sábado, 5 de setembro de 2009


Celulite



Pode-se descrever a celulite como bolsas de gordura acumuladas por baixo da pele causando covas nas ancas, coxas, nádegas e abdômen.
A celulite é caracterizada pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a ela um aspecto de casca de laranja. É uma degeneração do tecido gorduroso com deficiência de circulação. A gordura localizada é uma predisposição individual ao acúmulo de gorduras.
As “covinhas” da celulite ocorrem devido à saliência da gordura hipodérmica na pele. Em mulheres, o tecido adiposo da hipoderme deposita-se em grandes feixes verticais. Esses feixes são separados por septos fibrosos perpendiculares à superfície da pele, formando assim câmaras verticais. Esses septos, portanto, separam as células gordurosas em grupos e são formados por fibras que ligam a pele à musculatura localizada abaixo da hipoderme.
A celulite é um problema estético que incomoda muito e acaba com a auto-estima de qualquer mulher. Ocorre em 90% das mulheres logo após a adolescência e raramente acontece nos homens. Ao contrário do que se diz, a celulite não está relacionada com a obesidade. Aparece em pessoas obesas, normais e magras.
A celulite é causada pelo aumento do tecido gorduroso sob a pele. Este processo acarreta alterações na micro-circulação e conseqüente aumento do tecido fibroso.

Existem outros fatores que podem desencadear a celulite, como:

1.Hereditariedade;
2.Problemas circulatórios. Quando o sangue não flui bem, a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso deixa o líquido que fica entre as células mais viscoso;
3.Alterações Hormonais.Níveis de estrogênio (hormônio feminino) muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite. A pílula anticoncepcional também pode desencadear o problema, pois adiciona mais uma dose de hormônios circulando em seu organismo;
4.Também é importante analisar seu estilo de vida. A má alimentação, o sedentarismo, a tensão emocional e o excesso de toxinas no organismo contribuem para o aparecimento da celulite.
Tratamento
Para ter uma melhor motivação, antes de iniciar o tratamento, visualize seu corpo, exatamente como você gostaria que fosse.

Além de praticar atividade física, utilizar esfoliantes, cremes apropriados e tratamentos estéticos. É indispensável também uma alimentação saudável.

Através de uma alimentação balanceada você pode prevenir e potencializar os tratamentos para eliminação da celulite.

Para início, é recomendada uma desintoxicação no organismo. Depois disso, o essencial é adquirir hábitos alimentares saudáveis.

•Beba muita água, pois estimulará o bom funcionamento dos rins e do sistema linfático, eliminando as toxinas e líquidos acumulados.
•Inclua fibras na alimentação. Elas reduzem a fome e fazem o intestino funcionar, ajudando a limpar o organismo.
•Evite o sal, doces, gorduras, frituras, refrigerantes, café e todos os alimentos que sobrecarregam o organismo com toxinas.
•Diminua a quantidade de carboidratos e substitua as versões dos alimentos, dos comuns pelos integrais.
•Evite comer alimentos pesados à noite, principalmente carboidratos. Como neste período diminuímos o ritmo biológico, gastamos menos calorias e, por conseqüência, os excessos viram depósitos de gordura imediatamente.
•Evite os alimentos enlatados, pois a maior parte deles contém muitos conservantes.
Produtos Recomendados

Cuidados com o Rosto


Limpeza da Pele

Limpar a pele é fundamental para eliminar as células mortas, sudorese, secreções naturais da pele, resíduos de poluição e maquiagem. A limpeza visa à higienização com produtos manipulados, assim como a eliminação de cravos e espinhas. Isso diminui a flora bacteriana e as impurezas da pele. É indispensável para a manutenção de todo tipo de pele para remover as impurezas dos poros. Ela também auxilia nos tratamentos faciais para os cosméticos penetrarem na pele.

Esfoliação da Pele

O esfoliante é ideal para uma limpeza mais profunda da pele, eliminando as impurezas e retirando as células mortas de forma eficaz. A esfoliação também estimula a renovação natural de células da pele e ajuda no tratamento das espinhas. Além disso, ela prepara a pele para receber tratamentos complementares — melhorando, por exemplo, a absorção de loções hidratantes.

