quinta-feira, 15 de julho de 2010

Jesus tem um projeto


Quando os inimigos lutam para ver nosso fim;
Quando com palavras tentam nos destruir;
Quando as pessoas sem motivo algum tentam te difamar;
Quando se levantam para o teu ministério amaldiçoar;
Quando profetizam que você não vai prosperar;
E quando afirmam que Deus contigo não está.
Não desista, não murmure, não devolva o mal por mal.
Apenas louve, Adore, pois a vitória vem no final.
Quando essas coisas acontecem é o Eterno Todo Poderoso
usando até teus inimigos
para anunciarem o tempo de sorrir.
O inimigo que pensava que iria ver teu fim
vai estar presente no teu banquete terá que te aplaudir,
então eles verão que Cristo peleja por ti.

Prisão de ventre

1. Pode comer maçã e banana se o intestino está preso?
Pode, mas há senões. Para alguns especialistas, a casca da maçã contribui para prender ainda mais o intestino. Segundo eles, comer maçã descascada e, melhor ainda, cozida está liberado. Outros acham que não há nenhum problema em ingeri-la com casca e tudo numa situação dessas. Até porque a casca seria uma fonte de fibra, que libera o tráfego intestinal. Em relação à banana, não existe nenhuma restrição. Ela não piora o quadro, mas também não ajuda, ou seja, não está entre os alimentos famosos por dar um chega-pra-lá no desconforto. A banana-maçã, no caso, é a menos indicada devido à sua composição.

2. Pode tomar laxante, natural ou não?
Não pode, a não ser em situações emergenciais, quando o indivíduo está há mais de cinco dias sem ir ao banheiro. Existem alguns tipos de laxantes. Os chamados osmóticos hidratam as fezes ressecadas, típicas de um quadro de prisão de ventre. Já os laxantes denominados catárticos provocam uma espécie de irritação nas mucosas do intestino, o que deflagra as contrações musculares responsáveis por expulsar o bolo fecal empacado no meio do caminho. Quando usada de maneira contínua, os laxantes catárticos podem lesionar o intestino, prejudicando a absorção de nutrientes. Por fim, existem remédios com a mesma função que são rotulados de naturais porque se valem de extratos de fibras. Eles aumentam o volume do bolo fecal, mas o uso crônico também acarreta males para o intestino. Afinal, apesar de naturais, eles irritam a parede do órgão.

3. Pode aumentar o consumo de óleo nas refeições para ajudar?
Pode. Os óleos ajudam a lubrificar as vias intestinais, facilitando a expulsão das fezes. Basta ingerir uma colher de chá de azeite de oliva, por exemplo. Mas nada de exageros. Óleo em demasia pode deflagrar, entre outras encrencas, uma diarréia daquelas! Os extremos nunca são bons.

4. Pode comer mais vegetais para ajudar?
Pode, sobretudo os verdes, como alface, rúcula e agrião. Eles são (quase) fibra pura. Essa substância não é absorvida pelo intestino. Daí, no final das contas, serve de matéria-prima para o bolo fecal. E um bolo fecal bem formado e volumonoso estimula as contrações intestinais.

5. Pode comer cereais integrais porque eles resolvem a questão?
Pode. Eles ajudam mesmo. Não à toa. Os cereais integrais são ricos em fibras, que dão aquele empurrão para o intestino regularizar seu funcionamento. Mas de nada adiantará se empanturrar deles caso não haja um consumo adequado de água ao longo do dia – pelo menos 3 litros. A ingestão de líquidos hidrata as fezes, que, assim, ficam pastosas e são expelidas sem maiores dramas. Cereal integral sem líquido, por outro lado, vira sinônimo de fezes duras e ressecadas, que dificilmente são expulsas.

6. Pode comer mais mamão para ajudar?
Pode. O mamão é uma ótima pedida quando a prisão de ventre dá as caras justamente por ser outra excelente fonte de fibras. Os especialistas só não recomendam a ingestão de suas sementes, porque elas estão associadas a algumas complicações. Lá dentro do intestino com predisposição a encrenca elas se tornam o estopim de diverticulites, por exemplo.

7. Pode tomar mais de uma porção daqueles iogurtes que prometem resolver o problema?
Pode. Mas o ideal é começar com uma porção diária desses iogurtes, ricos em bactérias que colocam o trabalho do intestino nos eixos. Limitar-se a uma única porção no início é a maneira de habituar o órgão a essa novidade. Mas, no final das contas, o número de porções recomendadas vai variar de indivíduo para indivíduo.

8. Pode tomar qualquer iogurte já que todos fazem bem?
Pode. Os iogurtes em geral, assim como a velha e boa coalhada, têm bactérias benéficas para o trato intestinal, mas, sem sombra de dúvida, os mais recomendados são os probióticos, que contêm boas doses de cepas específicas desses micróbios do bem. Sem falar que muitos vêm com um bônus: cereais, que também auxiliam no ajuste do ritmo do intestino.

9. Pode pedir ajuda médica?
Pode. Aliás, quem padece com a prisão de ventre crônica deveria recorrer a um especialista. Além de a maioria dos pacientes não conseguir dar um fim ao tormento sozinha, o intestino preso pode ser sintoma de algo mais sério.

10. Pode esperar sentado no banheiro para induzir a vontade?
Pode. Por meio dessa estratégia, o intestino desenvolve uma memória. Assim, como um relógio, ele vai ajustar seis ponteiros e, no horário habitual, tende a trabalhar a contento. Trata-se, portanto, de treino. Só não fique muito tempo por lá, forçando a barra. Fazer força, para alguns, é induzir hemorróidas, entre outros problemas.

11. Pode tomar remédio para gases?
Pode. Como eles provocam o rompimento das bolhas, melhorando a eliminação de gases, a desconforto associada à prisão de ventre diminui. Mas o uso em excesso desse tipo de medicamento pode levar a uma inibição das contrações do intestino. Portanto, só é para tomar remédio para gases quando eles estiverem realmente incomodando.

12. Pode parar de tomar estatina para diminuir o colesterol, se ela parece ser a causadora da encrenca?
Não pode parar de tomar estatina, principalmente se o indivíduo tem níveis elevados dessa gordura no sangue. Em outras palavras, é preciso dosar bem o custo e benefício do tratamento com essa medicação por meio de uma boa avaliação médica. São raras as vezes em que a estatina é suspensa devido a um problema intestinal como a prisão de ventre. Em geral, os especialistas preferem cuidar desse efeito colateral sem retirar a droga que reduz as taxas de colesterol.

13. Pode fazer massagem na barriga ou não adianta nada?
Pode. A massagem nesse caso adianta, sim. Isso porque é um estímulo mecânico que auxilia a dar um fim ao engarrafamento no trânsito intestinal.

14. Pode esperar cinco dias para só aí tomar uma atitude?
Não pode. Ficar sem evacuar durante três dias ou mais dias talvez indique que algo não vai bem no organismo, sinalizando a possibilidade de algo mais sério. Mas nada de pânico. Uma mudança na alimentação ou uma situação estressante também podem ter sido a causa da chateação.

15. Pode ser sinal de verminose?
Pode, especialmente em crianças. Bichos estranhos que caem de pára-quedas no intestino acabam perturbando o ecossistema de bactérias que habitam essa porção do corpo. E, afinal, elas têm um papel de destaque na manutenção de um bom processo digestivo. Assim, diante de um caso de verminose, a função intestinal fica desregulada, abrindo alas para a prisão de ventre.

16. Pode ser sinal de outra doença?
Pode. Além de problemas no próprio intestino, como um câncer, a prisão de ventre crônica muitas vezes indica males como o hipotireoidismo, quando a glândula tireóide não produz níveis satisfatórios de hormônios.

17. Pode ser conseqüência de uma operação, como parto cesariano?
Pode. A cesariana e todo procedimento cirúrgico que envolva manipulação dos órgãos internos do abdômen geralmente causam alterações intestinais como a prisão de ventre. Há quem diga, nos meios médicos, que o intestino não gosta de ser tocado numa operação. Sensível, faz greve até se recuperar. E há ainda a possibilidade de aderências internas depois de uma cirurgia, risco que os médicos descartam esperando o paciente ir ao banheiro normalmente para só aí dar alta.Até o próprio processo de cicatrização local pode ter culpa no cartório, acabando com a pontualidade do intestino. A prisão de ventre, se não houver complicações como as tais aderências pode durar até uns três dias.

