sábado, 3 de outubro de 2009

WebRecados.com - Recados Animados para seu Orkut



EJACULAÇÃO PRECOCE

É a falta no controle do orgasmo/ejaculação que pode ocorrer mesmo antes da introdução, estimando-se que atinge até cerca de 30% dos homens em grandes centros, devidos provavelmente ao stress de grandes metrópoles. Não existem tempos determinados, mas espera-se que após a introdução o homem possa controlar o momento do orgasmo. Muito discutido a sensibilidade peniana, exames como a eletromiografia procuram avaliar sem revelar dados concretos como da eficiência dos tratamentos que procuram diminuir a sensibilidade através das neurotomias (CRM - Conselho de Medicina tem o parecer que não é um procedimento cientificamente comprovado).
Processos inflamatórios da região prostática e das vesículas seminais, o Verumontanum um estrutura similar ao clitóris na mulher foi muito pesquizado como região muito sensível e pode ser avaliado através de uma endoscopia urológica, um procedimento de rotina em clinicas de urologia.
Medicamentos para diminuir a ansiedade e tensão foram muito utilizados, ainda sendo uma opção para o tratamento além das psicoterapias. Outras causas como processos inflamatórios regionais, falta da freqüência sexual e psicoemocionais são comprovadas e bem orientadas e tratadas atingem ótimos resultados.

Dez perguntas e respostas para ficar por dentro do protetor solar

Até quem vai ficar na sombra precisa passar o protetor solar Verão é sinônimo de muito sol e horas lagarteando na areia da praia. Mas, para garantir um bronzeado perfeito e a pele linda, sem manchas e longe de perigos como o câncer de pele, o protetor solar vira um item essencial do nécessaire. A dermatologista e gerente médica da farmacêutica "Galderma", Alessandra Nogueira, tira 10 dúvidas sobre o produto, confira:
1. O que significa o valor do FPS?
FPS é a sigla para Fator de Proteção Solar e indica o grau de proteção da pele contra a queimadura solar. Um FPS 50, por exemplo, mostra que você está 50 vezes mais protegida contra os raios UVB, ou seja, precisa de 50 x mais radiação solar UVB para desencadear uma queimadura solar do que se não estivesse usando nada.
2. Qual a diferença entre UVB e UVA? Os dois fazem mal à saúde?
A radiação UVA penetra profundamente na pele, não costuma ter sua intensidade alterada conforme a época do ano ou altitude de cada região, e é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento. Já os raios UVB são os causadores das queimaduras solares e mudam de intensidade conforme a estação e altitude, ganhando força no verão, em especial entre as 10h e 15h. O UVB está diretamente relacionado ao desenvolvimento de câncer de pele nas áreas corporais fotoexpostas.
3. O FPS protege apenas contra os raios ultravioletas do tipo B?
Sim. O FPS indica apenas o fator de proteção contra os raios UVB. O ideal é usar filtros de amplo espectro, ou seja, que também tenham proteção UVA, que deve ser no mínimo 1/3 do valor do FPS, segundo recomendações da Diretiva Européia, publicada em 2006.
4. Como sei que fator é ideal para proteger minha pele?
Um dermatologista é a pessoa mais indicada para fazer esta indicação com segurança.
5. E como proteger a pele sensível ou com doenças específicas relacionadas à exposição solar?
Peles nestas condições precisam de cuidados específicos. A indústria farmacêutica oferece produtos indicados especialmente para quem sofre com problemas de pele agravados ou induzidos pela exposição solar.
6. Ficar na sombra protege a pele dos raios solares?
Parcialmente. Mesmo na sombra estamos expostos à radiação UVA, principal responsável pela perda de elasticidade da pele, manchas, rugas finas e profundas, características do tão temido fotoenvelhecimento. Para se ter uma idéia da potência dos raios UVA, eles penetram profundamente na pele, atravessam vidros e não são amenizados de acordo com a altitude do lugar, hora do dia ou estação do ano.
7. Existe um horário apropriado para tomar sol?
Sim! Na praia ou piscina, antes das 10h e depois das 15h. Fora desse período, a radiação UVB é mais intensa, causa facilmente, queimadura solar, manifestada por vermelhidão, bolhas e descamação na pele. Além disso, está associada ao aumento do risco de desenvolvimento de câncer de pele no futuro. Vale lembrar que a exposição ao sol no período apropriado não dispensa o uso do protetor solar.
8. Quando devo usar protetor solar?
Diariamente. Estudos atuais demonstram os benefícios da fotoproteção diária, com filtros solares de amplo espectro, os quais previnem agressões da pele causadas pelo sol. Além disso, alguns locais refletem luz solar e potencializa a ação do sol, como a água; a neve (85%); superfícies pintadas de branco e asfalto (70%) e; areia branca, (25%). Nos períodos de exposição mais intensa, como o verão, é necessário aplicar o protetor até mesmo nas partes do corpo cobertas por roupa, pois a radiação UV penetra em tecidos com trama larga e cores claras. Uma camiseta de malha branca seca, por exemplo, oferece proteção entre UPF 5 a 9 apenas.
9. Qual quantidade de protetor solar devo usar?
Para obter uma proteção eficiente, use 35g por aplicação, o equivalente a duas colheres de sopa cheias. Lembrando que o produto deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a, pelo menos, cada duas horas.
10. É exagero tomar todos esses cuidados em dias nublados?
De jeito algum! Em dias nublados, 80% da radiação solar atinge a Terra, ainda que você não perceba a ação do sol no corpo. Por isso, proteger-se é necessário sempre e o uso do protetor solar é indispensável.
Fonte:Dermatologista Alessandra Nogueira

Osteoporose

É uma doença do mal que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fracturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fractura, que costuma ser espontânea, isto é, não relacionada a trauma. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior. A osteoporose pode ter sua evolução retardada por medidas preventivas.
A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas. Se não forem feitos exames sanguíneos e de massa óssea, é percebida apenas quando surgem as primeiras fracturas, acompanhadas de dores agudas. A osteoporose pode, também, provocar deformidades e reduzir a estatura do doente.
Estima-se que mundialmente 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens acima da idade dos 50 tem osteoporose. Ela é responsável por milhões de fracturas anualmente, a maioria envolvendo vértebras lombares, quadril e punho.

Quem se encontra em maior risco de desenvolver a doença são:

Mulheres;
Fumadores;
Consumidores de álcool ou café em excesso;
Diabéticos;
Actividade física inadequada, quer em excesso, quer ausência.
Como prevenir:

Fazer exercícios físicos regularmente: os exercícios de resistência são os mais recomendados;
Dieta com alimentos ricos em cálcio (como leite e derivados), verduras (como brócolos e repolho), camarão, salmão e ostras.
A reposição hormonal de estrogénio em mulheres durante e após o climatérico consegue evitar a osteoporose.

Menopausa e dicas nutricionais

A menopausa é caracterizada pela interrupção do ciclo menstrual devido à diminuição gradual da função ovariana. Ovários param de produzir estrogênio e progesterona. A menopausa geralmente acontece entre os 40-50 anos de idade. Alguns sintomas podem começar aparecer alguns anos antes da menopausa. Esta fase é chamada de perimenopausa ou pré-menopausa, oferecendo uma oportunidade de preparação emocional e física pra a transição que está por vir.
Durante a pré-menopausa, os ovários não ovulam com regularidade e o começa o sintoma das ondas de calor. O tratamento de reposição de hormônios sintéticos traz enormes riscos à saúde, pois contribui para o aparecimento de câncer de mama e problemas cardíacos. No entanto, quando a mulher pratica atividade física e se alimenta bem, as supra-renais geralmente reagem a menopausa gerando hormônios precursores como pregnenolona e o DHEA, que são convertidos em estrogênio, progesterona e testosterona, não necessitando da reposição hormonal.

Sintomas:

-Suspensão da menstruação;
-Ondas de calor;
-Secura vaginal;
-Sudorese noturna;
-Insônia;
-Tonteira;
-Palpitações cardíacas;
-Dores de cabeça;
-Redução da libido;
-Alterações no humor;
-Cansaço;
-Dor nas juntas;
-Alterações na pele (acne, pêlos faciais, queda de cabelo).

