sábado, 19 de setembro de 2009

Deixe o seu FIGADO em forma

Quando ele engorda, é sinal de que uma avalanche está por vir. Se a barriga avantajada já despertava preocupação, hoje se sabe que, por trás dela, existe um fígado balofo. E os médicos estão convencidos de que é preciso mantê-lo esbelto para afastar o diabete e os problemas cardiovasculares.

Dentro de um ventre rechonchudo costuma se esconder um fígado obeso. Comparável a um verdadeiro complexo industrial, esse órgão produz, estoca e transforma substâncias vitais ao corpo. Mas, quando suas células ficam acima do peso, a nossa maior glândula pode trilhar o caminho da falência. Pior: os pesquisadores revelam que esse regime de engorda faz companhia a outros distúrbios sérios. Um time da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, acaba de apontar que a esteatose hepática, o nome científico da gordura instalada ali, é um marcador de risco importante para o diabete tipo 2 e a formação de placas que entopem as artérias. “Tanto a gordura que se acumula no abdômen quanto aquela que se deposita em excesso no fígado contribuem com esses males”, justifica, em entrevista a SAÚDE!, o professor americano Samuel Klein.

A doença hepática gordurosa não alcoólica — denominação ainda mais complicada do infortúnio responsável pela esteatose — já é encarada como um problema em ascensão, já que pega carona na pandemia de obesidade que, vale frisar, não poupa o Brasil. “Fizemos um estudo com mais de 9 mil pessoas submetidas a exames de ultrassom e verifi camos que quase 20% delas apresentavam a esteatose”, lamenta o hepatologista Edson Parise, professor da Universidade Federal de São Paulo. Se o grupo de investigados fosse formado por obesos mórbidos, a estimativa é que o número subiria para 92%. “Hoje esse acúmulo de gordura é o mal mais diagnosticado no consultório do hepatologista, o médico do fígado”, afirma o especialista Hoel Sette Júnior, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na capital paulista.

Com a idade, multiplicam-se as chances de o indivíduo carregar o transtorno, muito bem instalado dentro de uma pança proeminente. Mas o que assusta mesmo é a tendência de cada vez mais jovens serem surpreendidos com um fígado cheio de gordura. “A prevalência tem aumentado até mesmo entre crianças e adolescentes justamente por causa do crescimento da obesidade”, diz Klein. De quem é a culpa? Você já deve saber: sedentarismo, dieta exageradamente calórica e uma pitada, só uma pitada, da influência dos genes.

Mistérios ainda rondam a parceria entre a esteatose e a barriga avantajada. Apesar de andarem de mãos dadas, ainda não se sabe ao certo se o problema no fígado é mera consequência da gordura visceral. “É possível que moléculas da gordura do abdômen viajem até esse órgão e se alojem nele”, presume Samuel Klein. Mas, se existe uma evidência do que patrocina um fígado volumoso, ela reside em um distúrbio típico das pessoas que ostentam quilos a mais: a resistência à insulina (veja o infográfico nos complementos da matéria). Ok, ela também é associada à cintura larga — que então, no fundo, teria a ver com a esteatose, só que indiretamente. A resistência ao hormônio é triste, porque não só causa a esteatose como piora bastante quando o fígado fica engordurado, em um ciclo pernicioso. Saúde é Vital
Volte Sempre

De acordo com a teoria da reflexologia os pés têm um importante papel dento do sistema nervoso. Cada um dos nervos dos pés - e são milhares- está conectado a alguma outra parte correspondente do corpo.
Ora, sabendo disto, podemos tirar proveito dos efeitos positivos que a massagem nos pés pode nos trazer, além do grande relaxamento. Você perceberá que muitas pessoas - não há exagero - chegam a dormir quando têm seus pés massageados. Então vamos aprender como como fazer uma massagem bem gostosa e que facilmente pode ser realizada em casa.

Massagem nos pés:

Tenha em mãos duas toalhas macias e aquecidas, ólea para massagem com temperatura morna e lenço de papel, no caso do óleo respingar.
Antes de iniciar a massagem lavar bem os pés da pessoa que será massageada com água morna e secar cuidadosamente.
Então, firmemente - não faça de maneira suave pois algumas pessoas têm cócegas - espalhe óleo sobre o pé.
Quando você terminar a massagem em um dos pés, gentilmente envolva-o na toalha pré-aquecida e deixe-o descansando. Enquanto isto comece a trabalhar o outro pé, realizando os mesmos movimentos e envolvendo-o em outra toalha pré-aquecida ao final da massagem.
Agora é com você e boa massagem!

Pressionando a sola

Segure o pé com sua mão esquerda e pressione, com força, as articulações dos dedos da mão direita sobre a sola do pé.
Com pequenos movimentos circulares atue sobre toda a sola do pé.

Alongando os dedos

Com a palma da mão, pressione os dedos dos pés para trás e segure-os nesta posição - conte até dez.
Repita este movimento mais 3 vezes. Isto ajudará a alongar os dedos dos pés.

Usando o polegar

Trabalhe sobre toda a sola do pé com ambos os polegares ao mesmo tempo e cobrindo toda a sola do pé em movimentos circulares e pressione-os com bastante força.

Peito do pé
Com os polegares, em movimentos circulares, massageie a parte de cima do pé, não aplique muita pressão, esta é uma área mais sensível.
Quando você estiver próximo ao calcanhar evite massagear o osso, simplesmente deslize seus dedos suavemente sobre o osso do calcanhar.

Entre os tendões
A parte de cima do pé é dividida por tendões que chegam a cada dedo.
Apóie o pé em uma das mãos e com o polegar da outra mão colocado entre os tendões, deslize-a na direção dos dedos dos pés a partir do calcanhar. Faça este movimento para separação entre os tendões.

Finalizando
Segure o pé entre suas duas mãos e imagine que suas mãos estão transferindo energia para o pé.
Então, bem devagar, deslize suas mãos na direção dos dedos dos pés até que os dedos de sua mão toquem os dedos do pé. Nesta hora dê uma longa pausa e fique nesta posição tocando apenas as pontas dos dedos, em seguida deslize sua mão até perder o contato com o pé.

ZÉ GOTINHA



FELIZ FINAL DE SEMANA
Adoro sua visita

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Melhore a função sexual masculina com... alho!

A disfunção eréctil (vulgarmente designada impotência) é um problema que afecta muitos homens (500 mil em Portugal) mas que não se circunscreve à esfera masculina, uma vez que também afecta a vida sexual das respectivas companheiras.
A ciência encontrou uma forma de contornar esta disfunção através da prescrição de medicamentos que aumentam o nível de óxido nítrico no organismo: relaxa o tecido muscular nas paredes dos vasos sanguíneos do pénis, facilitando o fluxo sanguíneo e, por conseguinte, a erecção. Agora parece que o alho poderá fazer-lhes concorrência, graças à alicina, um dos seus compostos.
Como actua?
Está provado que o alho diminui os níveis de colesterol no sangue; evita e reduz a formação de placas de ateroma, que tendem a aumentar com a idade; e é um antiagregante plaquetário similar à aspirina. Para além disso, também potencia a produção de óxido nítrico.
As suas vantagens

Tudo isso melhora a circulação sanguínea e facilita a erecção: com o caminho mais desimpedido, o sangue pode chegar mais facilmente ao pénis e, ao encontrar os vasos mais relaxados, graças ao óxido nítrico, aumenta o fluxo sanguíneo de toda a zona genital masculina. Este efeito benéfico sobre a circulação sanguínea estende-se a todo o corpo, algo que não acontece com os medicamentos para o tratamento da disfunção eréctil.
A prova científica

Em estudos anteriores que analisavam o efeito do alho sobre o sangue, alguns homens explicaram que tinham notado também uma melhoria na erecção. Este dado levou os investigadores a comprovar a eficácia do alho na disfunção eréctil.
Vários homens foram submetidos a uma dieta que incluía a ingestão diária de três dentes de alho. Ao cabo de duas semanas de estudo, dois deles já haviam notado melhoria e outro experimentou erecções matinais, as primeiras em vários anos.
Interessa-lhe sabe...

