sábado, 11 de dezembro de 2010

Dieta da pele perfeita

Investir em um bom creme ou em um tratamento estético de última geração pode ajudar a recuperar a firmeza, a maciez e a luminosidade da pele. Mas todas essas estratégias farão pouquíssima diferença se a sua alimentação, no dia a dia, não der conta de suprir o organismo da matéria- prima de que precisa para recuperar o maior órgão do nosso corpo das agressões externas, combater os radicais livres que aceleram o envelhecimento e ainda produzir colágeno, a bendita substância que dá sustentação ao tecido cutâneo. "Funciona assim: uma dieta equilibrada fornece os nutrientes necessários às nossas células que, por sua vez, realizarão os processos fundamentais para garantir a saúde e o viço da pele", explica a professora de Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/ USP), Jocelem Mastrodi Salgado, autora de diversos livros sobre alimentação funcional, entre eles Previna doenças: faça dos alimentos o seu medicamento (Ediouro).
De maneira geral, para ajudar a prevenir e tratar os problemas de pele mais comuns, é fundamental garantir um bom aporte de vitaminas e minerais. "As vitaminas A, C, D e E exercem funções antioxidantes e anti-inflamatórias, garantindo eficiência no combate aos radicais livres e, consequentemente, retardando o processo de envelhecimento. Outros nutrientes importantes são os minerais manganês e cobre, ambos envolvidos na síntese de colágeno, o zinco, que auxilia na cicatrização e previne a formação de rugas, e, por fim, o silício, que garante maior elasticidade", diz Valéria Paschoal, diretora da VP Consultoria Nutricional. Para cada tratamento há alimentos específicos que devem ser adotados para recuperar a pele das agressões, mantendo-a saudável e radiante. Conheça-os agora e tire proveito!

EVITAR A INFLAMAÇÃO DA ACNE
Entenda o problema: a acne é resultado de uma alteração hormonal, que influi na produção de sebo, substância que, em quantidades adequadas, protege a pele dos agentes externos e da perda de água que levaria à desidratação. porém, quando as glândulas sebáceas começam a funcionar a todo o vapor, a oleosidade acaba favorecendo o entupimento dos poros. Para piorar, algumas bactérias se alimentam desse sebo e são elas as responsáveis pela inflamação local, que é justamente o que
caracteriza a acne.
No contra-ataque: para combater o mal, uma boa estratégia é investir em alimentos fontes de vitamina c, como as frutas cítricas. "A vitamina tem ação antioxidante e anti-inflamatória", explica Jocelem salgado.
Alimento-chave: mexerica, uma das frutas que reúnem a maior quantidade de vitamina c por unidade.
Quanto consumir: uma unidade por dia.
Como consumir: em sucos, vitaminas ou na salada de frutas, como parte do café da manhã ou nos lanches entre as refeições principais. importante descascar e cortar a fruta no momento imediato do consumo.
Outros alimentos recomendados: goiaba, salsinha, pimentão, acerola, brócoli, tomate, mamão, cenoura, abóbora, sementes de abóbora e de girassol, aveia, peixes de água fria, frutos do mar, ovos e couve-manteiga.

PARA MANTER A HIDRATAÇÃO
Entenda o problema: especialmente nos dias quentes, a perda de água acontece de forma acelerada. isso porque, para manter o corpo numa temperatura sempre estável, a estratégia do organismo é nos fazer suar. Daí, se o líquido perdido não for reposto em tempo, a pele perderá a maciez, a elasticidade e o brilho.
No contra-ataque: investir em alimentos que contêm bastante água é uma maneira de garantir a hidratação, mesmo nos dias mais quentes do ano.
Alimento-chave: melancia, que apresenta quantidade de água igual ou superior a 90% de sua composição.
Quanto consumir: uma fatia grande por dia.
Como consumir: em sucos, vitaminas ou na salada de frutas, como parte do café da manhã ou nos lanches entre as refeições principais. Observe se a fruta está bem vermelha e com uma parte verde mais fina.
Outros alimentos recomendados: outras frutas ricas em água também podem ser consumidas diariamente, como o melão, o abacaxi, a pera e também a água de coco.

TRATAR AS QUEIMADURAS DE SOLEntenda o problema: os raios ultravioleta (uv) que chegam à Terra penetram facilmente na pele sem proteção. como consequência, o organismo se apressa em produzir melanina, a substância que dá cor à pele, na tentativa de aumentar a proteção contra os efeitos nocivos da radiação. Porém, o tecido acabará dando sinais claros de que está sofrendo pela queimadura, tornando-se avermelhado. No contra-ataque: alimentos ricos em betacaroteno preparam a pele para receber o sol, tornando-a mais resistente. "As enzimas que protegem os vegetais fontes dessa substância da radiação, na natureza, também agem em nosso corpo, minimizando os danos causados pelo sol", esclarece a nutricionista Jocelem salgado. Alimento-chave: brócoli. Além do carotenoide, contém sulforafano. "Um estudo publicado recentemente comprovou que o sulforafano reduz a vermelhidão causada pelos raios uv em até 40%", afirma Jocelem. Quanto consumir: uma xícara por dia. Como consumir: em forma de salada, cozido ou como ingrediente de sopas, tortas e suflês, entre outros pratos.Outros alimentos recomendados: cenoura, mamão e couve.


