quinta-feira, 5 de setembro de 2013

5 perguntas para ajudar você a enxergar seu propósito de vida

Desde a infância nutrimos cuvolta mais para dentro de nós mesmas e começamos a querer entender a razão pela qual estamos aqui e, sobretudo, de que forma podemos nos tornar realizadas. Em outras palavras, buscamos significados - algo fundamental para o ser humano. "Isso fica claro quando refletimos sobre os rituais de passagem, como aniversários e casamentos, que aparecem em todas as culturas. Eles sinalizam que alcançamos um ponto da trajetória, ganhamos experiência e aprendizado e iniciaremos um novo ciclo, com outras buscas", observa a psicóloga Cleonice de Andrade, de Santa Catarina, especialista em terapia cognitiva comportamental.


Para ser mais feliz, então, é necessário descobrir o nosso propósito de vida - e é nesse ponto que muita gente empaca. "Afinal, como dizem os bons navegantes, nenhum vento é favorável para quem não sabe aonde quer chegar", diz o psicólogo e antropólogo Roberto Crema, de São Paulo. Reunimos aqui cinco exercícios para ajudá-la a desvendar o seu propósito. Eles devem ser um encontro com você mesma. Tenha esse momento de reflexão quantas vezes precisar - basta reservar alguns minutos para ficar sozinha, sem interrupções. Se gostar, coloque uma música relaxante, acenda um incenso, uma vela... O fundamental é sentar-se confortavelmente, com a coluna reta, e concentrar-se nas perguntas, ouvindo a sua voz interior.


Qual é o sentido da humanidade? E como eu contribuo?

Sim, a primeira questão é grandiosa e complexa, mas faça silêncio e ouça os palpites que vêm do seu interior. Reflita, por exemplo, sobre o que a humanidade precisa aprender para evoluir: ter mais compaixão e tolerância, maior consciência ambiental... Pense também nas lições que você deve absorver para crescer. Em algum ponto, esses caminhos certamente vão se encontrar e você descobrirá então como pode contribuir de uma forma que lhe dê prazer. Entenda que o seu sentido não fala apenas sobre você: ele influencia a sua família, os seus amigos, a vizinhança... toda a humanidade! "Cada ser humano tem um papel no universo, como se fosse um pedacinho de uma praça pública. Assim, a nossa primeira tarefa é introduzir qualidade nesse pedaço de mun¬do ao qual pertencemos e que influencia algo maior", acredita Roberto.


Dá para aproveitar melhor os meus talentos?

Todo mundo é bom de verdade em alguma coisa: fotografar, cozinhar, cuidar de crianças, escrever... Mas, geralmente, o que nos faz desacreditar dos nossos talentos é a baixa autoestima. "Recebemos da própria vida os dons indispensáveis para a realização da nossa tarefa individual e intransferível, que é o nosso propósito", afirma Roberto Crema. No entanto, não basta se sair bem em algo. Para ter real
riosidade pelo sentido das coisas. Quem não bombardeou os pais com perguntas do tipo "por que o céu é azul?", "para que servem as formigas?", "onde as estrelas se escondem?". No entanto, com o tempo, esse olhar sobre o mundo se
valor, essa tarefa deve trazer motivação e alegria e fazer você se sentir útil. Pergunte-se, então: que talentos eu possuo que me dão verdadeiro orgulho e prazer? Anote e deixe esse lembrete sempre à vista, para não se esquecer do seu potencial. Avalie, ainda, se você usa todas essas aptidões com a frequência que gostaria. Se a resposta for negativa, explore na sua rotina  para oportunidades colocá-las em prática.


De que forma posso ser mais eu?

Descobrir o sentido da sua vida nada mais é do que entender melhor quem você é, o que pode oferecer a si mesma e ao mundo. E o segredo está, principalmente, em passar mais tempo em sua própria companhia. "Buscar um propósito mirando só o que está em volta nos impede de entrar em contato com as nossas emoções. E as respostas mais verdadeiras vêm do coração e da intuição", destaca a terapeuta holística Paula Siqueira. Comece pensando, numa nota de zero a dez, quanto você realmente se sente viva. Zero representa um cenário muito aflitivo e dez quer dizer uma existência plena e proveitosa. Agora vá mais fundo e questione o que faz você se arrepiar e a coloca em sintonia com a vida. Para viver o seu propósito, é preciso atrever-se a ser, com ainda mais intensidade, quem você é de verdade. Por isso, se não estiver recebendo da vida aquilo que gostaria, é hora de agir. Isso não significa, por exemplo, sair do emprego sem ter nada em vista, uma postura bastante arriscada. Mas, sim, plantar sementes, paralelamente, para chegar a uma situação que a deixará realizada.


