sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

É possível comer tudo no Natal sem sair da dieta

Natal é época de fartura à mesa. Todas aquelas comidas deliciosas, que você evitou durante o ano, estão ali prontas para serem saboreadas. E depois de andar na linha por tanto tempo, você acaba se dando este presente: poder comer tudo.

Mas para não ficar com peso na consciência no dia seguinte, o conselho das nutricionistas é evitar os exageros e fazer trocas inteligentes, que não perdem o sabor, mas são menos calóricas. Dois exemplos básicos são a rabanada e o panetone light que têm cerca de 100 calorias a menos do que suas versões originais.

Assim, você não precisa tirar da sua ceia a farofa da vovó com farinha de mandioca e bacon que você tanto gosta. É só controlar a quantidade. É possível comer alimentos calóricos em pequenas porções. E não é porque você optou pelo panetone light que pode comer o dobro do que comeria, aí você está na verdade aumentando e não diminuindo as calorias ingeridas. Para não perder a mão,

Se você estiver disposto a enfiar o pé na jaca no Natal, só na ceia você pode consumir facilmente mais de 3 mil calorias. É só pegar um pouquinho de tudo e não controlar a ingestão de bebidas alcoólicas.

Mas se, em vez de comer uma salada de maionese com batata, que tem, em 5 colheres de sopa (190g), 290 calorias, você pode optar por uma salada Waldorff de 176 kcal ou um salpicão de frango com iogurte de 170 kcal. Esta é uma das dicas da nutricionista Daniela Jobst. Ela aconselha ainda trocar a farofa da vovó de farinha de mandioca com bacon de 483 calorias por uma farofa de linhaça com passas e damasco seco de 314 kcal.

Carnes

Quanto às carnes, você deve dar preferência para o chester e o peru, menos calóricos. “Sugerimos lascas de peru. O peixe pode ser introduzido tranquilamente na ceia substituindo a carne suína, por exemplo, altamente calórica”, diz Magda Maria Britto dos Santos, supervisora de nutrição da Maternidade Pro Matre Paulista. A endocrinologista Ellen Paiva acrescenta: "Lombo, chester e peru são carnes bem magras e deixam as ceias mais leves. As carnes mais tradicionais, como o pernil, também podem fazer parte desse cardápio, o que não podemos é exagerar nas porções".

Lembre-se ainda de não regar as carnes com gordura enquanto assam e de não comer a pele, altamente calórica e com muita gordura. O arroz a grega é uma boa pedida, com poucas calorias, e melhor ainda se for feito com arroz integral.

Frutas e doces

As frutas secas são a cara do Natal e, embora nutritivas, são também bastante calóricas. “Apesar de serem calóricas, essa categoria de alimentos é rica em Ômega 9 ou gordura monoinsaturada que contribui para o perfil lipídico do HDL, conhecido popularmente como colesterol bom”, explica Britto. Também são alimentos que combatem os radicais livres, por serem ricas em flavonoides, substância antioxidante e anti-inflamatória que previne problemas cardíacos.

Uma dica de Paiva é utilizá-las na preparação de outros alimentos como salpicão com nozes, lombo com damasco, arroz com amêndoas, para "manter a tradição sem um consumo calórico tão alto".

Na sobremesa, o ideal é trocar doces por frutas, mas para não ficar sem experimentar um panetone ou a rabanada a solução é escolher versões menos calóricas. A rabanada light, por exemplo, é feita no forno e não usa leite condensado e com isto consegue ter 130 calorias, menos da metade das 300 calorias da versão original.

Já nos panetones, é preciso conferir as calorias na embalagem e abrir mão do chocotone de 330 calorias (por fatia de 80g), por um panetone de frutas que já tem 280 kcal, ou sua versão light que pode chegar a 210 calorias.

É importante lembrar das frutas e não comer só as sobremesas que utilizam leite condensado e creme de leite na sua composição. Paiva indica que as gelatinas podem ser utilizadas como alternativa. "Podemos, também, servir um banquete de frutas ou utilizá-las como base de algumas preparações com sorveres e iogurtes".

A uva e a melancia são ideias, tem vitaminas, e ainda são agradáveis ao paladar por ser naturalmente doce e refrescante. “A uva é rica em antioxidantes que contribuem para a eliminação dos radicais livres do organismo”, lembra Britto.

