sábado, 18 de fevereiro de 2012

Relembre sete hábitos saudáveis da infância

Infância dá saudade quando você pensa no cafuné ao chegar da escola ou no bolo de chocolate que tinha para o lanche. Mas as boas lembranças daquela época não param aí e podem ser recuperadas na idade adulta, principalmente se você quer dar um gás na saúde. Siga essas dicas e retome sete costumes que, de acordo com especialistas, estão por trás da energia esbanjada pela molecada.

Prato colorido
A hora do almoço, para muitas crianças, parece mais uma festa. O prato é cheio de cores e ganha até carinhas divertidas desenhadas com os alimentos - o tomate em meia-lua vira uma boca, enquanto rodelas de pepino são os olhos e grãos de feijão as sardas de uma carinha engraçada. Misture hortaliças e legumes de forma criativa e acabe com a birra no consumo de vegetais.

"Também vale fazer sucos com cores mais intensas, misturando couve e limão ou cenoura e laranja, por exemplo", afirma a nutricionista Marcella Romanelli, da Nutricêutica Alimentos Funcionais. Ela ainda sugere incrementar o sanduíche com camadas de recheios coloridos: o recheio laranja pode ser feito batendo-se o requeijão com cenoura crua no liquidificador; o recheio roxo, com beterraba; o amarelo, com milho e assim por diante.

Dormir cedo - e bem
O sono é prejudicado quando as obrigações da vida adulta vão se acumulando - quando isso começa a acontecer, é preciso lembrar a infância e a obrigação de ir para a cama na hora certa. Não é só a sua experiência que comprova, mas também um estudo da revista Frontiers in Neuroscience: a privação do sono conduz a uma série de déficits na cognição, atenção e nas emoções, incluindo maior irritabilidade, além de afetar a memória, coordenação e concentração - a conclusão foi obtida pelos especialistas após a análise de um mapa cerebral detalhado.

Para evitar uma noite mal dormida ou episódios de insônia, procure esvaziar a mente ao deitar: ouça uma música relaxante, respire fundo e procure deixar os assuntos pendentes para resolver no dia seguinte. Para educar seu organismo, é fundamental criar uma rotina de sono, indo para cama sempre no mesmo horário.

Brincadeiras infantis
Gastar energia na academia nem sempre faz a sua cabeça. Em vez disso, experimente bambolê, pular corda, mini-trampolim ou passear de patins, brincadeiras infantis também gastam calorias e ajudam a tonificar músculos. Bambolê, por exemplo, afina a cintura e previne dores lombares, enquanto pular corda fortalece as coxas e estimula a capacidade cardiorrespiratória. Se você se juntar às crianças da família para realizar essas atividades, melhor ainda. "Essas atividades em equipe reforçam os vínculos afetivos", diz a psicóloga Eliana Alves, do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.

Dar risada por motivos simples
A fase adulta pode até ser dotada de grandes responsabilidades, mas isso não é justificativa para viver sério e carrancudo. Uma pesquisa da Universidade Bocconi, na Itália, sugere que permitir algumas risadas dentro do ambiente de trabalho levanta o ânimo e, inclusive, pode favorecer a imagem dos chefes perante os subordinados.

Outro estudo, publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, acompanhou 3.800 pessoas entre 52 e 79 anos durante cinco anos. Os pesquisadores observaram que os participantes que mais felizes no dia a dia tinham um risco de morte reduzido em até 35%.

"Cultivar o bom humor ajuda voe a reconhecer o que traz felicidade no seu dia a dia", afirma a psicóloga Marina Vasconcellos, especialista em psicodrama terapêutico.

Não conter as emoções
Criança chora, esbraveja, grita e extravasa os sentimentos o quanto pode. Você não precisa sair fazendo drama, lamentando a vida ou soltando trovões a cada momento tenso, mas pode se permitir chorar algumas vezes. Viver contendo as mágoas pode servir de fuga do sofrimento, o que prejudica a saúde e ainda impede que você reconheça seus pontos fracos e discuta maneiras de melhorá-los. "Toda frustração é, antes de tudo, uma oportunidade para o crescimento pessoal, é você quem define se vai aproveitá-la", diz a psicóloga Márcia Cavalieri, de Ribeirão Preto.

Aprender mais e mais
Recuperar a curiosidade típica de criança ajuda a manter a memória sempre afiada e prevenir doenças comuns da velhice, como Alzheimer. O neurologista Maurício Hoshino, do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, conta que ficar sempre dentro da rotina é como viver no botão automático: não estimula a mente. "Reflexões estimulam a atividade cognitiva", afirma. Vale tudo que fuja do habitual: fazer cursos, aprender novas receitas, adquirir hobbies diferentes e até conhecer lugares que desafiam sua capacidade de comunicação.

Usar roupas confortáveis
Os pequenos quase sempre usam roupas leves e flexíveis para brincar, correr e se sujar. Permita-se a esse conforto sempre que possível. Peças muito justas e de tecidos quentes podem comprometer a transpiração e causar alergias e irritação na pele. "Roupas de algodão facilitam a troca de temperatura, diminuindo o calor, enquanto tecidos de fibras sintéticas são pouco arejados e retêm mais suor", afirma a dermatologista Aline Santiago, do Rio de Janeiro.

Letícia Gonçalves

Adultos com sobrepeso estão mais suscetíveis a ter desgaste do disco lombar

Um dos maiores estudos feitos para investigar a degeneração do disco da coluna lombar chamado The Association of Lumbar Intervertebral Disc Degeneration on MRI in Overweight and Obese Adults: A Population-Based Study, revelou que adultos com sobrepeso ou obesidade são significativamente mais propensos a ter degeneração do disco lombar do que aqueles com um índice de massa corporal (IMC) normal.

Segundo avaliações feitas por ressonância magnética, um IMC elevado está associado a um aumento do número de níveis de discos degenerados e a uma maior gravidade da degeneração do disco, incluindo o estreitamento do espaço do disco. Detalhes deste estudo forma publicados, recentemente, no Arthritis Care & Research, o jornal do Colégio Americano de Reumatologia.

Pesquisas anteriores já haviam relacionado um IMC maior a dores lombares, que são frequentemente debilitantes e podem limitar a função motora, impactando o bem-estar psicológico e diminuindo a qualidade de vida. Dores lombares também estão associadas a substanciais custos socioeconômicos e de saúde. Especialistas sugerem que a degeneração do disco é uma causa de dor lombar e, portanto, o IMC poderia estar envolvido no desenvolvimento da doença degenerativa do disco.

Para ampliar o conhecimento sobre este importante problema de saúde, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Hong Kong investigou a associação entre um IMC elevado e a presença, a extensão e a gravidade da degeneração do disco da coluna lombar em adultos.

Uma vez que o sobrepeso e a obesidade são preocupações em todo o mundo, os resultados do estudo têm importantes implicações na saúde pública.Os pesquisadores recrutaram 2.599 participantes com idades entre 21 anos ou mais, no sul da China, entre 2001 e 2009. Os participantes eram de diversas origens sociais e econômicas e foram recrutados independentemente de terem tido dor nas costas ou não. O grupo de estudo incluiu 1.040 homens e 1.559 mulheres que tinham uma idade média de 42 anos. Os pesquisadores realizaram avaliações radiográficas e clínicas, além de exames de ressonância magnética da coluna lombar.

Os achados do estudo revelaram que 73% dos participantes apresentavam degeneração do disco lombar. Os homens apresentaram uma prevalência significativamente maior de degeneração do que as mulheres: 76% a 71%, respectivamente. Não surpreendentemente, com o aumento da idade dos participantes, houve também o aumento da prevalência de degeneração discal. As avaliações do IMC do grupo de estudo mostraram que 7% dos indivíduos apresentaram baixo peso, 48% estavam na faixa de peso normal, 36% estavam com sobrepeso e 9% eram obesos.