Alimentação:
Adote uma alimentação rica em alimentos naturais e pobre em alimentos industrializados, especialmente cereais integrais, legumes, hortaliças e frutas. Esses alimentos contêm fitoesteróis que conferem equilíbrio hormonal. Deve ser dado atenção a alimentos como: soja, tofu, missô e sementes de linhaça que são fontes excelentes de fitoesteróis. Os ácidos graxos essenciais (gorduras boas) protegem o coração e deixam a pele macia e radiante. Boas fontes são peixes de águas frias, como salmão, bacalhau, atum e também sementes de linhaça. A vitamina E regula a produção de estrogênio. Não esqueça de incluir óleo de nozes e sementes processadas a frio em sua alimentação. Consuma diariamente 1 colher de sopa de linhaça moída. Ela contém ligninas, fitonutrientes capazes de equilibrar o estrogênio e reduzir o colesterol. Beber baste água que vai ajudar a eliminar as toxinas e substituir os fluídos perdidos nas ondas de calor.

Alimentos que devem ser evitados:
Reduzir o consumo de carne vermelha e outras fontes de gordura saturada para proteção de problemas cardíacos. Evitar bebidas gaseificadas (água com gás, refrigerantes...), pois eliminam o cálcio do organismo. Cafeína e álcool agravam o aparecimento das ondas de calor, portanto, elimine-os da sua alimentação.

Dicas nutricionais:
- Controle o seu peso corporal, pois o risco de câncer de mama e derrame é bem maior em mulheres acima do peso;
- Diminua o consumo de gorduras saturadas e trans para prevenir doenças do coração. De prioridade para as gorduras saudáveis (ômega 3);
- Acrescente fibras na dieta, pois reduzem o colesterol e garantem bom funcionamento intestinal;
- Pratique exercícios físicos diários. Ajudam na queima da gordura;
- Aumente o consumo de alimentos ricos em cálcio para proteger contra osteoporose;
- Aumente o consumo de alimentos ricos em soja, pois apresentam fitoesteróis;
- Consuma peixe 3 vezes por semana (ômega 3);
- Use diariamente semente de linhaça (1 colher de sopa), para prevenir sintomas da menopausa;
- Ingira alimentos ricos em vitamina E que ajudam na hidratação e evitam ressecamento vaginal e da pele (gérmen de trigo, aveia, carnes, feijão, ervilha e cereais integrais);
- Inclua alimentos ricos em triptofano (aminoácido), pois diminuem a sensação de depressão decorrente a esta nova fase. Fontes: leite e derivados, banana...;
- Aumente o consumo de bioflavonoides, encontrados nas frutas cítricas, diminuem o calorão e são ricos em vitamina C (antioxidantes);
- Aumente o consumo de alimentos que contêm fitoestrógenos como: erva doce, repolho, cenoura, aipo, cereja, amora, espinafre, chá verde e inhame.

Suplementação:
- Para problemas de memória e concentração utilize Gingko biloba (cápsulas de 120 a 240mg do extrato). Ele aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro;
- Caso esteja fazendo reposição hormonal que sobrecarrega o fígado. Para desintoxicar use cardo - mariano, tomar 250mg duas vezes ao dia;
- Para as ondas de calor pode ser utilizada a Sálvia (4 a 6g/dia) ou vitex (160 a 240mg/dia);
- Para relaxar e desestressar utilize chá de camomila, hortelã-pimenta ou maracujá. Todas essas ervas são relaxantes e calmantes;
- Complexo de vitamina E pode ajudar a reduzir sintomas da menopausa. Tome de 800 a 1.200IU diariamente;
- Utilize de 1000mg de cálcio e 500mg de magnésio para a saúde dos ossos.
- Em casos de insônia use chá de valeriana;
- Walnut é um floral de Bach indicado para ansiedade quando está relacionada com essa fase nova da vida (10 gotas/diárias).

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Existem três tipos de inveja.

Um deles é positivo, pois ajuda a pessoa a evoluir. Os outros dois, no entanto, só causam prejuízos. Entenda a diferença entre eles
- Inveja positiva: ocorre quando a dor-de-cotovelo se transforma em atitude criativa. Um exemplo famoso aconteceu com o saudoso cantor Cazuza. Certa vez, ele admitiu que compôs a canção Brasil, uma das melhores de seu repertório, movido pela inveja da música Que país é esse?, de Renato Russo.
- Autodestrutiva: é a que derruba a auto-estima da pessoa, que passa a ver a conquista do outro como uma derrota sua. A raiva se volta para ela mesma.
- Perversa: é a que faz a pessoa querer sabotar a conquista ou o sucesso do outro.

Como elas se comportam

Situação:Uma colega que também não tinha namorado encontrou o amor da vida dela e está toda feliz.
A invejosa do bem:Após uma dor-de-cotovelo inicial, acaba ficando feliz pela amiga. E aceita o convite para jantar fora feito por um pretendente.
A auto-destrutiva:Acha que jamais vai conquistar um homem igual ao namorado da amiga, porque é feia, gorda, desinteressante. E, já que é assim, mergulha numa bandeja de brigadeiro.
A perversa:Após conhecer o namorado da colega, mente para ela: “Porque sou muito sua amiga, vou te contar uma coisa: quando você foi ao banheiro, ele me passou uma cantada...”
FONTE: ANA MARIA

Algumas Curiosidades Sobre o sonho

1. Você está paralisado durante o sonho:
Acredite ou não o seu corpo está virtualmente paralisado durante o sono. Isso ocorre possivelmente para preveni-lo de atuar aspectos dos seus sonhos. Durante o sono há glândulas que secretam um hormônio que ajuda a induzir o sono e os neurônios enviam sinais à coluna vertebral que causam o relaxamento do corpo e, em seguida, a pessoa fica essencialmente paralisada.
2. Estímulos externos invadem nossos sonhos:
Isso é chamado de Incorporação ao Sonho e é a experiência em que a maioria de nós têm um som do mundo real ouvido em nosso sonho e incorporada de alguma maneira. Um exemplo similar ocorre quando você sente sede ou vontade de urinar no mundo real enquanto dorme e isto é transportado para o sonho. A maioria das crianças, já grandes, urinam na cama por causa de incorporação: estão com a bexiga cheia, sonham que estão apertados e urinam no sonho ao mesmo tempo em que molham a cama. Pessoas com sede durante o sono relataram tomar copos de água dentro do sonho para, minutos depois, ficar com sede e tomar outro copo. O ciclo se repete até o momento que a pessoa acorda.
3. Quem pára de fumar tem sonhos mais vívidos:
Os tabagistas que fumaram por muito tempo e pararam reportaram mais sonhos vívidos do que eles normalmente teriam. Em adição, de acordo com a revista científica Journal of Abnormal Psychology “entre 293 fumantes que se abstiveram entre uma e quatro semanas, 33% disseram que tiveram ao menos um sonho sobre fumar. Na maioria dos sonhos as pessoas se flagravam fumando e sentiam fortes emoções negativas como pânico e culpa. Sonhos sobre fumar foram o resultado do fato da desistência ao cigarro, pois 97% dos voluntários não os tinham enquanto fumavam e sua ocorrência foi relacionada significativamente ao período de abstinência. Eles foram relatados como mais vívidos do que os sonhos normais e são tão comuns como os grandes sintomas de abstinência ao tabaco”.
4. Os sonhos não são sobre o assunto que parecem tratar:
Se você sonha sobre algum assunto em particular, não é comum que o sonho seja realmente sobre isso. Os sonhos nos falam em uma linguagem profundamente simbólica. A mente consciente tenta comparar seu sonho a outra situação ou coisa similar. É como uma analogia em uma poesia que diz que as formigas são como máquinas que nunca param. Em um sonho você nunca compara algo com esse mesmo algo, assim como na poesia, por exemplo: “Aquele belo pôr-do-sol era como um belo pôr-do-sol”. Portanto, seja qual for o símbolo que o seu sonho escolha, é muito improvável que o propósito do sonho seja o símbolo em si.
5. Nem todos sonham em cores:
Existem pessoas com visão normal (12%) que sonham exclusivamente em preto e branco. O restante sonha em cores. Há também temas comuns para os sonhos, que são situações relacionadas à escola, ser perseguido, tentar correr e mesmo assim se mover vagarosamente, experiência sexuais, cair, atrasar-se, uma pessoa viva atualmente estar morta, dentes caindo, voar, reprovar em um exame ou acidente de carro. É desconhecido se o impacto de um sonho relacionado à violência ou morte é mais emocionalmente carregado para a pessoa que sonha em cores ou para as que sonham em preto e branco.
6. Nós sonhamos apenas sobre o que conhecemos:
Nossos sonhos são freqüentemente cheios de pessoas estranhas que desempenham certos papéis. Você sabia que a sua mente não está inventando estas faces? Elas são rostos reais de pessoas que você viu durante a sua vida, mas pode não se recordar. O algoz de seu último pesadelo pode ter sido o caixa da padaria em que o seu pai comprava pão quando você era criança. Como todos vemos centenas de milhares de rostos por dia é possível que tenhamos um suprimento infindável de personagens que nossa mente por utilizar durante os sonhos.
7. Os sonhos previnem psicose:
Em um estudo recente sobre o sono, estudantes que foram acordados no início de cada sonho, mas mesmo assim puderam dormir suas oito horas de sono. Todos experimentaram dificuldades de concentração, irritabilidade, alucinações e sinais de psicose depois de apenas três dias. Quando eles finalmente foram autorizados a dormir durante o sono REM (Rapid Eyes Movement em inglês ou movimento rápido dos olhos; é o sinal fisiológico de que começamos a sonhar durante o sono), seus cérebros compensaram o tempo perdido aumentando muito o percentual de sono realizado no estagio REM.
8. Todo mundo sonha:
Com exceção de algumas pessoas com distúrbios psicológicos extremos todo o restante de nós sonha. Homens tendem a sonhar mais com outros homens, enquanto a mulher tende a sonhar igualmente com pessoas de ambos sexos. Ambos experimentam reações físicas aos seus sonhos não importando se ele tenha ou não natureza sexual; homens têm ereções e nas mulheres aumenta o fluxo sangüíneo vaginal.
9. Você esquece 90% dos seus sonhos:
Depois de cinco minutos acordados a metade do sonho já foi esquecido. Em 10m, 90% já se foi. O famoso poeta Samuel Taylor Coleridge acordou uma manhã depois de ter um fantástico sonho (possivelmente induzido pelo ópio) e começou a descrever sua “visão em um sonho”, que é um dos poemas ingleses mais famosos: Kubla Khan. Depois de haver escrito 54 linhas ele foi interrompido por um visitante indesejado. Samuel retornou ao seu poema, mas não pode lembrar o resto de seu sonho. O poema nunca foi concluído.
Curiosamente o autor Robert Stecenson inventou a história do Doutor Jeckyll e Sr. Hyde enquanto estava dormindo. Frankenstein, de Mary Shelley, também foi filho de um sonho da autora.
10. Os cegos também sonham:
Pessoas que ficam cegas depois do nascimento, podem ver imagens durante os sonhos. As pessoas que nascem cegas não enxergam nada, mas possuem sonhos igualmente vívidos envolvendo seus outros sentidos: audição, olfato, tato e suas emoções. É difícil para pessoas que enxergam imaginar, mas a necessidade dos sonhos para o corpo é tão forte que os cegos podem, virtualmente, manipular todas as situações com as quais sonham.

