sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Produto de limpeza caseiro previne alergia e é mais barato

Flávia Muniz

Toda dona de casa conhece a importância da limpeza no lar. Hoje, há no mercado vários produtos eficazes, a preços acessíveis. Mas uma alternativa - saudável, ecologicamente correta e econômica - é "fabricar" seus próprios produtos de limpeza. No dia a dia de famílias com pessoas alérgicas, as receitas também podem ajudar, por terem ingredientes mais suaves.

O microbiologista Roberto Martins Figueiredo enumera as qualidades do bicarbonato de sódio, por exemplo. "É excelente substância de limpeza e também ajuda a tirar cheiros. Um tapete com odor ruim pode ser pulverizado com bicarbonato e varrido 20 minutos depois. Também é bom deixar um pote com a substância na geladeira para tirar odores como os de alimentos estragados", explica. Segundo ele, o bicarbonato serve ainda para desengordurar panelas, fogões e forno, embora não tenha ação desinfetante. "Para acabar com bactérias, só vinagre, e o branco não deixa cheiro", diz.

Economia

Fórmulas caseiras são ainda mais econômicas. "Por mês, o comprometimento médio do orçamento familiar com produtos de limpeza é de 2,27%. Em um ano, representa economia de 27,24%, uma boa saída. Os caseiros são mais baratos, tanto pelos insumos, quanto pelo rendimento", atesta o economista André Braz, da Fundação Getúlio Vargas.

A alergista e imunologista Maria Cecília Aguiar, da Policlínica de Botafogo, diz que as composições caseiras apresentam menos cheiro, o que pode ser favorável em alguns casos de alergia, mas que cuidados sempre devem ser adotados. Para ela, o ideal é usar luvas tanto na manipulação de produtos industrializados quanto dos feitos em casa. "Luvas de poliuretano ou borracha são ideais. As cirúrgicas também servem e custam pouco."

Prevenindo crises alérgicas A rotina de limpeza deve ser modificada nos domicílios de pessoas alérgicas. Para elas, produtos de limpeza devem ter o mínimo possível de perfumes. Em alguns casos, é preciso até eliminar o uso de amaciantes na lavagem de roupas.

Produtos contendo solventes orgânicos ou fortemente perfumados, incluindo ceras e desinfetantes, estão proibidos. A casa do alérgico deve ser limpa, mas não pode "cheirar limpinho". Por serem menos tóxicos em suas composições, os produtos de limpeza caseiros à base de sabão de coco, vinagre, limão, bicarbonato e glicerina ajudam quem precisa enfrentar mofo, poeira e sujeira.

Pano úmido com sabão de coco em vez de espanador e vassoura evita que a poeira se espalhe pelo ar. Móveis devem ser arrastados a cada 15 dias para remoção do pó. Colchões devem ser virados quinzenalmente. Cobertores e mantas precisam de sol a cada semana.

Evite problemas Ao fabricar produtos caseiros alguns cuidados devem ser adotados, sempre. Use recipientes limpos e armazene sempre as fórmulas em locais seguros, longe do alcance de crianças e animais. Mantenha os produtos sempre fechados e nunca guarde-os próximo a alimentos.

Ao manusear amônia, evite inalar o produto e mantenha-o longe dos olhos, para não causar irritação, como coceira. Lave bem as mãos depois de usar o limão, para evitar queimaduras. Nunca use a substância sob o sol.

Limão e vinagre são substâncias ácidas, mas cumprem papéis diferentes na limpeza. O primeiro, cítrico, é útil para retirar crosta de sujeiras. Já o vinagre, asséptico, tem ação de evitar contaminação por microrganismos (bactérias).

Em vez de combater mofo com naftalina, que afeta fígado e rins, tente usar sachês com flores de lavanda. Não armazene os produtos de limpeza próximo a alimentos. Batata e cenoura, por exemplo, absorvem substâncias como a amônia - considerada volátil porque evapora rapidamente.


ODIA

Acupuntura ameniza os chatos efeitos da TPM

Patricia Zwipp

O nervosismo aumenta, o mau humor é evidente e as crises de choro são para lá de comuns. A tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM, teima em aparecer todos os meses. Além da instabilidade emocional que incomoda (e muito!) quem está por perto, traz cólicas, retenção de líquidos, dores de cabeça. A boa notícia às mulheres e, claro, aos maridos, namorados e filhos, é que a acupuntura promete amenizar esses problemas.

A técnica acredita na existência de uma circulação de energia vital pelo corpo e seu excesso ou falta ocasiona os incômodos. "Quando há excesso, a mulher pode sentir cólicas superficiais e ficar mais explosiva, por exemplo. No caso de falta, as dores são mais profundas e a pessoa fica mais introspectiva", disse o terapeuta em acupuntura Almir de Carvalho, proprietário da Reabilita Terapias Naturais, de Santo André, em São Paulo.

Para equilibrar a situação, de maneira geral, as agulhas são espalhadas por pontos específicos da barriga próximos ao umbigo, do pé, da cabeça e da orelha. Assim, a acupuntura busca regular o sistema nervoso, o funcionamento do fígado e os hormônios.

Carvalho sugere um tratamento de oito a dez sessões, sendo uma por semana. Depois, seria interessante a manutenção mensal, na semana anterior à menstruação. "É interessante que haja mudanças em alguns hábitos alimentares. Vale evitar enlatados e bebidas geladas. Devem preferir alimentos mais próximos do natural possível."


Terra Saúde

Como lidar com a ansiedade das crianças no fim do ano

O corre-corre do fim do ano não mexe apenas com a sua rotina, mas também com a das crianças. Ensaios para festas de fim de ano na escola, no inglês, na natação, o acantonamento indicam que o ano está chegando ao fim, e isso pode deixar seu filho ansioso. Para ajudar você a contornar as emoções da criança nesse período, selecionamos 7 situações e o que fazer em cada uma delas para que esta época não seja um caos para os pequenos (e nem para você!).

Meu filho está triste com a chegada das férias
O maior problema das férias é a criança ficar entediada. Para evitar, o melhor dos mundos seria se ou o pai ou a mãe conseguisse conciliar alguns dias de folga junto com os pequenos. A criança já ficaria mais animada só de saber que a rotina dela ao lado dos pais seria ainda mais próxima, desde acordar junto até sair para tomar um sorvete ou viajar. Porém, nem sempre essa situação é possível. Assim, ainda que o seu filho fique com a babá, empregada ou avó, antes mesmo da chegada das férias, converse com ele para que programem juntos algumas atividades para os dias longe da escola. Pode ser desde uma ida ao teatro, cinema ou parque até chamar os amigos que estão na cidade para passar o dia com ele. “Assim, ele vai entender que, apesar de não ir para a escola ficar ao lado dos amigos todos os dias, também vai fazer coisas diferentes e gostosas”, diz Rita Calegari, psicóloga infantil do Hospital São Camilo (SP). Na programação, vocês podem incluir brincadeiras com argila, papel machê, guache. Como as crianças em geral ganham presentes no fim do ano, marque um dia com o seu filho para que ele separe brinquedos que não quer mais. À noite, quando chegar do trabalho, vocês podem embrulhar e organizar a entrega para alguma instituição de crianças carentes. Mandá-lo para acampamentos também é uma opção, mas que será válida somente se for o desejo dele.

Meu filho está cansado e não quer ir mais para a escola
Para a especialista, há duas linhas de pensamento que os pais podem escolher. Se o seu filho teve um bom desempenho durante o ano letivo e já fechou as notas, você pode até flexibilizar um pouco essa rotina escolar, como liberar um dia na semana para que fique em casa. Uma outra maneira é incentivar a criança a curtir os últimos dias de aula ao lado dos amigos, lembrando-a que o ritmo agora será outro, mais leve, de confraternização e que é importante que vá para a escola até o dia estipulado pela instituição. “As duas maneiras ensinam princípios para a criança. Uma em relação à recompensa e a outra da importância do cumprimento das atividades até o fim.”

Meu filho está chateado com o fim das aulas porque no próximo ano vai mudar de escola
Essa situação é muito comum para as crianças que estão saindo da pré-escola e tiveram um período de grande proximidade com os amigos, indo a festas e outros programas que estenderam a amizade além do ambiente escolar. O importante é você conversar com o seu filho de que não é porque ele está mudando de escola que a amizade vai acabar. Deixe-o seguro de que você tem o telefone dos pais dos colegas e que ainda nas férias irão se reunir para se divertir juntos.

Por outro lado, segundo Rita, cabe aos pais também valorizar a nova experiência da criança. Se você mostrar entusiasmo com a nova escola, como será bacana fazer novos amigos, ele se sentirá seguro e até animado com o fim das aulas. “Projetamos muito das nossas emoções para os nossos filhos. E as crianças, em geral, pensam mais no presente.”

Será bem bacana se, para os últimos dias de aula, você fizer um cartão de visita do seu filho, com o nome, seu e-mail e o telefone, para que ele entregue aos amigos.

Meu filho está ansioso com o acantonamento da escola
É ele mesmo ou você? Segundo Rita, muitas vezes os pais ficam receosos de saber que o filho estará sob cuidado dos professores em um período diferente do que o habitual. Por isso, certificar-se de todas as medidas que a escola irá tomar em relação à segurança, vai deixá-la mais tranquila.

Para a maioria das crianças, dormir na escola é emocionante. Elas ficam ansiosas de ter uma rotina no ambiente escolar diferente daquela do ano letivo. É uma experiência de amadurecimento, ainda que algumas chamem pelos pais no meio da madrugada. Esse é um ótimo momento também para incentivar seu filho a abandonar o hábito da chupeta ou da mamadeira.

Agora, se ele não quer ir de jeito nenhum para o acantonamento, não adianta forçar. O importante é você perguntar o porquê do receio dela em participar dessa atividade.