Afinal, qual é o meu trabalho?

Vivemos ocupadas com o nosso emprego, buscando reconhecimento, promoções, um salário melhor... Há muito desgaste nessa jornada que, em geral, se sobrepõe à satisfação de realizar os nossos afazeres. Aí, acionamos o piloto automático e nos esquecemos do que nos fez escolher aquele serviço. "Quando nos desconectamos desse chamado, que é a vocação, sofremos doen¬ças e outros males", explica Roberto. Uma maneira de se realinhar com a verdadeira missão que você desempenha é criar um cartão de visitas original. Em vez de escrever nele o nome dado à sua função, escreva o seu propósito. Tente usar três palavras, no máximo. Exemplos: uma cabeleireira pode ser, na verdade, "consultora de autoestima", e uma médica, "promotora de saúde".


Como estar presente de corpo e alma em tudo o que faço?

A descoberta de um propósito exige foco em cada uma das situações que você vive: para perceber e sentir melhor como as coisas se desenrolam, as sensações que provocam e as consequências que geram. Então, torne um hábito vivenciar, de fato, cada etapa do seu dia a dia - seja uma reunião, a conversa com um amigo, seja a hora de buscar os filhos na escola. Esteja o mais atenta possível ao que está acontecendo naquele momento à sua volta. "O presente é o único tempo que permite a nossa real atuação. É onde está a vida de fato", pontua Roberto. Mantenha-se consciente também sobre a forma como age e certifique-se de que está de acordo com o que você pretende experimentar na sua vida. O seu propósito deve ser vivido todos os dias!

  MAXIMA

Do-in: automassagem para ficar calma



Os resultados serão mais duradouros se aliados a hábitos saudáveis de vida

Alguns exercícios simples podem curar males bastante comuns, como irritação, ansiedade, enxaqueca, ressaca e até inchaço. Isso porque esses problemas acontecem quando há desequilíbrio de energia no corpo.

"Uma massagem nos pontos corretos melhora a distribuição dessa energia", assinala Flávia Giglio Bulgueroni, fisioterapeuta e acupunturista da clínica Esteticare. Ela ensina como fazer a automassagem e acabar com o desconforto.

É fácil fazer a massagem!

· Antes de começar, esfregue uma mão na outra até esquentar. Isso ativa a circulação nas pontas dos dedos.

· Nos pontos indicados para cada sintoma (ao lado), pressione com o polegar ou o indicador.

· Aperte cada ponto por um ou dois minutos.

· "A pressão ideal é dosada quando metade da unha fica branca, ou seja, não precisa fazer muita força", aconselha a fisioterapeuta e acupunturista Flávia Giglio, da Esteticare.

Onde tocar para curar...

 