Fatos extras

* Você não sonha enquanto ronca.
* As crianças não sonham sobre si mesmas até aproximadamente os três anos. A partir desta idade, as crianças têm muito mais pesadelos do que os adultos até completar 7 ou 8 anos.
* Se você for acordado durante o sono REM, você tem mais chances de lembrar seu sonho mais vividamente do que quando você acorda pela manhã.
* Não existe evidência científica que confirme o mito de que acordar um sonâmbulo possa matá-lo.
* Há pessoas que sofrem de sonhos recorrentes. É um sonho que surge repetidamente durante longos períodos de tempo, até anos. Geralmente possui aspectos de pesadelo e pode ser causado por estresse pós-traumático.

Melancia tem poucas calorias e é um bom afrodisíaco

Além de ser refrescante e saborosa, ideal para servir como sobremesa naqueles dias mais quentes, a melancia também pode temperar a vida amorosa. Segundo Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração, a fruta é um alimento afrodisíaco. “Já sabemos que a melancia, além de ter fibras e muita água, possui citrolina, uma aminoácido estimulante sexual”, fala Magnoni.
Para quem deseja mais do que uma vida sexual saudável, os benefícios não param por aí. Por ser uma fruta pouco calórica –uma fatia de 200 g possui, em média, 50 calorias–, a melancia também é ideal para os que desejam manter a forma durante o verão. “Dá para comer o quanto tiver vontade”, afirma Fernanda Rodrigues Alves, nutricionista do Hospital Samaritano de São Paulo.
Quem curte passar o dia na praia e aproveitar as férias para praticar esportes também pode abusar da fruta. “Por ter bastante água, a melancia é um ótimo hidratante. Quando ela não está muito docinha, dá ainda para fazer sucos e até molho para macarronada”, completa Fernanda. Geladinha, a melancia pode ser ainda mais atraente.

Saiba mais

1. Qual a composição da melancia?
Tem alta porcentagem de água, carboidratos, um pouco de vitamina C e licopeno, o pigmento responsável pela cor avermelhada da fruta, um importante antioxidante.

2. Que tipos de doença a fruta ajuda a evitar?
Ajuda a reduzir o risco de câncer e de doenças cardiovasculares, evitando o colesterol ruim e diminuindo o risco de infarto.

3. Todos podem comer melancia? Há alguma contraindicação no caso do consumo exagerado?
Sim, a fruta é própria para o verão e não tem limitação nem contraindicação. Contudo, a melancia pode ser indigesta para algumas pessoas.

Fonte: Helena Novaretti

O gosto do ciúme

Para muitos, o sentimento é sinônimo de amor e cuidado, mas basta errar um pouco na dose para ele fazer desandar a receita de um relacionamento saudável O ciúme exagerado faz uma relação se tornar frágil tal qual a casca do ovo. Ele é como um inquilino que mora dentro do peito. Discreto no começo, não sinaliza problema e até é encarado com certa graça. Mas basta um olhar desviado ou uma frase mal interpretada para o sentimento, antes pequeno, tomar grandes proporções e criar uma confusão daquelas. Estamos falando do ciúme.
Por causa dele, nos sentimos traídos e incompreendidos, falamos mais do que devíamos. O resultado de tudo isso é um baque capaz de abalar até mesmo os relacionamentos mais sólidos.
O intrigante é que, mesmo sabendo disso, estamos sujeitos a vivenciá-lo repetidas vezes. "Essa é uma emoção normal, muito presente na vida do ser humano", explica o psiquiatra Eduardo Ferreira Santos, autor do livro Ciúme - o lado amargo do amor (Editora Ágora). Ter ciúme é tão natural quanto uma dor: todo mundo sente vez ou outra e toma as medidas necessárias para que passe.
O problema é quando essa dor começa a ser uma companhia constante. São tantos os sentimentos que vêm à tona e ajudam na explosão de uma crise de ciúme que fica difícil defini-lo. No entanto, é essencial ressaltar que, em qualquer circunstância, essa emoção caminha de mãos dadas com a insegurança.
"O ciúme surge do receio que alguém possa tomar nosso lugar, nos colocando em uma situação de desprezo ou esquecimento", analisa Miguel Perosa, professor do departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A sensação é de ameaça. E você sabe, em momentos assim, todos os nossos instintos entram em cena e podem fugir do controle.
Isso explica as inúmeras manchetes de jornal com finais tristes, vividas por pessoas ciumentas. Mas há quem prefira analisar os fatos por uma óptica mais branda. Para muita gente, o ciúme é como uma espécie de termômetro do amor e, assim sendo, sua ausência é encarada como descaso.
"É uma visão mais romântica que só funciona quando se trata de uma dose moderada, que não ultrapasse os limites da individualidade", completa Perosa. Baseado nessa versão surgiu o ditado popular "Quem ama cuida" - frase que vive na ponta da língua dos ciumentos e é utilizada como álibi para justificar suas atitudes possessivas. Acontece que, embora sejam constantemente colocados no mesmo patamar, zelo e ciúme são sentimentos bastante diferentes.
"O primeiro é altruísta, pois se sustenta no cuidado e preocupação com o outro. O segundo tem um fundo egoísta, já que vem do medo de perdermos o valor que temos para alguém", comenta Santos.
Por isso, melhor do que buscar alguma desculpa é seguir o conselho dos especialistas: atentar à medida e cuidar do problema, logo no início, impedindo que ele se torne maior.
"As pessoas gostam de sentir que o outro se importa com o relacionamento, mas tudo tem limite", pondera a psicoterapeuta Mara Pusch, consultora de comportamento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Desconfiar do parceiro e testá-lo em qualquer oportunidade, portanto, são sinais de desequilíbrio, o que pode envenenar e destruir a relação.

