sábado, 11 de junho de 2011

Será meu verdadeiro amor?

Baseada em dúvidas e contribuições que recebo comecei a questionar as bases de algumas relações ou as bases de alguns sentimentos que compõem uma relação que ainda nem começou.

Vejo pessoas que dizem o quanto amam verdadeiramente alguém que ainda não encontraram, alguém com quem conversam apenas por chats ou telefone e que sentem que essa pessoa é um grande amor, algumas vezes até "o" grande amor da vida. Pessoas que nunca se olharam, nunca se sentiram, nunca se tocaram, não conhecem os hábitos, as manias, os defeitos, as características mais íntimas de cada um, mas ainda sim convictos que o amor é enorme e verdadeiro.

Podemos entrar aqui em um debate sobre a possibilidade de um sentimento não ser verdadeiro, muitos podem se perguntar "como é possível eu sentir isso tudo e você dizer que não é real?" e talvez valha ou caiba sim algum tipo de troca e esclarecimento. Todo e qualquer sentimento é verdadeiro para o seu dono, claro que ninguém forja um amor, o sente como real mesmo quando as circunstâncias são ainda virtuais. Para aquele que vive a experiência o amor está ali, sendo profundamente vivido e sentido e não vou discordar de quem sente assim. É, entretanto, fundamental compreender quais são as bases que levam uma pessoa a se apaixonar por alguém que nunca viu e já imaginar uma vida juntos, compartilhada, linda, perfeita ao lado desse novo amor. O amor por alguém só pode ser compreendido como real quando verdadeiramente se conhece o outro, quando se convive, antes disso dizemos que é uma idealização do como se imagina que o outro seja, de como se gostaria que ele fosse. Sim, sonhar, fantasiar e idealizar é o início de tudo e acontece dessa forma com todos, mas para se chegar ao amor em sua essência ou até para se afirmar que se ama alguém é fundamental que se tenha a convivência, o conhecimento sobre as qualidades e os defeitos, o dia a dia para solidificar.

Vejo então que muitos dos que agem dessa forma, muitos que sentem como diz o título do filme "Nunca te vi, sempre te amei" serem embalados nessa dança por diversas razões e todas elas possuem em comum uma profunda dificuldade em lidar com a solidão e tudo que advém desse estado.

São, no geral, pessoas que se encontram sós há muito tempo, pessoas que romperam relacionamentos e não suportam lidar com a perda, pessoas que não sabem viver (ainda que temporariamente) em suas próprias companhias, pessoas carentes ou profundamente inseguras. Precisam prontamente da certeza que encontraram uma salvação, que encontraram aquele que irá lhes tirar das profundas dificuldades afetivas da vida e que nessa nova relação reencontrarão a alegria de viver. Amam o que querem amar e por isso dizemos que não amam o outro, amam suas idéias sobre o outro, amam o que pensam saber do outro, amam a fantasia, o sonho. Não percebem que são movidas acima de tudo por uma necessidade em aplacar o mal estar da vida que possuem

A busca por uma salvação, uma solução, não sustenta uma relação, passado um breve período irá acontecer o confronto com a realidade e o golpe será grande já que habitualmente há uma grande frustração em razão da diferença entre o sonho e a realidade.

Claro que nas conversas que antecedem um encontro, muito já é sentido, como empatia, aspectos em comum, valores e assim por diante, mas entre o interesse inicial e o amor que irão compartilhar um longo percurso precisa ser vivido e solidificado caso contrário não serão duas pessoas se relacionando e sim uma pessoa e seu sonho.

Para concluir é sempre válido lembrar que ainda que exista o intermédio de uma tela, para fora dela estão apenas dois seres humanos, abertos e dispostos para viverem uma relação, para compartilhar uma vida. O compartilhar começa desde o início, não no sentido apenas de dividir, mas no sentido de se perceber que existe um outro, que sente, que vive e que deve acima de tudo ser respeitado e não devorado pela urgente fome em ser amado.

Dra. Juliana Amaral
Psicóloga

Por Amarte-Enrique Iglesias-tradução-By Schreck37

9 Dicas infalíveis do Programa Bem Estar


1. Previna-se contra doenças infecciosas: lave as mãos com água e sabão sempre.

2. Quando limpar os olhos ou fizer compressa, substitua o algodão por gaze - ela não solta fiapo, que provoca irritação!

3. Meça sua pressão arterial pelo menos a cada seis meses. Gratuito, o procedimento pode ser feito nas farmácias e é fundamental para proteger você de infarto e derrame.