Máscara Facial

A máscara também deve fazer parte da limpeza da pele, pois é excelente para fechar os poros.
Alguns componentes são bastante utilizados em máscaras faciais. As algas marinhas são nutritivas e bons desintoxicantes da pele. A argila, quando em conjunto com as algas marinhas, retira as impurezas e limpa a pele em profundidade. Logo, esta é a mistura ideal para quem quer obter uma pele limpa e saudável.
Caso sua pele seja seca, é recomendado usar um hidratante antes da aplicação da máscara.

Tônico Facial

O tônico facial é utilizado para complementar a limpeza da pele. Ele tem o papel de protegê-la da ação dos radicais livres, ajudando a reduzir a aparência de poros dilatados e uniformizando a textura da pele. Essa loção também tem a função de manter a umidade natural da pele, além de proporcionar mais elasticidade e beneficiar o tônus muscular da pele.

Hidratação Facial

Após esse ritual de limpeza, sua pele está preparada para receber uma boa hidratação.
O uso adequado do hidratante faz a reposição da umidade da pele, eliminando tensões e suavizando rugas. Durante a aplicação, é recomendado que sejam feitos alguns movimentos específicos para melhorar ainda mais o resultado.
A hidratação é indicada para peles ressecadas, tanto naturalmente como pela exposição excessiva ao sol. Além do resultado imediato, é um ótimo método de prevenção do envelhecimento, pois cria uma película protetora para a pele.

Protetor Solar

O uso do protetor é essencial para proteger a pele da ação dos raios solares, que é um dos maiores vilões do envelhecimento precoce. Ele deve ser utilizado diariamente, estando você na praia ou não. O filtro solar ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele. Além destes benefícios, seu uso também está ligado a um menor risco de câncer de pele.

Cremes para Área dos Olhos

Essa área merece uma atenção especial pelo fato de ser a parte mais sensível do rosto. É o local onde aparecem as primeiras rugas. Os cosméticos são elaborados com fórmulas especiais para não agredir os olhos.
É importante utilizar cremes específicos para a região ao redor dos olhos, para manter o local devidamente hidratado, melhorar a textura da pele e promover uma renovação celular superficial. Com o uso diário e contínuo é possível evitar o aparecimento de linhas indesejáveis.

Cremes para Pele Madura

Já na fase adulta, inicia-se a preocupação com o envelhecimento precoce. Com o passar dos anos, o desgaste natural da pele se intensifica. Fatores ambientais, estilo de vida e fatores psicológicos acabam Influenciando no nosso bem-estar e na saúde de nossa pele. Por isso, fica cada vez mais importante ter um cuidado redobrado com a pele.
Os cosméticos para pele madura devem conter propriedades para combater a flacidez e estimular a tonicidade muscular. Eles devem também conter dosagens de acetilcolina para aumentar o tônus da epiderme para minimizar linhas de expressão. Também é importante utilizar um sistema anti-rugas intensivo para diminuir os sinais de expressão das rugas finas e superficiais.

Também é importante estar atento a alguns itens a serem evitados:

•Expor-se ao sol sem a devida proteção, principalmente entre as 10 e 15 horas;
•Dormir sem retirar completamente a maquiagem;
•Ingerir alimentos gordurosos, frituras e carnes vermelhas;
•Consumir cigarro, álcool ou outras drogas;
•Expor-se à poluição.

Dicas de Bem-Estar

Através de um estilo de vida saudável, pode-se reduzir os riscos de desenvolver doenças. Procure aumentar sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Se você deseja ter um dia feliz, com uma agradável sensação de bem-estar, siga algumas orientações:

1.Ao acordar, estique lentamente os braços e pernas, depois vire o corpo jogando as pernas para um lado e depois para o outro e finalize sentada de joelhos esticando os braços para cima. Todos esses movimentos duram cerca de 1 minuto. Se tiver mais algum tempo, realize um alongamento completo, ainda deitada, esticando principalmente a coluna, braços e pernas. Lembre-se que o alongamento é essencial para manter a região das costas ereta, pois com o passar dos anos ela tende a encolher. Espreguiçar é um movimento natural que alonga toda a musculatura corporal.