1. Cada vez há mais provas de que o consumo regular de alho melhora alguns tipos de diabetes, uma causa potencial da disfunção eréctil (danifica os nervos do pénis e torna-o menos sensível).
2. A alicina é uma substância que se liberta quando se corta ou esmaga o alho. Assim, quando quiser incluí-lo nos seus pratos, prefira-o cru e pouco cozinhado (cerca de 10 minutos), para obter as máximas propriedades circulatórias.
Fonte: SAPO SAÚDE

Curiosidades

De onde vem a Cãimbra?

Segundo o neurologista Acary Oliveira, da Unifesp, 95% da população já experimentou esse espasmo muscular, em geral na barriga da perna. “Após intensa atividade física, acaba a energia e a musculatura se contrai e não relaxa”. A solução é contrair o músculo oposto ao que está doendo, como fazem os jogadores de futebol. Se a cãimbra for na barriga da perna, por exemplo, basta alongar os músculos da parte da frente, puxando a ponta do pé para cima, em direção à canela.
É verdade que Orelhas e Nariz Crescem quando Envelhecemos?

Não. O problema é que o tecido de sustentação da pele perde elasticidade. “A partir dos 75 anos, a flacidez é mais acentuada devido à perda da elastina, proteína responsável pela elasticidade da pele”, afirma o geriatra Clineu Almada. “Assim, o tecido ‘cai’ dando a impressão de que o órgão cresceu”.
STRESS – Seu verdadeiro significadoA palavra stress em inglês deriva do latim stringere, que significa apertar. A reação do stress é uma resposta primitiva a uma situação perigosa ou ameaçadora, que é de dificil controle.

Faz mal estalar as articulações? Engrossa as juntas?

Se for feito nas mãos ou nós pés não há problema. Ao contrário do que muitos pensam esses movimentos não “engrossam” os dedos, mas deve-se tomar cuidados com as costas – coluna, pois neste local pode ocorrer uma distensão neural (nervo), alerta o ortopedista Sérgio Nicoletti, do Hospital Central de São Paulo. O estalo que ocorre é provocado pela pressão na folga existente entre os encaixes dos ossos, que ficam com acúmulo de ar. Mas não exagere, pois pode se tornar um vício, e um vício sempre será prejudicial.

FONTE : THIAGO MASSOTERAPEUTA

Conjuntivite


A conjuntivite para quem não sabe é uma inflamação ocular, uma inflamação na aquela camada fina que protege os olhos, o famoso branco dos olhos. Geralmente dura aproximadamente uma semana, quando não há sinais de seqüelas. A causa pode ser tanto alérgica, infecciosa ou tóxica.

Para prevenir essa inflamação vamos dar algumas dicas abaixo:

- Evitar contato com uma pessoa que já esteja com a conjuntivite.
- Lavar regularmente as mãos.

Para evitar o contágio:

- Não freqüente piscina, academia e lugares muito fechados.
- Lavar frequentemente as mãos e os olhos.
- Não colocar as mãos nos olhos.
- Lave com freqüência as toalhas do banheiro, sabonete entre outras coisas. Dê preferência use toalha de papel para enxugar o rosto, porque são descartáveis.
- Trocar fronhas, travesseiros com freqüência.
- Não compartilhar os mesmo itens, principalmente maquiagem.
- Não ficar muito perto de pessoas que não estejam contaminadas, especialmente crianças.
- Não fique exposto por muito tempo ao sol.

Tratamento:

Bom, o primeiro passo é lavar com freqüência os olhos, pois ela pode desaparecer sem o medicamento. Mas indicamos que vá há um médico, pois ele irá receitar uma pomada ou colírio para aliviar os sintomas. Lembrando que não deve haver uma automedicação, pois pode agravar o quadro.

Caso tenha alergia á algum produto, procure não ficar perto, pois pode piorar. Faça compressas com água gelada, isso provavelmente vai lhe ajudar. Lembrando que se não melhorar deve procurar um médico imediatamente.

Você sabia que as unhas podem ajudar a diagnosticar doenças?

Alterações na coloração e no formato podem indicar disfunções hormonais e problemas vasculares.
Para os homens - que não costumam pintar as unhas - é mais fácil identificar as mudanças.
Uma professora com doença na tiróide relata que o médico começou o diagnóstico ao observar as unhas. “Ele olhou que minhas unhas ficavam rachadinhas, todas as unhas rachadinhas, pé e mão e que era um dos sintomas do hipotiroidismo”, diz Edinéia.
As unhas fracas de Elza acusaram alterações típicas da menopausa. “Ele me examinou e descobriu que era um problema hormonal, fiz os exames e comprovou isso mesmo”, diz Elza Arlinda, bióloga.
De acordo com os médicos, unhas avermelhadas e com curvatura acentuada podem indicar problemas no coração. Unhas com aumento da curvatura podem ser provocadas por doenças pulmonares. As marcas de estrias brancas estão relacionadas às alterações na tireóide e a coloração marrom pode ser sinal de câncer de pele.
“A unha é uma lâmina transparente que mostra alterações vasculares. Essas alterações podem advir de órgãos como pulmão por diminuição da oxigenação, de órgãos como rim e de órgãos como o fígado, com alterações nas proteínas que mostram pela lâmina”, explica a dermatologista Robertha Nakamura.
Uma parte tão importante do corpo merece cuidados especiais. No salão de beleza o ideal é evitar retirar totalmente a cutícula, que é uma proteção contra bactérias e fungos. O esmalte de cor escura não fortalece as unhas. “O esmalte vermelho, o que ele pode causar de alteração é impregnar a unha com uma tonalidade mais forte. Então a longo prazo quando você vai retirando o esmalte a sua unha fica amarelada”, diz a dermatologista Robertha Nakamura.
As unhas apenas ajudam a diagnosticar algumas doenças, só mesmo um especialista poderá confirmar se o paciente tem um problema de saúde.
FONTE:THIAGO MASSOTERAPEUTA

Autoconhecimento previne a depressão, doença que será a mais comum em 2030

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, recentemente, dados preocupantes: a depressão será a doença mais comum do mundo em 2030, afetando mais pessoas que problemas de saúde como câncer e doenças cardíacas. A saber: atualmente, mais de 450 milhões de pessoas no mundo sofrem transtornos mentais. No Brasil, são 20% das mulheres e 12% dos homens. Esse número, porém, só tende a crescer.

