terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Espiritualidade pode ajudar dependentes do álcool a largar o vício, aponta estudo

A espiritualidade pode ter efeitos muito positivos para aqueles que querem parar de beber, segundo estudo que será publicado na edição de março do próximo ano da revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research. Avaliando mais de 1.500 pessoas que estavam tentando parar de beber, os pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, descobriram que a espiritualidade aumenta com a frequência das visitas aos Alcoólicos Anônimos, e isso ajuda a ter melhores resultados no tratamento da dependência do álcool.

De acordo com os autores, os resultados foram melhores entre aqueles que tinham baixa espiritualidade no início do estudo e a aumentaram durante o tratamento. Entretanto, a recuperação também pode ser observada entre agnósticos e ateus, o que “indica que, enquanto a espiritualidade é um importante mecanismo de mudança comportamental nos Alcoólicos Anônimos, não é o único método utilizado”.

“Embora esta não seja a única forma dos Alcoólicos Anônimos ajudarem na recuperação dos indivíduos, acredito que esses resultados apoiam a noção de que os AA levam a melhores resultados do uso de álcool, em parte, intensificando as práticas espirituais, para facilitar a recuperação dos transtornos relacionados ao uso do álcool”, escreveu o pesquisador John Kelly.


Boa Saúde