Meu filho é muito tímido. Ele deve participar da festa de fim de ano na escola?
É muito rico a criança participar de um ritual de passagem, que indica o encerramento de um ciclo para o começo de outra etapa na vida. Além da recordação que ela terá da infância, a apresentação da escola é uma oportunidade de ela mostrar à família o que aprendeu. É um dia especial. Ainda que o seu filho não queira participar, o que acontece, em geral, com crianças menores, leve-o ao local do evento e deixe-o junto com os amigos na “concentração”. É bem provável que junto com eles e os professores ele se sinta motivado a subir no palco. Caso não queira mesmo, não há problema. Assista ao lado dele à apresentação dos amigos. Ele ficará animado para uma próxima vez.

Meu filho não para de perguntar sobre o presente de Natal. O que eu faço?
É difícil controlar a ansiedade da criança em relação a um presente nesta época do ano. Na TV, nos shoppings, nas lojas, nas ruas, tudo está enfeitado, o que indica que o Natal está chegando. Não dá para impedir que ela pergunte mesmo. O melhor é ouvir e propor outros assuntos. Trabalhar o tempo com a criança também é importante. Que tal fazer argolas com os dias para contar quanto tempo falta para a chegada do Natal? Assim, fica mais fácil seu filho visualizar quantos dias precisa esperar para ganhar o presente. E nada de cair na tentação de dar o que ele pediu antes da data. “O gostoso das datas é passar por elas. Ganhar antes não tem o mesmo valor de receber no dia. É importante os pais trabalharem a tolerância à frustração com as crianças. Datas como o Natal, Páscoa, aniversário, são ótimos momentos de transmitir valores para os filhos”, diz Rita.

Meu filho chegou em casa com todos os trabalhos que fez durante o ano na escola. Como eu falo para ele que não vamos guardar tudo?
Nunca fale no primeiro momento que não vai poder guardar tudo. Receba os trabalhos do seu filho com entusiasmo, afinal foi uma produção dele durante o ano todo. Faça uma exposição pela casa, pendure nas paredes por um dia. Converse com ele para que escolha alguns para dar de presente para os amigos, padrinhos, avós. Depois, fale a verdade, que não será possível guardar todos, e peça para que ele ajude você a selecionar os mais bonitos e os que mais gostou de fazer. Não deixe de fotografá-lo com aqueles que serão descartados.


Crescer

Oito dicas que ajudam a lidar com a pressão e o estresse

No trabalho, com os familiares, na escola, no relacionamento e em qualquer ambiente ou situação que nos coloque em contato com outras pessoas, estamos sujeitos ao surgimento de pressões psicológicas ou situações limite ocasionados por influências externas. É importante a pessoa estar vigilante para perceber se além da pressão externa ela não está acumulando cobranças internas.

Existem pessoas detalhistas, perfeccionistas e que não lidam bem com erros, julgamentos e comentários alheios ou falhas que costumam viver em constante cobrança consigo mesma. Esse hábito resulta em mais cobrança e uma maior carga de estresse e cansaço na vida da pessoa.

A insegurança pode colaborar na piora da situação, pois leva o indivíduo a se esforçar constantemente em busca da satisfação do outro. Mas é preciso pensar e considerar qual é a importância da aprovação externa em sua vida, para que o desgaste seja diminuído.

Para evitar o estresse e o desgaste que podem surgir em decorrência do excesso de pressão e cobrança, preste atenção nas suas ações e procure incorporar novas atitudes.

Confira abaixo formas de lidar com as situações de pressão:

1- Cuidado com cobranças excessivas: Fique atento para não se cobrar excessivamente por algo que já está sendo cobrado por terceiros. Diante muita cobrança, você poderá sentir desânimo, falta de força e de estimulo para cumprir o que foi delegado.

2- Evite idealizar soluções: Diante de um problema ou um prazo a ser cumprido, analise de forma concreta e lógica a melhor forma de resolvê-lo e parta para a ação. Ao ficar idealizando soluções você pode "ficar preso" a cobranças e soluções irreais a respeito do que deve ser feito e não conseguir sair da ideia para partir para a ação.

3- Analise a importância do outro: Existem pessoas que sempre têm atitudes ou palavras que nos desagradam e irritam. Para lidar com elas, pense qual o tamanho da importância que essa pessoa tem na sua vida e se vale a pena gastar o seu tempo e se estressar com o que foi dito. Pense que naquele momento pode haver outras questões mais importantes para esquentar a cabeça do que um comentário maldoso.

4- Adquirir maior segurança: Pessoas inseguras sofrem muito quando pressionadas, pois se questionam o tempo todo se vão dar conta daquilo ou se tem condições de resolver o problema. Se você está em determinada função é porque tem capacidade para tal.

5- Analise e assuma a sua responsabilidade pelos atos: Diante de um conflito reavalie as suas atitudes e tente perceber se não teve alguma atitude que o desencadeou. Ao perceber a situação converse com as pessoas envolvidas e peça desculpas.

6- Cuide da saúde: procure perceber se o seu corpo está mostrando sinais físicos de cansaço e cobrança, como dor de cabeça, insônia, dor de estomago, irritabilidade, ganho de peso, dificuldade de concentração e etc. Caso você não esteja se sentindo bem, procure primeiramente um médico e depois um psicólogo.

7- Tenha momentos de relaxamento e prazer: É importante ter momentos que nos proporcionam relaxar e "desligar" um pouco dos acontecimentos para relaxar a mente e o corpo. Outro ponto positivo é que quando nos "afastamos" dos problemas, conseguimos vê-los por outra ótica e encontrar novas soluções.

8- Se respeite: Todos nós temos limites. Ninguém é tão forte a ponto de aguentar tudo e nem tão fraco a ponto de não dar conta de nada. Portanto, se existem situações que estão além do seu limite, reconheça e peça ajuda para as pessoas próximas.


Minha Vida

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cerca de 250 mil brasileiros não sabem que foram infectados por HIV


Estudantes seguram faixa vermelha formando o símbolo da luta contra a Aids na província de Anhui, na China

Cerca de 630 mil brasileiros vivem com HIV em todo o país – desses, 255 mil não sabem que foram infectados. Os dados foram divulgados hoje (1º) pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a pasta, o número de testes de HIV distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) dobrou, passando de 3,3 milhões, em 2005, para 8,9 milhões em 2009. O índice de testagem para HIV em todo o país, no ano passado, foi de 38,4%.

Aumento no número de infecções

O número de novas infecções por HIV no Brasil passou de 37.465, em 2008, para 38.538, no ano passado, de acordo com dados divulgados hoje (1º) pelo Ministério da Saúde. Em média, são registrados 35 mil novos casos de Aids por ano.

De acordo com a pasta, o crescimento não é preocupante, porque é reflexo do aumento de testagens em todo o país. Ao todo, atualmente, há 630 mil infectados no Brasil. A faixa etária preponderante é dos 30 a 49 anos.

O boletim epidemiológico aponta ainda que 11.839 pessoas com HIV morreram em 2009, praticamente o mesmo número registrado em 2008 (11.815). Desde os anos 80, mais de 229 mil pessoas morreram em decorrência da doença.

Jovens

Entre os menores de 5 anos, os dados apontam para uma redução de 44,4% no número de novos casos entre 1999 e 2009.

Em relação aos adolescentes, o Ministério lembra que nos últimos anos houve uma inversão no perfil de infectados e, hoje, na faixa de 13 a 19 anos, há mais jovens do sexo feminino que do sexo masculino com Aids.

Dos jovens infectados, 20, 1% são homossexuais, 11,5% são bissexuais e 30,5% são heterossexuais.

Regiões

Os registros de novos casos de Aids acumulados de 1980 a junho de 2010 indicam que a maior parte dos infectados está no Sudeste (58%). Em seguida, estão as regiões Sul (19,5%), Nordeste (12,5%), Centro-Oeste (5,7%) e Norte (4,2%).


Uol Saúde

Um a cada quatro homens sofre com a ejaculação precoce. Conheça suas causas e ajude-o a evitá-la

Poucas mulheres admitem que seus problemas na cama têm um único responsável: a ejaculação precoce do parceiro (quando o homem não se controla e goza rápido demais). Pesquisas mostram que um a cada quatro homens sofre desse mal, chegando ao orgasmo dois minutos após a penetração - ou mesmo antes dela. Com a falta de controle sobre o próprio prazer, o homem tem menos chances de se preocupar em satisfazer a mulher. Com o tempo, isso desgasta a relação do casal.

Segundo o urologista Celso Marzano, há vários fatores que causam essa falha. "Problemas no trabalho ou casamento, estresse, além de alcoolismo e uso de drogas são alguns", explica. Em vez de culpar o companheiro ou desistir de fazer sexo, veja como ajudá-lo nesse momento delicado.

Algumas causas da rapidez entre lençóis

- Disfunção erétil
Após os 40 anos, o homem passa a produzir menos quantidade de hormônio masculino (testosterona). Isso significa que seu interesse sexual pode diminuir, assim como a força da ereção. O problema pode ter causa física ou psicológica.

- Ansiedade: a raiz do problema
Nove a cada dez casos de ejaculação precoce estão associados à ansiedade, provocada por fatores como dívidas, pressão no trabalho e desemprego. Medo de rejeição e sentir-se inferior à mulher também deixam os homens inseguros, interferindo na qualidade da relação sexual.

- Infecções e câncer de pênis
A falta de higiene costuma levar muitos homens para o consultório. Água e sabão previnem infecções simples e até o câncer de pênis, responsável por mais de mil amputações por ano no Brasil. Essas doenças podem ser responsáveis pela falha no ato sexual.
3 maneiras infalíveis de ajudá-lo

- Mude de posição
Terapeutas sugerem que o casal comece a relação na posição menos gostosa para o homem e que adie a penetração, demorando nas carícias iniciais.

- Xixi sob controle
Ao urinar, fale para ele interromper e soltar o jato várias vezes. Isso contrai o músculo do períneo e ajuda no controle da ejaculação.