A pesquisa confirmou que, com o IMC elevado há um aumento significativo da gravidade, da extensão e da degeneração global discal. Na verdade, a fase final da degeneração do disco - com o estreitamento do espaço de disco - foi mais pronunciada em indivíduos obesos.

Uma vez que o sobrepeso e a obesidade são preocupações em todo o mundo, os resultados do estudo têm importantes implicações na saúde pública. Com o aumento da incidência de sobrepeso e de obesidade ameaçando todas as nações, a saúde da coluna está em risco em todo o planeta. Muitos problemas advindos do aumento de peso surgirão e se agravarão.

A degeneração do disco lombar é um processo complexo que envolve mudanças químicas e estruturais. Precisamos de mais estudos que investiguem os fatores de risco para degeneração do disco, levando em conta o impacto do sobrepeso e da obesidade sobre a doença. Uma maior compreensão de como o IMC elevado contribui para a degeneração do disco e para o aparecimento da dor lombar pode auxiliar no desenvolvimento de novas intervenções que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas com estas condições incapacitantes.


Sérgio Lanzotti
Reumatologista

Escolha ser feliz!

Você já parou para pensar que a vida é curta? A maioria das pessoas responderiam que sim e logo pensariam em formas de ganhar mais dinheiro, conseguir algum cargo alto na empresa, passar numa prova difícil, mas nada disso é de extrema importância.

Um ser humano vive em média 80, 90 anos e geralmente está ocupado e preocupado com coisas materiais e perdem o verdadeiro motivo pelo qual eles nasceram: ser feliz; viver bem consigo e com os outros a sua volta; fazer com que seu próximo se sinta amado (o próximo não é só aquela pessoa pobre que vive do outro lado do mundo, o próximo é seu vizinho, seu empregado, seu professor, seu esposo, seu filho, etc).

Mas isso é questão de escolha, ser feliz é uma decisão. Deixar de ficar irritado com uma piadinha é uma decisão, ignorar um comentário mal educado é uma decisão, lavar os pratos sem antes detonar a mãe é uma decisão. Todo e qualquer ato, por menor que seja faz toda diferença quando se trata de felicidade.

É muito mais fácil fazer alguém feliz quando você também está, porém, nem sempre nos sentimos assim. Nos momentos em que ficamos chateados e extremamente irritados logo procuramos alguém para descontar nossa raiva sem nos importar com o sentimento do outro, assim deixamos marcas profundas e nem ao menos percebemos. Essa pessoa pode passar sua vida toda sentindo que há algo atrapalhando seu bem-estar e o causador de tudo isso pode estar bem ao seu lado. Não é justo magoar as pessoas, mesmo que elas nos tenham feito mal. Uma palavra delicada e gentil pode fazer com que problemas enormes virem grãos de areia e tudo se resolva em paz.

Quando estiver triste/chateado/irritado (etc, etc, etc) lembre-se: "a cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta segundos felizes." (William Somerset Maugham). Depois de lembrar essa frase (que eu acho magnífica) trate de criar um plano para que essa "deprê" vá embora.

Não é fácil mudar, principalmente quando alguns indivíduos duvidam que você possa conseguir. Mas não os ouça, a maior mudança deve ser vista por você, quando estiver bem consigo mesmo eles notarão que há algo de novo em sua vida.

E mais uma vez eu digo: a vida é curta!

O que você tem feito para viver melhor? Será que não vale à pena deixar de fazer alguma coisa que toma o seu tempo todo para poder ir ao cinema? Não seria mais gratificante deixar de estudar um pouco para jantar com sua família? Você já parou para admirar o pôr-do-sol alguma vez?Ler um livro hoje seria legal, não acha? Que tal desenhar um coração num papel e entregar aos seus pais? Já contou uma piada para seu chefe algum dia? Nunca é tarde demais para levar seu cachorrinho para passear. Você não tem um cachorro? O que está esperando para adotar um?

Sorria!Não importa se está feliz nesse momento ou não,saiba que pode mudar isso. Só depende de você, viu?!

Ah, mais uma coisa, não atribua sua infelicidade a ninguém,você é o único responsável pela situação em que vive, mas... Se pensou na palavra "mudança" saiba que está no caminho certo.


Faça uma escolha hoje, melhor, agora mesmo. Ser feliz é o que importa, o resto vem com o tempo. Divirta-se!

Miopia na infância pode afetar os estudos e convivência com os colegas

As crianças, muitas vezes, têm uma forma progressiva de miopia que piora ao longo da infância. No entanto, sua visão é facilmente corrigida com óculos. A miopia geralmente se estabiliza quando a pessoa atinge os 20 anos ou quando o processo de crescimento está concluído.
A miopia progressiva é causada predominantemente pela genética. As crianças herdam uma tendência a desenvolver esta condição de seus pais. A maneira como a pessoa 'usa os seus olhos', tais como, muitas vezes realizando de trabalhos pormenorizados ou que exijam muito da visão de perto também podem ter uma influência sobre a progressão da miopia.
Como posso saber se meu filho tem miopia?
Na maioria das vezes, crianças com miopia não se queixam ou apenas se queixam da dificuldade para ver as coisas de longe. Uma criança míope pode se aproximar de objetos para ver claramente. Mesmo já sabendo expressar o que sentem, as crianças, muitas vezes, não sabem que enxergam mal. Algumas delas só percebem o problema quando são alfabetizadas: ou porque não vêem a lousa direito ou porque sentem dores de cabeça ao estudar. Antes disso, a criança pode achar que enxergar embaçado ou que não ver o que está mais longe é normal.
Os pais devem prestar atenção aos sinais de problemas que, geralmente, aparecem antes da alfabetização. Na sala de aula ou durante o horário do recreio, os professores também podem observar sinais de que os alunos apresentam algum problema de visão e devem passar por uma consulta oftalmológica. Veja, a seguir, a lista de sinais mais comuns de que a criança pode apresentar algum problema de visão:
Na maioria das vezes, crianças com miopia não se queixam ou apenas se queixam da dificuldade para ver as coisas de longe.
1. Estudantes com alguma deficiência visual costumam apertar ou esfregar os olhos com frequência, vivem com os olhos irritados, avermelhados ou lacrimejando e piscam muito ou franzem a testa para olhar à distância;
2. Estas crianças podem também se queixar de tonturas, náuseas, dor de cabeça ou sensibilidade excessiva à luz;
3. Crianças míopes não enxergam bem de longe e, por isso, podem evitar atividades esportivas que exijam esta habilidade;
4. Crianças que andam com cuidado excessivo, esbarram ou tropeçam com facilidade também podem apresentar algum tipo de deficiência visual.
A criança com problema visual não diagnosticado e não tratado poderá apresentar dificuldade de aprendizado e se sentir desestimulada para estudar. Crianças míopes tenderão a se isolar das brincadeiras, pois não enxergam de longe com nitidez.
Como é tratada a miopia em crianças?
Ainda é controverso se a miopia progressiva em crianças pode ser retardada. Alguns estudos recentes sugerem que o uso de atropina combinado com o de óculos bifocais retarda a progressão da miopia.
Geralmente, uma criança com miopia usa óculos para corrigir este vício de refração. Os óculos com grau para as crianças só podem ser receitados pelo oftalmologista e recomendamos que sejam conferido após serem feitos. As armações devem ser, de preferência, de acrílico, por serem mais resistentes. Devem, também, estar bem adaptadas ao rosto da criança e não podem estar soltas ou apertar o nariz ou atrás das orelhas. As hastes que se prendem atrás das orelhas são melhores para as crianças.
As crianças também podem começar a usar lentes de contato quando estiverem maduras o suficiente para cuidar delas. Muitas vezes, isso depende de como os pais são envolvidos no cuidado com as lentes de contato. No entanto, raramente recomendamos lentes de contato antes que o paciente entre na adolescência.
Virgilio Centurion
Oftalmologia

Tire oito dúvidas sobre varizes nas pernas

As varizes dos membros inferiores são uma doença comum mas que muitas vezes passam despercebidas. Estima-se que cerca de um quarto dos adultos com mais de 40 anos apresente a doença em algum grau. Consequentemente, as dúvidas acerca do assunto são frequentes. Para esse artigo, listei as perguntas que mais ouço.

