sábado, 8 de janeiro de 2011

Saiba o que fazer pra se livrar da dor e da sensação incômoda do inchaço

Nas férias, é muito comum o contato com a natureza e, por esta razão, o corpo fica mais exposto às picadas de insetos.

Quando uma pessoa é ferroada por uma abelha, imediatamente surge a dor, o rubor e o inchaço. Se a picada acontece no rosto, lábio, orelhas, lugares preferidos das abelhas, o incômodo é ainda maior.

Essa reação de dor irá perdurar por três até seis horas, mas o inchaço, a inflamação e a coceira poderão permanecer por dias. Para algumas pessoas, no entanto, o veneno pode ser um perigo grave ou mortal devido a uma reação alérgica ao veneno depositado pela abelha.

O ferrão tem pequenas farpas, o que impede que seja retirado com facilidade da pele humana.

Em caso de risco de picada de abelha, tenha em sua farmácia de emergência "Apis mellifica 12CH"O que fazer?

Logo após a picada, retire o ferrão com a ajuda de uma pinça ou com a unha, puxando na direção oposta a picada, tomando cuidado para não romper a bolsa de veneno.

Nunca esprema o local. A aplicação de água gelada ajuda a controlar a dor e diminui a circulação do veneno pelo organismo.

Aplicar a pomada de Calêndula, ou algumas gotas de óleo de lavanda, ajudará no alívio das dores. Caso não melhore, ou em caso de reação alérgica, é aconselhável procurar atendimento médico.

A ação do veneno

O veneno de abelhas é um líquido transparente, com odor de mel e sabor amargo, acre. É uma mistura complexa de substâncias químicas: enzimas, peptídeos, histamina, dopamina, noradrenalina, serotonina, aminoácidos livres, acetilcolina, lipídeos, açúcares (glicose e frutose) e componentes voláteis como o acetato de iso-amilase. Essa poderosa combinação ocasiona inflamação em diferentes níveis, sobre a pele, mucosas, membranas pulmonares e sobre o aparelho urogenital, associada às vezes a um estado febril.

A brutalidade do aparecimento do edema e da inflamação é a sua maior característica. Sobre a pele, observa-se um edema róseo de aparecimento rápido, ardente que melhora com compressas geladas. Este edema pode aparecer na região da picada ou estender-se às mucosas e serosas e se tornar perigoso, como no caso do edema de glote, que ocasiona a asfixia.

O quadro pode ser acompanhado de uma febre com ausência de sede. Há uma agravação dos sintomas pelo calor e pelo toque, mesmo o mais leve roçar.

O uso homeopático e a indicação terapêutica de Apis mellifica

Como a homeopatia está baseada na Lei da Semelhança, utiliza-se o medicamento homeopático Apis mellifica (inseto- medicamento), preparado a partir de abelhas operárias pelo método homeopático clássico.

Seu preparo e prescrição tornaram-se muito popular a partir da publicação em 1853, do resultado da experimentação no homem são realizado pelo médico Dr. Constantino Hering, nos Estados Unidos. Muitos estudos têm sido publicados desde então.

O remédio recomendado para o tratamento das picadas de insetos, também é usado nas queimaduras de primeiro grau, nos edemas palpebrais, em caso de furúnculos, nas urticárias, em função de sua semelhança às reações cutâneas provocadas pela picada de abelha.

Na Europa, vários médicos indicam o Apis mellifica antes da exposição ao sol, como preventivo das queimaduras solares. Também se podem tratar os edemas sobre mucosas, como as rinites, as conjuntivites, as faringites e as amigdalites, desde que exista um edema que melhore pela aplicação de água gelada, gelo, bolsa de água fria, eventualmente, se a pessoa estiver com febre e sem sede.

Em caso de risco de picada de abelha, tenha em sua farmácia de emergência Apis mellifica 12CH, pois ele poderá reverter o processo inflamatório de forma rápida.

Dra Maria Isabel de A. Prado
Homeopatia

Inverno intensifica incômodos Otorrinolaringologista ensina os cuidados para amenizar os sintomas

Tosse, olhos lacrimejando constantemente, dores de cabeça e na região que vai do nariz às bochechas e secreção nasal podem ser sintomas de alergias (rinite, asma e/ou bronquite), que se intensificam nas baixas temperaturas, conseqüência dos dias mais secos e maior índice de poluição e pó.

"As piora das alergias é mais freqüente nesta época do ano. Primeiro porque o próprio clima deixa um número maior de partículas em suspensão no ar, aumentando a reatividade no trato respiratório. Segundo porque a aglomeração das pessoas no frio facilita a transmissão de resfriados e gripes, infecções que pioram o problema", explica o otorrinolaringologista do Hospital Bandeirantes, Dr. Arthur Castilho.