Erro de foco

É claro que algumas pessoas colaboram para as crises de ciúme de seus parceiros, seja pela beleza, carisma ou pela forma como lidam com os relacionamentos anteriores. É importante ressaltar, entretanto, que nem sempre a origem do problema está no outro. "Geralmente, além de não confiar na pessoa amada, o ciumento tem baixa autoestima e não confia em si mesmo.
Assim, não acredita que possa ser amado e vive na iminência de perder o afeto do outro", conta a professora da Unifesp. O inverso também acontece. "Algumas pessoas são tão egocêntricas que desejam ser sempre o alvo das atenções. Então, tornam-se possessivas, controlando qualquer atitude que possa ofuscá-las", afirma o psiquiatra Santos.
Olhar para si mesmo e perceber tais caracte- rísticas faz que muita gente prefira engolir a seco seu ciúme a expor suas fragilidades emocionais. Puro orgulho. E é melhor ficar esperto, pois essa pode ser uma armadilha.
Quem sufoca por muito tempo aquilo que sente, acaba sobrecarregando o psicológico e pode sofrer uma verdadeira explosão de sentimentos, que vem assim, de repente. Sabe aquela história de estar tão saturado que uma simples palavra - daquelas que, se dita em outro momento, passaria despercebida - pode ser a gota d'água? Melhor não pagar para ver o resultado.
"O ideal é que haja espaço no relacionamento para falar sobre o ciúme, expor o que desagrada, procurar soluções e mais segurança com a ajuda do companheiro", diz Santos. E se ainda assim a situação estiver complicada, a ajuda de um especialista pode ser funda- mental para levantar as razões que levam a tanta insegurança e as melhores formas de trabalhar isso.

Não sufoque aquilo que sente. O melhor caminho é a conversa

Lidando com a fera
Não deixar que o ciúme atrapalhe a relação é uma tarefa complicada. Se você é ciumento, seguem algumas dicas:
O primeiro passo é reconhecer que é ciumento e tentar entender os motivos que favorecem esse comportamento.
Fingir que nada aconteceu ou reprimir seu ciúme não ajuda em nada. O melhor é dialogar com o parceiro para que juntos encontrem uma solução.
A conversa não pode ter tom de cobrança e nem de acusação. Por isso, espere o melhor momento. Não se deixe levar pelo calor das emoções.
Entenda que, se alguém está com você, é porque foi atraído e conquistado por suas qualidades. Acredite em seu potencial e pare de fantasiar o pior.
Respeite o espaço do outro. Afinal, é quando nos sentimos sufocados e insatisfeitos que começamos a olhar para os lados e achar defeitos no relacionamento.

FONTE:Patrícia Affonso

Trabalho sem estresse

Manter o equilíbrio é fundamental para ter um bom desempenho profissional. Acompanhe cinco dicas para relaxar durante o expediente
Respire e silencie a mente: procure alinhar seus pensamentos no foco das atividades do dia. Sinta a energia que seu corpo absorve pela respiração profunda e ritmada, inspirando e expirando pelo nariz.
Alimente-se bem: priorize um café da manhã nutritivo, com frutas e cereais. Você ficará mais preparado para a correria. Deixe algumas frutas secas, chás e sucos naturais por perto, caso sinta fome durante o dia. Acredite: até o seu humor irá melhorar!
Aromatize o ambiente: os óleos essenciais são ótimos para gerar uma sensação de bem-estar. Escolha o aroma que mais o agrada e use como spray. A lavanda, por exemplo, estimula o bom ânimo e acalma. Já o limão-siciliano ajuda a aumentar o foco.
Mantenha o propósito: não deixe que o desânimo, o cansaço ou a pressão atrapalhem a vontade de criar profissionalmente. Procure ver no trabalho algo que o encoraje a continuar, mesmo diante dos obstáculos. Essências de rosa ou aveia selvagem ajudam a manter a perseverança.
Movimente a energia: durante o dia, pressione pontos reflexos do corpo que estimulam sua energia vital e promovem um alívio para dores e tensões. Massageie suas orelhas, alongando-as bem. Com o dedo indicador, faça movimentos circulares na região entre as sobrancelhas, ativando esse ponto por um minuto.

Fonte: Márcia Cristina Oliveira Fernandes

A erva-mate contra o mal de Parkinson

Esse efeito acaba de ser constatado por cientistas da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina. Depois de testar o extrato da planta em ratos induzidos à doença, eles observaram que algumas de suas substâncias mostraram-se capazes de protegê-los. Em outra investigação os animais receberam o fi toterápico com a medicação tradicional e os resultados foram ainda mais signifi cativos. Parte das cobaias chegou a recuperar completamente os movimentos. O estudo ainda é preliminar, mas já provou que a erva-mate pode ser utilizada na prevenção desse mal degenerativo e também como coadjuvante no tratamento, conta a farmacêutica Luciane Costa Campos, chefe da pesquisa. Saúde Abril

Cresce número de doadoras de leite materno no Brasil

Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de mulheres doadoras de leite materno no Brasil passou de 60.441 para 110.648 de 2004 para 2008, o que equivale a um aumento de 83%. Para 2009, é esperado um acréscimo de 10% no número de mães doadoras. Até junho deste ano, 48.444 mulheres doaram leite.

O volume de leite materno coletado, no entanto, subiu menos: 49,5% nos últimos quatro anos. No mesmo período, a quantidade de recém-nascidos que receberam o alimento materno aumentou 47%.

Segundo o ministério, o número de doadoras não garante um aumento regular na quantidade de leite doado e de bebês contemplados, pois a frequência de doação pode variar -algumas doam apenas uma vez e outras, durante todo o período de amamentação do filho.

O ministério lançou ontem a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano, para conscientizar mais mulheres para a importância da doação. A rede nacional conta hoje com 196 bancos de leite materno e 73 postos de coleta em funcionamento. No Estado de São Paulo, há 53 bancos
cadastrados.

Está prevista a criação de mais 16 bancos de leite e 11 postos de coleta em 17 Estados do Nordeste e da Amazônia Legal.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a maior do mundo. O Brasil coordena a Rede Ibero-Americana de Bancos de Leite Humano e transmite tecnologia de controle de qualidade e processamento de leite materno para 22 países da América Latina, Caribe e África e para Portugal e Espanha.
Para doar
Podem ser doadoras mulheres que amamentam e produzem leite em quantidade superior às necessidades do bebê. Além disso, elas devem ser saudáveis e não usar medicamentos que impeçam a doação.

O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. Ao retirar o líquido, é indicado estar em local limpo e longe de animais. Também deve-se evitar conversar durante a ordenha.

O leite deve ser conservado em frasco de vidro esterilizado com tampa plástica, no congelador ou no freezer. Uol

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Comer doce diariamente na infância aumenta agressividade, diz estudo

Se seu filho não consegue passar um dia sem comer barras de chocolate, balinhas e outros doces, ele poderá ter problemas na fase adulta que vão além da obesidade. Estudo publicado na edição de outubro do periódico científico “British Journal of Psychiatry” indica que meninos e meninas que comem diariamente esses alimentos têm grandes chances de se tornarem adultos violentos e agressivos.
A pesquisa, feita com cerca de 17.500 participantes desde a década de 1970, mostrou que pessoas que aos 10 anos de idade comiam doces todos os dias tiveram, aos 34 anos, uma probabilidade muito grande de serem acusados de cometer atos de violência. Pesquisadores da Universidade de Cardiff descobriram que 69% dos participantes que foram violentos aos 34 anos comiam doces e chocolates quase todos os dias durante a infância, contra 42% dos que não tinham comportamento violento. Este é o primeiro levantamento a analisar os efeitos em longo prazo da dieta na infância e relacioná-los à violência de adultos.


“Dar às crianças doces e chocolate regularmente pode impedi-las de aprender a esperar para obter algo que querem”, disse o cientista-chefe do estudo, Simon Moore. “A perda de capacidade de adiar a gratificação pode levá-los a um comportamento mais impulsivo, que está fortemente associado à delinqüência."