1.O que são varizes de membros inferiores?

Varizes de membros inferiores são veias dilatadas, tortuosas e incompetentes situadas na porção mais superficial das coxas e pernas, isto é, logo abaixo da pele. O termo incompetente significa que a veia é incapaz de fazer com que o sangue flua somente na direção do coração. Assim, o sangue fica congestionado nestas veias, tornando-as mais volumosas e por isso mais visíveis.
2.Usar salto alto leva ao aparecimento de varizes?

É um conceito ainda controverso e não confirmado. Sabe-se que a musculatura da panturrilha fica subutilizada quando se usa saltos muitos altos, e que isto supostamente prejudica o retorno do sangue para o coração. No entanto, ainda não há provas definitivas da associação entre varizes e uso de salto alto.

3.Quem tem familiares com varizes possui maior chance de desenvolver a doença?

Sim. Existem fatores genéticos ainda não completamente compreendidos que levam a aumento da ocorrência de varizes em certas familias. Mas é importante ressaltar que as varizes são causadas por múltiplos fatores, ou seja, nem todos em uma familia desenvolverão a doença.

4.Microvasinhos, se não tratados, podem virar varizes?

As telangiectasias, conhecidas como "vasinhos", são veias muito finas (entre 0,5 e 1,5 milímetros, aproximadamente), que podem causar dor e queimação, além da insatisfação estética. Mas não são estas veias que se tornarão varizes. As telangiectasias crescem pouco em tamanho. O mais comum é crescerem em extensão, ou seja, "espalharem-se" pelas pernas
Estima-se que cerca de um quarto dos adultos com mais de 40 anos apresente a doença em algum grau.
5.Ouvi dizer que não adianta operar das varizes, pois elas voltam. É verdade?

Quando um médico opera suas varizes, ele remove apenas as veias doentes. Porém, ao longo de muitos anos, as veias que eram sadias na época da primeira cirurgia podem tornar-se varicosas. Assim as varizes retiradas não "voltam". O que pode voltar é a doença em si. Cirurgias bem planejadas e realizadas com as técnicas corretas costumam ser de resultado duradouro e trazer satisfação aos pacientes por muitos anos.

6.Existem varizes internas?

O sistema de veias das pernas pode ser dividido em dois grupos: o superficial e o profundo, este último situado entre os músculos das pernas e dentro destes. Essas veias podem tornar-se dilatadas e incompetentes, mas o termo "varizes internas" não é correto.
7.Quais são as complicações das varizes? Em estágios mais avançados as varizes podem trazer complicações bastante inconvenientes, sendo as mais comuns as citadas abaixo:

Dermatite ocre: É uma inflamação crônica da pele, associada a hiperpigmentação (manchas escurecidas) nas pernas, tornozelos e pés. Além de eventualmente provocar coceiras, traz um aspecto estético muito indesejável.
Flebites: São processos inflamatórios nas veias com varizes, gerando trombos (coágulos) em seu interior. É um quadro bastante doloroso e que costuma deixar sequelas, tais como manchas e dores.

Ulceras varicosas: São feridas nas pernas e tornozelos provocadas pela congestão do sangue nesta região. Tais úlceras aparecem nos estágios mais avançados da doença, e são de difícil cicatrização. Além disto provocam um impacto muito negativo na qualidade de vida dos pacientes, podendo impedi-los até mesmo de trabalhar.
8. Varizes podem levar ao aparecimento de trombose?

Sim. Varizes em seu estágio intermediário e avançado são fatores de risco para a formação de coágulos nas veias das pernas, a chamada "trombose venosa profunda". Por isso, ao perceber novas varizes é importante procurar um especialista para saber se o caso pode ter mais complicações.

MINHA VIDA

Industrializados de cara saudável atrapalham a dieta

Há alimentos comprados prontos com a promessa de serem mais naturais e saudáveis, quando, na verdade, são fontes de gordura, açúcar, conservantes e outros componentes que podem estragar a dieta e a saúde. "Muitos dos produtos intitulados saudáveis ou light, por exemplo, apresentam maior concentração de sódio para serem conservados e precisam de moderação no consumo, como peito de peru e biscoito de água e sal", afirma a nutricionista Nathália Guedes, diretora da empresa Nutri Action, em Santos (SP). Veja os produtos que ela e outras nutricionistas apontam como perigosos à saúde e que precisam de atenção na hora da compra e do consumo.
Suco de caixinha
O rótulo pode até ter as frases "feito com polpa natural de fruta" e "sem adição de açúcar", mas a maioria dos sucos comprados prontos apresenta alta quantidade de conservantes e corantes. "Os conservantes químicos retardam o metabolismo, enquanto o sódio, também utilizado para conservar, aumenta o inchaço do organismo", justifica a nutricionista Graça Albuquerque, secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição e Estética (ABNES). A melhor opção é sempre preferir fazer o suco da fruta natural, já que os produtos industrializados perdem parte dos nutrientes durante o preparo e armazenamento.
Lanche natural
É claro que é melhor escolher um lanche natural no lugar de uma coxinha frita ou de um croissant gorduroso, mas cuidado com os ingredientes desse lanche. Os vendidos prontos no mercado costumam estar cheios de maionese, sem contar que o pão geralmente não é integral e o queijo pode ser amarelo, ou seja, com maior teor de gorduras. "Esses produtos também podem ter conservantes para que possam durar alguns dias a mais sob refrigeração", lembra a nutricionista Nathália Guedes.

A nutricionista Juliana Monteiro, da Amhpla Cooperativa Médica, em Piracicaba (SP), lembra que a maioria desses sanduíches prontos também não tem tomate, alface ou cenoura ralada. "Eles são saudáveis e dão um sabor maravilhoso, assim como outros vegetais que podem ser acrescentados quando preparamos os lanches em casa", afirma.
Iogurte com sabor
As opções de sabores são diversas: ameixa, mamão, frutas vermelhas, graviola... Mas a nutricionista Graça lembra que nem sempre o sabor é da fruta natural, e sim de aromatizantes artificiais. Embora muitos deles sejam desnatados (com teor reduzido de gordura), eles também são ricos em açúcar. "O consumo precisa ser moderado, já que açúcar em excesso eleva o peso e contribui para o aumento dos níveis de triglicérides, entre outros problemas", alerta a profissional.
Cereal matinal sem açúcar
Granola e outros cereais podem ser encontrados sem açúcar - o que, de fato, já deixa o produto mais saudável. Outro vilão, porém, é o sódio usado para aumentar a data de validade do produto. "É bom observar que o teor de sódio deve ficar abaixo de 150mg por porção, para a absorção não elevar a pressão arterial e não provocar o falso inchaço", aconselha Graça Albuquerque.
Biscoito de água e sal
Outro produto campeão de sódio: "Muitas pessoas consomem o biscoitinho de água e sal pensando ser melhor que o pão. Mas, dependendo da quantidade consumida, é melhor ficar com o pãozinho frânces, que terá praticamente o mesmo valor calórico", afirma a nutricionista Nathália. Prefira as versões integrais e tenha o cuidado de não devorar metade do pacote a cada lanche ou café da manhã.