Viva Saúde

O que a higiene pessoal faz por você

Hábitos simples como tomar banho, lavar as mãos e escovar os dentes estão entre as principais atitudes preventivas para o seu bem-estar. Veja como manter cada parte do corpo limpa e longe de problemas

Pneumonia, otite, dor de garganta, asma, sinusite, sarampo, varicela, impetigo, eczema, sarna, micose, furúnculo, abscesso e conjuntivite. Você sabe o que essas doenças têm em comum? Todas elas podem ser evitadas por meio de uma boa higiene pessoal. Cultivar hábitos de limpeza do corpo é essencial para garantir a saúde de todo o organismo, contra os estímulos externos, com destaque para o ataque de micro-organismos. E é justamente a nossa incapacidade de percepção às investidas desses seres que dá à higiene um papel fundamental para o bem-estar do corpo.

“A higiene pessoal previne a ocorrência de doenças infecciosas. Por exemplo, alguém que lava as mãos antes de se alimentar diminui o risco de contrair vermes, protozoários, bactérias e vírus que causam diarreia, gripe ou resfriado”, fala Fernando Bellissimo Rodrigues, médico infectologista e professor do departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

Ameaça invisível

Um estudo conduzido na África do Sul por pesquisadores da Universidade de Brigham Young, dos EUA, mostra que a educação e a prática de hábitos de higiene pessoal e das residências ajudaram a reduzir em até 39,1% a incidência de infecções na pele. Já o relatório Diarreia: Por que as crianças continuam morrendo e o que pode ser feito, divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef ) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009, mostra que a diarreia é a causa de morte de mais de 1,5 milhão de crianças por ano em todo o mundo. E, de acordo com o estudo, a falta de higiene está diretamente relacionada a 88% desses óbitos.

No Brasil, o estudo Suabe, que entrevistou 150 donas de casa em São Paulo, constatou que 65% das crianças apresentam coliformes fecais nas mãos após irem ao banheiro. Entre as bactérias encontradas estão Enterococcus e Escherichia Coli, causadoras de doenças gastrointestinais.

Quem lava as mãos antes de se alimentar diminui o risco de contrair micro-organismos que causam diarreia, gripe e resfriado

A hepatite A, comum nas escolas infantis, também é disseminada dessa forma. “Ela é transmitida por via oral-fecal, ou seja, um indivíduo contaminado elimina o vírus pelas fezes, que são posteriormente retransmitidas a outra pessoa pela boca. Uma criança que não faz uma higiene adequada após as evacuações é um potencial propagador do vírus”, destaca Tânia S. Souza Chaves, médica responsável pelo Centro de Imunizações e do Núcleo de Medicina do Viajante do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.

Aprender desde cedo

Os mecanismos de higiene pessoal devem ser aplicados em todo o corpo de forma global e incentivados desde os primeiros anos de vida. São atitudes simples e indispensáveis, como a de lavar as mãos antes e depois de fazer necessidades fisiológicas. Isso porque tanto a falta de lavagem das mãos quanto a má limpeza da região anal após a utilização do banheiro podem ajudar a transmissão do vírus da hepatite A, por exemplo.

Mas nada de se desesperar e exagerar na dose. O excesso de limpeza pessoal, como lavar as mãos compulsivamente, desinfetar e esterilizar objetos de uso pessoal, também pode prejudicar o desenvolvimento do sistema imune. “Há evidências de que crianças vivendo em ambientes ultralimpos, sem contato com terra, plantas ou animais, têm maior risco de desenvolver asma brônquica”, contrapõe Rodrigues.

Os especialistas consultados por VivaSaúde ensinam como ficar longe de doenças com o cultivo de bons hábitos de higiene pessoal. Vire e página e descubra como você pode ficar ainda mais limpo.

A forma certa de limpar

Rosto


• O que usar: água e sabonete. Não utilize sabonetes antissépticos diariamente para não remover componentes necessários à pele, como os lipídios. As loções adstringentes têm indicação em casos de peles que acumulam mais impurezas. Peles mais oleosas podem ser tratadas semanalmente com géis esfoliantes.

• Como higienizar: lave bem a região com água e sabão e remova toda a espuma com água.

• O que não fazer: esfregar com buchas ou esponjas de forma agressiva ou com frequência diária. Lavar com água muito quente ou utilizar agentes que possam irritá-la como sabões e loções antissépticas sem indicação.

• Frequência da limpeza: depende dos tipos de pele. Em geral, uma limpeza mais cuidadosa deve ser feita ao acordar e antes de dormir. Pessoas com acne precisam complementar a higiene do rosto com uma desobstrução dos cravos pela esteticista uma vez por mês, ou trimestral para peles excessivamente oleosas. Esse recurso também é indicado para a pele normal, mas o intervalo pode ser maior.

• Outros cuidados: filtros solares de uso diário.

• Você ficará livre de: impetigo, espinhas e cravos no rosto, blefarites e outras infecções bacterianas na região dos olhos.

Unhas

• O que usar: água, sabonete e lixa de unha.

• Como higienizar: o ideal é manter as unhas sempre curtas e lixá-las a cada três dias. Pessoas que cultivam unhas compridas devem lavar as mãos com maior frequência e sempre antes de preparar alimentos.

• O que não fazer: enfiar palitos e outros materiais que agridam as unhas e as descolem do leito. Caso exista a necessidade desse tipo de intervenção, consulte um especialista.

