sábado, 27 de fevereiro de 2010

Conheça o Qi Gong: exercícios corporais da Medicina Tradicional Chinesa

Acupuntura e Tai Chi Chuan (Tai Ji Quan) são técnicas de origem chinesa cada vez mais conhecidas no Brasil, embora nem sempre se entenda bem os seus significados. Da mesma forma, Lian Gong em 18 Terapias e Chi Kung (ou Qi Gong) aos poucos vão se tornando familiares, em especial na cidade de São Paulo, onde a maioria dos postos de saúde e muitos parques possuem grupos orientados por monitores dessas técnicas. Ocorre que tanto o Tai Chi Chuan quanto o Lian Gong em 18 Terapias são modalidades de Qi Gong. E o que é Qi Gong?

Na China, país que o Brasil vem conhecendo cada vez mais, Qi Gong é um conjunto de técnicas corporais ou exercícios que trabalham com o Qi, que significa "ar vital" ou "sopro".

Explicar Qi para um brasileiro é difícil, assim como explicar o que é saudade para um estrangeiro, embora todos aqui saibam o que é. No Brasil Qi (ou Chi) é traduzido como energia, expressão que, mesmo não sendo precisa, ajuda a compreender o que é Qi. Grosso modo, Qi é algo imaterial, invisível e fluido como o vento, que anima e relaciona todas as coisas, mesmo as inanimadas como as rochas, vento, água ou mesmo uma cadeira. Gong tem o significado de tempo, dedicação, trabalho. Qualquer modalidade de Qi Gong busca o cultivo, a circulação e a utilização do Qi. Conforme a necessidade, uma técnica pode enfatizar mais um ou outro aspecto.

Existem vários tipos de Qi Gong, segundo o objetivo mais específico a que se propõe: pode ser marcial e até mesmo religioso, mas o que nos interessa aqui é o Qi Gong terapêutico, que visa manter o organismo equilibrado e aumentar a sua vitalidade.

O Qi Gong terapêutico integra a chamada Medicina Tradicional Chinesa (MTC), junto com a acupuntura, a fitoterapia, moxabustão, dietoterapia, o tui-ná (equivalente à ortopedia e fisioterapia), etc. Um médico com formação de nível superior em MTC deve ter o conhecimento de todas as técnicas, inclusive dos exercícios de Qi Gong.

Na China a atividade física em geral e os exercícios terapêuticos sempre fizeram parte da sua cultura, do dia-a-dia. Essa compreensão em parte se deve à sua cultura milenar, rica e poderosa. E, na sua história recente, teve e tem papel importante na preservação da saúde de uma população gigantesca que dificilmente um sistema público de saúde suportaria só baseado na medicação e atendimento hospitalar.

No Brasil cada vez mais os médicos se preocupam com a recuperação do paciente após uma cirurgia, que mesmo simples, muitas vezes traz complicações; e atividade física orientada vem ganhando cada vez maior importância nessa função. Mas não foi sempre assim; houve tempo em que a única recomendação era "repousar".

Houve tempo em que as pessoas ansiavam pela aposentadoria para "descansar". Hoje, além da necessidade de trabalhar por mais anos que antigamente, para muitos a aposentadoria significa ter tempo para poder se dedicar a atividades prazerosas, edificantes ou para realizar algum sonho. A atividade física para essas pessoas está relacionada à boa qualidade de vida na velhice, que tarda cada vez mais a chegar e cada vez mais se relaciona com saber viver, disposição, controlar o estresse, embora ainda esteja algo contaminado com a idéia de competição e exibicionismo.

Provavelmente por isso, as artes corporais orientais têm sido cada vez mais procuradas aqui. Aqueles provindos da Medicina Tradicional Chinesa têm sido procurados por pessoas que não se adaptam a academias ou esportes; isso porque os exercícios de Qi Gong Terapêutico proporcionam desde a possibilidade de tratamento de doenças até um aumento da vitalidade geral com baixo risco de lesões. Além disso, sempre envolvem um trabalho de corpo, mente e espírito (aqui entendido como consciência), um estado de relaxamento e atenção.

A seguir, algumas técnicas de Qi Gong já conhecidas no Brasil:

Tai Chi Chuan (Tai Ji Quan): na verdade uma arte marcial, mas como enfatiza o uso do Qi, os benefícios terapêuticos podem ser muito profundos, desde que adaptados para esse fim;

Lian Gong em 18 Terapias;

Dao Yin Bao Jian Gong;

Tai Ji Qi Gong;

Xiang Gong (Treinamento Perfumado);

Lien Chi;

Tai Chi Pai Lin: um sistema de treinamento com várias técnicas.

Jaime Kuk é biólogo formado pelo Instituto de Biociências da USP e professor de Artes Corporais Terapêuticas Chinesas da Suave corpo. Bem Estar

O tempo virou. E como fica a saúde das crianças?

A mudança brusca da temperatura prejudica a saúde das crianças. Confira o que você pode fazer para amenizar problemas mais comuns que podem surgir com o seu filho

Depois do forte calor dos últimos meses, o tempo mudou bruscamente. O clima de inverno chegou com direito a vento gelado e queda da umidade do ar. Quem mais sofre com essas oscilações na temperatura são as crianças. Nessa época do ano, o movimento nos hospitais dobra. As principais queixas são tosse, espirro, nariz entupido, conjuntivites e dor de garganta. Segundo Hamilton Robledo, pediatra do Hospital São Camilo (SP), os quadros mais comuns são os recém-nascidos com obstruções nasais e as crianças com resfriados, laringites e quadros alérgicos.

Para ajudar você a amenizar os problemas mais frequentes que costumam aparecer, selecionamos 10 dicas infalíveis do que fazer e do que é melhor evitar. Confira.

- Dê muito líquido para as crianças;

- Não leve seu filhos a lugares com aglomeração de pessoas;

- Evite ambientes fechados;

- Deixe sua casa ventilada;

- Lave roupas, edredons, cobertores e casacos que estiverem guardados há muito tempo, porque podem ter acúmulo de poeira;

- Evite sair com as crianças no fim da tarde porque a queda brusca na temperatura e o sereno são mais intensos nessa hora do dia;

- Se o nariz do seu filho estiver obstruído, faça higiene nasal com soro fisiológico;

- Uma inalação só com soro ajuda a fluidificar a mucosa respiratória caso a criança esteja gripada;
- Ligue para o pediatra caso perceba algum sinal de desconforto respiratório na criança. E nunca medique o seu filho por conta própria. Crescer

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Alcance seus sonhos mais rápido com um bom planejamento familiar

Casa, carro, telefone, escola das crianças, saúde. Acha pouco? A conta ainda precisa considerar gastos com alimentação, lazer e outros tantos itens que enlouquecem os chefes de família. "Eles precisam se desdobrar para conciliar orçamento e despesas", afirma o consultor financeiro, Caio Torralvo.

"Mas, com um planejamento, é possível dar conta dos sonhos sem abrir mão das prioridades do dia a dia". Tem que fazer muita conta e ser transparente nas ambições: somada, a renda do casal consegue atingir os objetivos com mais rapidez, desde que haja cooperação e confiança entre os dois. "E, quando os filhos chegam, vale a pena deixar que eles participem das decisões e entendam por que os adultos fazem certas escolhas", afirma.

Parece complicado? Então veja as dicas do especialista para você chegar cada vez mais perto dos seus sonhos, sem precisar passar noites em claro aflito com as dívidas.

Primeiro passo
A primeira atitude a ser tomada quando o assunto é planejamento familiar é somar todas as despesas fixas do mês e ver quanto elas representam no orçamento geral da família. "Nessa conta, entra aquilo que deve ser pago todos os meses independente de qualquer situação", explica Caio. Dependendo do resultado, você começa a remanejar ou cortar os gastos.

Se sobrar: caso haja saldo positivo, sinal de que a família, embora não tenha feito um planejamento coletivo e mais concreto, tem conseguido manter seu padrão de vida sem muita dificuldade. "É raro isso acontecer hoje em dia. Mas, se for o seu caso, vale a pena pensar em poupar uma quantia mensal, que pode ser usada numa viagem em família, por exemplo, ou na compra de um imóve", afirma o consultor.

