quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Confira dicas de lanches saudáveis para seu filho


Os lanches são pequenas refeições intermediárias, que servem para dar energia à criança entre duas refeições principais. Essa energia tem como principal objetivo contribuir para um adequado crescimento e desenvolvimento da criança.

As crianças estão em constante aprendizado e são muito ativas, brincam, correm e conversam com seus coleguinhas, professores e familiares. O ideal é que a criança faça de dois a três lanches por dia que devem ter cerca de 300 calorias. Devem ser compostos por carboidrato para que forneça energia, gordura para formação do sistema nervoso e proteína para a construção estrutural de músculos e líquido para hidratar. 

Um lanche saudável não deve conter energia imediata e ser muito calórico, contendo excesso de açúcar e gorduras. Deve ser fonte de alimentos integrais, proteínas de boa qualidade e muitas vitaminas, minerais e fibras que contribuem igualmente para a produção de energia dentro da célula e também ajudam na prevenção de doenças e deficiências nutricionais. 

Os melhores ingredientes para fazer lanchinho das crianças são os produtos naturais, frescos e feitos em casa, como por exemplo: frutas, suco natural, pão, bolo e bolachas integrais feitos em casa. 
Alguns produtos industrializados podem ser opções. Atualmente existe no mercado biscoitos mais saudáveis, ricos em fibras e sem aditivos. A dica ao escolher o alimento é não deixar de ler os rótulos e comparar as marcas.  

Para beber, o suco é a melhor opção. Se não for possível preparar um suco natural ou água de coco, pode-se optar pelo industrializado sem corantes, açúcar e conservantes.  
Muitos pais não tem o hábito de consumir legumes e hortaliças na horário do lanche, mas eles são super bem vindo e ajudam as crianças a ter bons hábitos alimentares e a garantir o aporte necessário de nutrientes. O lanche geralmente é visto pelas crianças e adultos como um momento de diversão e a introdução de alimentos de mais difícil aceitação como hortaliças e oleaginosas, será importante para quebrar este "preconceito" e aprimorar a saúde da criança.  

Alguns lanches muito calóricos podem ser transformados em lanches nutritivos como, por exemplo, a pipoca de microondas com sabor de manteiga, pode ser substituída por pipoca caseira feita na panela com óleo vegetal e sal. Outra ideia é modificar o tradicional misto quente em um sanduíche de pão de forma integral, azeite, queijo minas e peito de peru. Já a pizza pode ser transformada em torradas de pão integral assadas com queijo de minas, rodela de tomate, molho de tomate, orégano e azeite.  

A seguir algumas ideias de lanches saudáveis para as crianças:

  • Frutas variadas espetadas em palitos de madeira como morango, melancia, melão, uvas e abacaxi.
  • Picolé de fruta caseiro: Sucos de fruta natural colocado em forminhas com palito de picolé levado ao freezer.
  • Salada de frutas.
  • Uvas soltas (uvas brancas e vermelhas).
  • Iogurte natural com fruta fresca e secas picadas.
  • Iogurte natural misturado com geleia de fruta adoçado com suco de fruta e farinha de linhaça.
  • Shake de frutas com leite vegetal ou iogurte natural e mel. Bata com cubos de gelo para ficar geladinho.
  • Legumes laminados como cenoura, aipo, pepino e tomate laminado e acompanhado de molho feito com iogurte natural ou cottage ou pasta de grão de bico. As crianças vão adorar mergulhar os palitinhos no molho. Essa é uma ideia crocante e que desperta a curiosidade.