A nutricionista Juliana Monteiro recomenda de três a quatro unidades apenas. "Se você achar que não conseguirá comer menos que quatro unidades, então, compensa comer o pão integral, que sacia mais", sugere.
Barrinha de cereal
"Algumas marcas têm alta quantidade de açúcar e podem ultrapassar o limite ideal de calorias para um lanche da manhã ou da tarde", conta Nathália Guedes. Por isso, fique atento ao rótulo: a nutricionista Graça explica que as barrinhas têm que ficar com o teor de fibra entre 1 e 7g por barra, para não aumentar o índice glicêmico e não contribuir com o acúmulo de gordura no abdômen e no quadril.
Peito de peru e atum em lata
É consenso entre as nutricionistas de que o peito de peru é uma opção melhor do que presunto suíno, salame e mortadela. "É sempre importante, no entanto, comparar as marcas, que diferem bastante na quantidade de gordura e, principalmente, de sódio", recomenda a nutricionista Nathália. Além disso, o alimento apresenta conservantes químicos e, segundo alguns especialistas, pode conter substâncias cancerígenas. Quanto ao atum, outra fonte importante de proteína, é mais saudável optar pelo armazenado em água - em vez de óleo - e moderar na frequência do consumo, já que o produto também é rico em sódio.
Sopa de pacote
"Muitas pessoas chegam ao meu consultório falando que consomem sopinha de pacote como se fosse a melhor fonte de vitaminas e minerais possível, o que está totalmente errado", conta a nutricionista Nathália Guedes. Ela explica que, além de pobre em nutrientes, o produto é um dos mais ricos em sódio - alguns contêm quase 1 grama desse componente na porção, sendo que a recomendação diária de sal é de 4 a 6 gramas por dia.
Letícia Gonçalves

O que causa a hipersensibilidade dentária?


O que é sensibilidade dental?

A sensibilidade dentária afeta um grande número de pessoas. É geralmente causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção. Também com o tempo, a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente. A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa, no centro. Quando a dentina está exposta, esses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos.
Dentes sensíveis
Qual é a causa da hipersensbilidade dentária?
A exposição da dentina por ocorrer devido a vários fatores. Os fatores mais comuns são:

-Retração gengival devido à idade ou escovação inadequada;

-Bebidas ácidas (como refrigerantes) que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina;

-Bruxismo- que, na verdade, faz com que todos ou a maior parte dos dentes tornem-se sensíveis;

-Escovação com creme dental muito abrasivo, escovação incorreta e/ou escovação em um número de vezes maior do que três;

-Gengivite, que pode causar retração gengival;

-Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina; Além disso, alguns tratamentos dentários podem causar sensibilidade. Sabe-se que alguns tratamentos como o branqueamento, a profilaxia em consultório, a colocação de aparelhos ortodônticos ou restauração dentária podem causar sensibilidade durante ou depois do procedimento.
Que posso fazer?
O primeiro passo é descobrir a causa, com a ajuda de um dentista. Se a causa for a exposição da dentina, há algumas providências que você e seu dentista podem tomar para reduzir a sensibilidade:

-Use uma escova de cerdas muito macias;

-Escove corretamente para evitar a abrasão do esmalte e a retração gengival;

-Use um creme dental formulado especialmente para ajudar reduzir a sensibilidade;

O dentista pode:

-Aplicar verniz de flúor nas áreas sensíveis para ajudar a fortalecer o dente;

-Prescrever um creme dental com alto teor de flúor para uso diário;

- Restaurar as áreas que perderam o esmalte; No final, quer você precise de procedimentos em consultório ou somente em casa, o passo mais importante é consultar seu dentista para que ele determine a causa da sensibilidade dos dentes e ajude você a encontrar uma solução que seja eficaz.

Colgate-Palmolive. Todos os direitos reservados.

MENSAGEM DE OTIMISMO

Mensagens Para Orkut

Quiche de Carne e Legumes

Ingredientes

Massa
500 g de carne moída magra
½ cebola ralada
3 colheres (sopa) de farinha de trigo integral
1 clara
1 colher (chá) de sal

Creme
1 gema
1 ovo
1 caixinha de creme de leite
2 colheres (sopa) de parmesão ralado (20g)
100 g de muçarela ralada (1 xícara de chá)
sal e manjericão a gosto

Recheio
250 g de legumes de sua preferência, cortado em cubinhos, refogados (1 ½ xícara de chá)
modo de preparo

Massa
1°- Numa tigela misture 500 g de carne moída magra, ½ cebola ralada, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo integral, 1 clara e 1 colher (chá) de sal. Forre o fundo e a lateral de uma forma de fundo falso untada com azeite (27 cm de diâmetro) com esta mistura de carne e leve para assar em forno a 250° C por +/- 10 minutos. OBS: Não deixe assar demais para não ressecar a carne.

Creme
2°- Numa tigela misture 1 gema, 1 ovo, 1 caixinha de creme de leite, 2 colheres (sopa) de parmesão ralado (20g), 100 g de muçarela ralada, sal e manjericão a gosto.
Montagem
3°- Retire a massa de carne do forno, distribua 250 g de legumes de sua preferência, cortado em cubinhos, refogados, cubra com o creme e leve ao forno a 250° C por +/- 10 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.

Chef Especial
Mais Você

Dicas para preparar o quarto do bebê em uma semana

O primeiro passo é definir a cor do quarto. Segundo Aly Simonetti, designer de interiores, essa é uma escolha bem pessoal, que obrigará o casal a pensar no resto da decoração e a combinar quais serão os tons e o estilo do quarto. "Neste procurei fugir dos papéis de parede e optei pela combinação do azul com o marrom, no tom de chocolate, o que permite a leveza que aparece nos móveis e objetos", diz.

Pintura
Pressa não significa necessariamente paredes lisas. Uma idéia original pode ser mais rápida do que parece. A pintura realizada neste quarto, por exemplo, foi feita em quatro horas pela artista plástica Ana Luiza de Paula. Quem quiser pode se aventurar sozinho em casa, usando as dicas dela. Para as listras saírem na medida certa, use fita crepe.

Objetos para decoração
Bichinhos, livros, caixas e outros enfeites podem ser comprados e levados para casa na hora. Junte todos e escolha os que combinam mais com as cores e o estilo do futuro quarto. Às vezes, compensa gastar mais em um objeto especial, que fará toda a diferença na decoração, e usar o restante para reforçar a idéia.

Estante
Os modelos disponíveis no mercado para pronta entrega são muitos. Existe, por exemplo, a de estilo escada, usada nesse quarto, que não requer furos na parede.
Outra sugestão é armar a estante usando prateleiras de madeira, vendidas em lojas especializadas. Geralmente, o material vem com todas as instruções necessárias para a montagem e não exige muita habilidade.

Trocador
Quase sempre ele é vendido por encomenda, mas a maioria das lojas de móveis infantis possui modelos para pronta entrega. Se as opções forem poucas, prefira os modelos básicos e retos para ter mais chance de combinar com o resto da decoração. Veja se a altura é adequada ao seu tamanho, para evitar futuras dores nas costas. Lembre-se de ter um lugar para o kit higiênico. Se o trocador for pequeno, providencie uma pequena prateleira para colocar acima dele.

Geralmente é possível comprar kits prontos. Aqueles feitos de vime branco, por exemplo, estão presentes em quase todas as lojas de artigos para bebê. Mas você pode montar uma versão mais adequada à sua decoração. Em lojas de artigos para casa, você encontra uma infinidade de modelos de garrafa térmica e potes. Aí é só garimpar.

Luminária
É aconselhável que o ambiente tenha luz indireta, por isso é bom optar por uma lâmpada fraca. "Escolhi colocar a luminária ao lado da poltrona para criar um cantinho aconchegante", diz Aly. Os preços variam bastante conforme o modelo, mas nada impede que você use uma peça que já tem em casa: solução rápida e econômica.

