sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dicas de alimentação para redução de gordura corporal

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é “o completo bem-estar e pleno desenvolvimento das potencialidades físicas, psico-emocionais e sociais e não a mera ausência de doenças ou enfermidade”.

O sobrepeso e a obesidade são transtornos que estão bastante relacionados ao estilo de vida. A obesidade é hoje um dos grandes problemas de saúde pública do mundo. No Brasil, 5% das crianças até 14 anos tem peso excessivo e já apresentam risco de desenvolver hipertensão arterial. Portanto, o problema não se restringe às mulheres ou à população adulta.

A pratica de atividade física e hábitos alimentares saudáveis podem evitar e tratar problemas relacionados ao excesso de gordura corporal.

Dicas nutricionais para reduzir gordura corporal de maneira saúdavel
Mastigue muito bem os alimentos. Demora em torno de 20 minutos para o estômago liberar o hormônio CCK que o cérebro capta e gera a sensação de saciedade. Ou seja, mastigando mais, há maior tempo para o estômago enviar a mensagem de saciedade para o cérebro, diminuindo a vontade de comer mais, ou seja, muitas vezes em excesso.

Faça de 5 a 6 refeições ao dia. Fracionando as refeições, e diminuindo o volume delas, fará com que seu metabolismo aumente pelo menos 20%.

Invista em alimentos fontes de fibra alimentar: grãos integrais (arroz, pães, biscoitos, macarrão, aveia, granola), verduras, legumes e frutas. As fibras dificultam a absorção da gordura e carboidratos, favorecendo o metabolismo.

Evite o exagero de carboidratos à noite, ou seja: massas, pães, doces. Não há necessidade de excluir, mas é necessário cuidar com as quantidades. Durante a noite, estamos mais próximos do metabolismo de repouso, necessitando assim, de uma menor quantidade de energia. A ingestão excessiva de carboidratos neste período proporciona um aumento das reservas de gordura. É importante que jantar seja menos farto que o almoço.

Evite ao máximo o consumo de guloseimas, “calorias vazias”, ou seja, produtos que possuem muitas calorias e poucos nutrientes: balas, doces, refrigerantes, açucares, bebida alcoólica… O corpo utiliza uma parte como fonte de energia e o restante é acumulado na forma de gordura.

Consuma 4 porções de frutas ao dia, pois alem de fornecerem vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos, possuem frutose que ajuda a diminuir a vontade de comer doces.

Evite o consumo de gordura animal: retire a pele do frango ou a gordura aparente das carnes, diminua o consumo de manteiga, ovos, substitua os laticínios integrais pelos desnatados.

Opte sempre por preparações mais saudáveis: assados, grelhados ou cozidos. Evite frituras que aumentam muito a quantidade de calorias e gorduras.

Fique sempre atento aos rótulos dos alimentos. Eles trazem informações valiosas sobre o produto que irá consumir. Na hora de escolher, opte pela menor quantidade de gorduras, calorias e sódio.

Por Cassiana G. Domingues
Nutricionista especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), pós-graduada em Cardiologia Básica e Avançada pela PUC/PR.

Páscoa

DIU contra a endometriose

Evitar a gravidez indesejada, diminuir a intensidade das cólicas e do sangramento mensal. Esses são os principais benefícios que o uso do dispositivo intrauterino (DIU) pode trazer para as mulheres. “Trazido para o Brasil há 10 anos, o DIU LUNG-20, feito com o hormônio levonorgestrel, um derivado da progesterona, está sendo cada vez mais usado para a melhora de vários problemas da saúde feminina, como a endometriose”, alerta Carlos Alberto Petta, especialista em Reprodução Humana e Endometriose e professor de Ginecologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Conhecida como a doença da mulher moderna, a endometriose já atinge seis milhões de brasileiras, provocando cólicas intensas e incapacitantes, além de dores durante as relações sexuais. “Hoje, com o uso do DIU no tratamento clínico, conseguimos evitar entre 50% e 70% das cirurgias para endometriose. Isso porque ele é bastante indicado para quem quer ter controle sobre a dor”, aconselha Petta.

O próprio ginecologista realizou uma pesquisa em três universidades de São Paulo, publicada no periódico Human Reproduction, na qual pôde comprovar a eficácia do DIU LNG-20 no tratamento da endometriose e responde, para a VivaSaúde, algumas questões sobre a doença e o método contraceptivo.