18. Pode ter origem psicológica?
Pode. Momentos de tensão são capazes de desencadear toda sorte de desarranjo intestinal. A prisão de ventre, inclusive. Sem falar na depressão profunda, no medo e até mesmo no prosaico constrangimento de usar um sanitário público. De acordo com os especialistas, o intestino tem um marca-passo próprio, a célula de Cajal. Ela é a responsável por gerar as contrações no órgão. Esse instrumento natural recebe estímulos de nervos e de substâncias químicas, como a endorfina, que está por trás das sensações de bem-estar, e adrenalina, sempre relacionada ao nervosismo. Ou seja, não chega a causar espanto o fato de o intestino ser pra lá de sensível às mudanças de humor.

19. Pode causar doenças e até tumores?
Pode, se a prisão de ventre é crônica. As fezes são um depositório de toxinas e bactérias, inclusive nocivas. Dessa forma, quando ficam em contato contínuo e direto com a parede do intestino, sem sair de lá, há um favorecimento de processos infecciosos e até mesmo de tumores.

20. Pode provocar irritabilidade?
Pode – e como! Daí, não é de estranhar que o adjetivo enfezado seja sinônimo de irritado. Curiosidades lingüísticas à parte, o intestino é o saco de pancadas para muita gente quando as emoções estão à flor da pele. Dessa forma, devido a um transtorno psicológico, por exemplo, tudo empaca no órgão. Na contramão, se tudo empaca, é bem plausível que deixe de produzir substâncias que regulam o humor. Você sabia que o seu intestino produz serotonina, a mesma molécula que, no cérebro, gera a sensação de alto astral?

Jacques Matone, gastroenterologista do Hospital Israelita Albert Einstein , e Alfredo Salim Helito, clínico-geral do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo

Dança circular acalma a mente e ensina noções de integração

"Ciranda, cirandinha vamos todos cirandar!" Lembra desse hit da infância? Se isso lhe parece nostalgia demais é porque, provavelmente você nunca ouviu falar de dança circular. Mas, não se preocupe, vamos te mostrar mais sobre essa modalidade que vem ganhando adeptos cada vez que os benefícios para o corpo e alma vão ficando mais nítidos.

Um monte de gente desconhecida de mãos dadas e em círculo dançando músicas de roda. Isso pode contrastar com o cenário frio e individual das cidades de hoje, mas é justamente por aqui que a dança circular tem tido espaço para se difundir. "Essa modalidade gera acolhimento e novas amizades. A roda é muito inclusiva e acolhedora, as pessoas podem estar precisando disso hoje ", acredita Arlenice Juliana, sócio diretora do SemeiaDança, grupo que ministra cursos e palestras sobre danças circulares.

Túnel do tempo
Mas por que a dança é tão agregadora? A dança foi a primeira forma de expressão criativa do ser humano e expressava uma conexão com o sagrado e com o mundo que estava em sua volta, e a roda foi a forma que os povos antigos adotaram para desenvolvimento da vida em grupo e social.

Apesar de acompanharem a história da humanidade, as danças circulares se tornaram mundialmente conhecidas na década de 60, quando o bailarino alemão Bernhard Wosien (1908-1986), ao entrar em contato com a dança em visita às tribos do interior do leste europeu, adotou os passos e repassou adiante com o objetivo pedagógico. No Brasil, a atividade vem se propagando desde os anos 1980. "Essas danças refletiam a necessidade de comunhão, celebração e união entre as pessoas e, por isso, Bernhard viu o quanto elas eram transformadoras e acabou divulgando e adaptando os movimentos de forma que todos pudessem fazer parte do grupo", explica a psicóloga e adepta da dança circular, Gabriela Bessa Barreto.

Assim, o primeiro ponto que chama atenção certamente é que a dança circular permite entrar em contato com culturas antigas e distantes de nosso tempo. "É um resgate da dança, dos movimentos e das músicas de outros povos e do nosso povo também, já que hoje temos bastantes passos lúdicos de ciranda e de outras danças folclóricas, típicas da cultura brasileira", acrescenta Gabriela.

É só começar
Achou interessante? É só procurar um grupo e, literalmente entrar na roda. Cabe ao focalizador - pessoa que ministra os cursos- ajudar com os detalhes. Do resto, a própria roda se encarrega. "Não precisa de nenhum tipo de conhecimento de dança para participar. A gente até brinca que na roda ninguém erra, só varia os passos. O movimento feito em roda é quase auto-explicativo e muito fácil de se aprender", explica Arlenice Juliani.

As danças são feitas, geralmente, com as mãos dadas para que se crie um fluxo de energia entre as pessoas que vai sustentar todo o ambiente no qual a dança é feita. As músicas utilizadas e as coreografias variam de acordo com a região de origem. "Cada dança traz uma história de um povo e por isso, dizemos que com a dança circular você viaja pelo mundo e para o passado", explica Arlenice.

Conexão com o sagrado
O que há de especial na dança circular? Bem, primeiro é preciso notar que qualquer dança tem a clara função de estimular a sensação de bem-estar. Os movimentos fazem bem para o corpo e para a alma. Mas, o objetivo maior desse tipo de dança é a integração. "Quando você dá a mão para alguém que nunca viu está se abrindo para o outro e formando um círculo energético que provoca melhoras no relacionamento social. A dança circular estimula o autoconhecimento e, por ser feita em roda, o conhecimento em relação ao outro. Além disso, ela contribui para aprimorar as nossas noções de espaço e consciência corporal", explica a psicóloga Gabriela Bessa.

Para Ozeneide Machado, coordenadora do primeiro curso de pós-graduação em dança circular, promovido pela Unipaz, a dança circular é mais do que um movimento artístico ou atlético. "Não existem erros e acertos na dança circular. A pessoa se sente integrada, participante de algo maior que ela mesma e mantém sua atenção no aqui e no agora, garantido o equilíbrio interno e o bem-estar. Sem contar o benefício da parte lúdica de relembrar os movimentos de infância."

Com a interação, as danças circulares também provocam a rápida reflexão sobre o trabalho em equipe, compreensão sobre conflitos, ajuda a despertar a criatividade, a integração dos hemisférios cerebrais, estimula a coordenação, a flexibilidade e ainda, ativa uma espécie de meditação dinâmica, "Como tudo o que fazemos com o físico se reflete no psicológico, as danças circulares deixam as pessoas mais alegres e entusiasmadas, trazem leveza, serenidade e bem-estar ao corpo e ao espírito", completa Arlenice Juliani.

Terapias circulares
A eficiência desse tipo de dança já está mais do que provada por aí, já que está cada vez mais recorrente o trabalho em hospitais, presídios, escolas e empresas.

"O trabalho em hospitais tem crescido muito, como forma de ajudar na reabilitação e integração de pessoas que sofrem dos mais variados males. Pacientes com depressão, por exemplo, não saem os mesmos de quando entraram para uma roda de dança circular. É um tipo de terapia que envolve a área verbal, a integração, o autoconhecimento e traz um pouco de arte, por isso é muito eficiente", acredita a psicóloga Gabriela Bessa, que usou a dança circular como parte do tratamento de alguns pacientes.

Educação e diversão
Nas escolas, a dança circular também pode ajudar na formação do aluno. "Além de mostrar a força do grupo e estimular a quebra de preconceitos e abertura para o outro, as atividades com dança circular ensinam mais sobre as matérias. Aprender sobre a história, geografia e culinária dos povos gregos, por exemplo, pode ficar mais divertido e estimulante com as danças circulares."

Já tem até balada com que envolve variações de danças circulares. O som de ritmos típicos dos povos do leste europeu e dos ciganos foi mixado com música eletrônica e rock para que os apreciadores da noite tirassem benefícios da atividade. É um momento para relaxar mesmo em meio ao agito.

"Essas adaptações são bem-vindas, quanto mais gente dançar mais feliz vai ser o mundo. Mas o meu conselho é para que essas pessoas que tiveram essa experiência com adaptações, venham conhecer mais sobre as danças circulares", convida Arlenice Juliani, que realiza, com o grupo SemeiaDança encontros em parques de São Paulo todos os domingo. Minha Vida

5 alternativas divertidas para seu filho sair de frente da televisão

Não dá para negar que aqueles minutinhos que seu filho passa vidrado na televisão, principalmente agora durante as férias, são valiosos para você adiantar as tarefas, como checar os e-mails ou terminar o jantar. Se são só alguns minutos assistindo a um programa divertido, tudo bem. Isso não pode, no entanto, extrapolar os limites. Uma nova pesquisa americana mostra que passar mais de 4 horas em frente à TV assistindo ou jogando aumenta as chances da criança desenvolver problemas de atenção, além de restringir as capacidades imaginativas e cognitivas da criança. “Tudo em excesso não faz bem, pode ser TV, internet, videogame etc. Se não tem variedade, a criança fecha os horizontes e pára de criar. Tem que haver um equilíbrio entre todas as atividades, mas nada deve ser riscado do cardápio”, diz Cláudio Márcio Magalhães, autor do livro Os Programas Infantis da TV (Editora Autêntica). Veja 5 ideias para tirar seu filho da frente da TV.