O tratamento para Rinite é feito de maneira continuada - regular - além da utilização de solução fisiológica para a lavagem nasal. Outras medidas medicamentosas exigem acompanhamento médico e estão relacionadas à administração de anti-histamínicos e corticóides tópicos.

"Para amenizar os sintomas, as pessoas podem tomar algumas medidas em casa como passar pano umedecido no chão todos os dias, trocar a roupa de cama duas vezes por semana e manter animais domésticos fora do quarto. Além disso, se deve limpar debaixo da cama e em cima dos armários, ensacar bichos de pelúcia, optar por cortinas que não retenham pó e manter a casa bem arejada, principalmente, o s quarto s ", aconselha Dr. Castilho.

Ao contrário do que muita gente pensa, as crianças não são necessariamente as que mais sofrem com as alergias, pois a incidência deste mal depende do nível de reatividade de cada indivíduo. Segundo o médico, só uma consulta com um otorrino p ode definir qual a gravidade do quadro e como tratá-lo.

Os descongestionantes nasais, conhecidos também como vasoconstritores tópicos, são vendidos sem receita e as pessoas abusam do seu uso. Mas o especialista alerta que raramente o medicamento é receitado e, quando há indicação, o uso tem que ser por curto período e com acompanhamento.

"Estes medicamentos podem ter efeitos adversos severos se usados de forma irregular, pois tendem a induzir um quadro de rinite medicamentosa e agravar outras afecções do organismo", conclui.

Dr. Arthur Castilho
Otorrinolaringologista do Hospital Bandeirantes

Prevenção na Infância Ajuda a Evitar Doenças Oculares

Os cuidados com a visão devem começar desde os primeiros anos de nossa vida. A oftalmologia inclui uma área específica para esse atendimento: a oftalmopediatria, responsável pelo diagnóstico e tratamento de uma variedade de alterações oculares que podem se manifestar nas crianças desde o nascimento. "Cerca de 90% da visão se desenvolve durante os dois primeiros anos de vida. É durante essa fase que os pequenos aprendem a fixar, a movimentar os olhos de maneira conjunta e a perceber profundidade", revela a especialista em saúde ocular infantil, Manuella Nevez da Rocha Nader.

A médica explica que, logo após o nascimento, os pais devem procurar um profissional para realizar o já conhecido Teste do Olhinho. O exame consiste em avaliar o reflexo-vermelho e mapear a retina com o intuito de prevenir e tratar algumas doenças, entre elas: a catarata e o glaucoma congênitos, a ambliopia, o estrabismo, os erros refracionais e o retinoblastoma - que podem levar à cegueira se não tratadas nos primeiros dias de vida.

Segundo Dra. Manuella, as doenças mais freqüentes são o estrabismo e a ambliopia. A primeira atinge de 2% a 5% das crianças em idade pré-escolar e significa a perda do paralelismo dos olhos, ou seja, um olho encontra-se alinhado e o outro desvia-se. "Existem vários tipos de estrabismo e sua complicação mais séria é a formação de imagem diferente no olho desviado, o que impede o desenvolvimento da visão e provoca a perda tridimensional", diz. Já a ambliopia é a baixa da acuidade visual de um ou de ambos os olhos na ausência de lesões oculares ou de causas neurológicas. Normalmente, 50% das ambliopias ocorrem devido ao estrabismo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, nos dois primeiros anos de vida deve ser feito um exame criterioso a cada 6 meses. Passada essa fase, e se tudo estiver normal, um exame anual é suficiente até que a criança complete 8 ou 9 anos de idade - fase na qual se encerra o desenvolvimento da visão.

Dra. Manuella Nevez da Rocha Nader
Oftalmologista especialista em saúde ocular infantil do Inob, em Brasília

Nando Reis - Pra Você Guardei O Amor

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Cientistas chilenos desenvolvem vacina contra alcoolismo

SANTIAGO, 6 janeiro 2011 (AFP) - Cientistas chilenos trabalham no desenvolvimento da primeira vacina contra o alcoolismo, baseada em uma mutação genética presente em 20% da população asiática que, de forma natural, sofre consequências tão severas ao consumir álcool que isso inibe seu vício, explicou o médico coordenador do projeto.

Estas populações não têm um gene que produz a enzina "aldeído desidrogenase", que metaboliza o álcool no organismo. Sem essa enzina, ao beber "ocorre uma reação tão forte que as pessoas não tomam o álcool", explicou o médico da Universidade do Chile, Juan Asenjo, chefe dos pesquisadores, à rádio Cooperativa.