• Frequência da limpeza: diária.

• Você ficará livre de: verminoses e doenças intestinais, micoses das unhas e onicomicoses (infecção)


Viva Saúde

você anda sem tempo para seu companheiro depois dos filhos?

Uma pesquisa comprovou o que você já sabia na prática: as mulheres (e, em particular, as mães) são tão sobrecarregadas que deixam o sexo e os relacionamentos de lado. Ao todo, a Tríade, consultoria especializada em produtividade e autora do estudo, conversou com 5 mil mulheres de todo o país, com idade média de 35 anos. O resultado foi que, do total, 78% dessas mulheres não consegue se dedicar ao seu companheiro como gostaria e 61% não consegue equilibrar sua vida pessoal e a profissional. Das mulheres entrevistadas, 45% (cerca de 2 mil) são mães.

“A mulher tende a fazer muitas coisas ao mesmo tempo e, assim, tem mais dificuldade para planejar suas tarefas”, diz Christian Barbosa, consultor de gestação do tempo e produtividade. Portanto, o segredo está em organizar da melhor maneira os seus dias - e aproveitar qualquer brecha para resolver pequenas tarefas. Acha impossível organizar sua rotina? Veja três dicas infalíveis indicadas por Barbosa:

1.Ter uma agenda. É impossível administrar seu tempo apenas com base na memória. Portanto, ter onde anotar seus compromissos - não importa se for uma agenda tradicional ou uma eletrônica - ajuda você a se organizar com o vencimento das contas, consulta no médico (sua e do seu filho), a aula de pilates etc.

2.Planejar seus compromissos com antecedência. O ideal é estar três dias adiantada e organizar seus afazeres com um tempo de sobra. Deixe, também, de duas a três horas não planejadas para eventuais imprevistos.

3.Reserve um horário só para você. Seja ir ao cabeleireiro, pegar uma sessão de cinema ou ler um livro. Não se esqueça de que é muito importante se cuidar. Fazendo as coisas das quais gosta, você estará mais feliz e disposta.


Crescer

Abuse dos sucos na gravidez

Frutas consumidas em forma de suco são perfeitas para os dias de calor. Coloque uma pedrinha de gelo, mate sua sede e, de quebra, alivie o desconforto. Confira algumas dicas para o preparo de sucos durante a gravidez.

• Evite os sucos industrializados, que levam conservantes, açúcar e não são tão saborosos.

• Prepare a bebida na hora de tomar, assim você evita a perda de nutrientes.

• Alguns sucos ficam mais bem preparados em centrífuga, mas, se você não possui uma, bata as frutas no liquidificador e coe em seguida numa peneira fina.

• Use a imaginação e crie combinações com as frutas indicadas para o seu problema. Trocando a água por leite, você também obtém vitaminas que alimentam e são supersaudáveis.

Suco para prisão de ventre: Deixe duas ameixas secas de molho em um copo de água à noite. Na manhã seguinte, bata as ameixas com a água e uma fatia grande de mamão no liquidificador e beba.

Suco para inchaço e câimbra: Bata duas fatias de melão no liquidificador. Quando estiver bem ralo, junte meia banana e bata mais um pouco até ficar cremoso e homogêneo. Essa bebida tem efeito diurético e é rica em potássio, que previne câimbras.


Crescer

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Governo monitora nova doença

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (8) que passou a monitorar a doença chikungunya, que é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue. Pela primeira vez foram registrados casos da doença no país. Uma das medidas do ministério será a distribuição de um guia com informações sobre a doença aos profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde).

A chikungunya é causada por um vírus transmitido pela picada dos mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus, também transmissores da dengue. Originária do Sudeste Asiático e da África, a doença provoca febre alta e dores fortes nas articulações das mãos e pés.

De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, o governo vai usar as ações de combate à dengue para impedir novos casos da chikungunya. A transmissão ocorre somente por meio do mosquito infectado. Não passa pelo contato de uma pessoa com outra.

Segundo ele, não há motivos para a população se assustar, pois o vírus não circula dentro do Brasil e nem em outros países do continente americano.

– Não há necessidade de alarme ou preocupações. Tivemos três casos importados. Todos tiveram boa evolução. As medidas de prevenção e controle foram aplicadas de maneira oportuna, as mesmas de combate à dengue.

No Brasil, o diagnóstico é feito pelo Instituto Evandro Chagas em Belém (PA). Como o vírus não circula no país, não existe material de diagnóstico para ser comprado. Coelho informou que o governo já está providenciando amostras do vírus para a produção nacional de kits e treinamento dos laboratórios públicos.

Os três primeiros casos no país foram registrados de agosto a outubro, sendo dois homens e uma mulher. Os infectados foram um homem de 41 anos, do Rio de Janeiro, e um paulista de 55 anos, que viajaram para a Indonésia, e uma mulher de 25 anos, que esteve na Índia. Todos foram medicados e passam bem, segundo Coelho.

Os sintomas da doença aparecem no período de três a sete dias. Cinco dias após o aparecimento dos sintomas, o doente não oferece mais risco de transmissão da doença, caso seja picado por um mosquito. A taxa de mortalidade é considerada baixa, menos de 1%, inferior à da dengue. Em 2006, 1,3 milhão de pessoas foram infectadas na Índia, sem nenhuma morte registrada.