Invente um piquenique no jardim
Com direito a tolha xadrez e cesta com bolo de cenoura e lanchinhos. Se chover, faça na sala da sua casa mesmo. Seu filho vai adorar do mesmo jeito!

Peça ajuda para fazer um bolo
Esse aqui de chocolate é bem simples e fica uma delícia:
Ingredientes: 3 xícaras (chá) de farinha • 2 xícaras (chá) de açúcar • 1 colher (sopa) de fermento em pó • 1 1/2 xícara (chá) de água quente • 3 ovos • 1 xícara (chá) de óleo • 1 xícara (chá) de achocolatado em pó.
Preparo: Bata os líquidos na batedeira e inclua os farináceos. Asse em forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos. Cobertura: Misture 1 lata de creme de leite sem soro e 1 xícara (chá) de achocolatado em pó. Não leve ao fogo. Despeje sobre o bolo e decore com confeitos coloridos.

Faça bolas de sabão
Parece mágica! A brincadeira é antiga e não há quem deixe de gostar. Os bebês ficam encantados quando as bolinhas estouram, os maiores adoram correr atrás delas. E os adultos então...
Ingredientes:
* um pedaço de arame para entortar
* água
* detergente ou sabão em pó
* xarope de milho

Como fazer:
É bem simples. Misture 1/2 copo de detergente e 2 colheres de xarope de milho em 1/2 litro de água.O xarope de milho é para encorpar as bolhas e aumentar o tempo de duração delas. Depois basta molhar o arame entortado em forma de aro e assoprar.

Mostre fotos antigas da família
E conte histórias engraçadas de quando você era criança.

Inventem uma história juntos
Vocês podem se inspirar em um livro, reinventar a história, criar uma música e até interpretar (com direito a fantasias improvisadas) do jeito que vocês quiserem. Crescer

Sonhar acordado estimula a criatividade, sugerem pesquisadores

Finalmente, o grande sonhador está obtendo algum respeito. No passado, sonhar acordado era muitas vezes considerado uma falha da disciplina mental, ou pior. Freud rotulou a característica como infantil e neurótica. Livros de psicologia advertiam que ela poderia levar a psicoses. Neurocientistas reclamavam que as explosões de atividade em exames do cérebro interferiam com seus estudos de funções mentais mais importantes.

Porém, agora que pesquisadores analisaram esses pensamentos desgarrados, eles descobriram que sonhar acordado pode ser consideravelmente comum – e, muitas vezes, bastante útil. Uma mente divagante pode proteger você contra riscos imediatos, e mantê-lo na direção ao buscar objetivos de longo prazo. Sonhar acordado pode ser contraproducente, mas algumas vezes isso estimula a criatividade e ajuda na solução de problemas.

Imagine, por exemplo, estas três palavras: ocular, terra, aquecimento. Você consegue pensar em outra palavra que se relacione com as três? Caso não consiga, não se preocupe por enquanto. No momento em que voltarmos a discutir a significância científica deste quebra-cabeça, a resposta pode ocorrer a você através do “efeito incubação”, à medida que sua mente divaga para longe do texto deste artigo – e, sim, sua mente provavelmente divagará, não importa o quão brilhante seja o restante desta coluna.

Divagar da mente
O divagar da mente, segundo definição dos psicólogos, é uma subcategoria do sonhar acordado, que é o termo mais amplo para todos os pensamentos e fantasias – incluindo aqueles momentos em que você deliberadamente se coloca de lado, para imaginar você mesmo ganhando na loteria ou aceitando o prêmio Nobel. Porém, quando você tenta realizar algo e desliza para “pensamentos desvinculados à tarefa”, isso é a mente divagante.

Durante as horas de despertar, a mente das pessoas parece divagar cerca de 30% do tempo, segundo estimativas de psicólogos que interromperam pessoas ao longo do dia para perguntar o quais eram seus pensamentos. Se você está dirigindo por uma estrada reta e vazia, sua mente pode divagar por três quartos do tempo, de acordo com dois dos principais pesquisadores, Jonathan Schooler e Jonathan Smallwood, da Universidade da Califórnia, em Santa Barbara.

“As pessoas deduzem que a mente divagante é algo ruim, mas se não pudéssemos fazer isso durante uma tarefa tediosa, a vida seria terrível”, explica Smallwood. “Imagine se você não pudesse escapar mentalmente de um congestionamento”.

Você ficaria preso observando a massa de carros parados, um exercício mental que é muito menos agradável do que sonhar com uma praia – e muito menos útil do que imaginar o que fazer assim que sair da estrada. Existe uma vantagem evolutiva com o sistema cerebral da mente divagante, afirma Eric Klinger, psicólogo da Universidade de Minnesota e um dos pioneiros nesse campo.

“Enquanto uma pessoa está ocupada com uma tarefa, esse sistema mantém a pauta maior do indivíduo mais fresca em sua mente”, escreve Klinger em “Handbook of Imagination and Mental Simulation”. “Assim, ele serve como um tipo de mecanismo de lembrete, aumentando a probabilidade de que as outras buscas de objetivos permanecerão intactas – e não se perderão na confusão de se buscar muitos objetivos”.

Obviamente, muitas vezes é difícil dizer qual pauta é mais evolutivamente adaptável em dado momento. Se, enquanto o professor dá aula, os alunos começarem a observar colegas do sexo oposto sentados por perto, seus cérebros estarão perdendo conhecimento vital ou trabalhando na pauta mais importante de encontrar um parceiro? Depende da aula.

Desvantagens
Mas mente divagante parece claramente uma estratégia duvidosa, se, por exemplo, você está colado demais no carro da frente – e ele freia. Ou, para citar atividades que foram estudadas em laboratório, quando você está sentado sozinho, lendo “Guerra e Paz” ou “Razão e Sensibilidade”.

Se a sua mente está em algum outro lugar enquanto seus olhos percorrem as palavras de Tolstoi ou Austen, você está perdendo seu próprio tempo. Seria melhor fechar o livro e fazer algo mais satisfatório ou produtivo do que “leitura desatenciosa”, como os pesquisadores chamam isso.

Porém, quando pessoas se sentam num laboratório com nada em pauta, exceto ler um romance e relatar quando sua mente divaga, num período de meia hora eles geralmente relatam de um a três episódios. E esses são apenas os lapsos que eles próprios percebem, graças a seus cérebros divagantes estarem num estado de “meta-consciência”, como o fenômeno é chamado por Schooler.

Ele e outros pesquisadores também estudaram as muitas outras ocasiões em que os leitores não percebem suas próprias mentes divagantes, uma condição conhecida na literatura psicológica como “hiperfoco” (para variar, jargão técnico). Quando os pesquisadores interrompiam esporadicamente a leitura dos participantes para perguntar se suas mentes estavam no texto naquele momento, cerca de 10% das vezes eles respondiam que seus pensamentos estavam em outro lugar – mas eles não estavam cientes da divagação até serem questionados a respeito.

“É assombroso pensar que escorregamos para dentro e para fora com tanta frequência que nem mesmo percebemos que tínhamos saído”, diz Schooler. “Temos essa intuição de que somos obrigados a saber o que se passa em nossas mentes: penso, logo existo. Esse é o último bastião do que sabemos, e nós nem mesmo sabemos isso tão bem”.

Hiperfoco
A frequência do hiperfoco mais do que dobrou em experimentos de leitura envolvendo fumantes que desejavam um cigarro, e com pessoas que receberam um coquetel de vodca antes de começar a ler “Guerra e Paz”.

Além de aumentar a quantidade de divagações, a pessoa deixou o álcool com menos chances de perceber quando sua mente divagava do texto de Tolstoi. Em outro experimento de leitura, os pesquisadores distorceram uma série de frases consecutivas, trocando a posição de dois substantivos em cada uma – da forma como “álcool” e “pessoa” foram trocadas na frase anterior deste parágrafo. No experimento em laboratório, mesmo com os leitores sendo avisados para procurar partes sem sentido em algum lugar da história, apenas a metade deles visualizou as trocas à primeira vista. O restante leu a primeira frase distorcida e continuou adiante, passando por diversas outras antes de notar qualquer coisa fora de ordem.

