sábado, 14 de setembro de 2013

É possível driblar os sintomas da TPM com mudanças simples na rotina

Mesmo a mulher mais segura sofre com os sintomas da famosa TPM. Isso acontece porque, ao longo do mês, os hormônios passam por um sobe e desce danado. O ginecologista Augusto Bussab explica que o efeito da tensão pré-menstrual é diferente em cada mulher. E pior: "o estresse da rotina agrava ainda mais os sintomas", explica Carolina Ambrogini, ginecologista. É, minha amiga, você precisa aprender a controlar esses hormônios. Sem desespero! Saiba como driblar cada mal da TPM!


Humor maluco

Alterações de humor, irritação, crises de choro, de ansiedade, gula, angústia e raiva descontrolada têm a ver com a instabilidade dos níveis de serotonina, um hormônio relacionado ao bem-estar.

Na dieta: Manere com os alimentos excitantes, como café, chá preto, refrigerante e chocolate. Eles deixam você ainda mais instável! Ok, pode comer um pedacinho do doce, mas não exagere.

Exercícios: Invista em atividades, como caminhada, corrida, natação e bicicleta. "Em movimento, o corpo libera endorfina, que funciona como calmante natural", explica Carolina.

Medicamentos: Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos antidepressivos. "O tratamento pode até ser cíclico, apenas no período pré-menstrual. E só o médico pode receitar a medicação", reforça Carolina.


Sono alterado

Na semana anterior à menstruação é comum sentir muito sono ou ter insônia sem explicação. Tudo por conta dos hormônios.

Na dieta: Fuja mais uma vez dos alimentos excitantes. A dica de Bussab é trocar o café e o chá preto por chás com ervas sem cafeína, como camomila e cidreira.

Exercícios: As endorfinas também trazem tranquilidade e controle para o sono. Outro detalhe: a ginástica ajuda você a gastar toda a energia e capotar no colchão!

Medicamentos: Se nenhuma opção adiantou, é hora de buscar ajuda. "Há casos em que alguns medicamentos são indicados para ajudar no controle do sono", diz Carolina. Procure um médico.


Inchaço

A retenção de líquido pode causar dores nas pernas, nos seios e aumentar alguns quilinhos na silhueta. Acabe com esse horror!

Na dieta: Evite todos os alimentos industrializados e muito salgados, eles podem reter líquido. "Aposte em verduras e frutas, além de beber muita água", indica Bussab.

Exercícios: A sensação de perna pesada e barriga inchada podem melhorar se deixar a preguiça de lado! Está com TPM? Vá correr, garota! Os exercícios ajudam na circulação e reduzem o inchaço.

Drenagem linfática: Os movimentos e apertões da massagem ajudam a eliminar os líquidos retidos. Tem gente, inclusive, que precisa até parar a sessão no meio para fazer xixi. É um investimento certeiro e vale para o mês todinho!


Dor de cabeça

Alguns dias antes da menstruação, é comum sentir dores fortes, como enxaquecas. O responsável, de novo, é a montanha-russa dos hormônios.

Acupuntura: A técnica oriental trabalha nos pontos do corpo. Com as agulhas, é possível liberar endorfinas, aquele hormônio responsável pelo bem-estar, atuando na raíz da dor. Converse com o seu acupunturista.

Exercícios: "As endorfinas liberadas pelo corpo enquanto você pratica exercício têm efeito analgésico", diz Carolina. Atenção: repare na intensidade da sua dor. Se estiver muito forte, não faça exercícios e fuja do sol.

Medicamentos: Em alguns casos, principalmente quando a dor de cabeça vem todos os meses e é muito forte, indica-se o uso de remédios antes do problema, como uma ação preventiva, mas é necessária a orientação de um médico.




 Daniela Frabasile

Treine seu cérebro a favor da sua carreira


MUDANÇA 1

· Não leve tudo tão a sério

Quem disse que o mundo está interessado em criticar, ridicularizar, magoar e ferir você? Nem toda frase infeliz é pronunciada com a intenção de atingi-la. Muitas vezes as pessoas dizem coisas apenas por dizer. Ou porque estão em um dia ruim. Dê aos outros o benefício da dúvida. Pelo menos a priori.

· Controle-se!

É difícil manter seus sentimentos sempre sob controle, mas é possível lapidar a forma como os expressa. Ao perceber seu lado gênio ruim prestes a se manifestar, respire fundo, segure a língua e limite-se a responder com um comentário banal. Ou fique em silêncio e sorria. Avalie se não superestimou uma bobagem.

· Sorria, mesmo sem vontade.

