quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Equilíbrio na alimentação e no bolso


Você conhece o conceito de alimentação balanceada? E de que maneira ela pode ajudar a controlar os gastos? Saber se alimentar bem vai além das três refeições por dia. Uma boa alimentação envolve todos os nutrientes que o seu corpo precisa e estão espalhados em dezenas de alimentos diferentes.

Saber quais são e como consumi-los é o ponto de partida rumo a uma alimentação saudável, balanceada e livre de excessos, para o seu corpo e o seu bolso.

Os alimentos são divididos em quatro categorias: Energéticos, Reguladores, Construtores e
Oleaginosos. Cada categoria fornece algum tipo de contribuição essencial para o corpo, como energia, combustível para o funcionamento de órgãos, manutenção e reparação de tecidos.

A principal regra para manter a sua alimentação balanceada é evitar o excesso. Para fazer com que uma alimentação balanceada se converta em economia para o seu bolso, observe bem quais os alimentos que você mais consome hoje.

Perceba, por exemplo, como você pode diminuir o consumo de fast food e aumentar o consumo de frutas e legumes. Os primeiros, por serem alimentos industrializados, costumam ter preços maiores do que os produtos da terra. Enquanto a comida de fast food é rica em energia, as saladas de frutas são bem mais eficientes em manter o bom funcionamento dos órgãos.

Com um cardápio alimentar equilibrado, você evita o aparecimento de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. Uma alimentação balanceada também faz com que você mantenha o controle nos gastos com comida, já que você vai planejar o que comprar no supermercado, adequando a feira à sua alimentação equilibrada e evitando impulsos que não atendam às suas necessidades.

Veja na pirâmide alimentar os alimentos mais comuns das diferentes categorias.

Os itens da base devem ter uma participação maior no total de calorias da sua alimentação, ao contrário dos alimentos dispostos no topo da pirâmide, que devem contribuir com a menor parte das calorias de toda a sua alimentação. Veja abaixo o que as camadas da pirâmide representam:
1) Alimentos energéticos: auxiliam no fornecimento de energia para manter a o corpo funcionando, como cereais, pães, arroz e massas.

2) Alimentos reguladores: fazem com que o organismo funcione corretamente, através do fornecimento de vitaminas, minerais e fibras. Frutas, legumes, verduras e água são os alimentos desse grupo.

3) Alimentos construtores: atuam nos tecidos, auxiliando no crescimento, reparação, manutenção e desenvolvimento dos mesmos. Para isso, consuma leite, feijão, ovos, peixe, frango, carne, ervilha, etc.

4) Alimentos oleaginosos: muito energéticos. Você deve procurar consumir castanhas, carnes e doces, mas sem exagerar nas frituras e nos doces.
 
 

Como acontece a Fecundação

A fecundação humana acontece quando um espermatozóide entra no óvulo, que geralmente se dá na primeira porção da trompa de Falópio fazendo com que a mulher fique grávida.

Um único espermatozóide atravessa sua membrana, carregando consigo 23 cromossomos não pareados. Imediatamente, esses cromossomos isolados combinam-se com os outros 23 cromossomos que existem nesse óvulo, passando a formar um complemento normal de 46 cromossomos, dispostos em 23 pares.

Isso dá início ao processo de multiplicação celular, cujo resultado final é o nascimento de um bebê.

São sintomas da fecundação:
  • Cólica leve e
  • Corrimento cor de rosa.
Estes sintomas são muito sutis e frequentemente passam desapercebidos para a maioria das mulheres. Na maior parte dos casos, a mulher só percebe os sintomas de gravidez que podem surgir 2 semanas após a fecundação.

Desenvolvimento embrionário

Após a fecundação tem início o desenvolvimento embrionário que deverá perdurar até o nascimento do bebê que poderá ocorrer a partir das 38 semanas de gestação.

Durante as primeiras semanas após a implantação do ovo, sua nutrição vai depender da digestão trofoblástica e da fagocitose do endométrio. Contudo, em torno da 12ª semana de gravidez, a placenta já se desenvolveu o suficiente para que possa, daí por diante, suprir todos os nutrientes que forem necessários.

Placenta

A placenta é formada por um componente materno de grandes e múltiplas camadas chamadas de seios placentários, por onde flui continuamente o sangue materno; por um componente fetal que é representado, principalmente, por uma grande massa de vilosidades placentárias, que proeminam para o interior dos seios placentários e por cujo interior circula o sangue fetal.

Os nutrientes difundem desde o sangue materno através da membrana da vilosidade placentária para o sangue fetal, passando por um meio da veia umbilical para o feto.

Os excretas fetais como o gás carbônico, a uréia e outras substâncias, difundem do sangue fetal para o sangue materno e são eliminados para o exterior pelas funções excretoras da mãe. A placenta secreta quantidades extremamente elevadas de estrogênio e de progesterona, cerca de 30 vezes mais estrogênio do que é secretado pelo corpo lúteo e cerca de 10 vezes mais progesterona.

Esses hormônios são muito importantes na promoção do desenvolvimento fetal. Durante as primeiras semanas de gravidez um outro hormônio também secretado pela placenta, a gonadotropina coriônica, que estimula o corpo lúteo, fazendo com que continue a secretar estrogênio e progesterona durante a primeira parte da gravidez.

Esses hormônios do corpo lúteo são essenciais para a continuação da gravidez durante as primeiras 8 a 12 semanas. Mas, após esse período, a placenta secreta quantidades suficientes de estrogênio e progesterona para assegurar a manutenção da gravidez.

Você tem Rosácea?


Rosácea é uma dermatose comum que se inicia com apenas uma tendência a flushs de vermelhidão mas que pode evoluir para um eritema persistente e lesões acneiformes.

Então seguem algumas dicas de como manejar essa enfermidade:

- Conheça quais alimentos e bebidas desencadeiam o flush (anote em um caderninho para ter a lista completa do que evitar no futuro). Exemplos muito comuns: Comidas apimentadas, comidas e bebidas quentes, cafeína e bebidas alcoólicas principalmente o vinho tinto)

- Evite condições climáticas de calor ou frio extremo. Caso não tenha como evitar, use chapéus ou echarpes para proteger do vento ou do sol, aplique filtro solar de preferencia os físicos que são menos irritantes (princípios ativos oxido de zinco e dióxido de titanium) ou que contenham silicone (dimeticona ou ciclometicona) na formulação pois ajudam a diminuir a vermelhidão.

- Evitem roupas de lã ou de material sintético, principalmente em contato com o rosto.

- Não esfregue a pele com força ao lavar e nem com a toalha.

- Cuidado com excesso de maquiagens e cremes no rosto.

- Tenha sempre em mãos água termal ou soro fisiológico para borrifar no rosto em caso de flush.

- Procure o seu dermatologista para prescrição do melhor tratamento para casa e no consultório.

Dra.Vanessa Metz

RESSUSCITA OS MEUS SONHOS - Regis Danese (Clip Exclusivo)