sábado, 21 de agosto de 2010

Por que o arroz intergral é a melhor escolha?

O arroz que comemos é o fruto maduro e seco de uma gramínea chamada Oryza sativa. É um cereal muito consumido em todo o mundo, principalmente na Ásia.O grão de arroz é composto por 4 partes: casca, pericarpo, tégmen (estes dois últimos constituem o farelo do arroz) e endosperma, que é a parte comestível e rica em amido.

Existem vários tipos de arroz: integral com casca, integral sem casca mas com o farelo e o arroz branco ou polido (sem casca e sem farelo).

O arroz integral é a melhor escolha?

A resposta é muito simples.O popular arroz branco nada mais é do que o arroz integral que passou por um processo de beneficiamento, ou seja, a sua casca e seu farelo foram retirados.Devemos lembrar que a maior parte dos micronutrientes do arroz são provenientes da casca e do farelo.

Pesquisas demonstraram que existem dezenas de antioxidantes nestas porções do arroz integral.Estas substâncias combatem os radicais livres, elementos que participam da gênese de diversas doenças, e estão envolvidas no processo de envelhecimento.Um dos principais antioxidantes que atua no combate ao envelhecimento celular é a vitamina E.

Além disso, o índice glicêmico do arroz integral, ou seja, a sua capacidade de elevar os níveis de açúcar circulantes no sangue é inferior ao do arroz branco.Desta forma, o arroz integral deve ser preferido por indivíduos diabéticos ou que apresentem níveis de triglicerídeos elevados. PortalDoCoração

Será que sofro de oneomania?

Já escrevi nesta coluna - clique aqui e leia, que quando a impulsividade de compra está fora de controle que isso poderia significar algum tipo de distúrbio emocional.

Entre esses distúrbios existe um de nome estranho: oneomania.

Quando o bem-estar momentâneo originado no simples ato de comprar é muito parecido com o efeito provocado pela ingestão de álcool ou drogas (euforia, contentamento), mas evaporando-se rapidamente e para senti-lo novamente a pessoa precisa comprar de novo, sem se importar se tem condições financeiras de fazê-lo ou não.

Um exemplo que é sempre lembrado é o de Imelda Marcos, a ex-primeira dama das Filipinas, que ostentava uma coleção de 4.000 sapatos.

Muitas pessoas desconhecem o problema e só vão pedir ajuda quando já estão perigosamente endividadas, fazendo manobras mirabolantes para conseguir mais crédito para comprar.

As mulheres são as maiores vítimas desse transtorno. Quatro mulheres para cada homem, com maior incidência da doença ocorrendo entre 18 e 40 anos.

Por que as mulheres?

Ninguém sabe exatamente ao certo. Mesmo porque a oneomania ainda não é bem compreendida e sequer há consenso entre os profissionais de medicina, sob considerá-la ou não uma doença.

Para alguns dos profissionais ela surge como sintoma de outras patologias, como depressão, bulimia e anorexia. E como esse transtornos são mais comuns em mulheres, isso talvez explique a maior ocorrência no agregado feminino.

Doença ou não, para a maioria dos profissionais, quando identificada, a oneomania precisa ser tratada com profissionais, porque raramente as pessoas conseguem sair desse estado sozinhas.

Os tratamentos incluem terapia de grupo, psicoterapia e remédios como antidepressivos, por exemplo. As consequências são muito parecidas com outros transtorno e vícios, como: TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), alcoolismo, vício de drogas, jogos, entre outros.

Mas como saber se a oneomania está ou não presente. O grupo dos Devedores Anônimos preparou um teste, que foi colocado abaixo.

Teste

1. Suas dívidas estão fazendo sua vida familiar infeliz?

2. A pressão de suas dívidas está tirando a atenção de seu trabalho diário?

3. Sua reputação está sendo afetada por suas dívidas?

4. Suas dívidas estão fazendo você se menosprezar?

5. Você já deu informação falsa para obter crédito?

6. Você já fez promessas irrealistas para seus credores?

7. A pressão de suas dívidas faz com que você seja descuidado quanto ao bem-estar de sua família?

8. Você teme que seu empregador, família ou amigos descubram o tamanho de seu endividamento?

9. Quando você se depara com uma situação financeira difícil, a perspectiva de um empréstimo lhe dá uma sensação desenfreada de alívio?