A vacina, portanto, aumentaria os enjoos, a sensação de náusea e a vasodilatação nos viciados. "Com a vacina, a vontade de beber será muito pequena devido às reações que terá", disse o médico.

O princípio já foi testado com sucesso em ratos alcoólatras, nos quais o consumo do álcool diminuiu em 50%. "A ideia é que nos seres humanos o consumo de álcool diminua entre 90 e 95%", acrescentou.

A vacina consiste em induzir a mutação nas células do fígado através de um vírus que transmite esta informação genética.

Atua sob o mesmo princípio sobre o qual são elaborados os parches e remédios utilizados para controlar o vício em álcool, mas sua eficácia seria maior porque, diferentemente das fórmulas anteriores, não depende da vontade imediata do paciente e tem menos efeitos colaterais.

"A vacina é específica para as células do fígado. Os emplastros (parches) afetam todas as células e têm muitos efeitos colaterais", explicou Asenjo.

Após demonstrar seu princípio ativo, os cientistas trabalham agora para cultivar as células necessárias para produzir o vírus em reatores e em grandes quantidades. Depois vem a fase de otimizar a produção, purificar o vírus e a aprovação por parte de diferentes comitês de ética e institutos de saúde pública.

"Durante este ano será feita a produção em grande escala e depois serão realizados testes pré-químicos em animais para determinar a dose. Posteriormente, em 2012, serão realizados testes químicos na fase 1 em humanos", explicou Asanjo.

Se os resultados em humanos forem bem-sucedidos, bastaria que o paciente tomasse a vacina uma vez por mês para começar a sentir os sintomas por um período prolongado, o que desestimularia o vício.

O alcoolismo é o principal fator de risco de doenças entre os chilenos e gera acidentes de trânsito, cirrose e depressões, que são as principais causas de morte no Chile, segundo um estudo oficial divulgado em setembro de 2008.


Uol Saúde

Fazer gestos durante fala ajuda a moldar o pensamento, diz estudo

Às vezes é quase impossível falar sem usar as mãos. Esses gestos parecem ser importantes para definir a forma como pensamos, afirmam pesquisadores da Universidade de Chicago, nos EUA, em estudo divulgado na publicação científica “Psychological Science”.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas convidaram voluntários a resolver um quebra-cabeça conhecido como “torre de Hanói”, no qual os jogadores têm que transferir discos de madeira entre pinos.

Depois que as pessoas terminaram, elas foram uma sala separada e explicaram como descobriram a solução. Nessa conversa, é quase impossível contar sobre andamento do jogo sem usar as mãos.

A última tarefa foi resolver o mesmo problema, mas desta vez com um truque: para alguns voluntários, os pesquisadores mudaram a densidade dos discos, fazendo os pequenos ficarem mais pesados que os grandes. Assim, o disco que podia ser movido com uma mão precisaria de duas mãos para ser levantado.

A análise dos dados mostrou que as pessoas que usaram apenas uma mão na hora de mostrar a solução tiveram problemas. A dificuldade em resolver pela segunda vez o quebra-cabeça foi proporcional ao quanto os jogadores usaram só uma mão na hora de explicar.

“Gestos são um caso especial de ação. Você pode pensar que eles têm menos efeito porque não têm um impacto direto no mundo”, diz Susan Goldin-Meadow, uma das autoras do estudo. Ela ressalta, contudo, que o movimento das mãos é mais importante do que parece “porque gesticular sobre um ato requer que você represente aquele ato”.

Segundo os pesquisadores, dar mais valor aos gestos pode ajudar crianças a entenderem conceitos abstratos em física, química e matemática. “Quando você fala de momento angular e torque, você fala de conceitos ligados a ação”, explica Sian Beilock, parceira de Goldin-Meadow.

“Estou realmente interessado em saber se, levando crianças a experimentar essas ações ou gesticular sobre elas pode mudar o processo cerebral que elas usam para entender esses conceitos”, afirma.


G1

Para a promessa do começo de ano dar certo...

Chega a hora de fazer aquela lista de objetivos para 2011. Se emagrecer faz parte da sua (é, esse desejo está na lista de 9 entre 10 mulheres!), preparamos cinco dicas possíveis, levando em conta a correria da sua vida de mãe, para você conseguir cumprir a promessa de uma vez por todas. Veja só:

• Troque o carboidrato branco pelo integral: faça isso já no mercado. Mude o arroz, o pão, o macarrão. Assim, ao preparar a refeição, você só tem essa opção, que é boa para toda família e ainda tem fibras, aumenta a sensação de saciedade e faz o intestino funcionar melhor.

