indivíduo acorda diversas vezes à noite para urinar, não se sente totalmente aliviado ao sair do banheiro e pode sofrer até incontinência urinária. Diante dessa desdita, não é raro que soe a pergunta: por que a próstata, a caminho da aposentadoria, resolve ganhar peso? Para buscar a resposta, temos que entender primeiro os altos e os baixos da glândula na vida do homem. Ela começa a crescer quando o indivíduo ainda é um feto e se desenvolve até a adolescência, se estabilizando na fase adulta. Mas, na casa dos 40 anos, volta a ganhar volume aparentemente sem motivo. Segundo o médico Miguel Srougi, uma teoria, a do redespertar embrionário, explicaria o fenômeno apontando substâncias capazes de estimular o crescimento da próstata no feto e que seriam ativadas de novo na maturidade. “Outra teoria, porém, credita esse aumento a um processo desencadeado por um micro-organismo”, conta. Até o momento, estamos sem veredicto.

OS SINTOMAS DA HIPERPLASIA

›› Esforço para urinar; jato de urina fraco
›› Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
›› Sono interrompido várias vezes à noite para ir ao banheiro
›› Incontinência urinária
›› Infecções urinárias freqüentes
›› Desconforto ao urinar

Ainda é difícil falar em prevenção da hiperplasia benigna. Não há estudos atestando o efeito protetor da atividade física ou da alimentação — salvo pelo vinho tinto, que contribuiria para uma próstata mais enxuta. Hoje se sabe que o fator hereditariedade pesa bastante e rondam suspeitas de que a obesidade favoreça o problema. O que ninguém discute é a importância de visitar o urologista, especialmente na presença dos já citados sintomas. “Para fazer o diagnóstico da hiperplasia, lançamos mão do exame clínico, do toque retal, de um exame de sangue que dosa um marcador de doenças na próstata, o PSA, e do ultrassom”, conta o urologista Marcos Dall’Oglio, da Sociedade Brasileira de Urologia. Essas ferramentas apuram as medidas da glândula e ajudam a excluir males maiores, como o câncer.

Aliás, quando falamos em hiperplasia, tamanho não é sinônimo de documento, ou melhor, de gravidade. “Há homens com uma próstata acima de 30 gramas sem sinais do problema e outros com próstata com menos de 30 gramas apresentando sintomas”, lembra Boeno. “A hiperplasia deve ser avaliada não pela dimensão da glândula, mas pela intensidade das queixas”, pontua Srougi. Se, aliada a elas, os exames acusarem um exemplar avantajado, não há razão para pânico, porque existe tratamento. E, caso a próstata se negue a fazer regime com os remédios, tem até cirurgia ou raio laser à sua espera.


Saúde é Vital

Lichia para chapar a barriga

Além de levíssima, a lichia é uma ótima aliada no emagrecimento graças a uma substância que regula as células de gordura. Guarde o nome dela: cianidina

Se o critério para fazer parte da sua dieta, ainda mais no verão, é não pesar na balança, saiba que essa fruta de origem chinesa é uma das menos calóricas, ainda mais se comparada com outras delícias que aportam nos supermercados nesta época de festas de final de ano.

“A licha tem apenas 6 calorias, o que representa, mais ou menos, 0,3% do que um adulto pode comer ao longo de um dia”, estima a nutricionista Raquel Magalhães, do Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. Ou seja, se devorar dez unidades suculentas, só irá gerar energia o suficiente para tostar em uma atividade bem simples, como fazer a cama ou arrumar a mala para um final de semana na praia. Algo assim.

Mas a leveza do fruto não é o único argumento a seu favor na discussão de estratégias antiobesidade. Veja que curioso: um estudo da Universidade de Hokkaido, no Japão, analisou a perda de gordura abdominal em voluntários que receberam extrato de lichia. “Ao fi nal de dez semanas, eles derreteram 15% a mais de gordura na região da barriga do que os participantes tratados com placebo”, explica por e-mail, com exclusividade a SAÚDE!, o médico Jun Nishihira, que conduziu a pesquisa. Ele até revelou sua suspeita: o efeito se deve à cianidina.