Para mensurar mais diretamente a divagação mental, Schooler e dois psicólogos da Universidade de Pittsburgh, Erik D. Reichle e Andrew Reinebergm, usaram uma máquina que rastreava o movimento dos olhos dos participantes enquanto liam “Razão e Sensibilidade” numa tela de computador. É bom que Jane Austen não esteja por aqui para ver os resultados do experimento, que deverão aparecer numa das próximas edições da “Psychological Science”.

Ao comparar os movimentos dos olhos com a prosa na tela, os pesquisadores podiam dizer se alguém estava desacelerando para entender frases complexas ou simplesmente varrendo as letras sem compreender. Eles descobriram que, quando a mente da pessoa divaga, o episódio pode durar até dois minutos.

Exatamente para onde a mente vai nesses momentos? Ao observar pessoas em descanso durante exames cerebrais, neurocientistas identificaram uma “rede padrão”, ativada quando as mentes das pessoas estão especialmente livres para divagar. Quando as pessoas assumem uma tarefa, a rede executiva do cérebro se ilumina para emitir comandos, e a rede padrão muitas vezes fica suprimida.

Mas, em alguns episódios de divagação mental, ambas as redes disparam simultaneamente, de acordo com um novo estudo conduzido por Kalina Christoff, da Universidade da Columbia Britânica. Por que as duas redes ficam ativas ainda é motivo de discussão. Uma escola teoriza que a rede executiva está trabalhando para controlar os pensamentos desgarrados e colocar a mente de volta na tarefa.

Outra escola de psicólogos, que inclui os pesquisadores de Santa Barbara, teoriza que as duas redes trabalham sobre pautas além da tarefa imediata. Essa teoria poderia ajudar a explicar por que, segundo alguns estudos, pessoas inclinadas a divagar também conseguem maiores pontuações em testes de criatividade, como o quebra-cabeça de associação de palavras mencionado anteriormente. Talvez, ao colocar as duas redes do cérebro para trabalhar simultaneamente, essas pessoas tenham maior probabilidade de perceber que a palavra que se relaciona com ocular, terra e aquecimento é globo: como em “globo ocular”, “globo”, e “aquecimento global”.

Para encorajar esse processo criativo, Schooler diz, pode ajudar se você sair para correr, caminhar, fizer tricô ou apenas se sentar rabiscando papel – isso porque tarefas relativamente simples parecem libertar sua mente para divagar de maneira produtiva. Mas você também quer ser capaz de se surpreender no momento “eureca”.

“Para a criatividade, você precisa que sua mente divague”, afirma Schooler, “mas você também precisa ser capaz de perceber que está divagando, e capturar a ideia quando ela aparece. Se Arquimedes encontrasse uma solução na banheira, mas não percebesse que havia tido a ideia, que bem isso lhe teria proporcionado?” Uol Saúde

Quando os sinais de envelhecimento chegam

O envelhecimento é um processo natural da pele e toda mulher um dia vai passar por isso. É importante saber que ele está dividido em dois grupos: o envelhecimento extrínseco, causado pela exposição excessiva ao sol, além dos impactos causados pelas intempéries do meio ambiente como vento, chuva, frio, e os intrínsecos, que independem de ações externas.

O primeiro pode ser prevenido com a tríade necessária à saúde da sua pele: limpeza, hidratação e proteção com filtro solar, diariamente. Já o último vai chegar mais dia ou menos dia, mas pode ser amenizado com os modernos e tecnológicos produtos que constantemente chegam às prateleiras das lojas de cosméticos.

A data certa para essa visita varia de acordo com a sua herança genética (grupo intrínseco), além de hábitos que você cultivou por toda a vida. Geralmente, a partir dos 25 anos já é recomendável o início da utilização de produtos anti-rugas e um cuidado redobrado com a limpeza da pele, como a retirada de maquiagem antes de dormir, por exemplo.

O filtro solar com FPS 30 no mínimo deve ser usado sempre, mesmo quando o tempo está nublado, pois a emissão de raios UVA (ultravioleta) independem do astro solar estar visível. Além disso, o produto também evita o contato com radicais livres, que reforçam as marcas de expressão e rugas.

Sobe
Os cremes noturnos ou a utilização de produtos durante a noite potencializam os efeitos da fórmula, pois nesse período as células da epiderme estão em plena atividade.

Desce
Quem fuma tem maior predisposição ao envelhecimento, pois a pele é bombardeada por substâncias nocivas, além dos radicais livres.

Cibele Tamietti, dermatologista.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Dia da Noiva. Descontraia, menina!

O grande dia finalmente chegou e mais do que nunca você tem a obrigação de estar, no mínimo, linda. Mas, além de linda, você tem que parecer relaxada, de bem com a vida. Para isso é que o Dia da Noiva foi inventado.

Quando o “dia D”, ou “Dia N”, chega, é normal ficar ansiosa. Para que o nervosismo não tire a emoção de um momento tão especial, é fundamental descontrair. Além de ser um dia de spa, com direito a tratamento completo de beleza, o Dia da Noiva também é uma forma de retiro, um momento para encontrar paz e tranqüilidade para curtir todos os detalhes do sonho do casamento.

Tradicionalmente, as mulheres passam o dia no salão de beleza. Chegam bem cedo e saem de lá direto para a igreja. Durante este tempo, recebem cuidados especiais no corpo, no rosto, nas mãos, nos pés e no cabelo.

Mas, é preciso organizar o que você vai levar para o salão. Além do vestido de noiva, você não pode esquecer os acessórios: forro do vestido, véu ou grinalda, buquê, meia, lingerie, perfume, brincos e colares, sandálias ou sapatos, bolsa para guardar a roupa que você vai usar na recepção, toalhas de banho etc.

Monte também um kit de beleza com escova dental, lenços demaquilantes e maquiagens para retoque durante a festa, assim as fotos e filmagens sairão impecáveis.

Quando já estiver no salão de beleza, prepare-se para um tratamento vip. Uma boa sugestão é começar o dia com uma massagem, depois uma sauna e banho de ofurô. Faça uma pausa para o almoço e depois retome seu ritual de beleza. Manicure, pedicure, maquiagem e cabelo. Depois desta maratona, você estará pronta para colocar seu lindo vestido de noiva.

Algumas dicas importantes:

Tratamentos estéticos que podem causar alteração de aparência, irritação ou alergia devem ser feitos com algum tempo de antecedência.

No caso da depilação com cera, o ideal é que seja feita uma semana antes, o mesmo para limpeza de pele e esfoliação.

Muito cuidado com os cabelos. Se quiser mudar o visual para o casamento. Faça isso algum tempo antes também. Corte os cabelos 15 dias antes do evento. Se for tingir, faça com uma semana de antecedência. Não recomendo fazer escova progressiva ou definitiva antes do casamento, já que nesses casos o cabelo demora a atingir o resultado esperado.

Para não correr o risco de ficar com os supercílios inchados, faça a sobrancelha dois dias antes.

Menos tradicional que o Dia da Noiva, o Dia do Noivo também tem adeptos. Afinal, o seu homem também merece curtir um momento só dele antes do casamento. Alguns estabelecimentos oferecem pacotes especiais, que incluem massagem, sauna, banho de ofurô, manicure, pedicure, barba e cabelo.

Ainda são poucos os salões que oferecem este tipo de serviço, mas é cada vez maior a procura por eles. Portanto, escolha um bom spa, desligue-se do mundo por alguns instantes e aproveite!

Márcia Possik é especializada em organização de casamentos e diretora da Marriage Assessoria

Com você me sinto Feliz !

Cada brincadeira assume uma função no desenvolvimento das crianças

Quem é que não se lembra com saudade das brincadeiras de ciranda, amarelinha, cabra-cega e de tantas outras travessuras que fazem da infância um momento mágico?

Para a criançada, as brincadeiras são atividades obrigatórias na rotina e ai de quem tentar impedi-las de viver as aventuras e emoções sentidas durante cada jogo. Mas não é só isso.

Quando brincam de passatempos que fazem parte do universo infantil, as crianças aprendem noções de espaço e tempo, aprendem a dividir com os outros coleguinhas, memorizam sequências e muito mais.