- Converse
Se o problema ocorrer em mais de 50% das relações, ele precisa procurar um urologista. Com amor, convença-o a ir ao médico.

Carolina Porne

Como controlar os pedidos de compras dos filhos no Natal

Nessa época do ano, é fatal: a garotada fica ainda mais consumista. Saiba os limites para agradar os filhos sem exageros
Fim do ano chegando e as crianças ficam alvoroçadas! “Eu quero uma boneca, um carrinho, um videogame”, pedem. Enfim, querem tudo o que as propagandas de TV mostram. Como agir? Mesmo endividada você compra o que seu filho quer? O segredo é sempre estabelecer limites – para você e para eles. A psicóloga Andreia Calçada dá algumas dicas para lhe ajudar nestas horas:

. Antes de sair de casa, converse com a criança e combine o passeio. Diga coisas como: “Hoje vamos comprar presente para o seu primo que faz aniversário, não para você”.

. Explique que dinheiro não nasce em árvore e que temos que trabalhar para conseguir as coisas.

. Seja o exemplo. Não vá combinar com ele antes de sair de casa que vocês não vão comprar nada, para depois sair de uma loja de roupas cheia de sacolas para você.

. Faça mais passeios ao ar livre com ele. E deixe a criança mais atenta a outras coisas do que à TV.

. Frustre a criança de vez em quando, pois ela tem que aprender que na vida também haverá outras frustrações futuras.

. Deu acesso de birra? Deixe chorar, não compre só porque ela está esperneando! Se você ceder, só reforçará esse comportamento.

Como ensinar os filhos a lidarem com o consumo?
Estipule regras para o consumo do seu filho. Compre um cofrinho para que ele aprenda o valor do dinheiro e a importância de se economizar para, lá na frente, comprar algum bem que seja mais valioso pra ele. Se for possível, estabeleça uma mesada.

Até os 11 anos, a quantia deve ser dada por semana, após essa idade, passe para mesada mensal. Na família do universitário Leon F., 21 anos, isso deu certo. Ele começou a ganhar mesada aos 8 anos e recebeu dos pais a seguinte instrução: gaste como quiser, mas lembre que é importante guardar. “Desde cedo criei a consciência de que deveria poupar para conseguir as coisas”, diz ele hoje. Se pedia algo para os pais, era questionado: “Por que você não compra com a sua mesada?”.
Daniella De Caprio

Sem contraindicações, a técnica chinesa do-in ajuda a aliviar dores do dia-a-dia e ganha adeptos no mundo ocidental

Responda rápido: ao sentir aquela dor nas costas, tudo o que se deseja é que alguém faça uma massagem no local até aliviar o incômodo, certo? Como nem sempre é possível encontrar um massagista de plantão, é mais do que necessário ter um plano B. No entanto, ele não precisa ser uma nova invenção eletrônica ou tampouco estar na caixa de remédios. Entre as terapias alternativas, a chinesa do-in é uma das que promete aliviar dores e prevenir doenças.

Sem contraindicações, a técnica consiste em usar a automassagem em pontos estratégicos do corpo. Cada local corresponde a um sintoma. "Qualquer pessoa pode praticar o do-in, contanto que conheça a localização exata dos pontos", explica o massagista José Augusto Maciel Torres. Para chegar até esses locais, é necessário compreender o conceito de energia, muito utilizado pelos orientais para explicar a saúde.

Segundo a cultura chinesa, o homem está entre duas energias: o Yin, localizada na terra, e o Yang, no céu. "Como são opostas, se atraem, e nós somos um transformador de energias do céu e da terra", explica Rodolfo Correa Lima, diretor- presidente do Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas. Para ser saudável é necessário que haja uma circulação adequada desta energia pelo organismo. No corpo do homem existem pontos de condensação de energia, sensíveis a estímulos externos. "Quando 'doentes', ficam enrijecidos e sensíveis, devendo ser tratados para a melhora do quadro patológico", esclarece. Existem duas formas de obter resultados massageando esses pontos. No caso do excesso de energia, é preciso usar uma pressão profunda no local, técnica conhecida como sedação. "É simples, usa-se o polegar para pressionar a área por alguns segundos", explica Lima.

Quando o necessário é produzir energia, a regra é estimular o ponto. "Desta vez, aplica-se toques leves, várias vezes, com os dedos na superfície dos pontos", diz. Apesar de exigir acompanhamento médico inicial, que irá indicar os pontos corretos e as formas de massageá-los, a terapia ganha adeptos por ser bastante flexível. Pode ser praticada em grupo ou individualmente, quantas vezes o praticante achar necessário e em qualquer horário ou local.

"O ideal é que seja feito ao acordar ou antes de dormir. Além, claro, de quando houver algum desconforto", afirma Lima.

Para fazer em casa!

Faça você mesmo e alivie alguns males diários. Mas, lembre-se, para obter resultados, a prática deve ser diária

Ativação da circulação: para este exercício, você usará as duas mãos. Separe bem os dedos de uma das mãos e, com a outra, massageie a ponta dos dedos um a um. Não tenha pressa, faça movimentos circulares e use diferentes intensidades de pressão. Antes de passar para o dedo seguinte, dê breves beliscões nas unhas. Faça o exercício com os dez dedos das mãos.

Dores de pescoço: para aliviar incômodos nessa região, junte os dedos e faça uma concha com a mão. Na junção do dedo mindinho com o restante da mão, você encontrará um osso. Massageie o local por aproximadamente um minuto. Faça o mesmo exercício com a outra mão.

Resfriados e sinusites: nesse caso, a massagem será no nariz. Usando as pontas dos dedos das duas mãos, friccione moderadamente o nariz. Batidas leves também auxiliam a melhorar o mal-estar.

O trabalho conjunto

Apesar de apresentar bons resultados durante os tratamentos, o do-in depende de outras variáveis. "A fuga do modo natural da vida é o que gera o desequilíbrio energético", afirma Torres. Uma combinação de rotina estressante, falta de exercícios físicos regulares, alimentação desregulada e excesso de bebidas e cigarros contribuem não só para o aparecimento de doenças, mas também no retardo dos benefícios proporcionados pela técnica.

Como o do-in é considerado uma terapia alternativa, muitas vezes realizada em conjunto com a medicina ocidental, não é possível quantificar os resultados positivos. "Até porque a cura é muito relativa. E, na verdade, a essência do do-in e da maioria das técnicas orientais é o aspecto preventivo", afirma o especialista.

Além de unir o trabalho do do-in com o tratamento convencional, é possível ligá-lo a outras técnicas alternativas, como o shiatsu e a acupuntura. Usando o mesmo princípio, o de massagear pontos de condensação de energia. A diferença entre elas está no modo em que isso é feito. Literalmente, a palavra shiatsu significa "pressão dos dedos", enquanto que acupuntura pode ser descrita como "punção de agulha". "Quando aplicamos a pressão dos dedos em nós mesmos, praticamos o do-in; quando usamos a mesma técnica em outras pessoas, trata-se do shiatsu; e, finalmente, quando usamos agulhas para ativar esses pontos, a técnica é a acupuntura", explica Lima.

O do-in se diferencia por permitir que o paciente tenha um contato consigo próprio durante o tratamento. Dessa forma, é possível ficar mais atento aos sinais que o organismo dá quando algo está errado.

Terapia pública

E foi justamente o do-in que ajudou os moradores da cidade de Itajaí, uma das mais afetadas pela enchente que assolou o estado de Santa Catarina em novembro de 2008, a se recuperar dos traumas deixados pela tragédia. "Quando isso ocorreu, muitas pessoas já praticavam o do-in e se beneficiaram dele naquele momento difícil", afirma o médico Marco Giostri, com especialização em saúde pública e coordenador das práticas de do-in na rede do SUS em Itajaí (SC).

Aplicada em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade desde 2005, a técnica já apresentava bons resultados entre os pacientes. Os idosos são a maioria nos grupos que se reúnem semanalmente para uma hora de automassagem.

"Muitos dos pacientes já chegam até nós com dores crônicas, sem solução pela medicina alopática convencional", detalha Giostri. Segundo o médico, ao longo do tratamento é possível notar melhorias. "Principalmente na redução significativa no uso de medicamentos, como antidepressivos, anti-inflamatórios e analgésicos", explica.

Apesar de pioneira, programas semelhantes podem ser encontrados em unidades do SUS de cidades como Londrina, Recife, Colombo (Paraná) e Brasília (Distrito Federal).

Caroline Afonso / Shutterstock

Redução de estômago: vantagens e desvantagens da cirurgia em adolescentes

Muitos famosos, como o apresentador Faustão, têm emagrecido graças a uma operação de redução de estômago, conhecida como cirurgia bariátrica. Sabia que, no Brasil, um em cada 20 desses procedimentos é feito em menores de 20 anos?

Segundo Maurício Castro Lima, herbiatra (médico de adolescentes) e psicólogo do Instituto da Criança da Universidade de São Paulo, a cirurgia não deve ser a primeira opção para obter um corpo enxuto. "O adolescente de hoje quer tudo na hora. E o processo para perder peso mais saudável, com dieta e exercícios, é mais demorado, porém menos invasivo", alerta.

O gastroclínico Marçal Rossi tira as suas dúvidas
Qualquer adolescente pode fazer uma cirurgia de redução de estômago?
Não. Muitos casos de obesidade são resolvidos com reeducação alimentar, prática de exercícios físicos e acompanhamento psicológico. A operação só é indicada após duas tentativas por estes meios. Ou em adolescentes que, além de obesidade mórbida, sofram com as chamadas doenças associadas, como diabetes e hipertensão.

Adolescentes de qualquer idade podem operar?
Acima dos 16 anos é preciso autorização dos pais. Para menores de 16, o caso é analisado por uma junta médica e são necessários mais documentos, como um aval do Conselho de Medicina. Em ambos os casos os riscos são parecidos.