2.Comece o dia agradecendo… Procure agradecer todas as coisas boas que acontecem na sua vida, ao invés de reclamar. Aproveite ainda esse momento para pensar nas coisas boas que irá realizar durante o dia, e tenha só pensamentos positivos.

3.Sempre procure tomar algum líquido, antes da primeira refeição do dia, água ou sucos verdes. O mais aconselhável é água com limão, este possui várias funções terapêuticas como alcalinizar, cicatrizar e desinfetar tecidos, como também desintoxicar o sangue. O que é importante é tomá-lo fresco e não colocar açúcar, além disso, vai hidratar seu organismo, que ficou muito tempo sem a ingestão de líquidos.

Alimentação

As doenças causadas por deficiências nutricionais impedem que milhares de pessoas tenham saúde e bem-estar, por isso é essencial uma boa alimentação para ter uma vida saudável.

O momento das refeições deve ser tranqüilo, é preciso se concentrar na alimentação, saboreie bem os alimentos, esteja consciente do que você está comendo, não é hora de preocupações e de conversas.

Comer várias vezes ao dia, para não comer demais numa única refeição – pequenos volumes ingeridos várias vezes ao dia fazem com que um estômago dilatado volte aos poucos ao normal.

Procure ingerir alimentos limpos, frescos, variados e coloridos.

É importante ter um cardápio bem variado e comer de tudo, desde que em moderação, dê atenção para a ingestão de líquidos, frutas, verduras e fibras. Estes devem assegurar um bom funcionamento do intestino e auxiliam o tratamento de doenças.

Atividade física

Fazer exercícios físicos regularmente colabora para atingir e manter um peso saudável. Ser fisicamente ativo também pode fazê-lo ter mais energia, melhorar seu humor e reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, além de fortalecer os ossos e regular o sono.

A prática de atividade física acelera o metabolismo e ajuda a gastar energia armazenada. Auxiliam também na redução de gordura, preservando a musculatura, aliviam o estresse e fazem as pessoas se sentirem melhor.

O ideal é a regularidade nos exercícios sem sobrecarregar o organismo.

Não se esquecer dos alongamentos, que estimulam a circulação sangüínea, aquecem e lubrificam a musculatura e as articulações e oferecem maior disposição.

•Saber administrar o estresse é algo muito importante para manter o autocontrole. Um grau elevado de estresse – ou a incapacidade de lidar com o mesmo – pode causar acidentes e problemas de saúde. Aprender a estabelecer prioridades e dizer “não” sem sentimentos de culpa pode ajudá-lo a reduzir o estresse em sua vida.

•Uma noite de sono tranqüila é essencial para repor as energias gastas durante o dia. Uma boa quantidade de sono por noite contribui para seu bem estar físico e emocional.

•Mantenha bons contatos sociais. Quando nos vemos divididos entre as demandas profissionais e da vida familiar, é fácil perder contato com amigos e familiares. Estas relações são essenciais para nosso bem estar. Trabalhe para “estar em contato”.

•Diga não ao cigarro. O fumo é o fator que mais contribui para mortes causadas por câncer pulmonar, doenças do coração, enfisemas e outras doenças de alto risco. Evidências mostram que o fumo passivo causa altas taxas de problemas respiratórios.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O que é gengivite? Sinais e sintomas

Gengivite - uma inflamação da gengiva - é o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa - uma película, grudento e sem cor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.

Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (venenos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite.

Neste estágio inicial da doença da gengiva, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula/maxilar.

Como sei que tenho gengivite?

Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada.
A doença da gengiva pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. Algumas pessoas têm mau hálito freqüente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.

Como posso prevenir a gengivite?

Uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas o dentista ou um higienista podem removê-la.
Você pode prevenir a gengivite pela:

Correta escovação e uso apropriado do fio dental para remover placas e restos, e do controle do aparecimento de tártaro.
Alimentação correta para garantir nutrição adequada para o osso da mandíbula/maxilar e dos dentes.
Evitar cigarros e outras formas de tabaco.
Ir ao dentista regularmente.

Aftas

As aftas são pequenas ulcerações dolorosas que aparecem na mucosa bucal.

Apesar de se desconhecer a causa, parece que o carácter nervoso tem um papel no seu desenvolvimento; por exemplo, podem aparecer aftas na boca de um estudante durante um exame final. Uma afta é uma mancha esbranquiçada, redonda, com uma auréola vermelha. É comum que a ferida se forme no tecido mole, particularmente no interior do lábio ou da bochecha, sobre a língua ou no palato mole e, às vezes, na garganta.
As aftas pequenas (com menos de 12 mm de diâmetro) costumam aparecer em grupos de duas ou de três; de modo geral, desaparecem ao fim de dez dias, sem tratamento, e não deixam cicatrizes. As aftas maiores são menos comuns, podem ser de forma irregular, necessitam de várias semanas para sarar e é frequente deixarem cicatrizes.

Sintomas

O sintoma principal das aftas é a dor, que habitualmente é mais intensa do que seria de esperar de algo tão pequeno: dura entre 4 e 10 dias e piora quando a língua roça a ferida ou se ingerem alimentos quentes ou picantes. Em casos graves pode aparecer febre, inflamação dos gânglios do pescoço e uma sensação geral de mal-estar. Muitas pessoas afectadas por aftas sofrem-nas de forma recidivante (uma ou mais vezes por ano).

Diagnóstico e tratamento

O médico, ou o dentista, identifica a afta pelo seu aspecto e pela dor que provoca. No entanto, as feridas causadas pelo vírus do herpes simples podem parecer-se com as aftas.
O tratamento consiste em aliviar a dor até que as feridas sarem de forma espontânea. Podem limpar-se com algodão impregnado num anestésico como a lidocaína viscosa, que também serve de colutório (bochecho). Durante alguns minutos, este anestésico alivia a dor e as queixas ao comer, embora possa diminuir o sentido do gosto. Para aliviar a dor também se pode aplicar uma camada de carboximetilcelulose (protecção dentária). Se o doente tem várias aftas, o médico, ou o dentista, pode prescrever um bochecho de tetraciclina.
As pessoas com recidivas de aftas graves podem utilizar este bochecho quando aparecerem novas feridas. Outra opção é a cauterização com nitrato de prata, que destrói os nervos que se encontram por baixo da afta. Em alguns casos, o médico, ou o dentista, prescreve uma pomada de corticosteróide para aplicar directamente sobre as aftas graves e, para os casos agudos, pode prescrever-se um bochecho de dexametasona ou comprimidos de prednisona.

Aleitamento materno

O leite materno é completo. Isso significa que até os 6 meses o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois dos 6 meses, a amamentação deverá ser complementada com outros alimentos. Você pode continuar amamentando até 2 anos ou mais. O leite materno funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças. Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho. Isso sem falar que a ama­mentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.

A amamentação também traz muitos benefícios para a mãe:

- reduz o peso mais rapidamente após o parto;
- ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto;
- reduz o risco de diabetes;
- reduz o risco de câncer de mama;
- se a amamentação for exclusiva, pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez.

Como tornar a amamentação mais tranqüila e prazerosa:

Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem um horário para mamar. Dê o peito ao seu filho sempre que ele pedir. Com o tempo, ele vai fazendo seu horário de mamadas.
Antes de começar a dar de mamar, lave as mãos.
- a melhor posição para amamentar é aquela em que você e o seu bebê se sentirem mais confortáveis. Não se apresse, deixe o bebê sentir o prazer e o conforto do contato com seu corpo;
- cada bebê tem seu próprio ritmo de mamar, o que deve ser respeitado. Dei­xe-o mamar até que fique satisfeito. Espere que ele esvazie bem a mama e então ofereça a outra, se ele quiser.
- o leite do fim da mamada tem mais gordura e por isso mata a fome do bebê e faz com que ele ganhe mais peso;
- na primeira mama, o bebê suga com mais força porque está com mais fome e assim esvazia melhor essa mama. Por isso, sempre comece com aquela que terminou a última mamada, para que o bebê tenha a oportuni­dade de esvaziar bem as duas mamas, o que é importante para a mãe ter bastante leite.