Os pesquisadores concluíram que a relação entre doces e violência deve receber a devida atenção dos pais. “A melhoria da dieta alimentar das crianças pode melhorar a saúde e reduzir a agressividade." G1

Cerveja engorda, mas não causa a famosa barriga, diz estudo

Sabe aquela famosa barriguinha de cerveja tão cantada e consagrada em certos tipos de homens? Pois a partir de agora, você não pode mais culpar a loira gelada pela forma circular de seu abdômen. Estudiosos alemães do Instituto de Nutrição Humana Potsdam-Rehbrucke e da Universidade de Ciências Aplicadas Fulda, em parceria com a Universidade de Gothenburg na Suécia, investigaram cerca de 20.000 pessoas por oito anos e verificaram seus hábitos etílicos e obviamente a medida de suas barrigas.
O resultado mostrou que os grandes bebedores (aqueles com média de duas canecas por dia) ganham peso sim, mas não obrigatoriamente em volta da cintura. Ou seja, o padrão de acúmulo de gordura em determinada região do corpo é mais ligado a fatores genéticos do que a ingestão da bebida. O estudo mostrou que no período estudado, tanto homens bebedores de cerveja, quanto aqueles que não consumiam a loira, ganharam massa gordurosa na cintura. No caso das mulheres, as apreciadoras de cerveja tiveram um crescimento mais acentuado nos quadris do que na barriga em si.

Obviamente que os médicos já alertaram que isso não libera o consumo exagerado da bebida, pelo contrário, quem quer perder peso deve cortar o álcool. Só lembrando que a cerveja tem poucas calorias (200 em um copo versus 400 na mesma quantidade de vinho), mas dificilmente uma pessoa se contenta com uma caneca somente. Tudo isso aliado ao salgadinho, batata frita, porção de tremoço e de pastéis variados na mesa do bar, seguramente vão fazer que sua silhueta ganhe novas formas.


Fonte: Terra

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

COMO REEDUCAR MEU HÁBITO INTESTINAL?

Evite o uso de laxante. Normalmente, o produto produz flatulência, cólica e também pode causar dependência e flacidez intestinal. Aumente a ingestão de água, pois ela lubrifica o trato intestinal, facilitando a evacuação. Praticar atividade física com frequência e manter uma alimentação regular são boas dicas para melhorar a saúde do intestino. Alguns alimentos laxativos: laranja, ameixa, mamão e aveia. Obstipantes: maçã, banana, goiaba e mandioca.

Fonte: Dieta Dissociada, João Cesar Castro Soares

Devanear é pra lá de saudável

Estudos provam que investir em momentos de devaneio é fundamental para a criatividade e ainda se torna uma habilidosa ferramenta contra o estresse. Aprenda como usá-la

A vida depende da criatividade — seja para encontrar um jeito melhor de fazer determinado trabalho, para escrever uma obra-prima, seja, voilà, para criar um remédio. Recentemente, a virologista americana Beatrice Hanh, que se dedica ao estudo da aids, disse que pensar fora da caixa é sempre uma boa pedida. Beatrice, que é da Universidade do Alabama, se referia à descoberta de uma nova técnica de combate à doença. Em vez de usarem o sistema de defesa do organismo, muito comprometido pelo vírus HIV, os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia apelaram para as células musculares a fim de estimulá-las a produzir anticorpos. Deu certo. Embora ainda não seja a cura do mal, a descoberta foi vista como promissora. E, sem uma bela parcela de imaginação, nada teria acontecido. Esse desfocar, como defi- niu Beatrice, percorre novas áreas do cérebro, assopra a poeira dos pensamentos guardados no inconsciente e, eureca!, joga luz sobre respostas.

Para confirmar a tese, eis que surge um estudo da Universidade British Columbia, no Canadá. Por meio de imagens de ressonância magnética, a professora Kalina Christoff, do Departamento de Psicologia da instituição, provou que o cérebro está bem mais ativo durante o devaneio do que se imaginava. A pesquisa, publicada na revista científica americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), comparou esse estado a um momento de raciocínio lógico.

“Se a gente pensa, por exemplo, nos sabores da Toscana, a área da massa cinzenta ligada ao paladar ficará mais vibrante. Assim como, se mergulha na lembrança do beijo da pessoa amada, o setor da sensação tátil é alimentado”, comenta Fernando Cendes, especialista em neuroimagem da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. E, como todo tipo de divagação envolve sempre a área da memória, as redes neurais ligadas às lembranças se mostraram mais ativadas do que aquelas relacionadas a tarefas rotineiras, como digitar um texto no computador. Conclusão: distrair-se não é só coisa de gente preguiçosa ou lunática. Pode ser o caminho certo para resolver um problema.

O mérito do devaneio vai longe. Ao flexibilizar o pensamento, fomenta novas conexões entre as células nervosas — é o que os cientistas chamam de sinapse silente, que faz aqueles neurônios de mãos dadas, porém parados, passarem a funcionar na maior animação. Essa ginástica cerebral, que tanto contribui para a criatividade, possibilita um ensaio para grandes decisões. Sigmund Freud (1856-1939), o criador da psicanálise, disse o seguinte a respeito desse treino mental: “Você pode engatar em ações sem nenhuma consequência. Pode imaginar-se ridicularizando seu professor ou dando uma surra no seu chefe, sem pretender, de fato, fazer isso”.

O benefício para a alma, brincadeiras à parte, é imenso. E o corpo não fica atrás. “Sonhar acordado é nada menos do que essencial para a sobrevivência”, defende o psicólogo especializado em neuroendocrinologia Esdras Vasconcellos, da Universidade de São Paulo. “Sem esse momento de dispersão, o cotidiano fica frio, concreto e racional demais. E a mente não dá conta. A consequência pode ser a erupção de um transtorno como o pânico”, alerta.

Desfecho assim tem explicação fisiológica. A fantasia brota no sistema límbico, região do sistema nervoso responsável pelas imagens e emoções. Sobre ele há o córtex, que cuida da consciência e do raciocínio. No início dos tempos, quando os homens não tinham essa região totalmente desenvolvida, falávamos por meio de sinais. Essa continua sendo a estrutura básica da massa cinzenta. Veja, então, o esforço que fazemos para impor a razão sobre a imagem e o sentimento. “Isso causa grande estresse ao cérebro. No sono há uma descarga dessas impressões reprimidas. Só que não é suficiente. Precisamos sonhar acordado para um melhor saneamento mental”, explica Vasconcellos. Sem essa drenagem, o corpo pode transbordar em medo.

Esse é um dos motivos pelos quais é importante parar e deixar a mente extravasar. “Chega uma hora em que é necessário limpar a caixa postal do cérebro. Não há espaço para tantas informações que captamos durante o dia”, diz a pesquisadora Sílvia Cardoso, diretora do Instituto Edumed, um centro de neurociências de Campinas.

Se aproveitamos esse recreio fantasioso e pensamos em coisas boas, estamos, então, enviando prazer à mente. O lado biológico — e bom — da história é que poupa-se o corpo de um desgaste. “O sistema límbico dá o estímulo para o hipotálamo comandar a regulação de hormônios”, explica Sílvia. “Paralelamente há uma interrupção dos fatores desencadeantes do estresse, como os hormônios cortisol e adrenalina, que prejudicam a imunidade e causam doenças.” Sem contar numa enxurrada de substâncias que levam ao relaxamento, como dopamina, endorfina e acetilcolina.

Tudo que imaginamos tem um impacto importante sobre o organismo. A psico-oncologia, disciplina que dá apoio psicológico aos pacientes com câncer, consegue ótimos resultados quando sugere a esses pacientes que visualizem as células de defesa destruindo as cancerosas, como num filme. Assim caminha a humanidade também. Basta lembrarse de líderes como o ativista americano Martin Luther King (1929-1968), que organizou a mais contundente reivindicação pelos direitos civis dos negros com seu discurso: “Eu tenho um sonho”. Sáude Abril

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Falta de vitamina D aumenta risco de pressão alta

A pressão alta pode levar a problemas sérios de saúde, como acidente vascular cerebral e infarto. E, de acordo com uma pesquisa apresentada no último encontro da Associação Americana do Coração, que ocorreu na semana passada em Chicago, Estados Unidos, a deficiência de vitamina D em mulheres pode aumentar os riscos de desenvolver essa doença na meia-idade.