Bebidas

As bebidas no Natal são um capítulo à parte e escondem grande quantidade de calorias. Para as bebidas sem álcool, aposte nos refrigerantes light e diet, com zero açúcar e poucas calorias. Deixe a bebida alcoólica para o brinde, uma taça de 125 ml têm 110 calorias.

"Além disso, consumindo um aperitivo alcoólico, nós apuramos o paladar e comemos mais. Se pensarmos apenas no valor calórico, a cerveja é a mais indicada, mas aí está o grande engano, pois, em geral, bebemos muito mais volume e calorias quando consumimos fermentados como a cerveja em relação às bebidas destiladas", ressalta Paiva.

Os coquetéis são outro grande perigo, já que utilizam ingredientes muito calóricos como açúcar e leite condensado além do álcool.


Uol Saúde

4 marcas de panetone e uma pergunta: qual é mais saudável?

Resistir a ele é impossível. Presente no café da manhã e nas ceias, o panetone conquista o paladar de quem ama as tradições de Natal e também das pessoas que adoram uma novidade - recheios diferentes, massa salgada e até combinações com sorvete aparecem à mesa. Tanta paixão ao ganha ainda mais adeptos com a redução de gordura trans nos alimentos: desde 2009, a Organização Pan-Americana da Saúde estabeleceu que qualquer alimento processado, incluindo o panetone, deve ter no máximo 5% de gordura trans sobre o total de gorduras. Com tantas marcas e tantos sabores diferentes nas gôndolas, no entanto, fica difícil tomar uma decisão. Por isso, fomos atrás das características das marcas mais procuradas e avaliamos as quantidades de calorias, gorduras e sódio. Lembrando que os valores aqui colocados correspondem a um pedaço médio de panetone (80 gramas).

Qual é o mais calórico?

As gotas de chocolate são mais calóricas do que as frutas cristalizadas. Mas há diferenças que extrapolam esta divisão básica.

Panetone de Frutas Cristalizadas

Com uma diferença pequena, o panetone vencedor no quesito "menos calórico" é o da Bauducco, com 280kcal por fatia. O da Nestlé tem 284 e o da Visconti, mais calórico, 292kcal.

Panetone Gotas de Chocolate

A marca menos calórica é o da Nestlé, com 326kcal. Em segundo lugar a Visconti com 340kcal. Bauducco vem por último, com 354kcal.

Panetone Trufado

Os trufados da Cacau Show apresentam entre 280 e 300 calorias, ou seja: em alguns casos, ele tão calórico quanto um panettone de frutas cristalizadas e menos calórico que os de gotas de é chocolate das outras marcas.

Veja:
Tradicional: 283kcal
Nozes: 284kcal
Maracujá: 282kcal
Avelã: 301kcal
Creme de Cereja: 284kcal

Fique alerta com as gorduras!

Uma coisa é certa: todos os tipos de panetone, de todas as marcas, têm uma taxa de gordura alta. Principalmente de gordura saturada, responsável pelo aumento do colesterol ruim (LDL). No que diz respeito à gordura trans, os valores das marcas analisadas são nulos, exceto os trufados da Cacau Show (com cerca de 1,1g de trans por fatia).

Panetone de Frutas Cristalizadas

O panetone frutas da Bauducco tem 11g de gorduras totais, dividas em 4,8g de gordura saturada; 5g de monoinsaturada e 1,2g de poliisaturada. Já a versão de frutas da Nestlé tem 11g de gorduras totais, sendo 4,6g de gorduras saturadas e os outros 6,4g não especificados. Porém, a marca Visconti é a que tem menos gordura: 10g de gorduras totais, sendo 3,2g saturadas, 3,8 monoinsaturadas e 3g poliinsaturadas.

Panetone Gotas de Chocolate

O chocotone da Bauducco tem 18g de gorduras totais dividas em: 7,1g de gorduras saturadas; 6g de gorduras monoinsaturadas e 4,6g de poliinsaturadas. A Visconti tem 1g grama a menos de gorduras totais que o chocotone Bauducco, portanto 17g, sendo 5,4g saturadas, 5,4g monoinsaturadas e 6g poliinsaturadas. O chocotone da Nestlé dessa vez é o que tem menos: 16g de gorduras totais, porém tem 7,4g de gorduras saturadas, mais que a outras. Os outros valores não são especificados na embalagem.