A cianidina é um pigmento que tinge a casca de vermelho e, apesar da brancura da polpa, também se faz presente nela, ainda que em quantidades bem menores — mas incrivelmente eficientes na ação sobre as gorduras. “Vale lembrar que não existem alimentos milagrosos para o emagrecimento”, alerta Mirian Martinez, nutricionista do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, ao ouvir a notícia. “A lichia pode, sim, dar uma força se associada a uma dieta equilibrada e à prática de atividade física para cumprir essa função.” Não adianta se esbaldar com ela e, em seguida, comer um panetone inteiro, por exemplo. Por falar em se esbaldar, Nishihira não determinou ainda a quantidade ideal de frutinhas a ser consumida para perder centímetros na cintura. Então coma à vontade, sem dispensar acompanhamentos saudáveis.

Outro encanto da lichia é ser uma fonte de vitamina C: com apenas seis frutas, você já alcança a recomendação de ingestão diária do nutriente de um jeito doce, doce... “A vitamina estimula o sistema imunológico, aumenta a resistência às infecções, auxilia a cicatrização de feridas, aumenta a absorção do ferro pelo intestino e evita o envelhecimento precoce”, enumera Carla Christimann, nutricionista do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

Só que, justamente por ser rica em vitamina C, a frutinha exige alguns cuidados. Quando submetida ao calor ou em contato com a luz, a substância se perde. Por isso, deve ser armazenada em locais frescos e escuros e, de preferência, ser consumida in natura.

Já o mineral que aparece em maior abundância no fruto chinês é o potássio. “Ele atua no equilíbrio da água do organismo, ajuda no armazenamento de proteínas musculares, na função renal, na contração do músculo cardíaco e no relaxamento muscular em geral”, diz Solange Saavedra, gerente técnica do Conselho Regional de Nutrição de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O potássio também é conhecido por seu poder anticâimbras e, por isso, pode ser consumido em boas doses por quem pratica atividade física.


Saúde é Vital

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Aprender a gerar paz pode deixar sua vida mais feliz

Vimos tantos conflitos acontecendo nos dias de hoje.Mas o que poucos reconhecem é que a causa dos conflitos externos é, na verdade, os conflitos internos. É difícil para as pessoas reconhecerem que são geradoras, é mais fácil achar culpas e culpados lá fora e sermos juízes das pessoas - literalmente!

Os conflitos como tudo que acontece na vida são materializações das emoções. E para podermos combater os conflitos, que tal largar as armas de fogo, as espadas, as agressões de todo tipo, e geramos paz?

Talvez você venha enfrentando algum tipo de conflito e talvez venha se desgastando junto com ele. Eu lhe pergunto se é mais guerreiro aquele que sabe manter seu espírito tranquilo no meio da tempestade ou aquele que se abala junto com ela?

É somente no campo da serenidade que podemos resolver conflitos. As pessoas só precisam de amor. Todo conflito - de qualquer espécie que enxergamos hoje é apenas ausência de amor. E é esse amor que precisamos aprender a gerar. Não de vez em quando - e não para apenas os chamados "Nossos".

É preciso gerar amor e entendimento para todos, enxergarmos as pessoas e interagirmos com elas.Toda pessoa que gera uma agressão é sofredora, ainda que momentaneamente e está longe da sua essência divina.

Até um assassino é capaz de amar alguém - pense nisso! As pessoas que intitulamos de "piores ou perdidas" também são capazes de amar. Só o amor é capaz de curar as feridas e aquecer as pessoas. Eu vivencio em minha vida como o amor é capaz de mudar as coisas. E talvez você já tenha notado como a força do seu amor ajuda as pessoas ao seu redor.

Amar muitas vezes é deixar de ter a razão, muitas vezes é deixar o outro se desenvolver, é estar pronto para ajudar, mas não a fazer tudo pelo outro, pois outro também deve ter seu espaço de crescimento. Uma árvore plantada muito próxima da outra, pode sufocar a outra.

É preciso tambem ter a confiança nas pessoas, a confiança de que as pessoas com o devido cuidado também crescem, como você cresceu, como eu cresci em tantos pontos. Para isso é preciso gerar a paz. E isso significa deixar de julgar, deixar de gritar para ser ouvido. Gerar a paz é amar as pessoas haja o que houver e amá-las ainda que elas não gerem amor para você.

Pergunte-se se você é capaz de amar, quando tudo não está bem. Se você é capaz de manter a luz acesa no meio da escuridão, se você pode prestar atenção em seus pensamentos e em suas palavras e moderá-las se elas não forem construir nada.

Use suas palavras, suas emoções e seus gestos para edificar algo na vida, em você e na vida das pessoas. Deixe de lado os aplausos pelo o que você faz. Aprenda a semear anonimamente, aprenda a ser gentil e amar por amar. Sei, é um desafio diário para mim e para você! Mas também sei que podemos fazer isso.


