sábado, 25 de junho de 2011

Ataque às manchas!

Sol é muito bom, mas também é o grande responsável pela maioria das manchas que surgem na cútis. "Elas são resultado do acúmulo de melanina, o pigmento que se forma estimulado pelos raios ultravioleta", afirma a dermatologista Ligia Kogos (SP). A médica explica que o termo "mancha" engloba toda variação de cor na pele. É o caso, por exemplo, dos melasmas, que podem ser de dois tipos: aquelas sardas escuras ou claras espalhadas na face e provocadas pelo sol ou marcas maiores causadas pela associação de radiação solar e pílula anticoncepcional.

"Existe ainda o cloasma gravídico, mancha que pode surgir durante a gravidez nas bochechas, na fronte e no buço", informa a dermatologista Denise Steiner (SP). Há também as melanoses actínicas, que surgem em decorrência do envelhecimento em quem tomou sol em excesso. "As manchas não surgem pelo envelhecimento cronológico. Áreas da pele que nunca foram expostas à luz solar não apresentam manchas mesmo em pacientes de idade mais avançada", destaca a dermatologista Flávia Martelli (SP).

"Acne, picadas de inseto, queimadura solar e arranhões também deixam manchas na pele. Isso ocorre porque o organismo deposita melanina nos locais onde houve uma inflamação", completa o médico dermatologista José Carlos Greco (SP). A boa notícia é que, graças aos avanços da medicina estética, existem vários tratamentos para deixar a tez clara e com a cor uniforme novamente. Confira!

Sardas e manchas de gravidez (melasma e cloasma gravídico)

Em casa
Alerta: o primeiro passo para começar a tratar qualquer tipo de mancha é usar filtro solar diariamente. Para facilitar, ele pode estar na formulação do hidratante que se aplica de manhã. Na cidade, o fator de proteção solar pode ser de, no mínimo, 15 (o ideal é usar o 30). Já na praia, piscina ou durante a prática esportiva ao ar livre, prefira filtros à prova d'água com FPS de 45 a 60.

Cremes manipulados
Hidroquinona + Ácido Retinoico ou Arbutin + Ácido Glicólico: fórmulas manipuladas com estes componentes são a primeira escolha para o tratamento de manchas. A concentração dependerá do tipo de pele, profundidade da mancha e fatores individuais. O recomendado é aplicar de três a quatro vezes por semana, em casa, exclusivamente à noite. Causam descamação e deixam a pele levemente rosada.
Vitamina C: cremes e séruns que contenham na sua formulação esse poderoso antirradical livre conferem resistência à pele contra o dano solar. A vitamina C clareia e refina, revertendo parte do desgaste. Podem ser aplicados a qualquer hora, isoladamente ou com hidratantes e nutritivos. Formulações com ácidos azelaico, kójico, resorcinol e tretinoina: além de clarear, eles servem para preparar a pele para outros procedimentos.