Panetone trufado

O panetone trufado tradicional da Cacau Show possui 14g de gorduras totais, sendo 7g de gorduras saturadas e 1,1g de gordura trans. O panetone trufado de avelã da Cacau Show tem 16g de gorduras totais, sendo 8g de gorduras saturadas e 1,6g de gordura trans. Já o trufado de creme de cereja tem 14g de gorduras totais, sendo 8g gorduras saturadas e 1,1g gordura trans. O trufado de maracujá tem 13g de gorduras totais, sendo 7g gorduras saturadas e 1,1g gordura trans. E o de nozes possui 14g de gorduras totais, sendo 8g gorduras saturadas e 1,1g gordura trans.

Muita atenção com as quantidades de sódio!

O sódio exerce no nosso corpo a função de regular o ritmo cardíaco e o volume de sangue, por isso, se for consumido em excesso, pode ser o principal culpado na incidência de doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto. Quando se fala em hipertensão, automaticamente pensamos em sal, que é a nossa principal fonte de sódio. Porém, o sódio está presente em diversos alimentos, inclusive nos panetones. Se você multiplicar o valor do sódio no rótulo do produto por 2,5 obterá a quantidade de "sal" que você está ingerindo. Comer um alimento com 500mg de sódio, por exemplo, equivale a ingerir 1,25 g de sal.

Panetone de Frutas Cristalizadas

Os panetone da Nestlé e da Visconti possuem 130mg de sódio. O da Bauducco é o que tem menos: 124mg.

Panetone Gotas de Chocolate

Mais uma vez os da Nestlé e da Bauducco têm os mesmos valores: 110mg. Porém, dessa vez, ficam atrás da marca Bauducco, com 112mg de sódio por fatia de chocotone.

Panetone trufado

Os panetones trufados da Cacau Show são os que possuem menos sódio dentre todas as marcas citadas. Confira a quantidade por sabor:
Tradicional: 76mg
Nozes: 83mg
Avelã: 78mg
Creme de Cereja: 83mg
Maracujá: 82mg

A melhor escolha

1. Para emagrecer: panetone de frutas cristalizadas Visconti OU chocotone Nestlé

O panetone Visconti tem a menor quantidade de gorduras: são 10 gramas de gordura total, sendo 3 delas de poliinsaturadas (as mais benéficas para o corpo). Mas, para quem torce o nariz só de pensar em frutas cristalizadas, invista no chocotone Nestlé. Ele tem a menor quantidade de gorduras, 16 gramas ao todo. Cuidado com o panetone trufado: as 283 calorias,reúnem 14 gramas de gordura, sendo 1,1 de gordura trans (que não aparece nas outras marcas).

2. Para controlar a pressão alta: panetone trufado tradicional Cacau Show OU no panetone de frutas cristalizadas Visconti

O panetone da Cacau Show tem 283 calorias e apenas 76 mg de sódio, um dos grandes responsáveis pela hipertensão. Entretanto, esta versão perde no quesito gordura, com 14 gramas, sendo 7 g de saturada e 1,1 de - fuja! - gordura trans. Se o seu problema de pressão alta está relacionado ao excesso de peso ou a problemas cardíacos, aposte no da Visconti que, além de ser o menos calórico e gorduroso, é o segundo que contém menos sódio, com 92 mg no total.

3. Para diminuir a taxa de colesterol: panetone de frutas cristalizadas Visconti

Controlar as taxas de colesterol já é difícil sem ingerir comidas gordurosas ou calóricas - e o desafio só aumenta quando a alimentação oferece estas ameaças. O panetone Visconti tem a menor quantidade de colesterol e também baixo índice de gorduras.

Atenção ao diabetes!

As dificuldades com o controle da taxa de glicose pedem atenção redobrada. Os produtos que analisamos contêm açúcar, alguns em grande quantidade. Você pode também apostar numa receita caseira de panetone, trocando o açúcar por adoçante em pó dietético.

Minha Vida

O Natal em outras religiões

O Natal é uma das datas mais comemoradas no Brasil. Por ser um país predominantemente católico, o mês de dezembro é marcado pelos preparativos e celebrações. Luzes e enfeites protagonizam a decoração não só de casas, como de espaços públicos. Mas existem religiões que não têm em seu calendário essa data. Como explicar às crianças que, por causa de sua crença, essa data não é importante para vocês? Ou para a família do vizinho.