Alguns lanches que não são saudáveis e devem ser evitados:

  • Refrigerantes devem ser abolidos. Não são nutritivos e são ricos em açúcar e sódio e contém aditivos químicos como corantes, conservantes e estabilizantes que podem causar alergias.
  • Biscoitos recheados são ricos em açúcar e geralmente contém gorduras trans, maléficas para a saúde.
  • Salgadinhos industrializados como batatas chips são ricos em sódio e gorduras e pobres em vitaminas e minerais.
  • Salgados fritos são ricos em sódio e gorduras e calorias
  • As famosas bisnaguinhas são repletas de açúcar, algumas ainda contem gordura trans e glutamato monossódico. A bisnaguinha tem o dobro de gordura do que o pão de forma tradicional! Por isso, é importante ter atenção e ler os rótulos.
foto especialista

Isabel Jereissati
 Nutrição

quarta-feira, 15 de outubro de 2014


Que os meus ideais sejam mais fortes, quanto maiores forem os desafios. Mesmo que se precise transpor obstáculos, aparentemente intransponíveis.
Porque metade de mim é feita de sonhos,
e a outra metade de lutas!

8 alimentos que podem causar câncer

8 alimentos que podem causar câncer
Diversas pesquisas indicam que a alimentação está mais que relacionada com as doenças e patologias que sofremos diariamente. No caso do câncer, foi comprovado que seguir uma dieta desequilibrada e repleta de química, favorece muito sua aparição. Por isso, leia este artigo, no qual você aprenderá quais são os alimentos mais prejudiciais nesse sentido.


Determinados alimentos que consumimos em nosso dia a dia sem nos darmos conta, aumentam substancialmente a possibilidade de sofreremos algum tipo de câncer que provoca a morte de milhares de pessoal anualmente em todo o mundo.

Alimentos que podem causar  ou agravar o câncer

  • Transgênicos: os organismos geneticamente modificados (GMO, em sua sigla em inglês), mais conhecidos como “transgênicos” provocam muitas doenças em nosso organismo, entre elas, a mais frequente é o câncer. Os produtos químicos que são usados para seu cultivo causam tumores. O problema é que os transgênicos estão dissimulados em todas as partes. Na maioria dos alimentos de soja, milho ou canola (e derivados), sobretudo. Se for possível, evitá-los, deixando seu consumo e, ao mesmo tempo, optar por uma alimentação orgânica certificada e comprovada, isto é, que não utilizam biotecnologia para cultivá-los.
trans