O tratamento é feito à base de paracetamol e anti-inflamatório e a recuperação costuma ocorrer em até dez dias. Na fase crônica, o paciente pode sentir dores nas articulações por seis meses. O vírus pode atingir qualquer pessoa, mas os idosos, as gestantes e crianças estão mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença.

A primeira epidemia de chikungunya foi registrada na Tanzânia, em 1952. O nome significa “aqueles que se dobram” em um dos idiomas oficiais da nação africana e faz referência à aparência curvada dos doentes por causa das dores.

Para quem apresentar os sintomas e tiver viajado para as regiões onde há circulação do vírus, a orientação é procurar o serviço médico. O ministério recomenda o uso de repelentes e mosquiteiros aos brasileiros que viajarem para o Sudeste Asiático e a África.


R7 Saúde

Filhos de fumantes

Os pesquisadores têm cada vez mais convicção dos males provocados pelo fumo. E todo mundo sabe que o cigarro não faz mal só aos adeptos da prática, como também a quem inala a fumaça. Quem mais sofre com este mau hábito são as crianças, que ainda estão com o sistema imunológico em formação.

O cigarro tem cerca de 4.700 substâncias tóxicas, algumas delas cancerígenas. E quem fuma passivamente levam muitos desses malefícios pra casa. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as toxinas ficam no organismo do fumante passivo por pelo menos 48 horas!

As crianças são ainda mais suscetíveis ao males da fumaça alheia. "Os filhos de mães que fumam, geralmente, são mais enfermos. As principais doenças que atingem estas crianças são as infecciosas de repetição, como rinite, bronquite, asma ou qualquer outra doença pulmonar, além de morte súbita infantil", afirma Clóvis Eduardo Tadel Gomes, pneumologista do Hospital Sabará, localizado em São Paulo.

Outros dados da OMS informam que o fumo é o vício mais comum entre as mulheres e tem aumentado entre as mais jovens. Além disto, apenas 20% delas abandonam o vício durante a gestação. Dado chocante é que o leite de mães fumantes possui três vezes mais substâncias prejudiciais do que o sangue delas.

"Mães que fumam durante a gestação podem sofrer de infecção intra-uterina e o feto, muito provavelmente, nascerá abaixo do peso e medida" diz Clóvis. A coordenadora de Divisão de Tabagismo do Inca, Valéria Oliveira, explica que um único cigarro fumado pela gestante aumenta os batimentos cardíacos do feto, devido ao efeito da nicotina sobre o seu aparelho cardiovascular. "Se a gestante persistir fumando, o risco pode se agravar, resultando em sangramentos ou até mesmo na morte do bebê", alerta.

Ainda sobre os males do fumo durante a gravidez, Silvia Cury, responsável pelo Programa de Cuidado Integral ao Fumante do HCor de São Paulo, acrescenta que a criança pode ter, ao longo do desenvolvimento, problemas motores. "E a mãe pode ter descolamento de placenta, ou amadurecimento precoce da placenta, dificultando o desenvolvimento do bebê", completa.

Basta que um dos pais seja fumante para prejudicar o parceiro e o bebê que está por vir. "O outro será bastante afetado em sua fertilidade também, já que se torna um fumante passivo. Isso sem mencionar os riscos para o bebê, principalmente se for menina. A fumaça do cigarro tem um efeito altamente prejudicial no desenvolvimento das trompas de falópio, podendo comprometer todo o sistema reprodutivo feminino quando na fase adulta", ressalta Valéria, no INCA.

Pais ou responsáveis que se preocupam com a saúde das crianças, devem evitar, ao máximo, fumar na presença delas, principalmente em lugares fechados como, em casa. "O ideal seria os pais não fumarem nunca, muito menos próximo aos filhos. As crianças seguem o exemplo dos pais. Se eles fumam, provavelmente os pequenos fumarão também. Além de haver a hipótese de que as crianças expostas a muita fumaça de cigarro possam desenvolver uma dependência química" declara Clóvis Eduardo.

Silvia Cury, do HCor, lembra que pesquisas comprovaram que 70% dos fumantes têm pai ou mãe fumante. Este dado mostra como as ações dos pais influenciam nas escolhas dos filhos. Deixar o hábito pra trás é obrigação de quem quer ter a vida - e os filhos - saudáveis!

Por Bianca de Souza (MBPress)



Vila Filhos

Adolescentes x cirurgia de redução do estômago

Você já ouviu falar em cirurgia bariátrica? Se não, deve conhecer a operação como cirurgia de redução do estômago. Nos últimos anos, ela vem se tornando bem popular no país, inclusive entre os mais jovens.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só em 2009, 1500 cirurgias desse tipo foram realizadas em brasileiros com menos de 20 anos.

O número representa 5% do total das operações realizadas - em média, 30 mil por ano - O que chama a atenção nesses números é exatamente o fato de tantos adolescentes terem se submetido a esse procedimento. A quantidade poderia ser até maior, já que legislação só permite essa cirurgia após os 16 anos. A razão talvez seja simples: nossas crianças e adolescentes estão mesmo mais pesados. 21,7% dos jovens, entre 10 e 19 anos estão acima do peso ideal. A coisa piora entre os pequenos de cinco a nove anos. Mais de 30% estão de mal com a balança.