Por isso, as brincadeiras durante esta fase tão bonita da vida são mais do que bem-vindas e devem ser incentivadas por pais e familiares.

"Cada uma destas brincadeiras promove um aprendizado motor e cognitivo diferente. O ideal é que os pais acompanhem de perto a participação dos filhos nestas atividades e percebam se eles têm alguma dificuldade de executar algum movimento ou de captar a lógica do jogo", explica a psicóloga Cida Lessa.
ciranda

"Quando brinca, a criança aprende a treinar sua agilidade, força e equilíbrio, além de aguçar ainda mais seus reflexos. Mas cada idade exige um exercício específico, o que não exclui a prática de outros. O ideal é despertar estas aptidões até os sete anos de idade quando a criança começa a aprimorar os movimentos que aprendeu até então", explica o fisiologista da Unifesp Renato Romani.

A seguir, veja as vantagens de praticar cada atividade.
pique esconde

Ciranda
Além da noção de espaço e o equilíbrio, a ciranda revive as cantigas lúdicas que têm papel importante na formação da garotada na medida em que despertam a imaginação e ajudam na desenvoltura na hora de falar com outras pessoas.

"Na ciranda, as crianças cantam, dançam e interagem entre si estreitando laços, o que faz com que fiquem mais extrovertidas além do domínio do equilíbrio e da linguagem, já que fazem todas estas atividades simultaneamente", explica Cida Lessa.

Cabra-cega
Este é um exercício bastante complexo porque exige da criança equilíbrio, noção de espaço e estimula todos os sentidos. "Para compensar a ausência da visão, a criança aguça a audição, olfato e percepção, daí a eficiência cognitiva e motora da brincadeira", explica Renato Romani.

"Ao privar as crianças da visão, a cabra-cega desperta a imaginação para monstros e fadas que podem aparecer a qualquer momento sem que a criança possa ver, já que está com os olhos vendados. É uma viagem que proporciona adrenalina e medo, mas que faz com que a molecada sinta o prazer das descobertas e a possibilidade da incerteza", explica Cida.

Esconde-esconde
Velocidade, equilíbrio, competição, noção de espaço e resistência física. Estas são apenas algumas das aptidões desenvolvidas nesta brincadeira.

"A criança é estimulada a correr, disputar espaço e superar seus limites. É um excelente exercício de resistência física e integração ao grupo", afirma Cida. "Qual criança não gosta de competição? As atividades, quando competitivas por vontade da criança e não por imposição dos pais, se tornam prazerosas e ensinam as crianças a superarem as perdas", explica Romani.

"Se a atividade for condicionada pelos pais, ela sai do limite e perde o efeito. O corpo só responde positivamente a estímulos compatíveis com a resistência de cada um. Quando a criança é pressionada a trazer resultados ou a praticar uma atividade que não gosta, descarrega em seu corpo um estresse maior do que consegue suportar e a brincadeira perde a graça", continua.
bolinha de gude

Amarelinha
E quem não fica craque em equilíbrio pulando com um pé só? Brincar de amarelinha fortalece os músculos das pernas e confere noção de espaço, mas deve-se tomar cuidado para não forçar demais o movimento e jogar toda a carga em uma das pernas causando distensões ou fraturas:

"o corpo se adapta as novas funções, mas tem seu limite, por isso, nada de extrapolar na dose", diz Renato Romani.

Bolinha de gude
Basta uma jogada e lá vai a bolinha do adversário para o seu bolso causando uma sensação de vitória e superioridade tão gostosa que não dá nem para explicar.

Além da competitividade, o jogo ensina a respeitar a vez do amigo e a lidar com a derrota sem reações agressivas. "Na hora do jogo, as bolinhas coloridas de vidro valem fortunas e cada tacada certeira no alvo gera uma explosão de alegria e adrenalina que torna a criança ainda mais competitiva, sem tirar da brincadeira a essência lúdica que faz dela uma diversão e não uma batalha", explica Cida Lessa.
Saiba Mais

* Criança precisa se movimentar mais
* Pilates para crianças
* Crianças que acordam que mau humor

Vídeo-game
O jogo desenvolve o raciocínio lógico e a habilidade motora das mãos, porém, se não houver moderação, pode comprometer as habilidades sociais como integração em grupo e exposição ao público, assim como ocorre com o computador.

"A criança fica com raciocínio mais rápido e com as mãos mais ágeis, mas é preciso um meio termo para não fazer dele uma muleta e deixar as brincadeiras de rua e o exercício físico de lado", explica a psicóloga.
Minha Vida

Os Benefícios do ômega 3

O ômega 3 tem sido muito estudado nas últimas décadas, sendo comprovados os seus efeitos na redução da pressão arterial, colesterol e aumento de HDL (Colesterol bom). Podemos considerá-lo um auxiliar aos medicamentos, alimentação saudável e prática de atividade física. Além disso, há trabalhos demonstrando redução de câncer de próstata e mama, risco de Alzheimer, melhora do diabetes tipo 2, melhora dos sintomas de depressão, potencialização da performance de atletas, entre outros.

Em gestantes demonstra-se redução de depressão pós-parto (que acomete 30% das mulheres) e melhora da pré – eclampsia (hipertensão da gravidez) que pode levar ao parto prematuro com riscos para o bebê.

Uma das pesquisas mais interessantes mediu a concentração de ácido docosahexaenóico (DHA), que é um ácido ômega 3 relacionado com o desenvolvimento de neurônios e da retina, no cordão umbilical de recém-nascidos.

A concentração de DHA no cordão é um bom indicador do grau de exposição ao ômega 3 dentro do útero no último trimestre da gravidez, período fundamental para o desenvolvimento neuronal. A concentração de DHA esteve associada ao melhor desenvolvimento cognitivo e motor destas crianças testadas dos 6-11 meses.

E quais as fontes de ômega 3? Peixes como atum, anchova, salmão e sardinha, óleo de canola, azeite de oliva, semente, o óleo de linhaça e as nozes.

Os peixes devem ser consumidos pelo menos de uma a três vezes por semana, de preferência assados ou grelhados, evitando os fritos e os alimentos ricos em ômega 3 de origem vegetal como a semente de linhaça podem ser consumidos diariamente. Ainda há a possibilidade de usar suplementos em cápsulas, mas para isto, converse com seu médico.

Clube da Calcinha

Arroz: saúde e energia

Mais disposição, controle do colesterol, prevenção de doenças cardiovasculares e combate à diabete são apenas alguns dos benefícios que o grão proporciona.

O grão tem presença marcante no prato do brasileiro desde os tempos coloniais. Herança da Ásia Central e conhecido pelo paladar dos cinco continentes, chegou ao Brasil por meio dos portugueses no século 16 e, a partir daí, virou marca registrada do nosso cardápio. Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) indicam que, atualmente, consumimos uma média de 74 a 76 quilos de arroz por ano.

Excelente fonte de carboidratos complexos, vitaminas e minerais, o alimento possui uma série de benefícios que podem ser mais acentuados de acordo com cada tipo do grão. Aliás, já fica a dica: o arroz polido, aquele que comemos no dia a dia, é o que possui menor quantidade de nutrientes, sendo mais vantajoso dar preferência a outras opções, como o integral. Vamos aos benefícios?

Mais potência ao organismo
Essa é a principal contribuição do arroz tradicional. "Noventa por cento dele é amido", afirma a nutricionista Julie Calixto Lobo, doutoranda em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Esse tipo de carboidrato confere ao organismo a força que ele precisa para funcionar regularmente. Como resultado, temos mais disposição para realizar as tarefas do cotidiano. "O arroz representa, segundo a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), 27% da necessidade de energia diária e 20% das necessidades de proteínas", conta a nutricionista Maria Gorete Aiello, da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em São Paulo.

Aminoácidos essenciais
Falando em proteínas, elas estão mais presentes nos tipos integral, preto e parboilizado, que não passaram pelo processo de polimento igual ao tradicional. Os aminoácidos do arroz (estruturas da proteína) podem ser considerados melhores que os encontrados no trigo ou no milho. "Eles contribuem para a regeneração dos tecidos e para a produção de hormônios, entre outros fatores", destaca a nutricionista Ruth Yamada, do Centro Universitário São Camilo, na capital paulista. Outro bom exemplo é o aminoácido metionina, que contribui para o bom funcionamento das células nervosas e da memória.