Faltou! E agora?
Se os gastos da família são maiores que os ganhos, cuidado: o orçamento está prestes a estourar. "Convoque uma reunião em família para definir as prioridades e comece a cortar. Pode, inclusive, haver um rodízio de prioridades, em nome de uma meta que traga vantagens para toda a família".

Moradia: aluguel x crédito imobiliário
Segundo o consultor, das duas opções, sem sombra de dúvidas a melhor é o crédito imobiliário. "Com ele você tem retorno imediato, já que você pode desfrutar da casa e sabe que, ao final do prazo do financiamento, terá um bem adquirido e até valorizado", explica.

"O aluguel é dinheiro jogado fora. Você passa anos pagando e não tem retorno. Mas tome cuidado com o valor das prestações do crédito imobiliário. Os juros são mais baixos que o custo-benefício do aluguel, mas existem. E, se o seu orçamento não for bem redistribuído em relação às outras despesas, pode ficar comprometido", continua Caio.

"Muita gente acaba financiando a casa própria, mas se esquece de remanejar os gastos e acaba recorrendo a empréstimos para pagar a dívida e entra num círculo negativo interminável", continua. Outra dica bacana do especialista é tentar conciliar transporte, moradia e qualidade de vida: "Se você consegue morar perto do seu trabalho e da escola dos seus filhos, economiza tempo e dinheiro com transporte e melhora a qualidade de vida de toda a família", sugere o consultor

Convênio médico ou consultas particulares?
Um dia você passa mal e.... Pois é, para Caio Torralvo os convênios médicos ainda são as melhores opções para quem quer pagar mais barato por um atendimento de qualidade e não ter preocupações diante de algum imprevisto com a saúde. "As pessoas relutam um pouco em pagar o convênio. A questão é que os convênios são feitos pra isso mesmo, por precaução. É melhor gastar com eles hoje, do que gastar tudo o que tem amanhã, caso aconteça algum caso de doença mais grave ou um acidente. Trata-se de mais uma medida de planejamento na sua rotina financeira".

Financiamento x consórcio
Para o consultor financeiro, esta é uma tarefa difícil de decidir, pois depende muito da necessidade de cada família: "Se a família precisa de um carro para se locomover, o ideal é o financiamento. Você paga uma parcela por mês, mas já pode usar o carro. Agora, se o carro serve apenas para lazer, é bom colocar na ponta do lápis se o custo benefício vale a pena, porque o carro exige outros gastos além das parcelas, como o seguro, a manutenção e a gasolina", explica o consultor.

Alimentação: compras no supermercado uma vez por mês ou por semana?
Depende. Se a família é autônoma e recebe renda uma vez por semana, o ideal é fazer uma lista das despesas do mês e distribuí-la em compras semanais. Caso a renda seja mensal, vale manter a lista e comprar tudo o que é preciso, deixando apenas uma pequena reserva de dinheiro para os pequenos imprevistos.

Estudo dos filhos
Para o consultor este é um dos tópicos mais importantes do planejamento e deve ser decidido em conjunto: "A educação depende muito dos valores de cada família, mas em geral todo mundo espera poder oferecer educação de qualidade como forma de garantia de um futuro profissional mais promissor aos filhos", comenta.

"Para isso é preciso planejar longe, do jardim de infância à vida acadêmica. Hoje em dia existem opções bem interessantes de crédito educativo com seguro, em que os pais financiam as despesas educativas dos filhos e, caso fiquem desempregados, o seguro paga as prestações, uma vantagem em relação à poupança", explica Caio.

O especialista deixa claro também que o fato de planejar o futuro educativo não pode comprometer o presente. "Dar condições de ensino precárias para o seu filho hoje para garantir a faculdade ou um curso de inglês amanhã não vale a pena. É melhor remanejar de outro lugar, como por exemplo, fazendo passeios mais baratos", sugere.

Divertir sim, esbanjar não!

Ninguém precisa ficar preso em casa 24 horas por dia para economizar. O lazer deve estar incluso no planejamento familiar e é tão importante quanto os demais aspectos, afinal, é com ele que a família tem a chance de ficar mais próxima e desfrutar de momentos inesquecíveis. "Lazer é fundamental, mas não dá para ir a Disney toda semana ou fazer festa todo domingo e achar que o orçamento vai se manter intacto. Mesmo quem tem um padrão de vida elevado deve ficar de olho nisso, ou não há salário que resista", finaliza o consultor. Minha Vida

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Mau Hálito (Halitose)
O que é halitose?
Halitose significa "mau hálito", um problema que muitas pessoas enfrentam eventualmente. Calcula-se que aproximadamente 40% da população sofre ou sofrerá de halitose crônica em alguma época de sua vida.

Muitas são as causas deste mal, incluindo:

•Higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental);
•Gengivite
•Ingestão de certos alimentos como, por exemplo, alho ou cebola;
•Tabaco e produtos alcoólicos;
•Boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono);
•Doenças sistêmicas tais como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.

Como saber se tenho halitose?
Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Mas, não se esqueça de que muitas pessoas têm este problema quando acordam de manhã, como resultado de uma produção menor de saliva durante a noite, o que permite os ácidos e outras substâncias se deteriorarem no interior da boca. Medidas tais como escovar bem os dentes e língua, e usar fio dental antes de dormir e ao se levantar sempre ajudam a eliminar o mau hálito matinal.

Como prevenir a halitose?

Evite alimentos que causam mau hálito e observe o seguinte:

•Escove bem duas vezes ao dia e use fio dental diariamente para remover a placa bacteriana e as partículas de alimento que se acumulam todos os dias. Escovar a língua também ajuda a diminuir o mau hálito.
•Remova a dentadura antes de dormir, limpando-a bem antes de recolocá-la de manhã. Visite seu dentista periodicamente para fazer uma revisão e uma limpeza de seus dentes.
•Se o seu mau hálito persistir mesmo após uma boa escovação e o uso do fio dental, consulte seu dentista, já que isso pode ser a indicação da existência de um problema mais sério. Só o dentista poderá dizer se você tem gengivite, boca seca ou excesso de placa bacteriana, que são as prováveis causas do mau hálito.
O que causa a hipersensibilidade dentinária?
Que é hipersensibilidade dentinária?

A sensibilidade dentária afeta um grande número de pessoas. É geralmente causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção. Também com o tempo, a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente.

A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa, no centro. Quando a dentina está exposta, esses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos. Abaixo está uma ilustração dos túbulos dentinários vistos em um microscópio:

Qual é a causa da hipersensbilidade dentinária?

A exposição da dentina por ocorrer devido a vários fatores. Os fatores mais comuns são:

• Retração gengival devido à idade ou escovação inadequada;

• Bebidas ácidas (como refrigerantes) que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina;

• Bruxismo – que, na verdade, faz com que todos ou a maior parte dos dentes tornem-se sensíveis;

• Escovação com creme dental muito abrasivo, escovação incorreta e/ou escovação em um número de vezes maior do que três;

• Gengivite, que pode causar retração gengival;

• Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina;

Além disso, alguns tratamentos dentários podem causar sensibilidade. Sabe-se que alguns tratamentos como o branqueamento, a profilaxia em consultório, a colocação de aparelhos ortodônticos ou restauração dentária podem causar sensibilidade durante ou depois do procedimento.

Que posso fazer?

O primeiro passo é descobrir a causa, com a ajuda de um dentista. Se a causa for a exposição da dentina, há algumas providências que você e seu dentista podem tomar para reduzir a sensibilidade:

• Use uma escova de cerdas muito macias;

• Escove corretamente para evitar a abrasão do esmalte e a retração gengival;

• Use um creme dental formulado especialmente para ajudar reduzir a sensibilidade;


O dentista pode:

• Aplicar verniz de flúor nas áreas sensíveis para ajudar a fortalecer o dente;

• Prescrever um creme dental com alto teor de flúor para uso diário;

• Restaurar as áreas que perderam o esmalte;

No final, quer você precise de procedimentos em consultório ou somente em casa, o passo mais importante é consultar seu dentista para que ele determine a causa da sensibilidade dos dentes e ajude você a encontrar uma solução que seja eficaz.


* Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive.

Dr.Carlos Hilton (Combate á Dengue)



Sintomas
O vírus da dengue pode se apresentar de quatro formas diferentes, que vai desde a forma inaparente, em que apesar da pessoa está com a doença não há sintomas, até quadros de hemorragia, que podem levar o doente ao choque e ao óbito.

Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.

- Infecção Inaparente
A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma.

- Dengue Clássica
Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

- Dengue Hemorrágica
Inicialmente se assemelha à Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

- Síndrome de Choque da Dengue
A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.
Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

É importante destacar que a dengue é uma doença dinâmica, que pode evoluir rapidamente de forma mais branda para uma mais grave. É preciso ficar atento aos sintomas que podem indicar uma apresentação mais séria da doença.

SINAIS DE ALERTA - DENGUE HEMORRÁGICA

1. Dor abdominal intensa e contínua (não cede com medicação usual);
2. Agitação ou letargia;
3. Vômitos persistentes;
4. Pulso rápido e fraco;
5. Hepatomegalia dolorosa;
6. Extremidades frias;
7. Derrames cavitários;
8. Cianose;
9. Sangramentos expontâneos e/ou prova de laço positiva;
10. Lipotimia;
11. Hipotensão arterial;
12. Sudorese profusa;
13. Hipotensão postural;
14. Aumento repentino do hematócrito;
15. Diminuição da diurese;
16. Melhora súbita do quadro febril até o 5 dia;
17. Taquicardia.

Prevenção
Não deixe juntar água nos pratinhos das plantas. Uma boa maneira de mantê-los sem larvas é colocar um pouco de areia dentro deles.

Vire as garrafas velhas de cabeça para baixo para que elas não acumulem água.

Elimine pneus que estão fora de uso ou mantenha-os secos e protegidos da chuva.

Cisternas (reservatório de captação de água), tambores e caixas d'água devem ficar bem fechados.

O lixo deve ser mantido tampado e seco.

Mantenha os ralos limpos, telados ou fechados, e coloque sal, cloro ou creolina.

Escove as calhas com esponja ou vassoura, lave com bastante água e não deixe obstruida.

Piscinas: efetuar tratamento adequado observando a correta dosagem de cloro.

Somente com a participação efetiva do cidadão, assumindo sua parcela de responsabilidade e mudando atitudes e práticas que levam a manutenção de criadouros do mosquito no ambiente, será possível controlar a dengue.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Vacina para a Aids tem efeito apenas temporário

Em setembro de 2009, uma vacina, conhecida como RV 144, ganhou destaque por conseguir diminuir em 31% o risco de contaminação por HIV, o vírus da AIDS, em voluntários na Tailândia.
Mas, na semana passada, os cientistas anunciaram que essa proteção oferecida dura apenas um ano, ou seja, é temporária.
O Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos informou que há 20 anos todas as tentativas de achar uma vacina para o HIV foram fracassadas.

Segundo o coronel Nelson Michael, do Instituto Walter Reed de Pesquisas do Exército Americano, mesmo que a vacina não tenha superado as expectativas, ainda assim é útil porque tem um efeito fraco e modesto, mas é possível construir algo a partir dela e não pode ser descartada.Terra Saúde

Cachorros-quentes podem ser perigosos para crianças, dizem pediatras dos EUA

O formato dos cachorros-quentes é perigoso para crianças porque pode provocar engasgamentos e, por isso, deveria ser redesenhado, afirmou a academia americana de pediatria em um relatório publicado hoje pela revista "Pediatrics".

Segundo cientistas da academia, a forma alongada, o tamanho e a textura dos cachorros-quentes aumentam o perigo de que crianças engasguem.

De acordo com o relatório, mais de dez mil crianças dão entrada nas emergências americanas e 77 morrem anualmente nos Estados Unidos por engasgarem com cachorros-quentes.

O estudo também diz que 17% dos casos de asfixia por alimentos estão ligados aos cachorros-quentes.

"Se os melhores engenheiros do mundo quisessem criar o bloqueio perfeito da traqueia de uma criança, este teria a forma de um cachorro-quente", diz Gary Smith, diretor do centro de pesquisa de lesões do hospital pediátrico de Columbus, no estado americano de Ohio.

"Sou um pediatra de emergências, e tentar extrair os cachorros-quentes depois que entalaram é praticamente impossível", acrescentou.

Segundo Smith, a solução estaria em um novo desenho do cachorro quente porque, ao contrário dos brinquedos, este não contém uma advertência sobre o perigo que representam para crianças.

"Nenhum pai pode vigiar seus filhos o tempo todo. A melhor forma de protegê-los é com um novo desenho", acrescentou.

Janet Riley, presidente do conselho americano do cachorro-quente e salsichas, concorda com o alerta da academia e diz que mais da metade dos cachorros-quentes contêm conselhos para serem cortados, justamente com o objetivo de impedir que crianças se engasguem. Uol Saúde

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Semana de Prevenção á Ler(Lesão por Esforço Repetitido) e Dort(Doenças Osteomusculares Relacionados ao Trabalhador)

Araujo Pathelle,Dr.Sergio (Psicólogo do Cerest),Dra.Simone Frazão(Médica do Cerest),Dra.Patricia Azevedo (Fisioterapeuta do Cerest).



As lesões por esforços repetitivos (LER) ou as lesões por traumas cumulativos (LTC) são um grupo de doenças causadas
pelo uso excessivo de determinada articulação, principalmente envolvendo as mãos, os punhos, cotovelos, ombros e joelhos. Essas doenças tem merecido destaque ultimamente devido ao aumento de casos que estão aparecendo, principalmente nas pessoas que trabalham com computadores e vem apresentando sintomas de dor e inflamação nas mãos. Por serem doenças que envolvem certas profissões, elas são consideradas doença do trabalho e muitas vezes levam o paciente à perda de dias de serviço, bem como afetam o andamento das empresas. Por essa razão, as empresas estão cada vez mais se preocupando em orientar os funcionários, para que esses possam se prevenir das lesões.

CAUSAS
A causa direta parece ser o uso excessivo de determinadas articulações do corpo, em geral relacionado a certas profissões. Como exemplo, poderemos citar os datilógrafos, os operadores de caixas registradoras, os profissionais da área de computação, os trabalhadores de linhas de montagem, costureiras e outros. Essas pessoas passam horas fazendo o mesmo movimento com as mãos ou braços, provocando uma inflamação das estruturas ósseas, ou nos músculos, nos tendões ou mesmo comprimindo nervos e a circulação. Existem várias doenças que podem ser enquadradas nesse grupo LER, cada uma delas com uma característica diferente, mas que irão levar no final aos sintomas de dor, fraqueza e fadiga das articulações, impedindo a pessoa de trabalhar normalmente.
Alguns dos principais tipos de lesões por esforços repetitivos são:
• Síndrome do Túnel do Carpo
• Tendinites dos Extensores dos Dedos
• Tenossinovite dos Flexores dos Dedos
• Tenossinovite Estenosante ( Dedo em Gatilho)
• Epicondilite Lateral
• Doença de Quervain

Síndrome do Túnel do Carpo

O QUE É?
Essa doença é uma forma bastante comum de LER, provocada pela compressão do nervo Mediano, que vem do braço e passa pelo punho, numa região chamada túnel do carpo. Esse nervo é o responsável pela movimentação do dedo polegar, além de promover a sensação nos dedos polegar, indicador e médio na parte da palma das mãos. Devido ao uso excessivo dos dedos e punhos, começa a haver uma inflamação e inchaço das estruturas que passam pelo túnel do carpo, resultando na compressão do nervo mediano. Como resultado, esse nervo passa a ficar mais "fraco", provocando a sensação de formigamento e amortecimento dos dedos das mãos, principalmente dos dedos polegar, indicador e médio. Às vezes, pode dar até a sensação de "choque" sentida nos dedos e indo em direção ao braço. Em geral, os sintomas pioram com o decorrer do dia, principalmente após um dia de trabalho. Alguns pacientes acordam no meio da noite com as mãos amortecidas. Essa doença é comum em mulheres de 30 a 50 anos, e acomete 3 vezes mais o sexo feminino do que o masculino. Normalmente, os sintomas estão presentes nas duas mãos, mas são notados primeiramente na mão dominante.