4. Tenha à mão - na porta da geladeira, por exemplo - o número do Samu* (192). Em emergências, isso agiliza a ação e aumenta a chance de salvar uma vida.

5. Não tome mais do que um copo de 200 ml de líquido durante as refeições. Beber menos ajuda o aparelho digestivo a funcionar melhor.

6. Coma a cada três horas. Além do café da manhã, almoço e jantar, ingira frutas ou barras de cereal. Isso acelera seu metabolismo, aumentando o gasto calórico. De quebra, você sente menos fome e não sai da dieta.

7. Para reduzir o inchaço, diminua o consumo de sal, que retém líquidos (sem falar que pode causar hipertensão arterial...). suas roupas e a balança sentirão a diferença!

8. Descubra o “seu exercício” e invista nele! Desde que você goste, pode ser caminhada, dança, corrida... assim, fica mais fácil manter a frequência (pelo menos três vezes por semana) e você deixa de ser sedentária.

9. Faça 20 minutos de relaxamento antes de dormir. Vale uma respiração mais profunda ou até um alongamento. Tranquila, você dorme melhor e rende mais no dia seguinte!ntinuação da matéria.

Novidades sobre a pílula anticoncepcional

Cinquentinha, a pílula anticoncepcional está em ótima forma. Uma pesquisa com 500 brasileiras entre 15 e 45 anos mostrou que 85% estavam satisfeitas com o método. Além de prevenir a gravidez, com o tempo ganhou outros benefícios. "Protege contra câncer do ovário e do endométrio, diminui cólicas, alivia a TPM e ajuda a tratar a acne", diz o ginecologista Nilson Roberto de Melo, presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Talvez até melhore a atividade cerebral, como as áreas responsáveis pela memória e habilidade social, sugere estudo da Universidade de Salzburg, na Áustria. Os efeitos colaterais minguaram com a redução da dosagem hormonal. As pílulas atuais têm de 15 a 80 microgramas de estrogênio sintético, dez vezes menos do que a lançada nos Estados Unidos em 1960. E trazem substitutos mais eficazes da progesterona. Com tantas opções, não há uma pílula ideal para todas. É preciso ver as necessidades de cada mulher. As recomendações a seguir levam em conta perfis femininos bastante comuns.

Miss montanha-russa

Você passa fácil da euforia à melancolia? Algumas pílulas podem resolver, diz a ginecologista Rosa Maria Neme, diretora do Centro de Endometriose de São Paulo.

MELHOR PEDIDA PARA VOCÊ: pílulas à base de drospirenona. A Yaz* evita oscilações hormonais ao fornecer 24 comprimidos e prever quatro dias de pausa, e a Mercilon Conti traz 28 comprimidos, sendo 21 combinados, dois sem princípio ativo e cinco com baixa dosagem de estrogênio. As pílulas de uso contínuo, combinadas (como a Gestinol 28) ou contendo apenas progesterona (Cerazette, Micronor, Norestrin, Nortrel, Minipil), também são adequadas.

HÁBITOS ÚTEIS: beba mais água e tente consumir alimentos ricos em fibras, vitaminas do complexo B e vitamina E.

Garota enxaqueca

Você faz mil e uma coisas e se estressa com tudo. Sofre de dor pulsante num dos lados da cabeça, que ataca 15,2% dos brasileiros. "Mas enxaqueca não impede o uso da pílula, que tanto pode melhorar a dor, piorar ou não interferir", diz o ginecologista Ronaldo Bonassi Machado, presidente da Comissão Nacional de Anticoncepção da Febrasgo. Se persistir mesmo depois dos primeiros meses de uso, convém trocar de pílula.

MELHOR PEDIDA PARA VOCÊ: pílulas combinadas de baixa dosagem, de preferência com drospirenona (Yaz, Yasmin, Elani Ciclo), que produzem melhor resposta. Se tiver enxaqueca precedida de percepção de manchas escuras ou pontos luminosos, vale experimentar as que contêm apenas progesterona: as com desogestrel (Cerazette), noretisterona (Micronor, Norestrin) ou levonorgestrel (Notrel, Minipil).