Algumas mulheres ainda têm muito preconceito sobre o uso do DIU por não saberem como efetivamente ele funciona. Poderia explicar?
É importante dizer a essas mulheres que, hoje, ao falar sobre DIU, estamos nos referindo a um método anticoncepcional seguro e eficaz. Mesmo assim, é preciso entender a diferença entre o DIU, que, em geral, é feito de cobre e recomendado apenas para a anticoncepção, e o DIU LNG-20, feito com o levonorgestrel. Este último é na verdade um sistema intrauterino, pois também libera um hormônio. Se repararmos, o principal efeito colateral do DIU comum relacionado ao tem cobre. Esse metal pode aumentar o sangramento de 30% a 50%, em volume e dias, além de provocar cólicas. Anos atrás, ele era bom por ser barato e foi muito usado para a contracepção. Só que em países mais pobres – em que muitas mulheres têm anemia–, o aumento do sangramento piora ainda mais esse quadro. Então a diferença é que, em vez de liberar cobre, o novo DIU libera um hormônio.

Qual é o hormônio liberado e como ele age no corpo da mulher?
O hormônio chama-se levonorgestrel e é um derivado da progesterona. Seu efeito é contrário ao do hormônio natural, portanto não aumentará o sangramento, mas vai diminuí-lo. Também não aumentará a dor da cólica, vai diminuir sua intensidade.

Qual é a relação entre o uso de DIU e a endometriose?
Ao percebermos que o uso desse método diminuía a dor e o sangramento na mulher, passamos a pensar que essas são as principais queixas das mulheres com endometriose. Daí, começamos a relacionar seu uso com o tratamento desta doença que já atinge seis milhões de brasileiras. O primeiro estudo feito no Brasil, realizado em parceria com Unicamp, USP e USP de Ribeirão Preto, avaliou 39 pacientes e comprovou que quando elas usaram o DIU de levonorgestrel tiveram sua dor diminuída.

O DIU , que um dia foi lançado para fazer anticoncepção, agora passa a ser usado
para vários problemas ginecológicos que causam sangramento ou muita dor

Essas dores são constantes ou só acontecem durante o ato sexual?
A dor mais comum é a cólica menstrual. Mulheres com endometriose relatam uma dor que aumenta ao longo dos anos. Outros tipos de incômodo acontecem durante a relação sexual ou podem se manifestar como uma alteração intestinal ou de hábito urinário. Normalmente, a mulher com endometriose menstrua e tem diarreia, incômodo para urinar e dor crônica. Por isso, deve-se escolher o método anticoncepcional pelos benefícios que ele proporciona para essa paciente. E foi assim que o DIU LNG-20 começou a ser usado para tratar a dor em mulheres com endometriose e evitar cirurgias. Ele melhora a qualidade de vida com um tratamento clínico que dura até cinco anos. Hoje, evitamos entre 50% e 70% das cirurgias para endometriose, usando o DIU LNG-20.

Em sua opinião, a endometriose está afetando cada vez mais mulheres?
A endometriose é considerada a doença da mulher moderna porque tem a ver com ansiedade, estresse, gravidez tardia... Se você observar, as adolescentes, já aos 15 anos, estão todas estressadas e nervosas. Tudo isso mudou o perfil não só da endometriose, mas de outras doenças como diabetes e hipertensão, que são diagnosticadas cada vez mais cedo. O problema da endometriose é que ela afeta a mulher nos anos produtivos, quando está começando uma carreira.

Para essa adolescente diagnosticada, é recomendável o uso do DIU ou o método é muito invasivo?
Acho que é preciso discutir o tratamento com a adolescente e a mãe junto. Porque, querendo ou não, a virgindade é um tabu. Só que, às vezes, a dor é tão preocupante e incapacitante que o médico opta por colocar o DIU como um procedimento cirúrgico.

Vamos desmitificar a cirurgia de inserção do dispositivo.
Na verdade não é uma cirurgia, é um procedimento. O DIU passa pelo colo do útero, e na maioria das vezes isso é feito no próprio consultório médico, sem necessidade de anestesia ou sedação. As mulheres reclamam de um pouco de cólica, parecida com uma cólica menstrual forte, mas que dura dois ou três minutos no máximo. É importante que o médico que vai colocá-lo explique tudo à paciente, senão ela fica com medo e pode doer ainda mais. Em 90% das minhas pacientes, o DIU foi colocado no consultório.