• Tenha sempre um lanche na bolsa: para manter o metabolismo rápido e gastar mais energia, é preciso comer a cada três horas. Carregue lanchinhos, como frutas secas ou frescas, barrinhas de cereais, bolachas integrais e legumes em palitos. Varie para não enjoar!

• Vá de azeite: na hora de preparar alimentos ou temperar saladas, prefira sempre o azeite ou o óleo de canola. Esses alimentos contêm gordura monoinsaturada que combate a gordura abdominal e ajuda a reduzir o colesterol ruim. Se preferir, você pode comer uma castanha-do-pará por dia. Mas não exagere, porque todos são ricos em calorias.

• Beba água: não se preocupe com a quantidade. O importante é beber água sempre que você se lembrar. Quando o organismo começa a ficar desidratado, o primeiro sinal que envia ao cérebro é de fome, antes mesmo da sede.

• Prefira salgadinhos assados: se o programa é festa de criança, prefira os salgados assados, como esfiha, ou pipoca e até um minicachorro-quente (só com catchup e mostarda). Tome refrigerante light e, na hora do parabéns, escolha entre o bolo ou três docinhos, OK?


Crescer

Tomar sol na gravidez ajuda a prevenir doenças respiratórias no bebê

Pode ser na praia, na piscina, no quintal ou na varanda de casa. Sentar no fim da tarde e tomar aquele solzinho é uma delícia, não é? Se você está grávida, aproveite porque ele faz muito bem para o seu bebê.

Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, publicado na revista Pediatrics, mostrou que um alto nível de vitamina D em bebês pode prevenir infecções respiratórias durante a infância. Apesar de ser encontrada em vários alimentos (como fígado, ovos, carne, manteiga, peixes - inclusive os enlatados - e óleo de fígado de peixe), a vitamina D necessita do Sol para ser absorvida pelo organismo. Por isso, muitas crianças nascem deficientes desse nutriente.

Para chegar a esse resultado, os cientistas analisaram a concentração da vitamina no cordão umbilical de 922 recém-nascidos e acompanharam a quantidade da mesma até as crianças completarem 5 anos. Aquelas com baixos níveis de vitamina D apresentaram duas vezes mais chances de desenvolver infecções respiratórias comparadas àquelas com maior concentração do nutriente no sangue. Os pesquisadores também notaram que a maioria dos bebês que nasceu durante o inverno tinha baixos níveis de vitamina.

“Considerando que as infecções respiratórias são a causa mais comum de asma, suplementos de vitamina D ajudam na prevenção, particularmente durante o outono e o inverno, quando os níveis de vitamina D caem e aumentam os casos da doença”, explica o especialista Carlos Camargo, que conduziu o estudo.

Estudos anteriores feitos pela equipe de Camargo mostraram que filhos de mulheres que tomaram suplementos de vitamina D durante a gravidez eram menos propensos a desenvolver chiado no peito (o que os médicos chamam de sibilância) durante a infância.

A Sociedade Brasileira de Pediatra recomenda o uso de suplementos de vitamina D a partir do 15º dia de vida. Após o primeiro mês, você pode levar o bebê para passeios curtos ao Sol, de preferência até às 10 e após às 16h, para estimular a absorção da vitamina.


Crescer

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Manual para um dia saudável

Quem não gostaria de ter um guia completo que explicasse o que comer, quando e por quê? E que todas as dicas fizessem você se sentir melhor e ter uma aparência mais saudável? Para atender esse desejo, VivaSaúde preparou um manual com todos os segredos para você planejar um dia inteiramente saudável. Comece o quanto antes!

6h30 - 7h30 - Levantar e. água!

Assim que acordar, tome um copo de água! Durante o sono, o corpo não sente falta apenas de comida, mas também de líquido. De acordo com Larissa Cohen, nutricionista do Espaço Stella Torreão (RJ), "beber água assim que acordar é uma forma de limpar o trato digestivo". Essa hidratação ajuda na melhor absorção de nutrientes dos alimentos, além de auxiliar na digestão. Sendo assim, antes do pãozinho e do leite, um pouco de água vai muito bem!