O aumento do número de adolescentes adeptos a essa operação pode ter causas diversas, como aponta Vladimir Schraibman, especialista em gastrocirurgia do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. "Cada vez mais, os hábitos alimentares estão equivocados, as crianças se alimentam de forma errada, consumindo alimentos fast food; elas sofrem pressão em um mundo muito mais competitivo, pais mais ausentes por questões profissionais, o que provoca maior ansiedade e incorreções alimentares, etc."

De acordo com Thomas Szego, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, a cirurgia para redução do estômago é recomendada para pessoas com IMC (Índica de Massa Corpórea, calculado dividindo-se o peso pela altura ao quadrado) acima de 40. "E também para quem apresenta IMC entre 35 e 40, mas tem doenças ligadas à obesidade - diabetes tipo 2, hipertensão arterial, problemas articulares, apneia do sono, entre outras", explica. "O paciente deve ser muito bem avaliado pela equipe clínica".

Quando recomendada, a operação pode sim trazer benefícios para o paciente. "A cirurgia bariátrica ajuda na diminuição da capacidade de se ingerir alimentos, proporcionando uma redução gradativa do peso e do apetite", explica Vladimir, que é orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Albert Einstein.

Mas, como toda operação, a cirurgia bariátrica tem riscos. Portanto, só deve ser feita sob indicação médica. Os pais e o paciente também ajudam nessa escolha. Todos devem se reunir e decidir o melhor para a saúde física e psicológica do adolescente acima do peso.

Para evitar complicações, vale tomar alguns cuidados no pré e pós-operatório. Antes de optar pelo procedimento cirúrgico, os pacientes "devem ter um bom preparo clínico e, em especial, psicológico", alerta Thomas Szego. O acompanhamento pós-operatório por um médico atencioso e minucioso é o fator mais importante para resultados adequados e a satisfação do paciente. "Além disso, é necessário manter um programa de atividade física, também sob orientação de um profissional, para que os objetivos sejam alcançados e mantidos", observa Vladimir.

Quem não respeita esses cuidados pode sofrer sérias consequências, como aponta o gastro cirurgião do Albert Einstein. "Os problemas vão desde anemia a hipovitaminose, passando por depressão, desnutrição e anorexia".

Então, é importante que qualquer paciente, seja adolescente ou adulto, pense muito bem antes de decidir passar pela cirurgia de redução do estômago. Ouvir a opinião de especialistas e de pessoas que já tiveram essa experiência também pode ajudar. Porém, antes de recorrer a uma operação, é melhor tentar emagrecer de maneiras mais simples, como através de uma boa dieta e exercícios físicos adequados. Seu corpo e sua mente só têm a ganhar.

Por Priscilla Nery (MBPress)



Vila Filhos

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) em adultos

Você já ouviu falar de déficit de atenção em adultos? Vários médicos também não. Mas saiba que ele pode estar no olho do furacão que transforma a vida conjugal de muita gente em um caos

Seu marido vive no mundo da lua e não presta atenção no que você diz? Ele se distrai com facilidade e precisa de ajuda para se organizar? Sua mulher mexe pés ou mãos sem parar? Está sempre atrasada e se esquece com frequência de pagar contas da casa ou de buscar as crianças na escola? Calma, antes de começar mais uma briga de casal, considere a possibilidade de procurar a ajuda de um especialista em um distúrbio chamado transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, ou TDAH — sim, aquela doença considerada exclusivamente de crianças até pouco tempo atrás. É que seu companheiro ou companheira pode sofrer desse mal.

Por longos anos, a americana Melissa Orlov sentiu na pele o drama de conviver com um portador de TDAH sem saber, mesmo trabalhando diretamente com psiquiatras da Universidade Harvard especializados em défi cit de atenção e hiperatividade. E só conseguiu dar uma guinada em seu casamento depois de reconhecer o problema do marido — e tratá-lo. “Saímos de um relacionamento verdadeiramente miserável para alcançarmos uma vida bem mais feliz”, conta a SAÚDE! a hoje consultora de casamentos. A experiência permitiu a Melissa escrever o livro The A.D.H.D. Effect on Marriage (em tradução livre, Efeitos do TDAH no Casamento), que acaba de ser publicado nos Estados Unidos.

Em seu trabalho, sem previsão de lançamento em português, a autora compara o cônjuge com défi cit de atenção a uma criança que precisa de ajuda para quase tudo. Ela relata que a distração, a desatenção e a desorganização são motivos de conflitos permanentes na vida a dois. “Essa inconstância frequente do parceiro faz com que os casais que convivem com a doença tenham um risco dobrado de se separar”, constata Melissa. Segundo a psiquiatra Gabriela Dias, pesquisadora do Grupo de Déficit de Atenção (Geda) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, há uma distribuição desigual de tarefas e responsabilidades na família. “Além da sobrecarga, o parceiro de um portador de TDAH se sente ressentido, rejeitado e ignorado porque todos confundem déficit de atenção com desleixo, preguiça e desinteresse”, explica Gabriela.


Saúde é Vital

Livre sua mente das amarras e convenções da sociedade

Desde pequenos construímos nossa mente com as idéias, opiniões e experiências das pessoas que estão à nossa volta, e um pouco também com nossas próprias experiências. Nós começamos a formar nossa mentalidade a partir do exemplo de nossos pais e dos parentes mais próximos. Após certa idade, tomando como base o exemplo de outras pessoas e coisas, como professores, colegas, meios de comunicação, livros, cursos, etc. A construção da mente envolve a informação e a experiência que geralmente vem de fora, observando as crenças, costumes e cultura do meio em que se vive.