Na clínica
Peeling de Ácido Retinoico: em uma sessão, o rosto descama por uma semana, mas esse efeito pode ser disfarçado com cremes hidratantes. Peeling de Ácido Resorcina: indicado para manchas pós-acne e sardas, deixa o rosto acastanhado e áspero por uma semana. descamação é bem visível por um período de oito a dez dias. Muito seguro, pode ser realizado em todos os tipos de pele. Indica-se de uma a duas sessões.
Peeling de ATA (ácido tricloroacético): uma sessão elimina sardas, manchas e marcas pós-acne. Deixa na pele uma crosta castanha e áspera por cerca de 15 dias; depois, pele rosada por mais duas semanas. Há necessidade de intensa proteção e restrição solar por dois meses. Ideal para loiras, ruivas e mulheres de pele bem clara.
Peeling de Ácido Glicólico ou Azelaico: promove a esfoliação da pele e a remoção da melanina, eliminando as manchas. Pode ser realizado a cada 15 dias, após preparo e tratamento com clareadores locais. Em geral são feitas de 4 a 6 sessões.
Microcauterização salpicada: é usado um aparelho com ponta muito fina e precisa que emite carga elétrica gerando energia térmica. O médico cauteriza salpicadamente toda a superfície da mancha. São necessárias de 2 a 3 sessões a cada 30 dias. Formam-se crostas que caem após oito dias.
Neve carbônica: ideal para loiras e ruivas e pessoas de peles bem claras, o procedimento é praticamente indolor e de baixo custo. A ponta congelada de um aparelho que contém nitrogênio líquido é aplicada sobre as lesões, que são destruídas pelo frio intenso. São necessárias aproximadamente três sessões. Deixa igualmente crostas por um período que varia de oito a 15 dias.
Laser para manchas ou lasers fracionados não ablativos: o alvo desses tipos de laser é a melanina, que, ao ser destruída, promove clareamento da pele. É possível usar creme anestésico no local antes das aplicações. Em geral são recomendadas de quatro a seis sessões com intervalo de 20 a 30 dias.
Luz Intensa Pulsada: o aparelho de luz intensa pulsada (não é laser) emite um amplo espectro de luz, que gera calor na pele e atinge a melanina, pigmento marrom das manchas de sol. A melanina aquece e explode e a mancha é destruída. aplicação é praticamente indolor e a paciente pode retornar às suas atividades normais logo após a sessão.

Atenção: deve-se evitar exposição solar após as sessões, de três semanas a um mês, seja para os peelings a laser, com luz intensa pulsada ou os tradicionais.

Isabel Taranto

sexta-feira, 24 de junho de 2011

A difícil tarefa dos diabéticos em se alimentar corretamente

Já não é fácil comer corretamente quando não se tem doenças envolvidas. Além das dúvidas sobre o que o é certo ou errado, é muito difícil abrir mão daqueles alimentos que sabidamente não são saudáveis, mas que são muito saborosos. Pior ainda é conseguir consumir essas delícias em pequena quantidade. Essas situações difíceis se tornam muito mais evidentes em pessoas diabéticas, pois as dúvidas são maiores e as restrições mais complexas.

O diabetes é a doença onde a dieta tem um papel primordial no tratamento. Nenhum esquema de medicamentos funciona bem sem uma dieta adequada. Muitas vezes, nós até conseguimos normalizar as taxas do açúcar de pacientes sem uma dieta ideal, mas sempre será às custas de doses muito maiores da medicação.

O entrave dos carboidratos

A maioria das pessoas com diabetes sabe que os carboidratos não são bem vindos em suas dietas, mas eles não têm idéia de quais alimentos são ricos em carboidratos. De maneira geral eles reconhecem como proibidos os pães, arroz e açúcar.

Em primeiro lugar, os carboidratos não são proibidos e, pelo contrário, devem fazer parte de todas as refeições do dia. Isso é importante, pois é praticamente impossível fazer uma refeição saudável sem eles. Assim, esses nutrientes estão presentes, no leite, cereais matinais, bolachas, frutas, geléias, arroz, batata, milho, mandioca, farinhas, legumes, macarrão, feijão e até nas sobremesas diet.

É importante entender que os carboidratos são diferentes entre si. Alguns deles elevam rapidamente a glicemia e são chamados de "simples". O representante maior desse grupo é o açúcar e é bom que se esclareça que ele não está apenas no açucareiro, mas no mel e nas frutas em geral. Assim um suco de laranja sem adição de açúcar pode elevar a glicemia da mesma forma que um doce.

Há ainda outro grupo de carboidratos, denominados "complexos", que diferem do primeiro grupo pelo fato de causarem uma elevação da glicemia mais lenta. Esses nutrientes, em quantidades moderadas, permitem que as correções glicêmicas possam ser realizadas pelo organismo ou pelos medicamentos utilizados. Além disso, suas versões integrais facilitam ainda mais esse processo. Os principais componentes desse grupo são os pães, arroz, aveia e outros cereais como batata, milho, mandioca, macarrão e todos os alimentos preparados com farinha de trigo.