1. Irritação e nervosismo
2. Prisão de ventre
3. Cansaço

4. Medo e ansiedade
5. Enxaqueca

6. Ressaca
7. Inchaço
8. Sinusite

  ANAMARIA

Conheça alguns cuidados essenciais ao fazer a barba

Apendicite

Apendicite é a inflamação do apêndice, um pequeno órgão linfático parecido com o dedo de uma luva, localizado no ceco, a primeira porção do intestino grosso. Na maioria dos casos, o problema ocorre por obstrução da luz dessa pequena saliência do ceco pela retenção de materiais diversos com restos fecais.
O quadro inflamatório-infeccioso característico da apendicite é mais frequente entre 20 e 30 anos e pode ser extremamente grave e levar à morte se o paciente não for tratado a tempo.
Sintomas
* Falta de apetite é o principal sintoma. No entanto, como aparece em qualquer quadro infeccioso, torna-se um sinal inespecífico;
* Dor abdominal que se manifesta do lado direito e na parte baixa do abdômen. É uma dor pontual, contínua e localizada, fraca no início, mas que vai aumentando de intensidade;
* Colapso do aparelho digestivo, porque o intestino pára de funcionar;
* Febre;
* Queda do estado geral;
* Náuseas, vômitos e certa apatia.
Diagnóstico
O diagnóstico é clínico, realizado com base na história do paciente e na palpação do abdômen. Como os sintomas das anexites (inflamação das trompas, útero e ovários) também provocam dor do lado direito do abdômen, é preciso estabelecer o diagnóstico diferencial. O ultrassom e a tomografia auxiliam bastante nessa distinção.
Estabelecer o diagnóstico de apendicite nem sempre é fácil. Por isso, havendo suspeita da infecção, o paciente deve ser encaminhado para cirurgia o mais depressa possível para evitar complicações graves, como a peritonite, por exemplo.
Tratamento
O tratamento da apendicite é cirúrgico. A incisão é pequena e as cicatrizes quase imperceptíveis. A intervenção pode ser feita também por via laparoscópica com os mesmos resultados da cirurgia com campo aberto. Se a cirurgia não for realizada em tempo hábil, a apendicite pode por em risco a vida do paciente.
Só excepcionalmente, o tratamento clínico é introduzido antes da cirurgia.
Recomendações
* Procure assistência médica imediatamente, se sentir dor na parte baixa e do lado direito do abdômen. Pode ser uma crise de apendicite aguda;
* Não se recuse a ficar internado no hospital, enquanto o diagnóstico não for esclarecido. Você pode precisar de cirurgia de emergência.
 DR.DRAUZIO VARELLA

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Gargarejos para Garganta Inflamada

Os gargarejos para garganta inflamada são uma ótima forma de complementar o tratamento para dor de garganta, que devem ser feitos diariamente, enquanto persistirem os sintomas, utilizando plantas medicinais adequadas e com a temperatura morna.
Confira aqui diversas opções de gargarejos para garganta inflamada:

Gargarejo com água e sal para garganta inflamada

O gargarejo com água e sal é um ótimo remédio caseiro para garganta inflamada pois o sal é bactericida e vai limpar a região, eliminando os micro-organismos causadores da doença.

Ingredientes

  • 1 copo de água morna
  • 1 colher (sopa) de sal

Modo de preparo

Adicionar o sal à água morna, misturar bem até o sal ficar imperceptível. Colocar um bom gole desta água na boca e gargarejar pelo máximo de tempo que conseguir, cuspindo a água a seguir. Repetir o procedimento 3 vezes seguidas. Fazer este gargarejo pelo menos 2 vezes ao dia, enquanto os sintomas persistirem.

Gargarejo de camomila para garganta inflamada

O gargarejo de camomila é ótimo para complementar o tratamento da garganta inflamada pois esta planta medicinal possui propriedades calmante que vão auxiliar a combater à dor.

Ingredientes

  • 2 a 3 colher (chá) de camomila
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Adicionar as folhas e flores de camomila à água fervente e manter num recipiente coberto por pelo menos 10 minutos. Coar e fazer gargarejos com este chá de hora em hora. Recomenda-se fazer um chá novo sempre que for gargarejar.

Gargarejo de arnica para garganta inflamada

O gargarejo de arnica é muito bom para garganta inflamada pois ela possui propriedades desinfetantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que podem ajudar a curar a garganta inflamada.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de folhas secas de arnica
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Adicionar as folhas secas de arnica à água fervente e deixar coberto por pelo menos 10 minutos. Coar e gargarejar com este chá de hora em hora.
Um excelente tratamento caseiro para dor de garganta causada pela garganta inflamada é fazer gargarejos de hora em hora, alternando entre as receitas acima citadas. Se não for possível seguir este tratamento de hora em hora, aconselha-se gargarejar no mínimo 3 vezes ao dia.

Azia na gravidez

Ter azia na gravidez é normal. Isso porque nesta fase a digestão fica mais lenta, devido ao aumento da progesterona na corrente sanguínea e também ao acúmulo de gases no estômago, facilitando o refluxo do bolo alimentar, cheio de ácido, para a garganta.
Os principais sintomas da azia na gravidez são a queimação no esôfago e na garganta e aquela sensação de má digestão. Para evitar este desconforto, recomenda-se seguir algumas mudanças simples na alimentação, como evitar comer alimentos gordurosos, ácidos, fritos, muito condimentados e bebidas alcoólicas ou qualquer outro líquido durante a refeição, comendo sempre em pequenas porções de cada vez.