Pelo fato de estarmos sempre a mercê das pessoas e costumes ao nosso redor, escondemos o nosso verdadeiro eu. Mantemos a nossa essência aprisionada dentro de nós. Não permitimos que muitas de nossas capacidades sejam desenvolvidas ou, se estas desabrocham, são em intensidades muito pequenas.

Com uma mente construída de fora para dentro, vivemos com concepções de um mundo externo, e não nos permitimos viver nossa própria realidade. Somos o tempo todo influenciados pelo mundo exterior e passamos grande parte da vida vivendo para esse mundo. Ao longo do tempo, vamos nos frustrando, sentindo que falta alguma coisa a ser acrescentada à nossa vida para sermos felizes.

Para sermos felizes deveríamos permitir fazer o que nossa alma quer e deseja. Geralmente fazemos o que nos disseram para fazer, o que seria melhor para nós. Mas e a nossa essência, nosso eu verdadeiro, o que quer? Damos a nós mesmos o que nossa alma quer? Seja na escolha da profissão, no lazer, seja em qualquer tipo de atividade ou trabalho, fazemos o que nosso íntimo nos diz para fazer?

Muitas pessoas são condicionadas a fazer o que desde sempre lhe ensinaram que era o certo, elas têm a mente construída pelos outros. Quando isso acontece, é possível desconstruir a mente?

Ao retirar da mente aquilo que foi criado pelos outros, a fim de libertá-la, geramos um conflito mental. Muitas vezes passamos tanto tempo dizendo "não" para coisas que queremos fazer, mas temos medo de não ser o correto, que é muito difícil se libertar desses hábitos. Nesse caso, o que fazer?

Vamos dizer "sim" a tudo e incluir em nossa mente só o que é do agrado da nossa alma, do nosso íntimo, da nossa essência. Geralmente são coisas simples, humanas, naturais. A paz interior nasce dessas coisas que crescem dentro da gente de uma forma grandiosa, nos deixando mais felizes e centrados. Seja colocar os pés descalços no chão, encostar as mãos nas árvores absorvendo sua energia, deixar o carro na garagem e fazer caminhadas, deixar o celular em casa e apreciar a liberdade de estar sozinho, deixar se molhar com a chuva, sentir o aroma dos alimentos e o perfume das flores, ouvir o som dos pássaros nas árvores, lidar com a natureza de uma forma mais simples.

Tudo o que colocarmos em nossa mente de forma prazerosa, leve, de acordo com o nosso eu verdadeiro, cresce. É como se dissolvesse todo o lixo mental que nos foi dado, todo o "tem que ser assim", todo o "isto é melhor para você", todo o "você não vai ser nada na vida se não fizer isto", etc.

Com a compreensão da nossa verdadeira mente, deixamos de culpar os outros pelas nossas dificuldades. Começamos a nos ver de outra maneira, nos responsabilizando mais por nossos atos. E isto nos dá uma liberdade incrível, gerando transformação e idéias de mudança.

Em um momento de silêncio com nós mesmos, compreendemos que não somos essa mente imposta. Nesses instantes de puro prazer não somos bombardeados pelas coisas que vêm de fora. É a nossa criatividade, é a nossa intuição, é o que vem de dentro. Nesses momentos fazemos com que nossa mente construída pelo mundo exterior diminua e se dissolva, dando espaço para a criação de uma nova mente, a nossa realidade, a de um ser verdadeiro.

Rejeitando a repetição de padrões que não resolvem nada e de pensamentos do passado, nossa alma aflora, nos envolvendo com paz, criatividade e beleza.


Minha Vida

Oito benefícios do hidratante facial, além de hidratar a pele

Um bom hidratante facial, com FPS, é capaz de fazer muito mais pela sua pele do que simplesmente deixá-la macia e com o toque aveludado. Se você tem o hábito de usar o produto diariamente, saiba que está muito bem munida contra rugas, flacidez, manchas e o envelhecimento precoce. A seguir, a dermatologista Carla Albuquerque lista 8 motivos para não desgrudar desse creminho mágico.

1. Evitar o ressecamento: a pele seca e desidratada é opaca, áspera, sem elasticidade e com tendência à descamação. Aquelas pequenas rugas e linhas finas de expressão também ficam mais evidentes quando a pele está ressecada. O hidratante mantém a sua umidade e acrescenta nutrientes importantes para a revitalização e regeneração do tecido. "Além disso, quando está seca, a pele pode ter a sua função de proteção comprometida, favorecendo doenças e infecções", acrescenta a dermatologista.

2. Proteger contra a poluição: os hidratantes que são enriquecidos com substâncias antioxidantes na formulação, tais como as vitaminas C, E e coffeberry podem ajudar a neutralizar os radicais livres e diminuir os danos oxidativos causados pela poluição.

3. Prevenir manchas: uma das principais causas das manchas na pele é a exposição excessiva e inadequada à radiação solar. "Os hidratantes que contém FPS e ativos clareadores na sua composição podem ajudar não só a prevenir manchas, como a clareá-las", diz Carla Albuquerque. Além do mais, o hidratante protege e mantém as propriedades da pele, dando a ela mais força para se reparar.