Jovens se recuperam bem da cirurgia?
O procedimento é bastante seguro. Os pacientes adolescentes costumam evoluir muito bem, além de ter sua autoestima elevada. Contudo, é preciso um bom acompanhamento no pós-operatório para que o jovem não caia em tentação e volte a comer no mesmo ritmo que antes - o que pode ser fatal.

ANA MARIA

10 dicas para decolar na carreira no novo ano ou mudar seu rumo profissional

1. Organize seu ambiente
A bagunça é um convite à improdutividade. Comece o ano dando uma geral em casa e no escritório. Nem pense em fazer tudo em apenas um dia - você corre o risco de desistir no meio. A cada etapa, será um alívio jogar o lixo fora, doar o que está bom, mas fora de uso, mandar consertar o que for necessário.

Não esqueça a faxina virtual: delete os e-mails antigos e responda aos que estão pendentes. Tudo limpo? Providencie pastas e caixas com etiquetas para manter a ordem conquistada.
2. Planeje seu dia
Cansada de tanta correria, a comerciante Marcia Aiko Hasegawa, 38 anos, de São Paulo, elaborou um cronograma de compromissos diários que segue à risca. ''Hoje estudo, trabalho, faço exercícios e tenho maior disponibilidade para minha família. A qualidade de vida aumentou'', comemora.

Mãos à obra: planeje a semana no domingo, considerando as tarefas rotineiras e os extras (como a reunião da escola do filho). Atenção aos detalhes - se for lavar e secar o cabelo após a ginástica, contabilize. Reserve espaço para emergências e também para as boas surpresas. Se mora numa metrópole, compras por internet, uso de metrô e de serviços de motoboy economizam horas no trânsito; reservas no cinema ou em restaurantes reduzem os preciosos minutos perdidos nas filas.

3. Determine metas
Ter bem claros os objetivos que pretende alcançar a médio e a longo prazo ajuda a lidar com as responsabilidades diárias e a estipular prioridades. Além disso, evita gastos de energia desnecessários. Faça uma avaliação de suas prioridades e estabeleça metas profissionais e pessoais. Uma boa sugestão é anotá-las em uma folha de papel e deixá-la sempre à vista.

4. Aprimore seus conhecimentos
A fluência em duas línguas estrangeiras definiu o sucesso da esteticista e massoterapeuta Tainah Brochado Ranzeiro, 27 anos, de Brasília. ''Trabalho em um spa que recebe um grande número de pessoas de outros países e só consegui a vaga por falar inglês e espanhol. Hoje sou responsável por atender diplomatas, embaixadores e políticos de todo o mundo e ganho mais por isso'', diz.

Para crescer na carreira, descubra as competências indispensáveis e também o que pode ser um diferencial. Nem sempre um curso é o mais indicado. Algumas vezes, é melhor desenvolver comportamentos pró-ativos, como saber trabalhar em equipe. Verifique ainda se suas metas combinam com seus valores éticos e morais - quando não há conflitos internos, tudo deslancha melhor.

5. Prepare-se para ceder e arriscar
Quem foge de desafios, resiste a mudanças e não aceita a opinião alheia perde a chance de trocar experiências e ser mais criativa. Um ano realmente novo pede ideias flexíveis e inclui riscos. Eles dão medo, mas por outro lado combatem a estagnação. Disponha-se a ouvir e aproveitar sugestões, não se melindre com críticas e ouse mais. Ao ver a realidade por outros prismas, talvez dê menos importância a velhas questões e descubra potenciais inéditos.

6. Adote uma atitude otimista
Mesmo com grandes desafios pela frente, espere sempre pelo melhor resultado. Ser positiva é item fundamental para concretizar sonhos, atingir o sucesso em cada área da vida e encontrar a felicidade. Agir, pensar e viver com otimismo aumenta as chances de conquistar aquilo que se deseja. As atitudes refletem diretamente no desempenho no trabalho, na família e na vida pessoal.

7. Pratique a arte do convívio
Um exercício para criar harmonia em casa ou no trabalho: encare a convivência com as pessoas como se fosse uma orquestra. Você não toca sozinha, integra-se ao grupo. Ora um instrumento se destaca, ora outro. Às vezes, seu posto é de solista ou de general da banda; noutras, você vai mesmo carregar o piano. Raros momentos são uníssonos - é a diferença que faz a música. Saber escutar é quase tudo - a voz dos outros e também a do seu coração.

8. Troque sapos por estratégias
Quantas vezes você já fez algo de má vontade, sentindo-se obrigada e injustiçada? Ou deixou de se posicionar na hora certa para depois reclamar? Cuidado. Quem engole sapos demais é candidata à indigestão. O melhor modo de interromper esse ciclo não é explodir nem ficar quieta e adoecer de raiva.

A saída é montar novas estratégias: aprender a dizer não ou estabelecer condições para o sim, definir prioridades, delegar tarefas, negociar prazos, pedir ajuda quando necessário - e antes de ficar furiosa. Quem se sobrecarrega compromete o rendimento, o humor e acaba se prejudicando. Seja hábil e desarme essa armadilha.

9. Inclua o relaxamento na rotina
A paulistana Cecília de Almeida Kawall, 43 anos, adotou a estratégia e recomenda. ''Aos 40 anos, engravidei de gêmeos e a ioga me ajudou a ganhar serenidade e força para o parto. Gostei tanto que me aprofundei e acabei me tornando instrutora'', diz.

Assim como ela, você pode encontrar o seu método regular de combate à tensão e ao stress. Aulas de alongamento, tai chi chuan, massagens... Veja o que combina com sua personalidade e agenda. Caminhadas num parque ou à beira-mar são boas opções grátis. O importante é escolher algo que você possa fazer sempre e com prazer.

10. Elogie e agradeça
É essencial contar com os amigos e colegas, dar apoio a eles. Muita gente se esquece de dizer: ''Esse trabalho ficou muito bom'' - mas esse reconhecimento é como uma injeção de energia pura para quem ouve. Da mesma forma, é preciso agradecer pelas gentilezas que nos fazem. Mesmo que seja um simples encontro para papear, diga ao seu amigo: ''Obrigada por ter vindo comigo''.

CLAUDIA

Deixe a chapinha de lado e assuma a textura natural dos fios


Se antes eles davam o maior trabalhão para cuidar, hoje, com uma série de novos produtos no mercado e com a valorização do estilo mais natural dos fios, os cabelos crespos fazem o maior sucesso.

Longo, curtos, soltos, black ou com acessórios, não importa, eles dão autenticidade e força a qualquer visual.
Mas para ter um estilo autêntico e uma cabeleira de causar inveja, não basta assumir os fios crespos e sair desfilando por aí.

Para que eles fiquem bonitos e com aparência saudável, é preciso manter uma série de cuidados que vão desde a lavagem até a hidratação e são essenciais para deixá-los saudáveis e sedosos.
“Como nascem espiralados desde a raiz, os cabelos crespos são naturalmente mais opacos e ressecados, já que a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios é mais difícil. Além disso, têm excesso de volume e são mais difíceis de pentear, dificultando a definição dos cachos. Por isso, mantê-los bem lavados e hidratados é fundamental para que não fiquem armados e sem vida”, explica o hair stylist Félix Filho, do salão Honma Tokyo.

1. Hidratação profunda
Os cabelos crespos devem ser hidratados semanalmente.
Aposte nos produtos à base de mameleuca ou derivados de silicone, colágeno e de elastina, proteínas, óleos e extratos vegetais, ceramidas e vitamina E, que repõem nutrientes e ajudam a unir as pontas duplas.

2. Beleza que vem do prato
Mantenha uma dieta equilibrada com muitas proteínas, vegetais frescos e água, para manter a vitalidade dos fios de cabelo.
“Uma boa opção é investir, sem exagerar na dose, em frutas como o abacate, que são mais gordurosos e ajudam a manter a oleosidade dos fios”, explica Felix.

3. Tesoura neles
Um bom corte é uma das principais armas contra o volume dos fios.
No caso dos cabelos crespos, ele ajuda a remover as pontas ressecadas e manter o penteado em dia.
“Cada cabeleireiro tem sua técnica, mas todos concordam que o corte reto deve ser evitado. Com o cabelo todo no mesmo comprimento, o volume acumula-se nas pontas. O resultado é um corte triangular, com pouco volume na raiz e muito nas extremidades”, explica Félix Filho.
“O ideal é manter os fios mais desfiados, que dão leveza ao visual”, diz o hair stylist.

4. Pintar pode?
Nem toda tintura e tonalizante ressecam os cabelos crespos.
Produtos de boa qualidade, por exemplo, até ajudam a deixá-los mais hidratados.
“Esses produtos já vêem com hidratante e outras substâncias que deixam o cabelo mais macio e brilhoso”, explica o hair stylist.

5. Temperatura ambiente na cabeça
Lave os fios utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios.
“O segredo para deixar o cabelo crespo bonito e saudável é hidratação. Não vai adiantar nada usar um bom creme e produtos adequados se você lavar com água quente. Os fios não vão e responder ao tratamento”, explica.

6. Massagem que traz brilho e maciez
Massageie o couro cabeludo durante a lavagem.
Além de proporcionar uma melhor higienização dos fios, a massagem estimula a produção de sebo capilar que protege os cabelos.

7. Produtos para cabelos crespos
Na hora da lavagem, o ideal é investir no xampu sem sal, específico para esse tipo de cabelo.
Os cabelos submetidos a processos químicos podem utilizar uma linha de manutenção própria para fios crespos à base de óleo essencial de melaleuca que, além de ser um anti-séptico natural, restaura e equilibra a oleosidade dos cabelos.

8. Condicionador
O uso do condicionador é essencial, pois hidrata e anula a tensão eletrostática dos fios, que deixa os cabelos arrepiados quando secos.
Utilizar o produto condicionante que compõe o kit específico de xampu sem sal é a maneira mais eficaz para manter a beleza dos cabelos.