DIAGNÓSTICO
Para se fazer o diagnóstico da doença é preciso colher os dados de dor nas mãos, a perda de sensibilidade nos dedos, ou formigamento ou mesmo adormecimento dos mesmos. Também é comum o paciente se queixar que não consegue segurar bem as coisas, principalmente fazer o movimento de pinçar. A relação com a profissão tem importância fundamental no diagnóstico. Ao exame físico, um exame de grande importância é a manobra de Phalen, em que se pede para o paciente colocar as mãos em flexão, ou seja, com os dedos voltados para baixo, e unir dorso contra dorso das mãos, durante um minuto. Os cotovelos devem ficar num ângulo de 90 graus e na mesma altura dos punhos. A presença de dor ou sintomas de formigamento ou adormecimento aponta fortemente para o diagnóstico de Síndrome do túnel do carpo. Outro teste é o chamado teste de Tinnel que consiste da compressão do nervo mediano no trajeto dele pelo túnel do carpo. A presença de dor indica a presença da síndrome do túnel do carpo. Caso seja necessário, poderá ser feito um teste para medir a condução do nervo mediano, para ver se está normal ou não. Os exames de raio-X das mãos são importantes para afastar as outras causas de dor nas mãos, como artrites, tumores ou fraturas ósseas.

TRATAMENTO
O tratamento se baseia no uso de antinflamatórios, como o ibuprofeno, para aliviar a dor bem como a inflamação das estruturas envolvidas. Também o uso de munhequeiras ajuda a manter a articulação dos punhos fixa, aliviando assim a dor. O repouso é uma das melhores formas de tratamento e muitas vezes o paciente deve ficar alguns dias sem trabalhar as articulações para haver a diminuição completa da inflamação. Também pode ser administrada a vitamina B6 para melhorar as condições do nervo. Em casos mais severos, poderão ser utilizados corticóides injetados diretamente nas articulações afetadas. Nos casos em que há grande comprometimento do nervo mediano está indicada a cirurgia para a descompressão do mesmo. Essa cirurgia leva a uma melhora dos sintomas em 95% dos casos.

PREVENÇÃO
A medida mais importante é evitar usar as articulações durante muito tempo. Dê umas paradas no serviço para relaxar a musculatura das mãos e dedos. Outro fator importante é a posição em que você está trabalhando. Para aqueles que usam computadores ou máquinas de escrever, é muito importante a posição em que você está sentado. Os pés devem ficar paralelos ao chão, as pernas devem ficar flexionadas no joelho, sendo que a coxa forme um ângulo de 90 graus com as costas. A cadeira deve ser bem confortável e as costas devem estar apoiadas no encosto. Os braços devem ficar na mesma altura do teclado, sendo que as mãos ficam também no mesmo nível, não forçando assim os punhos. Coloque a tela do computador de modo que você fique a uma distância de 40 a 60 centímetros dela e sua visão direta forme um ângulo de 15 a 30 graus com a mesma.

Tendinites dos Extensores dos Dedos

O QUE É?
Tendões são estruturas que se parecem com cordões extremamente fortes, responsáveis pela fixação dos músculos nos ossos. Toda vez que o músculo se contrai, os tendões se esticam, dando-se assim o movimento desejado. O termo tendinite significa uma inflamação dessas estruturas, em geral causada por excessivo uso daquela articulação envolvida. A tendinite pode ocorrer em qualquer articulação, mas é mais comum nos punhos, nos joelhos, ombros e cotovelos. Devido à inflamação, a pessoa irá apresentar dor quando movimentar as articulações em questão. No caso das mãos, possuimos um grupo de músculos que estendem os dedos e as mãos, e os respectivos tendões passam pela parte dorsal das mãos. Da mesma forma que para a síndrome do túnel do carpo, o uso excessivo e repetitivo de certa articulação irá provocar o inchaço das estruturas presentes nas costas das mãos, provocando dor ao movimento dos dedos e punhos.

DIAGNÓSTICO
Pode ser feito através da queixa do paciente que revela dor na parte dorsal da mão, principalmente após o uso excessivo daquelas articulações. O paciente pode se queixar de fraqueza nas mãos bem como sensação de queimação em vez de dor.

TRATAMENTO
O tratamento indicado é o uso de antinflamatórios e repouso da articulação envolvida.

PREVENÇÃO
É preciso tomar cuidado com a posição em que se está sentado, observar a posição dos braços e mãos, principalmente para aqueles que trabalham com computadores e máquinas de escrever. Os punhos devem sempre ficar numa posição confortável, evitando que eles fiquem desalinhados com os braços e o teclado. Da mesma forma, pare o seu trabalho de tempos em tempos para relaxar a musculatura e os tendões.

Tenossinovite dos Flexores dos Dedos

O QUE É?
Os tendões flexores dos dedos estão presentes na parte da palma das mãos. Esses tendões estão recobertos por uma bainha chamada sinovial, que faz com que a contração do músculo fique mais "macia". Quando ocorre a inflamação dessa bainha sinovial, usa-se o termo tenossinovite, no caso dos tendões que fazem a flexão dos dedos. Devido à inflamação da bainha, quando houver contração do músculo para movimentar os dedos, aparecerá o sintoma de dor local, e o movimento das mãos não será bem realizado.

DIAGNÓSTICO
O paciente irá se queixar dor e inflamação na parte interna da mão, principalmente quando fizer o movimento de flexão dos dedos (quando a pessoa fecha as mãos, por exemplo)

TRATAMENTO
Da mesma forma, usa-se antinflamatórios para aliviar a dor e inflamação, bem como é indicado o repouso das articulações envolvidas.

Tenossinovite Estenosante
(Dedo em Gatilho)

O QUE É?
Essa doença envolve os tendões flexores dos dedos das mãos, que passam por túneis dentro dos dedos. Se houver a formação de um nódulo sobre o tendão ou ocorrer um inchaço na bainha que o cobre, ele então se tornará mais largo, ficando comprimido nos túneis por onde ele passa. Conforme a pessoa mexe os dedos, ela irá sentir um estalo ou escutar um barulho na articulação envolvida, principalmente no meio dos dedos.

DIAGNÓSTICO
Pode ser feito através dos sintomas apresentados, bem como a referência de que a pessoa trabalha em serviços que requerem o uso da palma das mãos e o movimento de fechar os dedos, como carimbar e grampear, em movimentos repetitivos e por longos períodos.

TRATAMENTO
O tratamento mais indicado para este problema é o uso de antinflamatórios e repouso das articulações.

PREVENÇÃO
Evitar o uso repetitivo das articulações, se possível usar um grampeador elétrico ou que ele seja acolchoado para evitar que a palma das mãos se force. A mesma coisa é válida para os carimbos. Também podem ser usadas luvas com gel para que amorteçam a batida contra a palma das mãos.

Epicondilite Lateral
O QUE É?
Essa doença é conhecida como tennis elbow (cotovelo de tênis) e é causada pela inflamação das pequenas protuberâncias dos ossos do cotovelos, os chamados epicôndilos. Neste caso, os ossos envolvidos são os epicôndilos laterais, ou seja, da parte de fora do braço. Apesar do nome, poucos tenistas apresentam essa doença, sendo mais comum em pessoas que trabalham levantando peso, donas de casa, pessoas que fazem trabalhos manuais e que trabalham em escritórios. Alguns músculos que promovem a retificação do punho e dos dedos são presos pelos tendões no epicôndilo lateral do cotovelo. Quando houver um uso excessivo dessas estruturas, começará a se desenvolver uma inflamação das mesmas, iniciando os sintomas de dor.

DIAGNÓSTICO
O paciente pode se queixar de dor aguda quando roda o antebraço. Em geral, a pessoa vai notando que a dor vai aumentando gradativamente conforme o uso das articulações, como ao abrir latas, ou ao abrir as fechaduras das portas ou mesmo quando vai parafusar alguma coisa. As outras doenças que causam inflamação e inchaço das juntas, como artrite, etc...devem ser afastadas.

TRATAMENTO
Em geral é feito com o repouso da articulação em questão e com o uso de antinflamatórios. São úteis também os exercícios de alongamento do antebraço e músculos das mãos. Poderá ser usado um suporte para o antebraço, para reduzir a pressão na área afetada. Em casos mais graves, podem ser injetados corticóides no local afetado. Caso não haja melhora, poderá ser indicada cirurgia para alívio dos sintomas.