Que tipos de cuidados deve ter a mulher que adotou o DIU ? Ela precisa fazer mais consultas médicas?
Não, o que normalmente acontece é que, após a inserção, o primeiro retorno deve ser feito em 45 dias, para tirar dúvidas e dar orientação. O segundo retorno é marcado para seis meses depois. Em seguida, a consulta é agendada uma vez por ano, quando é realizado o papanicolau e o exame de mama, daí o médico pode checar o DIU também.

Outro temor das mulheres é o de o DIU sair do lugar. Isso realmente pode acontecer?
A taxa de expulsão do DIU é de 2%. Nesses casos, o médico coloca, e ele realmente sai do lugar, mas não vai perfurar o útero ou passar pelo sangue. A maioria das expulsões acontece nos primeiros dois, três meses. Na relação sexual, se ele estiver fora do lugar, pode doer. Mas a relação em si não é capaz de tirar o DIU do lugar. Independentemente do vigor.


VIVA SAÚDE

Sete receitas para fazer o bacalhau render no almoço

As mesas mais tradicionais não dispensam este peixe no almoço de Páscoa. O bacalhau é preparado naturalmente, conservando todas as propriedades do peixe fresco. É considerado um peixe nutritivo, saboroso, de fácil digestão, além de ser rico em minerais, como ferro, fósforo, magnésio e em vitaminas A, E, D, B1 e niacina. "O bacalhau é uma boa fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3 e ômega 6, que favorecem o desenvolvimento do sistema imunológico e contribuem para a redução dos níveis de colesterol e triglicérides", explica a nutricionista, Fabiana Honda, da PB Consultoria e Nutrição de São Paulo. A restrição fica apenas para pessoas que têm hipertensão: para estas o bacalhau tem que ser dessalgado ao máximo, até ficar praticamente sem sal.

Na cozinha, as receitas com bacalhau tendem a render bastante. A bacalhoada tradicional leva tomate, pimentão, cebola, azeitonas e batatas. Mas o prato é rico em calorias. Uma porção média apresenta 170 kcal. Assim, se for irresistível, controle a quantidade ingerida. O problema é que trata-se de um peixe caro (Preço/kg: R$ 45 em média). Mas dá para fazer o peixe render, investindo nas receitas desfiadas em diversas preparações, como em tortas, quiches, bolinho, molho, na maionese, entre outros.

Valor nutricional do bacalhau (100 gramas) fresco
Valor calórico: 81 kcal
Proteínas: 18,1 g
Carboidratos: 0 g
Gorduras: 0,7 g

Valor Nutricional (100 gramas) seco
Valor calórico: 136 kcal
Proteínas: 29 g
Carboidratos: 0 g
Gorduras: 1,3 g

O Minha Vida separou sete receitas deliciosas e saudáveis de bacalhau desfiado para você. Confira abaixo e escolha qual delas vai entrar no seu cardápio.

Omelete de bacalhau e azeitonas pretas

Escondidinho de bacalhau

Arroz integral com bacalhau

Bacalhau com ervas

Salada de bacalhau

Suflê de bacalhau

Macarrão integral ao molho de bacalhau e manjericão

Adriane Zimerer MINHA VIDA

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Chocolate e ovo deixam de ser vilões da saúde

Considerados vilões até bem pouco tempo atrás, o chocolate e o ovo saem da berlinda. Se consumidos com moderação, eles definitivamente não causam danos à saúde, e a cada dia se comprovam mais benefícios em adicioná-los à dieta. O doce, assim como o ovo, é calórico, mas ainda não está comprovada sua relação com o aparecimento de acne. O que é preciso lembrar, segundo a nutricionista e pesquisadora do Instituto do Coração (Incor) de São Paulo, Fernanda Reis de Azevedo, é que além de substâncias benéficas para o coração, os polifenóis, o chocolate possui gordura saturada.