Arroz integral: contra diabete
Como todo alimento integral, o consumo de arroz não refinado ajuda a diminuir a incidência de doenças crônicas e a controlar o nível glicêmico, por conta da grande quantidade de fibras. "A absorção de glicose pode ser retardada pela alta ingestão de fibras", conta a nutricionista Ruth Yamada. O consumo delas também está relacionado à redução na pressão arterial e ao equilíbrio de colesterol total, fatores que contribuem para prevenir doenças cardiovasculares e desenvolvimento de câncer.

Todos esses benefícios são pelo fato de as fibras regularem o trânsito intestinal, impedindo que substâncias tóxicas sejam armazenadas no organismo. Há, ainda, um estudo feito pela Universidade de Temple, nos Estados Unidos, indicando que a camada rica em fibras que envolve o arroz integral pode inibir a angiotensina II, uma proteína relacionada ao desenvolvimento de pressão alta e do enrijecimento das artérias (aterosclerose). Além dessas vantagens, o arroz integral também é isento de glúten, sendo muito bem-vindo por celíacos.

Coquetel de vitaminas e minerais
Prepare-se para a enxurrada de nutrientes. O arroz pode apresentar em sua composição diversas vitaminas: A (boa para a visão), B1 (atua nos músculos), B2 (contribui para o transporte de oxigênio no organismo), B6 (atua no metabolismo de aminoácidos), B12 (ajuda na formação dos glóbulos sanguíneos), C e E (poderosas antioxidantes) e K (participa na coagulação sanguínea). E tem mais: Ruth Yamada ainda enfatiza a niacina (B3), presente principalmente no grão integral. "Ela tem a função de evitar a insônia e ajudar na perda de peso", explica.

Quanto aos minerais, eles se apresentam em maior concentração nas camadas externas do grão. Por isso, quanto menos polido o arroz for, maior a quantidade desses componentes. O preto, o parboilizado e o integral são os que possuem mais potássio, mineral que previne intestino preso, fraqueza muscular e também ajuda na manutenção dos batimentos cardíacos.

Além disso, o alimento é fonte considerável de fósforo, magnésio, cálcio e zinco. E aí vem a relação com o silício, rico na casca do grão. "É um mineral que participa na formação dos ossos e na prevenção da osteoporose, justamente por facilitar a fixação do cálcio, do fósforo e do magnésio", esclarece Julie Calixto.

Arroz vermelho: controle do colesterol
O óleo do farelo de arroz já tem o benefício de aumentar o HDL, o bom colesterol, no organismo. O que estudos também têm apontado é outra versão do alimento que é autoridade nesse assunto: o fermento de arroz vermelho.

Segundo Maria Gorete, o uso dessa levedura vem da China, há mais de mil anos, sendo utilizada para fins terapêuticos. "Desde a década de 1970 têm aumentado as evidências de sua ação na redução dos níveis de colesterol, podendo ser uma saída para as pessoas que precisam controlar essas taxas, mas que não toleram os efeitos colaterais das estatinas, drogas utilizadas para o tratamento", esclarece a professora da FMU.

Uma das pesquisas que comprovam tal efeito foi realizada por uma equipe do Chestnut Hill Hospital, nos Estados Unidos. Os pacientes que receberam um composto de levedura vermelha apresentaram uma redução maior nos níveis do colesterol LDL, o mau colesterol, em relação àqueles que foram tratados à base de placebo. A explicação é que a composição natural desse fermento possui monacolina K, um composto também conhecido como lovastatina, que é redutor de colesterol.

Arroz preto: antioxidante
Ele é poderoso. Ainda novo no Brasil, apresenta todos os benefícios que os demais tipos de arroz e até em proporções maiores, o que o torna um alimento funcional, como explica a nutricionista Sônia Maria Ferreira Silva, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas): "Em comparação ao arroz polido e integral, análises têm demonstrado que o arroz preto possui maior teor de proteínas e fibras e menor valor calórico, além de apresentar dez vezes mais compostos fenólicos [uma classe de antioxidantes]".

Eles combatem os radicais livres e auxiliam na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, o que inclui problemas cardiovasculares, envelhecimento, diabete e câncer. A substância chamada antocianina é a mais abundante, sendo responsável por conferir a coloração escura do grão.

Outra vantagem do arroz preto é a maior concentração de ferro, composto que tem a função de transportar e armazenar oxigênio, além de promover outras atividades essenciais ao organismo. A nutricionista Ruth Yamada ressalta, porém, que é preciso consumir alimentos mais ricos em vitamina C: "Meio copo de suco de laranja ou limão já é suficiente, porque melhora a absorção do ferro pelo organismo", explica.

Prevenção do câncer oral
Já que o assunto é arroz, não podia ficar de lado o seu velho parceiro: o feijão. A dupla promete saúde, pois se complementa em nutrientes. Uma das vantagens de inseri-los na dieta foi apontada por um estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), que constatou que a combinação pode reduzir a chance de adquirir câncer de boca. Os pesquisadores acreditam que o motivo seja a baixa quantidade de gordura saturada e de LDL.

Outro estudo também indicou o dueto como capaz de prevenir cáries. De acordo com os autores, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp, consumir arroz e feijão proporciona uma dose diária de flúor capaz de contribuir no combate à proliferação de bactérias na boca. Além disso, a vitamina B e o ferro, encontrados em ambos, ajudam na saúde da gengiva. "As fibras também contribuem, aumentando o fluxo de saliva que, por sua vez, aumenta a produção de defesas minerais que combatem a cárie", completa Ruth Yamada.

Revista Vida Natural & Equilíbrio/Letícia Gonçalves.

Não deixe que um torcicolo faça você perder a cabeça. Aprenda como se prevenir das dores no cangote.

Confesse: você anda maltratando seu pescoço. Senta errado na cadeira, fica curvado em frente ao computador, dorme com um travesseiro muito alto, força-o demais quando faz exercícios abdominais na academia. Se até uma girafa, ao beber água, abre as pernas para baixar seus quase 3 metros de cangote e não entortá-lo, você também deveria se preocupar em proteger o seu. Afinal, tem as mesmas sete vértebras cervicais que o do bicho, mas certamente um QI maior do que o dele.

Segundo estimativas dos especialistas da Escola Médica de Harvard (EUA), sete em cada dez pessoas vão ter em algum momento da vida um distúrbio nessa região, desde incômodos passageiros até dores crônicas insuportáveis. "São problemas geralmente causados por erros de postura, excesso de tensão muscular ou estresse e, de forma indireta, por exercícios inadequados ou acidentes (como fraturas, hérnia de disco, entre outros)", diz a fisioterapeuta postural Cinthia Ito, do Instituto Vita, em São Paulo.

A verdade é que seu pescoço, um sofisticado complexo que envolve músculos, articulações, ligamentos, nervos e ossos, é extremamente sensível e precisa de cuidados - não estamos falando de esconder uma possível marca delatora do chupão - para preservar sua flexibilidade. Lembre-se de que ela garante que você possa entortar a cabeça de maneira estratégica para espiar o decote da gata sentada na mesa ao lado no bar. Já imaginou ter um torcicolo nesse exato momento?

A porção cervical é mais flexível do que o resto da coluna para permitir os movimentos da cabeça. "Mas abusamos dessa maleabilidade", diz o médico João Augusto Figueiró, do Centro de Dor do Hospital das Clínicas de São Paulo.

O incômodo campeão de ocorrências é o torcicolo. "Ele costuma acontecer de repente e geralmente está associado a traumas banais ou movimentos abruptos da cabeça", conta Marcelo Poderoso, ortopedista do Instituto Vita. A articulação trava, provocando contração súbita e involuntária do músculo. O pescoço então fica duro. O travamento dolorido tem uma função protetora: evita que a lesão na articulação se transforme em algo mais grave.

No dia-a-dia, muita gente deixa o problema para lá, mas, segundo os especialistas, o ideal seria usar um colar cervical (aquela estrutura horrível que imobiliza seu pescoço, fazendo você parecer um andróide) e tomar analgésicos e relaxantes musculares. Nada de fazer automassagem ou estalar o pescoço para destravar. "O sistema nervoso é como a fiação elétrica de uma casa. Se você mexer nos fios - que no corpo são as raízes nervosas que saem da medula - de maneira inadequada, pode provocar um curto-circuito. Ou seja, manipular essa região incorretamente pode irradiar a dor para outra área do corpo", explica a fisioterapeuta Cinthia Ito. "O que pode aliviar o desconforto é a aplicação de compressa de bolsa de água quente no local", ensina o ortopedista Eduardo Barros Puertas, chefe do Grupo de Coluna do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Evite estes erros
Aprenda a não colocar seu pescoço em risco no dia-a-dia.