Para se alcançar e manter uma dieta saudável é preciso entender que uma dieta reflete um estilo de vida. Uma forma de viver bem. Proteínas e gorduras

Reduzir muito os carboidratos da dieta leva necessariamente a aumento das proteínas e gorduras. Esse é um erro comum na dieta dos diabéticos. As proteínas, presentes no leite e derivados, carnes e ovos também devem ter limites bem definidos nas dietas desses pacientes. Em excesso, elas são deletérias aos rins e geralmente carregam grande quantidade de gordura saturada. Não importa que a gordura não seja visível na carne vermelha, pois ela estará invariavelmente presente nesse grupo de alimentos.

A dieta do brasileiro é naturalmente rica em carne vermelha e pode se tornar ainda pior nas pessoas que tentam retirar os carboidratos do seu prato. O ideal seria reduzir o tamanho do bife e diversificar a proteína com a utilização de frango e peixe.

As gorduras estão tendo a maior reformulação nas dietas em todos os tempos. Isso inclui principalmente os diabéticos. Hoje, nós sabemos que além de fundamentais, as gorduras chamadas insaturadas exercem efeitos protetores à saúde. Não estamos falando apenas do azeite e do óleo de canola, mas também dos óleos de soja e girassol. Quanto às gorduras saturadas e hidrogenadas, o rigor da restrição foi mantido.

Essas novas recomendações sustentam a manutenção do uso dos óleos vegetais no preparo dos alimentos, não havendo vantagem em se cozinhar sem eles. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a tradicional prática de se refogar os alimentos com óleos vegetais pode ser vantajosa à saúde, desde que o uso seja moderado.

A difícil meta de comer com moderação

Mais difícil do que compreender as regras de uma boa alimentação é segui-las. Uma meta quase impossível. Mais fácil não comer do que comer pouco. Um verdadeiro suplício. Infelizmente, o maior erro alimentar não só do diabético, mas das pessoas em geral, é o consumo excessivo de alimentos. Esse tipo de comportamento explica a maior parte das restrições e rigores de uma dieta.

Não há argumentos contra as alegações de que o prazer de comer é muito grande e que uma porção pequena é totalmente fora de cogitação. O que tentamos fazer é prover a dieta de alimentos que possam melhorar a saciedade e reduzir, com isso, os grandes volumes consumidos.

Para se alcançar e manter uma dieta saudável é preciso entender que uma dieta reflete um estilo de vida. Uma forma de viver bem. Isso, só é possível mediante mudanças comportamentais em vários outros setores além das escolhas alimentares.

MINHA VIDA

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Alguns cuidados ajudam a evitar alergia à maquiagem

Infelizmente acontece com mais frequência do que o necessário... Depois de perder o maior tempão caprichando no make, você começa a sentir a pele coçar, ficar vermelha, às vezes os olhos ardem e a boca pode até ter inchar ligeiramente. Pois é, alergia à maquiagem não tem nada de frescura. Se esse é seu caso, saiba agora como lidar com esse problema que afeta muitas mulheres.

Por que a alergia aparece?

Se você é o tipo que não possui alergia a nada, há grandes chances de poder usar qualquer tipo de maquiagem sem preocupação. Infelizmente, as pessoas com rinite ou que são alérgicas a outras coisas, de animais de estimação a poeira, têm mais facilidade pra sofrer quando passam maquiagem.

A alergia ao make pode ser causada por vários componentes do próprio, como o óxido de ferro (também conhecido como pó de alumínio), responsável por dar cor, os conservantes, que, como o próprio nome já diz, fazem os produtos durar mais tempo, ou até mesmo pelas fragrâncias que alguns produtos têm. Nesse caso, se você conseguir identificar o que vem lhe dando problema, basta parar de usar, substituindo por outro produto sem a substância que lhe faz mal. Infelizmente, não existe cura: o jeito é substituir.

Alerta! Produtos muito baratinhos, desses que você paga menos de R$ 3,00 merecem ficar sob observação, ok? Infelizmente, os bons produtos precisam de matéria-prima um pouco mais cara. Makes com prazo de validade vencido só podem ter um destino: o lixo.