9. Hora de pentear
Depois de lavar e enxaguar os fios, use um pente de dentes largos para desembaraçar, depois aplique o Leave-in (creme sem enxágüe). Evite penteá-los a seco.
Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta.
Desembarace-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz: “os dentes largos ajudam a evitar que os fios se quebrem e ajudam a manter a eletricidade dos fios”, explica Félix Filho.

10. Modele as madeixas
Após aplicar o creme de pentear nos fios, deixe-os secar naturalmente e então, utilize produtos complementares como um gel hidratante e spray intensificador de brilho para ajudar a prevenir o ressecamento.
“São produtos que protegem do ressecamento provocado pelas agressões do meio ambiente (vento, sol, etc.) e ajudam a reduzir o volume e a modelar”, continua.

11. Sem arrepios
Depois de secos e modelados, podem restar alguns fios arrepiados, por isso, use finalizadores como pomadas, ceras ou silicone para baixar o frizz.
“Basta espalhar uma pequena dose do produto nas palmas das mãos e distribuir nos fios. Os movimentos devem ser suaves do comprimento em direção às pontas”, diz Félix Filho.
Natália do Vale

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Sangramento durante a relação sexual

Já falei sobre esse assunto no meu site, colocando os principais motivos de sangramento na relação sexual. Porém, resolvi escrever novamente esse assunto abordando as principais dúvidas que surgiram por conta desta matéria.

A primeira coisa que preciso falar antes de colocar motivos mais importantes é: relação sexual próximo à data da menstruação é quase certeza que haverá sangramento. Chegam a mim muitas mulheres dizendo que sangraram um dia antes de menstruar, por exemplo. Desta forma, o primeiro motivo a pensar é que foi sangue menstrual.

Porém, existem outros motivos mais importantes que merecem investigação. O primeiro deles é a DST. Algumas bactérias podem ser adquiridas durante a relação sexual, como Clamídia, Tricomonas e outras. Estas provocam inflamação no colo do útero, torna este colo friável, provocando sangramento e dor na relação sexual. Por isso que se orienta preservativo sempre, independente do uso do anticoncepcional.
Além deste caso, pólipos e lesões neoplásicas podem ser o motivo do sangramento. Dentre as lesões neoplásicas, o destaque é dado para câncer de colo e câncer de vagina. No caso de pólipos, consideradas lesões pré-neoplásicas, pode ocorrer sangramento durante ou depois da relação. Algumas vezes, estes pólipos ficam em regiões difíceis de identificar por exames de imagem, sendo um dos motivos de difícil diagnóstico.

Um destaque deve ser dado à endometriose, doença que atinge 5 a 15% das mulheres. Resultado de tecido originado de dentro do útero, o endométrio, a endometriose pode promover sangramento durante a relação por conta da implantação deste tecido em regiões como o colo do útero e canal vaginal. Durante o sexo, ao haver o toque nestas regiões, o sangramento acontece.

Na menopausa, há ainda um motivo adicional de sangramento, a atrofia vaginal. Neste período, a falência ovariana reduz a produção de estrogênio, hormônio responsável pela lubrificação vaginal. Desta forma, o ressecamento e redução da elasticidade vaginal pode resultar em sangramento durante a relação sexual. Um hormônio local pode resolver este problema em muitos casos.

Assim, a melhor orientação é que em qualquer episódio de sangramento a mulher procure seu ginecologista para investigar melhor o motivo e fazer o tratamento necessário. Não espere ocorrer várias vezes para procurar seu médico.
Anna Aguiar

Médica e autora do site MedInforme. Escreve matérias sobre saúde e comportamento com o objetivo de orientar e contribuir para uma vida integralmente mais saudável. http://www.medinforme.com/

Aprenda a fazer uma receita caseira para conquistar um bumbum perfeito

Entre as metas da operação verão de muitas mulheres está deixar a flacidez de lado e conquistar um bumbum perfeito. Para que isso seja possível, é necessário encarar a exercícios localizados.

Mas dá para complementar os resultados da malhação e tonificar o bumbum com cremes.

Existem cremes específicos para essa finalidade à venda no mercado, mas quem é adepta dos tratamentos para fazer em casa vai gostar de conhecer uma receita de creme caseiro para tonificar o bumbum.

Ingredientes
Para fazer a receita você vai precisar de:

- Água mineral
- Creme firmador com centelha
- Máscara de lama
- Pincel
- Esponja
- Emulsão de colágeno e elastina
- Algas gigartinas

As algas gigartinas são extraídas de uma profundidade de 15 a 30 metros do mar. São ricas em minerais, proteínas e vitaminas A, E e B12, fósforo, magnésio, potássio, iodo e cálcio. Elas são muito usadas em tratamentos contra estrias, para firmar e hidratar a pele e para reduzir medidas.

Como aplicar
O primeiro passo é hidratar as algas na água mineral durante aproximadamente uma hora ou até que elas dobrem de tamanho e fiquem gelatinosas. Espalhe as algas sobre a pele e por cima, passe o creme firmador com centelha, massageando com pressão.

Dê umas palmadinhas e massageie durante alguns minutos, sempre no sentido ascendente. Use o pincel para aplicar a máscara de lama e deixe agir por 15 minutos.

Retire a máscara de lama com uma esponja embebida em água mineral, que deve estar em temperatura ambiente. Por fim, aplique a emulsão com substâncias ativas à base de colágeno e elastina e faça massagens ascendentes para melhorar a absorção

A aplicação do creme caseiro para tonificar o bumbum deve ser feita a cada 15 dias. É possível perceber uma melhora no aspecto da pele logo na primeira aplicação.

Deborah Busko

Osteoporose X Osteopenia

A osteoporose e a osteopenia são graus diferentes de perda da massa, densidade ou consistência dos ossos. É o que diz o professor Karlos Mesquita, do setor de Ortopedia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, ligado a UERJ. "A osteopenia é a etapa inicial menos acentuada e a osteoporose é a mais acentuada e grave", reforça. "A osteoporose, que é uma doença do esqueleto, representa um maior risco do surgimento de fraturas. Já na osteopenia, como a perda é menor e menos intensa, as chances são menores, mas é preciso estar atento", completa a reumatologista Rosa Pereira.

A doença, apesar de ser mais comum em mulheres após a menopausa e em homens acima dos 70 anos, pode surgir em pessoas mais jovens. A tecnologia cada vez mais avançada dos exames permitiu identificar a patologia sem as antigas limitações etárias. "Está se fazendo mais diagnóstico através do exame de densitometria e, hoje em dia, parecem existir mais fatores de risco para perda óssea do que antigamente: tabagismo, menor exposição solar, menor atividade física, menor ingestão de leite e derivados, principalmente na infância e na adolescência", explica Rosa Pereira.

Alimentação preventiva

A alimentação é fundamental para garantir a boa formação óssea. O cálcio, que pode ser encontrado principalmente no leite e em laticínios em geral, como queijos e iogurte, é sinônimo de ossos fortes. "O cálcio atua na mineralização do osso, ou seja, ele trabalha para que o osso se forme forte e sadio", explica a especialista. Couve, brócolis e sardinha são outros alimentos em que podemos encontrar o nutriente, complementa Karlos Mesquita.

Por outro lado, somente o consumo de cálcio não é garantia de que o desgaste dos ossos não aconteça. Isto porque a vitamina D, encontrada em alguns alimentos e estimulada principalmente pela exposição ao sol, trabalha em conjunto com o mineral. "Com a exposição solar ocorre a síntese de vitamina D na pele. Ela é importante para maior absorção de cálcio pelo intestino", diz a médica, que recomenda banho de sol diário.

"O ideal é que a pessoa pegue sol de 15 a 20 minutos por dia, até a pele ficar mais avermelhada. É importante lembrar que mulheres com pele mais clara sintetizam mais rápido a vitamina D quando são expostas ao sol do que aquelas com pele mais escura". Mesquita recomenda que se evite a exposição ao sol entre 10h e 16h e acrescenta que realizar atividades físicas com regularidade é o segredo para ossos fortalecidos. "Exercícios físicos que tenham carga e impacto como a musculação são os melhores. Caminhadas, corridas e aulas de dança também são indicadas", diz o professor.

Cuidados redobrados

Mulheres devem ter cuidado redobrado com sua estrutura óssea, explica Rose Pereira, pois alterações nos ciclos menstruais podem ser indicativos de uma futura complicação. "As menstruações irregulares significam uma quantidade menor de estrógeno, um hormônio muito importante para manutenção da massa óssea. Se esse nível de hormônio for menor, você pode perder osso, como ocorre nos primeiros cinco ou oito anos da menopausa. Neste período, ocorre uma perda rápida da massa óssea devido a uma queda abrupta do hormônio no sangue", finaliza.

Nayara Marques

Quando os sinais de envelhecimento chegam

O envelhecimento é um processo natural da pele e toda mulher um dia vai passar por isso. É importante saber que ele está dividido em dois grupos: o envelhecimento extrínseco, causado pela exposição excessiva ao sol, além dos impactos causados pelas intempéries do meio ambiente como vento, chuva, frio, e os intrínsecos, que independem de ações externas.

O primeiro pode ser prevenido com a tríade necessária à saúde da sua pele: limpeza, hidratação e proteção com filtro solar, diariamente. Já o último vai chegar mais dia ou menos dia, mas pode ser amenizado com os modernos e tecnológicos produtos que constantemente chegam às prateleiras das lojas de cosméticos.

A data certa para essa visita varia de acordo com a sua herança genética (grupo intrínseco), além de hábitos que você cultivou por toda a vida. Geralmente, a partir dos 25 anos já é recomendável o início da utilização de produtos anti-rugas e um cuidado redobrado com a limpeza da pele, como a retirada de maquiagem antes de dormir, por exemplo.

O filtro solar com FPS 30 no mínimo deve ser usado sempre, mesmo quando o tempo está nublado, pois a emissão de raios UVA (ultravioleta) independem do astro solar estar visível. Além disso, o produto também evita o contato com radicais livres, que reforçam as marcas de expressão e rugas.