“Religião é sempre polêmica, portanto é preciso cuidado na hora de explicar às crianças as diferenças e as conseqüências que isto traz”, comenta o psicólogo Paulo Roberto Gonçalves. “O Natal não é celebrado por budistas, muçulmanos e judeus, por exemplo, e crianças que seguem estas religiões aqui no Brasil, um país predominantemente cristão, podem ter dificuldades em lidar com a situação - o que é comum. Quando se tem 4 anos e seus colegas de escola estão alvoroçados esperando a chegada do Papai Noel, não é muito fácil entender por que na sua casa ninguém montou ainda a árvore de Natal”, afirma.

Gustavo Angimahtz Sampaio, 24 anos, já não é mais criança, mas se divide entre comemorações judias e cristãs desde pequeno. “Sempre foi assim, a família segue duas religiões diferentes, mas nunca houve problema em entender isto. Tudo foi explicado desde cedo e eu não me lembro de ter questionado nada. Parecia que já fazia parte de mim. Não comemoramos o Natal em casa. Vamos sempre à casa da minha avó, que é católica. Quando a celebração é judaica, trocamos de casa de avó”, diverte-se.

De acordo com Paulo Roberto, a opção religiosa da família deve ser trabalhada com as crianças desde cedo. O mais sensato a fazer é explicar abertamente o porquê das coisas, sempre ressaltando que não há opções melhores ou piores em relação à crença, e sim diferentes. Tentar evitar comentários muito partidários é essencial para não gerar conflitos com outras crianças. O melhor a fazer é conversar e mostrar que não comemorar o Natal não deve ser encarado como uma desvantagem. Explique, ainda, coisas legais de sua religião também. “É uma situação difícil, mas que pode ser contornada”, explica o especialista.

Não há uma fórmula certa do que dizer. O ideal é que, como na família de Gustavo, as coisas sejam esclarecidas desde cedo, sem forçar. Criada sob fortes tradições muçulmanas, Zainab Nurhbai tem 10 anos e não comemora o Natal de forma alguma. “É claro que existe a parte de ganhar presente. Que criança não gosta? Quando eu era pequena, estudava em colégio público. Eu era a única muçulmana e não comemorava o Natal. O que mais me incomodava era não ganhar nada”, lembra, rindo. Apesar das brincadeiras, a estudante comenta que nunca teve grandes problemas em aceitar as recomendações da sua religião. “Tinha o outro lado também: eu comemorava datas que ninguém mais comemorava. Em certas épocas a minha casa era a única que estava em festa, e isso também era legal. Na verdade nunca houve ressentimento em relação à data e ao fato de não comemorarmos o Natal. Era uma coisa que estava presente na minha vida desde que nasci. Estranho seria se fosse diferente”, conta.


Grescer

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Faça intervalo entre uma sessão de manicure e outra

Com a explosão da oferta de esmaltes no país, os branquinhos perderam lugar para os coloridos. Mas, além de se preocupar com a tendência, é bom você dar um tempo entre uma sessão de manicure e outra, para não prejudicar a saúde da unha e evitar uma surpresa desagradável na hora de retirar o esmalte.

"O uso ininterrupto de esmalte resseca as unhas", alerta a a dermatologista Andreia Leverone, do Centro de Estudos de Unha do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. "Devemos dar intervalos de no mínimo três dias entre as passadas de esmalte."

Caso contrário, as unhas ganham manchas brancas, ficam fracas e quebradiças. Deixe uns dias sem pintar, para permitir a hidratação da película unhal. "Manter o esmalte por muito tempo abafa demais a unha e, se ela for propensa a micose, facilita o desenvolvimento de fungos", diz a especialista.

SINAIS

Robertha Nakamura, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ensina a observar alguns sinais como ausência de meia-lua, descamações em volta da unha, fendas e estrias. Nesses casos, diz a médica, será preciso tratar a unha antes de pensar em usar esmalte.

Nakamura lembra que os esmaltes coloridos deixam as unhas amareladas. "O retorno da tonalidade natural só acontece com o crescimento da unha."

A necessidade de deixar as unhas respirarem entre um esmalte e outro vale também para os pés. A diferença entre as unhas das mãos e dos pés está na espessura das lâminas. Como as dos pés crescem mais devagar, elas são mais espessas e resistentes. "Em compensação, estão mais expostas a traumas, umidade e infecções", alerta Leverone. No verão, o melhor é usar calçados abertos e secar bem os pés, para evitar fungos e bactérias.