Segundo o psicólogo Paulo Tessarioli, existem meios de se prevenir contra a depressão. "O autoconhecimento é o ponto de partida para esta prevenção. Estar consciente da sua história é fundamental. Quem é você? Quais são suas raízes? O sentimento que temos em relação a nós mesmos, às pessoas e ao mundo faz muita diferença. O desenvolvimento da resistência contribui para evitar a depressão", disse.
Segundo o psicólogo Paulo Tessarioli, existem meios de se prevenir contra a depressão. "O autoconhecimento é o ponto de partida para esta prevenção. Estar consciente da sua história é fundamental. Quem é você? Quais são suas raízes? O sentimento que temos em relação a nós mesmos, às pessoas e ao mundo faz muita diferença. O desenvolvimento da resistência contribui para evitar a depressão", disse.
Tessarioli explica que a depressão está associada a diversos fatores. Porém, o que mais contribui para desenvolver a doença é o estresse. A afirmação vai de encontro com outro ponto levantado pela pesquisa da OMS. Segundo a organização, os países pobres são os que mais sofrem com o problema, já que são registrados mais casos de depressão nestes lugares do que nos países desenvolvidos. "Isso acontece porque as dificuldades econômicas são por si só geradoras de estresse, pois, dependendo do seu grau, não conseguem suprir necessidades básicas de sobrevivência e segurança."
A depressão será também, de acordo com a OMS, a doença que mais gerará custos econômicos e sociais para o governo, devido aos gastos com tratamento para a população. A doença muitas vezes é confundida apenas com uma tristeza, porém é muito mais grave e precisa de acompanhamento médico. "A depressão é uma doença que afeta todo o organismo, assim só é possível a cura quando se faz um tratamento com profissional."
Outro ponto importante, de acordo com o psicólogo, é não confundir uma tristeza passageira com depressão. "Geralmente, sabemos os motivos que nos deixam tristes. Pode ser por causa do término de um namoro, ou do aumento de salário que ainda não foi concedido. Porém, o motivo desta minha tristeza eu conheço e sei que posso melhorar em breve, quando esta situação mudar. Na depressão não se sabe o motivo daquela tristeza toda."
Os sintomas da depressão são mais complexos e estão ligados à irritação, sono ou falta dele, desânimo, desesperança, falta de energia, momentos de inquietação, agitação, ansiedade, angústia, falta de apetite ou excesso dele, isolamento, ideias suicidas (em alguns casos), entre outros. Terra

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Bicho também tem ciúme

A chegada de um bebê em casa pode deixar seu animal enciumado. Veja como lidar com essa situação.
O ciúme não é uma exclusividade humana. E seu companheiro de quatro patas pode não gostar da ideia de dividir o espaço com um estranho, mesmo que ele seja tão pequenino e lindo como um bebê. Para evitar esse sentimento doloroso que bicho também tem, o casal que possui um animal de estimação deve tomar algumas providências já durante a gravidez.
É muito comum que nesse momento o animal fique em segundo plano e a liberdade em casa passe a ser bem mais restrita. As consultas médicas e toda a preparação para a vinda do filho roubam o tempo e a atenção dos donos, e a velha sala de tevê de repente vira um quarto inacessível, por exemplo. Bastam situações assim para que o bicho, até então rei absoluto, fique ressentido. “Falta de apetite, apatia, agressividade, uivos, miados excessivos ou até xixi fora do lugar são indícios de que ele está sentindo falta das regalias que tinha e isso poderá fazer com que, mais tarde, relacione a chegada da criança com uma ameaça”, alerta a veterinária Regina Mota, da clínica Homeopatas, em São Paulo. O sofrimento pode acometer gatos, cachorros, papagaios...
Especialista em comportamento animal, Wagner Zoriki, da Organização Cão Cidadão, em São Paulo, explica que exercitar o desapego do espaço e do dono evita uma futura frustração (veja no quadro acima). “Quando a criança finalmente chega ao lar, o importante é que os pais dividam sua atenção entre o bebê e o animal”, complementa Zoriki. Ficar com a criança no colo e, ao mesmo tempo, alisar o pelo do cão o fará associar aquele pequeno ser a um momento de satisfação.
“Cada animal reage de uma forma diferente. Às vezes, o cachorro nem demonstra hostilidade e o gato nem sequer se importa com a mudança. Mas é preciso atenção. Se as tentativas de adaptação falharem e a agressividade permanecer, procure um especialista”, orienta Regina.
Conforme a criança vai crescendo, é bem provável que o cenário mude e você presencie uma relação afetuosa entre ambos. O filho passa a interagir mais com o bicho e um sentimento recíproco de proteção toma o lugar do antigo ciúme. Saúde Abril

O fim da sinusite

Quando o frio chega e a umidade dá uma trégua, abrem-se as portas para micróbios que levam à sinusite. E haja dor de cabeça, congestão nasal... Conheça todas as saídas para se livrar desse aperto.

Respire fundo. Estamos naquele período do ano em que o nariz sofre — e como sofre! Casacos guardados durante meses finalmente saem do armário, o ar está mais seco e a poeira voa livre, leve e solta por todos os cantos. Para piorar, a gente tenta esquentar o corpo se amontoando em locais fechados, um prato cheio para a proliferação de vírus e bactérias. Assim, está armado o circo para que as doenças respiratórias promovam seu show. Nesta época, gripes e resfriados dão o ar da graça e a rinite ataca, deixando as vias aéreas expostas a toda sorte de inflamações. Aí, basta um micro-organismo mais esperto aproveitar a brecha e pronto: instala-se a sinusite — ou rinossinusite, como preferem os especialistas. “É muito raro ocorrer a sinusite sem uma rinite”, justifica Antônio Douglas Menon, otorrinolaringologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Quem já enfrentou o problema conhece os sintomas: a cabeça fica pesada e o rosto parece que vai explodir.Sem falar naquela secreção esverdeada que sai do nariz. Mas a doença às vezes dá sinais menos óbvios. “Rouquidão e tontura também podem ser indícios”, exemplifica o otorrinolaringologista Fernando Chami, do Centro de pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa, em São Paulo. Até dor de dente a sinusite, como ainda é popularmente conhecida, pode provocar.

Todo esse mal-estar ocorre porque os seios da face — as cavidades que ficam no interior dos ossos, ao redor do nariz, da maçã do rosto e dos olhos — entopem. Daí, abrir caminho para que o ar circule tranquilamente pelos seios da face nem sempre é tarefa fácil. Felizmente, a ciência tem trabalhado para desenvolver novas soluções para dar fim a esse sufoco. A equipe do Hospital professor Edmundo Vasconcelos, na capital paulista, acaba de trazer ao Brasil uma cirurgia criada nos Estados Unidos, parecida com o procedimento usado para desentupir artérias do peito: a sinuplastia com balão. “É mais uma ferramenta para combater a rinossinusite”, acredita o otorrinolaringologista João Flávio Nogueira, que já testou o método em 12 pacientes. Menos agressiva do que a cirurgia tradicional, ela seria recomendada para crianças, idosos ou aqueles que não podem se expor a sangramentos, por exemplo.

