sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dicas de alimentação para redução de gordura corporal

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é “o completo bem-estar e pleno desenvolvimento das potencialidades físicas, psico-emocionais e sociais e não a mera ausência de doenças ou enfermidade”.

O sobrepeso e a obesidade são transtornos que estão bastante relacionados ao estilo de vida. A obesidade é hoje um dos grandes problemas de saúde pública do mundo. No Brasil, 5% das crianças até 14 anos tem peso excessivo e já apresentam risco de desenvolver hipertensão arterial. Portanto, o problema não se restringe às mulheres ou à população adulta.

A pratica de atividade física e hábitos alimentares saudáveis podem evitar e tratar problemas relacionados ao excesso de gordura corporal.

Dicas nutricionais para reduzir gordura corporal de maneira saúdavel
Mastigue muito bem os alimentos. Demora em torno de 20 minutos para o estômago liberar o hormônio CCK que o cérebro capta e gera a sensação de saciedade. Ou seja, mastigando mais, há maior tempo para o estômago enviar a mensagem de saciedade para o cérebro, diminuindo a vontade de comer mais, ou seja, muitas vezes em excesso.

Faça de 5 a 6 refeições ao dia. Fracionando as refeições, e diminuindo o volume delas, fará com que seu metabolismo aumente pelo menos 20%.

Invista em alimentos fontes de fibra alimentar: grãos integrais (arroz, pães, biscoitos, macarrão, aveia, granola), verduras, legumes e frutas. As fibras dificultam a absorção da gordura e carboidratos, favorecendo o metabolismo.

Evite o exagero de carboidratos à noite, ou seja: massas, pães, doces. Não há necessidade de excluir, mas é necessário cuidar com as quantidades. Durante a noite, estamos mais próximos do metabolismo de repouso, necessitando assim, de uma menor quantidade de energia. A ingestão excessiva de carboidratos neste período proporciona um aumento das reservas de gordura. É importante que jantar seja menos farto que o almoço.

Evite ao máximo o consumo de guloseimas, “calorias vazias”, ou seja, produtos que possuem muitas calorias e poucos nutrientes: balas, doces, refrigerantes, açucares, bebida alcoólica… O corpo utiliza uma parte como fonte de energia e o restante é acumulado na forma de gordura.

Consuma 4 porções de frutas ao dia, pois alem de fornecerem vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos, possuem frutose que ajuda a diminuir a vontade de comer doces.

Evite o consumo de gordura animal: retire a pele do frango ou a gordura aparente das carnes, diminua o consumo de manteiga, ovos, substitua os laticínios integrais pelos desnatados.

Opte sempre por preparações mais saudáveis: assados, grelhados ou cozidos. Evite frituras que aumentam muito a quantidade de calorias e gorduras.

Fique sempre atento aos rótulos dos alimentos. Eles trazem informações valiosas sobre o produto que irá consumir. Na hora de escolher, opte pela menor quantidade de gorduras, calorias e sódio.

Por Cassiana G. Domingues
Nutricionista especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), pós-graduada em Cardiologia Básica e Avançada pela PUC/PR.