Tratamento para azia na gravidez

Como forma ideal de tratamento para azia na gravidez, recomenda-se:
  • Evitar alimentos ácidos e gordurosos como laranja, limão, tangerina, abacaxi, kiwi, acerola, tomate, mostarda, vinagre, maionese, coco, granola, nozes, café, chocolate, refrigerante, cerveja, vinho e sucos industrializados
  • Comer mais frutas como pera, maçã, manga, pêssego bem maduro, mamão, banana e uvas
  • Mastigar bem todos os alimentos. Isso aumenta a produção de saliva facilitando a digestão
  • Não deitar-se após comer. Fique sentada ou caminhe lentamente
  • Não usar roupas apertada na barriga e no estômago
  • Comer pequenas porções de cada vez
  • Dormir com um travesseiro alto, ou colocar um calço de 10cm na cabeceira da cama
  • Não fumar ou evitar a exposição ao cigarro
  • beber água ou outros líquidos entre as refeições.
Se na hora da refeição a grávida já estiver com azia, optar por comer legumes e frutas cozidas é o mais indicado.

Remédio para azia na gravidez

Se a azia for constante ou muito forte e não aliviar com cuidados acima citados, o médico poderá indicar um remédio à base de magnésio ou de cálcio, como as pastilhas de Magnésia Bisurada, por exemplo. Mas, qualquer medicamento só deve ser tomado sob orientação médica, pois pode ser prejudicial para o desenvolvimento do bebê.

O que tomar para a azia na gravidez

Tomar uma colher de Milanta plus é também uma das opções para acabar com a azia na gravidez, mas este, como qualquer outro medicamento, deve ser receitado pelo obstetra.
Nesta fase, optar por remédios caseiros é sempre a melhor solução. Tomar um gole de suco de limão puro ou comer uma banana bem madura constituem ótimos remédios caseiros para azia na gravidez, pois não têm contraindicações.
Apesar de não haver estudos científicos que comprovem, acredita-se popularmente que quando uma mulher tem azia na gravidez seu bebê nascerá muito cabeludo.

Acupuntura

O que é:

A acupuntura é uma terapia milenar chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. Estas agulhas são aplicadas pelo acupunturista no local correspondente à situação a ser tratada, no próprio local e/ou no meridiano correspondente à doença a ser tratada.

Acupuntura auricular

A acupuntura auricular, chamada de auriculoterapia, pode ser feita com ou sem agulhas, vai depender da necessidade terapêutica do indivíduo. A técnica consiste em aplicar sementes de mostarda ou outras pequenas esferas em determinados pontos da orelha de forma a tratar diversas doenças físicas ou emocionais.

Acupuntura estética

A acupuntura estética é uma área desta medicina oriental que visa o embelezamento através da aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo pois ela conseguem melhorar a circulação sanguínea, promover o crescimento das células de sustentação e pode ajudar até mesmo a drenar os líquidos em excesso e combater a gordura.

Acupuntura para emagrecer

A acupuntura pode ser utilizada para emagrecer pois ela atua de duas formas, através da eliminação de toxinas, líquidos em excesso e gorduras e auxilia no equilíbrio emocional do indivíduo sendo útil para combater a ansiedade e a depressão, por exemplo, que podem fazer com que o indivíduo refugie-se na alimentação.

Acupuntura funciona?

Existem diversas comprovações científicas de que a acupuntura funciona, contudo no Brasil, ela só deve ser utilizada como forma complementar do tratamento clínico, isto é, daquele orientado pelo médico.

Para que serve a acupuntura

A acupuntura serve para:
  • distúrbios hormonais
  • insônia
  • asma
  • sinusite
  • distúrbios menstruais
  • doenças auto-imunes
  • doenças crônicas
  • disfunções estéticas
  • doenças de pele
  • doenças ortopédicas
Além de muitas outras, pois a acupuntura pode ser realizada como forma complementar de tratamento para todas as doenças e distúrbios emocionais. Esta terapia alternativa faz parte da medicina tradicional chinesa e tem mais de mil anos de existência, sendo eficaz para todos os tipos de doença, trazendo mais equilíbrio para o indivíduo.