“É importante frisar que a nova técnica não é a solução para todos os problemas”, pondera João Flávio Nogueira. Ou seja: embora a sinuplastia apresente bons resultados — os pacientes que fizeram o teste passam muitíssimo bem —, o método requer indicações precisas, e nem sempre é a melhor escolha. A cirurgia tradicional, que como a nova operação também é guiada por videoendoscopia, continua cumprindo eficientemente o papel de desobstruir os seios paranasais — para isso, os tecidos que estão bloqueando as cavidades são cortados e removidos. “Hoje, ela melhora a qualidade de vida dos pacientes em cerca de 85% dos casos crônicos”, aponta Renato Roithman, presidente da Academia Brasileira de Rinologia. A intervenção cirúrgica, é bom lembrar, só entra em cena em casos graves ou quando todas as possibilidades de tratamento clínico falham. Saúde

A MENSAGEM SECRETA DAS CORES

A cor é uma das formas mais instantâneas de transmitirmos mensagens sobre nossa personalidade, valores e intenções. Não é a toa que o marketing das empresas desenvolve estudos minuciosos para a seleção das cores para a embalagem de produtos, logotipos, websites, entre outros. A cor também é uma forma de comunicação entre as pessoas. Na primeira impressão, sua coloração pessoal - a cor de seus olhos, pele e cabelo - afetam a percepção que os outros têm de você. As cores que você seleciona para seu guarda-roupa profissional também afetam essa percepção. Veja abaixo quais são as mensagens transmitidas pelas diferentes cores e use-as para transmitir a imagem que deseja. Lembre-se que a mensagem principal será transmitida pela cor dominante do seu traje.

Cores Neutras

Marinho É a cor mais popular no mundo dos negócios. Transmite profissionalismo, seriedade, honestidade, integridade e confiabilidade. Transmite a imagem de uma pessoa clássica e conservadora, comprometida com o trabalho e organização.

Preto Transmite sofisticação e elegância. Use quando precisar passar uma imagem de autoridade e poder. Mas cuidado – o preto pode estimular o isolamento, além de transmitir uma imagem pesada e invulnerável.

Marrom É a cor da estabilidade e perseverança. Transmite segurança, mas ao mesmo tempo sugere alguém resistente a mudanças. Negativamente, pode ser associado à sujeira se o tom não for límpido. Por este motivo, opte pelos tons mais escuros e profundos.

Cinza É uma cor refinada e sofisticada. Transmite força de caráter, autoridade e profissionalismo.

Branco O branco transmite frescor e confiabilidade. Use se quiser mostrar-se receptivo a novas idéias. No entanto, quando o traje é todo branco, a imagem transmitida é de alguém que não é profissional, que não trabalha, pois pode se dar ao luxo de sujar uma roupa branca.

Creme/Caramelo Use quando quiser transmitir acessibilidade e confiança.

Vinho É uma cor clássica, que transmite elegância, autoridade, maturidade, formalidade, refinamento e sofisticação.

Ameixa Transmite diplomacia e sofisticação. É uma cor poderosa e elegante.

Verde azulado escuro Esta cor transmite uma imagem clássica, única e valiosa.

Cores Vivas

Vermelho O vermelho é uma cor que atrai muita atenção. Transmite a idéia de movimento, força, autoconfiança, energia e ação. Use quando precisar de uma “levantada”, quando estiver se sentindo cansado ou sem energia. No entanto, evite se fica irritado facilmente ou quando estiver nervoso ou tenso. Nunca use esta cor em uma entrevista de emprego.

Laranja É a cor da pessoa sociável, prática e motivada, mas deve ser usado em pequenas quantidades.

Rosa, salmão e pêssego Tons suaves, como o salmão, pêssego e os rosas suaves estimulam a solidariedade e o cuidado.

Pink Os rosas mais fortes e vivos transmitem a imagem de uma pessoa cheia de energia e jovial, no entanto os rosas do tipo chiclete transmitem imaturidade.

Amarelo Sugere uma personalidade comunicativa, alegre, aberta a novas idéias. Deve ser usado em pequenas quantidades, pois pode gerar irritação. Cuidado com os amarelo pálidos, pois podem ser associados ao medo.

Verde Transmite uma personalidade sincera, harmônica e compreensiva. É uma cor pacífica e relaxante. O verde escuro é associado a dinheiro e prestígio.

Azul O azul inspira a confiança e transmite a imagem de uma pessoa leal, tranqüila e cuidadosa.

Violeta Deve ser usado quando você pretende estimular a criatividade e inspiração. Os tons mais escuros transmitem uma imagem mais elegante e poderosa. Os tons mais claros, sugerem uma personalidade delicada e refinada.

10 DICAS SIMPLES PARA CONQUISTAR SEU EMPREGO E ALAVANCAR SUA CARREIRA

1. Foque o positivo. Tudo na vida tem dois lados: o positivo e o negativo. Óbvio? Nem tanto assim. Os pensamentos levam à ação, e pensamentos positivos levam a atos positivos. A grande maioria das pessoas estão sempre procurando "pêlos em ovos". Dizem que 90% de nossos problemas são imaginários, coisas que fantasiamos. E, por conseqüência acabamos antecipando o fracasso por medo de tentar. Pense em sua vida. Você é daqueles que valorizam suas conquistas, sejam elas pequenas ou grandes, ou fica sempre olhando para a "grama do vizinho", acreditando firmemente que é um ser injustiçado? É cômodo reclamar. Portanto, tome iniciativas. Procure transformar em novas oportunidades fatos que a princípio lhe parecem adversos. Lembre-se: os vencedores são otimistas por natureza.

2. Aja com entusiasmo. "Ter um Deus dentro de si". Era assim que os Gregos, na Grécia Antiga, definiam as pessoas que agiam entusiasticamente em seu dia-a-dia e, por consequência, obtinham grandes resultados. O entusiasmo é contagiante. Felicidade atrai felicidade, e sucesso atrai mais sucesso. Pense: as pessoas que acreditam em si mesmas, que estão sempre sorrindo, têm mais amigos, são mais felizes e realizadas. Para se destacar, ser um verdadeiro talento, o profissional deve ter duas características imprescindíveis: competência técnica e paixão por aquilo que faz.

3. Não julgue precipitadamente. Evite rotular pessoas ou situações. Nunca ouça somente uma opinião ou tire conclusões precipitadas. Você poderá estar cometendo uma grande injustiça, criando um ambiente negativo em sua casa ou no trabalho. Ninguém, eu disse, ninguém é dono da verdade. O que é certo para um é errado para outro. Conflitos fazem parte de nossa vida. Enfrente-os de frente, encare a situação com maturidade, transparência e honestidade. A melhor forma de resolver um conflito é indo direto à sua fonte. É difícil. Às vezes, constrangedor, mas fique certo de que é o melhor caminho.

4. Seja empático. Empatia significa colocar-se emocionalmente e psicologicamente no lugar do outro. Procure ampliar sua visão. Veja a situação com os "olhos do outro". Faça esta experiência. Antes de tomar uma decisão, procure ver como ela afetará o restante de sua equipe, as relações com o mercado, fornecedores e parceiros. Que tal aprender a ouvir? Já reparou que ouvir é diferente de escutar? Ouça com atenção, olhe para quem está lhe falando, faça com que seu interlocutor se sinta importante. Um erro muito comum é ter uma postura com seus subordinados e outra completamente diferente com seus superiores. Ouça os argumentos de seus colegas, pondere honestamente sobre suas sugestões, não cometa o erro de acreditar na frase: "Só existem dois tipos de pessoas para mim: as erradas e as que concorda comigo."

