quarta-feira, 11 de novembro de 2009

CRIANÇAS TÊM OLHOS MAIS SENSÍVEIS AO SOL

Em crianças de até 10 anos o cristalino filtra só 25% da radiação UV e a falta de proteção ao sol aumenta em 60% a chance dela ter catarata
Em crianças de até 10 anos o cristalino filtra só 25% da radiação UV e a falta de proteção ao sol aumenta em 60% a chance dela ter catarata
Pesquisas indicam que hoje a camada de ozônio é 3% menor que na última década e a cada 1% dessa redução houve um aumento de 110 a 160 mil novos casos de catarata no mundo.
A falta de proteção ultravioleta (UV) aumenta em 60% a chance de surgir catarata, doença que no mundo atinge 50 milhões de pessoas, representa mais de 50% dos casos de cegueira e cresce 20% ao ano no Brasil, ou seja, anualmente totaliza 120 mil novos casos.

No Brasil, pesquisa desenvolvida pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, demonstra que menos de 1% da população tem consciência do risco que representa a excessiva exposição ao sol para a saúde ocular.

Este risco é ainda maior entre crianças porque a pupila é maior, o cristalino é mais transparente e filtra apenas 25% da radiação UV, observa. Além disso, a absorção do UV pelos olhos é cumulativa e 80% do tempo que passamos em ambientes externmos ocorre antes dos 18 anos.

Para se ter uma idéia da gravidade, basta dizer que 97% da radiação UV é absorvida pelas “porções” anteriores do olho e uma pequena parte pode alcançar a retina que é fotossensível

“Crianças que ficam longo período em atividade ao ar livre sem qualquer proteção nos olhos podem formar uma geração portadora de deficiência visual grave quando atingirem a idade de plena atividade profissional”, comenta. Isso porque, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) 20% dos casos de catarata resultam da excessiva exposição ao sol que também pode provocar pterígio, danos na córnea e degeneração macular

Para proteger os olhos da criança o médico indica o uso de boné, chapéu de aba larga ou óculos de sol durante as atividades ao ar livre.

Ele ressalta que os óculos de sol devem ter lente com proteção UV, pois se a lente for apenas escura ‘engana’ a pupila que se mantém dilatada, permitindo que o olho receba maior carga de radiação. Desde que a lente tenha proteção de 90 a 100%, a cor não faz a menor diferença, podendo inclusive ser transparente nos casos de óculos oftalmicos.

Dr. Leôncio de Souza Queiroz Neto