  • As carnes processadas: todos os produtos com carne, como, por exemplo, os embutidos, toucinho, salsichas, mortadelas etc., têm conservantes químicos para que pareçam mais frescos e atrativos, mas por trás disso guardam substâncias cancerígenas. O nitrito e o nitrato de sócio estão relacionados com o aumento significativo dos riscos de se desenvolver o câncer, sobretudo o de cólon. É necessário, se se deseja comer carne, escolher produtos de carne curada sem usar nitratos.
  • As pipocas de micro-ondas: as pipocas são fáceis de preparar, principalmente as de micro-ondas, bastando colocar o saquinho no eletrodoméstico e em dois minutos já temos a companhia ideal para um filme. No entanto, a combinação dos ingredientes com as radiações deste aparelho está relacionada com o câncer e a infertilidade. Ao mesmo tempo, nestas pipocas é usado o diacetilo, um composto que lhe dá sabor de manteiga (artificial), vinculado a doenças pulmonares graves. Como se fosse pouco, vários dos ingredientes usados podem conter materiais modificados geneticamente. Se você deseja desfrutar deste alimento, melhor comprar o milho e fazer você mesma em uma panela fechada e um pouco de óleo.
  • Os refrigerantes comuns ou “diet”: Os refrigerantes podem provocar câncer, simples assim. Isso se deve ao fato de que contêm não apenas grandes quantidades de açúcar (os que não são light), mas também produtos químicos, colorantes, aditivos etc. Os refrigerantes e as sodas acidificam o corpo e “alimentam” as células cancerosas. No caso das opções com baixas calorias, são ainda mais perigosas, já que contam com aspartamo, um edulcorante artificial que trás como consequência várias doenças, entre elas, o câncer e defeitos congênitos. Outros adoçantes como sucralose (Splenda) e sacarina foram vinculados a diferentes patologias. Prefira sempre os sucos naturais e no melhor dos casos, água.
refri
  • A farinha refinada: é a de cor branca, um ingrediente comum em muitos alimentos processados. Seu excesso de hidratos de carbono é preocupante. O consumo regular desses está relacionado ao aumento de 220% dos casos de câncer de mama nas mulheres. Ao mesmo tempo, ao alto teor de índice glicêmico, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente, algo que alimenta o crescimento de células cancerosas. Escolha cereais integrais (os de cor amarela ou marrom) e prepara seus próprios alimentos, não compre empanados ou processados.
  • O açúcar refinado: o mesmo que ocorre com a farinha, o açúcar de cor branca tende a aumentar a insulina e as células cancerosas no corpo. Tenha cuidado com os alimentos ricos em frutose, como é o caso do xarope de milho (presente em muitos produtos que compramos no mercado) que são bastante perigosos para o organismo. Os biscoitos recheados, os bolos de confeitaria, tortas, molhos, cereais e bebidas que o contenham. Isso explica, em parte, por que cada vez mais existem casos de câncer no mundo. Para adoçar nada melhor que a stévia (comprar a planta seca) ou o mel (orgânico).
açucar
  • Os óleos hidrogenados: são usados para poder conservar os alimentos processados, para que se mantenham “estáveis”. Mas têm uma contrapartida, porque alteram a estrutura e a flexibilidade das membranas celulares de nosso corpo. Isso pode causar doenças do tipo “debilitantes”, ou seja, câncer (entre outras). As gorduras trans estão em uma grande quantidade de alimentos que compramos e consumimos diariamente. Ainda que muito fabricantes estejam substituindo seu uso por alternativas mais seguras, como é o óleo de palma (ou dendê), ainda nos resta um grande caminho a percorrer. Como conselho, não consuma produtos cuja informação nutricional indica que têm gorduras trans.
  • As frutas e vegetais de produção industrial: como pode ser que as frutas mais saudáveis causem câncer? Na realidade, o problema não está no alimento em si, mas na maneira como são cultivadas antes de sair para  mercado. 98% das frutas e verduras estão contaminadas com pesticidas, os quais provocam câncer. Em primeiro lugar deste fatídico ranking estão as maçãs, seguidas pelas uvas, os morangos, coentro e as batatas. Os produtos que usados nos cultivos para evitar as pragas e doenças, justamente, adoecem as pessoas que os consomem. A ingestão por parte das mulheres em idade fértil trás como consequência, por sua vez, aos seus filhos, como pode ser o quociente de inteligência mais baixo ou distúrbios de atenção. Para evitar isso, escolha produtos orgânicos ou certificados como “livres de pesticidas”. Procure as feiras locais.
frutas

Sonhos premonitórios existem?



Você já sonhou que encontrava uma pessoa e no mesmo dia recebeu o telefonema dela ou a viu na rua? Ou teve um sonho sobre o sexo de um bebê que estava por vir e acabou acertando na previsão? Também pode ter acordado com a lembrança de ter sonhado com a morte de alguém e recebeu essa notícia no decorrer do dia ou na mesma semana. Esses são alguns exemplos clássicos de sonhos premonitórios. O detalhe é que, no fundo, todos os sonhos têm essa característica. Porque cada um vem com o potencial de uma situação que tende a ocorrer no futuro.

Por exemplo, certa vez uma cliente me contou que sonhou com cacos de vidro saindo de sua boca. Porém, eles não feriam seus lábios. Como cada sonho tende a retratar um potencial que tem mais probabilidade de ocorrer, logo a alertei de que prestasse mais atenção ao modo como estava se comunicando. Afinal, o que sai de nossa boca? As palavras! E se as palavras foram caracterizadas como cacos de vidro, as chances dela estar falando de forma cortante eram grandes e o que dizia poderia ferir os outros (mesmo que ela própria não se ferisse tanto, já que os cacos de vidro não machucavam seus lábios).