Para chegar a tal conclusão, os cientistas analisaram dados de 559 pacientes a partir de 1992, quando tinham de 24 a 44 anos. A pressão arterial foi conferida anualmente, até 2007. A medida do nível de vitamina D ocorreu em 1993.

As mulheres na pré-menopausa avaliadas com baixo índice da substância tiveram três vezes mais risco de apresentar hipertensão arterial sistólica (maior número da leitura da pressão) em comparação às com níveis normais.

"Esse estudo difere dos outros porque nós estamos olhando por 15 anos, um acompanhamento mais longo do que o de muitas pesquisas", disse a coautora Flojaune Griffin ao site Science Daily. De acordo com a profissional, não há um consenso sobre o consumo ideal de vitamina D. Alguns pesquisadores acreditam que a ingestão recomendada de 400 a 600 unidades internacionais (UI) diárias é inadequada e sugerem uma muito maior, de 1.000 a 5.000 UI.

Vale lembrar que a vitamina D tem papel importante na saúde dos ossos. Outros levantamentos recentes indicam que taxas inferiores em mulheres podem elevar as chances de terem alguns cânceres, além do impacto negativo sobre a função imunológica e doenças inflamatórias.

Entre as maneiras de buscar boas quantidades estão expor-se ao sol (antes das 10h e depois das 16h), incrementar as refeições (com alguns tipos de peixe, como salmão e sardinha) e apostar nos suplementos prescritos por médicos.
Terra

Como tirar manchas de roupas

Você manchou sua peça de roupa preferida, já tentou esfregar, lavar várias vezes e não sabe mais o que fazer para recuperá-la? Fique calma. Pesquisamos alguns truques para tirar manchas de vários tipos. Lembre-se que quanto mais cedo você tentar tirar a mancha, mais fácil será removê-la.
Caneta – Deixe a roupa como mancha de tinta de caneta de molho por algumas horas em uma vasilha com leite azedo ou uma mistura de leite e vinagre. Esfregue bem e repita o processo várias vezes.
Chiclete – Use o lado sem corte de uma faca para tirar o excesso. Em seguida, passe gelo sobre o chiclete. Ele vai endurecer e se soltar do tecido com facilidade. Outra opção para tirar mancha de chiclete é colocar a peça dentro de um saco plástico e levar ao congelador até que o chiclete endureça.
Batom – Com um tecido ou toalha de papel absorvente, tire o excesso com bastante cuidado para não espalhar ainda mais a mancha. Lave com detergente, esfregando delicadamente. Esfregar um pouco de álcool sobre a mancha de batom antes da lavagem também pode resolver o problema.
Ferro de passar – Quando quente demais, o ferro pode deixar uma marca amarelada no tecido. Passe água oxigenada sobre a mancha de ferro de passar e lave com bastante água.
Café – Lave a mancha imediatamente com água quente ou fervendo, manchas de café podem se tornar permanentes. Se o local for difícil de ser lavado, coloque outro tecido por baixo e esfregue gelo na mancha até que ela suma por completo. Esfregar uma solução de água e bicarbonato de sódio também funciona. Se a mancha de café já estiver seca, esfregue um pano úmido com vinagre branco ou álcool.
Gordura – Coloque uma toalha de papel absorvente embaixo da mancha de gordura e passe com ferro bem quente. Outra opção pare remover a mancha de gordura é aplicar detergente e esfregar bem. Outra opção é aplicar bastante talco sobre a mancha para que ele absorva parte da oleosidade. Deixe por algumas horas e lave bem.
Graxa – Coloque um pouco de margarina vegetal sobre a mancha de graxa, deixe por alguns minutos e depois lave normalmente com água e sabão.

Cuidados antes de fazer uma tatuagem

Antigamente, ter tatuagem era sinônimo de sofrer preconceito. Tudo bem que ainda hoje, no século XXI, ainda existam algumas pessoas que não acompanharam as mudanças, mas a questão não é essa. O que realmente importa é o que você pensa e quer, portanto, se você quer fazer uma arte no corpo, deve estar consciente que é eterno. Hoje existem formas de eliminar a tatuagem, mas, o custo e a dor não valem a pena. Portanto, tenha certeza de sua escolha! Após isso, é necessário saber de deveres básicos e os cuidados antes de fazer uma tatuagem.
Primeiramente, você deve estar segura sobre o tatuador, conhecendo realmente a forma de trabalho dele e prestando a atenção se o material que ele utiliza é descartável. Esses mínimos detalhes sobre os cuidados com a higiene fazem toda a diferença e evita o contágio de graves doenças como a AIDS e a Hepatite B. Não opte pelo primeiro tatuador barato que aparecer, procure pesquisar uma melhor opção, afinal, uma tatuagem é feita para durar para sempre, então merece ser feita por alguém competente.
Não beba nenhum tipo de álcool, pois pode prejudicar a cicatrização de sua tatuagem e se alimente pelo menos três horas antes de começar sua tattoo. Esses são cuidados simples, porém, essenciais antes de fazer uma tatuagem.

E quais são os cuidados pós-tatuagem?

Para manter sua tatuagem bonita, é essencial utilizar o plástico de embalar alimentos por três dias pós-tatuagem. Evite expor sua tatuagem ao sol e lave-a com sabonete anti séptico.
Passe uma camada fina da pomada indicada pelo seu tatuador três vezes ao dia, ela faz com que sua tattoo cicatrize de forma mais rápida. Não entre na piscina nem no mar no processo de cicatrização, pois pode correr o risco de ter uma tatuagem desbotada. Se controle e evite coçar sua tatuagem ou arrancar as cascas, caso se forme. Use roupas mais leves nos primeiros dias, seu corpo agradece.
Seguindo essas dicas, você tem grandes chances de obter uma tatuagem bonita por muito tempo e sem riscos de doenças causadas por falta de atenção!

Entrevista com a Dra.Joara Torquato


Programa Saúde e Bem Estar com apresentação de Araujo Pathelle e a coordenação de Ana Flávia Rodrigues.

10 alimentos que garantem boa saúde

Alguns alimentos, além de nutritivos, têm o poder de ajudar as mulheres a garantir a boa saúde e manter a beleza. Eles ajudam a aliviar os sintomas da TPM, controlar a ansiedade e prevenir doenças. Selecionamos 10 alimentos que garantem boa saúde e por isso, não podem faltar na sua mesa. Confira:

1. Soja – As isoflavonas ajudam a equilibrar as funções hormonais. O consumo de soja traz benefícios para as mulheres que sofrem com os desconfortos da menopausa, principalmente os calores repentinos. Além dos produtos a base de soja (iogurtes, leite, queijo), experimente acrescentar os grãos de soja na salada.

2. Cenoura – Rica em vitaminas, ajuda a eliminar a acne e controlar a oleosidade natural da pele. Contém silício e potássio, que facilitam a eliminação do excesso de líquido no organismo. Estimula o metabolismo e facilita a digestão. A grande quantidade de betacaroteno presente na cenoura diminui o risco de problemas de visão.

3. Couve-flor – A ingestão diária de ½ xícara (chá) de couve-flor ajuda a reduzir os riscos de tumores nas mamas. Isso porque o vegetal contém substâncias que reduzem o nível do hormônio estrogênio, associado ao surgimento do câncer.

4. Aveia – Possui substâncias que estimulam o organismo a absorver menos gordura, ajudam a hidratar a pele, combater a celulite e a retenção de líquidos. As fibras da aveia fazem bem para o intestino e prolongam a sensação de saciedade.

5. Goiaba – Contém pouco açúcar e o suco da fruta ajuda a controlar as taxas de glicose no sangue, por isso é muito boa para quem tem diabetes. Combate infecções e hemorragias. Possui vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e fibras.

6. Frango – Fonte de proteína e de vitamina B6, a carne de frango alivia os sintomas da TPM. Como os alimentos verde-escuros também agem da mesma maneira no organismo, uma boa pedida é servir o frango com brócolis ou couve.

7. Banana – É uma das melhores fontes de potássio, que deixa a pressão sanguínea sob controle e é importante para os músculos, evita as cãibras. Protege de doenças cardíacas, evita o acúmulo de placas de gordura nas artérias.