4. Melhorar a luminosidade: uma nutrição adequada devolve viço à pele. Quando está desidratada, a pele geralmente fica opaca, áspera, sem vida. "Quando recuperamos a hidratação, através da aplicação de um bom hidratante, melhoramos seu aspecto, com consequente melhora da sua luminosidade", explica a dermatologista.

5. Afastar o envelhecimento precoce: o processo de envelhecimento está ligado a perda gradativa da hidratação natural da pele. "Com o hábito de hidratar a pele regularmente, nutrimos as células e podemos retardar ou pelo menos minimizar esse processo", afirma Carla. As versões com filtro solar também protegem contra a radiação solar, evitando as manchas, flacidez e rugas características do fotoenvelhecimento.

6.Controlar o brilho e a oleosidade: existem no mercado hidratantes com ativos que ajudam a controlar o brilho e oleosidade. São produtos que possuem o chamado efeito matte ou matizador. As formulações específicas para a pele oleosa também controlam a produção de sebo por causa dos seus princípios ativos, tais como o ácido azeláico e glicólico.

7. Dar mais tônus à pele: alguns hidratantes acrescentam na sua formulação ativos como o THPE, que conferem o efeito "lifting" e ajudam a melhorar o tônus da pele, dando mais firmeza.

8. Proteger contra a radiação solar: hidratantes com filtro solar ajudam a proteger a pele contra a radiação UVA e UVB, grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e, nos casos mais graves, o câncer de pele. O raios nocivos destroem as fibras de colágeno da pele, responsáveis pela firmeza e elasticidade, favorecendo manchas, rugas e flacidez.


Minha Vida

domingo, 5 de dezembro de 2010

Britânico com câncer de mama faz campanha sobre a doença

Um homem de 58 anos que foi diagnosticado com câncer de mama está fazendo uma campanha na Grã-Bretanha para conscientizar as pessoas sobre a incidência da doença também em homens.

O designer gráfico Steve McAllister, da cidade de Cardiff, no País de Gales, foi operado e está se recuperando bem da doença, que tende a ser associada às mulheres.

McAllister, que decidiu fazer um registro fotográfico de sua luta contra o câncer, quer que sejam oferecidos melhores serviços de apoio a homens com a doença.

Ele vem pedindo aos homens que não tenham vergonha de ir ao médico se suspeitarem que podem ter esse câncer.

O designer disse também que espera desenvolver material informativo sobre a doença direcionado especificamente a esse grupo.

Estigma
Em média, um em cada cem pacientes com câncer de mama é homem.

"Muitas pessoas ficam surpresas ao ouvir que homens também sofrem de câncer de mama. Até o farmacêutico perguntou por que haviam me receitado remédios para câncer de mama", disse McAllister.

Ele explicou que, na maioria dos casos, quando um homem encontra um nódulo na região do peito próxima dos mamilos, tende a não dar atenção ao fato.

"Eles pensam que é um cisto, não imaginam que pode ser câncer de mama", disse.

"Se encontrarem um nódulo ou algo estranho, é importante que aquilo seja checado."

"Você tem de ir ao seu clínico geral, não há estigma. Isso pode salvar sua vida."

Após visitar o médico reclamando de um nódulo no lado esquerdo do peito e de desconforto, McAllister foi submetido a uma mamografia.

O exame identificou o câncer que estava, na verdade, no lado direito do seu peito.

Para mulheres
McAllister diz que se preocupa com o fato de que, após ser diagnosticado, recebeu folhetos informativos escritos exclusivamente para mulheres.

"Não tenho problemas em mostrar minha cicatriz a qualquer um", disse. "Isso torna todos com quem falo mais conscientes sobre os riscos de câncer de mama (em homens)."

O especialista em câncer de mama Sumit Goyal, do University Hospital Llandough, no País de Gales, aplaudiu a campanha de McAllister para que haja mais apoio a homens afetados pela condição.

"Muitos teriam dificuldade em falar publicamente sobre uma condição que, para a maioria das pessoas, estaria associada apenas às mulheres".

Segundo o especialista, homens com idade em torno de 50 anos precisam estar conscientes dos riscos de câncer de mama.

"Câncer de mama também mata homens", disse Goyal.



BBC Brasil

Quem trai ama? É possível amar duas pessoas ao mesmo tempo?

Um marido pode ser infiel e mesmo assim amar a sua esposa? É possível para uma mulher casada amar seu marido e também o seu amante?

Resposta: Se não fosse possível amar duas pessoas ao mesmo tempo não seria necessário criar a regra do casamento monogâmico.

Aliás, qualquer regra social acontece para conter aquilo que é instintivamente possível. Não roubar, não matar e não " cobiçar a mulher do próximo" são exemplos disso. Amar uma pessoa de cada vez é uma forma de estabelecer um relacionamento com responsabilidade e evitar ciúme, entre outras coisas.

O amor é uma palavra que pode definir vários sentimentos. Pode-se amar uma pessoa por algumas características pessoais e ao mesmo tempo amar outra por outros motivos. Na nossa sociedade estipula-se que num caso como esse, haja uma escolha e uma renúncia. Nem todos, porém, aceitam essa renúncia. E quem não aceita é considerado um traidor da regra. Observa-se porém que as relações afetivas alternativas começam a ser mais aceitas ultimamente. Mesmo a traição, principalmente a feminina, que antigamente era punida com apedrejamento, hoje, por si só, já não representa motivo para qualquer tipo de punição mais dura. Supõe-se que o próprio casal estabeleça quais as regras que regem seu casamento ao invés de se ater a um código que muitas vezes não foi revisto há muito tempo.



