sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Existem três tipos de inveja.

Um deles é positivo, pois ajuda a pessoa a evoluir. Os outros dois, no entanto, só causam prejuízos. Entenda a diferença entre eles
- Inveja positiva: ocorre quando a dor-de-cotovelo se transforma em atitude criativa. Um exemplo famoso aconteceu com o saudoso cantor Cazuza. Certa vez, ele admitiu que compôs a canção Brasil, uma das melhores de seu repertório, movido pela inveja da música Que país é esse?, de Renato Russo.
- Autodestrutiva: é a que derruba a auto-estima da pessoa, que passa a ver a conquista do outro como uma derrota sua. A raiva se volta para ela mesma.
- Perversa: é a que faz a pessoa querer sabotar a conquista ou o sucesso do outro.

Como elas se comportam

Situação:Uma colega que também não tinha namorado encontrou o amor da vida dela e está toda feliz.
A invejosa do bem:Após uma dor-de-cotovelo inicial, acaba ficando feliz pela amiga. E aceita o convite para jantar fora feito por um pretendente.
A auto-destrutiva:Acha que jamais vai conquistar um homem igual ao namorado da amiga, porque é feia, gorda, desinteressante. E, já que é assim, mergulha numa bandeja de brigadeiro.
A perversa:Após conhecer o namorado da colega, mente para ela: “Porque sou muito sua amiga, vou te contar uma coisa: quando você foi ao banheiro, ele me passou uma cantada...”
FONTE: ANA MARIA