Quem pode fazer acupuntura

Qualquer um pode fazer acupuntura, estando doente ou não. Ela é indicada inclusive para crianças, mas no caso delas a acupuntura pode ser feita com laser, para que a criança não tenha medo das agulhas.

9 ideias para começar o dia cheio de energia

Mesmo que a noite tenha sido tranquila e bem dormida, uma dose extra de disposição é sempre bem-vinda para encarar o dia que começa. O melhor momento para colocar mais energia na vida é pela manhã, antes de dar início às tarefas cotidianas. “É um período de menos de uma hora que vale muito para o bem-estar. A mente ainda não se contaminou com os estímulos visuais da cidade, o que torna mais fácil estimular o corpo”, explica a terapeuta corporal Alexandra Borges.
O fisioterapeuta especializado em pilates Daniel D’Attilio lista alguns benefícios conquistados pelos hábitos energizantes matutinos: “O cérebro fica mais desperto e a concentração, mais aguçada. A postura melhora”. Ele conta, ainda, que “todos os alunos da manhã dizem que seus dias são mais produtivos quando iniciados sem pressa e com atenção ao corpo”.
Alexandra e D’Attilio dão nove ideias simples, que não exigem preparo especial ou produção diferente do normal, para começar o dia cheio de energia. Confira.

1. Antes de levantar da cama pela manhã, respire profundamente por alguns minutos. Enquanto isso, pense em cada parte do corpo e na importância que todas têm para o bom funcionamento do conjunto.
2. Espreguice por pelo menos três minutos, ainda deitado na cama. Mexa a cabeça, o pescoço, os quadris, os braços, as pernas e todos os dedos.
3. Durante o banho, faça movimentos lentos e circulares ao passar a esponja ou a bucha ensaboada pelo corpo.
4. Quando acabar o banho, alongue-se ainda dentro do banheiro. É um alongamento simples, de esticar os braços para cima e as pernas para a frente, curvar as costas para a frente e para trás, fazer movimentos circulares com os ombros.
5. Prepare seu café da manhã com calma e coma prestando atenção à mastigação, que deve ser lenta – isso é bom para a saúde mental e ótimo para a digestão.
6. Escove os dentes com calma, fazendo com a escova os movimentos adequados para a limpeza de cada parte da arcada
7. Faça uma caminhada de pelo menos cinco minutos perto de casa. Vale dar voltas no quarteirão ou adiantar parte do trajeto ao trabalho , a ideia não é se exercitar pesadamente.
8. No caminho para o trabalho, ouça músicas que levantem o seu astral. Tanto faz se é rock, pop, pagode, sertanejo, clássico, samba; o importante é deixá-lo feliz.
9. Varie o caminho para o trabalho – as novidades que podem ser vistas deixam os sentidos mais aguçados. Se usar transporte público, caminhe por ruas diferentes até chegar ao ponto ou à estação. Se for de carro, procure rotas alternativas.

 Raquel Paulino

domingo, 1 de setembro de 2013

FILME- PARA SEMPRE - DUBLADO

Pra você pense nisso..

A lagarta: sempre olhando para o céu para ver as outras criaturas voando, e sempre sonhando em voar também. Todos tiravam sarro dela, até que o tempo passa, e um dia ela vira a borboleta. Apenas por um dia. Mas ela conseguiu realizar o sonho de voar, mesmo que tenha sido apenas por um dia. Ela morrera feliz, e isso é pra nos ensinar que se a gente nunca parar de sonhar, pode até ser que demore, mas antes de dar seu último suspiro, você vai realizar seus sonhos.
E a pequena lagarta tão pequena, e indefesa um dia conseguiu voar, mesmo que tudo isso acabasse no fim do dia, ela morria feliz.
Pense agora que você é uma lagarta que vai virar uma borboleta a todo momento que um sonho seu vai se realizar, e o que é melhor você não morrerá no fim do dia.