Doença de Quervain

O QUE É?
Essa doença decorre da inflamação dos tendões que passam pelo punho no lado do polegar. Se houver um uso excessivo dessa articulação, poderá ocorrer a inflamação desses tendões, dificultando o movimento do polegar e do punho, principalmente quando for pegar algum objeto ou rodar o punho. Em geral as pessoas que trabalham em escritório arquivando documentos, ou datilografando ou escrevendo a mão, em que há uso constante do polegar em direção ao dedo mínimo são as mais propensas a apresentar essa doença.

DIAGNÓSTICO
O paciente irá revelar dor na região do polegar e punho, principalmente se estiver relacionada com profissões acima relacionadas. A manobra de Filkestein é em geral positiva, em que se segura a mão do paciente na parte das costas e leva-se o polegar em direção ao dedo mínimo e faz-se a flexão do punho. O paciente irá apresentar dor na região do punho que poderá se irradiar para o braço.

TRATAMENTO
O tratamento para a doença de Quervain consiste no uso de antinflamatórios e repouso da articulação envolvida.

PREVENÇÃO
Procure relaxar as mãos durante o trabalho. Alterne o uso do polegar direito com o esquerdo quando for digitar a barra de espaço do computador ou máquina de escrever. Sempre sente-se confortavelmente, com os punhos sempre no mesmo nível das teclas. Procure usar canetas e lápis que sejam bem confortáveis nas mãos, para não forçar o polegar. Se você trabalha com uma atividade que faça movimentos de pinçamento, use luvas de borracha e alterne as mãos.

Sua Saúde

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Os 7 pecados capitais do alisamento

Pecado 1
Colocar a vaidade acima da saúde
Você insiste em alisar os fios com formol mesmo sabendo que ele é proibido pela Anvisa, pois acredita piamente que nenhum outro ingrediente é capaz de domar seu cabelo de maneira natural. “Embora o resultado imediato pareça bom, conforme o formol sai leva junto toda a estrutura interna dos fios. Com o tempo, eles ficam frágeis, ralos e caem em grande quantidade”, afirma o cabeleireiro Robson Trindade, de São Paulo. Além disso, diferentemente de outras químicas, os danos provocados pelo formol são irreversíveis – o cabelo precisa crescer para eliminar toda a parte estragada.

Pecado 2
Ter inveja do liso alheio

Seus olhos saltam ao avistar o cabelo lindo e lisérrimo da sua amiga. Você corre para o mesmo salão e pede ao cabeleireiro para fazer igual. “Isso é perigoso. O que funciona em uma às vezes é péssimo para outra”, alerta a técnica capilar Lilian Venâncio, de São Paulo.

Pecado 3
Encher-se de ira se não puder alisar

Brigar com o cabeleireiro até que ele ceda não é uma boa atitude. Quando ele disser que seus fios não aguentam a química, acredite. “P or melhor que seja, o alisamento remove uma série de nutrientes importantes para a beleza do cabelo.
Pecado 4
Morrer de preguiça de cuidar dos lisos

Para você, basta usar um xampu e pronto. Isso é uma afronta. As necessidades do fio alisado mudam, e ele precisa de hidratação extra para repor os nutrientes. “Em casa, abuse de uma linha de manutenção de qualidade. No salão, hidratações pro fundas mensais são imprescindíveis”, afirma o cabeleireiro Mar cos Coraza, de São Paulo.

Pecado 5
Apostar na avareza na escolha do salão
Claro que é bom economizar. Mas não custa lembrar que o barato muitas vezes sai bem caro! Quando o estrago for feito, você vai ter que colocar a mão no bolso e gastar uma fortuna para a recuperação total dos fios. “Procure sempre um profissional com experiência na área, estabelecido em um salão idôneo, que trabalhe com produtos cujas marcas tenham o selo de aprovação da Anvisa. Utilizar misturas caseiras é um risco desnecessário”, alerta o hairstylist Paulo Cesar Schettini, de São Paulo.

Pecado 6
Por gula, testar todo tipo de alisamento

Sua ânsia por novidades é tanta que nem respeita o tempo de pausa entre um procedimento e outro. Antecipar o retoque de raiz ou provar qualquer “escova” é perigoso. “ Os ativos mais empregados em diferentes alisamentos costumam ser incompatíveis entre si. Isso significa que só deve optar por um novo alisamento quando o anterior tiver sido eliminado, conforme o cabelo for crescendo”, diz a cabeleireira Juliana Bastos, do Rio de Janeiro.

Pecado 7
Entregar-se à luxúria sem medo

Em nome da sensualidade, sua ideia fixa é conseguir um visual liso, custe o que custar. A cabeleira chapada não é o único recurso para um look sexy, pelo contrário. “M uitas mulheres, mesmo vendo os fios caírem, continuam alisando até ficar com áreas calvas”, diz a médica Edislene Viscardi, de Blumenau (SC).

Cebiche Com Leche de Tigre




CEBICHE CLÁSSICO

INGREDIENTES


- 180 g de robalo em cubos

- sal a gosto

- 1 g de gengibre ralado

- 1 g de alho ralado

- 40 ml de suco de limão

- 2 g de pimenta dedo de moça picado

- 2 g de coentro picado

- 100 ml de leite de tigre natural

- 60 g de cebola roxa em fatias finas

- alface a gosto para decorar

- 1 litro de suco de limão

LEITE DE TIGRE NATURAL
- 500 ml de caldo de peixe

- 200 g de aparas de peixe

- 1 l de suco de limão

- 250 g de salsão picado

- 50 g de alho

- 40 g de gengibre picado

- 120 g de cebola picada

- 10 g de coentro picado

- 10 g de pimenta dedo-de-moça picada

- sal a gosto

Modo de PreparoCEBICHE CLÁSSICO

1- Numa tigela coloque 180 g de robalo em cubos, sal a gosto, 1 g
de gengibre ralado, 1 g de alho ralado, 40 ml de suco de limão e
2 g de pimenta dedo de moça picada e misture bem para que o peixe
absorva os sabores. Adicione 2 g de coentro picado, 100 ml de
leite de tigre natural, 60 g de cebola roxa em fatias finas,
misture bem, decore com folhas de alface e sirva em seguida.

Dica: para a cebola ficar crocante e sem gosto forte após
cortá-la coloque numa tigela com água e gelo

1- Numa panela coloque 2 kg de carcaça de peixe, 40 g de cebola,
30 g de alho poró, 30 g de salsão, 7 g de gengibre, 7 g de alho,
2 l de água e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e
cozinhe por 30 minutos. Deixe esfriar.

Dica: Se não tiver carcaça de peixe faça um caldo batendo no
liquidificador 100 g de aparas de peixe com 100 ml de suco de
limão.

LEITE DE TIGRE NATURAL
1- Num liquidificador coloque 500 ml de caldo de peixe, 200 g de
aparas de peixe, 1 l de suco de limão, 250 g de salsão picado, 50
g de alho, 40 g de gengibre picado, 120 g de cebola roxa picada e
bata bem. Passe a mistura por uma peneira e volte à mistura para
o liquidificador. Acrescente 10 g de coentro picado, 10 g de
pimenta dedo-de-moça picada e bata rapidamente para que não
soltem a cor. Leve à geladeira.

Descubra se o hábito de tomar banho quente faz mal

Depois de um dia cansativo, nada melhor que um banho quente para relaxar o corpo. Saiba que este hábito além de ser gostoso e fazer com que você demore um pouco mais no banho, pode ser prejudicial para a saúde e para a viscosidade da pele.
Muitas pessoas pensam que apenas com cremes e sabonetes hidratantes a pele fica revigorada, mas acabam não se dando conta que a temperatura da água conta bastante para a beleza da pele. O banho quente faz mal sim, pois prejudica a camada manto-lipídica da pele, responsável pela textura macia. Além disso, estimula a dilatação dos poros e pode provocar coceiras na pele.
O uso do sabonete freqüentemente também pode ser prejudicial à pele. Por isso, é aconselhável usá-lo no corpo todo uma única vez ao dia e nos demais banhos, utilizar apenas nas axilas, na região genital e nos pés. As buchas também podem acabar com a suavidade da pele quando usadas diariamente, por isso, utilize mais nas axilas e nos pés, dando preferência para as buchas macias.
Sendo assim, para que o banho quente não faça mal para sua saúde, evite tomá-lo em uma temperatura muito alta, deixando a água sempre na temperatura morna. Utilize sabonetes adequados, que agridam menos o PH alcalino da pele. É aconselhável também fazer uso de hidratantes a base de uréia, ceramidas e óleos de essências para todo o corpo.