5. Fale menos e faça mais. Os verdadeiros campeões são homens ou mulheres de poucas palavras e de muita ação. Um exemplo vale mais do que mil palavras. Seja o exemplo, independente do que os outros pensem ou digam. Ao invés de repetir o sermão da globalização (competição, atualização, inovação e criatividade), aja. Faça mais, crie mais, estude mais, leia mais, e inove mais.

6. Pergunte sempre: isso agrega valor? Acredite, você pode aumentar a qualidade e a produtividade de seu trabalho com esta simples pergunta: Agrega valor? Este determinado processo, relatório, equipamento, produto ou até cliente agregam valor à companhia? É incrível a quantidade de dados e controles que são preenchidos e que para nada servem. Não reduzem custos, não aumentam a qualidade ou a produtividade. Agora é hora de comparar a qualidade produzida versus a qualidade percebida pelo cliente, seja ele externo ou interno.

7. Aprenda a se auto-motivar. Especialistas nos ensinam que temos quatro grandes fontes de automotivação. São elas:

• Você mesmo com suas crenças e atitudes;
• Pessoas à sua volta.
• Mentor emocional.
• Ambiente e instalações (fatores como o ar, iluminação, cores e decoração fazem parte dos “detalhes” que nos levam a uma maior produtividade).

Sendo assim, busque apoio e incentivo em amigos e parentes; tenha em mente um personagem real ou fictício, alguém que realmente lhe inspire; transforme o seu local de trabalho em algo alegre e agradável.
Enfim, procure e disponibilize a sua fonte de motivação.
8. Prepare sucessores. Quer crescer? Então contribua para o crescimento de outras pessoas. Esta é a melhor forma de crescer pessoalmente e profissionalmente.

9. Compartilhe o sucesso. Sempre deixe claro que a razão de seu sucesso deve-se ao trabalho e apoio de muitas pessoas. Não existe nada pior do que fazer com que os outros não se sintam reconhecidos. E, infelizmente, nos dias de hoje, este é um dos aspectos mais falhos que existem no ambiente organizacional. Lembre-se sempre do exemplo do nosso querido Guga, quando ganhou a final do torneio de Masters, em Lisboa. Recordo-me de que, em seu discurso, o atleta agradeceu, entre outros companheiros de trabalho, aos catadores de bolinhas e às cozinheiras do torneio. Conscientize-se, portanto, de que reconhecimento, é tão bom quanto uma boa remuneração. E não se esqueça: não é preciso ser dono, diretor ou gerente para fazer um elogio, sorrir ou simplesmente dizer "muito obrigado".

10. Valorize a ética e a cidadania. A lealdade às empresas, hoje, é rara. Poucos pensam em passar a vida inteira dentro da mesma organização. Portanto, ajude a criar um novo diferencial para a sua empresa. Ajude a sua companhia a preparar profissionais para o país e não somente para o mercado, incentivando-a a colocar em prática algum programa social, que envolva inclusive os funcionários.
Agindo de acordo com princípios como estes, fique certo de que você irá "afiar o seu machado".

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ClicKut.com.br

Dor no estômago é gastrite?

Em geral, quando falamos de gastrite, as pessoas costumam usar o termo para se referir apenas a algumas dores e desconfortos no estômago. Para o médico, no entanto, a história não é tão simples assim. Essa é uma doença inflamatória importante da mucosa gástrica, que pode ocorrer com ou sem sintomas.

A gastrite pode ser aguda ou crônica. A primeira aparece de repente, evolui rapidamente e está relacionada a uma causa específica. Neste caso, os sintomas são mais fortes, por isso, o diagnóstico pode ser feito com facilidade em cima do relato do paciente e do histórico de saúde.

As principais causas da gastrite aguda são o uso freqüente de anti-inflamatórios não-esteróides, aspirinas, álcool, ingestão de alimentos infectados e até estresse. A pessoa sente dor no estômago, azia, enjoos e vômitos que, em casos mais graves, pode ter sangramento, assim como as fezes.

A versão crônica da doença, por vezes, pode não apresentar nenhum sintoma, logo seu diagnóstico depende de exames específicos. O principal é a endoscopia, que possibilita ver o estado da mucosa, junto com a análise microscópica de fragmentos do tecido retirados durante o exame.

Esse tipo de gastrite pode estar associado à infecção pela bactéria H. pylori, a mesma responsável pelas úlceras. O refluxo da bile do duodeno para o estômago também pode originar a inflamação.

A dieta para enxergar bem

Minutos antes de desfrutar de um banquete, os olhos disputam com o nariz a condição de primeiro sentido a aguçar o apetite. Abertas, as janelas da alma captam as cores e os detalhes da entrada à sobremesa. Mas, se elas começam a emperrar, o prato vistoso perde uma pitada da graça. Para que, no depender da visão, as refeições continuem atraentes, saiba que existem certos alimentos com o poder de preservar os olhos por anos e anos. Recém-saído do forno, um estudo da Universidade de Melbourne, na Austrália, comprova que o consumo regular de peixes, redutos de ômega-3, diminui o risco de degeneração macular relacionada à idade, problema que pode levar à cegueira.

“Altas doses dessa gordura são encontradas na retina e precisam ser constantemente renovadas. O déficit dela, portanto, pode favorecer o aparecimento da doença”, justifica Elaine Chong, uma das autoras do trabalho, que avaliou mais de 6 mil pessoas de 58 a 69 anos. Outra pesquisa em solo australiano, essa da Universidade de Sydney, endossa a conclusão dos seus conterrâneos. Após investigar quase 2 500 voluntários num período de dez anos, os cientistas notaram que comer pescados no mínimo uma vez por semana já reduz a probabilidade de ver a mácula sofrer.
“O ômega-3 é importante para preservar os pequenos vasos que irrigam os olhos e ainda protege a retina contra inflamações”, explica a epidemiologista Vicki Flood, que participou da pesquisa. De acordo com ela, não são apenas os peixes que merecem entrar no seu prato: as nozes também são guardiãs da visão. Dois punhados por semana aumentariam o escudo contra o declínio da mácula. O azeite de oliva é outro exemplo. Assim como as oleaginosas, seu benefício vem da mistura de gorduras saudáveis e substâncias antioxidantes — aquelas capazes de atenuar os efeitos do tempo no olhar.
As gorduras benéficas selecionadas para o cardápio ainda mantêm um elo com a lubrificação do globo ocular. E quem sobressai de novo é o ômega-3, consagrado no combate ao olho seco. “Esse problema é causado por uma mudança na composição da lágrima que umidifica a córnea. Ela então passa a evaporar mais depressa”, explica o oftalmologista Maurício Barros, do Hospital Alemão Oswaldo, em São Paulo. Como os lipídios são ingredientes desse líquido, há evidências de que o ômega dos peixes e da linhaça contribua para restabelecer a receita ideal. Abril

Os dez piores erros que comprometem sua carreira

1. Não ter projetos pessoais
Segundo o consultor, pessoas bem-sucedidas têm planos de vida bem definidos. De preferência, é bom mantê-los escritos para que sejam alimentados e lembrados a todo o momento.

2. Não se atualizar nas habilidades necessárias à função
Fique atenta ao comportamento de colegas e ao de possíveis candidatos ao seu emprego. Isso pode revelar muito sobre demandas e perfis que você talvez precise desenvolver ou melhorar.

