sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Melancia tem poucas calorias e é um bom afrodisíaco

Além de ser refrescante e saborosa, ideal para servir como sobremesa naqueles dias mais quentes, a melancia também pode temperar a vida amorosa. Segundo Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração, a fruta é um alimento afrodisíaco. “Já sabemos que a melancia, além de ter fibras e muita água, possui citrolina, uma aminoácido estimulante sexual”, fala Magnoni.
Para quem deseja mais do que uma vida sexual saudável, os benefícios não param por aí. Por ser uma fruta pouco calórica –uma fatia de 200 g possui, em média, 50 calorias–, a melancia também é ideal para os que desejam manter a forma durante o verão. “Dá para comer o quanto tiver vontade”, afirma Fernanda Rodrigues Alves, nutricionista do Hospital Samaritano de São Paulo.
Quem curte passar o dia na praia e aproveitar as férias para praticar esportes também pode abusar da fruta. “Por ter bastante água, a melancia é um ótimo hidratante. Quando ela não está muito docinha, dá ainda para fazer sucos e até molho para macarronada”, completa Fernanda. Geladinha, a melancia pode ser ainda mais atraente.

Saiba mais

1. Qual a composição da melancia?
Tem alta porcentagem de água, carboidratos, um pouco de vitamina C e licopeno, o pigmento responsável pela cor avermelhada da fruta, um importante antioxidante.

2. Que tipos de doença a fruta ajuda a evitar?
Ajuda a reduzir o risco de câncer e de doenças cardiovasculares, evitando o colesterol ruim e diminuindo o risco de infarto.

3. Todos podem comer melancia? Há alguma contraindicação no caso do consumo exagerado?
Sim, a fruta é própria para o verão e não tem limitação nem contraindicação. Contudo, a melancia pode ser indigesta para algumas pessoas.

Fonte: Helena Novaretti