sexta-feira, 13 de novembro de 2009


De uma maneira geral, o refluxo ocorre em cerca de 2% a 10% dos lactentes"

O que é refluxo?
Pediatra Ricardo Lopes Pontes - O refluxo gastro-esofágico é um processo que representa a incompetência do esfincter inferior do esôfago, permitindo a volta do conteúdo gástrico para dentro do esôfago.
Quais suas causas?
O aparecimento do refluxo em crianças tem vários fatores. A causa mais freqüente é a flacidez temporária do anel muscular inferior do esôfago (normalmente essa válvula possibilita a passagem do alimento do esôfago para o estômago, mas impede que ele retorne. Em quem têm refluxo, a válvula falha, e o alimento pode retornar ao esôfago, juntamente com ácidos do estômago). Outras causas estão associadas, tais como a dieta líquida dos lactentes e o esvaziamento lento do estômago que é mais observado nos prematuros, além de fatores anatômicos.
Que conseqüências o problema pode trazer à saúde da criança?
A longo prazo, naqueles casos mais graves, o refluxo pode levar a problemas respiratórios (pneumonia, broncoespasmo) e ao aparecimento de úlceras esofagianas.
Por que esse é um problema comum na infância?
Devido a flacidez temporária do esfincter e o tipo da dieta, mais líquida, observados na infância.
Como tratar?
Atualmente, o tratamento do refluxo é feito com a utilização de remédios que bloqueiam a atuação do suco gástrico, outros que fazem com que o estômago se esvazie mais rapidamente, e anti-ácidos, que promovem um alívio dos sintomas. A dieta é um fator importante, e ela deve ser administrada em pequenos volumes com intervalos mais curtos. Leites, como o de vaca e em pó, podem ser misturados a cereais (aveia, maisena, creme de arroz) e utilizados desde cedo.
Qual a alimentação mais adequada para que a criança não sofra com o refluxo?
Devem ser evitados alimentos ácidos, condimentados, gordurosos - como frutas cítricas, mostarda, pimenta, frituras, entre outros. Cafeína e chocolate também não são recomendados, já que podem aumentar o relaxamento do esfincter inferior do esôfago.
O senhor tem números referentes à doença no Brasil e no mundo?
A prevalência da doença não sofre alterações significativas no Brasil e no mundo. Na primeira semana de vida, é muito comum a presença de vômitos e refluxo nos recém-nascidos, e cerca de 10% deles ainda apresentam esses sintomas em torno da sexta semana de vida. De uma maneira geral, o refluxo ocorre em cerca de 2 a 10% dos lactentes.
Quais as queixas mais freqüentes que chegam ao seu consultório em relação à criança com refluxo?
As queixas mais comuns que levam os pais a procurarem o pediatra são: pouco apetite, irritabilidade, choro durante as refeições, vômitos, dores abdominais e problemas respiratórios como tosse persistente, estridor, broncoespasmo e pneumonias de repetição.
GLOBO

Você costuma apresentar azia freqüentemente?

Pessoas de todas as idades podem apresentar azia - o ardor no estômago ou esôfago. A azia geralmente acontece devido ao refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago. A maioria dos pacientes é portadora de uma incompetência do esfíncter esofágico inferior (músculo que mantém o esôfago fechado), que associado a um aumento de pressão gástrica, não consegue conter o refluxo da secreção ácida produzida pelo estômago em direção ao esôfago, causando assim uma lesão inflamatória, denominada esofagite.

Os sintomas clássicos da esofagite de refluxo incluem a queimação retroesternal (azia), regurgitação (vômito sem esforço), dor na deglutição e piora dos sintomas à ingestão de alimentos ácidos. Os sintomas são mais freqüentes após uma refeição farta e quando o paciente se deita.

O diagnóstico preciso é a única maneira de determinar o grau da inflamação no esôfago e direcionar o tratamento. O tipo de lesão pode variar desde um grau leve até casos severos, nos quais pode haver o aparecimento de úlceras esofágicas e até uma lesão pré-cancerígena. Essas duas complicações devem ser tratadas de maneira rápida e eficiente, pois podem levar a sérios danos para a saúde.

O diagnóstico pode ser feito através de vários exames, porém o mais importante é a endoscopia digestiva ativa, que inspeciona a mucosa de todo o esôfago e determina a presença hérnia de hiato, ulcerações ou outras complicações.

O tratamento clínico do refluxo gastroesofágico é feito com simples medidas: elevação da cabeceira da cama, pois durante a noite, com o paciente em posição horizontal, o refluxo é mais acentuado; refeições pequenas, principalmente à noite antes de dormir; ingestão de antiácidos; redução de peso; evitar alimentos agravantes (chocolate, álcool, bebidas gaseificadas, café); parar de fumar.

Não havendo melhora com o tratamento clínico, é realizada a cirurgia anti-refluxo videolaparoscópica. A grande vantagem dessa cirurgia em relação à convencional é o menor tempo de permanência do paciente no ambiente hospitalar e uma melhor recuperação pós-operatória, por não haver necessidade de grandes cortes no ato cirúrgico. Além de ocasionar menos dor o paciente retorna rapidamente às atividades diárias.

Essas são algumas considerações sobre a azia. Na dúvida, procure seu médico para o melhor esclarecimento de seu problema. Ele é seu grande aliado na busca do seu bem-estar físico e mental.

Dr. Rodrigo Fontan

Complicação e tratamento da catapora

A catapora é um problema pouco grave, desde que bem tratado. No entanto, se a doença se manifestar em crianças com resistência muito baixa ou se não for cuidada devidamente, podem apresentar complicações como: infecção bacteriana secundária: que muitas vezes, a criança coça os caroços com unhas sujas, que podem estar contaminadas por bactérias. Se as bolhas estiverem com um líquido amarelo, significa infecção; pneumonia: o vírus da doença pode entrar no organismo e provocar doenças mais sérias em outros órgãos, como os pulmões; encefalite é uma inflamação no celebro. Se esta complicação for detectada rapidamente, as seqüelas podem ser evitadas. Mas se o tratamento for displicente, a doença pode até matar.

No seu tratamento antes de qualquer remédio, uma determinação é nunca coçar. As bactérias são invisíveis e pode infeccionar as feridas. Normalmente, as cicatrizes escuras da catapora são decorrentes de infecções secundárias. Cuidados com os locais. Banhos com o permanganato de potássio são sempre aconselháveis para aliviar a coceira e cicatrizar as feridas rapidamente. Importante: dissolva um pacote ou um comprimido em 5 litros de água. Se houver inicio de infecção, antibióticos podem ser receitados. Procure sempre um médico antes de tomar qualquer remédio. Se as dores de cabeça ficar fortes, é possível que tenha surgido alguma complicação. Dicas de receitas naturais para tratar catapora.

Use nas febres da catapora:

Chá do Aipo - Colocar para ferver: 50g de raiz de aipo em um litro de água durante 10 minutos. Tomar uma xícara de chá várias vezes por dia.

Chapéu-de-couro - Ferver: 30g de folhas secas de chapéu-de-couro em um litro de água durante 5 minutos. Usar a água fervida para lavar os lugares afetados, 2 a 3 vezes ao dia. Também pode ser usado em compressa.