Ela me contou que estava justamente numa fase bem angustiante, pois já tinha percebido uma tendência de falar muito agressivamente. Seu desejo era evitar falar com tanta arrogância, o que acabava agredindo as pessoas que conviviam com ela. Ou seja, seu sonho foi uma premonição, mostrando que as palavras estariam saindo de sua boca de forma cortante. E para não agir mais assim, era fundamental, primeiramente, tomar consciência de sua inclinação agressiva. E foi o que ela passou a fazer. Quando sentia o impulso de "soltar o verbo", não cedia ao ímpeto comunicativo agressivo.

Premonições ajudam a fazer escolhas

Uma premonição não é justamente a faculdade de antever um evento, uma situação? E, assim, sermos alertados sobre o que poderá acontecer? E os sonhos podem nos ajudar nisso, pois nos orientam. O inconsciente não é limitado pelo espaço-tempo. Essa força psíquica que existe em cada um de nós é capaz de acessar o futuro - aquele que tem mais chances de ocorrer, em função do que estamos semeando na vida em termos de pensamentos, sentimentos, crenças e atitudes."Essa força psíquica que existe em cada um de nós é capaz de acessar o futuro - aquele que tem mais chances de ocorrer, em função do que estamos semeando na vida em termos de pensamentos, sentimentos, crenças e atitudes."
E como interpretar esses sonhos? O contexto dos sonhos ou a sequência deles nos mostrarão quais atitudes a pessoa está tomando na vida e os respectivos resultados que poderá obter por agir assim. Se não quiser lidar com as consequências apresentadas pelos sonhos, basta não se comportar da forma como está fazendo. Se prestar atenção ao que sonhará nos próximos dias e meses, terá indicações de como mudar esse futuro potencial (nos casos em que essa opção é possível), a fim de tomar outras ações e decisões.
 
Yubertson Miranda
Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Dar e receber colo fortalece relações familiares



Nascemos do colo de nossa mãe. Esse colo materno que nos acolhe, alimenta e propicia o espaço para nos formamos como seres humanos. Desde o início, somos carregados neste colo que, depois do nascimento, se torna um bálsamo onde nos deitamos e nos alimentamos física e emocionalmente. Um colo que pode continuar sendo bem-vindo durante toda a vida, que vem deste primeiro vínculo, tão importante para a estruturação do ser.

Quando crescemos, temos a possibilidade de olhar para nossos pais com mais maturidade e observar que, em alguns momentos, eles também precisam de colo, cuidado e atenção."Quando crescemos, temos a possibilidade de olhar para nossos pais com mais maturidade e observar que, em alguns momentos, eles também precisam de colo, cuidado e atenção."

A vida, como sabemos, é uma montanha-russa, cheia de altos e baixos. Muitas vezes nos deparamos com situações difíceis e percebemos a necessidade de apoiar quem sempre nos apoia.
Em certos momentos, um colo de filho é tão bem-vindo quanto o colo de mãe foi para ele, durante toda sua vida. Aquela mulher, que em nossa infância nos parecia indestrutível e forte, também tem suas fragilidades, dificuldades, angústias e carências. Pode ter, ainda, momentos em que não consegue dar conta de tudo e desmoronar por conta disso, já que também passa por vendavais, furacões e terremotos emocionais.

Quando podemos olhar para nossa mãe com um olhar mais maduro, de adulto para adulto, muitas vezes desconstruímos esta imagem de heroína que tínhamos quando crianças. Então percebemos que em alguns momentos ela também precisa de um colo, um abraço, ou simplesmente alguém que lhe diga: "calma, vai ficar tudo bem".