Dificuldades na amamentação

Rachaduras no bico do seio:
As rachaduras aparecem quando a criança não está pegando bem no peito da mãe. Se a pega do bebê não estiver correta, procure corrigi-la. Se o peito estiver muito cheio, tornando a mamada difícil, retire um pouco do leite antes, para ajudar o bebê a mamar. Se não houver melhora, procure ajuda num serviço de saúde.

Seios empedrados:

Quando isso acontece, é preciso esvaziar bem os seios. Não deixe de amamentar, ao contrário, amamente com freqüência, sem ho­rários fixos, inclusive à noite. Retire um pouco de leite antes de dar de mamar, para amolecer a mama e facilitar para o bebê pegar o peito. Se houver piora, procure ajuda num serviço de saúde.

Pouco leite:

Para manter sempre uma boa quantidade de leite, amamente com freqüên­cia, deixando o bebê esvaziar bem o peito na mamada. Não precisa oferecer outro alimento (água, chá, suco ou leite). Se o bebê dorme bem e está ganhando peso, o leite não está sendo pouco.

Leite fraco:

- não existe leite fraco! Todo leite materno é forte e bom. A cor do leite pode variar, mas ele nunca é fraco;
- nem todo choro do bebê é de fome. A criança chora quando quer aconche­go, quando tem cólicas ou sente algum desconforto;
- sabendo disso, não deixe que idéias falsas atrapalhem a amamentação.

Vantagens para o bebê:

Crianças que mamam têm menos risco de sofrer de doenças respiratórias, infecções urinárias ou diarréias, problemas que podem levar a internações e até à morte. O bebê amamentado corretamente, no futuro terá menos chance de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Vantagens para a mãe:

A mulher que amamenta corre menos risco de contrair câncer de mama e de ovário. Amamentar também ajuda a mulher a voltar ao peso normal mais rápido.

Doação de leite materno:

O leite materno armazenado nos bancos de leite humano é utilizado para atender bebês prematuros ou doentes que não conseguem se alimentar diretamente no seio materno. O Brasil possui a maior rede de bancos de leite humano do mundo, são 186 no país todo!

Quem pode doar:

- Para ser doadora de leite materno a mulher deve estar plenamente saudável. Mães portadoras de doenças infecto-contagiosas, como AIDS, não podem nem mesmo amamentar seus próprios filhos com o risco de contaminá-los;
- A doadora não pode fumar, beber ou tomar medicamentos;
- Antes da possível coleta, a doadora deve mostrar seu cartão de pré-natal e passar por uma avaliação clínica;
- Em alguns municípios a coleta pode ser feita em casa; a mãe telefona para o serviço responsável e os profissionais vão até ela recolher o leite;
- Ao chegar ao banco, o leite passa por um rigoroso controle de qualidade, sendo pasteurizado para eliminar bactérias e vírus.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Comece de Novo

Se você confiou em Deus e andou pelo caminho Dele,
Se você O sentiu a guiar você todos os dias,
Mas agora seus passos o levam por outro caminho,
Comece de novo.

Se você fez planos que não deram certo,
Se você tentou dar o melhor de si e não há mais o que tentar,
Se você falhou consigo mesmo sem saber porquê,
Comece de novo.

Se você contou aos seus amigos o que planejava fazer,
Se você confiou neles e eles não o apoiaram,
Se agora você está sozinho, só podendo contar consigo mesmo,
Comece de novo.
Se você falhou com seus familiares,
Se agora você já não é tão importante para eles,
Se eles perderam a confiança em você,
Se você se sente um estranho em seu próprio lar,
Comece de novo.