Folha de SP

Anvisa suspende medicamentos usados para emagrecer

São Paulo - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu hoje a importação e a comercialização de todos os produtos da marca Divine Shen, usados para emagrecer. Segundo o órgão de vigilância, será investigado como o produto importado da China e registrado na Anvisa como alimento, foi misturado ao medicamento de uso controlado sibutramina. Também está interrompida a importação, fabricação e comércio da substância Caralluma Fimbriata.

De acordo com a agência, a sibutramina tem ação no sistema nervoso central e é capaz de reduzir a sensação de fome. Ela cita estudos em que pacientes com histórico de doença cardiovascular podem ter aumentado o risco de doença coronariana, acidente vascular cerebral (AVC), taquicardia e aumento da pressão arterial quando expostos ao medicamento.

A presença da sibutramina em um dos produtos da Divine Shen foi atestada em um laudo do Instituto de Criminalística de São Paulo (IC-SP) ao examinar amostras levadas a teste pelo Ministério Público (MP). A 2ª Promotoria de Justiça Criminal iniciou a apuração depois de receber a denúncia de que o produto estaria adulterado. A Anvisa também pretende notificar a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre o ocorrido.

Irregular
A Anvisa informa que até o momento nenhum produto que contenha em sua composição a substância Caralluma Fimbriata se encontra regularizado no País, tendo em vista que não há qualquer comprovação em relação à sua segurança e eficácia. Por essa razão, uma resolução da agência, publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU), suspende a importação da Caralluma Fimbriata, sua fabricação, distribuição, manipulação, comércio e o uso em todo o território nacional.

A primeira ação da Anvisa em relação às falsas alegações de propriedades relacionadas a emagrecimento foi tomada em maio deste ano, com a publicação da resolução 1992, no dia 3, que proibia a propaganda de insumos anunciados como "naturais" e com propriedade capazes de acelerar a perda de peso, entre eles a Caralluma Fimbriata.

A resolução de hoje da Anvisa amplia o que previa a RE 1992/2010 porque permite que, a partir de sua publicação, as equipes das vigilância sanitária dos Estados e dos municípios possam ir aos estabelecimentos comerciais e às farmácias para retirar o produto da prateleira.


Agência Estado

Falta de amigos na infância aumenta o risco de depressão na adolescência

As crianças que não têm amigos podem ser mais propensas a ter depressão na adolescência, segundo estudo da Universidade Concordia, no Canadá. De acordo com os autores, enquanto a falta de amigos pode fazer com que os jovens se tornem deprimidos, ter apenas um amigo pode ser suficiente para proteger as crianças retraídas ou tímidas de problemas de saúde mental.

O estudo acompanhou, por três anos, 130 meninas e 101 meninos que estudavam da terceira à quinta série. E indicou que “estar isolado e excluído de um grupo de pares pode aumentar os níveis de sentimentos depressivos em crianças, e esses sentimentos negativos podem crescer ao longo da adolescência como uma bola de neve que desce rapidamente a montanha”.

De acordo com o pesquisador William Bukowski, que coordenou o estudo, a amizade promove a complacência e protege as crianças de alto risco contra a internalização de problemas, como se sentir deprimido e ansioso. “Nosso estudo confirma o valor de ter amigos, que são como um escudo contra as experiências sociais negativas”, escreveu o pesquisador na revista Development and Psychopathology.


Boa Saúde

Espiritualidade pode ajudar dependentes do álcool a largar o vício, aponta estudo

A espiritualidade pode ter efeitos muito positivos para aqueles que querem parar de beber, segundo estudo que será publicado na edição de março do próximo ano da revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research. Avaliando mais de 1.500 pessoas que estavam tentando parar de beber, os pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, descobriram que a espiritualidade aumenta com a frequência das visitas aos Alcoólicos Anônimos, e isso ajuda a ter melhores resultados no tratamento da dependência do álcool.

De acordo com os autores, os resultados foram melhores entre aqueles que tinham baixa espiritualidade no início do estudo e a aumentaram durante o tratamento. Entretanto, a recuperação também pode ser observada entre agnósticos e ateus, o que “indica que, enquanto a espiritualidade é um importante mecanismo de mudança comportamental nos Alcoólicos Anônimos, não é o único método utilizado”.