Por Alessandra Busko

Diabetes na gravidez prejudica a saúde da mãe e do bebê

Há mulheres que nunca tiveram problemas de glicemia na vida e, no entanto, acabam desenvolvendo o chamado diabetes gestacional, quadro bastante comum e que varia conforme a etnia. A gravidez é um estado diabetogênico , diz o endocrinologista João Roberto de Sá, da Universidade Federal de São Paulo. Isso porque os hormônios produzidos pela placenta, essenciais ao desenvolvimento do bebê, inibem a liberação e o funcionamento da insulina. Está formado o cenário para o problema se instalar.

A doença na gravidez surge normalmente lá pela vigésima semana, justamente quando os hormônios estão a todo vapor. É nesse período que se recomenda o exame para rastrear o mal. Alguns fatores parecem aumentar as chances de ter o problema: ganho de peso excessivo durante a gestação, histórico familiar da doença, bebês muito grandes, pré-eclâmpsia ou hipertensão durante a gravidez, mães com mais de 25 anos. O quadro pode trazer complicações para mãe e filho se não for tratado corretamente. O açúcar em excesso na circulação da mãe faz o bebê engordar muito. Ao nascer, ele pode ter problemas respiratórios, hipoglicemia e deficiência de cálcio. Fora isso, aumentam as chances de ele se tornar uma criança obesa e de desenvolver diabetes no futuro.

O tratamento dessas pacientes inclui dieta adequada e exercícios. Normalmente, essas medidas resolvem a vida de boa parte das futuras mamães. Outras vão precisar partir para a insulina. Em 85% a 90% dos casos a doença desaparece depois do parto. Mas, atenção: essas mulheres têm muito mais chances de desenvolver o problema no futuro, se não redobrarem os cuidados preventivos. Isso porque a resistência à insulina e a capacidade limitada de produzir o hormônio se mantêm . Elas são as causas do diabetes e pioram na presença dos fatores de risco como obesidade e sedentarismo , completa o endocrinologista Bruno Geloneze, da Sociedade Brasileira de Diabetes.

MINHA VIDA

Causas e prevenção da osteoporose

Causas e prevenção
Apesar de não se saber a causa exata da osteoporose, é conhecida a forma como a doença se desenvolve. Os ossos são feitos de um material vivo que se renova constantemente. Uma casca dura o osso cortical envolve uma camada mais esponjosa o osso trabecular. Quando um osso fica enfraquecido pela tuberculose, os buracos na esponja ficam maiores e mais numerosos, enfraquecendo a estrutura interna do osso. Normalmente, aos 25 anos, a pessoa atinge o nível máximo de densidade óssea. Até os 30 anos, uma pessoa quase sempre gera mais osso do que perde. Com a idade, entretanto, o processo começa a se inverter, resultando numa perda gradual de massa óssea. É normal perder de 0,3% a 0,5% de densidade óssea por ano. Uma vez que essa perda atinja um determinado nível, a pessoa tem osteoporose. O estrogênio é importante para manter a densidade óssea nas mulheres. Quando o nível de estrogênio cai, a perda óssea passa a ser mais intensa. Depois da menopausa, a perda óssea se acelera para entre 2% e 4% ao ano. Esta aceleração a partir da menopausa é a principal causa de osteoporose entre mulheres.

Causas de fraturas na espinha

Se você tem mais de 60 anos e sofre de dor nas costas, não pense que isso é normal, que faz parte do envelhecimento. A dor pode ser um sinal de pequenas fraturas que estão ocorrendo na coluna vertebral. Se seu osso estiver enfraquecido, atividades diárias podem causar fraturas na espinha. Isso pode acontecer quando você erguer um objeto, tropeçar, escorregar no tapete etc. Até tossir e roncar pode provocar fraturas. Depois de um certo número de pequenas fraturas, seu corpo começa a mostrar os efeitos, como o colapso de uma vértebra. Com isso, a pessoa pode ter até problemas respiratórios. Estudos indicam que pessoas que sofrem de fraturas na espinha têm um risco 23% maior de morrer.

Quem pode desenvolver osteoporose?
Importantes fatores de risco são: Idade: Ao redor dos 30 anos, a massa óssea começa naturalmente a declinar

Sexo: mulheres acima dos 50 anos têm mais risco de desenvolver osteoporose. Em geral, as mulheres estão quatro vezes mais propensas a desenvolver osteoporose. O fato de as mulheres serem mais leves, com ossos mais finos e terem maior expectativa de vida são alguns dos fatores que contribuem para isso
Estrutura óssea e peso: pessoas miúdas têm um risco maior de desenvolver osteoporose. Isso se justifica em parte pelo fato de elas terem menos ossos a perder
Histórico familiar: a hereditariedade é um dos mais importantes fatores de risco para a osteoporose
Histórico de fraturas
Medicamentos: alguns medicamentos, como os esteróides (usados em homens que não fabricam suficiente testosterona), podem aumentar o risco de desenvolver a doença

Quem deve fazer exames para verificar a densidade óssea?
Todas as mulheres com mais de 65 anos Mulheres com menos de 65 anos que tenham histórico de osteoporose na família, histórico de fratura antes dos 50 anos e que sejam fumantes
Quem está abaixo peso
Quem toma remédio que cause perda óssea
Quem tem doenças que possam agravar ou levar à osteoporose: hipertireodismo, doenças crônicas do pulmão, hiperparatireodismo, câncer, doenças que levem a uma baixa absorção intestinal, hepatite crônica, doenças renais, síndrome de Cushing (distúrbio endócrino), esclerose múltipla, artrite reumática, endometriose, deficiência de vitamina D, sarcoidose e hemocromatose

O cigarro e a osteoporose

Há mais de 20 anos o cigarro foi identificado como um fator de risco para a osteoporose. Estudos recentes mostram alguma forma de correlação entre o tabaco e a queda da densidade óssea. Porém, analisar o impacto do cigarro no osso é difícil. Não se sabe se a redução da massa óssea se deve ao cigarro em si ao a outros fatores de risco comuns aos fumantes, como beber mais, se exercitar menos e ter dietas alimentares pobres. Mulheres que fumam também tendem a entrar na menopausa antes. De qualquer forma, a melhor coisa que um fumante pode fazer para proteger seus ossos é largar o vício.

O álcool e a depressão

O álcool impacta a saúde óssea por diversos motivos. Para começar, o excesso de álcool interfere no balanceamento do cálcio, um nutriente essencial para os ossos. Também aumenta os níveis do hormônio paratireoidano (PTH), o que por sua vez reduz as reservas de cálcio do corpo. Outro ponto negativo é que o álcool interfere na produção da vitamina D, essencial para a absorção de cálcio. Além disso, tanto em homens quanto em mulheres, a bebida em exagero altera os níveis hormonais.

Nos homens, reduz a produção de testosterona, um hormônio relacionado à produção de células que estimulam a formação dos ossos. Nas mulheres, leva o ciclo menstrual a ficar irregular, um fator que diminui os níveis de estrogênio, aumentando o risco de osteoporose. O volume de cortisol também tende a se elevar em pessoas alcoólatras. O cortisol é conhecido por reduzir a formação dos ossos e aumentar a possibilidade de fraturas. Outro ponto a ser considerado é que o álcool leva à tontura e à falta de equilíbrio. Por isso quem bebe mais tende a cair mais, elevando o risco de fratura.

Excesso de exercícios e osteoporose

Você está se exercitando demais? Comendo de menos? Sua menstruação está irregular ou parou? Em caso positivo, você pode estar se arriscando, prejudicando sua saúde, sua habilidade de continuar ativo e o risco de se machucar. Além disso, pode aumentar suas chances de desenvolver osteoporose. A falta ou irregularidade da menstruação leva à queda dos níveis de estrogênio. Quanto mais baixo estiver esse hormônio, maior o risco de se ter osteoporose. Por esses motivos, preste atenção se você não está exagerando nos exercícios por pura vaidade. Lembre-se de sempre fazer as coisas na medida certa.