10. A pressão de suas dívidas lhe causa dificuldade de dormir?

11. A pressão de suas dívidas já lhe fez considerar se embebedar?

12. Você já pegou dinheiro emprestado sem considerar adequadamente a taxa de juros que terá que pagar?

13. Você normalmente espera uma resposta negativa quando é submetido a uma consulta de crédito

14. Você já desenvolveu um esquema rigoroso para pagar suas dívidas e, depois, sob pressão, acabou não o cumprindo?

15. Você justifica suas dívidas falando de si mesmo que você é superior a outras pessoas, e que quando chegar a sua "vez", se livrará das dívidas de um dia para o outro

Resultado

Se respondeu SIM a qualquer uma das perguntas acima é possível que você seja um devedor anônimo.
Se respondeu SIM a 2 perguntas, é bem provável que você seja um devedor anônimo.
Se respondeu a 3 ou mais perguntas, então é quase certo que você seja um devedor anônimo. Vya Estelar

Para amenizar a transpiração

Excesso de suor e mau cheiro acometem regularmente os praticantes de atividade física. Saiba a causa destes incômodos e a diferença entre os desodorantes existentes para escolher o ideal para você

Por Maurício Belfante

Logo pela manhã as pessoas já começam a seguir uma rotina diária. Tomam banho, café da manhã, escovam os dentes e realizam outras tarefas higiênicas. Uma bem comum entre elas é o uso do desodorante ou antitranspirante, que aumenta o bem-estar e a sensação de conforto e limpeza.

Não só no dia-a-dia, esses produtos higiênicos também são de extrema importância para quem realiza atividades físicas, e acabam transpirando muito mais. “A transpiração é um processo que ocorre para a manutenção do corpo. Normalmente, quando se faz uma atividade física há um aumento de temperatura, ocorre a perda de água para uma estabilização, assim mantendo a temperatura do corpo normal”, afirma Agnaldo Mirandez, dermatologista e diretor da clínica Perfetta.

Contudo, não é o ato de transpirar que causa o maior desconforto, mas sim o cheiro forte que ele acaba provocando, o que diminui a auto-estima e também certa rejeição social, quando o odor é praticamente diário, passando a incomodar outras pessoas ao redor.

“Existem bactérias que degradam o suor através da liberação de amônia, composto químico responsável pelo forte odor”, explica Mirandez. Então, neste momento, é que entram em ação os desodorantes e antitranspirantes, mas qual a diferença entre eles?

Desodorantes e antitranspirantes
Ao contrário do que muitos imaginam, há grande diferença entre os dois produtos higiênicos. Isso quer dizer que vale uma atenção maior na hora de adquiri-los, já que a opção escolhida deve ser a apropriado para o seu estilo de vida e também para como o seu corpo reage.

Responsável pela diminuição do forte odor, o desodorante controla o crescimento das bactérias que exalam o composto de amônia, não causa degradação física e suaviza o forte cheiro. “Os desodorantes usam antibacterianos, clorexedina, triclosan, compostos que tem como principal atrativo diminuir os odores causados belas bactérias”, diz Mirandez.

O antitranspirantes tem outro conceito. Intercepta diretamente a sudorese, mecanismo que elimina o suor através das glândulas sudoríparas. Sendo assim, o produto acaba fazendo com que o corpo não produza uma quantidade grande de suor, diminuindo a sua liberação por tempo determinado.

“Além dos compostos que já estão presentes no desodorante, o antitranspirante também inclui em sua composição óxido de alumínio ou ozirconio, substâncias capazes de anular a liberação do suor em grandes quantidades”, afirma Mirandez.

Durante a prática da corrida, ou de qualquer outra atividade física, os dois produtos são recomendados e podem exercer os seus papéis, porém, o antitranspirante pode gerar outro problema, conhecido como foliculite, infecção bacteriana que gera pequenas “bolinhas de pus”, comum ao fazer barba ou após a raspagem de outros pelos no corpo.