Não existe consenso, mas acredita-se que seis gramas diários da versão amarga já sejam suficientes para melhorar a saúde, ainda que alguns estudos sugiram até 30g. Seria necessário o triplo da quantidade de chocolate ao leite para se obter os mesmos benefícios. Mas aí seriam triplicadas também as doses de gordura, açúcar e calorias. Quanto mais amargo, maior a concentração de polifenóis flavonoides, substâncias antioxidantes do cacau responsáveis pela proteção contra doenças.

Pesquisas comprovam que os flavonoides aumentam a elasticidade dos vasos sanguíneos por incentivarem a produção do óxido nítrico, um vasodilatador natural. O endotélio, a camada interna das artérias, fica mais flexível com a ingestão diária destas substâncias. Assim, o fluxo sanguíneo exerce menos força sobre as paredes vasculares que estão relaxadas, reduzindo a pressão arterial em até dois milímetros de mercúrio. Os antioxidantes, além de promoverem dilatação dos vasos sanguíneos, reduzem a inflamação causada pelos radicais livres, que podem financiar problemas cardíacos e de envelhecimento.

Ovo no prato
Tudo começou nos anos 1960, com a descoberta de que altas taxas de colesterol no sangue eram sinal de mais chances de problemas cardíacos. Como o ovo é recheado desta gordura, o mais simples era condená-lo. ?Hoje se sabe que o principal responsável pelo aumento do colesterol no sangue não é o colesterol ingerido através dos alimentos?, diz Fernanda. Descobriu-se que apenas uma pequena parcela do colesterol sanguíneo provém da dieta, a maior parte é produzida pelo próprio organismo.

Isso fez com que, nos anos 1990, a American Heart Association (Associação americana do coração) revisasse suas influentes diretrizes dietéticas. Rico em proteínas, o alimento contém todos os aminoácidos essenciais e quase todos os nutrientes estão concentrados na gema, justamente a parte mais rica em colesterol.

Além de gordura, a parte amarela é fonte de ferro e também tem altas doses de colina, nutriente importante para o desenvolvimento fetal, além de proteger o cérebro e a memória. Um ovo supre 22,7% das nossas necessidades diárias desta substância. Outro benefício seria a presença de ácido fólico encontrado, mais uma vez, na gema. Junto com outras vitaminas, este nutriente já se mostrou capaz de reduzir os níveis sanguíneos de homocisteína (aminoácido que aumenta o risco de coágulos e bloqueio das artérias), vilã do coração.

Outro estudo da Universidade Estadual de Kansas, nos Estados Unidos, sugere também a presença de uma substância chamada fosfolipídeo, ou lecitina. Ela seria responsável por interferir na absorção do colesterol e impedir que fosse captado pelo intestino, a partir de onde, naturalmente, iria para a corrente sanguínea.

É como se o ovo já proporcionasse um antídoto natural para evitar que os níveis de colesterol, de qual é fonte bastante rica, aumentem demais no organismo.



Minha Vida

Vida e Saúde » Vida e Saúde Saiba por que o corpo exala maus odores

Após a correria do dia a dia, o resultado costuma ser o mesmo: maus odores corporais. Mas você sabe como eles surgem, as maneiras de controlá-los e se estão fora do padrão? Então, confira abaixo as respostas dessas e de outras perguntas, de acordo com a dermatologista Paula Cabral, diretora da Clínica Hagla, no Rio de Janeiro, e do farmacêutico Paulo Henrique Lucas:

1 - Todos produzem maus odores corporais e o cuidado pessoal faz a diferença;

2 - Segundo o farmacêutico Paulo Henrique Lucas, consultor da Derma Nail, o incômodo não vem do suor, mas da ação bacteriana que ocorre quando ele é expelido;

3 - Certos aspectos podem piorar o quadro. Entre eles estão obesidade (gordura funciona como isolante térmico e, então, o obeso transpira mais), alterações da tireoide (causam suor excessivo), abafamento do local (uso de sapatos fechados, por exemplo) e alimentos como alho e cebola (alteram a composição do suor, tornando-o desagradável);

4 - Higienização adequada é fundamental para controlar a situação. Invista em um desodorante adequado, evite roupas abafadas, tome banho com o auxílio de uma bucha vegetal para esfoliar a pele. No caso dos pés, passe bucha vegetal, escovinha e, depois, pedra pomes. Dessa maneira, as células mortas são retiradas e não servem de substrato para os fungos. É importante secar bem (entre os dedos também) e só passar cremes se a pele for seca. Não se esqueça da meia, que coleta o suor. Deixe de lado sapatos de plástico;