Sobe
Os cremes noturnos ou a utilização de produtos durante a noite potencializam os efeitos da fórmula, pois nesse período as células da epiderme estão em plena atividade.

Desce
Quem fuma tem maior predisposição ao envelhecimento, pois a pele é bombardeada por substâncias nocivas, além dos radicais livres.

Cibele Tamietti, dermatologista.

Dente quebrado: O que fazer?

Os dentes dos adultos deveriam durar a vida toda. Mas, com frequência algumas vezes irritantes para as infelizes vítimas, eles se quebram. Quando isto acontece, pode ser possível recolocar a parte quebrada no lugar, caso se mantenha o fragmento úmido e procure rapidamente um dentista.

Se o reimplante pode ser executado em menos de meia hora, a polpa possivelmente ainda estará viva, e o resultado será um sucesso. O tecido mais externo pode sobreviver por até 6 horas, permitindo ainda o reimplante com bom resultado.

Se quebrar um pedaço do seu dente, faça uma compressa gelada no local para diminuir o inchaço, guarde o fragmento que quebrou e corra para o dentista.

Se o dente foi completamente arracado, enxágue-o com água limpa. Se possível, coloque-o de volta no lugar ou sob sua língua. Se não for possível, envolva-o em um pano úmido ou em um copo com leite. Se a gengiva estiver sangrando, comprima-a com um lenço ou um chumaço de gazes. Tente chegar ao dentista em menos de 30 minutos após o acidente.

Dr. Alessandro Loiola, Médico, especialista em Cirurgia Geral pela Santa Casa de Belo Horizonte.

Produto de limpeza caseiro previne alergia e é mais barato


Toda dona de casa conhece a importância da limpeza no lar. Hoje, há no mercado vários produtos eficazes, a preços acessíveis. Mas uma alternativa - saudável, ecologicamente correta e econômica - é "fabricar" seus próprios produtos de limpeza. No dia a dia de famílias com pessoas alérgicas, as receitas também podem ajudar, por terem ingredientes mais suaves.

O microbiologista Roberto Martins Figueiredo enumera as qualidades do bicarbonato de sódio, por exemplo. "É excelente substância de limpeza e também ajuda a tirar cheiros. Um tapete com odor ruim pode ser pulverizado com bicarbonato e varrido 20 minutos depois. Também é bom deixar um pote com a substância na geladeira para tirar odores como os de alimentos estragados", explica. Segundo ele, o bicarbonato serve ainda para desengordurar panelas, fogões e forno, embora não tenha ação desinfetante. "Para acabar com bactérias, só vinagre, e o branco não deixa cheiro", diz.

Economia

Fórmulas caseiras são ainda mais econômicas. "Por mês, o comprometimento médio do orçamento familiar com produtos de limpeza é de 2,27%. Em um ano, representa economia de 27,24%, uma boa saída. Os caseiros são mais baratos, tanto pelos insumos, quanto pelo rendimento", atesta o economista André Braz, da Fundação Getúlio Vargas.

A alergista e imunologista Maria Cecília Aguiar, da Policlínica de Botafogo, diz que as composições caseiras apresentam menos cheiro, o que pode ser favorável em alguns casos de alergia, mas que cuidados sempre devem ser adotados. Para ela, o ideal é usar luvas tanto na manipulação de produtos industrializados quanto dos feitos em casa. "Luvas de poliuretano ou borracha são ideais. As cirúrgicas também servem e custam pouco."

Prevenindo crises alérgicas A rotina de limpeza deve ser modificada nos domicílios de pessoas alérgicas. Para elas, produtos de limpeza devem ter o mínimo possível de perfumes. Em alguns casos, é preciso até eliminar o uso de amaciantes na lavagem de roupas.

Produtos contendo solventes orgânicos ou fortemente perfumados, incluindo ceras e desinfetantes, estão proibidos. A casa do alérgico deve ser limpa, mas não pode "cheirar limpinho". Por serem menos tóxicos em suas composições, os produtos de limpeza caseiros à base de sabão de coco, vinagre, limão, bicarbonato e glicerina ajudam quem precisa enfrentar mofo, poeira e sujeira.

Pano úmido com sabão de coco em vez de espanador e vassoura evita que a poeira se espalhe pelo ar. Móveis devem ser arrastados a cada 15 dias para remoção do pó. Colchões devem ser virados quinzenalmente. Cobertores e mantas precisam de sol a cada semana.

Evite problemas Ao fabricar produtos caseiros alguns cuidados devem ser adotados, sempre. Use recipientes limpos e armazene sempre as fórmulas em locais seguros, longe do alcance de crianças e animais. Mantenha os produtos sempre fechados e nunca guarde-os próximo a alimentos.

Ao manusear amônia, evite inalar o produto e mantenha-o longe dos olhos, para não causar irritação, como coceira. Lave bem as mãos depois de usar o limão, para evitar queimaduras. Nunca use a substância sob o sol.

Limão e vinagre são substâncias ácidas, mas cumprem papéis diferentes na limpeza. O primeiro, cítrico, é útil para retirar crosta de sujeiras. Já o vinagre, asséptico, tem ação de evitar contaminação por microrganismos (bactérias).

Em vez de combater mofo com naftalina, que afeta fígado e rins, tente usar sachês com flores de lavanda. Não armazene os produtos de limpeza próximo a alimentos. Batata e cenoura, por exemplo, absorvem substâncias como a amônia - considerada volátil porque evapora rapidamente.

Flávia Muniz

Cura para o Lúpus

A agência Food and Drug Administration (FDA) recomendou a comercialização do primeiro tratamento de lúpus em 52 anos. Apesar de não haver previsão para a chegada da novidade no Brasil, sabe-se que o procedimento será à base do remédio Benlysta.

O lúpus é uma doença autoimune, que pode facilitar aparecimento de outros problemas. “Por autoimune quer-se dizer que o organismo se auto agride. Existe uma alteração imunológica e toda vez que as defesas caem, aumentando as chances de doenças”, explica Dr. Márcio Coslovsky, ginecologista e especialista em reprodução humana da Clínica de Medicina Reprodutiva Huntington Rio.

As mulheres são as mais afetadas, principalmente em idade fértil. O motivo ainda gera controvérsia, mas a hipótese mais aceita é a produção hormonal, já que na época de menstruação e na gravidez os sintomas aparecem com mais freqüência, de acordo com o especialista.

É importante ficar mais antenada ainda durante a gravidez, porque a doença pode ter consequências graves se não tratada. “No primeiro trimestre a taxa de abortamento aumenta e há maior probabilidade de desenvolver doenças hipertensivas específicas da gravidez como os casos leves de hipertensão arterial e o inchaço no início da gestação até os quadros de eclampsia”, explica Dr. Márcio. “Também aumenta a probabilidade de ter parto prematuro”.

Por isso, fique ligada nos sintomas: erupções nas maçãs do rosto e em forma de disco, manchas vermelhas protuberantes, reação à luz do sol com erupções na pele, feridas no nariz e na boca, normalmente sem nenhuma dor e inflamação das articulações, intestino, pulmão ou pericárdio.

Caso tenha alguns dos sintomas citados, é importante que você procure auxílio médico para realizar os exames relacionados – não existe um voltado especificamente para a detecção do lúpus.

A consulta varia de acordo com o tipo da doença que a pessoa tem. Existe o Discóide, sempre limitado à pele; o Sistêmico, que pode afetar quase todos os órgãos e sistemas e o Induzido por Drogas, conseqüência do uso de certas drogas ou medicamentos. É importante ressaltar que aproximadamente 10% das pessoas com Lúpus Discóide podem evoluir para o Sistêmico.

A doença também pode aparecer nas crianças, principalmente entre os 10 e 14 anos, sendo rara antes dos cinco anos. Nos pequenos, as manifestações iniciais são febre prolongada, fraqueza, perda de apetite e de peso, dores articulares ou artrite (inchaço nas articulações), lesões de pele, alterações no
exame de sangue e urina, convulsões e alterações de comportamento.

Caso você suspeite que o seu filho tenha Lúpus, vale procurar um médico imediatamente.

Dr. Márcio Coslovsky
Clínica de Medicina Reprodutiva Huntington Rio

domingo, 28 de novembro de 2010

Não desista nunca

‎ Sempre há muitos desafios, surpresas, tristezas e alegrias…
A vida é feita assim, às vezes nos deparamos com situações que nos afligem,
nos fazem sentir medo e até mesmo chorar, mas saiba que a cada momento da vida,
cada lágrima caída, cada sorriso dado, está tudo anotado no diário de Deus.
E pode ter certeza que nem um segundo Ele esqueceu de anotar, anotou suas lutas,
seus choros, mas com um detalhe, Ele não esqueceu de anotar o dia de sua VITÓRIA!
Não desista de teus projetos e sonhos porque antes mesmo deles
serem projetados por você, já foi projetado e anotado por DEUS!
Não desista nunca, Deus está contigo!!! Deus está conosco!!
Desejo que seu Domingo seja espetacular, que nele você possa realizar
todos os planos feitos no decorrer da semana e que tudo seja perfeito!!
E, não esqueça... NUNCA DESISTA de nada que almejou!!
Deus te abençoe!!

Tipos de parto: miniguia para a futura mamãe

Normal? Cesariana? Ou em casa? Nem sempre dá para escolher como seu bebê virá ao mundo. Mas conhecer as possibilidades ajuda a ficar tranquila na hora H
O que não falta na vida da grávida é conselho sobre o parto: "Você só se sente completa se for normal"; "cesárea é bem mais prático"; "nada como a tranquilidade do lar"... Fora que muitas famosas também fazem campanha defendendo uma ou outra técnica e influenciando muita gente. Mas decidir a maneira como o bebê virá ao mundo não é tarefa simples e nem sempre depende de você. Tanto que a maioria dos especialistas concorda em um ponto: se tudo vai bem, o parto ideal é o que a mulher escolhe por se sentir mais confortável e no controle do nascimento do filho. Se houver complicações ou imprevistos, porém, a opção certa é a que traz mais segurança e benefícios ao bebê e à mãe. Conheça os vários partos e as vantagens, desvantagens e indicações de cada um deles.