Esses produtos podem ser encontrados em farmácias e supermercados, em diferentes formas, como spray e aerosol, mais indicados para os homens, e rolon e creme, produtos que atendem melhor as necessidades femininas. 2 Por Minuto

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Açúcar ajuda a perdoar, afirma pesquisa

O açúcar ajuda a perdoar, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Kentucky, dos Estados Unidos. Caso ache que encontrou um motivo a mais para comer muitas guloseimas, calma! O estudo indica que o ato está vinculado à eficiência com que o corpo usa a glicose, não com a necessidade de ingerir mais doces.

Para chegar a essa conclusão, a equipe avaliou a ligação entre o diabetes do tipo 2, com pacientes que não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sanguínea, e a capacidade de desculpar por meio de quatro experimentos. E descobriu que homens e mulheres com mais sintomas da doença eram menos tolerantes.

Os cientistas perguntaram sobre a vontade de se vingar se alguém contasse um de seus segredos, e constataram que esses participantes eram mais propensos a persistir com a história. Eles também são mais dispostos a deixar de ajudar alguém que os irritou.

Segundo o jornal Daily Mail, o trabalho constatou que todas as atividades do cérebro requerem pelo menos um pouco de glicose (que se transforma em energia necessária para alimentar o cérebro), mas as que pedem autocontrole exigem grandes quantidades. A publicação Personality and Individual Differences divulgou as considerações. Vida e Saúde

Carne vermelha pode aumentar risco de doença cardíaca em mulheres

Às fãs de carne vermelha, uma má notícia. Comê-la duas vezes ao dia pode aumentar o risco de doenças cardíacas em mulheres, de acordo com um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard, dos Estados Unidos.

A equipe analisou a dieta de 84.136 pessoas do sexo feminino de 30 a 55 anos, entre 1980 e 2006. As participantes preencheram um questionário apontando com que frequência ingeriam 116 diferentes itens alimentares. Durante o período do trabalho, 2.210 sofreram ataques cardíacos não-fatais e 952 morreram de patologia coronariana.

A pesquisa descobriu que as voluntárias que ingeriam duas porções de carne vermelha (fresca ou processada) por dia eram 30% mais propensas a sofrer problemas no coração do que as que saboreavam apenas a metade. Substituir a iguaria por nozes mostrou reduzir a chance de enfermidades do coração em 30%; por peixe, em 24%; por ave, em 19%.

A nutricionista Marek Doyle comentou as conclusões ao jornal Daily Mail. Afirmou que evitar totalmente a carne vermelha priva a pessoa de uma fonte rica de proteínas e ferro. Além disso, apontou que há uma grande diferença entre o produto fresco e processado, sendo o segundo menos saudável. Terra Saúde

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Como ajudar quem sofre de desmaios?

Desmaio é o momento em que uma pessoa perde a consciência. Existem muitas causas para desmaios, sendo que os efeitos vão desde o estresse emocional causado pela situação até morte súbita. Síncope é um tipo especial de desmaio na verdade, o tipo mais comum, onde a pessoa acorda rápido geralmente em alguns segundos podendo durar minutos.

Desmaios podem ser mais demorados, em especial se a causa for neurológica, como acidentes vasculares cerebrais- ou AVC- e convulsões. A história de como aconteceu o desmaio geralmente é melhor informada pelos acompanhantes do que pelo próprio paciente, e não raro fornece dados que permitem acertar o diagnóstico em grande parte dos casos ainda no primeiro contato.

Quando a pessoa desmaia pela primeira vez, é necessário visita a serviço de emergência para avaliação. Alguns dados são fundamentais para facilitar o atendimento no pronto socorro. Ao levar uma pessoa que perdeu a consciência ao hospital, tente lembrar desses fatos e avisar ao médico:

- Quanto tempo durou o desmaio.
- O estado em que o paciente acordou (confuso, com algum membro fraco ou dormência localizada, tinha urina ou fezes nas suas roupas, fez algum machucado.)
- O que quem sofreu o desmaio estava fazendo antes de perder os sentidos. Alguns sintomas como palpitações, dor no peito, suor frio, se estava fazendo esforço ou parado.
- Alguém viu paciente se debatendo desacordado.
-Leve de casa a lista de remédios que a pessoa toma, já que alguns remédios em quantidades inadequadas podem ser os causadores do desmaio.