HÁBITOS ÚTEIS: alimentar-se em horários regulares, evitando produtos capazes de desencadear crises (embora variem, os principais são chocolate, vinho tinto, linguiça, salsicha, produtos lácteos fermentados, frutas cítricas, café, chás e refrigerantes com cafeína). Prefira azeite extravirgem, pão e cereais integrais, folhas verde-escuras, soja, leguminosas, castanha de caju, ovos e frutos do mar. É importante ter horários regulares de sono e praticar exercícios, porque quem dorme mal, é obeso ou sedentário apresenta mais enxaqueca. Evite ainda exposição à luz e barulho intensos, já que pioram em 40% dos casos, mostra pesquisa da Sociedade Brasileira de Cefaléia.


Mulher avestruz

Você já testou todos os cremes para eliminar espinhas e manchas, sem sucesso. Uma das causas de acne em adultas é o stress, que ativa a produção de hormônio masculino, notório estimulante das glândulas sebáceas. A boa notícia é que algumas pílulas são até receitadas para tratar a acne.

MELHOR PEDIDA PARA VOCÊ: pílulas com clormadinona (Belara), drospirenona ou, nos quadros mais severos, ciproterona (Diane 35, Selene, Diclin, Artemidis). Essas progesteronas de efeito antiandrogênico regulam a oleosidade da pele.

HÁBITOS ÚTEIS: estudos mais recentes inocentam o chocolate, o amendoim e a carne de porco. Segundo a dermatologista Cláudia Pires Amaral Maia, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o que pode agravar o quadro é a dieta rica em carboidratos ou laticínios.

Rainha da balança

Você vive em guerra com a balança por causa de terríveis 3 quilinhos, que parecem se concentrar na barriga e incomodam muito às vésperas da menstruação. Seu jeans skinny que o diga! Segundo Machado, pílula não engorda, mas algumas formulações favorecem retenção de líquidos, alterando o peso na balança em, no máximo, 2 quilos. Outras previnem o inchaço.

MELHOR PEDIDA PARA VOCÊ: pílulas com drospirenona, que têm ação diurética, ou contraceptivos hormonais não orais, como anéis (Nuvaring) e adesivo (Evra), que não passam pelo fígado.

HÁBITOS ÚTEIS: reduza o sal da comida e o consumo de enlatados, embutidos, sopas e macarrões de pacote. E invista em alimentos diuréticos, como pepino, melancia, laranja, tomate, manga, melão, agrião, rúcula, salsa e alho. Outra recomendação é praticar exercícios físicos, que, entre tantas vantagens, melhoram a circulação.

O que vem por aí

• Desde que um estudo inglês relacionou a infertilidade dos peixes machos ao estrogênio sintético das pílulas liberado na urina e jogado no esgoto, cientistas procuram uma "pílula verde". A primeira foi lançada em maio na Europa com estradiol, estrogênio idêntico ao natural. A previsão é chegar ao Brasil ainda este ano.

• Estão em estudo no mundo cerca de 50 microbicidas, contraceptivos que também afastam o risco de contrair aids e outras DSTs, sob a forma de gel, creme, supositório, papel filme e anel vaginal. Os primeiros devem chegar ao mercado dentro de dez anos.

• O Instituto Karolinska, na Suécia, pesquisa um contraceptivo não hormonal que torna o óvulo impenetrável ao espermatozoide. Os estudos estão na fase inicial.


Jogo da memória
Pílulas de baixa dosagem requerem disciplina. Se forem tomadas todo dia no mesmo horário, o índice de falha não chega a 0,5%. Só que um estudo com 5 120 mulheres de oito países verificou: o número de usuárias que esquecem a pílula varia de 39% nos Estados Unidos a 65% no Brasil. Por isso, a possibilidade de falhas sobe: de cada 100, oito podem engravidar. Culpa das usuárias.

Sem dúvida
P. O anticoncepcional pode alterar minha visão de homem ideal?
R. Pesquisadores da Universidade de Sheffield (Inglaterra) afirmam que sob efeito da pílula a mulher tende a escolher um homem geneticamente semelhante a ela. Mas a tese não está comprovada.

P. É normal se acostumar com a progesterona e, por isso, precisar fazer trocas constantes?
R. "Esse perigo não existe", diz o ginecologista Ronaldo Machado.

P. Algumas pílulas podem aumentar a lubrificação na vagina?
R. As que contêm estrogênio favorecem a lubrificação, mas o campeão é o anel vaginal.

P. Como funcionam as pílulas sem pausa que permitem menstruar?
R. Elas fornecem 28 comprimidos, mas em geral os sete últimos são isentos de hormônio - às vezes trazem só suplemento de ferro.