Se você orou a Deus, respeitando sempre a vontade Dele,
Se você orou e orou e ainda se sente infeliz,
Se você quer parar, sentindo que atingiu seu limite,
Comece de novo.

Se você está certo de que está acabado e quer desistir,
Se você chegou ao fundo do poço,
Se você tentou e tentou e não conseguiu subir,
Comece de novo.

Se os anos passam tão depressa e os sucessos são poucos,
Se chega dezembro e você se sente triste,
Deus dá um novo janeiro a você.
Comece de novo.

Começar de novo significa:
" Vitórias alcançadas "

Começar de novo significa:
" Uma corrida bem feita "

Começar de novo significa:
" Deus sempre vencerá! "

Não fique aí sentado no trono da derrota :
COMECE DE NOVO !

Homenagem do Programa saúde e bem estar ao nosso companheiro Renam Santiago



Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressureição e a vida.
Aquele que crê em mim ainda que morto viverá.
E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá....
João 11:25-26

Hoje você não esta entre nos... mas ficara para sempre guardado em nosso coração.

As ervas e frutas que agem como um “Viagra natural”

A chamada medicina popular é famosa por apresentar inúmeras soluções à base de vegetais para as mais diversas doenças, enfermidades e distúrbios. Inúmeras ervas, frutas, raízes e compostos orgânicos em geral prometem o mesmo efeito que o tão famoso Viagra vendido hoje em dia inclusive pela internet, como veremos a seguir.

O romã, fruta já bastante conhecida por suas propriedades medicinais, é também rica em antioxidantes que estimulam o aumento da circulação sangüínea nos órgãos genitais do homem, facilitando a ereção. O romã funciona de forma semelhante ao conhecido Viagra. Estudos recentes descobriram que a melancia também tem função semelhante. Quando a melancia é consumida, a citrulina presente na fruta (em maior concentração na casca do que na polpa), é convertida em arginina por enzimas. Tais enzimas podem não ser tão direcionadas ao órgão sexual masculino como é o caso do Viagra e do Cialis, porém, é uma ótima maneira de relaxar os vasos sanguíneos sem correr nenhum risco de sofrer algum efeito colateral.

No norte do Brasil, o chá feito a partir de extratos do Jatobá é considerada como um poderoso fortificante e estimulante sexual. A maca pó (Lepidium meyenii) é também conhecida como um poderoso Viagra natural, funcionando como um energético e aumentando a fertilidade das mulheres, além é claro, de proporcionar os mesmos efeitos do Viagra e do Cialis. Diziam-se que os incas antes das batalhas consumiam a maca pó, o que os tornava mais vigorosos e, após as batalhas, os mesmos eram proibidos de consumi-las, para que as mulheres do local conquistado não sofressem com os impulsos sexuais desses guerreiros.

Uma erva chinesa também foi descoberta e apontada como um importante remédio contra a impotência masculina. A erva conhecida como “horny goat weed" (erva do bode excitado), foi o mais potente inibidor da enzima. Modificando quimicamente o extrato, os cientistas obtiveram um derivado com atividade similar à do Viagra e com menos efeitos colaterais. Outros medicamentos naturais como o exótico suco de sapo (popular no Peru) e o óleo de boto também elencam a lista dos fitoterápicos que agem como um Viagra natural.

Uma alternativa pode ser o Viapro, também conhecido como Viagra natural e disponível em vários países. O Viapro foi testado com ótimos resultados nos Estados Unidos e é vendido sem receita .
PLANTAS MEDICINAIS