Na cama
Evite dormir de bruços com o pescoço torto para o lado. Prefira a posição de barriga para cima, usando apenas um travesseiro para apoiar a cabeça na curvatura natural da cervical, ou de lado, colocando um travesseiro entre as pernas para não forçar a coluna. Nada de ler deitado com a cabeça apoiada na cabeceira da cama ou em vários travesseiros. Sente-se com as pernas e a coluna retas, apoiando o livro numa almofada no colo.

No computador
Respeite as curvas fisiológicas da coluna. Sente-se reto na cadeira sem dobrar o pescoço (curvado para baixo, a pressão nos músculos da nuca chega a aumentar 50%). Mantenha o topo da tela do monitor alinhado ao nível de seus olhos. E se você trabalha o dia inteiro em frente à máquina, lembre-se de fazer de vez em quando movimentos de rotação com a cabeça para aliviar a tensão no pescoço.

Ao telefone
Não prenda o fone entre a cabeça e o ombro. Se você usa o aparelho com muita freqüência ou tiver de ficar com as mãos livres durante conversas de longa duração, opte por um headset (aquele fone de ouvido com microfone acoplado) ou o viva-voz. Ficar com o pescoço torto é meio caminho andado para um torcicolo.

Ao volante
Mantenha o encosto de cabeça do banco de forma que a curvatura acolchoada se encaixe na curvatura da sua cervical. O efeito chicote, que ocorre quando a cabeça é projetada para a frente durante uma colisão e retorna violentamente para trás, é a principal causa de lesões graves na coluna cervical nos acidentes de trânsito.

Com a mochila nas costas
Não carregue peso demais na mochila, o que obriga você a ficar com o pescoço tenso e curvado para baixo. Preste atenção na postura ao andar - é necessário manter a cervical reta, não deixe a mochila causar um desequilíbrio. Evite também carregar uma bolsa muito pesada em um dos lados do corpo. Você força os músculos dos ombros e do pescoço, que trabalham em conjunto.

Mens Health/Rodrigo Gerhardt e Yara Achôa.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Mensagem de Otimismo

Aproveite cada momento da sua vida ao máximo, passe o maior tempo possível com as pessoas que realmente importam na sua vida (família, amigos, sim os verdadeiros amigos) e torne estes momentos inesquecíveis.
Pode ser a última vez que vocês estejam juntos...
Vivendo e aprendendo...
A cada dia que se passa na minha vida se fortalece a idéia de que devemos aproveitar cada minuto como se fosse o último, porque ele realmente pode ser.
Não devemos dar muita importância ao que os outros vão pensar ou falar...o que importa é sermos realmente felizes, não importando o quanto você possa parecer bobo ou errado, frente aos olhos de quem nunca vai saber o que realmente se passa em sua mente ou no seu coração...
Aproveite! Deus fez esse mundo maravilhoso e nos deu de presente!
Problemas... esses, todos temos, pode ter certeza!
A diferença é saber que,um dia todos eles, mais cedo ou mais tarde, vão se resolver, e, provavelmente, surgirão outros.
Não podemos ficar esperando a ausência de problemas para sermos felizes!
A felicidade está aí, de graça e pra quem quiser tê-la, o que precisamos é saber enxergá-la em cada pequeno presente que recebemos o tempo todo em nossas vidas!
"A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego de tanto rir...
Não é medida pelos dissabores, mas sim pelas boas surpresas, pelos momentos de êxtase, de felicidades, ... de loucuras, ..e, principalmente pela certeza da coragem que temos de correr atrás dos nossos sonhos, dos nossos objetivos."

domingo, 11 de julho de 2010

14 Dicas para quem odeia as segundas-feiras

Você acha que segunda feira é o pior dia da semana? Vai levar uma bronca do chefe? Está com ressaca do fim de semana? Comeu demais e quebrou a sua promessa de ano novo?
Com as dicas abaixo, preparadas por psicólogos, a segunda-feira pode ser um dia tão bom quanto os outros, se não melhor. Confira:

1. COMA CHOCOLATE NO CAFÉ DA MANHÃ
Tem maneira melhor de começar o dia? Já que você mandou sua dieta para o espaço no fim de semana mesmo, uma refeição a mais não será o problema. O chocolate aumenta os níveis de serotonina no seu organismo, o que causa uma sensação maior de alegria e conforto. E para aqueles que ainda estão pensando no peso, um estudo feito na Venezuela provou que mulheres que comiam um café da manhã de 600 calorias (que incluía um pedaço de chocolate) perderam mais peso do que aquelas que estavam em uma dieta de baixos carboidratos. Então, o que você prefere? Nutella ou granola?

2. CURTA SEU JARDIM
Depois do café da manhã faça um breve passeio pelo seu jardim ou então passe na floricultura e compre uma flor para sua sala. Quando você voltar do trabalho, a flor irá alegrar o ambiente na sua casa.

3. AUMENTE SUA ATENÇÃO USANDO O SOL
Se você ficar exposto à luz solar quinze minutos antes de entrar no seu escritório você ficará mais alerta no trabalho e mais bem disposto.

4. CANCELE UMA REUNIÃO
Essa vai para os chefes. De acordo com pesquisas, a vantagem de se cancelar uma reunião no pior dia da semana vale para os dois lados. Você ganha um tempo que achou que não tinha e as pessoas que precisam se preparar para a reunião ganham um tempo extra.

5. FORCE UM SORRISO COM UM LÁPIS
Uma dica meio bizarra, mas que foi provada cientificamente. Se você coloca um lápis entre os dentes e o morde, separando uma mandíbula da outra e simulando um sorriso, você tende a ficar mais feliz. Uma pesquisa mostrou que pessoas que usaram a técnica antes de assistir uma comédia disseram achar mais graça do filme do que pessoas que não morderam o lápis. Ou talvez seja apenas o ridículo da situação. De qualquer forma, funciona.

6. AGENDE UM FERIADO
De acordo com especialistas, gastar dinheiro agendando uma viagem à praia traz mais felicidade do que comprar aquele Juicer que você tanto queria. Então invista em seus feriados.

7. IMAGINE O FIM
Com certeza a dica mais mórbida, mas de acordo com cientistas, imaginar a própria morte é uma maneira de ver as coisas de forma mais clara. Afinal, você ainda tem tempo para resolver problemas antes de partir – ou esperamos que tenha.

8. COMA FRUTAS
Algumas frutas, como a acerola, que é cheia de vitamina C, podem melhorar seu humor. Cerejas também podem diminuir seu cansaço – especialistas aconselham que, para aliviar sua fatiga mental, você deve consumir de 10 a 20 cerejas todos os dias.

9. TOME UM CHAZINHO
Algumas ervas, principalmente as dos chás ingleses, podem aumentar sua coragem e expulsar a tristeza de seu organismo. Na época medieval, o chá era um dos remédios mais usados para melhorar o humor. Uma dica é adoçar o chá com mel – o “efeito alegria” aumenta.

10 COMA COMIDA APIMENTADA
A capsaicina, a substância que dá às pimentas o “apimentado”, aumenta o nível de endorfina do corpo e te deixa mais relaxado. Outra razão para investir na pimenta: um estudo japonês mostrou que pessoas que ingeriam pimenta vermelha nas refeições comiam em menor quantidade.

11. VÁ JANTAR COM AMIGOS GORDINHOS
Se você já desistiu de sua promessa de comer só coisas saudáveis, vá jantar com amigos gordinhos. De acordo com especialistas, jantar com amigos peso-pesado faz com que você se policie e coma menos.

12. MUDE SUA TRILHA SONORA
Troque as músicas do seu MP3 Player por músicas mais animadas e novas quando for malhar. Se você ouve sempre as mesmas músicas, pode ficar mais irritado ou então desanimado.

13. TENHA UMA ATITUDE POSITIVA
Você sabia que animar outra pessoa faz com que você se anime também? Então tente fazer isso com mais freqüência, especialmente nas segundas-feiras.

14. VÁ DORMIR UMA HORA MAIS CEDO
Se mesmo com as dicas anteriores você não teve um dia bom, vá para a cama. Uma boa noite de sono pode fazer milagres.