P. É seguro emendar uma cartela na outra para não menstruar?
R. Há no mercado pílulas específicas, de baixa dosagem, para ser tomadas assim, mas as demais também podem ser "emendadas". O risco é sofrer pequenos sangramentos inesperados. Para evitá-los, Machado alerta que é preciso conhecer seu perfil menstrual, tomar até que apareça o sinal, parar três dias e então recomeçar. Segundo o ginecologista, algumas mulheres passam no máximo três meses sem sangrar, outras aguentam mais tempo. Não há uma orientação universal.


Cristina Nabuco NOVA

Tempo de Deus - Rose Nascimento

domingo, 5 de junho de 2011

Aprenda a disfarçar as olheiras

Por que temos olheiras?

As olheiras podem se originar por alguns fatores como genética, excesso de cansaço, estresse, álcool, cigarro e até TPM. A espessura da pele da área dos olhos é mais fina que a pele do rosto, por isso conseguimos enxergar essa região mais escura, graças à nossa circulação sanguínea, que é mais lenta e pode se potencializar por meio dos fatores citados acima.

Antes de passarmos um corretivo, é muito importante hidratarmos a área dos olhos para melhorar a textura da pele (com isso, o corretivo marca menos as linhas de expressão).
Hidratantes que possuem cafeína na composição ajudam ativar a circulação, e isso diminui os círculos escuros. Já as vitaminas E e K ajudam a aliviar a pigmentação excessiva.

Como escolher o corretivo certo para minha pele?

É preciso ver a tonalidade das suas olheiras, que podem ser várias. Existem as avermelhadas e as levemente puxadas para o roxo e verde. A técnica que os maquiadores usam é aplicar tonalidades de corretivos opostas ao tom da olheira. No geral, as cores mais usadas são os tons de bege (para as mais avermelhadas) e rosados (para as mais roxas e verdes). Lembre-se que o corretivo NÃO DEVE ficar mais claro ou mais escuro que o seu rosto. Ele deve estar dentro da sua tonalidade! Nem sempre a cor do produto vai ser a mesma da sua base, justamente porque a pele da área dos olhos não tem a mesma cor, se comparada ao restante do rosto. Ex: Sua base pode ser mais bege e seu corretivo mais rosado.

Peles maduras

Quanto mais cremosa e espessa for a textura do corretivo, mais ele cobrirá as manchas (isso para todos os tipos de pele). Mas tome cuidado se a sua pele for mais madura: prefira os mais líquidos, que marcam menos.

O corretivo resolve 100%?

Não se pode ter tudo na vida! Nenhum corretivo garante 100% de chances de não marcar; mas os cuidados com a hidratação suavizam muito esse efeito, e você é quem deve decidir o que mais incomoda! Como maquiadora, posso afirmar que se a área dos olhos não estiver bem corrigida, a maquiagem se torna feia, principalmente se optar por um olho mais escuro.

Atmosfera Feminina

Talassemia uma doença pouco conhecida que pode afetar seu bebê

A Talassemia é uma doença pouco conhecida ainda mas 3 milhões de brasileiros podem gerar filhos com a doença. A patologia altera a produção de hemoglobina, a proteína do sangue responsável pelo transporte de oxigênio para todos os tecidos do organismo.
Publicidade

Cerca de 2,7 milhões de brasileiros carregam traços genéticos da doença, segundo a Associação Brasileira de Talassemia (ABRASTA), o chamado traço talassêmico. Essas pessoas não desenvolvem sintomas e nem precisam de tratamento. Mas ao se relacionarem com outros portadores do gene podem gerar portadores da talassemia major, forma mais grave da doença, que provoca complicações como aumento do baço, atraso no crescimento e problemas nos ossos, além de exigir transfusões de sangue periódicas (geralmente, a cada vinte dias) por toda a vida.

A fundadora da ABRASTA, Merula Steagall, afirma que casais com traços talassêmicos podem ter filhos com problema maior. "Um portador de talassemia minor pode passar a vida toda sem saber disso. É aí que mora o problema. Um casal com traços talassêmicos tem 25% de chance de gerar uma criança com talassemia major", afirma a fundadora e portadora de talassemia major.
Aos 44 anos Merula foi desenganada por médicos, que diziam aos seus pais que ela passaria dos 5 anos de idade. "Nunca deixei de fazer nada de que gostasse porque tinha talassemia. Pratiquei paraquedismo. Viajei. Aos 14 anos, já ia para a transfusão sozinha - apesar do pavor da minha mãe",contou. Hoje, a empresária atua para que outras pessoas tenham as informações e o tratamento ao qual ela teve acesso.

Catharina Apolinário