Chá da Melissa - Infusão 20g de folhas frescas de melissa em um litro de água durante 30 minutos. Tomar uma xícara de chá, de 4 a 5 vezes ao dia.

Chá do Eucalipto - Colocar par ferver 50g de folhas verdes ou secas de eucalipto em um litro de água durante 5 minutos. Deixar em infusão até ficar morno. Banhar o corpo todo com água fervida, uma vez ao dia.

Exposição traz intestino gigante para alertar sobre câncer

O câncer de cólon e reto (intestinal) é a terceira causa mais comum da doença no mundo em ambos os sexos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Apesar dos números, é facilmente evitável, desde que haja conscientização. Como forma de alerta, a médica Angelita Habr-Gama, em parceria com Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer de Intestino (Abrapreci), idealizou a Exposição do Intestino Gigante (IG).

O evento conta com uma réplica do intestino grosso de 15 metros de comprimento e ocorre entre os dias 17 e 21 deste mês, na praça de alimentação do D&D - Decoração & Design Center, em São Paulo. Os visitantes entram no "órgão" e descobrem detalhes da patologia, meios de prevenção e assistem a um vídeo de dois minutos referente ao tema. Grupos de seis a sete pessoas acompanhados por monitores esclarecem dúvidas com profissionais da área de nutrição, enfermeiros e médicos.

"O câncer de intestino é o único que pode ser totalmente prevenido e, infelizmente, está se tornando cada vez mais comum. Por esse motivo, criamos o evento", disse Angelita. Essa é a segunda vez que a exposição passa pela capital de São Paulo. Já esteve em outras cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, Recife, Goiânia, Maceió, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Vitória, São José dos Campos, Campinas, Manaus, Bauru e Campo Grande. A visitação total aproximada é de 80 mil pessoas.

Confira alguns dados sobre a doença e dicas de prevenção, listados pela Abrapreci e pelo Inca:

1) O fator de risco mais importante é a história familiar de câncer de cólon e reto e predisposição genética ao desenvolvimento de doenças crônicas do intestino (como as poliposes adenomatosas), além de uma dieta com base em gorduras animais e baixa ingestão de frutas, vegetais e cereais. Consumo excessivo de álcool e tabagismo também fazem parte da lista.

2) Alimentação rica em fibras, frutas e vegetais frescos parece ter efeito protetor.

3) A prática de atividade física regular está associada a um baixo risco de desenvolvimento do câncer;

4) A idade é considerada um fator de risco, uma vez que a incidência e a mortalidade crescem ao longo da vida;

5) Um simples exame físico completo pode ser suficiente para a detecção precoce. Exames mais complexos, como a colonoscopia, são de grande importância, principalmente para quem se enquadra no grupo de risco ou apresente sintomas intestinais específicos. ¿Esse tipo de exame pode fazer o diagnóstico e, em alguns casos, permite a remoção de pólipos, que são lesões precursoras do câncer do intestino¿, afirmou Angelita. Terra

O calor atrapalha o sono da criança?

Você acha que seu filho não anda dormindo direito nesses dias por causa do calor? Confira algumas medidas simples que podem ajudar as crianças a ter uma noite de sono tranquila:

- Deixe o seu filho ir para a cama com roupas leves. “Os pais tendem a agasalhar demais os filhos, e não há problema por exemplo, de a criança dormir sem meia ou sem cobrir”, diz Durval Aníbal Daniel Filho, pediatra do Hospital Albert Einstein (SP);

- Prefira os lençóis de algodão e linho àqueles sintéticos, porque esquentam menos;
Não deixe o quarto totalmente fechado. Uma brecha na janela já é o suficiente para fazer o ar circular;

- Ventilador pode, desde que não fique em cima da criança e esteja em boas condições de uso;

- Ar-condicionado também pode. Mas ele deve estar com o filtro limpo e precisa ficar numa temperatura agradável, em torno de 24 graus. Como ele resseca o ar, você pode colocar um balde de água (longe do alcance da criança) no quarto; Revista Crescer

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Tiques nervosos

Um grande número de pessoas sofre de tique nervoso, trata-se de uma mania que acompanha a pessoa em todos os momentos de sua vida. Algumas piscam sem parar, outras balançam a perna, roem unhas, mexem no cabelo... Enfim, são vários tiques.

Esse tipo de distúrbio não é considerado necessariamente um mal, mas pode deixar a pessoa que sofre um tanto constrangida. Na maior parte das vezes, aqueles que sofrem de tiques não percebem o excesso de certos movimentos que executam devido ao problema.

Os tiques podem piorar se a diante de momentos de nervosismo, então o problema deverá ser analisado por um psicólogo. Ele vai tentar ajudar no controle de certas manias, a terapia trará resultados positivos.

Dos tiques às obsessões

Os tiques estão muito ligados às obsessões, ainda que em regra apresentem um quadro mais leve, que não interfere tanto na vida diária. Será aborrecido e inestético ter as unhas roídas, ou piscar os olhos, mas isso não impede a pessoa de ir para o emprego e ter um dia-a-dia dentro dos parâmetros ditos “normais”.

O obsessivo tem comportamentos ritualizados que frequentemente lhe provocam um grande transtorno na sua vida diária. Imagine o que será ter de lavar de manhã cinquenta vezes as mãos, ou não conseguir resistir ao impulso de voltar cinco vezes a casa para ver se a porta ficou bem fechada, se as janelas não estão a bater e se o fogão não deita gás.

Certamente agora está a pensar que, pelo menos uma vez na sua vida já lhe aconteceu uma coisa deste tipo mas, a grande diferença é que no obsessivo, este tipo de comportamento tem uma frequência diária.
Escravos das suas manias e obsessões
O obsessivo tem pensamentos incómodos, dos quais não se consegue livrar, com a particularidade de, quanto mais se tentar alhear dos pensamentos, mais eles voltam, num efeito tipo boomerang.
A este tipo de comportamento, convencionou chamar-se transtorno obsessivo-compulsivo, porque as ideias obsessivas levam o sujeito a ter determinado comportamento porque só assim a ansiedade diminui.

Por exemplo, se a ideia obsessiva for o medo de se contaminar com alguma doença, a pessoa limpar-se-á frequentemente ou irá passar as mãos por alcoól, sempre que apertar a mão a alguém.

Estima-se que cerca de 2,5% da população mundial sofra deste distúrbio, sendo que muitas vezes tem o seu início na infância e que se mantém até à vida adulta. É mais acentuado na faixa etária dos 20 aos 30 anos, sobretudo em pessoas que já passaram por situações de elevado índice de stress, como sejam o divórcio, a morte de alguém próximo ou a perda do emprego.
Em pequeninas doses, o carácter obsessivo tem os seus aspectos muito positivos. As pessoas com este tipo de personalidade são metódicas, cumpridoras de horários e excelentes trabalhadores nas áreas burocráticas.

A secretária está sempre arrumada mas qualquer mudança, por mínima que seja, provoca angústia. Tudo é ritualizado, os dias sucedem-se de forma igual porque só assim o limiar da ansiedade pode ser mantido em níveis considerados aceitáveis.
Familia

Esquizofrenia na adolescência

É uma doença que afeta o cérebro nas funções ligadas ao pensamento, emoções, percepções e comportamento.
É um transtorno grave que começa, tipicamente, no final da adolescência ou no início da idade adulta. Caracteriza-se por distorções fundamentais do pensamento, da percepção e por emoções impróprias. Pode acometer qualquer individuo, não existe diferença entre sexos, raça ou camada social.
O individuo portador deste mal ouve vozes, fica louco e com isso agride pessoas desconhecidas e não reconhece os mais próximos, um exemplo bem real esta bem presente na novela das oito”caminho das índias”, representados por dois jovens .