5 - O mau odor está fora do padrão quando a própria pessoa acha o seu cheiro desagradável, mesmo com higiene correta. Nesse caso, procure o auxílio de um médico;

6 - Vale acrescentar que qualquer um em condições de atividade física intensa e sob calor vai transpirar e o desodorante não consegue conter;

7 - Os talcos para os pés, por exemplo, servem para controlar os micro-organismos e absorver o suor. Não são fatores de cura, mas de controle. De acordo com Paulo Henrique Lucas, disfarçar o mau cheiro com talcos e outros produtos de finalidade meramente cosmética pode causar outros problemas para a saúde da pele com o entupimento dos poros, causando o surgimento de acne e outras lesões.


Ponto a pontos ideias

Trabalhar sentado por 10 anos dobra risco de câncer de intestino

Trabalhar sentado pode ser cômodo, mas é prejudicial. De acordo com uma pesquisa da Universidade da Austrália Ocidental, na Austrália, 10 anos ou mais de longos períodos sedentários quase duplicam o risco de alguns tipos de câncer de intestino, mesmo que a pessoa se exercite em seu tempo livre.

Os cientistas compararam o estilo de vida e o nível de atividade física de 918 voluntários com a doença e 1021 sem. Os resultados mostraram que os funcionários que passaram mais de uma década em um serviço parado se mostraram 94% mais propensos a desenvolver tumor no cólon distal e, 44%, de reto.

Entre as possíveis explicações estão que trabalhar em uma cadeira tende a causar aumento nos níveis sanguíneos de açúcar, danos na produção de insulina e inflamações. A publicação American Journal of Epidemiology divulgou esses dados.

Vale lembrar que, segundo o jornal Daily Mail, estudos recentes sugerem que os adultos americanos passam 55% do tempo sentados no escritório. Levantamentos anteriores mostraram que os homens que permanecem na cadeira a maior parte do dia apresentam 30% mais probabilidade de câncer de próstata do que aqueles com ocupações mais ativas.


Pontos a Pontos ideias

Ronaldo Fenômeno apoia campanha de hipertensão

O jogador Ronaldo Nazário deu adeus para os gramados, mas ainda empresta a força da sua imagem para divulgar causas de interesse geral como a campanha "Eu sou 12 por 8", da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

O Fenômeno abraçou a iniciativa e é um dos rostos que ilustram os materiais de divulgação. "Superação é dar o seu melhor para viver sempre com saúde. Entre para o nosso time: seja 12 por 8 você também", declarou o ex-jogador durante o ensaio.

A campanha foi lançada para chamar a atenção das pessoas sobre o problema, aproveitando a proximidade do Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão, no dia 26 de abril.

Com o slogan "Quem tem bom coração combate a hipertensão", a iniciativa conta com a participação de diversos famosos como Carolina Ferraz, Guilhermina Guinle, Letícia Sabatella, Lázaro Ramos e a ex-miss Natália Guimarães.

Grandes nomes da música popular brasileira também apoiam a causa, como Samuel Rosa, do Skank, Ney Matogrosso, MV Bill e Humberto Gessinger, da banda Engenheiros do Hawaii.

De acordo com o presidente do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC, Marcus Bolívar Malachias, a campanha ganha força com a ajuda das celebridades: "Todas essas personalidades são ídolos que estão nos ajudando a passar a mensagem de uma vida mais saudável com alimentação balanceada, prática de atividade física e controle da pressão", observa.

Os famosos poderão ser vistos em cartazes e folders que serão distribuídos em todo o país, com explicações sobre a doença e os dez mandamentos para prevenção e controle.

De acordo com o órgão, mais de 30% dos adultos são hipertensos e somente um em cada quatro destes está em tratamento, sendo que este é o maior fator motivador de infartos e derrames - as principais causas de mortes no Brasil e no mundo.


Terra

terça-feira, 19 de abril de 2011

Mel contra superbactéria?

Uma pesquisa apresentada nesta quarta (13) na Society for General Microbiology’s Spring Conference, em Harrogate (Inglaterra), revelou que o mel Manuka (proveniente dessa árvore da Nova Zelândia) pode ser ser eficiente para limpar feridas infectadas e ajudar a reverter a resistência das bactérias aos antibióticos.