7h30 - Café da manhã

A primeira refeição do dia é a mais importante e deve ser balanceada e nutritiva. O cardápio pode ser composto de cereais, como a aveia, carboidratos e fibras, encontrados nas frutas e pães nas versões integrais. Para beber, as opções podem variar entre leite desnatado, iogurtes livres de gordura ou o famoso suco de laranja, repleto de vitamina C e potássio. Entretanto, o abuso de frutas não é recomendado, "no caso do suco, faça-o com apenas uma laranja. E se for bebê-lo, não coma outras frutas. O excesso de frutose não faz bem à saúde", recomenda Larissa.

9h00 - Mais água

Para evitar a desidratação e aquela sede repentina, não tome água apenas quando sentir a boca seca. Tomá-la durante todo o dia garante uma pele mais bonita e melhor funcionamento do intestino!

10h30 - 11h00 - Primeiro lanche

Hora do lanche matinal! Para não esquecer essas mini refeições, coloque o alarme no celular, e-mail ou espalhe bilhetinhos pela mesa! Procure degustar duas unidades de oleaginosas, escolhendo entre castanha-do-brasil, amêndoas ou nozes. Frutas como maçã ou pera e iogurtes também são aconselhados, além de serem fáceis de carregar.

13h00 - 13h30 - Hora do almoço

Um prato colorido é a prova de que ele está composto de tipos variados de minerais e vitaminas! Monte um arco-íris na sua salada, com cenoura, beterraba, pepino, tomates e folhas, e una com carnes magras e grelhadas. A multiplicidade de vegetais, leguminosas como feijão, soja ou grão de bico e a preferência por arroz integral, também faz parte de uma dieta mais rica.

15h30 - 16h00 - Lanche da tarde

Momento essencial do dia, ele repõe as energias e ajuda no funcionamento cerebral. Algumas ideias são iogurte com cereais, banana, barra de cereal ou 1 tablete pequeno (30 g) de chocolate amargo. Seja criativo e evite repetir os lanches. Caso pratique exercícios no período da noite, reforce o cardápio!

18h00 - 19h00 - Caminhada pré-jantar

Se não deu tempo de fazer uma caminhada pela manhã, esse é o horário certo! Aquela fome antes do jantar pode ser evitada durante o exercício, que traz inúmeros benefícios para o seu corpo. Pode ser uma volta no quarteirão ou uma ida até a academia; qualquer fuga é válida para não comprometer o processo!

19h30 - Hora do jantar

Começar com uma sopa bem quente é perfeito para comer porções menores do prato principal. Tal atitude ajuda a "enganar" o cérebro, que já começa a ativar o hormônio da saciedade. Depois disso, "aposte em uma carne branca, peixe ou frango, grelhada ou cozida e acompanhada de salada igualmente cozida, não crua, o que facilitará a digestão", recomenda Larissa. Massas leves, de preferência integrais, com molho de tomate caseiro também são indicadas.

21h30- Ceia

Antes de dormir, e cerca de 2 horas após o jantar, pense na ceia. Assim, a vontade de comer se estabiliza e você não consumirá calorias vazias. Experimente pedaços de maçã com mel, banana assada com aveia ou água de coco! No período da noite é melhor evitar o chocolate, "por ser um alimento estimulante, ele prejudica o sono. Principalmente o mais amargo, que possui menos açúcar e mais cacau", alerta Larissa.

22h30 - 23h00 - Cabeça no travesseiro

Para manter o bom-humor, cabelos saudáveis e diminuir o risco de doenças como hipertensão e diabetes, o ideal é que seu sono tenha entre 7 e 8 horas de duração! Portanto, beba o último copo de água por volta das 23 h e tenha bons sonhos!


Viva Saúde

Saiba como cuidar da voz

"A voz é o espelho da alma" é uma frase que nunca foi tão precisa como nos tempos massificantes atuais, nos quais a indústria da moda e o culto obsessivo ao corpo reduzem o ser humano à "mera" aparência. Felizmente, a idéia do belo por inteiro cai por terra quando ouvimos a voz, e a opinião, de certos (as) belíssimos (as) modelos e manequins. Mostram o quanto a voz é reveladora da personalidade do indivíduo, além de revelar toda a carga emocional que depositamos em nossa garganta.

A laringe pode ser considerada uma "ponte ou via expressa", pelo fato de transportar muito mais do que o conteúdo do enunciado. A voz de uma pessoa revela diferentes aspectos de sua personalidade: saúde, estado psíquico e emocional, deixando transparecer, até mesmo, o seu lado cultural.

A voz é o nosso meio de comunicação mais vivo e imediato. Podemos tocar uma pessoa à distância com a nossa voz. Esse "toque" pode ser suave e delicado, pode ser firme e seguro. E pode mesmo ser áspero e agressivo. Problemas de voz afetam a vida pessoal, social e, sobretudo, a profissional. Qualquer alteração pode ser motivo de ansiedade e angústia.