3. Não buscar outros pontos de vista
Mesmo os profissionais mais eficientes podem precisar buscar novas perspectivas e contar com conselhos de amigos, colegas ou até de um consultor. Os que falham em reconhecer esses momentos de fraqueza acabam cometendo erros comprometedores à carreira.

4. Não entregar resultados
No fim, o que conta são os resultados que você conseguiu. E, aqui, estamos falando em dinheiro. Os que julgam que devem ser reconhecidos apenas pelo esforço e não pensam em resultados estão fadados ao fracasso.

5. Ter todas as respostas
Mais do que nunca, conhecimento significa poder. A diferença está em como você comunica isso. Ficar falando o que sabe a todo o momento pode estagnar a sua carreira. Pessoas bem-sucedidas mostram-se sempre interessadas em novas idéias e pontos de vista.

6. Não dar crédito aos outros
Perdedoras são as que tomam para si todos os méritos, independentemente da ajuda que recebeu de outros colegas.

7. Cercar-se de puxa-sacos
Em vez de manter ao seu redor pessoas elogiando sua inteligência e outras qualidades, procure encorajar a inteligência e a criatividade nos outros. Verdadeiros bons profissionais preferem agir assim.

8. Não saber "vender o seu peixe"
Não se trata de ficar se gabando, mas sim de deixar os colegas saberem que resultados atingiu em benefício da empresa. O ideal é que isso seja feito de maneira formal, por meio de ferramentas que existam na empresa, como newsletter, demonstrativo de cases.

9. Confundir eficiência com efetividade
Esse conselho se aplica às profissionais que pensam que se comunicar com as pessoas via e-mail substitui a necessidade de contato pessoal. Tente ao menos substituir as mensagens por um contato telefônico. É uma das características das pessoas bem-sucedidas.

10. Acreditar que você é insubstituível
Não há espaço para divas no mercado de trabalho. A partir do momento que você se convencer de que apenas você pode fazer seu trabalho direito, com certeza, começará a cometer erros.

Como lidar com fim do relacionamento

Rios de lágrimas até soluçar, atacar a geladeira ou fazer greve de fome mesmo sem querer, filmes água com açúcar, ver e rever as cartas, fotos e qualquer tipo de lembrança boa que faça você se auto-torturar e chorar ainda mais.
Reações típicas de um pé na bunda. Mas você já parou para pensar que existe vida pós-término de namoro ou casamento?
Qualquer fim de relacionamento deixa suas marcas e cicatrizes, boas ou ruins, mas que sempre nos fazem lembrar. Só que a vida não para e precisamos aprender a lidar e superar isso.
Como sobreviver ao fim de um compromisso?
Antes de tudo, jamais se sinta culpada pelo fim do seu relacionamento. Para um compromisso progredir e dar certo, não depende apenas de você e sim das duas pessoas envolvidas. Se acabar a sintonia, se não existir a vontade mútua de crescer e aprender juntos, o melhor a fazer é terminar. Eu sempre tento lembrar do ditado “o que tiver que ser será”, mas enquanto não acontece, precisamos lembrar antes do tal “bola pra frente”.
Depois de se desidratar de tanto chorar, agora é hora de pensar em você!
Às vezes, quando você ama alguém, acaba esquecendo a sua vida e passa a viver a vida de outra pessoa. E depois de quebrar a cara, o melhor a fazer é amar… você! Se cuidar, se distrair com os amigos, malhar, enfim, investir em si mesma!
Vão ter dias em que você irá se sentir forte e outros onde as neuras irão estar a todo vapor, fazendo você pensar besteiras até cair em lágrimas novamente. Eu garanto, isso é normal.
É natural ter momentos de tristeza, mas não se culpe. Chorar é a melhor maneira de “limpar” a alma, colocar para fora tudo que lhe incomoda, deixando você mais forte a cada dia que passa.
Procure as amigas confiáveis para desabafar. Os amigos verdadeiros vão te apoiar em qualquer momento e situação!
Infelizmente, o único remédio para a dor causada por um fim de relacionamento é o tempo. Ele, aos poucos vai amenizar a dor e a mágoa do pé na bunda que fica em seu coração.
Nunca esqueça que o momento é agora e nossa vida é uma só! Temos muito que fazer, crescer e aprender. Ganhar e perder faz parte do ciclo da vida e quanto mais crescemos, mais aprendemos que em primeiro lugar devemos amar a nós mesmas antes de qualquer relacionamento!
Mas fique tranqüila, pode demorar um pouco, mas, cedo ou tarde o sol volta a brilhar em sua vida, por mais que não acredite. Logo, você voltará a sorrir novamente, com para amar novamente!

Como escolher o biquíni ideal


É bom ficar atenta sobre o tipo de biquíni ideal para você. Elegantes, divertidos, sexys ou discretos, há vários modelos que estruturam as curvas femininas. Mas para você fazer sucesso é necessário usar uma peça que combine com seu corpo.
Leveza e variedade são palavras de ordem nas coleções de biquínis para o verão que se aproxima. Nos mais diversos estilos e cores, os biquínis valorizarão especialmente o colo e ombros femininos em modelos de um ombro só e tomara-que-caia. Modelos confortáveis, sofisticados e sensuais.
Qual o modelo de biquíni ideal para o meu corpo?

Para as mulheres com seios pequenos, o modelo ideal de top são o estilo cortininha ou frente única. Top com bojo para aumentar os seios também é favorável. Já as mulheres com seios grandes, deve apostar nos sutiãs com um suporte logo abaixo do bojo. Top cortinão com as alças largas e amarração na frente que dê para regular também são bem-vindos.
Quadris estreitos exigem calcinhas de lacinhos, seja de amarrar dos dois lados ou de um só. Calcinhas mais cavadas no bumbum também ficam perfeitas. Para quem tem quadril muito largo, o ideal é usar calcinhas mais fechadas no bumbum. Calcinhas de lateral mais larga são uma ótima escolha.
Para as mulheres mais cheinhas, a melhor opção são calcinhas com a parte da frente mais alta e as magrinhas sortudas podem abusar!
Mas nunca se esqueça: Antes de qualquer coisa, a exigência é estar confortável. Procure usar o tamanho certo para o seu corpo, para que não fique com marcas no corpo ou perder biquíni a cada mergulho. Biquínis justos demais, além de deformarem o corpo, ainda estragam o tecido e os folgados, dão a sensação de corpo flácido. Portanto, antes de comprar, prove!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Menopausa e dicas nutricionais

É caracterizada pela interrupção do ciclo menstrual devido à diminuição gradual da função ovariana. Ovários param de produzir estrogênio e progesterona. A menopausa geralmente acontece entre os 40-50 anos de idade. Alguns sintomas podem começar aparecer alguns anos antes da menopausa. Esta fase é chamada de perimenopausa ou pré-menopausa, oferecendo uma oportunidade de preparação emocional e física pra a transição que está por vir.

Durante a pré-menopausa, os ovários não ovulam com regularidade e o começa o sintoma das ondas de calor. O tratamento de reposição de hormônios sintéticos traz enormes riscos à saúde, pois contribui para o aparecimento de câncer de mama e problemas cardíacos. No entanto, quando a mulher pratica atividade física e se alimenta bem, as supra-renais geralmente reagem a menopausa gerando hormônios precursores como pregnenolona e o DHEA, que são convertidos em estrogênio, progesterona e testosterona, não necessitando da reposição hormonal.