Pra o tratamento , a única pessoa que pode ajudá-lo com certeza é o psiquiatra, O diagnóstico, feito pelo médico, é baseado numa entrevista com o paciente e seus familiares e o tratamento a base de antipsicóticos ou neurolépticos diminuem as alucinações e os delírios procurando restabelecer o contato do paciente com a realidade.

Conheça alguns sinais desta doença mental:

- Dificuldade para dormir, alternância do dia pela noite, ficar andando pela casa a noite, ou mais raramente dormir demais
- Isolamento social, indiferença em relação aos sentimentos dos outros
- Perda das relações sociais que mantinha
- Períodos de hiperatividade e períodos de inatividade
- Dificuldade de concentração chegando a impedir o prosseguimento nos estudos
- Dificuldade de tomar decisões e de resolver problemas comuns
- Preocupações não habituais com ocultismos, esoterismo e religião
- Hostilidade, desconfiança e medos injustificáveis
- Reações exageradas às reprovações dos parentes e amigos
- Deterioração da higiene pessoal
- Viagens ou desejo de viajar para lugares sem nenhuma ligação com a situação pessoal e sem propósitos específicos
- Envolvimento com escrita excessiva ou desenhos infantis sem um objetivo definido
- Reações emocionais não habituais ou características do indivíduo
- Falta de expressões faciais (Rosto inexpressivo).
- Diminuição marcante do piscar de olhos ou piscar incessantemente
- Sensibilidade excessiva a barulhos e luzes
- Alteração da sensação do tato e do paladar
- Uso estranho das palavras e da construção das frases
- Afirmações irracionais
- Comportamento estranho como recusa em tocar as pessoas, penteados esquisitos, ameaças de auto-mutilação e ferimentos provocados em si mesmo
- Mudanças na personalidade
- Abandono das atividades usuais
- Incapacidade de expressar prazer, de chorar ou chorar demais injustificadamente, risos imotivados
- Abuso de álcool ou drogas
- Posturas estranhas
- Recusa em tocar outras pessoas

*É importante saber se a doença for tratada a tempo a pessoa pode voltar a ter funções na sociedade e podem chegar a ser muito produtivas, mais ou menos sócio-cupacionalmente normais e dentro de suas possibilidades.

Como lavar a roupa do bebê?

As roupas dos bebês devem ser tratadas com delicadeza, não apenas devido ao tamanho e aos materiais, mas principalmente pelo contato que com a pele sensível da criança.
Seguindo as recomendações abaixo você poderá manter qualquer roupinha em boas condições e proteger a saúde do seu filho.
1-Toda roupa nova, incluindo lençóis, mantas e toalhas, deve ser lavada antes de ser usada. Da fabricação até chegar a você, essas peças passaram pelas mãos de muita gente e por vários procedimentos que comprometeram a sua limpeza.

2-Retire a etiqueta de papel das peças ainda sem uso e coloque-as de molho em água limpa e fria durante alguns minutos. Só misture peças da mesma cor.

3-Para tirar restos de cola de etiqueta utilize sabão de coco neutro e volte a enxaguar com água limpa e fria.

4-Se preferir, você pode utilizar algum amaciante perfumado para o enxágue final, desde que seja um produto especial para roupas de bebês.

5-Para limpar roupas sujas ou manchadas, dissolva um pouco de sabão de coco em água morna e coloque a roupa de molho por cerca de 15 minutos.

6-Retire a roupa do molho e lave à mão ou na lavadora. Até o sexto mês de vida da criança, pelo menos, a roupa deve ser lavada separada das peças dos outros integrantes da família.

7-Na lavadora use sabão em pó para roupa delicada que não contenha ácidos nem outros componentes que possam provocar alergias ou problemas de saúde para o bebê.

8-Não use branqueadores, tira-manchas, amaciantes ou outros produtos que não sejam especiais para roupa de bebê.

9-Enxágue a roupa com bastante água várias vezes antes de colocar para secar. É fundamental retirar bem os resíduos de sabão ou dos produtos que você tiver utilizado.

10-Você pode secar a roupa ao ar livre ou utilizar uma secadora. Se deixar as peças ao ar livre, é importante que os animais domésticos não tenham acesso a elas.

Importante
•Se você perceber irritações na pele do bebê, consulte o pediatra. A causa pode estar ou não ligada aos produtos utilizados na lavagem da roupa.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

II Semana de Prevenção e Combate á Surdez

O Programa Saúde e Bem Estar entrevistou a Dra.Edine Dias (Fonoaudióloga do CEREST),Dr.Sergio Luis Corréa(Psicólogo do CEREST)e a Dra.Patricia Azevedo(Fisioterapeuta do CEREST)sobre a Campanhia Cuide da sua Audição.



O que fazer com o mau humor

O mau humor é um distúrbio comum na vida das pessoas, principalmente diante da correria que a vida moderna sugere. Consumidos pelo estresse, nos sentimos impossibilitados de encarar a vida com otimismo e esses fatores resultam numa alteração negativa de humor.

Quando estamos mal humorados, as pessoas acabam se afastando para não serem vítimas de grosserias. Por isso é importante controlar o comportamento para não ficar sozinho ou agoniado pela falta de amigos. Problemas no trabalho, financeiros e no namoro são os principais causadores do mau humor.

Para driblar esse problema, passe ter uma perspectiva mais positiva perante a vida, busque o relaxamento e dedique sempre um momento do seu dia para fazer algo que proporcione prazer. Ouça músicas, leia um livro, vá para cozinha preparar o seu prato favorito ou convide os seus amigos para sair.

CRIANÇAS TÊM OLHOS MAIS SENSÍVEIS AO SOL

Em crianças de até 10 anos o cristalino filtra só 25% da radiação UV e a falta de proteção ao sol aumenta em 60% a chance dela ter catarata
Em crianças de até 10 anos o cristalino filtra só 25% da radiação UV e a falta de proteção ao sol aumenta em 60% a chance dela ter catarata
Pesquisas indicam que hoje a camada de ozônio é 3% menor que na última década e a cada 1% dessa redução houve um aumento de 110 a 160 mil novos casos de catarata no mundo.
A falta de proteção ultravioleta (UV) aumenta em 60% a chance de surgir catarata, doença que no mundo atinge 50 milhões de pessoas, representa mais de 50% dos casos de cegueira e cresce 20% ao ano no Brasil, ou seja, anualmente totaliza 120 mil novos casos.

No Brasil, pesquisa desenvolvida pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, demonstra que menos de 1% da população tem consciência do risco que representa a excessiva exposição ao sol para a saúde ocular.

Este risco é ainda maior entre crianças porque a pupila é maior, o cristalino é mais transparente e filtra apenas 25% da radiação UV, observa. Além disso, a absorção do UV pelos olhos é cumulativa e 80% do tempo que passamos em ambientes externmos ocorre antes dos 18 anos.