Osteoporose em homens
A osteoporose não ocorre apenas em mulheres. É uma doença que ataca ambos os sexos. Quatro em cada dez mulheres e um em cada dez homens quebra uma costela, a espinha ou o pulso. Mas, diferentemente do que acontece com as mulheres, nos homens, a osteoporose é normalmente uma doença secundária, ou seja, causada por outros distúrbios. Isso porque aos chegar aos 30 anos, idade em que os ossos atingem seu auge, o homem tem uma quantidade maior de massa óssea do que a mulher. Assim, é mais difícil de seu osso se fragilizar. Além disso, eles não sofrem com a menopausa. Apenas um problema genético pode levar à queda dos níveis de estrogênio nos homens.

Acredita-se que os principais fatores causadores da osteoporose em homens seja o abuso do álcool e o uso de glicocorticóides (hormônios). O baixo nível de testosterona pode ser outra explicação. Mas boa parte dos casos de osteoporose masculina ainda permanece sem explicação. Como a osteoporose é mais rara em homens, muitas vezes ela não é diagnosticada. Isso eleva o risco de ocorrência de novas fraturas.

Estratégias de prevenção

Pare de fumar
A melhor coisa que um fumante pode fazer por seus ossos é parar de fumar. Mesmo que tarde na vida, isso pode limitar a perda óssea.
Tenha uma dieta balanceada, rica em cálcio e vitamina D
Boas fontes de cálcio incluem produtos lácteos com pouca gordura, folhas, comidas e bebidas enriquecidas com cálcio. Os suplementos também podem ajudá-lo a ingerir a quantidade adequada de cálcio. A vitamina D é essencial, já que ela ajuda na absorção do cálcio. Ela pode ser obtida através da exposição ao sol, da comida e dos suplementos. Gema de ovo, peixe de água salgada e fígado são boas fontes de vitamina D.

Exercícios

Assim como os músculos, os ossos são um tecido vivo que fica mais forte com os exercícios. Atividades que forçam seu corpo contra a gravidade e tenham algum impacto como solo são os melhores para os ossos. Alguns exemplos são: caminhada, subir escada, dançar e levantar peso. Evite o consumo excessivo de álcool
Beber muito está associado ao aumento de fraturas nas costelas, na espinha e no pulso. Beber álcool em excesso interfere no balanceamento do cálcio no corpo. Também afeta a produção de hormônios, que são uma proteção do osso e de vitaminas, que são essenciais para a absorção do cálcio. Muito álcool também pode levar a mais quedas e, por conseqüência, a mais fraturas. Converse com seu médico sobre o exame de densidade óssea
A densitometria mede a densidade dos ossos de várias partes do corpo. Os exames podem detectar a osteoporose antes que uma fratura ocorra e podem prever suas chances de quebrar um osso no futuro.
Verifique se os remédios são uma opção para você
Não há cura para a osteoporose. Contudo, há remédios disponíveis para a prevenção e o tratamento da doença. Seu médico pode dizer se a medicação é indica para seu caso.

Como eu posso prevenir a osteoporose?
Exercícios: Estabeleça um programa regular de exercícios. A atividade física torna seus músculos e ossos mais fortes e evita a perda de massa óssea. Exercícios com pesos feitos pelo menos três vezes por semana são os melhores para a prevenção da osteoporose
Coma alimentos com cálcio: Alimentar-se de comidas ricas em cálcio durante toda a vida ajuda a construir e manter ossos fortes. Excelentes fontes de cálcio são o leite e seus derivados, peixes enlatados, folhas de tom verde escuro (couve e brócolis, por exemplo), suco de laranja enriquecido com cálcio e pães feitos com farinhas enriquecidas
Suplementos: Para usar suplementos de cálcio, consulte seu médico. Certifique-se que não está ingerindo mais de 2.000 mg desta substância por dia. Isso pode causar pedras nos rins
Vitamina D: Essa vitamina é usada pelo corpo para absorver o cálcio. Ficar no sol por 20 minutos todos os dias ajuda a maioria das pessoas a absorver suficiente vitamina D
Medicamentos: Existem algumas drogas que previnem e tratam a osteoporose
Estrogênio: Esse hormônio produzido pelos ovários ajuda a evitar a perda de massa óssea. Repor o estrogênio depois da menopausa (quando os ovários param de produzir o hormônio) desacelera essa perda. Mas esse tratamento envolve riscos, por isso converse com seu médico
Evite certos medicamentos: Esteróides, alguns tratamentos para câncer de mama, anti-convulsivos, anti-coagulantes e medicamentos para tireóide aumentam a perda de massa óssea se não usados conforme recomendado. Converse com seu médico sobre como você pode reduzir seu risco através da dieta, exercícios ou até medicamentos
Outras medidas preventivas: Reduza a ingestão de álcool e não fume. Fumar leva seu corpo a produzir menos estrogênio, que protege os ossos. Muito álcool pode fragilizar seu osso

Como eu posso abastecer meu corpo de cálcio se eu sou intolerante à lactose?

Nesse caso, você pode acabar ingerindo uma quantidade menor de cálcio do que a necessária. Apesar de a maioria dos derivados de leite gerar rejeição, alguns iogurtes e queijos duros podem ser digeridos. Além disso, você pode comprar alimentos livres de lactose e que, ao mesmo tempo, são ricos em cálcio, como folhas, salmão e brócolis.

Quais são os exercícios de fortalecimento recomendados?

São todos aqueles que fazem seu músculo trabalhar contra a gravidade, como caminhada e subir escadas. Cerca de 30 minutos de exercício regular (de três a quatro vezes por semana) aliados a uma dieta saudável aumentam a massa muscular em pessoas jovens. Mas indivíduos mais velhos podem sofrer uma perda de massa óssea com os exercícios.

Fontes de cálcio


Produtos lácteos são ricos em cálcio, substância essencial para a construção e manutenção dos ossos fortes. Mas derivados de leite não são o único alimento capaz de prover cálcio. Veja qual é a recomendação diária de ingestão de cálcio para a sua idade:
3 a 10 anos: 800 mg ou três copos de leite*
11 a 24 anos: 1.200 mg ou quatro copos de leite*
Adultos: 800 mg ou três copos de leite*
Mulheres a partir dos 45 anos: 1.500 mg ou cinco copos de leite*
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando: 1.200 mg ou quatro copos de leite*
*copo de 250 ml

O leite e seus derivados são os alimentos dos quais o organismo consegue melhor absorver o cálcio, além de serem os mais ricos. Entretanto, frutos secos e sardinhas também são boas fontes. Folhas verdes e cereais, como a aveia, contêm cálcio, mas são alimentos de má absorção de cálcio pelo corpo. Mesmo quando a osteoporose já está instalada em seu corpo, a ingestão de cálcio pode ser útil. Estudos mostram que mulheres com idade avançada que seguiram uma dieta rica em cálcio e em vitamina D conseguiram reduzir as fraturas.

Vitamina D e osteoporose

De nada adianta ingerir apenas cálcio para tratar a osteoporose. É preciso também absorver alimentos ricos em vitamina D porque:
Ela ajuda na absorção de cálcio pelo intestino
A falta de vitamina D causa osteomalacia, o amolecimento dos ossos
A combinação de cálcio e vitamina D aumenta a densidade óssea e reduz as fraturas em mulheres pós-menopausa

A vitamina D vem dos alimentos e também da pele. A produção de vitamina D pela pele depende da exposição ao sol. Pessoas que vivem em regiões ensolaradas podem produzir a maior parte da vitamina D que precisam pela pele. Por outro lado, quem não se expõe muito ao sol pode ter uma deficiência de vitamina D. Daí a importância de uma alimentação rica nesse nutriente. Caso você já tenha osteoporose, talvez seja recomendável conversar com seu médico sobre o uso de suplementos alimentares para aumentar a ingestão de vitamina D. O exagero na ingestão de vitamina D também perigoso. Pode levar à elevação da quantidade de cálcio no sangue e na urina e também causa pedras nos rins.