Aqui seguem alguns tipos de desmaios e como são tratados. É bom lembrar que o diagnóstico correto só pode ser garantido após avaliação de um médico.

Síndrome vaso-vagal

É de longe o tipo mais comum de desmaio. O quadro mais comum é o de mulheres que passaram muito tempo de pé, no ponto de ônibus por exemplo, debaixo de sol forte. Suor frio, mal estar, visão turva, palidez são sintomas que precedem a perda de sentido. Normalmente, poucos segundos depois de cair, a pessoa acorda como se não tivesse acontecido nada.

Isso acontece porque parte do sangue do corpo fica nas pernas quando estamos de pé. O cérebro entende que estamos desidratados ou sangrando e ocorre um reflexo que diminui a pressão. Quando o corpo toca o chão, o sangue que estava nas pernas volta a circular. Assim, a pessoa acorda. Apesar do susto, esse tipo de desmaio raramente causa danos físicos ao paciente. O tratamento para quem sofre com esse tipo de desmaio com frequencia costuma ser orientação a tomar mais líquidos e fazer alguns tipos de exercícios. Para casos como este raramente medicações são indicadas.

Causas Cardíacas

Uma das causas mais perigosas de desmaio são as arritmias cardíacas. A perda de sentidos causada por arritmias pode ser um anúncio de problemas sérios que devem ser avaliados muito rápido, e a demora no atendimento pode levar ao óbito. Os pacientes com arritmias geralmente referem palpitações aceleradas ou dor no peito antes do desmaio. Ás vezes acontece um tipo de desmaio chamado "desliga-liga", onde o paciente não sente nenhum sinal de que vai desmaiar e acorda no chão. Dependendo do tipo de arritmia a forma de tratamento muda:

- Taquicardias: É quando o coração bate mais rápido do que deveria. Algumas delas são reversíveis, causadas por remédios ou problemas de tireóide, infarto do miocárdio ou doenças genéticas. É mais comum em pessoas que já têm problemas cardíacos(coração aumentado, sopros ou angina/infarto) ou em pessoas cujos pais ou tios já apresentaram problemas cardíacos. A maioria delas pode ser tratada com medicações ou procedimentos cirúrgicos.

- Bradicardias: É quando o coração atrasa algumas palpitações. O tratamento pode ser instalação de marca-passo. O marca-passo é um aparelho que fica embaixo da pele, com um ou mais fios que vão até o coração. Este "avisa" quando o coração tem de bater, caso ele fique muito lento, e libera uma descarga elétrica para haver uma contração dos músculos cardíacos. A instalação do marca-passo é feita em cerca de duas horas e o paciente pode receber alta no dia seguinte.

Causas neurológicas

Quando o paciente tem um quadro neurológico, as características mais comuns são a liberação espontânea de fezes e urina, convulsões e confusão após a retomada dos sentidos. Além disso, os desmaios causados por causas neurológicas normalmente são os mais longos, demorando mais do que cinco minutos. Uma das causas que mais preocupam os pacientes e os médicos é o AVC.

A pessoa que sofre um desmaio causado por esse problema acorda confusa, sonolenta e pode apresentar fraquezas em perna ou braço, ou fala arrastada. Mesmo que a pessoa volte ao normal em algumas horas, sempre é indicado procurar ajuda, já que um evento como esse serve de aviso para um problema mais grave.

Hoje o AVC pode ter um tratamento ótimo se a pessoa chegar no pronto socorro em até três horas após início dos sintomas. Alguns tipos de AVC podem receber medicações que restauram o fluxo sanguíneo na área em perigo e podem reverter até totalmente as sequelas. Por isso, se houver dúvida, corra até um pronto-socorro tão rápido quanto possível. Mesmo que essas informações possam ser úteis para um diagnóstico mais rápido e preciso, é importante lembrar que todo desmaio deve ser avaliado por um profissional.