Cientistas da University of Wales Institute observaram que esse tipo de mel interage com três tipos de bactérias que comumente infestam feridas, incluindo a superbactéria Staphylococcus aureus (MRSA). Assim, a substância açucarada poderia interferir no crescimento dessas bactérias, auxiliando no tratamento de infecções resistentes a drogas. “Nossas descobertas sugerem que o mel Manuka pode dificultar a fixação das bactérias aos tecidos, que é um passo essencial para o início das infecções agudas. Inibindo essa fixação, também bloquea a formação de biofilmes, que pode proteger a bactéria dos antibióticos e permitir que provoquem infecções persistentes”, diz, em nota, o professor Rose Cooper, um dos envolvidos no estudo.

De acordo com a Universidade, a pesquisa pode aumentar o uso clínico do mel Manuka quando os médicos são confrontados com a falta de um antimicrobiano eficaz. Segundo Cooper, utilizar a substância para erradicar a bactéria das feridads é barato e pode melhorar a terapia antibiótica no futuro.


Crescer

Estudo indica que filhos de mulheres com mais de 40 são mais saudáveis

“Mãe é tudo igual. Só muda de endereço”. Isso pode mesmo ser verdade, mas, de acordo com uma pesquisa britânica realizada com 38 mil crianças, no Instituto da Saúde da Criança da University College London, as mulheres que se tornam mães depois dos 40 anos são ainda mais cuidadosas que as mais jovens e, por conta disso, seus filhos são mais saudáveis.

Os pesquisadores levaram em consideração o número de acidentes sofridos e de vezes que foram internadas em hospitais, Índice de Massa Corporal (IMC) e vacinação. O resultado obtido – que independe da classe social da mãe - foi de que, até os 5 anos, os filhos de mulheres com mais de 40 tendem a ser mais saudáveis, pois sofrem menos acidentes, são internados menos vezes e com doenças menos graves e ainda tem todas as vacinas em dia. O único ponto negativo observado foi que essas crianças ganham peso com facilidade, o que seria influência do IMC das mães dessa idade, acreditam os pesquisadores.

Renato Martins Santana, obstetra do Setor de Medicina Fetal da UNIFESP, afirma que as mães de 40 anos costumam colaborar bastante desde o início da gravidez, realizando todos os exames, comendo corretamente e seguindo todas as orientações à risca. “As mulheres mais velhas estão mais preocupadas com a saúde delas e do bebê, por isso, sempre se policiam e se cuidam mais que o normal”, afirma. Outra vantagem de ter um filho nessa idade, para o especialista, é a maturidade. Por outro lado, ele reforça, como já é sabido, que a gravidez aos 40 implica cuidados mais rigorosos, pois há mais chances de a mãe ter doenças que podem causar riscos para ela e o bebê, como pressão alta ou diabetes.


Crescer

O que é um checkup inteligente

Um levantamento americano revela que muita gente anda fazendo exames desnecessários. Será que presenciamos o mesmo fenômeno por aqui? Afinal, quais testes merecem mesmo ser realizados em algum momento da vida?

Quem não aprecia comparações que nos perdoe, mas o checkup nada mais é do que a bola de cristal do médico. É por meio de exames que ele vislumbra o provável futuro do paciente e, se preciso, intervém no presente para lhe proporcionar um destino melhor. Tudo perfeito se não houvesse uma tendência em abusar desse expediente, o que transforma a bola de cristal em um caro truque de ilusionismo.

O alerta mais recente vem de uma pesquisa do instituto Consumer Reports, nos Estados Unidos, que avaliou cerca de 8 mil americanos acima dos 40 anos submetidos a checkups cardíacos. A entidade concluiu que 44% dos participantes passaram, em algum momento, por exames desnecessários. Eles não portavam história ou condições que justificassem a realização de uma ressonância cardíaca ou de um ultrassom de carótidas, por exemplo.

No Brasil, a demanda por exames também parece se intensificar, tanto da parte do clínico quanto do paciente. "As pessoas acreditam que, quanto mais testes elas fazem, mais protegidas ficam", observa a gastroenterologista Patrícia Oliveira, do serviço de checkup do Laboratório Fleury, em São Paulo. Essa crença, além de ilusória, não está isenta de perigos. Segundo Patrícia, quando um exame mal indicado tem um resultado falso positivo, a investigação prossegue à toa com métodos mais invasivos e dotados de riscos — basta pensar, insistindo na área da cardiologia, no cateterismo ou na tomografia do coração, a qual requer uma dose, ainda que mínima, de radiação.