Peixe cozido com molho de requeijão light


Ingredientes:
2 colheres (chá) de azeite de oliva
1 cebola média ralada
1 xícara (chá) de tomate pelado com o molho, picado
1 colher (sopa) de salsa picada
4 postas de cação (500g)
½ colher (café) de sal
½ xícara (chá) de requeijão light

Modo de preparo:
Aqueça o azeite e refogue a cebola levemente. Acrescente o tomate pelado e a salsa. Quando levantar fervura, acomode as postas de cação temperadas com sal na panela sem sobrepor uma a outra. Tampe a panela e aguarde 10 minutos. Leve o peixe para o prato que será servido, acrescente o requeijão no molho, misture bem e coloque sobre o peixe. Se quiser, decore com folinhas de salsa.

Orgasmo inusitado: sonho, beijo e até o toque nos seios podem levar a ele



Nem só de penetração vive o orgasmo. E tem explicação científica para isso. "Tudo que é mucosa tem terminação nervosa: na vagina, no ânus, na glande do pênis e na boca. E todo lugar com terminação nervosa tem potencial para ser estimulado a ponto de provocar o orgasmo", fala o ginecologista e terapeuta sexual Dr. Amaury Mendes Júnior. "O clitóris centraliza mais, porque é o único órgão do corpo humano completamente voltado para o prazer", complementa.

Não é à toa que, no início da vida sexual, ainda sem provar do ato propriamente dito, uma adolescente pode alcançar o prazer máximo apenas com o beijo. É o que acontece quando o clima começa a esquentar e os corpos são friccionados, um no outro. "A propósito, a boca tem o mesmo número de terminações nervosas encontradas na vagina", acrescenta o especialista.

Para a mulher, a coisa é menos complicada ainda, nesse sentido. "A mulher tem uma capacidade muito maior de se envolver com a fantasia, com as sensações. O homem centraliza todo o prazer no uso do pênis", analisa. Abaixo, quatro maneiras inusitadas de alcançar o orgasmo:
  • 1 Pelo toque nos seios
Segundo pesquisa divulgada pelo Journal of Sexual Medicine, a estimulação do mamilo ativa uma área do cérebro conhecida como o córtex sensorial genital. Esta é a mesma região do cérebro ativada pela estimulação do clitóris. O que significa que o cérebro das mulheres entende a estimulação do mamilo e dos genitais da mesma forma. Isso pode ser suficiente para levar ao orgasmo.
  • 2 Enquanto dorme
Não temos controle sobre os nossos sonhos, mas nossos sonhos podem ter controle sobre nosso corpo. Um sonho erótico é capaz de mexer com o subconsciente a ponto de ultrapassá-lo e alcançar o consciente. Com isso, o que era sonho, vira realidade - na medida do possível. Você não conseguirá transportar um parceiro para a sua cama, por exemplo. Mas não é incomum acordar 'molhada'. E, acredite, é possível chegar além, sem querer, querendo. "O inconsciente não tem freio. Uma fantasia que não se consegue realizar acordada, pode acontecer no sonho. Sem perceber, quem dorme se mexe, como manda a imaginação, estimulando as regiões erógenas. E a consequência desse toque pode ser o orgasmo", explica o Dr. Amaury Mendes.
  • 3 Com o beijo na boca
Tudo que é mucosa tem terminação nervosa. E toda terminação nervosa tem potencial para estimular a ponto de levar ao orgasmo, explica o terapeuta sexual. "A propósito, a boca tem o mesmo número de terminações nervosas que tem a vagina", continua. De posse dessa informação, não é difícil chegar à conclusão de que um beijo na boca pode levar ao orgasmo. "Se o gosto da saliva agrada, é mais estimulante ainda", conclui o especialista.
  • 4 Falar ao pé do ouvido
"A voz é um condutor muito interessante. É sugestivo. Se você já teve prazer com aquela pessoa, sabe quem aquela pessoa é, facilita ainda mais o jogo", explica o ginecologista e terapeuta sexual. Segundo o Dr. Amaury Mendes, como o ouvido está muito próximo do cérebro, facilita o estímulo da imaginação. "Mas como não é uma região de mucosa, o ideal é dar um empurrãozinho estimulando em uma das áreas com terminações nervosas", sugere.