Poltrona
Muitas lojas têm versões para serem levadas na hora. Prefira as básicas que depois possam migrar para outros cômodos da casa. O melhor é decidir-se por tecidos fáceis de limpar, como o couro sintético. A poltrona pode ser de uma cor só – nesse caso, uma almofada nos tons do resto do quarto incorpora a cadeira na decoração –, mas modelos estampados também são encontrados com facilidade.

Berço
Aqui valem os mesmos conselhos para a compra do trocador: escolher modelos básicos, retos e disponíveis para pronta entrega. Ter rodinhas no pé, alturas diferentes para o colchão e uma lateral que abaixa são opções bem-vindas e práticas. No caso de comprar móveis de laca branca, lembre-se de que existem as versões brilhante e fosca, e a produção ficará mais interessante se todo o mobiliário seguir a mesma linha.

Tecidos
O mais comum é mandar fazer colchas, kit de protetores de berço, colchonete para trocador e almofadas sob encomenda, mas há boas variedades de modelos prontos para a venda imediata, em diversas estampas, cores e tecidos. É onde podem entrar cores novas que combinem com os tons da parede.

Tapete
Fique de olho nas cores do quarto na hora de escolher o tapete, encontrado para venda imediata em uma variedade enorme de cores, tecidos e formatos. Uma boa dica são os materiais antialérgicos e fáceis de lavar. "Detalhe que pode fazer a diferença no resultado final da decoração, o tapete proporciona a sensação de aconchego no ambiente", diz Ali.

Cortina
Uma boa cortina de algodão branco é fácil de lavar e deixa o quarto do bebê bonito e com uma luz tênue. Algumas lojas especializadas em construção e decoração possuem kits prontos para você montar a cortina de forma prática, incluindo varões e argolinhas. Outras disponibilizam corte de tecidos do tamanho que você quiser, na hora da compra.

Cronograma de decoração
Segunda
Definir a cor das paredes e sair para comprar a colcha e as almofadas.

Terça
Escolher as tintas e pintar o quarto.

Quarta
Providenciar os móveis.

Quinta
Comprar a cortina, os tapetes e a luminária.

Sexta
Selecionar os enfeites.

Sábado
Receber e arrumar os móveis.

Domingo
Cuidar dos últimos detalhes.

Malu Vergueiro

Mude alguns costumes alimentares para equilibrar o seu organismo

Mal-estar, alterações de humor, lapsos de memória, insônia, dores de cabeça, ondas de calor… Quem está passando pela menopausa sofre com esses sintomas desagradáveis. Para diminuir os efeitos, algumas mulheres precisam recorrer a tratamentos hormonais, mas mudar os hábitos de alimentação pode tornar as coisas mais fáceis.

"O ideal é não esperar até a meia-idade para adotar uma alimentação equilibrada. A partir dos 30 anos, comece a cuidar melhor do cardápio e procure comer alimentos que ajudam no equilíbrio hormonal", diz Karine Daud, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Nutrição.

Os níveis de estrogênio e progesterona, os hormônios femininos, diminuem durante a menopausa - o que contribui para as oscilações de humor. Para evitar a depressão, a irritabilidade e a ansiedade, consuma: aveia, pão, massa e cereais integrais; banana e abacate e verduras de folhas verdes; castanha-do-pará; chocolate amargo; erva-cidreira (beba o chá ou acrescente folhas aos pratos feitos com carne e peixe); frango; inhame; lentilha; manjericão (inclua folhas em massas, pizzas e saladas); óleo de nozes e de sementes; e peixes gordos (sardinha, salmão e cavala)

Alimentos ricos em ômega-3, fibras e lignana protegem contra doenças cardíacas, mantêm a saúde do intestino e aliviam as ondas de calor típicas da menopausa. Consuma: arroz integral; aveia; brócolis; couve-flor; linhaça (uma ou duas colheres de sopa em salada, iogurte e cereal); molho de tomate; pão de soja; repolho; e sementes de gergelim e girassol.

O cálcio é importante para as pessoas em qualquer idade, mas torna-se fundamental durante a menopausa, já que nessa fase o risco de osteoporose aumenta bastante. Vitamina D e magnésio também são nutrientes que auxiliam o equilíbrio hormonal. Consuma: amêndoas; folhas de mostarda; leite e derivados (opte pelo desnatado ou semidesnatado); levedura de cerveja; soja; peixes, como salmão e sardinha; queijo de soja (tofu); sorvete (escolha aqueles com menos gordura); e suco de laranja.

Além de diminuir as ondas de calor, estes alimentos ajudam a manter uma boa lubrificação vaginal: avelãs; gema de ovo; nozes (apenas um punhado por dia); óleo de linhaça, de girassol e de milho; e sementes de abóbora e de girassol (duas colheres de sopa por dia).
Karla Precioso

Pólipos nas Pregas Vocais

Os pólipos nas pregas vocais são formações não cancerosas localizadas sobre as pregas vocais que se desenvolvem devido ao uso abusivo da voz, a reações alérgicas crônicas que afetam a laringe ou à inalação crônica de irritantes (p.ex., gases industriais ou fumaça de cigarro).

Os sintomas incluem a rouquidão crônica e uma voz entrecortada.
O diagnóstico é estabelecido através do exame das pregas vocais com um espelho e da realização de uma biópsia (coleta de uma pequena amostra de tecido para exame microscópico) para o médico certificar-se de que não se trata de um câncer.

O cirurgião remove o pólipo para restaurar a voz normal do indivíduo. A causa subjacente é identificada e tratada para prevenir a recorrência de pólipos. Quando a causa é ou uso abusivo da voz, a fonoterapia pode ser necessária.

Nódulos nas Pregas Vocais

Os nódulos nas pregas vocais (nódulos do cantor) são formações não cancerosas similares a cicatrizes localizadas sobre as pregas vocais. Eles são semelhantes aos pólipos das pregas vocais, porém mais firmes, e não desaparecem com o repouso.

Os nódulos das pregas vocais são causados pelo uso abusivo crônico da voz (p.ex., gritar repetidamente ou cantar de modo vigoroso). O médico realiza uma biópsia para certificar-se que não se trata de um câncer. Normalmente, os nódulos das pregas vocais em crianças desaparecem somente com a fonoterapia. Nos adultos, eles devem ser removidos cirurgicamente. O único modo de se prevenir a formação de outros nódulos é a interrupção do uso abusivo da voz.

Úlceras de Contato

As úlceras de contato são lesões em carne viva localizadas na membrana mucosa que reveste as cartilagens às quais estão unidas as pregas vocais.
As úlceras de contato geralmente são causadas pelo uso abusivo da voz com a fala forçada, sobretudo quando o indivíduo começa o seu discurso. Essas úlceras são tipicamente observadas em pregadores, representantes de vendas e advogados. O fumo, a tosse persistente e o refluxo ácido do estômago também podem causar úlceras de contato.
Os sintomas incluem uma dor leve durante a fala ou a deglutição e graus variados de rouquidão. Ocasionalmente, é realizada a remoção de uma pequena amostra de tecido que será examinada ao microscópio para se certificar que não se trata de um câncer. O indivíduo deve fazer repouso da voz (falando o mínimo possível) durante pelo menos 6 semanas para que as úlceras cicatrizem. Para evitar recorrências, os indivíduos que apresentam úlceras de contato devem reconhecer as limitações de sua voz e aprender como ajustar as suas atividades vocais. A fonoterapia pode ser útil. Quando radiografias revelam a presença de refluxo ácido, o tratamento inclui o uso de medicamentos antiácidos ou antiulcerosos (bloqueadores da histamina), o não consumo de alimentos 2 horas antes de se deitar e a manutenção da cabeça elevada durante o sono.