"Há uma pressão do paciente por exames. Se o médico não os prescreve, ele até procura outro especialista pensando que foi mal atendido", lamenta o endocrinologista Frederico Marchisotti, da rede Diagnósticos da América, em São Paulo. Também temos o outro lado da história. "Existem profissionais que não ganham muito por consulta, o que os obriga a reduzir o tempo da avaliação clínica e a solicitar mais testes para ganhar segurança", diz Marchisotti.


Saúde é Vital

As gorduras da felicidade e as da depressão

As insaturadas, do azeite de oliva, do abacate e do salmão, afastam a tristeza profunda. Já as trans e as saturadas, dos doces e da carne vermelha, aumentam em até 50% o risco de a doença aparecer.

Esqueça aquela história de afogar as mágoas devorando um sorvete ou um pastel. A tática piora a situação e, agora, isso está provado cientificamente. E atenção: não só porque engordam, abalando de vez a autoestima. "Os ácidos graxos trans, presentes nessas comidas, aumentam em até 50% o risco de depressão", revela a epidemiologista Almudena Villegas, da Universidade Las Palmas, na Espanha, que pesquisa a substância há anos e acaba de divulgar seu último trabalho. "Quanto maior a quantidade ingerida, maior o risco de ficar deprimido", diz.

A lista de alimentos na corda bamba inclui industrializados como biscoitos, sorvetes, margarinas, salgadinhos e frituras. Eles recebem altas doses de gordura trans para se tornar crocantes. Uma vez dentro do corpo, aumentam o colesterol ruim e fazem um mal danado ao coração — além de prejudicarem os mecanismos cerebrais envolvidos no controle do humor. As gorduras saturadas, da carne vermelha, também foram enquadradas. Assim como as trans, elas têm um elo estreito com a depressão. E, de novo, quanto mais são consumidas, pior.

Felizmente, há outros ácidos graxos que combatem os efeitos nefastos da tristeza patológica. Os insaturados, do azeite de oliva e do abacate, têm esse papel. "O consumo de 20 gramas diários do óleo de oliva foi associado a uma probabilidade até 30% menor de ocorrência do problema", afirma Almudena. "Isso ocorre porque suas gorduras facilitam a passagem de informações entre os neurônios. Assim, evitam falhas que poderiam desencadear o transtorno", explica o psiquiatra Sérgio Klepacz, do Hospital Samaritano de São Paulo. "Já as trans dificultam a comunicação entre as células nervosas, porque envolvem a membrana do neurônio e o tornam menos fluido." E, se o fluxo de mensagens ali míngua, é quase certo que a depressão sem fim vá se instalar.

Mas como é, enfim, que uma simples escolha alimentar pode desencadear ou piorar os sintomas de uma doença tão complexa como a depressão? A resposta é complicada e passa, inclusive, por mecanismos envolvidos na fabricação de substâncias lá no coração. "As gorduras trans e saturadas aumentam a produção de moléculas denominadas citocinas. Elas são pró-inflamatórias e promovem alterações no endotélio, membrana que reveste internamente o tecido cardíaco", conta Almudena. O problema é que o tal do endotélio é responsável pela síntese de uma proteína conhecida como BDNF, superimportante para o crescimento e a capacidade de regeneração dos neurônios. Dessa forma, se ele não trabalha direito, desencadeia uma reação que se reflete nas células nervosas, que, sem conseguir se comunicar direito, deixam o caminho livre para o tempo fechar.


Saúde é Vital

segunda-feira, 18 de abril de 2011

A Porta Que Deus Abre, Ninguem Fecha



Providências Deus toma por você Você chora, Ele ouve e manda alguém te socorrer não há dúvidas quando ele diz "Eu sou Tua Providência, teu Socorro, teu Refúgio e Protetor" Quando passares pelas aguas Estarei contigo E pelo fogo Não se arderás a chama.

Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água: A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna. Quando alguém o ofender ou frustrar, voce é a água e a pessoa que o feriu é o obstáculo! Contorne-o sem discutir.