Ficar na defensiva pode preservar seu espaço, mas também fazê-la perder coisas boas, ressalta a psicóloga clínica Carmen Cerqueira Cesar, de São Paulo. "Comece já a colocar aquele seu sorriso simpático no rosto. Apenas isso abrirá portas para que pessoas se aproximem e gostem de você." Ainda que no começo o sorriso saia forçado, insista. "Se você ‘finge’ com frequência algo, acaba ‘convencendo’ seu cérebro", diz a vice-presidente da consultoria de carreira Sociedade Brasileira de Coaching, Flora Victoria, uma expert em orientar executivos em mudanças de atitudes.

· Saiba que você merece.

Segundo a americana Jenna Forrest, autora de Help Is on Its Way (inédito no Brasil), um desafio em quadros do gênero é silenciar vozes interiores que repetem crenças como "Eu não posso, não devo, não mereço". O antídoto é providenciar afagos para levantar a autoestima. Veja o que funciona para você. Até um cabelo novo e saltos podem ajudar a começar a se achar no direito, sim.


MUDANÇA 2

· Questione seus pensamentos negativos assim que eles surgirem.

Se seu chefe não gostou de algo que fez e você já pensa logo "Sou uma inútil", está usando o filtro errado para ver as coisas. Erros, falhas, obstáculos fazem parte da vida de todos. Pergunte-se: "Como sei que sou inútil? O que prova que isso é verdade?" Segundo Flora, questionar-se o tempo todo é ótima tática para mudar comportamentos enraizados.

· Busque outros pontos de vista.

"Todas as situações apresentam aspectos positivos e negativos", lembra a psicóloga Carmen. Chame um colega para um café ou uma amiga para jantar, conte seu caso e peça opinião. Saber como outras pessoas interpretam a mesma história ajuda a ver as coisas de uma nova perspectiva.

· Não generalize.

"O pessimista generaliza as coisas ruins que lhe acontecem e especifica as boas", observa Flora. Funciona assim: se a noite de paquera foi malsucedida, o pensamento é "Sempre me dou mal com os homens". E, se a balada terminou bem, a frase é "Hoje, finalmente, dei sorte". "É preciso aprender a amplificar o impacto das coisas boas que lhe acontecem e reduzir o das ruins", receita a expert.

· Se é para usar generalizações, que sejam as do bem.

A promoção não veio para você? Experimente esta: "Tudo tem seu tempo". Ou: "Todo mundo tem sua hora". A tática pode servir para dar a você a calma necessária para trabalhar mais, mudar posturas e ser lembrada numa futura oportunidade.

· Injete alegria na sua vida.

Escolha a companhia de otimistas. Faça programas que levantem o astral. Prefira comédias a dramas no cinema. Veja seriados bobos na tevê. Parece pouco, mas o acúmulo de pequenas alegrias ajudará a mudar a atitude negativa.


MUDANÇA 3

· Seja coadjuvante de vez em quando.

Não se coloque como protagonista de todas as conversas. Resista à tentação de contar sempre sua história assim que o outro termina a dele. "Ouça mais em vez de falar", aconselha Carmen. "O ser humano é um ser de relações. Se não trocamos nada com o mundo, nos desequilibramos."

· Pratique empatia.

"Tente se colocar no lugar do outro", receita Carmen. Faça isso muitas vezes, em várias situações. Por exemplo, quando alguém diz algo de que você não gosta, não julgue nem corte a pessoa imediatamente da sua vida. Procure entender por que ela pensa assim.

· Ofereça ajuda.

Seja para finalizar um projeto de trabalho da vizinha de mesa, seja para acompanhar uma amiga em um exame, ofertas desse tipo servirão para esquecer um pouco de si e dedicar-se a uma questão alheia. O bônus: quando precisar de apoio, você o terá com mais facilidade.

· Peça ajuda.

Fazer isso significa admitir que você tem falhas e fraquezas, como qualquer mortal.

· Engaje-se.

Se ajudar uma amiga já é pedagógico, imagine contribuir para um projeto social.


MUDANÇA 4

· Avalie seus medos.

Ao entrar em um lugar, parece que todos os olhos estão grudados em você. Sua cabeça fervilha: "O que estão pensando? Que vergonha!" A psicóloga Carmen explica: "Por trás da timidez, estão mil inseguranças. Pense: será que os outros estão assim tão preocupados com você?"

· Aumente aos poucos sua zona de conforto.

"Comece a se arriscar a cada dia um pouco mais", diz Carmen. Vale tudo: cumprimentar vendedores, sorrir para as pessoas na rua, puxar conversa com a vizinha no elevador. Forçar-se a interagir com os outros vai prepará-la para voos maiores.

· Teste seus limites.