8. Mel – Além de adoçante natural, o mel também ajuda nosso corpo a se defender das infecções provocadas pelas bactérias. Um copo de leite morno adoçado com 2 colheres (sopa) de mel antes de dormir ajuda a ter uma boa noite de sono.

9. Azeite – Tem ação antioxidante, evita o envelhecimento das células. É um grande aliado no combate às doenças cardíacas, aumenta o colesterol bom e reduz o ruim. Diminui em quatro vezes o risco de artrite na idade avançada.

10. Castanhas – Assim como as amêndoas, possuem gorduras insaturadas, que protegem o coração e reduzem o colesterol. Fonte de selênio e vitamina E, combatem a flacidez e retardam o envelhecimento dos tecidos. O ideal é consumir até 3 castanhas por dia para não engordar.

Deborah Busko

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A saúde dos olhos do idoso

A partir dos 40 anos de idade há maior probabilidade da ocorrência de problemas visuais, o que aumenta muito a partir dos 60 anos. A partir dos 80 anos são bem comuns as alterações degenerativas.
O ideal é que todos façam, regularmente, uma avaliação oftalmológica, o que deve ser intensificado no idoso.
A maior atenção ao idoso é decorrente de comumente apresentar hipertensão arterial e diabetes mellitus, que podem levar a alterações oculares importantes.
A retinopatia diabética pode levar à cegueira, por isso a necessidade da avaliação médica freqüente, tanto para o controle do nível de açúcar no sangue, quanto para avaliação oftalmológica.
O glaucoma (pressão aumentada dentro do olho) é uma outra condição importante, que pode levar à cegueira e que deve ser tratada diariamente com colírio e receber avaliação médica freqüente para a medida da pressão intra-ocular.
No idoso, normalmente aparece a catarata, que é uma condição passível de correção cirúrgica, com restabelecimento da visão, caso seja realizada em tempo adequado.
A degeneração macular pode ocorrer em torno dos 80 anos de idade, representando degeneração da área mais central e mais vital da retina, levando a importante perda visual.
Os erros de refração são comuns, como miopia (dificuldade para enxergar de longe) e hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto).
Os óculos devem ser regularmente revisados, principalmente naqueles pacientes que apresentam hipertensão arterial e diabetes mellitus.
Nos diabéticos é fundamental que se mantenha o adequado controle dos níveis glicêmicos, já que a retinopatia diabética, decorrente desse descontrole, pode causar grandes danos visuais irreversíveis ou ainda cegueira.
Deve-se procurar avaliação oftalmológica todo idoso, principalmente aqueles que apresentam hipertensão arterial, diabetes mellitus, histórico de glaucoma na família. Também aqueles que passam a apresentar déficit visual que não tinham ou piora do quadro em acompanhamento.
O controle oftalmológico é essencial para se preservar a saúde visual e se evitar outros problemas, como aqueles oriundos de quedas favorecidas por distúrbios visuais.
Consulte um oftalmologista regularmente. Revise os óculos regularmente. Mantenha sob controle seus níveis de pressão arterial e de glicose no sangue.

Cuide de sua saúde

Beleza dos cabelos

A beleza dos cabelos começa pelo que você come
Uma alimentação equilibrada e saudável é importante não só para a sua silhueta, mas também para a beleza da sua pele, unhas e cabelos.Problemas nutricionais deixam os cabelos secos, quebradiços e sem vida.
Quando oleosos demais, podem representar uma dieta
desequilibrada. Deficiências de algumas vitaminas e minerais também causam prejuízos, como queda de cabelos.
Veja a seguir uma seleção de alimentos que ajudam a manter seus cabelos brilhantes, macios e cheios de vida. Você ganhará beleza e saúde.

Não deixe de colocar em seu prato:
- Pepino
Por ser rico em silício e enxofre, o pepino fortalece o cabelo e estimula seu crescimento. Deve ser consumido regularmente.

- Cenoura
Consumida regularmente, a cenoura tem a propriedade de fortalecer os cabelos.

- Vinagre
O vinagre de maçã tem a propriedade de agir contra queda de cabelos. Proporciona resultados tanto pela ingestão como pelo uso tópico.

Alecrim
- ótimo tempero, mas dessa vez o uso é externo. Para combater queda de cabelos, friccione regularmente essência de alecrim sobre o couro cabeludo.

Minerais importantes para os fios
- Magnésio

É essencial na formação de proteínas como a queratina, que constitui os fios. Fontes: frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e nozes.

- Cálcio
A deficiência desse mineral torna os cabelos finos e quebradiços.
Fontes: leite e derivados, tofu, salmão e sardinha.

- Sódio
Ajuda a controlar o teor de água dentro dos fios e dá brilho.

Fontes: frutos do mar, tomate, aipo e tofu.

- Potássio
É muito importante para manter a flexibilidade e a hidratação.

Fontes: carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoa e semente de girassol.

- Zinco
É ele que dá a força aos cabelos. Fontes: carne, cogumelo, ovo, ostra e germe de trigo.
Evite

Banhos excessivamente quentes prejudicam os cabelos, tornando-os ressecados e quebradiços. O sol das horas mais quentes do dia deve ser evitado. Ele queima os cabelos e resseca-os.
Principalmente as pontas sofrem com isso. Ficam quebradiças, facilitando a formação de nós e pontas duplas. O uso de tinturas artificiais e produtos fixadores que contêm álcool prejudicam a qualidade dos cabelos, tiram vida e brilho.

Fonte:
Dra. Elisabete Fernandes Almeida

Câncer na boca poderia ser evitado

Visitas regulares ao dentista podem evitar que pacientes descubram a doença tarde demais.
O câncer de boca está entre os seis tipos da doença que mais afetam homens no Brasil. Nos Estados Unidos, a cada ano são diagnosticados 30 mil novos casos e registrados 8 mil óbitos.
"Quando diagnosticado em estágio inicial, entretanto, as chances de cura estão entre 80% e 90%", diz o ortodontista Ivan Valle, diretor do Oralface Institute.
Segundo o especialista, um dos principais problemas enfrentados pelos doentes é que a grande maioria descobre a doença em estágio avançado, já que só se preocupa em visitar o dentista quando não agüenta mais de dor de dente.
"O brasileiro cuida muito pouco da boca, quando comparado com outros povos. O câncer de boca deve ser uma preocupação principalmente para quem passou dos 40 anos, fuma cigarro ou cachimbo, bebe com freqüência ou tem casos da doença na família.
Próteses mal ajustadas, que provocam lesões permanentemente, também representam risco".
De acordo com a Fundação Americana de Câncer Oral, quem cultiva os dois vícios - fumar e beber - tem quinze vezes mais chances de desenvolver esse tipo de câncer. Negros estão duas vezes mais propensos à doença do que brancos e homens também são duas vezes mais vulneráveis que mulheres.
"O principal é conscientizar a população de fazer o auto-exame bucal a cada seis meses e visitar o dentista anualmente", diz Valle, chamando atenção para os principais sinais que se deve pesquisar diante do espelho, com a boca bem aberta:

1. Mudança na cor da pele e mucosas
2. Partes endurecidas
3. Caroços e abcessos
4. Feridas que não cicatrizam dentro de 14 dias
5. Inchaços
6. Áreas dormentes
7. Dentes amolecidos
8. Dificuldade em engolir, falar ou mastigar.

Fonte: Dr. Ivan Valle, radiologista e ortodontista

CALCULOSE DE VIAS URINÁRIAS

Um dos problemas mais comuns na Urologia é a conhecida “pedra” no rim. O nome correto é cálculo que pode localizar-se nos rins, ureteres (canais que ligam os rins à bexiga) e bexiga. São formados a partir de uma matriz orgânica e um material cristalino – cristais (cálcio, ácido úrico, amônia, magnésio) que vão se agregando com o passar do tempo.

Os cálculos menores podem percorrer as vias urinárias excretoras e ser eliminados com a urina, sem causar sintomas. Mas, os sintomas não estão diretamente relacionados com o tamanho do cálculo. Não é o cálculo maior que dá maior dor, mas depende de como ele é formado. Em geral são cheios de espículas que ao se deslocarem machucam os tecidos por onde passam, levando a dores intensas com ou sem sangramento na urina.

