domingo, 21 de fevereiro de 2010

Os 7 pecados capitais do alisamento

Pecado 1
Colocar a vaidade acima da saúde
Você insiste em alisar os fios com formol mesmo sabendo que ele é proibido pela Anvisa, pois acredita piamente que nenhum outro ingrediente é capaz de domar seu cabelo de maneira natural. “Embora o resultado imediato pareça bom, conforme o formol sai leva junto toda a estrutura interna dos fios. Com o tempo, eles ficam frágeis, ralos e caem em grande quantidade”, afirma o cabeleireiro Robson Trindade, de São Paulo. Além disso, diferentemente de outras químicas, os danos provocados pelo formol são irreversíveis – o cabelo precisa crescer para eliminar toda a parte estragada.

Pecado 2
Ter inveja do liso alheio

Seus olhos saltam ao avistar o cabelo lindo e lisérrimo da sua amiga. Você corre para o mesmo salão e pede ao cabeleireiro para fazer igual. “Isso é perigoso. O que funciona em uma às vezes é péssimo para outra”, alerta a técnica capilar Lilian Venâncio, de São Paulo.

Pecado 3
Encher-se de ira se não puder alisar

Brigar com o cabeleireiro até que ele ceda não é uma boa atitude. Quando ele disser que seus fios não aguentam a química, acredite. “P or melhor que seja, o alisamento remove uma série de nutrientes importantes para a beleza do cabelo.
Pecado 4
Morrer de preguiça de cuidar dos lisos

Para você, basta usar um xampu e pronto. Isso é uma afronta. As necessidades do fio alisado mudam, e ele precisa de hidratação extra para repor os nutrientes. “Em casa, abuse de uma linha de manutenção de qualidade. No salão, hidratações pro fundas mensais são imprescindíveis”, afirma o cabeleireiro Mar cos Coraza, de São Paulo.

Pecado 5
Apostar na avareza na escolha do salão
Claro que é bom economizar. Mas não custa lembrar que o barato muitas vezes sai bem caro! Quando o estrago for feito, você vai ter que colocar a mão no bolso e gastar uma fortuna para a recuperação total dos fios. “Procure sempre um profissional com experiência na área, estabelecido em um salão idôneo, que trabalhe com produtos cujas marcas tenham o selo de aprovação da Anvisa. Utilizar misturas caseiras é um risco desnecessário”, alerta o hairstylist Paulo Cesar Schettini, de São Paulo.

Pecado 6
Por gula, testar todo tipo de alisamento

Sua ânsia por novidades é tanta que nem respeita o tempo de pausa entre um procedimento e outro. Antecipar o retoque de raiz ou provar qualquer “escova” é perigoso. “ Os ativos mais empregados em diferentes alisamentos costumam ser incompatíveis entre si. Isso significa que só deve optar por um novo alisamento quando o anterior tiver sido eliminado, conforme o cabelo for crescendo”, diz a cabeleireira Juliana Bastos, do Rio de Janeiro.

Pecado 7
Entregar-se à luxúria sem medo

Em nome da sensualidade, sua ideia fixa é conseguir um visual liso, custe o que custar. A cabeleira chapada não é o único recurso para um look sexy, pelo contrário. “M uitas mulheres, mesmo vendo os fios caírem, continuam alisando até ficar com áreas calvas”, diz a médica Edislene Viscardi, de Blumenau (SC).