Para se ter uma idéia da gravidade, basta dizer que 97% da radiação UV é absorvida pelas “porções” anteriores do olho e uma pequena parte pode alcançar a retina que é fotossensível

“Crianças que ficam longo período em atividade ao ar livre sem qualquer proteção nos olhos podem formar uma geração portadora de deficiência visual grave quando atingirem a idade de plena atividade profissional”, comenta. Isso porque, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) 20% dos casos de catarata resultam da excessiva exposição ao sol que também pode provocar pterígio, danos na córnea e degeneração macular

Para proteger os olhos da criança o médico indica o uso de boné, chapéu de aba larga ou óculos de sol durante as atividades ao ar livre.

Ele ressalta que os óculos de sol devem ter lente com proteção UV, pois se a lente for apenas escura ‘engana’ a pupila que se mantém dilatada, permitindo que o olho receba maior carga de radiação. Desde que a lente tenha proteção de 90 a 100%, a cor não faz a menor diferença, podendo inclusive ser transparente nos casos de óculos oftalmicos.

Dr. Leôncio de Souza Queiroz Neto

COMO FALAR DE SEXO COM OS FILHOS?

É no relacionamento afetivo com modelos parentais significativos, ou seja, pai e/ou mãe ou quem os substitua, que cada pessoa desenvolve seu papel de filho e vai assimilando o que é ser pai ou mãe. Essa experiência vai ter um peso relevante para que a pessoa se sinta ou mais à vontade ou mais inibida para se relacionar com os seus filhos no futuro, em especial, no que tange aos aspectos que envolvem a sexualidade na criação dos filhos, posto que despertam a vivência psicossexual que cada um dos pais experimentou durante o período de seu próprio desenvolvimento.

A história da sexualidade desvinculada dos tabus e de sua função reprodutiva ainda é recente sendo uma questão em que muitos pais encontram dificuldade para lidar com seus filhos. Portanto, diante do impacto que uma pergunta ou manifestação da sexualidade dos filhos possa provocar nos pais, é importante que, em primeiro lugar, esses últimos reconheçam que foram tocados em algum ponto frágil.
COMO FALAR DE SEXO COM OS FILHOS?
“É importante esclarecer que nenhum progenitor deve dissertar sobre sexo com seu filho, e, muito menos, sair pela tangente diante dessa situação, desconversando. Se a resposta disponível atender à dúvida do filho ou orientar para alguma manifestação da sua sexualidade, já é um bom começo. Se ocorrer aquele famoso “branco”, não há nada que desqualifique um pai ou uma mãe que pede para responder dali a pouco para o filho, argumentando que deseja encontrar uma forma esclarecedora de abordar melhor o tema ou a situação em questão”, afirma a Dra. Margareth dos Reis, Psicóloga e Terapeuta Sexual do Instituto H. Ellis e Doutoranda em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP.

Procurar retornar ao assunto antes que ele esfrie é um dever, aconselha a terapeuta sexual. “Pai e mãe devem se considerar os principais educadores para orientar, sexualmente, tanto o filho quanto à filha, lembrando que, em relação à criança deve-se responder exatamente ao que ela perguntou e procurar respostas mais completas quando a criança continua com as perguntas. Já com os adolescentes é essencial que os pais usem uma linguagem acolhedora e esclarecedora que permita uma interação simétrica entre eles. Isso facilita a transição do adolescente para a vida adulta. Além disso, a comunicação sem preconceitos ou julgamentos morais, seja com a criança ou com o adolescente, é uma excelente aliada para uma relação de confiança entre pais e filhos”, explica a Dra. Margareth dos Reis.

Esses são exercícios que ajudam no desenvolvimento necessário dos dois lados: dos pais que estão tendo a oportunidade de passar em revista os seus pontos frágeis e de se libertar deles nesse momento de suas vidas através dos filhos, e, dos filhos que estão desabrochando para o interesse sexual e se sentem acolhidos por pais que não se escondem de si mesmos.
Em relação à criança, as respostas não devem fugir às perguntas que ela faz para evitar despertar um interesse sexual precoce nela, a menos que a criança continue com perguntas, aí os pais devem procurar respostas mais completas.

P. ex.: Quando a criança pergunta o que é sexo. Os pais podem responder que é algo natural e prazeroso que envolve beijos e carícias no corpo, mas que só gente grande pode fazer. Se ela continuar querendo saber por que ela não pode fazer, os pais devem explicar que o corpo da criança não está preparado para fazer sexo, por isso ela tem que esperar o momento adequado para isso. Se ela lançar mais uma para os pais, do tipo “mas, eu já tenho namorado(a) na minha escola”, os pais devem explicar que o namoro nessa fase é uma brincadeira e que quando ela crescer vai ter liberdade para namorar como gente grande.

Quando os filhos estão se aproximando da adolescência, os pais devem abordar as mudanças físicas e emocionais que estão por acontecer com eles, como por exemplo, o que ocorre com a menina, a primeira menstruação, ou menarca como é chamada e o aumento dos seios. Nos meninos ocorrem as primeiras ejaculações espontâneas sem coito, o aumento do pênis e a mudança de voz. Essas e outras mudanças biológicas capacitam o indivíduo para a procriação. O interesse amoroso e a prática sexual surgem nessa época. A adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, que envolve transformações emocionais, comportamentais e físicas iniciadas na puberdade e concluídas na vida adulta, de acordo com as influências culturais e sociais recebidas do ambiente no qual o indivíduo está inserido. Nessa fase do desenvolvimento é importante usar uma linguagem mais esclarecedora e acolhedora sobre a iniciação sexual e a prática sexual segura. As conversas sem preconceitos ou julgamentos morais permitem uma relação mais simétrica entre pais e filhos.

Toda conversa sobre sexo com os filhos pode ser acompanhada de livros didáticos, que ajudem a explicar melhor as dúvidas que eles possam ter, de acordo com a faixa etária deles. Os pais também podem aproveitar quando assistem às programações de TV com seus filhos para fazer comentários educativos sobre sexo quando aparecem cenas com conteúdo sexual.
Dra. Margareth dos Reis (Psicóloga e Terapeuta Sexual do Instituto H. Ellis e Doutoranda em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP)

Você sabe identificar os primeiros sinais de anorexia?

Muitas vezes as pessoas ouvem falar sobre anorexia e pensam tratar-se de uma realidade muito distante de seus lares. No entanto, a anorexia, uma doença comum entre adolescentes do sexo feminino, muitas vezes não atinge proporções suficientemente alarmantes para chamar a atenção da família. É preciso ficar atento para os primeiros sinais de um transtorno alimentar que pode acarretar graves problemas de subnutrição.

As causas da doença podem ser as mais variadas, desde genéticas até psicológicas. A anorexia nervosa - perda de apetite ou recusa de se alimentar por razões nervosas - geralmente acomete meninas que se sentem insatisfeitas com seu próprio corpo, considerando-se gordas mesmo estando abaixo do peso normal. A doença é mais freqüente em classes sociais mais elevadas, surgindo após uma dieta alimentar (45% dos casos) ou por uma situação competitiva (40%). Algumas profissões são consideradas de risco, pois relacionam a magreza ao sucesso: é o caso das bailarinas e das modelos.