Nós, como filhos, fazemos um papel importante ao dar suporte a nossa mãe, pois o colo e o apoio do filho são acalentadores e restauradores, dando aquela força que estava faltando para levantar e seguir em frente. Porém, é importante que neste momento saibamos nos manter no papel de filhos. Nos momentos difíceis temos a tendência de sentir as dores de nossa mãe e/ou nos colocarmos como mãe/pai dela. É fundamental que possamos dar colo, mas um colo de filho, nos mantendo em nosso lugar. Vale tomar cuidado, também, com a simbiose, não permitindo que você sinta dores que não são suas.

A simbiose, no início da vida da criança, é importante para que haja um cuidado suficientemente bom com o bebê. Seria como se mãe e filho se tornassem um só, em uma relação na qual a mãe, nesta forte ligação, pode perceber o que a criança precisa e o que está sentindo, para poder atender as suas necessidades. Porém, às vezes esta simbiose se estende ou se reedita ao longo da vida, de inúmeras maneiras.

O que é importante compreender é que essa relação simbiótica pode fazer com que haja vivências de sentimentos que não são seus, mas de sua mãe. Perceba, nestes momentos, que determinado sofrimento é dela, não seu. Que a história é dela, não sua. E cuide dela como pode, mas não se aproprie de suas dores, afinal as nossas já são suficientes, não acha? Fica difícil ajudar o outro sofrendo as dores dele. Claro que isso vai mobilizar você emocionalmente, pois aquilo que afeta seus pais naturalmente lhe mobiliza também. Mas se mantenha no seu próprio sentimento, acolhendo e dando atenção às emoções de sua mãe, sem se apropriar e se identificar com elas. Perceba qual sentimento é seu e qual sentimento é dela e que você agregou. E ao compreender seus próprios sentimentos e dores, é essencial assumi-los. Assumir que você também está sofrendo, que você também está com raiva, ou qualquer outra emoção detectada que seja sua.

Dar colo para sua mãe não significa se tornar uma fortaleza e deixar de lado o que você pode estar sentindo."Dar colo para sua mãe não significa se tornar uma fortaleza e deixar de lado o que você pode estar sentindo."
Se mantenha em seu papel de filho, assumindo que você também sente algo com aquela situação e é um sentimento seu. Sem pegar as dores dela, mas assumindo as suas, você pode dar um colo de filho, um colo sincero de amor e carinho no qual os dois sabem seus lugares, mas podem se ajudar.

Desta forma, você pode auxiliá-la muito mais, levando força e firmeza para encarar o que for. E junto com isso, muito amor. Que possamos olhar para nossas mães - sem identificações e simbioses - e acolhê-las em suas dores, dificuldades e cansaços. E com amor, ajudá-las a transformar tudo isso em paz.
Luisa Restelli
Psicóloga e Psicoterapeuta Corporal. Além da clínica, trabalha com Dança do Ventre como caminho terapêutico

Tratamentos naturais para estrias



Vermelhas ou brancas, curtas ou longas, as estrias costumam diminuir a autoestima das mulheres - e de alguns homens. Segundo o cirurgião plástico Dr. Ercole Spada Neto, as estrias surgem quando uma área da pele é esticada em um nível maior do que pode suportar. Com o estiramento, as fibras se rompem, formando linhas em relevo de cor avermelhada, devido ao sangue que "vaza" no rompimento - que com o tempo tornam-se esbranquiçadas. O especialista afirma que as principais causas para o surgimento das estrias são por conta de herança genética, crescimento na juventude, ganho excessivo de peso e uso de medicamentos, como anabolizantes e corticoides. As gestantes também devem ter atenção.
"A pele deve estar constantemente hidratada, para que as fibras de colágeno e elas tina presentes em sua composição aguentem a pressão que o crescimento faz durante a gravidez, principalmente na região da barriga e seios. Produtos que contenham ureia (máximo de 3%), lactado de amônia, colágeno, elastina, vitamina E e óleos vegetais em sua composição são recomendados antes e durante esse período", aconselha o médico.
Apesar do cirurgião afirmar que não existe um tratamento 100% eficaz para combater as estrias, não é preciso desanimar. Existem diversos métodos naturais, que utilizam receitas caseiras para melhorar a aparência, principalmente quando feitos assim que as estrias aparecem. Veja abaixo algumas opções.