A saúde vocal preventiva, de aperfeiçoamento ou de reabilitação, faz parte, de vários programas de capacitação dos profissionais de rádio, vídeo e televisão e, e mais recentemente, de telefone - os operadores de telemarketing. Conferencistas, políticos, professores, entre outros, que usam a voz como instrumento de trabalho e necessitam atingir grandes e variadas platéias, estão cada dia mais atentos e sensíveis ao seu estado vocal.

Devido à natureza de seu trabalho, a categoria dos professores, é uma das classes de profissionais que mais alterações vocais apresenta, principalmente nódulos vocais de origem funcional (por mau uso ou abuso da voz). Esse verdadeiro herói leciona muitas vezes em condições desfavoráveis como classes numerosas, ambientes ruidosos dentro e fora das salas, falta de material de apoio, entre outras. Aqui vão algumas dicas práticas que todo professor, palestrante ou profissional da voz pode seguir:

-Beber bastante água enquanto estiver falando, em temperatura ambiente, de preferência em pequenos goles. Beba no mínimo oito copos ao dia, já que o corpo precisa de dois litros de água diariamente para ficar totalmente hidratado.
- Preocupar-se em manter uma alimentação equilibrada, sem grande número de horas em jejum, mastigando bem cada alimento a ser digerido;
- Ao sentir necessidade de tossir ou pigarrear forte, tente evitar isto bebendo água ou deglutindo algumas vezes;
-Fazer gargarejo suave, com água morna e uma pitadinha de sal, pois isto ajudará na hidratação da região da garganta;
- Aproveitar ao despertar para bocejar e espreguiçar, ações que podem diminuir a tensão da região do pescoço e dos ombros;
-Ficar atento para os ruídos da sala tais como os de ventilador, retroprojetor ou projetor de slides, ou mesmo dos alunos. Procurar não competir com o ruído externo e usar microfone se necessário;
- Lembrar que falar seguidamente durante muito tempo pode levar a uma fadiga muscular; alternar assim períodos de explanação com outras atividades;
- Aproveitar a hora do banho para fazer alguns exercícios, movimentando os ombros e o pescoço sob a água morna, transformando isso em um momento de relaxamento;
- Prestar atenção na forma como apaga a lousa; evitando movimentos bruscos e de limpeza do apagador, principalmente os alérgicos; às vezes um perfex ligeiramente úmido pode resolver esse problema;
- Explorar os recursos fônicos e corporais na tentativa de encontrar formas de garantir a atenção dos alunos;
- Enquanto estiver falando, manter a postura do corpo ereta, no eixo, porém relaxada, principalmente a cabeça.

Lembre-se de que essas dicas são preventivas. Caso você apresente rouquidão, soprosidade ou perda de voz há mais de duas semanas, procure um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo para uma avaliação e orientação.


Minha Vida

Grupo desmente dicas de saúde feitas por celebridades

Um grupo de campanha revelou nesta quarta-feira a verdade sobre algumas das mais duvidosas dicas de saúde e boa forma feitas por artistas, pondo fim a ideias como a reabsorção de esperma e o uso de braceletes de plástico para aumentar a energia do organismo.

Em lista anual de abusos contra a ciência, o Sense About Science (SAS) desmentiu sugestões feitas por atores, estrelas do pop e outras pessoas famosas sobre dieta e exercícios, um esforço "para ajudar as celebridades a perceber onde estão errando e para ajudar o público a entender as alegações de celebridades".

Na seção de saúde e fitness, o SAS notou que o jogador de futebol David Beckham e a noiva do príncipe William, Kate Middleton, foram vistos usando braceletes com hologramas que, segundo os fabricantes, podem melhorar a energia da pessoa.

O grupo também mencionou uma dieta usada pela top model Naomi Campbell e os atores Ashton Kutcher e Demi Moore. Na rotina da dieta, os seguidores sobrevivem apenas com maple syrup, limão e pimenta por duas semanas. Em entrevista concedida à apresentadora norte-americana Oprah Winfrey, em maio, Campbell disse: "É bom limpar seu corpo de vez em quando"

"Muitas dessas alegações promovem teorias, terapias e campanhas que não fazem sentido científico", disse o SAS.

A pop star Sarah Harding, ex-grupo Girls Aloud, disse à revista Now que ela polvilha carvão vegetal na comida, declarando: "Não tem gosto de nada e aparentemente absorve todas as coisas ruins e prejudiciais do corpo".