As pessoas com tendência à anorexia geralmente demonstram um comportamento especial que pode ser detectado desde cedo. Têm o hábito de fazer dieta mesmo quando o peso é proporcional à estatura, criticam constantemente algumas partes do corpo (especialmente abdômen, nádegas e coxas), fazem exercícios por mais de uma hora por dia e diminuem suas atividades sociais. É preciso ter muito cuidado na avaliação de um adolescente, pois a prática moderada de alguns desses hábitos faz parte da chamada "síndrome da adolescência normal".

Outros aspectos alarmantes são as pesagens excessivas, as medições de partes do corpo e o histórico médico familiar. Parentes biológicos de pessoas que tiveram anorexia têm uma pré-disposição para a doença, principalmente gêmeos idênticos. Estas pessoas também podem desenvolver um interesse peculiar pelos alimentos, colecionando receitas e cozinhando para a família, mas este interesse é inversamente proporcional ao consumo de alimentos.

O desenvolvimento da doença também pode se dar a partir de uma alteração psicológica devido a uma situação estressante, como a perda de um ente querido, rompimento conjugal, adaptação profissional ruim, relacionamento complicado com a mãe, entre outros.

A perda de peso nas pessoas anoréxicas ocorre geralmente através da redução da alimentação, limitada a frutas e verduras e por vezes chegando a um jejum total. Nos casos mais graves são adotados métodos adicionais de perda de peso, como a auto-indução de vômito, o uso indevido de laxantes ou diuréticos e a prática de exercícios excessivos.

Quando seriamente abaixo do peso, muitas pessoas apresentam sintomas depressivos como insônia, irritabilidade e perda do desejo sexual. No corpo as mudanças são facilmente percebidas: os cabelos ficam fracos, as unhas quebradiças, a pele seca e as extremidades do corpo geralmente ficam frias. Exames médicos podem indicar queda na pressão arterial, arritmias cardíacas, hipotermia, supressão da menstruação, intestino preso e diminuição na secreção de vários hormônios. Nos casos mais sérios as alterações orgânicas e metabólicas, devido à subnutrição, podem levar à morte. Estima-se que cerca de 10% das pacientes com anorexia nervosa vêm a falecer.

A primeira dificuldade do tratamento é convencer a pessoa anoréxica de que ela precisa de ajuda. Geralmente esses pacientes não têm consciência da gravidade do caso, e a idéia de ganhar peso lhes causa horror. A família deve tentar compreender a situação e fazer com que o ambiente se torne agradável ao paciente, ao invés de simplesmente obrigá-lo a comer. Os primeiros passos para a cura podem ser dados por um médico generalista ou um pediatra, acompanhado por um psicólogo que tentará modificar as idéias do paciente sobre seu corpo e alimentação. O médico deverá encorajar hábitos alimentares normais e metas para ganho de peso, sem que este seja o único foco do tratamento.

Se uma internação se tornar necessária, é feita uma dieta hipercalórica, correção de alterações metabólicas e utilização de antidepressivos, geralmente que tenham como efeito colateral o estímulo do apetite. Algumas pessoas recuperam-se completamente após um único episódio, mas na maioria dos casos as recaídas são freqüentes e um acompanhamento psicológico contínuo faz-se necessário.

Após o reestabelecimento do peso ideal, o paciente deverá manter uma alimentação saudável e equilibrada, ingerindo um mínimo de 1200 calorias por dia, distribuídas entre carboidratos, proteínas, frutas e legumes.

Atenção ao prazo de validade!

A busca pela alimentação adequada não passa apenas pela escolha do alimento mais saudável. Prestar atenção no prazo de validade dos produtos é essencial. Além disso, é importante observar a aparência dos mesmos, ainda que estejam valendo, e procurar preocupar-se com o seu armazenamento, pois eles podem estar dentro do prazo e mesmo assim estragar, pois foram guardados de maneira incorreta.
Antigamente, quando ainda não existia geladeira, uma das técnicas de conservação era salgar os alimentos para que não estragassem. Isso era feito com as carnes e os vegetais, por exemplo. Hoje, a indústria de alimentos possui técnicas muito sofisticadas, que incluem até substâncias chamadas conservantes para que os alimentos durem mais.
De acordo com a legislação brasileira vigente, o prazo de validade dos alimentos deve estar obrigatoriamente impresso nas embalagens dos produtos. O Ministério da Saúde regulariza e a Secretaria de Vigilância Sanitária fiscaliza o cumprimento dessas regras. A validade de um produto é determinada através de testes feitos pelo próprio produtor. Legumes, frutas e hortaliças frescos e sem qualquer tipo de processamento não precisam apresentar tal informação, apenas o dia em que foram embalados deve constar em suas embalagens. Entretanto, segundo a portaria da ANVISA, o fabricante também deve colocar no rótulo o tempo de duração dos alimentos depois de abertos e explicar como devem ser conservados. O grande problema é que nem todos respeitam essa regra.

Estocar os alimentos de forma correta é muito importante. Perecíveis devem ir direto à geladeira, enquanto os produtos com menor quantidade de água e gordura na composição (pois são esses teores, principalmente, que aceleram a deterioração) podem ser mantidos no armário, em suas próprias embalagens ou dentro de potes herméticos. Tirar o produto da embalagem também pode fazer com que ele dure mais um pouco. Qualquer alimento que tenha mudado a cor, a consistência ou o cheiro deve ser jogado fora.

Por exemplo, o leite de saquinho costuma durar até dois dias na geladeira depois de aberto. O requeijão, oito dias. O queijo fatiado dura menos do que a peça inteira e deve ser mantido em um plástico filme, bem fechado. O mesmo vale para a carne, que não deve ficar mais de um mês no congelador após a bandeja ser aberta.