Paralisia das Pregas Vocais

A paralisia das pregas vocais é a incapacidade de movimentar os músculos que controlam as pregas vocais.
A paralisia das pregas vocais pode ser decorrente de distúrbios cerebrais (p.ex., tumores cerebrais, acidentes vasculares cerebrais e doenças desmielinizantes) ou de lesão dos nervos que inervam a laringe. A lesão nervosa pode ser causada por tumores, por uma lesão ou por uma infecção viral dos nervos ou por neurotoxinas (substâncias que envenenam ou destróem o tecido nervoso), como o chumbo ou as toxinas produzidas na difteria.

Sintomas e Diagnóstico

A paralisia das pregas vocais pode afetar a fala, a respiração e a deglutição. A paralisia pode permitir a aspiração de alimentos e líquidos para a traquéia e os pulmões. Quando apenas uma prega vocal estiver paralisada (paralisia unilateral), a voz torna-se rouca e entrecortada. Normalmente, não ocorre obstrução das vias aéreas, pois a prega vocal normal no outro lado abre o suficiente. Quando as duas pregas vocais estão paralisadas (paralisia bilateral), a voz torna-se fraca, mas continua soando normal. Contudo, o espaço entre as pregas paralisadas é muito pequeno e a via respiratória é inadequada. Por essa razão, mesmo um exercício moderado produz dificuldade respiratória e um som áspero e agudo a cada respiração.
O médico tenta descobrir a causa da paralisia. Uma endoscopia (exame direto do interior de um órgão com o auxílio de um tubo de visualização) da laringe, dos brônquios ou do esôfago pode ser realizada. Também pode ser necessária a realização de uma tomografia computadorizada (TC) da cabeça, do pescoço, do tórax e da glândula tireóide e de radiografias do esôfago.

Tratamento

Para a paralisia unilateral, a injeção de Teflon na prega paralisada faz com que ela se aproxime mais da linha média, de modo que a outra prega vocal pode entrar em contato com ela e, conseqüentemente, ambas protegem a via aérea durante a deglutição e melhoram a fala. Na paralisia bilateral, é difícil manter a via aérea adequadamente aberta. O médico pode realizar uma traqueostomia (cirurgia para criar uma abertura na traquéia através do pescoço) para permitir que o ar chegue aos pulmões sem passar pelas pregas vocais. O orifício da traqueostomia pode ficar permanentemente aberto ou pode ser utilizado apenas durante infecções das vias aéreas superiores. A aritenoidectomia (cirurgia na qual as pregas vocais ficam separadas de forma permanente) amplia a via aérea, mas pode piorar a qualidade da voz.

Laringoceles

As laringoceles são espécies de bolsas de membrana mucosa que se formam em uma parte da laringe.
As laringoceles podem protruir para dentro, acarretando rouquidão e obstrução das vias aéreas, ou para fora, criando uma protuberância visível no pescoço. As laringoceles estão cheias de ar e podem expandir-se quando o indivíduo expira com força com a boca fechada e com as narinas apertadas com os dedos. Essas bolsas tendem a ocorrer em músicos que tocam instrumentos de sopro. Na tomografia computadorizada (TC), as laringoceles apresentam um aspecto liso e em forma de ovo. As laringoceles podem tornar-se infectadas ou podem encher-se com um líquido semelhante ao muco. O tratamento usual é a remoção cirúrgica.

Câncer de Nasofaringe

O câncer de nasofaringe (parte superior da faringe) pode ocorrer em crianças e adultos jovens. Embora seja raro na América do Norte, ele é um dos cânceres mais comuns no Oriente. Ele também é mais comum em chineses que imigraram para a América do Norte que nos demais americanos e discretamente menos comum em americanos de origem chinesa que em seus pais que imigraram.
O vírus de Epstein-Barr, causador da mononucleose infecciosa, também tem um certo papel no desenvolvimento do câncer de nasofaringe.
Freqüentemente, o primeiro sintoma é a obstrução persistente do nariz ou das tubas auditivas. Quando uma tuba auditiva encontra-se obstruída, pode ocorrer o acúmulo de líquido no ouvido médio. O indivíduo pode apresentar uma secreção purulenta e sanguinolenta pelo nariz e também epistaxe (sangramento nasal). Raramente, ocorre paralisia de uma parte da face. O câncer pode disseminar-se para os linfonodos do pescoço.
O médico diagnostica o câncer realizando uma biópsia (coleta de uma pequena amostra de tecido para exame microscópico) do tumor. O tumor é tratado com radioterapia. Quando o tumor é grande ou é persistente, a cirurgia pode ser necessária. De modo global, 35% dos indivíduos sobrevivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico.

Câncer de Tonsila

O câncer de tonsila ocorre predominantemente em homens e está fortemente relacionado ao tabagismo e ao consumo do álcool.
Normalmente, o sintoma inicial é a dor de garganta. A dor freqüentemente irradia para o ouvido do mesmo lado da tonsila afetada. Algumas vezes, no entanto, um nódulo no pescoço decorrente da disseminação do câncer a um linfonodo (metástase) pode ser observado antes de qualquer outro sintoma. O médico diagnostica o câncer realizando uma biópsia (coleta de uma pequena amostra de tecido para exame microscópico) da tonsila. Como o tabagismo e o consumo de álcool também podem ser relacionados a outros cânceres, a laringoscopia (exame da laringe), a broncoscopia (exame dos brônquios) e a esofagoscopia (exame do esôfago) também são realizadas.
O tratamento consiste na radioterapia e na cirurgia. A cirurgia pode incluir a remoção do tumor, dos linfonodos do pescoço e de parte da mandíbula. Aproximadamente 50% dos indivíduos sobrevivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico.

Câncer de Laringe

O câncer de tonsila ocorre predominantemente em homens e está fortemente relacionado ao tabagismo e ao consumo do álcool.
Este câncer geralmente origina-se nas pregas vocais e causa rouquidão. Um indivíduo que apresenta rouquidão por mais de 2 semanas deve procurar assistência médica. O câncer localizado em outras partes da laringe causa dor e dificuldade de deglutição. Algumas vezes, no entanto, um nódulo no pescoço resultante da disseminação do câncer a um linfonodo (metástase) pode ser observado antes de qualquer outro sintoma.
Para estabelecer o diagnóstico, o médico examina a laringe com o auxílio de um laringoscópio (um tubo utilizado para a visualização direta da laringe) e realiza uma biópsia (coleta de uma amostra de tecido para exame microscópico) do tecido suspeito. A seguir, o câncer é classificado por estágios (de I a IV) baseando-se na extensão de sua disseminação.

Tratamento

O tratamento depende da localização precisa do câncer na laringe. Para o câncer em estágio inicial, o tratamento usual é a cirurgia ou a radioterapia. Quando as pregas vocais são afetadas, o médico freqüentemente dá preferência à radioterapia, pois este procedimento geralmente preserva a voz normal. Para o câncer em estágio avançado, o tratamento usual é a cirurgia, a qual pode incluir a remoção parcial ou total da laringe (laringectomia parcial ou total), a qual é freqüentemente seguida pela radioterapia. Quando tratados, 90% dos indivíduso com câncer no estágio I sobrevivem por pelo menos 5 anos, comparados com 25% daqueles que apresentam câncer em estágio IV.
A remoção total das pregas vocais deixa o indivíduo sem voz. Nestes casos, é possível criar uma nova voz através de um de três métodos: fala esofágica, uma fístula traqueoesofágica ou uma eletrolaringe. No caso da fala esofágica, é ensinado ao indivíduo como levar o ar até o esôfago durante a inspiração e expeli-lo gradualmente para produzir um som. Uma fístula traqueoesofágica é uma válvula unidirecional inserida cirurgicamente entre a traquéia e o esôfago. A válvula força o ar para o interior do esôfago enquanto o indivíduo inspira, produzindo um som. Quando a válvula funciona mal, pode ocorrer a entrada acidental de líquidos e alimentos na traquéia. A eletrolaringe é um dispositivo que atua como fonte sonora quando colocado contra o pescoço. Os sons produzidos pelos três métodos são convertidos em palavras como as da fala normal (utilizando a boca, o nariz, a língua e os dentes). Entretanto, a voz produzida por esses métodos é artificial e muito mais fraca que a normal.