Vya Estelar

O que fazer diante de um problema inesperado?

Como você reage diante das adversidades da vida? Problemas todos nós temos, mas para quem os está vivenciando, o seu é sempre o mais grave e o mais urgente de ser resolvido, independente do que seja.

No entanto muitas pessoas se perdem dentro deles, não sabendo e, muito menos, conseguindo resolver situações que as afligem. Como lidar com as situações que nos pegam de surpresa? Ou ainda, com aquelas das quais não temos experiências por nunca tê-las vivenciado?

É certo que cada pessoa reage de maneira diferente frente ao mesmo problema, mas ao chegarmos para contar a última briga com o marido ou namorado, e ouvimos da outra pessoa que ela acaba de saber que está com câncer, nosso problema parece ficar muito pequeno, não é mesmo?

Mas como não há maneiras de medir o que sentimos, não há problema maior ou menor, mas sim dificuldades a serem ultrapassadas quando surgem e se possível, resolvidas.

Algumas pessoas neste momento estão tendo o diagnóstico de uma doença séria ou de algum familiar, outros já estão enfrentando uma doença há anos, com suas dores e busca pela cura; outros estão passando por um processo de separação após anos de convivência, tendo que administrar a nova vida e a dos filhos; alguns descobrem estar sendo traídos após uma convivência de anos, seja pelo marido, esposa, amigo. Outros descobrem que seu filho ou marido está viciado em drogas, álcool; alguns estão enfrentando a morte de uma pessoa amada; muitos estão perdendo bens materiais, outros tantos estão sem trabalho e preocupados com as despesas que se acumulam; há ainda aqueles que estão com a vida aparentemente caminhando bem, mas se sentem insatisfeitos, tristes, com um vazio e uma dor no peito sem explicação.

Enfim, muitos estão neste momento chorando por algum motivo que lhe traga dor. Ou seja, em todas as situações uma expectativa foi frustrada, não aconteceu como esperava que acontecesse. E quem nos disse que a vida sempre iria corresponder ao que esperamos? A vida não, mas ao menos as pessoas, essas sim, esperamos que sejam íntegras, honestas, verdadeiras, éticas, responsáveis, mas lamentavelmente, está cada vez mais difícil encontrar pessoas em que podemos confiar. Mas podemos sim, desenvolver a confiança em nós mesmos, o que muitos também não conseguem.

Todos sabem que nem tudo conseguimos resolver, mas podemos refletir um pouco sobre as situações que parecem nos tirar o chão e nos deixam com a nítida sensação de que não há saída. Por onde devemos começar diante de tantos problemas a serem resolvidos? Comece considerando três pontos principais:

- Problemas que são dos outros, mas que nos sentimos responsáveis por resolvê-los;

- Problemas que dependem de nós resolvermos;

- Problemas que dependem de outras pessoas para serem solucionados.

O que você está passando neste momento se enquadra onde? Você está enfrentando alguma situação difícil de ser resolvida? Como tem se sentido diante do que está acontecendo? A maneira como nos sentimos depende, principalmente, de como iremos reagir quando surge um obstáculo à frente. Nossa reação acontece de acordo com as referências que temos, de como aprendemos a lidar com os problemas no decorrer de nossa vida. Algumas pessoas sempre tiveram apoio de outras, enquanto outras sempre tiveram que resolver tudo sozinhas; isso pode ser um diferencial na maneira como reagimos.

Como você reage frente a uma dificuldade?

Algumas pessoas supervalorizam tudo que acontece de ruim; outras se alienam, até como forma de defesa, agindo como se nada estivesse acontecendo. O que é mais indicado? Potencializar o que está acontecendo, colocando uma lente de aumento, com certeza só o fará ficar pior e fugir nunca foi solução para nada. O mais indicado sempre é ouvir a emoção e analisar com a razão, isso por si só proporcionará um equilíbrio. As pessoas que se desesperam frente a alguma situação difícil, em geral deixam que a emoção se sobreponha a razão, e assim, não pensam, não refletem sobre os possíveis caminhos a seguir diante do obstáculo.

Já pensou em escrever sobre seus sentimentos, depois ler com calma e pensar sobre as possíveis soluções?

É, escrever sempre ajuda a desabafar, organizar nossa mente e nossos sentimentos. Comece a refletir sobre o que está acontecendo, por qual motivo está se sentindo de determinada maneira. Há algo que se pode fazer? O quê? Pense sobre o que está passando, escreva sobre a situação, seus sentimentos. No dia seguinte, retome suas anotações, perceba se algo mudou: a situação, seus sentimentos. O objetivo é você aumentar sua percepção do que está ocorrendo e ampliar seu campo de visão. O que num determinado momento parece ser o fim do mundo, num outro pode se mostrar menos confuso. Faça esse exercício e veja como se sente.

Serenidade, só hoje

E lembre-se sempre da Oração da Serenidade adotada pelos Alcoólicos Anônimos no mundo inteiro:

“Que Deus me dê serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as que posso e sabedoria para distinguir umas das outras” Só por hoje!!!



Vya Estelar