O prazo de validade nas embalagens é também uma questão de garantia. Isso porque, caso o alimento se estrague dentro do período em que deveria estar seguro, o consumidor tem o direito de reclamar junto ao serviço de atendimento do fabricante.
FIQUE ATENTO!
Alguns cuidados:
- Estar sempre atento à data de validade dos produtos;
- Prestar atenção à forma de acondicionamento da mercadoria;
- Após a compra, seguir as normas de armazenamento;
- Consumir o produto dentro do prazo
- Para carnes e outros frios fatiados, pedir que eles sejam cortados na hora, caso não esteja devidamente embalado e resfriado, além de conter a data de vencimento.
- No caso da carne congelada, essa não pode ser levada novamente ao freezer depois de um descongelamento.
PRAZO DE VALIDADE DE ALGUNS PRODUTOS
• Cerveja: Não aberta: 4 meses.
• Açucar máscavo: Longa vida, se armazenado em local fechado e seco.
• Chocolate: (em barra): Um ano a partir da data de fabricação.
• Café instantaneo: Não aberto: Até 2 anos – Aberto: Até um mês.
• Refrigerante Diet (e outros em garrafa plástica): Não aberto: 3 meses. Aberto: Não estraga, mas o gosto se altera.
• Jantar congelado: Não aberto: 12 a 18 meses.
• Vegetais congelados: Não aberto: 18 a 24 meses – Aberto: 1 mês.
• Mel: Longa vida
• Suco em garrafa: Não aberto: 8 meses a partir da data de fabricação – Aberto: 7 a 10 dias.
• Ketchup: Não aberto: 1 ano, após esse período as cores e sabor são alterados.
• Cereja Maraschino: Não aberto: 3 a 4 anos. Aberto: 2 semanas em temperatura ambiente; 6 meses em geladeira.
• Marshmallows: Não aberto: 40 semanas. Aberto: 3 meses.
• Maionese: Não aberto: Indefinido. Aberto: 2 a 3 meses a partir da data da compra.
• Mostarda: 2 anos, após esse período as cores e sabor são alterados.
• Óleo de Oliva: 2 anos a partir da data de fabricação, após esse período as cores e sabor são alterados.
• Amendoim: Não aberto: 1 à 2 anos. Aberto: 1 a 2 semanas, se estiver em embalagem fechada.
• Pepinos em conserva: Não aberto: 18 meses. Aberto: 1 mês, ou menos se houver alteração visível do produto.
• Barra de cereal: Não aberto: 10 a 12 meses, variando conforme fabricante. Consulte a data de validade no produto.
• Arroz branco: 2 anos, a partir da data da compra.
• Refrigerante não-diet: Não aberto: Em lata ou garrafa de vidro, 9 meses, a partir da data de fabricação. Aberto: Não estraga, mas o gosto e cor são alterados.
• Chá em saquinhos: Utilize em até 2 anos da data de compra do pacote.
• Molho de Soja (Shoyo): Não aberto: 2 anos. Aberto: 3 meses.
• Vinagre: 42 meses
• Vinho (tinto ou branco): Não aberto: 3 anos a partir da data da safra; 20 a 100 anos para vinhos finos. Aberto: 1 semana, se fechado com rolha e na geladeira.
Saúde

Emagreça no trabalho

Sua atividade profissional impede que você siga uma dieta clássica? E os coquetéis e almoços de negócios são muitos? O que fazer para manter uma alimentação saudável com tantos compromissos? Diante da correria e em meio a tantas gostosuras, é preciso ter motivação para não se distanciar do principal objetivo: comer de maneira equilibrada. É isso que ensina a nutricionista francesa Marie Laure André no livro Dietas, escolha a sua (Verus Editora), em um capítulo dedicado às pessoas que trabalham o dia todo e fazem as refeições fora de casa.

Lanches rápidos
Você não consegue voltar para casa na hora do almoço? Não se desespere. Existem soluções que podem ajudá-la a compor refeições equilibradas. Se você não tem outra opção a não ser comer um sanduíche ao meio-dia, saiba que ele pode servir de base a um cardápio equilibrado. Prepare você mesma seu lanche com as dicas de Marie:
- Prefira pão integral, que tem digestão lenta e sacia mais.
- Escolha ingredientes simples e magros: presunto sem
gordura, atum em conserva de água, ovo cozido, peito de
peru, frango ou rosbife.
- Coloque hortaliças: folhas de alface, rodelas de tomate, pepino
e rodelas de cebola.
- Nos temperos, prefira mostarda, ketchup ou um pouco de
azeite a maionese ou manteiga.
- Se for comprar, fuja dos lanches acompanhados de fritas,
cachorro-quente e sanduíches com linguiça ou patê. Privilegie
os que levam vegetais crus.

Almoço profissional
No almoço de negócios, a nutricionista recomenda dar preferência aos restaurantes italianos, franceses e de cozinhas variadas que permitem compor uma refeição mais leve. E também os de origem asiática (japonês, tailandês, vietnamita), que apresentam pratos cozidos no vapor, excelentes para se livrar de gorduras e manter o maior número de vitaminas nos alimentos. No caso de escolher entre o prato executivo ou à la carte, ela acredita que o executivo será mais interessante se puder escolher uma entrada de hortaliças cruas, um prato principal sem muita gordura e uma salada de frutas como sobremesa. “À la carte, contente-se com uma pequena entrada, um prato principal, uma sobremesa e um café”, recomenda.

Recepções e Coquetéis
Para Marie Laure André, os canapés e salgadinhos servidos neste tipo de evento são com frequência fonte de excessos alimentares porque acabam sendo consumidos sem fome, no calor das conversas. Portanto, algumas das
dicas da autora são: evitar chegar com fome ao coquetel para não atacar os salgadinhos, limitar o consumo de bebidas alcoolicas a um único copo e dar preferência a água e sucos naturais. Se houver docinhos, cuidado para não abusar. O principal é não se deixar levar pela gula.

Não esqueça do lanche
Se você faz uma refeição rápida no almoço, corre o risco de ter a famosa sensação de estômago vazio no final da tarde. Aí é que mora o perigo. Se você não previu um lachinho equilibrado, precisa tomar cuidado com as guloseimas. Barras de chocolate, bolinhos, saquinhos de bala, refrigerantes, pacotes de salgadinho, podem virar bombas no seu corpo. “Se você só comeu um sanduíche na hora do almoço, prepare um lanche para o meio da tarde, como uma bebida e uma fruta, ou um derivado de leite. Assim, vai esperar tranquilamente a hora do jantar”, diz Marie.

Cardápio
O cardápio abaixo de 1,5 mil calorias por dia, elaborado pela autora do livro Dietas, escolha a sua, aliado a 45 minutos de atividade física aeróbica(caminhada puxada, corrida, bicicleta), pode ajudá-la a emagrecer de 2,5 kg a 4 kg por mês.

- CAFÉ DA MANHÃ
Na padaria:
120 ml de leite desnatado com café e adoçante
50 g de pão integral (ou o equivalente)
10 g de manteiga light
Lanche da manhã:
1 iogurte natural desnatado ou 1 fruta fresca

- ALMOÇO
No restaurante:
1 porção de salada de folhas e legumes crus variados
100 g de filet mignon ou frango grelhado
150 g de massa fresca ou batata ao vapor
1 fruta de sobremesa
Lanche da tarde:
1 barra de cereal

- JANTAR
1 sopa de legumes ou 1 porção de salada de folhas
1 posta de peixe grelhado
150 g de arroz

- CEIA
1 porção de salada de fruta Uol

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Para nascer na hora certa

Em meio à promessa de um novo exame capaz de calcular com maior precisão o risco de um parto prematuro, SAÚDE! revela o que já está ao nosso alcance para ajudar um bebê a vir ao mundo no tempo ideal.

Uma das utopias dos obstetras é descobrir um jeito extremamente eficaz de predizer se a criança deixará o ventre materno antes do momento esperado. Esse sonho, compartilhado pelos futuros pais, instiga os cientistas a investigar métodos mais aptos a profetizar o término exato da gravidez e acertar em cheio a data do nascimento.

Com essa informação em mãos, seria possível acompanhar a gestação com cautela e, quando necessário, dispor de medidas terapêuticas com o objetivo de postergar a chegada do pequeno. Isso porque os especialistas estão cansados de saber que o fruto de um parto precoce, aquele que se antecipa à 37a semana, costuma sofrer para ingressar no mundo pósbarriga. “A prematuridade é a principal causa de morte e complicações dos recém-nascidos”, afirma o obstetra Roberto Bittar, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Nesse cenário, a ideia de pesquisadores sediados em Gotemburgo, na Suécia, foi analisar um painel de proteínas encontradas no colo do útero e no líquido amniótico que acusam se a gestação se encerrará antes dos nove meses. Em um trabalho publicado no periódico do Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia, eles mostraram, após avaliar 89 mulheres, que o teste de rastreamento dessas substâncias teria uma eficiência de 90%. Quando o resultado é positivo, há razões suficientes para os especialistas interferirem para segurar os eventuais bebês apressados.