Hidratar a pele previne surgimento de estrias

Muita gente acredita que o uso de roupas apertadas e o consumo de refrigerantes e bebidas gaseificadas são os maiores responsáveis pelo aparecimento das estrias. Porém, o médico cirurgião esclarece que isso interfere muito pouco na aparição das marcas. Para prevenir o surgimento de estrias, a dica do Dr. Neto é sempre manter a pele nutrida e hidratada, além de beber bastante água e ficar de olho no ganho ou perda de peso repentino.
Para diminuir a aparência de estrias que já existem, abuse dos hidratantes: fórmulas com ativos como ureia, PCA-Na e D-Pantenol são as melhores opções, na opinião do cirurgião plástico. Os óleos também ajudam bastante, como o de amêndoas, de rosa mosqueta, de bétula e de uva. Veja abaixo uma receita de creme do cirurgião plástico Dr. Ercole Spada Neto, para aliviar os sinais das estrias:
  • - 1 creme para hidratação da pele à sua escolha
  • - 1 tubo de creme que contenha vitamina B5, lanolina e óleo de amêndoas
  • - 1 ampola de vitamina A
  • - 1 vidro de óleo de amêndoas (100 ml)
Misture todos os ingredientes e coloque o creme em um frasco limpo. Mantenha na geladeira, para conservar. O creme pode ser utilizado nos seios (não aplique na aréola mamária), barriga, pernas e glúteos.
Apesar das estrias não representarem perigo à saúde, o cirurgião reforça que sua existência, nos casos em que a pessoa ganhou peso e não estava grávida, indica que existe sobrepeso - o que pode indicar uma saúde debilitada.
Além dos cremes encontrados em farmácias, a Aromaterapia também podem ajudar a melhorar o aspecto das estrias na pele.

Óleos essenciais para amenizar estrias

Na opinião da naturóloga Giane Honorato, existem alguns óleos vegetais, frequenciais quânticos (que são da família dos florais, ajudam o corpo a fluir melhor a energia vital, não têm contraindicação, mas seu uso precisa ser acompanhado por um especialista floral), suplementos (compostos nutricionais de proteína à base de colágeno com vitaminas e minerais, que não são recomendados para crianças abaixo de cinco anos, gestantes e lactantes), que previnem o surgimento das estrias e amenizam-nas, principalmente em seu primeiro estágio. Sua eficácia se dá principalmente por manter a pele hidratada e garantir uma boa circulação. Veja alguns exemplos abaixo, dados pela especialista:
  • Óleos Vegetais: Amêndoas Doces, Gérmen de Trigo e Semente de Uva.
  • Frequencial Quântico: Kuthanis.
  • Suplementos Proteincolla: Colágeno Hidrolisado, vitaminas, minerais e fibras.
"Uma boa dica para prevenir as estrias é utilizar diariamente óleo de amêndoas doces na pele, mantendo-a hidratada. É importante lembrar que ao adquirir óleos vegetais, estes devem ser puros e nunca misturados com óleos minerais", aconselha Giane.

Os óleos essenciais também podem ser ótimos aliados no combate às estrias, e quem dá a dica é a terapeuta holística Solange Lima. Veja abaixo alguns:
  • - Óleo essencial de Funcho Doce ou Erva-Doce: é um poderoso diurético que evita a retenção de líquidos, desintoxicando o corpo, eliminando toxinas e melhorando o sistema linfático.
  • - Óleo essencial de Junípero: ajuda a evitar o acúmulo de toxinas pelo corpo e também é diurético.
  • - Óleo essencial de Grapefruit: age no sistema linfático, eliminando as toxinas do corpo.