Massagem para tratar rinite e sinusite

Entre as afecções nasais mais comuns estão a rinite e a sinusite. A medicina já comprovou que estes tipos de problemas, apesar de terem diversas causas, na sua grande maioria a origem é alérgica.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que 30% da população mundial sofre de algum tipo de alergia. Geralmente, relacionam esses problemas ao mau funcionamento do sistema imunológico, porém, dependendo do ambiente que a pessoa vive, fatores como região e ambiente também podem influenciar.
A terapia por massagem é baseada em nossa instintiva necessidade do toque. Às vezes, uma boa massagem nas costas é suficiente para aliviar a tensão. Pessoas que sofrem de alergia, principalmente aquelas que têm rinite e sinusite, podem achar massagens faciais e no pescoço especialmente atraentes. A dica é pressionar, levemente com as pontas dos dedos indicadores, do lado de cada narina e abri-las, comprimindo delicadamente as laterais das bochechas para baixo e para os lados.
Para fazer a massagem, recomendo utilizar o óleo base e óleo essencial de eucalipto. Mas, cuidado, deve-se ter cautela com o uso do óleo essencial de eucalipto. Outro detalhe que também acho importante é corrigir a postura. Manter a coluna ereta significa e resulta no bom funcionamento do sistema respiratório e a liberdadade de estar livre de doenças ligadas ao órgão.
O tratamento em que é feito o ajustamento da coluna vertebral por meio de massagens tem sido a cura de várias doenças, como bronquite, rinite, sinusite e até enxaqueca.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Clique Aqui e veja mais imagens

HIPERTENSÃO. Você pode estar sofrendo deste mal

Quando diagnosticada no início, a pressão alta pode ser tratada sem muito esforço. Basta mudar pequenas atitudes.

O que é Pressão Alta?

A hipertensão ou pressão alta é caracterizada pelo aumento da pressão arterial (maior que 130/85), medida várias vezes e em ocasiões diferentes em consultório médico. Muitas pessoas não sabem que estão hipertensas pois é bem comum não ter sintomas.
O único modo de saber se a pressão está alta é medindo-a. O ideal é que verifique-a pelo menos a cada seis meses.
A pressão alta ataca os vasos, tornando-os endurecidos e estreitados. Com o passar dos anos, estes vasos podem se entupir ou romper, causando lesões sérias no cérebro, rins, olhos e coração.
Algumas atitudes são indispensáveis para controlar a pressão arterial, começando por bons hábitos de vida. Diminuir a ingestão de sal (sódio) e de bebidas alcoólicas, manter o peso saudável, exercícios regulares, previnem o aparecimento deste mal.

O que evitar:

•Excesso de sal, pois sua ingestão excessiva predispõe ao aumento da pressão;
•Alimentos muito gordurosos;
•Cafeína, chá preto, chá mate, refrigerantes tipo cola, chimarrão;
•Embutidos (calabresa, salame, mortadela, salsicha), enlatados, sopas e temperos prontos, presunto, queijos, bacon, azeitonas, picles, ketchup, maionese, mostarda, manteiga com sal, carne seca, salgadinhos industrializados, patês). Estes alimentos contém muito sódio.
•Bebidas alcoólicas
•Sedentarismo
•Estresse
•Fumo
Alimentos importantes para o controle da pressão arterial:

•Uva e suco de uva: contém antioxidantes chamados de resveratrol, catequinas e epicatequinas. Consuma 1 a 2 cálices por dia;

•Cereais integrais: as fibras auxiliam na redução das taxas de colesterol e da pressão;

•Linhaça, quinua, peixes: ricos em ômega-3 e fibras, que ajudam na diminuição do colesterol, previnindo doenças cardiovasculares;

•Aveia, farelo de trigo: consuma com frutas ou vitaminas

•Frutas cítricas e verduras: são ricas em fibras e vitaminas antioxidante de 3 a 5 porções por dia.

•Sal Light: apresentam 50% a menos de sódio

•Alho: melhoram a elasticidade dos vasos

segunda-feira, 31 de agosto de 2009


O que é a drenagem linfática?

Drenagem linfática é uma técnica de massagem manual desenvolvida nos anos 30 pelo terapeuta dinamarquês Vodder, e sua esposa, com o objetivo de tratar afecções crônicas das vias respiratórias superiores.

Percebendo que seus pacientes sofriam de retenção de líquidos e apresentavam os gânglios linfáticos alterados, Vodder começou a tratá-los com massagens que estimulavam tais gânglios, atingindo boa taxa de sucesso.