Sintomas:

-Suspensão da menstruação;
-Ondas de calor;
-Secura vaginal;
-Sudorese noturna;
-Insônia;
-Tonteira;
-Palpitações cardíacas;
-Dores de cabeça;
-Redução da libido;
-Alterações no humor;
-Cansaço;
-Dor nas juntas;
-Alterações na pele (acne, pêlos faciais, queda de cabelo).

Alimentação:

Adote uma alimentação rica em alimentos naturais e pobre em alimentos industrializados, especialmente cereais integrais, legumes, hortaliças e frutas. Esses alimentos contêm fitoesteróis que conferem equilíbrio hormonal. Deve ser dado atenção a alimentos como: soja, tofu, missô e sementes de linhaça que são fontes excelentes de fitoesteróis. Os ácidos graxos essenciais (gorduras boas) protegem o coração e deixam a pele macia e radiante. Boas fontes são peixes de águas frias, como salmão, bacalhau, atum e também sementes de linhaça. A vitamina E regula a produção de estrogênio. Não esqueça de incluir óleo de nozes e sementes processadas a frio em sua alimentação. Consuma diariamente 1 colher de sopa de linhaça moída. Ela contém ligninas, fitonutrientes capazes de equilibrar o estrogênio e reduzir o colesterol. Beber baste água que vai ajudar a eliminar as toxinas e substituir os fluídos perdidos nas ondas de calor.

Alimentos que devem ser evitados:

Reduzir o consumo de carne vermelha e outras fontes de gordura saturada para proteção de problemas cardíacos. Evitar bebidas gaseificadas (água com gás, refrigerantes...), pois eliminam o cálcio do organismo. Cafeína e álcool agravam o aparecimento das ondas de calor, portanto, elimine-os da sua alimentação.

Dicas nutricionais:

- Controle o seu peso corporal, pois o risco de câncer de mama e derrame é bem maior em mulheres acima do peso;
- Diminua o consumo de gorduras saturadas e trans para prevenir doenças do coração. De prioridade para as gorduras saudáveis (ômega 3);
- Acrescente fibras na dieta, pois reduzem o colesterol e garantem bom funcionamento intestinal;
- Pratique exercícios físicos diários. Ajudam na queima da gordura;
- Aumente o consumo de alimentos ricos em cálcio para proteger contra osteoporose;
- Aumente o consumo de alimentos ricos em soja, pois apresentam fitoesteróis;
- Consuma peixe 3 vezes por semana (ômega 3);
- Use diariamente semente de linhaça (1 colher de sopa), para prevenir sintomas da menopausa;
- Ingira alimentos ricos em vitamina E que ajudam na hidratação e evitam ressecamento vaginal e da pele (gérmen de trigo, aveia, carnes, feijão, ervilha e cereais integrais);
- Inclua alimentos ricos em triptofano (aminoácido), pois diminuem a sensação de depressão decorrente a esta nova fase. Fontes: leite e derivados, banana...;
- Aumente o consumo de bioflavonoides, encontrados nas frutas cítricas, diminuem o calorão e são ricos em vitamina C (antioxidantes);
- Aumente o consumo de alimentos que contêm fitoestrógenos como: erva doce, repolho, cenoura, aipo, cereja, amora, espinafre, chá verde e inhame.

Suplementação:


- Para problemas de memória e concentração utilize Gingko biloba (cápsulas de 120 a 240mg do extrato). Ele aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro;
- Caso esteja fazendo reposição hormonal que sobrecarrega o fígado. Para desintoxicar use cardo - mariano, tomar 250mg duas vezes ao dia;
- Para as ondas de calor pode ser utilizada a Sálvia (4 a 6g/dia) ou vitex (160 a 240mg/dia);
- Para relaxar e desestressar utilize chá de camomila, hortelã-pimenta ou maracujá. Todas essas ervas são relaxantes e calmantes;
- Complexo de vitamina E pode ajudar a reduzir sintomas da menopausa. Tome de 800 a 1.200IU diariamente;
- Utilize de 1000mg de cálcio e 500mg de magnésio para a saúde dos ossos.
- Em casos de insônia use chá de valeriana;
- Walnut é um floral de Bach indicado para ansiedade quando está relacionada com essa fase nova da vida (10 gotas/diárias).

MENOPAUSA

É a parada de funcionamento dos ovários.
Ou seja, os ovários deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona.
Não é uma doença, é apenas um estágio na vida da mulher.
A principal característica da menopausa é a parada das menstruações.
No entanto em muitas mulheres a menopausa se anuncia por irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos freqüentes.
Não existe idade predeterminada para a menopausa. Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos, no entanto pode ocorrer a partir dos 40 anos sem que isto seja um problema.
Não há relação entre a primeira menstruação e a idade da menopausa nem tão pouco existe relação entre a idade familiar da menopausa e a sua.

Sintomas



Se bem que em algumas mulheres não sintam nada durante o período da menopausa, a maioria poderá sentir alguns sintomas:

1. Ondas de calor
2. Suores noturnos
3. Insônia
4. Menor desejo sexual
5. Irritabilidade
6. Depressão
7. Ressecamento vaginal
8. Dor durante o ato sexual
9. Diminuição da atenção e memória

Causa dos Sintomas



O estrogênio é o hormônio básico da mulher. Sua produção começa na adolescência, quando é responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários na mulher, e vai até a menopausa.
A falta de estrogênio causa as ondas de calor ou fogachos em aproximadamente 75 a 80 % das mulheres.
O estrogênio também é responsável pela textura da pele feminina e pela distribuição de gordura. Sua falta causará a diminuição do brilho da pele e uma distribuição de gordura mais masculina, ou seja, na barriga.
É a falta de estrogênio que causa a secura vaginal que acaba por afetar o desejo sexual pois transforma as relações em algo desagradável e doloroso.
O estrogênio também é relacionado ao equilíbrio entre as gorduras no sangue, colesterol e hdl-colesterol. Estudos mostram que as mulheres na menopausa têm uma chance muito maior de sofrerem ataques cardíacos ou doenças cardio-vasculares.
Uma outra alteração importante na saúde da mulher pela falta de estrogênio é a irritabilidade e a depressão. O estrogênio está associado a sentimentos de alta estima e a falta dele pode causar depressão em graus variados.
Por último o estrogênio é responsável pela fixação do cálcio nos ossos. Após a menopausa grande parte das mulheres passará a perder o cálcio dos ossos, doença chamada osteoporose, responsável por fraturas e por grande perda na qualidade de vida da mulher.
Estudos recentes têm associado a falta de estrogênio ao Mal de Alzheimer, perda total da memória.

Porque tratar?



Se a menopausa é um fenômeno natural na vida da mulher qual a razão dos médicos proporem um tratamento.
No início da menopausa a mulher poderá sentir sintomas muito fortes o que interferem na sua maneira de viver.
Nos últimos 30 anos, as conquistas da ciência em geral e da medicina em particular aumentaram em muito a idade média dos homens e principalmente das mulheres.
Considerando a idade média da menopausa, por volta dos 45 anos, veremos que as mulheres passarão um terço de suas vidas sem hormônios.
Ocorre que a perda de cálcio, causa da osteoporose, aparece nos primeiros cinco anos da menopausa. Osteoporose é uma doença grave relacionada à fraturas de vértebras ( coluna ) e de bacia. O tratamento com hormônios ou com substitutos hormonais reduz a ocorrência de fraturas de bacia em 25% e de coluna em 50% e deve ser iniciado logo no início da menopausa.
O objetivo do tratamento da menopausa é melhorar a qualidade da vida da mulher.