O que é bom saber

NORMAL

Como é* - Via vaginal. Intervenções como anestesia, episiotomia (corte que o médico faz no períneo para facilitar a saída do bebê) e indução das contrações por meio de soro são práticas aceitas. Apesar disso, permite a participação da mãe em todo o processo. Técnicas de relaxamento e ambiente hospitalar aconchegante minimizam o desconforto.
Quem pode - Fisiologicamente, todas as mulheres estão preparadas para ele. É a primeira indicação dos médicos desde que não existam situações de risco para a mãe ou o bebê que exijam outro tipo de procedimento.
Riscos - Ruptura do útero durante o trabalho de parto caso a mulher tenha sido submetida a cirurgias anteriores.
Benefícios - Baixo risco de infecção materna. Menor incidência de complicações respiratórias para o bebê no pós-parto. Favorecimento do vínculo entre mãe e filho, que é levado para o colo da mãe e amamentado imediatamente ao nascer.
Recuperação - No mesmo dia. Ao final da anestesia, a mulher já pode levantar.
Anestesia - Peridural, ráqui (raquidiana) ou bloqueio duplo, combinação de peridural com ráqui.

NATURAL

Como é* - Via vaginal. A mulher é a agente do processo e nenhuma intervenção é feita, mas é preciso contar com uma equipe (médico, obstetriz e assistente), que entre em ação em caso de imprevistos. Como não há analgesia, pode não ser o ideal para quem é muito sensível à dor. Seus adeptos não falam em dor do parto, e sim em "ondas". Segundo eles, ao entender o processo, a mulher relaxa, o que minimiza o impacto das contrações.
Quem pode - Toda mulher cuja gestação não esteja exposta a nenhum fator de risco materno ou fetal.
Riscos - Os mesmos do parto normal.
Benefícios - Os mesmos do parto normal.
Recuperação - Praticamente imediata.
Anestesia - Nenhuma.

NA ÁGUA

Como é* - Via vaginal. Pode ser feito no hospital ou em casa. A mulher fica dentro de uma banheira com água aquecida a 36 ºC. Para algumas, o contato com a água proporciona conforto e alívio; para outras, isso não basta. Precisam de suporte de medicação e, às vezes, até de oxigênio. Deve ser acompanhado por uma equipe (médico, obstetriz e enfermeira).
Quem pode - Mulheres que relaxam quando estão na água. Não é recomendado para diabéticas, hipertensas ou parturientes com bebês grandes ou pequenos demais.
Riscos - Os mesmos do parto normal.
Benefícios - A temperatura da água alivia as dores das contrações e o stress, aumenta a irrigação sanguínea, relaxa a musculatura e facilita a saída do bebê.
Recuperação - Praticamente imediata.
Anestesia - Nenhuma.

DE CÓCORAS

Como é* - Via vaginal. O que muda em relação ao parto normal é a posição da mãe, que, em vez de ficar deitada, mantém-se de cócoras. Também existe uma cadeira especial, criada para esse tipo de parto, na qual a gestante fica a uma altura que permite ao obstetra ter um bom campo visual e auxiliar o trabalho.
Quem pode - Qualquer mulher fora de situações de risco que indiquem outras técnicas. É imprescindível que o bebê esteja posicionado com a cabeça para baixo.
Riscos - Os mesmos do parto normal.
Benefícios - A saída do bebê é mais rápida e cômoda devido à ação da gravidade. A posição provoca o alargamento natural da pélvis, aumentando a abertura para a saída da criança com menos dor.
Recuperação - Praticamente imediata.
Anestesia - Local, em caso de episiotomia.

FÓRCEPS

Como é* - Via vaginal. O obstetra utiliza um instrumento cirúrgico semelhante a duas colheres, o fórceps, que ajuda a retirar o bebê do canal.
Quem pode - É um procedimento de emergência definido pelo obstetra. Aplica-se, por exemplo, quando há sofrimento fetal ou a mulher não consegue mais fazer força.
Riscos - Pode machucar o períneo da mulher, com pequeno risco de danos à bexiga ou ao ânus. Às vezes, o bebê sofre uma lesão temporária na cabeça ou no nervo facial.
Benefícios - Finalização do parto de forma segura.
Recuperação - No mesmo dia. Ao final da anestesia, a mulher já pode levantar.
Anestesia - Local, em caso de episiotomia.

VÁCUO EXTRATOR

Como é* - Via vaginal, é uma variação mais moderna do fórceps. Utiliza um instrumento cirúrgico com ventosas, que são posicionadas na cabeça do bebê, sugando-o um pouco mais para fora a cada contração.
Quem pode - Também é um procedimento definido pelo obstetra para lidar com casos de sofrimento fetal, emergências ou quando a mãe não consegue mais fazer força durante o parto.
Riscos - O bebê pode nascer com a cabeça em formato cônico, efeito que desaparece em poucos dias. Às vezes, forma-se um hematoma na cabeça da criança que se cura em uma semana.
Benefícios - Agiliza o parto, permitindo lidar de modo seguro com algumas complicações.
Recuperação - No mesmo dia. Ao final da anestesia, a mulher já pode levantar.
Anestesia - Nenhuma.

CESÁREA

Como é* - Via transabdominal. É uma cirurgia como outra qualquer. Após a anestesia, o médico corta várias camadas até chegar ao útero, onde o bebê é alcançado e retirado. Em seguida, a placenta é removida e o corte suturado.
Quem pode - Segundo a Organização Mundial da Saúde, só deve ser utilizada quando há risco de vida ou de danos permanentes para a mãe ou o bebê. Exemplos: quando a criança é grande demais; está encaixada em posição difícil (atravessada ou com o ombro voltado para baixo); encontra-se em sofrimento fetal; há problemas como descolamento de placenta ou placenta prévia; existe risco de rompimento uterino; o cordão umbilical sai antes do bebê; acontece uma crise de eclâmpsia. Mulheres hipertensas, e com tumores benignos também se beneficiam da técnica.
Riscos - Maior ocorrência de infecções por ser uma cirurgia. Pós-parto mais doloroso. Maior tempo de internação hospitalar. Complicações com a cicatrização, como formação de queloides em quem tem propensão. Experiência de parto negativa.
Benefícios - Evita complicações graves. Em alguns casos, é capaz até mesmo de salvar a vida da mãe e/ou do bebê.
Recuperação - Lenta. É preciso fazer repouso por pelo menos cinco dias. E nada de esforço por 30 dias. A recuperação total da musculatura pélvica só ocorre depois de seis meses.
Anestesia - A peridural é a mais usada, mas é possível utilizar a ráqui, o bloqueio duplo ou ainda anestesia geral para mulheres que não podem receber a ráqui ou precisam de uma intervenção imediata.


* Só existem duas vias de parto. A vaginal, na qual a expulsão do bebê ocorre pela pressão que as paredes do útero exercem sobre a criança, e a transabdominal, quando a criança é retirada por meio de uma incisão no abdome materno. O que muda nos partos vaginais é a forma como eles são conduzidos. E é bom lembrar também que o chamado parto Leboyer, apesar do nome, é uma filosofia de cuidados com a gestante e o bebê que se aplica a qualquer tipo de parto.

Luciana Fuoco e Yara Achôa / CLAUDIA

Bife de Panela de Pressão e Creme de Laranja

Ingredientes
. 500 g de coxão mole limpo em bifes finos
. 2 cebolas
. 2 tomates
. 2 dentes de alho
. 1 colher (sobremesa) de azeite
. 1 colher (café) de vinagre
. 1 pitada de orégano
. Sal, pimenta-do-reino e salsinha picada a gosto

Preparo: Rápido (até 30 minutos) Rendimento: 4 porções Dificuldade: Fácil Categoria: Carne Calorias: 296

Modo de preparo
Corte as cebolas e os tomates em rodelas finas e reserve. Amasse o alho e junte o sal até formar uma pasta. Tempere os bifes com o alho e polvilhe com a pimenta-do-reino. Em uma panela de pressão, ponha o azeite. Espalhe metade das rodelas de cebola e tomate e cubra com os bifes. Faça uma nova camada de cebola e de tomate por cima da carne e regue com o vinagre.

Polvilhe com o orégano, a salsinha e feche a panela. Leve ao fogo baixo e conte cinco minutos após pegar pressão. Desligue o fogo e deixe terminar a pressão. Abra a panela e veja se a carne está macia. Se ainda necessitar mais cozimento, adicione um pouco de água quente e leve ao fogo baixo destampada até apurar o molho que se formou. Sirva com arroz branco e batata palha.


Creme de Laranja

Ingredientes:
· 5 folhas de gelatina branca
· 1/2 litro de leite
· 4 ovos
· 12 colheres (sopa) de açúcar
· Gotas de corante alimentício laranja
· Gotas de essência de laranja


Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Musse
Calorias: 225 por porções
Modo de preparo:
Ponha a gelatina de molho na metade do leite frio e deixe hidratar por 25 minutos. Bata as gemas com oito colheres de açúcar e reserve. Aqueça o leite restante, junte a gelatina hidratada com o leite frio, as gemas batidas e misture bem. Leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, até começar a engrossar. Reserve. Bata as claras em neve, junte o açúcar restante e bata mais. Incorpore as claras ao creme frio e adicione o corante e a essência. Mexa e despeje em uma forma molhada. Leve à geladeira até ficar firme. Sirva com fatias de laranja.

Dica:
Mude o sabor e a cor de sua sobremesa conforme o seu gosto. Basta trocar o sabor da essência e o corante.