Renata Pinheiro

Mulheres que trabalham em esquema de plantão correm risco de infertilidade



Distúrbios do ciclo menstrual e mais chances de desenvolver problemas de fertilidade são dois dos principais efeitos provocados pelo trabalho em mulheres que atuam em plantões. Profissionais grávidas que trabalham em turnos noturnos também correm mais riscos de sofrer aborto espontâneo. As descobertas acabam de ser divulgadas por pesquisadores britânicos da Universidade de Southampton e alertam para o perigo de uma rotina profissional com horários desordenados.

A pesquisa ouviu 119 mil mulheres do Reino Unido e descobriu que as que se dividem em turnos têm 80% mais dificuldades para engravidar, do que aquelas que trabalham oito horas por dia, de segunda a sexta-feira. Os problemas de saúde, porém, não estariam ligados estritamente ao trabalho, mas sim ao desajuste da rotina quando ela não se adapta aos horários dos plantões. "Profissionais que fazem turnos dormem pouco e o corpo desenvolve ações que não estão de acordo com o relógio biológico", explica o pesquisador titular do estudo, Linden Stocker.

Trabalho x Saúde
O cientista lembra, no entanto, que hábitos simples podem ajudar o corpo a lidar melhor com a carga de trabalho em horários pouco convencionais. "Manter um peso saudável, fazer atividades físicas e comer bem são ainda mais importantes para quem trabalha em turnos. Apesar disso, esses fatores são frequentemente negligenciados pelas mulheres", conclui ele. As tarefas da casa e as obrigações com os filhos, segundos os pesquisadores, continuam aparecendo como prioridades mesmo quando os horários estão trocados.

Diminuir o estresse, porém, é função ainda mais obrigatória para quem vive essa rotina, alertam os especialistas. De acordo com a médica Nieca Goldberg, perita em assuntos ligados ao sono, dormir de sete a oito horas por dia é uma meta que não se pode perder de vista. Caso pareça impossível, Goldberg recomenda então pequenos cochilos durante intervalos do trabalho e lembra ainda da importância da cooperação entre os colegas que dividem o mesmo turno. "Se essas soluções não estiverem ajudando, você deve fazer algumas mudanças no seu local de trabalho. falando primeiro com seu chefe ou departamento de recursos humanos. Como o custo de manter um funcionário feliz e saudável é menor do que o de fazer uma nova contratação, algumas empresas estão abertas a ajustar a rotina", diz a especialista com otimismo.

GNT

Comer chocolate todos os dias pode retardar o envelhecimento da pele



Você é chocólatra e ficou feliz quando soube que comer um pouco do doce por dia poderia ajudar a emagrecer? Um estudo recente sugere que ele também pode manter sua pele jovem e radiante por mais tempo. De acordo com pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, um composto acrescentado ao chocolate é capaz de aumentar em vinte vezes a absorção dos flavonoides presentes no doces, substâncias antioxidante que faz bem à saúde e previne o envelhecimento da pele.

Substância aumenta oxigenação da pele

Para chegar a este resultado, os especialistas em biotecnologia desenvolveram uma substância chamada de coco-lycosome, presente no chocolate modificado. O novo composto é capaz de aumentar a absorção dos flavonoides, antioxidantes presentes naturalmente no chocolate. O coco-lycosome aumenta a oxigenação da pele em até vinte vezes, fator essencial mantê-la bonita e evitar as rugas.

Flavonoides também previnem desenvolvimento de doenças
Segundo os cientistas, é preciso comer duas barras do novo chocolate modificado por dia para manter a pele jovem por mais tempo. Os flavonoides também previnem o surgimento de doenças cardiovasculares, equilibra a pressão arterial e diminui as taxas de colesterol. Os pesquisadores explicam que o doce modificado é saboroso e repleto de benefícios, mas também é calórico e rico em gorduras, como a versão tradicional.

Adicionado ao chocolate, o coco-lycosome não altera o gosto, cor ou formato do doce, agradando ao paladar dos chocólatras. Ainda não há previsão para que o produto modificado seja lançado no mercado, mas os cientistas afirmam que o novo doce está em fase final de testes e deve ser sucesso nas prateleiras.

Renata Demôro