Como escolher a sua cadeira de trabalho

Saúde e qualidade de vida estão nos pequenos detalhes. Hábitos saudáveis e cuidados rotineiros com o corpo são ações importantes quando falamos em longevidade, saúde física e mental.

Algumas horas em frente ao computador, sentado em uma cadeira inadequada, podem trazer problemas de coluna e dores musculares que deixam qualquer pessoa de mau humor.

Dores nas costas podem ter diversas causas, mas antes de culpar o seu colchão, observe a sua cadeira de trabalho, pois é nela que você passa a maior parte do seu tempo. Uma cadeira ergonômica ajuda a prevenir dores de origem postural, causadas pela permanência em posições inadequadas durante o trabalho.

Veja algumas dicas na hora de comprar a cadeira do seu escritório.
- Braços da cadeira: Se você os utiliza, escolha um modelo que seja almofadado e com altura ajustável. Os braços da cadeira mal posicionados podem causar uma tensão na região dos ombros, elevando-os.
- Altura: A altura da cadeira também é muito importante. Quando você senta, as solas dos pés devem estar apoiadas no chão. O assento da cadeira deve ser ajustável caso você alterne salto alto ou sapatos baixos. Se os seus pés balançam, fica difícil manter a coluna acomodada corretamente, comprometendo a postura.
- Encosto: Você deve conseguir reclinar o encosto por no mínimo 15 graus em diferentes posições. Observe o suporte da coluna lombar, para manter a curvatura correta dessa região. Se a cadeira que você quer não possui um suporte para a área lombar, você pode utilizar uma almofada.
- Assento: Sente-se corretamente na cadeira acomodando as costas no encosto. Se você conseguir passar sua mão entre a borda frontal do assento e a parte de trás do seu joelho, este é o tamanho ideal de assento para você. Observe também se as bordas do assento são arredondadas para que não incomode, nem pressione demais as suas pernas.
- Base: A cadeira deve ter 5 pés para suportar e distribuir adequadamente o peso ou a cadeira pode virar.

Dicas preciosas:
• Evite passar horas sentado na mesma posição. O ideal é que a casa 2 horas você levante e estique o corpo. Alongue costas, braços, punhos e pescoço.

• No trabalho, o monitor do computador deve estar a uma altura que sua cabeça fique reta, impedindo que olhe para baixo ou para cima durante a leitura.
• As costas devem estar eretas e bem apoiadas no encosto da cadeira.
• Os joelhos devem ficar dobrados a 90 graus com os pés apoiados no piso.
• Jamais se posicione torcendo a coluna ou com os ombros caídos para frente.
• O cotovelo deve ficar junto ao corpo
• Os braços e punhos devem ficar o mais reto possível
• A tela deve estar a mais ou menos 70cm do rosto do usuário.

Equipe BBel

Segurança da casa no carnaval:

Época de carnaval, feriado, muita gente viaja e aí os ladrões ficam de olho em casa vazia. Em São Paulo, há um dado assustador: a cada 4 horas, uma casa é assaltada. O que fazer? Será que dá pra viajar sossegado? Sabia que um cabo de vassoura pode ser muito útil para proteger sua casa?”, destacou Ana Maria ao abordar o assunto no Mais Você desta quarta, 15 de fevereiro.

O programa conversou com Heitor Coralado, consultor de segurança. E ele mostrou algumas dicas de segurança para os telespectadores. “O conselho que a gente dá para quem vai se ausentar é desligar a campainha, porque desligando, você coloca em dúvida se a campainha está estragada, ou se tem alguém em casa”, destacou o especialista.

Outro cuidado que deve-se ter é, para as pessoas que gostem de árvores, que plantem a uma distância segura dos muros, pois as árvores facilitam a ação dos ladrões, que as utilizam para invadir as casas. Ele também aconselha a podar a vegetação da casa inteira, para impedir os bandidos de se esconderem dentro da casa.

Outra dica: nada de deixar uma luz constantemente acesa na casa. Uma solução é instalar um sistema mais inteligente, onde os cômodos iluminados mudem. Um cabo de vassoura também pode ser aliado do imóvel. “Para quem tem as portas de correr, você pode colocar o cabo, posicionando para que a porta se abra. Você acaba fazendo uma alavanca, impossibilitando que o ladrão arrombe a porta”, indicou o especialista.

MAIS VOCÊ

Atum em lata, suco de caixinha e até lanche natural escondem riscos à dieta

Há alimentos comprados prontos com a promessa de serem mais naturais e saudáveis, quando, na verdade, são fontes de gordura, açúcar, conservantes e outros componentes que podem estragar a dieta e a saúde. "Muitos dos produtos intitulados saudáveis ou light, por exemplo, apresentam maior concentração de sódio para serem conservados e precisam de moderação no consumo, como peito de peru e biscoito de água e sal", afirma a nutricionista Nathália Guedes, diretora da empresa Nutri Action, em Santos (SP). Veja os produtos que ela e outras nutricionistas apontam como perigosos à saúde e que precisam de atenção na hora da compra e do consumo.
Suco de caixinha
O rótulo pode até ter as frases "feito com polpa natural de fruta" e "sem adição de açúcar", mas a maioria dos sucos comprados prontos apresenta alta quantidade de conservantes e corantes. "Os conservantes químicos retardam o metabolismo, enquanto o sódio, também utilizado para conservar, aumenta o inchaço do organismo", justifica a nutricionista Graça Albuquerque, secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição e Estética (ABNES). A melhor opção é sempre preferir fazer o suco da fruta natural, já que os produtos industrializados perdem parte dos nutrientes durante o preparo e armazenamento.
Lanche natural
É claro que é melhor escolher um lanche natural no lugar de uma coxinha frita ou de um croissant gorduroso, mas cuidado com os ingredientes desse lanche. Os vendidos prontos no mercado costumam estar cheios de maionese, sem contar que o pão geralmente não é integral e o queijo pode ser amarelo, ou seja, com maior teor de gorduras. "Esses produtos também podem ter conservantes para que possam durar alguns dias a mais sob refrigeração", lembra a nutricionista Nathália Guedes.

A nutricionista Juliana Monteiro, da Amhpla Cooperativa Médica, em Piracicaba (SP), lembra que a maioria desses sanduíches prontos também não tem tomate, alface ou cenoura ralada. "Eles são saudáveis e dão um sabor maravilhoso, assim como outros vegetais que podem ser acrescentados quando preparamos os lanches em casa", afirma.

Iogurte com sabor
As opções de sabores são diversas: ameixa, mamão, frutas vermelhas, graviola... Mas a nutricionista Graça lembra que nem sempre o sabor é da fruta natural, e sim de aromatizantes artificiais. Embora muitos deles sejam desnatados (com teor reduzido de gordura), eles também são ricos em açúcar. "O consumo precisa ser moderado, já que açúcar em excesso eleva o peso e contribui para o aumento dos níveis de triglicérides, entre outros problemas", alerta a profissional.
Cereal matinal sem açúcar
Granola e outros cereais podem ser encontrados sem açúcar - o que, de fato, já deixa o produto mais saudável. Outro vilão, porém, é o sódio usado para aumentar a data de validade do produto. "É bom observar que o teor de sódio deve ficar abaixo de 150mg por porção, para a absorção não elevar a pressão arterial e não provocar o falso inchaço", aconselha Graça Albuquerque.
Biscoito de água e sal
Outro produto campeão de sódio: "Muitas pessoas consomem o biscoitinho de água e sal pensando ser melhor que o pão. Mas, dependendo da quantidade consumida, é melhor ficar com o pãozinho frânces, que terá praticamente o mesmo valor calórico", afirma a nutricionista Nathália. Prefira as versões integrais e tenha o cuidado de não devorar metade do pacote a cada lanche ou café da manhã.