Nuxa/Vila Muler

Abacaxi com calda de maracujá

Ingredientes

· 1/2 xícara (chá) de polpa de maracujá com sementes
· 1/2 xícara (chá) de água
· 1/2 xícara (chá) de açúcar
· 6 fatias de abacaxi sem casca
· 6 bolas de sorvete de creme
Modo de Preparo

Numa panela pequena, coloque a polpa de maracujá, a água e o açúcar e leve ao fogo. Mexa até dissolver bem. Cozinhe até obter uma calda ligeiramente grossa, na consistência de mel. Retire do fogo e reserve.

Corte cada fatia de abacaxi em triângulos, retirando a parte central, mais dura. Cubra os pedaços com a calda de maracujá e deixe na geladeira. Na hora de servir, distribua a fruta nos pratos com uma bola de sorvete no centro.

Dica: descasque só a parte do abacaxi que será usada. Guarde o resto na geladeira envolto em filme plástico.

Site ANAMARIA

Confira dez dicas de como evitar bloqueios criativos no trabalho

Todos nós podemos experimentar um bloqueio criativo de vez em quando. O único problema é que ele geralmente nos acomete nos momentos em que mais precisamos de criatividade. Entretanto, depois que ele acontece, o único jeito é dar um tempo e permitir que a mente volte a funcionar naturalmente, já que não há nada mais infrutífero do que ficar insistindo até entrar em parafuso. Por isso, resolvi trazer aqui dicas para evitar estes bloqueios e minimizar os problemas gerados por eles.

1. Mantenha um caderno de anotações

Quando estamos "fluindo em ideias", por assim dizer, ficamos tão produtivos, que no fim usamos uma quantidade muito pequena delas e o resto se perde em nossa memória. Por isso, se na medida em que for tendo ideias, você for anotando-as, com certeza nos momentos de crise poderá simplesmente resgatá-las e utilizá-las.

2. Inspirar-se com bons livros, bons sites, bons filmes, boas peças de teatro e bons programas de TV

Se preenchermos nossas vidas e mentes com boas referências, fica mais simples manter a criatividade em alta.

3. Fazer uma caminhada

Exercitar-se também traz enormes benefícios. Acalma o corpo e a mente, lhe devolve a conexão com a Natureza. Além disso, ajuda você a colocar as ideias em ordem e a melhorar sua capacidade de observação.

4. Buscar por alternativas

Não se contente em fazer as coisas sempre do mesmo jeito. Busque pela inovação, pela diversidade. Tente novas formas, experimente, sugira. Fazer as coisas de maneira automática pode acabar nos embrutecendo.

5. Não duvidar de si mesmo

Não existe nada mais destruidor para a criatividade do que a insegurança. Como ser verdadeiramente criativo, se duvidamos o tempo toda da nossa própria capacidade? Fique firme e aumente sua confiança pessoal. A tendência será ousar mais e, consequentemente, ser ainda mais capaz de criar.

6. Relaxar de vez em quando

Não dá para bancar o super-homem ou a super-mulher. É preciso buscar sempre pelo equilíbrio e serenidade. Portanto, sempre que tiver oportunidade, tire uns dias de folga, viaje, curta a família, passeie com amigos, durma até mais tarde. Evite viver exclusivamente em função do trabalho.

7. Trabalhar em lugares inusitados

Muitas vezes fazer as coisas no mesmo ambiente nos torna mais apáticos. Por isso, por que não trabalhar num parque ou numa cafeteria de vez em quando? Ou na praia? Ou num sofá? Experimente!

8. Sair com amigos

Nossos amigos são sempre fontes de novidades, pois visualizam o mundo com outros olhos. Imagine a quantidade de histórias, referências, pontos de vista que eles não podem trazer para o seu dia-a-dia? Além disso, com um bom networking, você sempre poderá contar com alguém num momento de desespero.

9. Ouvir música

Quem não gosta de música? Recolha seus artistas preferidos e os escute toda vez que precisar relaxar.

10. Assistir palestras

Não pense que já sabe de tudo. Existe ainda muita coisa a aprender, vindo dos mais diferentes tipos de pessoas. Assistir palestras pode proporcionar aprendizados rápidos e lhe estimular a buscar mais informações sobre assuntos até então desconhecidos para você. Além disso, a vivência e experiência de outras pessoas é sempre motivadora.

Vanessa Mazza
Taróloga, acredita que não existe nada mais rico do que a alma humana.

Prevenir-se de problemas intestinais ajuda a afastar o risco de obesidade

Sabe aquela sensação de fazer dietas e praticar exercícios físicos, mas mesmo assim não conseguir emagrecer? A razão pode estar na existência de bactérias nocivas no seu intestino. Elas modificam o apetite e alteram o metabolismo, favorecendo o ganho de peso e o surgimento de diabetes.

Essa é a conclusão de um estudo publicado na revista “Science” e um conceito que vem sendo cada vez mais levado em conta pelos nutricionistas funcionais no tratamento de pacientes.

De acordo com a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Nutrição Funcional dos EUA, estudos mostram que as bactérias presentes no intestino de obesos são diferentes daquelas encontradas no trato digestório de pessoas magras.

“Essa concentração de bactérias ruins faz crescer o apetite e torna o intestino mais permeável, aumentando sua capacidade de extrair energia dos alimentos consumidos. Além disso, elas favorecem o depósito de gordura nas células adiposas e no fígado”, afirma a especialista. Ela acrescenta, ainda, que outro problema resultante é o aumento da resistência à insulina, que pode levar ao diabetes.

A principal forma de transmissão de bactérias é da mãe para o bebê no momento do parto e durante o aleitamento materno, razão pela qual as gestantes devem tomar especial cuidado para manter sua flora bacteriana equilibrada.

“No entanto, estudos comprovaram que dietas ricas em gorduras e carboidratos resultam na diminuição da contagem de bactérias boas e aumento do grupo de bactérias considerado ruim, causando as alterações metabólicas”, afirma a Patricia. Por isso, de nada adianta tentar equilibrar a flora bacteriana quando se adota uma dieta pobre em nutrientes e rica em gorduras e carboidratos.

O desequilíbrio entre as bactérias boas e ruins pode ser identificado por meio de um exame de fezes específico, já disponível no Brasil. O processo é simples: o paciente envia uma amostra para o laboratório que possui o kit de teste e, então, consegue saber a predominância de bactérias em seu organismo. “A partir daí, o nutricionista funcional pode direcionar o tratamento para equilibrar a flora bacteriana do paciente, com a indicação de probióticos (bactérias boas), suplementos e dieta adequada”, conclui a profissional.

Monique dos Anjos/Abril.com

Benefícios da Banana

A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e A, promove energia e possui muitos benefícios ao nosso organismo. Possui também grande quantidade de vitaminas B1, B2, B6 e B12, além de magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico.

Contém 3 tipos de açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose. Esses açúcares combinados com a fibra da banana promove grande energia ao corpo.

Mas energia não é o único benefício que a banana nos traz, ela ajuda-nos a prevenir um substancial número de doenças:

Benefícios da Banana

* A banana contém uma substância chamada serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor, portanto pode ajudar pessoas que sofrem de depressão.
* Por conter ferro estimula a produção de hemoglobinas e ajuda em caso de anemia.
* Rica em potássio e pobre em sal, perfeita para baixar a pressão arterial.
* Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o uso de laxantes.
* A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.
* Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.
* Rica em vitamina B acalma o sistema nervoso.
* Ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigênio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos estressados o nosso metabolismo altera-se reduzindo os níveis de potássio. Podemos ajustá-los com a ajuda deste fruto, rico em potássio.
* A banana também diminui as câimbras, contendo bastante vitamina B6 e B12, indicada para quem parou de fumar, pois tira os efeitos da falta de nicotina.

O indicado é não exagerar no consumo dessa fruta, pois pode trazer malefícios. Especialistas indicam o consumo de no máximo duas bananas por dia.

Acrescente a banana em sua alimentação que certamente irá melhorar sua qualidade de vida.

Beleza e Saúde

Mensagem de Otimismo


















É no tempo de Deus...

“Nas lutas diárias da vida,
   lembre-se de que tudo tem um
   tempo próprio para realizar-se
    A árvore mais alta do mundo
       um dia foi semente.
    O mar gigantesco é formado
       por pequenos rios,
     que despejam suas águas
     em um encontro marcado.
    A hora do relógio é formada
   por segundos que se juntam
      para formar o minuto.
     A casa mais bela e rica,
    um dia foi apenas projeto.
 Assim, tudo segue um cronograma.
 E na lei divina nada segue aos pulos,
 ou com privilégios, tudo é justiça pura.