“Embora esta não seja a única forma dos Alcoólicos Anônimos ajudarem na recuperação dos indivíduos, acredito que esses resultados apoiam a noção de que os AA levam a melhores resultados do uso de álcool, em parte, intensificando as práticas espirituais, para facilitar a recuperação dos transtornos relacionados ao uso do álcool”, escreveu o pesquisador John Kelly.


Boa Saúde

domingo, 19 de dezembro de 2010

O que fazer quando o coração dispara

São 310 mil brasileiros que sofrem a chamada morte súbita a cada ano. E a principal causa é a arritmia cardíaca, um mal que acontece de forma repentina e demanda tratamento imediato para se normalizar

Não precisa ser um super fã de futebol para se lembrar do caso de Antonio Puerta, jogador do Sevilla, da Espanha que faleceu aos 22 anos vítima de arritmia cardíaca em campo. Nem tampouco do zagueiro Serginho, do São Caetano que desmaiou no gramado pelo mesmo motivo e não resistiu. Vale lembrar que o perigo não está só no esporte. Entre outras situações, as de estresse são muito comuns aos ataques, vide um número significativo de torcedores (mesmo que em frente à televisão) que sofreram deste mal.

A morte súbita vem atingindo milhares de brasileiros por ano e assustando as pessoas, inclusive as mais saudáveis, pois muitas vezes não apresenta sintomas. Daí a importância de ter os exames em dia para detectar uma eventual anormalidade e para que o paciente possa tomar os devidos cuidados.

As arritmias ocorrem quando a sequência dos batimentos cardíacos apresenta uma anormalidade. Ou seja, eles devem ocorrer de 60 a 100 batimentos por minuto (bpm), mas quando este número ultrapassa 100 bpm, ocorre a taquicardia. Já se eles ficam demasiado devagar, com menos de 60 bpm, ocorre a bradicardia. Outro caso de arritmia é quando as vias elétricas condutoras apresentam alguma anormalidade. A arritmia pode não apresentar sintomas, no entanto, um ataque cardíaco pode ser evitado e revertido se o paciente receber atendimento rápido.

Como surgem os problemas
A taquicardia pode ser de origem congênita (quando a pessoa já nasce com esta irregularidade na sequência dos batimentos cardíacos) ou adquirida, devido a diversos fatores. As causas mais comuns são as doenças cardíacas. Muitos medicamentos podem acarretar o problema, daí a importância de exames frequentes . Quando confirmada a tendência de um problema cardíaco, deve existir uma atenção especial às bulas e contraindicações. Entre eles, estão os fármacos que contenham estimulantes (utilizado para problemas respiratórios e alergias, como os broncodilatadores, as populares bombinhas para asma). A taquicardia pode ser desencadeada também pela prática de exercícios físicos, tensão emocional, consumo excessivo de álcool ou tabagismo.

Para o diagnóstico, é importante ficar atento ao histórico familiar e na suspeita de alguns sintomas como palpitações, cansaço fácil, tonturas e desmaio, procurar um cardiologista para realizar alguns exames, como o ecocardiograma, que possam detectar problemas no coração que, portanto, serão pacientes com maior tendência à taquicardia.

Exames em dia
Já o exame de pulso pode detectar anormalidades na frequência dos batimentos cardíacos. Em um caso de emergência, o eletrocardiograma (ECG), pode detectar rapidamente o problema e então o tratamento adequado é agilizado, aumentando as chances de reverter a situação. Existe um aparelho portátil de ECG (método Holter) que possibilita uma análise da frequência cardíaca do paciente. Ele deve ficar 24 horas com o aparelho, para que possa ser detectada, a partir de uma representação gráfica da corrente elétrica que desencadeia os batimentos cardíacos, a existência de alguma anomalia. Além disso, o aparelho permite relacionar a arritmia aos sintomas que o paciente apresenta, uma vez que este deve preencher uma ficha com as atividades que realizar os indícios apresentados e seus horários.

No exame eletrofisiológico, são introduzidos na veia, cateteres com eletrodos minúsculos na extremidade até chegar ao coração. Isto estimula o coração ao mesmo tempo em que se torna possível a percepção de anormalidades, para que então seja detectado os tipos de arritmias e seja feito o tratamento adequado.