Em uma festa, aproxime-se de uma roda e tente entrar no papo. Ou circule por vários grupos sem falar nada. Se é demais para você, aborde alguém sozinho que pareça deslocado. Confessar sua timidez pode ajudar.

· Faça um diário da mudança.

A dica é da coach Flora. Anote perdas causadas pela timidez e motivos percebidos. Exemplo: "Aniversário da Andréa - estava cheio de gatos, mas não disse ‘Oi’ a nenhum. Tive vergonha por chegar sozinha". Pense no que poderia ter feito diferente. Será que chamar uma amiga para ir com você a deixaria mais confiante? "O diário funciona em qualquer tipo de mudança", diz Flora.


Plano básico da reforma interior  


· Encontre o inimigo

Faça uma autoavaliação. O que outras pessoas dizem sobre você? Há pontos que se repetem? Peça a alguém que a conhece bem para dar opinião sincera sobre você. "Preste atenção no que lhe causa resistência", sugere o americano Richard Bandler, autor de livros como Hora de Mudar (Rocco). O que menos quiser escutar é o que tem maior chance de ser seu ponto fraco.


· Ponha na balança

Por mais contraditório que pareça, um comportamento negativo dá algo bom. Quem é pessimista não cria expectativas, o que previne frustrações. Pese prós e contras de uma reforma interior antes de executá-la. Se concluir que vale mudar, crie um objetivo maior. Digamos que decida arranjar um namorado até o fim de 2011. Para tanto, terá de conhecer pretendentes, mas, se continuar a agir como um porco-espinho, nenhum cara vai chegar perto. Então, precisa parar com o sarcasmo.


· Vença a batalha

Escolha suas armas e use-as sempre. Quantas vezes precisar. A repetição é a chave para mudar. De tanto fazer diferente, uma hora você será diferente!

 MdeMulher

Musseline de laranja com chocolate

Ingredientes

. 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
. 3/4 de xícara (chá) de açúcar
. 2 colheres (sopa) de água
. 7 gemas
. 1/2 xícara (chá) de suco de laranja concentrado
. 1 envelope de gelatina em pó incolor e sem sabor

Calda de chocolate
. 100 g de chocolate meio amargo
. 100 ml de creme de leite
. Chantilly e morango para decorar

Modo de Preparo

Bata o creme de leite em ponto de chantilly. Leve à geladeira e reserve. Com o açúcar e a água, faça uma calda em ponto de bala mole. Ponha as gemas em uma batedeira e, com ela ligada, adicione a calda vagarosamente. Bata até esfriar completamente. Reserve.
Misture o suco de laranja e a gelatina hidratada conforme as instruções do fabricante e acrescente o chantilly. Mexa delicadamente. Distribua em forminhas individuais previamente molhadas e leve à geladeira por cerca de 2 horas.

Calda
Derreta o chocolate em banho-maria e misture o creme de leite. Bata vigorosamente. Desenforme cuidadosamente o doce, regue com a calda de chocolate e decore com morango e chantilly.

Dicas saudáveis para um café da manhã saudável



Você já deve ter ouvido dizer que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Mas, muitas pessoas ainda não dão valor a isso! Você é um dos mais de 150 milhões de pessoas que não fazem o café da manhã? Ou sua ideia de café da manhã é um café e um bolo ou ainda o pão francês com café preto? Se assim for, então siga estas dicas para começar a consumir um desjejum perfeito.

Há várias razões principais para começar cada dia com uma refeição nutritiva pela manhã:

1. O café da manhã estimula o metabolismo. Ao iniciar o seu dia com carboidratos complexos saudáveis (FIBRAS), juntamente com proteínas magras, você irá aumentar a queima de calorias, acelerando o seu metabolismo. Então, você realmente DEVE comer para perder peso!

2. Pessoas com hábito de realizar o desjejum são mais magras. As pessoas que tomam café da manhã estão mais propensas a manter o peso saudável do que aqueles que não o fazem. Pesquisas mostram que cerca de 78% das dietas bem sucedidas possuem o café da manhã como uma das principais refeições, em comparação com apenas 4% que raramente comem no período da manhã. Por quê isso acontece? Pessoas que não costumam realizar o desjejum geralmente passam horas sem se alimentar, gerando um excesso de fome na próxima refeição associada ao consumo de grandes porções e alimentos ricos em calorias. Um café da manhã realizado de forma adequada pode mantê-lo longe de comer em excesso no final do dia.

3. O café da manhã fornece o “combustível” para iniciar o seu dia. Consumir uma refeição matinal equilibrada irá ajudá-lo a realizar suas atividades melhor no seu dia a dia, tanto mentalmente quanto fisicamente.