Como evitar fraturas na espinha

Para evitar futuras fraturas na espinha, é preciso tratar a osteoporose e começar a construir ossos mais fortes. Formas naturais de se fazer isso são: ingestão de mais cálcio e vitamina D e exercícios de fortalecimento. Você também pode tomar remédios para deter ou desacelerar a osteoporose, o que inclui:
Biofosfonatos: desaceleram a perda óssea, melhoram a densidade do osso e evitam fraturas. Para uma boa absorção, requerem que a pessoa esteja em jejum e fique de pé por pelo menos meia hora depois de tomá-los. Um efeito colateral pode ser a perda óssea na mandíbula, mas o risco é baixo. Converse com seu médico sobre isso
Calciotonina: um hormônio natural que ajuda a regular os níveis de cálcio no seu corpo, construindo o osso. Tem efeitos sobre a dor
Forteo: um hormônio sintético injetável que estimula o crescimento do osso e reduz o risco de fraturas na espinha em casos mais graves
Cloridrato de raloxifeno: uma droga parecida com o estrogênio que desacelera a perda óssea e ajuda a fortalecer os ossos

Se o seu caso de osteoporose é muito grave, é recomendável que você converse com o seu médico sobre a possibilidade de tomar remédios. Ele pode lhe ajudar a escolher o medicamento mais adequado.

MINHA VIDA

Ensine para o seu filho a importância de cuidar dos dentes

Como posso ajudar meu(s) filho(s) a cuidar dos dentes e evitar cáries? Ensinar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dele. Comece dando o exemplo: cuide bem dos seus próprios dentes. Isto mostra a ele que a saúde bucal é importante. Atitudes que tornam o cuidado com os dentes algo interessante e divertido (como, por exemplo, escovar os dentes junto com ele ou deixá-lo escolher sua própria escova) incentivam a boa higiene bucal. Para ajudar seu filho a proteger seus dentes e gengiva e para ajudá-lo a reduzir o risco de cáries, ensine-o a seguir os seguintes passos:

- Escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contém flúor para remover a placa bacteriana (aquela película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa das cáries).

- Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endureça e se transforme em cálculo dental. Depois que o cálculo se forma, só o dentista pode removê-lo.

- Adotar uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido. Estes alimentos produzem os ácidos da placa que causam cáries.

-Ingerir alimentos com açúcar e amido durante as principais refeições e não entre as refeições (a saliva extra, produzida durante a refeição, evita que os resíduos alimentares se depositem nos dentes).

-Usar produtos que contêm flúor (inclusive o creme dental). Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contém flúor. Se a água não contiver flúor, seu dentista ou pediatra poderá prescrever suplementos diários de flúor.

-Ir ao dentista para exames regulares.

Que técnicas de escovação posso ensinar a meus filhos?

Observe seu filho escovar os dentes. Auxilie-o até que ele se habitue ao seguinte:

-Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor. Não deixe a criança engolir o creme dental;

-Use uma escova de cerdas macias e escove primeiro a superfície interna de cada dente, onde o acúmulo de placa é geralmente maior. Escove suavemente;

-Escove a superfície externa de cada dente. Posicione a escova em um ângulo de 45 graus ao longo da gengiva;

-Escove com movimentos para frente e para trás;

-Escove a superfície de cada dente usada para mastigar. Escove suavemente;

- Use a ponta da escova para limpar atrás de cada dente frontal, na arcada superior e inferior;

-Não esqueça de escovar a língua!

Quando a criança deve começar a usar o fio dental?
O fio dental remove as partículas de alimentos e placa bacteriana que se instala entre os dentes e que a escova sozinha não consegue retirar. Por isso, comece a usá-lo quando a criança tiver quatro anos. Ao completar oito anos, as crianças já podem usar o fio dental sem auxílio dos pais.

O que é selante dental e como saber se meu filho precisa usá-lo?

O selante dental cria uma barreira altamente eficaz contra as cáries. O selante é uma película fina de plástico (resina) aplicada à superfície dos dentes permanentes posteriores, onde a maioria das cáries se forma. A aplicação do selante não dói e pode ser feita durante uma consulta ao dentista. O dentista poderá informar se é recomendável fazer esta aplicação nos dentes de seu filho.

O que é o flúor e como saber se meu filho está recebendo a quantia certa de flúor?
O flúor é uma das melhores maneiras de evitar as cáries. Trata-se de um mineral natural que se combina com o esmalte dos dentes, fortalecendo-os. Muitas empresas de distribuição de água adicionam a quantia de flúor adequada ao desenvolvimento dos dentes. Para saber se a água que você tem em casa contém flúor e qual a quantidade de flúor que apresenta, ligue para a empresa de distribuição de água no seu município. Se a água que você recebe não tem flúor (ou não contém a quantidade adequada), seu pediatra ou dentista poderá recomendar gotas de flúor ou um enxagüante bucal, além de um creme dental com flúor.

Qual é a importância da alimentação na saúde bucal da criança?

Para que seu filho desenvolva dentes resistentes, é necessário que ele tenha uma alimentação equilibrada. Sua alimentação deve conter uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor. Assim como o flúor é o maior protetor dos dentes do seu filho, as guloseimas são seu maior inimigo. Os açúcares e amidos que fazem parte de vários tipos de alimentos e de bolachas, biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes e batata frita combinam-se com a placa bacteriana produzindo substâncias ácidas. Estas substâncias atacam o esmalte e podem formar cáries. Cada "ataque" pode durar até 20 minutos, após o término da ingestão do alimento. Até as "beliscadas" podem criar ataques ácidos da placa. Portanto, é recomendável não comer entre as refeições.

O que fazer se meu filho quebrar um dente?

Em qualquer caso de ferimento na boca, você deve comunicar-se imediatamente com o dentista. Ele fará um exame na área afetada e determinará o tratamento adequado. Você pode dar um analgésico para evitar que a criança sofra até chegar ao consultório. Se possível, guarde a parte quebrada do dente e mostre-a ao dentista. No caso de cair o dente em razão de um acidente, leve-o ao dentista o mais rápido possível. Evite tocar muito no dente e procure não limpá-lo. Coloque-o em água ou leite até chegar ao consultório do dentista*. Em alguns casos é possível reimplantá-lo. * Pode ser que seja possível recolocá-lo na boca de seu filho através do procedimento de reimplante.

Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive

9 dicas de maquiagem para quem usa óculos

Se você faz parte do grupo que repete o trecho "Eu uso óculos", da música de Os Paralamas do Sucesso, não precisa ficar triste quando o assunto em questão é maquiagem. A ideia de que não combina com quem circula de armações está para lá de errada.

Em primeiro lugar, é interessante que o acessório se enquadre com seu estilo e formato de rosto. "Uma moça de pele muito clara com armação preta, por exemplo, fica com ar muito pesado, a não ser que isso reforce sua personalidade e estilo", disse a beauty artist Penélope Beolchi, da agência Lu Molinos & Agenciados.

Para não errar na produção, confira oito dicas listadas por Penélope e pela maquiadora Raphaella Bahia, da Clínica Longevitá:

1) Se tem miopia, a lente tende a deixar os olhos menores. Para dar a impressão de que são maiores, aposte em cores claras. Vale também um tom escuro no canto externo e um claro no centro. O contorno com lápis deve ser feito por fora.

2) No caso de quem precisa usar óculos por conta da hipermetropia, o olhar pode parecer maior. A forma de diminuir esse efeito é optar por cores escuras. O lápis deve ser usado na linha da lágrima.

3) Combine a maquiagem com o tipo de armação. Se for clássica, não fica bem fazer um make moderno, com cores vibrantes, por exemplo.

4) Caso a armação seja colorida, não caia na tentação de usar o mesmo tom nos olhos ou na boca. As alternativas para as vermelhas, por exemplo, são maquiagem nude (com tons próximos aos de pele) ou batom vermelho de tonalidade diferente, como tijolo ou amarronzado, para uma festa. Quem comprou óculos verde-limão pode brincar com outras cores tendências do verão, como laranja e rosa-chiclete.

5) Os óculos deixam as sobrancelhas em evidência. Por isso, não descuide delas. As profissionais recomendam apenas tirar os fios excedentes, sem afiná-las. Uma sombra clara é uma boa opção para valorizar a região acima da armação.

6) Para não esconder as expressões, opte por armações que não escondam as sobrancelhas. E evite usar franja comprida.

7) Use rímel para dar volume aos cílios e não para alongá-los. Assim, evita que borre a lente.

8) Tente não incrementar muito as bochechas e a boca, o que afasta a possibilidade de criar vários focos de atenção no rosto e sobrecarregá-lo.

9) Na hora de comprar os óculos, esteja com a maquiagem habitual. Dessa forma, já confere o efeito que terá.

Terra