Minha Vida

Suco de romã pode frear metástase de câncer de próstata

Pesquisadores da Universidade Riverside, da Califórnia, identificaram componentes no suco de romã que podem inibir os movimento de células cancerosas e a metástase do câncer de próstata.

A descoberta, diz Manuela Martins-Green, uma das pesquisadoras, pode ainda ter impacto no tratamento de outros tipos de câncer.

Quando o câncer de próstata reaparece no paciente depois de tratamentos como cirurgia e/ou radiação, geralmente o próximo passo é a supressão do hormônio masculino testosterona, um tratamento que inibe o crescimento das células cancerosas, pois elas precisam do hormônio para crescer.

Mas, com o tempo, o câncer desenvolve formas de resistir também a esse tratamento, se transforma em um câncer muito agressivo e sua metástase ataca a medula óssea, pulmões, nódulos linfáticos e geralmente resulta na morte do paciente.

O laboratório americano aplicou o suco de romã em células de câncer de próstata cultivadas em laboratório que já eram resistentes à testosterona - quanto mais resistente à testosterona uma célula cancerosa é, maior é a sua tendência à metástase.

Os pesquisadores então descobriram que as células tratadas com o suco de romã que não morreram com o tratamento mostraram uma maior adesão, o que significa que menos células se separavam, e também queda na movimentação dessas células.

Em seguida os pesquisadores identificaram os grupos ativos de ingrediente no suco de romã que tiveram impacto molecular na adesão das células e na migração de células cancerosas no câncer de próstata já em estado de metástase.

"Depois de identificá-los, agora podemos modificar os componentes inibidores do câncer no suco de romã para melhorar suas funções e fazer com que eles sejam mais eficazes na prevenção da metástase do câncer de próstata, levando a terapias com remédios mais eficazes", disse Manuela Martins-Green.

Outros tipos de câncer

A pesquisadora afirma que a descoberta pode ter impacto no tratamento de outros tipos de câncer.

"Devido (ao fato de) os genes e proteínas envolvidas no movimento das células de câncer de próstata serem essencialmente os mesmos que os envolvidos no movimento de células em outros tipos de câncer, os mesmos componentes modificados do suco poderão ter um impacto muito mais amplo no tratamento do câncer", afirmou.

Manuela Martins-Green explicou ainda que uma proteína importante produzida na medula óssea leva as células cancerosas a se mover para a medula onde elas poderão formar novos tumores.

"Mostramos que o suco de romã inibe a função dessa proteína e, assim, esse suco tem o potencial de evitar a metástase das células do câncer de próstata para a medula", disse.

Os próximos planos da pesquisadora são fazer testes adicionais em um organismo vivo com câncer de próstata em em fase de metástase para determinar se os mesmos componentes que foram eficazes nas células cultivadas em laboratório poderão evitar a metástase sem efeitos colaterais.


BBC Brasil

Maconha pode deter o crescimento do câncer de mama, indica pesquisa em ratos

Madri, 13 dez (EFE).- Os componentes ativos da maconha e seus derivados poderiam reduzir o crescimento do câncer de mama e a aparição de metástases, constata uma equipe de cientistas espanhóis que testou os efeitos desta droga em ratos.

Em comunicado, os pesquisadores da Universidade Autônoma de Madri (UAM), a Universidade Complutense de Madri e o Centro Nacional de Biotecnologia destacaram nesta segunda-feira (13) que os canabinoides podem deter e acabar com as células derivadas de tumores de mama.

Essa descoberta acaba de ser publicada na revista "Cancer Cell", na qual os cientistas explicam que a pesquisa foi realizada com ratos afetados pelo modelo genético de câncer de mama MMTVneu.

Estes animais, segundo a UAM, geram de forma espontânea tumores de mama que posteriormente são transferidos por metástase ao pulmão, porque expressam elevados níveis de uma proteína chamada "oncogene ErbB2", também presente nos humanos que sofrem deste tipo de câncer.

Os pesquisadores indicaram que a propriedade antitumoral desses elementos parece vir dada pelo receptor de canabinoides CB2, enquanto os efeitos psicotrópicos associados a esta droga se devem fundamentalmente ao receptor CB1, que é - nas palavras dos especialistas - "o que se expressa predominantemente no sistema nervoso".


Uol Saúde