Qualidade de vida



Há comprovação científica que o tratamento hormonal em mulheres sintomáticas no início da menopausa tem os seguintes benefícios:

1. Evita a osteoporose;
2. Melhora os fogachos;
3. Melhora a vida sexual;
4. Melhora as condições cardiovasculares;
5. Melhora a qualidade de vida da mulher.

TRATAMENTOS

Terapia Hormonal
Se o que falta na menopausa é o estrógeno nada mais lógico que a base do tratamento seja a reposição hormonal com o estrógeno.
Em mulheres que ainda tem o útero é importante associar a progesterona para proteger contra o risco de câncer do endométrio.
Mas o mais importante hoje é que o tratamento deve ser individualizado. Médico e paciente devem discutir todas as vantagens e riscos dos diversos tipos de terapia existentes e chegar a um consenso sobre o que fazer.

Vantagens do tratamento
Redução do Risco de Osteoporose.
Redução dos Riscos de Doenças Cárdio-vasculares.
Melhora da Depressão.
Melhora da Atividade Sexual.
Melhora da Memória com possível prevenção da Doença de Alzheimer.

QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE


Não é difícil chegar à terceira idade com corpo e mente saudáveis. Alguns hábitos bem simples podem ajudar a manter a qualidade de nossas vidas, evitando inclusive problemas de saúde comuns nessa fase.

Aqui vão 10 dicas que podem ajudar a manter o seu bem estar físico e emocional. Vale a pena tentar.

1 - Se alimente bem
Dê uma atenção especial ao momento das refeições. Prefira uma alimentação natural, evitando exagerar nas carnes vermelhas, que são de difícil digestão. Na hora de comer, procure não assistir à televisão, falar sobre coisas desagradáveis ou pensar em problemas que precisam ser solucionados.

2 - Harmonize sua casa
Para começar abra portas e janelas e deixe o ar e a luz entrarem. Assim, você ajuda a energia positiva a circular. Além disso, faça periodicamente uma boa limpeza e uma arrumação caprichada nos armários e gavetas. Se desfaça de tudo aquilo que não vai mais ser usado e guarde apenas o que for realmente útil ou importante. Objetos velhos e sem uso bloqueiam o fluxo de energia do ambiente e podem trazer recordações desagradáveis.

3 - Fique atento a você mesmo
Por mais agitado que seja o seu dia-a-dia, tente escutar os seus próprios pensamentos. Dê atenção aos seus desejos e necessidades e procure descobrir o que é realmente importante para você no momento. Tente perceber também se seus pensamentos são, em sua maioria, negativos ou positivos. Pensamentos ruins atraem situações com a mesma carga de negatividade, enquanto os positivos podem realmente tornar tudo muito mais fácil. Além disso, ouvir a si mesmo é a melhor forma de exercitar o autocontrole.

4 - Utilize seus talentos
Busque equilíbrio e crescimento utilizando seus dons e canalizando esses talentos com o objetivo de tornar melhor a sua vida e a de todos que o cercam. Não desperdice sua energia criativa.

5 - Pratique alguma atividade física
Os exercícios mais indicados para a terceira idade são a caminhada e a natação. Entretanto, o mais importante é escolher alguma atividade com a qual você se identifique. Assim fica mais fácil seguir um programa sem que ele se torne um sacrifício. Os exercícios melhoram o condicionamento físico e proporcionam uma sensação de bem-estar e disposição. Atividades bioenergéticas como a yoga, a dança do ventre e o tai chi chuan, também podem ser interessantes para equilibrar o corpo e a mente.

6 - Faça meditação
A meditação é a técnica capaz de tratar o corpo e a mente em conjunto. Com várias técnicas e rituais diferentes, essa prática pode ser muito útil e agradável, tornando-se uma ferramenta importante para o seu crescimento pessoal e espiritual. Ela pode ajudá-lo a identificar suas reais prioridades, tornando-o uma pessoa mais segura e objetiva. Além disso, desenvolve a concentração, a memória e a intuição.

7 - Nunca perca seus objetivos
Planeje, trace metas, tenha sempre objetivos materiais e, principalmente, espirituais. Nunca desista antes de alcançar o que procura e esteja sempre disposto a se superar e a crescer espiritualmente.

8 - Estabeleça contato com a natureza
Não deixe nunca de visitar locais onde a natureza predomina. Vá à praia, tome um banho de cachoeira, reserve um tempo para passear em áreas verdes. A harmonia com a natureza é fundamental para o seu equilíbrio emocional.

9 - Aceite a vida
Em primeiro lugar é importante deixar claro que aceitar não significa se acomodar e se conformar com situações que podem ser mudadas. Lute para melhorar o que estiver a seu alcance, mas procure, ao mesmo tempo, ver o que existe de positivo em sua casa, sua família, sua cidade e em tudo mais que estiver a sua volta.

10 - Reze do modo que preferir
Independente de qual for a sua religião e as suas crenças, procure conversar sempre com Deus. Escolha um momento tranqüilo e procure esquecer outras preocupações nessa hora. Isso lhe trará tranqüilidade e paz de espírito.

Compra de calçados exige cuidado com a saúde

São Paulo - Conforto e beleza são as principais qualidades que o consumidor espera de um calçado. Mas, com tantos tipos e modelos disponíveis no mercado, é preciso tomar cuidados na hora da compra. Para começar, o ideal é comprar calçados somente no fim do dia. "É o horário mais indicado, pois é quando os pés já estão inchados e suados. Assim, o comprador diminui o risco de adquirir um sapato que, apesar de ter servido no pé na hora da compra, fique apertado mais tarde", justifica Fabio Ravaglia, ortopedista do Instituto Ortopedia e Saúde (IOS).

Além disso, é importante evitar os sapatos de bicos fino e preferir os que possuem bicos mais largos, arredondados e fabricados com materiais que permitam a transpiração e, ao mesmo tempo, sejam impermeáveis à água. "Quanto mais suor ficar no interior do tênis, mais cheiro vai ter o pé. Além disso, pode provocar frieira e levar a infecções mais graves", diz Ravaglia.
"Após escolher o modelo que mais lhe agrada, o consumidor deve experimentar os dois pés do sapato e andar com eles pela loja para sentir se é confortável e se adapta bem aos pés", diz Regina Andrade, técnica do Procon-SP.
Segundo Fabio Ravaglia, é bom deixar uma margem de um centímetro na frente do dedo. "O calçado deve ficar bom na hora. Esse negócio de dizer que está apertado mas vai amaciar depois é besteira. Um sapato ruim pode causar joanete, calos e calosidades nos dedos do pé, dores no pé, frieiras, machucados e até feridas", assinala o ortopedista.
"É preciso se informar sobre a política de troca da empresa, principalmente se o sapato for para presente. Se o vendedor abrir a possibilidade de trocar, peça que a informação seja registrada por escrito na nota fiscal e observe se os dados do fabricante (CNPJ, endereço e telefone de contato) estão visíveis na embalagem", completa Regina. Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste, lembra que a loja não tem a obrigação de trocar calçados comprados do tamanho errado. "É uma prática que depende da loja", lembra. Uol