John Elmsley, cientista da área de química e escritor, disse que o carvão vegetal absorve moléculas tóxicas quando usado em máscaras de gás e tratamento de esgoto, mas que é "desnecessário quando se trata de uma dieta, porque o corpo já é bem capaz de remover qualquer "coisa ruim e prejudicial".

Um dos destaques do SAS foi a dica do lutador de vale-tudo Alex Reid, que disse ao tabloide The Sun que costuma "reabsorver" seu esperma para se preparar para uma luta importante.

"É muito bom para um homem ter sexo sem proteção desde que não ejacule. Porque eu acredito que todo aquele sêmen tem muita nutrição. Uma colher de sopa de sêmen tem o equivalente de bife, ovos, limões e laranjas. Eu estou reabsorvendo isso no meu corpo, isso me faz gritar "raaaaah", disse Reid.

John Aplin, cientista que pesquisa reprodução da Universidade de Manchester, disse que o esperma não pode ser reabsorvido quando já se formou nos testículos. "Na verdade, o esperma morre após alguns dias, e o conteúdo nutricional da ejaculação é realmente pequeno", disse Aplin ao grupo SAS.

Para tentar combater os efeitos de algumas das mais ousadas dicas de saúde, o grupo de campanha SAS publicou suas próprias "sugestões fáceis de lembrar para comentários de celebridades":

- Nada está livre de componentes químicos: tudo é feito com substâncias químicas, é só uma questão de elementos.
- Desintoxicação é um mito de marketing: nosso corpo se basta sem poções caras e dietas desintoxicantes
- As funções do organismo ocorrem sem estímulos externos
- Energia e boa forma vem de...alimentos e exercícios: não há atalhos.


Terra Saúde

domingo, 2 de janeiro de 2011

Casa de Benção

Massagem contra celulite

A drenagem linfática é uma massagem que reduz o inchaço do corpo. As manobras ajudam na eliminação do edema, que é composto de líquidos que extravasam dos vasos linfáticos (linfas) e ficam acumulados nos tecidos. Os movimentos devem ser suaves e lentos seguindo o trajeto do sistema linfático.

A drenagem traz benefícios nos edemas pós-operatórios de cirurgias plásticas (faciais e corporais), de pós-mastectomia - reduzindo o inchaço nos braços -, celulite, retenção hídrica e gravidez. Além de favorecer a diurese (produção de urina) e a eliminação de toxinas.

“A drenagem manual, quando feita com habilidade e conhecimento, é mais efetiva. Por ser mais personalizada, atende às necessidades específicas de cada paciente, levando em conta suas particularidades e prioridades”

A dermatologista Ligia Kogos, nossa colunista de beleza, listou nove questões a respeito da drenagem linfática. Tire suas dúvidas!

1. O que é linfa?

É o nome que se dá ao fluido que circula nos vasos linfáticos, constituído por água, uréia, células do tipo linfócitos (que conferem imunidade), sais e proteínas. Os vasos sanguíneos liberam sangue entre os tecidos, "regando-os", oxigenando-os e alimentando-os. Os vasos linfáticos sugam de volta parte desse líquido excedente, já com resíduos metabólicos, toxinas que o organismo desprezou e eliminou. Este líquido, chamado linfa, é, portanto, o fluido que sobra, depois que os tecidos foram "lavados" e alimentados pelo sangue. A perfeita drenagem desse líquido impede edemas (inchaços) e retenção excessiva e tem função de defesa imunológica. A drenagem linfática facilita esse processo, acelerando-o.

2. Tem que doer e ficar roxo para funcionar?

Tradicionalmente, a drenagem linfática tem efeito relaxante, agradável e proporcionaria até um certo torpor, sendo suave e ritmada. Sabe-se que ela facilita a dissolução dos nódulos de celulite e gordura localizada. Nos últimos anos, aliou-se os benefícios de drenagem dos líquidos à manipulação do tecido adiposo (gordura). Então, o que temos atualmente sob o conceito de drenagem linfática, na realidade, é uma massagem que atinge esses dois alvos - o linfático e o gorduroso.

Enquanto o primeiro alvo requer apenas manobras suaves, o segundo exige certa energia e pressão mais forte para ser bem efetivo: é a drenagem linfática-adiposa. Se a finalidade está focada na gordura e celulite, o procedimento pode doer um pouco e deixar alguns hematomas, graças à manipulação do tecido adiposo, com manobras mais firmes e enérgicas.