A identificação desses marcadores de risco abre caminho a um exame ainda mais preciso para o pré-natal. Talvez nem todas as gestantes necessitem se submeter a ele um dia — que seja útil apenas às pacientes de risco. “Tudo vai depender do custo/benefício”, opina o obstetra Tenílson Amaral Oliveira, do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista. A vantagem seria apontar com maior precisão, entre aquelas em pretenso trabalho de parto, quem, de fato, vai dar à luz mais cedo.

Já na Inglaterra, cientistas do Imperial College London desvendaram uma proteína-chave no desenrolar desse quadro. Eles notaram que a substância comanda um processo inflamatório responsável por contrações anormais do útero. E conseguiram brecar, em laboratório, as reações disparadas por ela. Até que o mesmo resultado se concretize no corpo feminino, há alguns anos pela frente. O desafio não é pequeno devido à complexidade do assunto. “Ainda estamos longe de saber tudo o que está relacionado ao trabalho de parto prematuro”, diz Bittar. Saúde Abril

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Pesquisa constata que comer depressa faz a pessoa ingerir mais do que precisa

A agitação do dia a dia leva as pessoas a fazerem tudo com pressa, até mesmo comer. Ter o prazer de degustar os alimentos se tornou praticamente impossível aos reféns da correria da vida moderna. E esse detalhe pode ser sinônimo de ingerir mais do que precisa e deveria. Se isso já era sabido por muita gente, agora foi constatado por uma pesquisa divulgada pela publicação Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

"A maioria de nós já ouviu que comer rápido pode levar ao consumo excessivo de alimentos e à obesidade, e, de fato, alguns estudos observacionais têm apoiado essa ideia", disse o líder do estudo, Alexander Kokkinos, do Hospital Laiko, em Atenas, Grécia, ao Daily Mail. "Nosso estudo fornece uma explicação possível para a relação entre a velocidade de comer e o fato de comer demais, mostrando que o tempo em que alguém se alimenta pode afetar a liberação de hormônios intestinais que sinalizam o cérebro a parar de ingerir alimentos."

Cada um dos 17 voluntários saudáveis do sexo masculino recebeu 300 ml de sorvete para saborear em tempos diferentes. Os pesquisadores colheram amostras de sangue antes da alimentação e em intervalos de 30 minutos após o início do teste. Avaliaram os níveis de glicose, insulina, lipídios plasmáticos e hormônios intestinais.

Descobriram que quem levou meia hora para terminar o sorvete apresentou maiores concentrações de hormônios intestinais, como o peptídeo, e índices mais elevados de saciedade em comparação com os apressadinhos. Portanto, que tal dar-se o direito de uma pausa maior entre uma garfada e outra, tanto no almoço quanto no jantar? A saúde sai ganhando. Terra

Prato tipicamente Brasileiro, mocotó previne envelhecimento e câncer



Feito com as cartilagens e tendões das patas dos animais, mocotó pode ser consumido como caldo ou geléia e previne doenças como o câncer. R7

Como esterilizar as escovas de dente?

Se a sua escova de dente fica exposta 24 horas por dia a todos os germes existentes no banheiro, muitos deles podem se depositar nas cerdas. Veja como eliminá-los com quatro métodos diferentes. Você precisa de
Um destes produtos:
Água oxigenada
Enxágue bucal
Água sanitária
Água fervida
1Despeje um pouco de água oxigenada de 10 volumes (a quantidade necessária para cobrir as cerdas) em um copo.
2
Deixe as cerdas da escova de molho durante 10 minutos. Enxágue bem com água corrente.
1-Coloque as cerdas da escova de dente em um copo com enxágue bucal.
2-Deixe 5 minutos e enxágue.

3 1-Em um copo com água, pingue várias gotas água sanitária.
2-Coloque as cerdas de molho durante 10 minutos. Depois, enxágue com água.
4
1-Coloque uma panela com água no fogo e deixe ferver.
2-Deixe a sua escova de dente na água fervendo durante cinco minutos. Retire e enxágue com água gelada.
Importante
•Em todos os casos, repita o procedimento uma vez por semana.
•Se alguém da sua família tiver alguma doença viral ou bacteriana, esterilize as escovas de dente com uma freqüência maior.
•Os dentistas recomendam substituir a escova de dente a cada três meses.
Bem Simples

Decore as velas para o Natal

Você precisa de

Parafina
Panela para banho-maria
Fôrmas para velas
Vaselina ou líquido para desenformar
Varinha de metal
Objeto para segurar varinha
Pavio
Pincel gasto
Estêncil
Purpurina dourada

1Coloque os pedaços de parafina dentro de uma lata ou uma panela e leve ao fogo em banho-maria, até derreter.

2Aplique a vaselina ou o líquido para desenformar dentro da fôrma.
Centralize a varinha dentro da fôrma com o objeto para segurar a varinha e despeje a parafina dentro.
Preencha a fôrma até a altura que você deseja dar à vela.
Deixe esfriar e retire da fôrma.

3Quando retirar a vela da fôrma, retire a varinha de metal e coloque o pavio no seu lugar.

4Apóie o estêncil sobre a vela e aplique com pincel uma mistura de goma laca e purpurina.
Faça click aqui para descarregar o molde
Retire o estêncil suavemente.

Importante
•Para fazer o estêncil, você pode usar uma folha de radiografia clareada com água sanitária. Coloque o desenho escolhido sobre este material e corte com estilete pelos contornos.
Este material é muito flexível e se adaptará perfeitamente ao contorno das velas.
•Ao fazer a mistura de purpurina e goma laca, não deixe que ela seja muito líquida e carregue apenas o pincel com a mistura, para evitar que passe pelo estêncil.

Bem Simples

Nada escapa à delicada pele do contorno dos olhos. Sol, sono atrasado, poluição e o passar do tempo transformam-se em marcas e manchas

Fina e transparente, a pele ao redor dos olhos não consegue disfarçar as noites mal- dormidas, o estresse, a má alimentação, o excesso de álcool e de cigarro. Aos poucos, e com a idade, tudo isso se transforma em rugas, olheiras e bolsas.
Com tendência ao ressecamento, o contorno dos olhos tem cerca de 60% a menos de glândulas sebáceas do que a pele do nariz ou do queixo. Sem a lubrificação natural que essas glândulas produzem, a região é mais sensível e ganha rugas e manchas com facilidade. As fibras de colágeno e de elastina são mais frágeis, o que também prejudica a flexibilidade, resistência e juventude da pele.
Como os olhos não param nem durante a noite, os tecidos finos ao redor precisam de irrigação intensa. A vermelhidão dos vasos sanguíneos se torna visível na pele transparente e revela olheiras e inchaços das pálpebras.
Toda a fragilidade da região pode ser contornada com ajuda externa. A performance dos cosméticos que previnem, tratam e disfarçam esses problemas melhora a cada ano. Os tratamentos também estão mais rápidos, eficazes e menos dolorosos.

