domingo, 24 de março de 2013

Celulite: os exercícios que combatem o problema



Uma medida fundamental em qualquer programa anticelulite de sucesso é a atividade física. "O sedentarismo favorece a retenção de líquido e de sódio entre as células", afirma a endocrinologista Rosana Radominski, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). "Por sua vez, os exercícios melhoram a circulação e, consequentemente, a eliminação desses resíduos. Fora que colaboram para o emagrecimento - e sabemos que quadros mais acentuados de celulite ocorrem justamente em mulheres com excesso de peso." Daí, a importância da atividade aeróbica (correr, caminhar, andar de bike). Mas existem outras modalidades que colaboram para a melhora do problema. E há as que atrapalham, pelo menos na opinião de alguns especialistas. O cirurgião plástico italiano Marco Gasparotti defende, por exemplo, que exercícios com muita carga, como a musculação com o objetivo de hipertrofia, podem piorar o quadro. "Porque liberam altas doses de ácido lático, substância nociva para o tecido cutâneo", disse ele em entrevista à BOA FORMA. Outra teoria desfavorável leva em consideração a anatomia da pele - ao deixar os glúteos "rígidos" com malhação pesada, os septos (aquelas traves fibrosas que sustentam o tecido e comprimem a gordura) repuxariam ainda mais a superfície da pele, evidenciando as depressões. Mas as duas teses ainda são polêmicas. Muitos médicos acreditam que o problema está em exagerar na dose. "Não tenho dúvidas que a musculação melhora o tônus principalmente do bumbum, das coxas, do abdômen e dos tríceps, o que beneficia o quadro", diz a preparadora física pós-graduada em fisiologia do exercício Claudia Zamberlan, de São Paulo. O ideal é combinar atividade aeróbica e localizada e, mais importante, manter a regularidade - um agachamento aqui, outro avanço ali não faz verão.
Os melhores exercícios contra a celulite
Caminhada, corrida e bicicleta

Aeróbicas, essas atividades estimulam a circulação e queimam calorias. Dessa forma, as células de gordura não se sobrepõem umas às outras, evitando o aspecto acolchoado da celulite.

Natação e hidroginástica

Os movimentos na água podem funcionar como uma espécie de drenagem, que atua na retenção de líquido, diminuindo o inchaço.
Ioga e pilates

Ao alongar a musculatura de forma profunda, foco dessas duas modalidades, os septos fibrosos que repuxam a pele para baixo se soltariam, já que estão inseridos na fáscia, membrana que reveste o músculo.

Musculação sem exageros

Mantém o metabolismo em alta e troca massa gorda por magra. Alguns pesquisadores acreditam que a hipertrofia (exercícios com muita carga) podem liberar toxinas que fazem mal à pele.

Marcia Kedouk

É perigoso usar a toalha da academia?

Não, se a academia cumprir as normas de higiene estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A toalha deve ser lavada, esterilizada e, de preferência, embalada em saco plástico individual. "Mesmo assim, antes de secar o corpo, observe se ela está limpa, sem vestígios de uso recente", orienta a dermatologia Doris Hexsel, supervisora do Serviço de Dermatologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Você não confia na higienização da toalha da sua academia e esqueceua sua? Nada de pedir emprestada, mesmo que seja a da sua melhor amiga. "Depois de usada, o tecido mantém fungos, bactérias e parasitas entre as tramas que favorecem o contágio de doenças como micose e herpes", diz o dermatologista Alexandre Filippo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Se você aderiu à toalha de secagem rápida, assim que possível, retire da mochila para arejá-la.

Yara Achôa

Seios firmes depois de amamentar? Sim, é possível!

Ser mãe faz parte dos sonhos da maioria das mulheres. Porém, algumas resistem à ideia de amamentar o bebê com medo de que os seios fiquem fácidos e caídos. Se você está nessa lista mas tem um estilo de vida saudável, fque tranquila! Depois de analisar 150 pares de gêmeas, com idade média de 47 anos, o cirurgião Hooman Soltanian, chefe da divisão de cirurgia plástica de mama da Universidade Medical Center, no Tennessee, nos Estados Unidos, constatou que o aleitamento por si só não é capaz de alterar a forma e a consistência das mamas. "As mulheres que seguem uma alimentação equilibrada e controlam o peso antes e depois de amamentar, reduzem bastante esse risco", diz o cirurgião plástico Marcelo Wulkan, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Veja outras medidas sugeridas pelo cirurgião para manter os seios bonitos mesmo depois do período da amamentação.
• Use sutiã adequado à estrutura corporal no dia a dia e um top com suporte extra para fazer exercício, especialmente os aeróbicos com impacto.
• Hidrate os seios e o colo com cremes à base de ureia ou óleos com o poder de fortalecer e dar elasticidade à pele.

• Proteja a área com filtro antes de se expor ao sol.

• Não fume. A nicotina contrai os vasos sanguíneos que irrigam a pele. Com isso, ela perde o viço e envelhece mais rápido.

Yara Achôa