DELÍCIAS DA CALU

Acupuntura melhora qualidade de vida dos doentes de Alzheimer

A Doença de Alzheimer foi diagnosticada pela primeira vez em 1906, por Lois Alzheimer. Ela costuma afetar pessoas com mais de 65 anos, apesar de haver casos em mais jovens. Até o momento, apesar do avanço da medicina, é incurável. Os sintomas iniciais da doença são irritabilidade, agressividade, alterações de humor, dificuldade na fala, degeneração do cérebro e principalmente perda da memória.

Mesmo não tendo cura, a Doença de Alzheimer pode ter suas manifestações atenuadas, através de um tratamento multidisciplinar, envolvendo cuidadores, familiares, neuro-psiquiatras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, neuropsicólogos, fonoaudiólogos e mais recentemente o acupunturista.

No entanto, a contribuição que a acupuntura pode dar aos portadores da Doença de Alzheimer é pouco explorada. Isso se deve a um certo desconhecimento por parte de neurologistas, psiquiatras e demais profissionais de saúde sobre as potencialidades deste método no tratamento da doença. A acupuntura é uma importante aliada dos portadores da Doença de Alzheimer.

Este método chinês milenar trata os sinais e sintomas da doença, como alterações cognitivas, esquecimento de fatos recentes e antigos, dificuldade motora, variações de humor, fadigas, entre outros, proporcionando dessa forma uma melhor qualidade de vida ao paciente e, consequentemente, mais conforto aos familiares.

O método estimula o hipocampo, região do cérebro relacionada à memória (de longa duração), e também alguns neurotransmissores, como a acetilcolina. Isso contribui para uma vida com menos esquecimentos. Em estudo recente, cientistas da instituição médica Wellesley College, Centro de Pesquisas sobre a Mulher, em Wellesley - Massachusetts, e da Universidade de Hong Kong, relataram os resultados promissores de dois pequenos estudos em uma reunião médica de investigadores de Alzheimer.

No estudo de Wellesley, 11 pessoas com demência (10 com Alzheimer e uma com demência vascular - uma condição relacionada) foram tratadas com acupuntura duas vezes por semana durante três meses. Testes concluídos antes e depois do estudo mediram a função cognitiva e do humor nos seguintes temas de estudo e uma análise mostrou que os tratamentos reduziram significativamente a depressão e a ansiedade.

Já o estudo de Hong Kong, em que oito pacientes com Alzheimer foram tratados durante de 30 dias, concluiu que houve melhora significativa na cognição, habilidades verbais, coordenação motora e na severidade global dos sintomas de Alzheimer. Estudos adicionais estão em andamento para repetir os resultados e explorar ainda mais a eficácia da acupuntura no tratamento de distúrbios de humor e comportamentais associados à doença de Alzheimer.

Na maioria das vezes consegue-se ganhos a longo prazo com um tratamento crônico e persistente, realizado duas vezes por semana. Tanto a área motora como até mesmo a cognição, que é a parte central afetada pela doença, realmente são beneficiados por esse tipo de tratamento não convencional.

Durante a terapia são trabalhados pontos que estão localizados entre os cotovelos e as mãos e entre os joelhos e pés, além dos pontos das orelhas, nuca e couro cabeludo. A acupuntura também age na prevenção de outras doenças degenerativas.

O tratamento ininterrupto e contínuo com a acupuntura inibe ou, mesmo, suprime a expressão de genes patológicos que levam a manifestação de doenças que carregamos latentes em nossos genes e que não temos consciência disso. Ao promover o equilíbrio das funções mentais e orgânicas em geral, o método também diminui ou evita o aparecimento de doenças degenerativas.

Dr Márcio de Luna
Fisioterapeuta e acupunturista

Dormir bem é essencial para viver mais e com saúde


Que dormir é um dos maiores prazeres da vida, todos sabemos. Poder acordar tarde, sem preocupações com horário é uma delícia, mas para a grande maioria isso só é possível nos raros dias de folga. Entretanto, dormir bem não significa necessariamente se esbaldar de dormir ou deixar de fazer as tarefas para sucumbir à preguiça, e sim manter uma boa rotina de sono para encarar o dia a dia estressante. Além do prazer, a ciência comprova que dormir bem só traz benefícios à sua saúde e bem-estar - o que vale para pessoas de todas as idades, das crianças aos mais velhos.

Uma noite bem dormida tem a ver com viver mais, de acordo com um estudo da Universidade de Warwick e da Universidade Federico II, na Itália. De acordo com os pesquisadores, quem dorme menos de seis horas ou mais de oito ao dia tem 12% a mais de chance de morrer. Com a qualidade do sono prejudicado, crescem os ricos de acidentes, por conta da sonolência, e de ataques cardíacos em função do estresse.

Para o neurologista Renato Lima Ferraz, a quantidade ideal de horas de sono varia de pessoa para pessoa. "Mas o mínimo recomendado é de seis horas ao dia, sendo importante não ultrapassar nove para adultos, porque quem dorme mais que isso acaba ficando, na verdade, menos descansado", explica o especialista. A importância do sono, também se estende ao aprendizado. "Na fase REM, quando acontecem os sonhos, as coisas que foram aprendidas durante o dia são processadas e armazenadas. Quando dormimos menos que o necessário, a memória de curto prazo não é processada e não conseguimos transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido", explica o neurologista.

Renato ainda diferencia os tipos de insônia: existe a transiente, que tem um prazo curto e em geral é desencadeada por algum episódio, a intermitente, ou seja, aquela que passa mas volta de tempos em tempos, e a crônica, que é constante.

Vida sexual prejudicada

Para quem não considera a morte prematura um bom motivo para se preocupar com o próprio sono, vai esta: homens que dormem mal têm mais risco de ter disfunção erétil. O estudo, do Instituto do Sono, foi feito com 449 homens de 20 a 80 anos. Dormir mal está associado à baixa produção do hormônio sexual masculino testosterona, de acordo com o neurologista Renato Lima Ferraz. O trabalho mostrou ainda que pessoas com o sono muito fragmentado e menor tempo de sono REM (fase na qual ocorrem os sonhos) têm o dobro do risco de ter disfunção.

Sono x obesidade infantil

Estudos também apontam a importância de se cultivar bons hábitos de sono desde a tenra idade. Os hábitos de sono na infância podem ser decisivos para a vida adulta. "Os pais que não colocam regras de sono para os filhos, criam neles o hábito de dormir tarde. Após alguns anos, no entanto, eles precisarão acordar cedo para ir à escola ou trabalhar. Porém, não conseguem dormir cedo, pois foram acostumados assim", afirma o neurologista.

Um estudo do Instituto de Pesquisa da Criança de Seattle, EUA, descobriu que crianças e adolescentes que não dormem o suficiente têm mais chances de se tornarem obesos. Depois de avaliar dados sobre os padrões de sono, a alimentação e os níveis de atividades físicas de 723 jovens com média de idade de 14 anos, os especialistas observaram uma relação do sono com um maior índice de massa corporal (medida do peso em relação à altura) e maior percentual de gordura.

Outro estudo, da University of Helsinki e do National Institute of Health and Welfare, da Finlândia, concluiu que, entre as 280 crianças participantes, as que dormiam menos de oito horas por noite eram mais hiperativas. Os especialistas responsáveis acreditam que o sono adequado poderia melhorar o comportamento das crianças saudáveis e reduzir os sintomas das que sofrem do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.

Por conta de problemas de sono, o desempenho da criança pode cair e ela pode ser diagnosticada como hiperativa em razão da irritabilidade e de sua dificuldade de concentração.

Um ponto importante no sono das crianças é o papel dos pais. Um estudo do American Academy of Sleep Medicine mostrou que as crianças de famílias que estabelecem horários de dormir regrados desenvolvem melhor o aprendizado. O desenvolvimento da linguagem, consciência fonológica e habilidades matemáticas precoce foram mais detectados em crianças cujos pais relataram ter regras sobre o tempo de ir para a cama. Além disso, dormir uma hora mais cedo contribuiu para maiores medidas de desenvolvimento.

O médico diz que a quantidade ideal de sono para as crianças é de 9 a 11 horas de sono. "As crianças costumam ficar irritadiças quando dormem menos que isso, além de terem comprometimento de seu crescimento, pois durante uma das fases do sono há a liberação do hormônio GH, responsável pelo crescimento."

Eu e você, você e eu: juntinho?

Diante de produtos inusitados à venda, como almofadas em formato de braço para satisfazer aquela vontade dos solitários de dormir juntinho com alguém, dá até para pensar que dormir ao lado de alguém é um antídoto contra a insônia. Mas nem sempre funciona assim. Um estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, concluiu que compartilhar a cama com o parceiro pode causar incômodos por causa do ronco ou da disputa pelo cobertor, e levar, assim, à perda de preciosas horas de sono. Os pesquisadores concluíram que, em média, os casais sofrem 50% ou mais problemas ao dormir, quando compartilham a cama. Foi também estabelecida uma ligação entre dormir mal e depressão, doenças cardíacas, derrame, distúrbios pulmonares, acidentes de trânsito e divórcio. "Para quem divide a cama com um parceiro, tem insônia e se incomoda com o ronco ou a disputa 'territorial' da cama, vale tentar dormir em cama ou ambiente separados", diz o neurologista.

Aliviando a pressão

A qualidade do sono também tem influência no controle da pressão arterial. Um estudo da Universidade de Chicago (Estados Unidos) confirma que uma boa noite de sono associa-se a menores níveis da pressão arterial. O estudo avaliou 578 adultos de meia-idade. Os resultados mostraram que, após a exclusão dos pacientes que estavam tomando medicação anti-hipertensiva, a duração menor do sono e a pior qualidade do mesmo foram decisivos para um maior risco de elevação da pressão arterial sistólica e diastólica ao longo do tempo. Uma curta duração do sono também associou-se a um aumento do risco de desenvolvimento da hipertensão arterial. Para cada hora a menos de sono, observou-se um aumento do risco relativo da incidência de hipertensão arterial em 37%.

Ana Maria Madeira