Evitar a morte súbita
Qualquer arritmia que altere a capacidade do coração de bombear sangue para o restante do corpo de forma adequada é grave. Quando há a perda total da função cardíaca, que ocorre no máximo em uma hora após início dos sintomas e de forma inesperada, ocorre a morte súbita cardíaca, um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, que acomete mais de 310 mil mortes por ano no Brasil e representa 50% das mortes por doenças cardíacas.

O tratamento depende do tipo de arritmia, mas no caso da taquicardia os fármacos antiarrítmicos são muito benéficos. Porém, às vezes é necessário experimentar diversos medicamentos até encontrar aquele que dê melhor resposta ao problema. Vale ressaltar que, em alguns casos, estes medicamentos podem piorar as arritmias e/ou causar outros efeitos secundários. Uma aplicação de uma descarga elétrica pode tratar a taquicardia e restabelecer o ritmo normal (cardioversão). O aparelho que proporcionará esta descarga elétrica chama-se desfibrilador que pode ser manuseado por uma equipe de médicos especializados, bombeiros ou paramédicos. Porém, as chances de sucesso diminuem de 7 a 10% a cada minuto. Assim, se o tratamento for feito após um minuto, as chances de sobrevivência são 85%. Já se for feita seis minutos após a detecção dos sintomas, as possibilidades caem para 35%.

Da mesma forma que se implanta um marca-passo (usado com maior frequência no tratamento das arritmias mais lentas) pode-se colocar cirurgicamente um desfibrilador que irá detectar automaticamente as arritmias rápidas e emitir uma descarga para normalizar a situação. Porém, vale lembrar que este método não previne a arritmia. Existe um novo tipo de desfibrilador externo automatizado (DEA) que é capaz de detectar uma anormalidade, verificar a necessidade de uma descarga elétrica e emiti-la de forma automática e controlada. Sua utilização requer apenas capacitação em primeiros socorros, ou seja, leigos devidamente treinados podem aplicá-lo. O ideal seria a disponibilidade destes aparelhos em todos os locais públicos e com aglomerações de pessoas.

Fernanda Morelli

Os segredos das mulheres magras Descubra o que elas fazem para continuar com o corpo enxuto e lindo ano após ano

Elas parecem diferentes de nós, pobres mortais. Não falam de dieta 24 horas por dia nem se privam dos prazeres de um delicioso sorvete. Mesmo assim, entram sem dificuldades naquele jeans número 38 e ainda ficam lindas! Será que não engordam de ruindade, como diz o ditado? Nada disso. Na hora de comer, elas fazem escolhas inteligentes e mantêm hábitos saudáveis. Isso tudo como estilo de vida, sem grandes sacrifícios ou dietas radicais. Quer conhecer os segredos dessas mulheres magras e lindas? Nós revelamos logo a seguir.

As mulheres magras...

1 investem nas fibras
Nada melhor para conter o ronco do estômago do que elas. Isso porque os alimentos ricos em fibras precisam ser bem mastigados e demoram mais a ser digeridos. Com isso, o cérebro tem tempo de receber a mensagem da saciedade e desliga o botão da fome mais rápido.

2 começam o dia com um ovo
"O ideal é consumi-lo inteiro no café da manhã, assim você fica com menos fome nas próximas refeições. A gema é fonte de gordura monoinsaturada e ômega-3, o que ajuda a regular os níveis de açúcar do sangue, diminuindo a vontade de comer doces. Já a clara é fonte de ovoalbumina, que combate a flacidez", explica Francine Schmidt, nutricionista (PR).

3 bebem muiiita água
A sugestão é de pelo menos 2 litros por dia e a melhor hora para consumi-la é antes das refeições, pois diminui o apetite e evita o consumo excessivo de calorias.

4 investem nas frutas
As magras já descobriram que adicionando uma maçã à vitamina de aveia, garantem os benefícios de uma fibra chamada pectina, que tem poder quase mágico de diminuir o apetite. Essa fibra solúvel, presente não apenas na maçã como também no limão, na ameixa, goiaba, laranja, tangerina e no pêssego, absorve água e forma uma camada gelatinosa, que retarda o esvaziamento do estômago e ajuda a controlar a fome.

5 jamais se deitam logo após a refeição
Especialmente se você exagerou nas massas. Os carboidratos simples caem rapidamente no sangue, elevam o pico de glicose e estimulam a produção de insulina, hormônio que ajuda a acumular gordura pelo organismo.

Fernanda Cury