A nutricionista Juliana Monteiro recomenda de três a quatro unidades apenas. "Se você achar que não conseguirá comer menos que quatro unidades, então, compensa comer o pão integral, que sacia mais", sugere.
Barrinha de cereal
"Algumas marcas têm alta quantidade de açúcar e podem ultrapassar o limite ideal de calorias para um lanche da manhã ou da tarde", conta Nathália Guedes. Por isso, fique atento ao rótulo: a nutricionista Graça explica que as barrinhas têm que ficar com o teor de fibra entre 1 e 7g por barra, para não aumentar o índice glicêmico e não contribuir com o acúmulo de gordura no abdômen e no quadril.
Peito de peru e atum em lata
É consenso entre as nutricionistas de que o peito de peru é uma opção melhor do que presunto suíno, salame e mortadela. "É sempre importante, no entanto, comparar as marcas, que diferem bastante na quantidade de gordura e, principalmente, de sódio", recomenda a nutricionista Nathália. Além disso, o alimento apresenta conservantes químicos e, segundo alguns especialistas, pode conter substâncias cancerígenas. Quanto ao atum, outra fonte importante de proteína, é mais saudável optar pelo armazenado em água - em vez de óleo - e moderar na frequência do consumo, já que o produto também é rico em sódio.
Sopa de pacote
"Muitas pessoas chegam ao meu consultório falando que consomem sopinha de pacote como se fosse a melhor fonte de vitaminas e minerais possível, o que está totalmente errado", conta a nutricionista Nathália Guedes. Ela explica que, além de pobre em nutrientes, o produto é um dos mais ricos em sódio - alguns contêm quase 1 grama desse componente na porção, sendo que a recomendação diária de sal é de 4 a 6 gramas por dia.
Letícia Gonçalves

6 sinais que mostram que está na hora de ter outro bebê

Seu filho está crescendo e você começa a ter saudade de ter outro bebê em casa. Ou, então, um belo dia ele a surpreende pedindo um irmão. Está vivendo esse momento? Antes de tomar essa decisão, é preciso levar em conta alguns itens importantes.

Seu corpo já voltou ao normal?
Fique atenta à sua saúde. Se você teve parto normal, o canal vaginal leva cerca de 40 dias para se restabelecer. No caso de cesárea, tudo é mais lento e você só deve cogitar ter outro bebê um ano após dar à luz. Além disso, enquanto você estiver amamentando, seu organismo libera uma substância chamada oxitocina, que contrai o útero. Por isso, é sempre melhor amamentar seu filho o maior tempo possível e, só após desmamá-lo, se preparar para uma nova gravidez.

Seu companheiro também quer?
Ela deve ser tomada junto com seu companheiro. Você e ele devem estar dispostos a começar uma nova etapa familiar considerando todas as mudanças que esse novo bebê vai trazer. As modificações passam pela relação entre vocês já na gravidez com a montanha-russa de hormônios que mexe com a libido da mulher.

Um novo bebê cabe no bolso?
O bolso sofre mudanças, não tem jeito, afinal mais gastos chegam com o novo bebê. O bom é se você guardou o enxoval do primeiro filho, o que faz com que vocês economizem em uma parte. Mas coloque na ponta do lápis os outros custos. Educação, vestuário, cuidados com a saúde, alimentação, viagens, diversão e cursos extracurriculares completam essa lista.

Esse é um bom momento para se afastar do trabalho?
Analise a sua vida profissional. Se você voltou a trabalhar após a licença-maternidade e já recuperou o ritmo, veja se esse é um bom momento para se afastar novamente. Agora se você decidiu parar de trabalhar, aproveite essa fase!

Está disposta a adaptar a sua rotina?
Leve em conta que durante a gestação, o seu pique vai diminuir. Você está disposta a controlar a alimentação e não beber aquela taça de vinho com os amigos? Pense no parto, nas noites de sono maldormidas, principalmente após o nascimento, o desafio da amamentação, da educação e até no ciúme do irmão mais velho. Mas lembre-se: muitos desafios você já sabe bem como são, o que vai diminuir a sua ansiedade, porque, no fim das contas, tudo dá certo.

A alegria de ter seu filho nos braços
Depois dessa lista de considerações, não se esqueça de incluir a sensação de segurar seu filho nos braços pela primeira vez, aquele cheirinho de bebê novamente pela casa, a alegria que é para a outra criança ter um irmão. Talvez esse item seja o principal - e o que vai fazer você reconsiderar todos os demais.

Bruna Menegueço

A importância e os benefícios de ter dentes saudáveis

A saúde começa pela boca.

O que antes era apenas um dito popular, atualmente se tornou um fato. Pesquisas comprovam que a saúde realmente começa pela boca. Manter os dentes saudáveis e cuidar de todos os aspectos que envolvem essa região do organismo é fundamental para o bem estar e qualidade de vida do ser humano.
A dentista Amália Rodrigues Martins, membro da Academia Brasileira de Odontologia, aponta que a maioria das pessoas só procura um especialista da área quando sentem dor. No entanto, a prevenção é sempre o melhor remédio, principalmente para aquele que não deseja ser surpreendido por problemas que podem afetar sua vida e trazer conseqüências sérias à sua saúde.

Dentes saudáveis: prevenção

Certos cuidados auxiliam bastante a prevenir e até mesmo evitar o aparecimento de determinados casos e complicações. De acordo com a Dra. Amália, o profissional deve instruir técnicas eficazes de higiene oral executadas pelo paciente ou, em caso de impossibilidade, pelo seu acompanhante. A higienização correta é um ponto muito importante para manter os dentes saudáveis e dentre as recomendações destacam-se: a escovação dos dentes 3 vezes ao dia, o uso diário do fio dental e para quem faz uso, a correta limpeza de próteses para evitar infecções fúngicas.

Para que todos de uma mesma família tenham dentes saudáveis, cada caso deve ser avaliado isoladamente na prevenção da cárie e da doença periodontal. "Em geral, os problemas mais comuns são as cáries de raiz, doença periodontal, próteses mal adaptadas e desconfortáveis e sensação de boca seca", afirma a especialista. Contudo, vale destacar que não existe uma faixa etária especifica para o seu surgimento, mas com o envelhecimento vários fatores de saúde, tanto bucais quanto sistêmicas se acumulam. Para tanto, é necessário visitar o dentista regularmente e que ainda contribui no combate de algumas doenças que podem afetar a saúde em geral, pois recentes teses e dissertações têm demonstrado que parece haver uma forte associação entre as doenças periodontais e doenças cardíacas como, por exemplo, o infarto agudo do miocárdio. Além disso, estudos sugerem que, em pacientes diabéticos, a doença periodontal pode levar a um aumento da taxa de glicemia.

Dentes saudáveis na criança e adolescentes:

Nesta fase, a ingestão adequada de cálcio e a escovação são fundamentais na prevenção das cáries e para crescerem com os dentes saudáveis. A família deve ficar de olho e educar seus filhos sobre a importância da escovação após as refeições.

Dentes saudáveis na terceira idade:

Há cuidados especiais que devem ser tomados na terceira idade, pois nesta fase os pacientes estão mais susceptíveis ao aparecimento de cáries devido a uma diminuição do fluxo salivar, uma maior dificuldade no controle de placa e a exposição das raízes dos dentes. Além disso, com freqüência o idoso faz uso de algum tipo de prótese, necessitando de reavaliação periódica. Por isso, o dentista precisa fazer uma rigorosa avaliação do estado de saúde e da medicação tomada pelo paciente para depois planejar o tratamento mais adequado.

Dra. Amália Rodrigues Martins - Dentista