Em caso de dúvidas quanto a seu tratamento e sua doença, tome a liberdade de conversar com seu médico, e ele o orientará sobre qual material ler e como funcionam seus remédios e sua doença. Só assim o tratamento pode ser eficaz, com conhecimento e disciplina. Minha Vida

domingo, 15 de agosto de 2010

Estresse diminui chance de engravidar

Para as mulheres que querem engravidar, aí vai uma dica simples: relaxe. É que, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Oxford, da Inglaterra, o estresse diminui as chances de concretizar o sonho de ser mãe.

Os cientistas acompanharam 274 mulheres de 18 a 40 anos, que buscavam engravidar naturalmente. Nenhuma havia tentado por mais de três ciclos ou se submetido a tratamento de fertilidade.

Testes de saliva analisaram os níveis do hormônio do estresse (cortisol) e da enzima alfa-amilase (marcador de estresse) no sexto dia do ciclo menstrual de cada participante. O estudo não encontrou nenhum efeito do cortisol sobre a possibilidade de engravidar, mas as voluntárias com altas taxas de alfa-amilase apresentaram uma baixa de 12% na chance durante seus dias férteis.

Testes de saliva analisaram os níveis do hormônio do estresse (cortisol) e da enzima alfa-amilase (marcador de estresse) no sexto dia do ciclo menstrual de cada participante. O estudo não encontrou nenhum efeito do cortisol sobre a possibilidade de engravidar, mas as voluntárias com altas taxas de alfa-amilase apresentaram uma baixa de 12% na chance durante seus dias férteis. Terra Saúde

Descoberta técnica que aumenta fertilização

Novos estudos sobre fertilização in vitro (FIV), desenvolvidos na Itália e Austrália, trazem boas novas para casais com dificuldades de engravidar.

Por Roberta Roque, filha de Jandira e José Roberto
Novos estudos sobre fertilização in vitro (FIV), desenvolvidos na Itália e Austrália, trazem boas novas para casais com dificuldades de engravidar.

Especialistas descobriram que uma simples mudança na hora de escolher os espermatozóides aumenta o sucesso no tratamento contra a infertilidade.

O que é a técnica?
A FIV é o tipo mais comum de reprodução assistida. A mulher passa por um tratamento que estimula a ovulação. Posteriormente, os óvulos são coletados e encubados em laboratório.

Em paralelo, os espermatozóides do seu parceiro também são coletados e encubados em laboratório. Nesta técnica, o óvulo é fertilizado pelo esperma fora do útero, ou seja, in vitro.

Espermatozóides mais saudáveis
Muitas vezes a falta de sucesso do procedimento se deve aos espermatozóides, que podem não ter qualidade o suficiente para realizar a fecundação. Apenas um espermatozóide, entre outros 100 mil, consegue atingir o óvulo, que possui uma “casca” protetora, a chamada zona pelúcida.

Os espermas que se ligam mais facilmente a esta região do óvulo têm menor fragmentação de DNA, ou seja, são mais saudáveis.

Seleção dos melhores espermas
Especialistas descobriram a possibilidade de escolher os melhores espermas. Para selecionar os que possuem maiores chances de fecundar o óvulo, basta encubar os espermatozóides no mesmo recipiente que alguns dos óvulos coletados.

Com esta simples mudança no procedimento, os especialistas conseguem escolher quais espermatozóides utilizar, antes da descoberta a fecundação era feita ao acaso.

Melhores resultados
O aproveitamento com esta descoberta é 10% maior, o que significa que para um grupo de 100 mulheres que realizam o tratamento é possível que até 10 a mais engravidem de maneira saudável.

O especialista em Reprodução Humana, Dr. Flavio Garcia de Oliveira, que acompanha a evolução dos estudos no país e aplica a nova técnica em alguns casos, observa a importância da descoberta em situações em que o parceiro sofre com graves alterações de infertilidade.

Agora, é possível selecionar os espermas saudáveis, entre a grande maioria que não obteria resultados na fecundação.

A “melhor qualidade” observada com o novo método, diz respeito ao desenvolvimento do chamado “pré-embrião”. Se no terceiro dia, o óvulo fecundado estiver adequado, poderá ser implantado no corpo da mulher, com grandes chances de resultar em uma gravidez saudável. Pais&filhos