3. Como ela age especificamente com a celulite?

A celulite é formada por gordura, líquido e traves de tecido conjuntivo que aprisionam os nódulos de gordura. Sendo assim, a manipulação da gordura, das traves fibrosas, favorece sua dissolução e metabolização, aumenta a chegada de sangue no local e aumenta as trocas metabólicas - a velocidade de todos estes processos aumenta. Por isso, a retenção de líquido que há na celulite diminui com a drenagem linfática.

4. E com a gordura localizada?

A manipulação vigorosa da gordura provoca vasodilatação e aumenta a velocidade de metabolização, tendendo à suavização de contornos irregulares e à redistribuição harmônica da gordura, principalmente se aliada à dieta. O metabolismo pode se acentuar nos locais que estão sendo massageados com energia.

5. E com a flacidez?

A vasodilatação que decorre da simples manipulação favorece a revitalização da derme, com incremento da formação e reorganização do colágeno, conferindo mais firmeza à pele. Já no tônus muscular o efeito é discutível: na verdade, teria ação repousante, corrigindo tensões nos músculos, espasmos e contraturas.

6. Qual é a melhor: a manual ou a mecânica?

A drenagem manual, quando feita com habilidade e conhecimento, é mais efetiva. Por ser mais personalizada, atende às necessidades específicas de cada paciente, levando em conta suas particularidades e prioridades. Porém, com o aumento da demanda e escassez de tempo, cada vez mais surgem equipamentos que buscam atingir um grande número de pessoas num tempo otimizado, num esquema mais prático.

7. É preciso creme para a massagem?

A principal finalidade do creme é facilitar o deslizamento das mãos da massagista. É claro que produtos com princípios ativos que possam aumentar a queima de gordura, hidratar, ativar o metabolismo e diminuir a retenção de líquido são bem-vindos, especialmente nos minutos finais da massagem, deixando-se permanecer por algum tempo após o término da sessão. Estes princípios ativos são: thiomucase, cafeína, remoduline, triac, oxandrolona, uréia, iodeto de potássio, mentol etc.

8. Qual o tipo físico que mais se beneficia com a drenagem linfátca?

Os resultados quanto à celulite e gordura são mais nítidos nas mulheres de tipo físico curvilíneo, típico das brasileiras, que geralmente retém líquido e acumula gordura em torno de quadris e coxas, tem pernas mais grossas e braços roliços. Essas mulheres tendem a oscilar a retenção de acordo com a fase menstrual e notam muita diferença de acordo com o que ingeriram na véspera (sal, carboidratos etc). Já as pessoas com edemas pós-cirúrgicos, pós-traumáticos e por má circulação podem ver resultados mais rápidos em relação à melhora do inchaço do que as que têm a gordura e celulite como preocupações principais.

9. Quantas sessões são necessárias para primeiros resultados?

Gordura localizada: no mínimo 10 sessões.

Celulite sem excesso de peso: no mínimo 5 sessões.

Celulite com excesso de peso: no mínimo 10 sessões.

Edemas (inchaços): melhoram após a terceira sessão.

BOLSA DE MULHER

Vitamina D e Sol diminuem risco de câncer de mama

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. E, de acordo com uma pesquisa francesa, uma dieta com fontes de vitamina D combinada à exposição solar (que também produz vitamina D) pode reduzir o risco da doença.

Cientistas do Centro de Investigação em Epidemiologia e Saúde da População acompanharam 67.721 pessoas do sexo feminino entre 41 e 72 anos ao longo de uma década. Suas dietas e os níveis de raios ultravioletas de onde viviam foram levados em consideração. Até o fim do período de análise, 2871 desenvolveram a patologia.

A equipe constatou que habitar regiões com maiores níveis de raios UV está associado a uma probabilidade menor (de quase 10%) de ter o problema em comparação com quem está em locais com taxas menores de UV. Mas o maior efeito protetor foi observado na associação de elevada radiação ultravioleta e mais consumo de vitamina D (alimentos ou suplementos). As chances são até 43% menores. Dieta rica em vitamina D, mas sem sol, não trouxe benefícios.

O pesquisador Pierre Engel disse ao jornal Daily Mail que é importante lembrar do crescimento do risco de câncer de pele ao mencionar o sol. Mas afirmou que acredita que o aumento dos níveis de vitamina D por exposição razoável ao sol (tomando as precauções necessárias) e alimentos específicos deva ser incentivado.

Testes sugerem que a vitamina D possa ter uma série de efeitos anticâncer, como retardar a propagação das células doentes. O levantamento mostrou que cerca de 45% da vitamina D referente à alimentação das voluntárias veio de peixes e frutos do mar, 16% de ovos, 11% de produtos lácteos, 10% de óleos e margarinas, e 6% de bolos.

TERRA