SINTOMAS : 1. Dor em cólica ou dor inespecífica que é mais comum nas crianças, 2. Hematúria (sangue na urina visível ou não),3. Náuseas e vômitos (provocados pela dor) e 4. Disúria (dor para urinar) freqüenta quando há infecção urinária associada ou o cálculo já esteja na bexiga.

COMPLICAÇÕES : Uma complicação importante que pode ocorrer com os pacientes com litíase (calculose) é a Obstrução das Vias urinárias com hidronefrose(dilatação) das mesmas podendo chegar até à destruição do rim.

DIAGNÓSTICO : Baseia-se principalmente no Raio X simples e no Ultrasson das Vias Urinárias. Muito usada atualmente é a Tomografia Computadorizada Helicoidal sem contraste para o diagnóstico dos cálculos ureterais que são, pelos outros métodos de difícil visualização, principalmente se forem cálculos que não aparecem no RX.

Não é uma doença específica do adulto; por isso, com o uso da Ultrassonografia Abdominal , as crianças que até há pouco tempo vinham sofrendo com dores abdominais, que eram rotuladas como devidas a Verminose, tiveram o diagnóstico de Urolitíase (calculose dos rins) facilmente realizado. A importância desse esclarecimento é saber-se que não foi o número de crianças com cálculos de vias urinárias que aumentou nos dias de hoje e sim que o diagnóstico agora está sendo feito.

TRATAMENTO : 1. Tratamento Clínico : muitos preconizam o tratamento sintomático com conduta expectante, esperando que o cálculo seja expelido por si. Nesse caso é usada medicação sintomática no sentido de minimizar as dores e os vômitos. Não concordamos muito com esse ponto, pois só quem já teve Cólica Renal sabe como é difícil passar por isso.

2. LITOTRIPSIA EXTRACORPÒREA (LECO) : O procedimento mais preconizado atualmente para o tratamento da urolitíase, tanto para adultos como para crianças, é a litotripsia extracorpórea que fragmenta o cálculo para que seus pedaços menores sejam eliminados facilmente com a urina. È o que se denomina implosão dos cálculos, que é feita por ondas de choque com RX ou Ultrasson, que atingem o cálculo pulverizando-o ou deixando-o em fragmentos menores.

A LECO é um procedimento não invasivo que evita uma cirurgia aberta. Somos adeptos ao uso de uma sedação profunda do paciente durante o tratamento para que este seja mais efetivo e sem dor.

CIRURGIA: Os pacientes com cálculos maiores de 2 a 3 cm e aqueles cujo resultado não foi o esperado na LECO devem ser submetidos a cirurgia .

EVOLUÇÃO : Mesmo após a fragmentação e eliminação total dos cálculos, é imperioso que o paciente faça controle periódico a cada 6 meses, com Ultrasson ou Raio X e exame de urina, para verificar-se a presença, a localização e o tamanho dos cálculos.

SIGA SEMPRE A ORIENTAÇÃO DE UM UROLOGISTA

Dúvidas sobre transplante e doação de órgãos

A resposta é muito simples: BASTA AVISAR SUA FAMÍLIA!

Não adianta ter escrito no RG, fazer carteirinha de doador ou procuração, nada documentado, pois na hora da doação, na hora em que for constatada a morte encefálica, sua família ou outra pessoa responsável será consultada. Existe um documento que será assinado por seu pai, mãe, marido, esposa...enfim, autorizando a retirada dos órgãos, se o mesmo não for assinado, não ocorrerá a doação. Por isso é muito importante que converse com seus familiares e deixe claro sua vontade em ser doador, em geral, esse último pedido será respeitado.
Outra dúvida muito comum é de quem quer ser doador em vida. Por conta disso, pesquisei na internet e achei um artigo interessante e esclarecedor. Segue abaixo.

QUEM PODE SER DOADOR DE ÓRGÃOS EM VIDA?

Restrições legais - Pode ser doador em vida toda pessoa que tiver parentesco consangüíneo de até quarto grau com o indivíduo que receberá o órgão transplantado. Isso significa pais, irmãos, filhos, avós, tios e primos. Além desses casos, cônjuges podem fazer doações e toda pessoa que apresentar autorização judicial. Essa autorização é dispensada no caso de transplante de medula óssea. A doação por menores de idade é permitida somente com autorização de ambos os pais ou responsáveis. Pessoas não identificadas e deficientes mentais não podem ser doadores.
Restrições de idade - Em geral, o doador deve ter até 60 anos. Para o caso de transplante de fígado, a idade do doador pode chegar até 80.

Restrições de saúde

O doador precisa fazer exames de HIV e de hepatites B e C. Deve fazer também provas de função hepática, de função renal e de função pulmonar.

QUAIS ÓRGÃOS PODEM SER DOADOS?

• De doador vivo:
Rim: por ser um órgão duplo, pode ser doado em vida. Doa-se um dos rins, e tanto o doador quanto o transplantado podem levar uma vida perfeitamente normal.
Medula óssea: pode ser obtida por meio da aspiração óssea direta ou pela coleta de sangue.
Parte do fígado ou do pulmão: podem ser doados em casos específicos.
• De doador com morte encefálica:
Órgãos: coração, pulmões, fígado, rins, pâncreas e intestino.Tecidos: córneas, partes da pele não visíveis, ossos, tendões e veias.

domingo, 27 de setembro de 2009

TROTES AO SAMU 192

Varios trotes diários são endereçados à central telefônica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de acordo com um balanço oficial do órgão, que atrapalham o trabalho dos atendentes e atrasam o socorro a vítimas reais de acidentes e outros problemas de saúde... Segundo o receptivo do Samu, as crianças são quem mais passa trotes ao serviço, o que ao menos acelera o processo de triagem de casos sérios ou meras brincadeiras inconseqüentes. Mensalmente, ao menos metade das ligações são falsas. Passar trote a um órgão público é considerado crime e dá cadeia entre um e três anos.

Entrevista com Dr.Plutarco



O Programa Saúde e Bem Estar apresentação de Araujo Pathelle e coordenação Ana Flavia Rodrigues .

Dor na hora da transa pode ser doença

Na relação sexual, as duas pessoas envolvidas aproveitam ao máximo os momentos de prazer, certo? Errado. Nem sempre é isso o que acontece. Muitas vezes a "hora H" pode ser acompanhada de dores durante a penetração ou no coito, a chamada dispareunia. É preciso ficar atento, pois os incômodos podem ter origem psicológica, mas em muitos casos são o indício de doenças que podem resultar até mesmo na esterilidade.

Segundo a ginecologista e obstetra Maria do Carmo Simoneti, dispareunia é um dos distúrbios entre outros das disfunções sexuais femininas e pode ser de dois tipos: dispareunia de penetração e dispareunia de profundidade.

Para o ginecologista e sexólogo Amaury Mendes Júnior, a dispareunia pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, mas é mais comum entre as mulheres. "É um tipo de disfunção sexual que pode estar relacionado a bactérias, infecções ou parasitoses presentes na vagina ou no pênis", explica. "No Brasil, estima-se que cerca de 23% das mulheres tenham este tipo de disfunção sexual", relata Maria do Carmo.

"É necessário um exame físico minucioso para identificar as áreas dolorosas e verificar se existem alterações da anatomia e a presença ou não de lesões vulvares", explica Mendes.

"A dispareunia geralmente tem causas orgânicas. Os fatores psicológicos também podem estar associados, mas têm mais relação com o chamado vaginismo, ou seja, a contração involuntária dos músculos próximos à vagina que impedem a penetração pelo pênis, dedo ou ainda objetos", comenta o ginecologista.
Tratamento:
De acordo com a ginecologista Maria do Carmo Simoneti, os progressivos avanços na indústria farmacêutica e a crescente sensibilidade de alguns profissionais de saúde quanto à sexualidade feminina são importantes fatores para ajudar a solucionar o problema. "O tratamento vai depender do tipo de disfunção sexual, que deve ser avaliada e orientada pelo ginecologista da paciente", diz Maria do Carmo.

"O não tratamento pode levar a mulher a um estado de angústia pessoal, podendo influenciar tanto nas relações entre parceiros quanto na qualidade de vida da mulher", enfatiza a ginecologista.

"Se a origem do problemas forem bactérias ou infecções, a mulher pode até mesmo ficar estéril se não se cuidar o mais rápido possível", acrescenta Amaury Mendes Júnior. Terra