Como construir um desjejum em 3 passos:

Passo 1 – Proteína
Um estudo publicado recentemente na crescente literatura científica mostrou que comer mais proteínas no café da manhã pode ajudar a comer menos nas próximas refeições, reduzir o consumo de alimentos “não saudáveis”, tornando mais fácil ficar com vontade de comer alimentos saudáveis e com calorias boas bem distribuídas. Boas fontes de proteína incluem ovos, iogurte desnatado e queijos magros (ricota, cottage), peixes de águas frias e proteínas do pão integral.

Passo 2 – Cereais integrais
Grãos integrais são responsáveis pela energia que você precisa para alimentar sua manhã e o resto do dia, mais fibras devem ser consumidas para promover a saciedade e controlar a fome. Boas fontes são: pão integral com pelo menos 3g de fibra, cereais integrais, farinha ou flocos de aveia, quinua, linhaça, amaranto em flocos, granola sem açúcar, entre outros.

Passo 3 – Frutas e vegetais
Todos nós precisamos aumentar o consumo de frutas e vegetais, e café da manhã é o momento perfeito para consumirmos algumas porções destes alimentos na dieta. Eles irão proporcionar ao nosso organismo vitaminas e sais minerais, fibras e antioxidantes.



Desjejuns em menos de 10 minutos

Se você acha que não tem tempo para preparar seu café da manhã, pense novamente. Em apenas 10 minutos ou menos, você pode ter uma refeição saborosa, nutritiva, e que para começar o seu dia com muita disposição.

Aí vão algumas ideias rápidas para o preparo de um desjejum saudável, confira a lista abaixo:

• Acrescente 1 xícara de flocos de aveia com 2 colheres de sopa de nozes picadas e 2 colheres de sopa de frutas secas, uma pitada de canela e uma colher de sopa de mel;
• Junte 1 ovo + 2 claras, uma pitada de sal marinho e ervas a vontade, mexa e prepare um omelete simples, mas muito saboroso;
• Corte 1 banana grande em fatias, acrescente 2 colheres de sopa de quinua em flocos e salpique canela + uma colher de sopa de mel;
• 1 iogurte desnatado batido com ½ papaya e 2 colheres de sopa de amaranto em flocos;
• 3 rolinhos de peito de peru com mussarela + café com leite semi ou desnatado;
• 2 fatias de queijo minas com tomate e manjericão + suco de couve com limão;
• 2 ovos mexidos com ervas e chá com mel ou stévia;
• 1 pote de iogurte desnatado natural batido com essência de baunilha e canela em pó + 10 morangos com farinha de linhaça;
• 1 copo de leite desnatado batido com cacau em pó, adoçante e 1 banana nanica.

Experimente estas dicas para escolher as melhores frutas e legumes no mercado.



Quem nunca levou para casa uma fruta que jurava estar docinha, mas que acabou se revelando insossa e passada? É um desafio no mercado: escolher, sem erro, frutas e legumes frescos de encher o carrinho. Abaixo estão algumas dicas para tornar seus dias de feira mais produtivos. Para escolher bem, é preciso abusar da visão e do tato.

Como se vê, seus olhos e nariz podem ajudá-lo na busca de trazer produtos deliciosos para casa sem nunca provar. Experimente estas dicas para escolher as melhores frutas e legumes no mercado:

- Escolha frutas e legumes que são firmes, sem cortes ou hematomas e umidade em excesso.

- Fazer uma verificação de cheiro em frutas como melão, morangos e pêssegos. Essas frutas tendem a ser mais perfumadas quando estão no seu estado mais saboroso.

- Escolha verduras que são resistentes e de cor verde intenso. Fique longe daquelas que começaram a ficar amarelo ou marrom.


- Escolha frutas e legumes que estão na época:

- Mandioca: os meses ideais para comprá-las, são os que tem menor quantidade de chuva no ano: maio, junho e julho. Na hora da compra, é importante observar a parte branca do legume. Quanto mais clarinha, melhor.

- Cebola e berinjela: devem ter sempre a casca brilhosa e sem “machucados”.

- Quiabo: se a pontinha estiver firme e quebrar fácil, ele está bom para levar para casa.

- Abacate: além de bem verde, deve estar firme. Para conservá-lo por mais tempo, deixe-o na geladeira junto com o caroço.

- Coco: o que tem água docinha vem do fruto bem maduro e de casca verde intensa.

- Maracujá: sacudí-lo na mão é fundamental para saber a quantidade de polpa dentro da fruta. Opte sempre pela mais suculenta.

- Abacaxi: para saber se está fresco, puxe uma das folhas da coroa. Se ela sair sem força, a fruta está boa.

- Por fim, o limão mais gostoso e rico em suco tem a casca fininha. Fuja das porosas, ou seja, aquelas cheias de furinhos.