A principal finalidade da drenagem linfática é esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática através de massagem nas vias linfáticas e nos linfonados.

Com a drenagem linfática, os líquidos entre os tecidos são devolvidos ao sangue através da circulação linfática.

Os movimentos da drenagem linfática são suaves e precisos, em forma circular e espiralada. Hoje em dia a drenagem linfática pode ser manual ou por aparelhos.

Quais são as outras aplicações da drenagem linfática?

A drenagem linfática tem aplicação na absorção de vários tipos de edemas, principalmente em casos de linfoedemas resultantes de diminuição da capacidade de transporte do sistema linfático.

A drenagem linfática estimula a regeneração dos tecidos e tem aplicação no tratamento de celulite pela eliminação de líquidos.

Drenagem linfática também poderia melhorar o sistema imunológico ao estimular a produção de linfócitos na zona cortical dos gânglios linfáticos. Além disso, a drenagem linfática tem ação relaxante e tranqüilizante.

Mensagem Positiva

Nunca diga que algo é impossível
As coisas são no máximo improváveis
Mas nunca são impossíveis.

Nunca desista antes de tentar
E, se você for se arrepender de algo,
Não se arrependa do que você fez
E sim do que você deixou de fazer
Porque tentar e errar, é ao menos aprender
Enquanto nem mesmo tentar, é desperdício.

Não desperdice nenhuma chance da sua vida
Afinal, a sorte não bate todo dia à sua porta

Tenha discernimento para saber o que é certo
E o que é errado,
Tenha sua própria cabeça
Não se deixe influenciar,
Mas saiba ouvir sempre a opinião dos outros
E saiba admitir seus erros.

Seja humilde
E sempre fiel a Deus
Você é um dos soldados dele
E está aqui em busca da felicidade
Da sua e da dos outros.

Procure-a,
Ela está dentro de você!
E você com certeza a merece!

Corra atrás de seus sonhos
Porque sem eles não chegamos a lugar nenhum
Não se conforme
Vá atrás do que você quer
LUTE!!!

A vida é bela e as esperanças nunca devem acabar
Assim como também não deve acabar
O amor que existe dentro de nós.

Saiba sobreviver às tristezas,
Saiba se erguer após cada queda
E saiba amar sem medo
Pois o medo não nos traz nada
Apenas leva....

Saiba se entregar por inteiro
Abaixar todos os escudos e dizer:
EU ME RENDO!

Ame de corpo e alma
Mesmo que depois esse amor acabe
Aproveite cada momento
Cada segundo do seu viver,
Pois, é como dizem,
No fim, o que conta, não são os anos de sua vida
E sim, a vida em seus anos.
Então, espero sempre que seus anos
Sejam cheios de vida

Não deixe morrer esse anjo que há dentro de você
Esse anjo chamado AMOR
Esse anjo que dá toda a luz necessária para a nossa vida
Deixe ele livre para reinar em seu coração
Pois só assim seu espírito continuará livre do mal
E, se você tiver a sua alma protegida por esse anjo
Nada de ruim vai lhe tocar
Pois você estará sempre ao lado de Deus.

Não tenha ódio por ninguém,
Mesmo que desejem o pior pra você
Pois, se você tiver ódio, seu escudo cai
E, ai sim, poderão lhe atingir
Tenha apenas pena dessas pessoas
Pois elas mataram o anjo que existia em seus interiores
E se esqueceram que somos todos iguais,
Filhos de Deus,
E que merecemos respeito, carinho, amor e felicidade

Toda vez que você passar por algum momento difícil,
Erga sua cabeça,
Olhe para o céu
E diga:
O Senhor está comigo e vai me ajudar!

Porque essa é a realidade,
ELE sempre estará nos ajudando
Só que às vezes ficamos surdos à sua ajuda
E não percebemos o quanto ELE nos ama
Chegamos até ao ponto de pensar que ele nos abandonou
Quando, na verdade, nós que O abandonamos.

Reze, e agradeça,
pois ELE nos deu o maior presente de todos:
A VIDA!