Todo cuidado é pouco

Usar óculos escuros, com lentes que tenham proteção solar UVA e UVB. Filtram os raios solares e diminuem a claridade impedindo que a pele ao redor dos olhos contraia.
Consultar o oftalmologista para não forçar a vista e conseqüentemente a pele.
Não usar na área dos olhos produtos indicados para o rosto. Eles são mais concentrados e podem irritar a região, causando vermelhidão ou inchaço.
Ao passar qualquer produto ao redor dos olhos, é preciso respeitar duas regras: usar o dedo anular, que pressiona menos a pele, e deslizá-lo de dentro para fora na pálpebra superior e de fora para dentro na inferior.
Rugas
Existem dois tipos de rugas: as de movimento - mais suaves, que só aparecem quando mexemos o rosto- e as de repouso - sinais profundos que marcam a pele a partir dos 35 anos.
O tratamento preventivo anti-rugas baseia-se em um programa de hidratação profunda da pele e proteção solar. Nesse quesito, os cosméticos têm atuação fundamental. A partir dos 25 anos, cremes à base de uréia, ceramidas, ácido hialurônico ou alantonina devem ser aplicados em volta dos olhos de manhã e à noite.
Depois dos 35 anos a hidratação deve ser intensificada e os cremes precisam atuar na renovação celular. Devem vir carregados de vitaminas (A, C e E), ácidos (glicólico, lácteo, hidroxiácidos) e princípios ativos que combatem radicais livres.

Operação limpeza

Para retirar a maquiagem, pálpebras e cílios devem ser massageados com os dedos umedecidos no demaquiante líquido. Depois o produto é retirado da pele com algodão.
Esse processo deve ser repetido até que o grosso da maquiagem tenha sido eliminado. Os resíduos que se depositam no canto dos olhos podem ser retirados com ajuda de um cotonete. No final, o rosto deve ser lavado com sabonete de glicerina ou leite de limpeza e os olhos, hidratados.

Homens exigentes na escolha amorosa

Assumir postura passiva na hora da conquista pode tornar as pessoas mais rigorosos com possível parceiro
Em numerosos estudos sobre encontros “às escuras” – marcados pela internet ou intermediados por agências de namoros ­– as mulheres em geral se mostraram mais seletivas do que os homens ao considerar as características de alguém para um segundo encontro. Elas precisam devem ser exigentes porque, de acordo com a tão repetida teoria evolucionária, investem mais em um parceiro que tenha predicados suficientes para ajudá-las a manter a prole. Mas quando os pesquisadores fizeram um estudo curioso. Convidaram pessoas de ambos os sexos, interessados em encontrar companheiros para um encontro. Eles permaneciam em mesas alinhadas e as moças sentavam-se a sua frente para uma conversa rápida. Após alguns poucos minutos de conversa, sob o comando de um dos coordenadores do experimento, elas se levantavam e passavam à mesa seguinte, onde conheciam outro possível pretendente. Em geral, nesse tipo de encontro, comum nos Estados Unidos, há uma inversão: são as mulheres que permanecem paradas, enquanto os homens a mudam de lugar. Os pesquisadores notaram que, quando são eles que ficam sentados (numa posição mais passiva e precisam lidar com a aproximação feminina, como se fossem elas que tomassem a iniciativa) eles se tornam mais seletivos. Segundo os pesquisadores, é possível dizer que ao serem “assediados”, representantes dos dois sexos se mostram igualmente exigentes, o que sugere que normas sociais e pistas físicas podem ter um papel subestimado na escolha dos parceiros. Talvez esse seja um dos fatores que contribuem para que para muitos homens tenham tantas dificuldades para aceitar a tomada de iniciativa por parte das mulheres na hora da conquista: ser “escolhido” oferece mais opções de dizer “não”.
Mente e Cérebro

domingo, 8 de novembro de 2009

O que a vacina faz, pela saúde da criança?

Quando desenvolveu uma vacina contra a varíola em 1796, o médico inglês Edward Jenner não imaginou que estava prestes a revolucionar a medicina. Na ocasião, ele observou que, após contraírem a varíola bovina, as mulheres que ordenhavam vacas ficavam imunes à varíola humana. Após 20 anos de pesquisa, Jenner fez sua primeira experiência em um garoto de oito anos ao imunizá-lo com o soro da varíola bovina. Não é à toa que o termo "vacina" vem do latim vaccinus, que quer dizer "vaca".

Passados mais de 200 anos, a descoberta de Jenner tornou-se a segunda medida mais eficaz de prevenção contra doenças. A primeira é a água potável. "Muita gente pensa que tratar é melhor do que prevenir. Os antibióticos são ótimos, mas eles só podem ser usados contra doenças A vacina, ao contrário, é preventiva", afirma a pediatra Isabela Ballalai, vice-presidente da Associação Brasileira de Imunizações (SBIm).

Não demorou muito para que a descoberta de Edward Jenner fosse violentamente contestada por alguns de seus contemporâneos. Muitos não acreditavam na eficácia da vacina. O que jamais passaria pela cabeça deles é que, um dia, a varíola seria erradicada. O último caso registrado no Brasil foi em 1971 e, no mundo, em 1977, na Somália. Outra doença que está em processo de erradicação é a poliomielite (paralisia infantil).

"O vírus da varíola foi erradicado, mas o da pólio, não. Por isso, a gente não pode vacilar. Se parar a vacinação, a doença volta", alerta Isabela. Em 1980, o Brasil deu início à 1ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio, com o objetivo de vacinar todas as crianças menores de cinco anos em um único dia. Naquele ano, foram registrados 1.290 casos da doença. No ano seguinte, esse número caiu para 122. O último registrado no país foi em 1989 no município de Souza, na Paraíba.

Reações adversas à vacina

Crianças, jovens e, por que não dizer, até mesmo adultos. Não há quem fique indiferente a tomar vacina. Principalmente se ela for do tipo injetável. Mas, pior do que o medo de ter que tomar injeção, só mesmo a desinformação de acreditar que tomar vacina é uma furada. Alguns garantem que a tríplice bacteriana, por exemplo, pode causar danos cerebrais. Já outros afirmam que a tríplice viral pode ser responsável por alguns casos de autismo. "As reações adversas variam de acordo com o tipo de vacina e a sua composição. Em termos gerais, pode ocorrer febre e/ou reações no local da aplicação, como dor, vermelhidão e inchaço", tranquiliza a pediatra e infectologista Tatiana Noronha, da Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos/ Fiocruz. A pesquisadora do Instituto Butantan, Vera Gattás, acrescenta: "A maioria dos efeitos adversos são leves e temporários. As vacinas são muito seguras". Boa parte dos mitos é baseada no fato de que algumas vacinas são produzidas com microorganismos vivos ou atenuados. "Mas essas vacinas foram modificadas em laboratório para não terem potencial de causar a doença. Mesmo assim, são capazes de estimular o sistema imunológico e defender o organismo num eventual contato com os verdadeiros causadores da doença", explica Tatiana.

Cinco anos depois, o Brasil recebeu o Certificado Internacional de Erradicação da Poliomielite das mãos da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo dados do Ministério da Saúde, na segunda etapa da mais recente campanha de vacinação, realizada em 19 de setembro de 2009, 14,8 milhões de crianças foram vacinadas contra a pólio, o que representa aproximadamente 96% do total de crianças em todo o país. Viva Saúde