Produtos muito baratinhos, desses que você paga menos de R$ 3,00 merecem ficar sob observaçãoAlergia que vem do nada

Pode acontecer, sim, de você usar toda a vida um produto que, do nada, passa a lhe causar desconforto. Isso porque os componentes alérgicos podem ter efeito cumulativo. Por exemplo, enquanto você está em dia com seu sistema imunológico, tudo tranquilo. Mas em um dia, quando está mais sensível, alguma substância pode lhe dar alergia. Se isso acontecer com você, questione todos os produtos que usa, do xampu ao perfume, passando pela maquiagem, é claro. Suspenda o uso de alguns até descobrir de onde vem a irritação ou procure seu dermatologista.

Maquiagem que não faz mal

Se você já sabe de cara que tem alergia à maquiagem, opte sempre pelos produtos hipoalergênicos. Eles não contêm as substâncias que causam dermatites nas peles mais sensíveis. Apesar de (bem!) mais caros, são a salvação dos alérgicos. As marcas importadas Clinique, Vichy, M.A.C e as nacionais Dermage e Vitaderm são as mais conhecidas. Mas vale a pena ir testando várias até encontrar a ideal pra você, como a da Natura e da Avon, que caíram no gosto popular. E você sabe, a voz do povo.

E os makes minerais?

De um ano pra cá, eles ganharam as páginas de revistas femininas e o gosto das entendidas no assunto. Isso porque esse tipo de maquiagem é feita com produtos extraídos da natureza, sem química forte ou cores muito artificiais (pode reparar, os tons da maquiagem mineral ficam bem mais suaves). Além disso, esse tipo de produto tem ação calmante, não obstrui os poros e inclusive trata a pele. Segundo maquiadores e as apaixonadas por make, o efeito é mais natural, fica lindo. E você sabe, né? Segundo maquiadores famosos, o segredo da maquiagem bem-feita é não parecer artificial. Vale dar uma chance aos produtos minerais, mesmo porque é fácil de encontrar, toda marca que se preze já possui sua linha.

O esmalte mais comum e barato quase sempre tem em sua composição o formaldeído, que causa alergia em muita gente. Por isso, fique atenta e leia o rótulo, ok? Se você for sensível a essa substância, a opção mais uma vez são os hipoalergênicos.

Segredinhos da pele perfeita

Antes de começar a maquiagem, alguns cuidados são essenciais para preparar a pele, como:

- Limpar e hidratar bem. Use um sabonete próprio para tirar o excesso de oleosidade do rosto e, depois, um hidratante para seu tipo de pele, próprio para o rosto.
-Espalhe, antes mesmo da base, um primer. Esse produto funciona como uma base sem cor que ajuda a fechar os poros, tirar o brilho da pele e fazer seu make durar muito mais tempo. Tem que ter!
- Nunca durma com a maquiagem ou deixe mais tempo que o necessário. A limpeza precisa ser feita com sabonete e demaquilante, que é o mais indicado para tirar os produtos mais resistentes, como a máscara para cílios.
- Na hora de comprar, escolha um produto que lhe faça bem. Hoje em dia muitos makes vêm com fator FPS na formulação. Ficar linda de dentro pra fora é sempre melhor, não acha?


Daniela Hueb
Dermatologia e medicina estética

Carne Enrolada



Ingredientes:
4 bifes tipo coxão mole passados na máquina para amaciar
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher de sopa de margarina
1 dente de alho picado
1 cebola pequena picada
1 maço de espinafre picado
4 fatias de presunto
1/3 de xícara de chá de vinho branco seco
1 xícara de chá de água
1 folha de louro
1 cubo de caldo de carne
1 colher de sopa de maizena
4 colheres de sopa de água

Preparo:
Numa tábua, tempere a carne com sal, pimenta e reserve.
Numa frigideira, derreta metade da margarina e frite o alho e a cebola até dourar (Começe pela cebola para não queimar o alho).
Acrescente o espinafre e refogue por 3 minutos ou até murchar.
Tempere com sal e pimenta.
Sobre cada bife reservado, coloque uma fatia de presunto e distribua o espinafre refogado.
Enrole como rocambole e feche com palitos de dente.
Em uma panela de pressão, derreta a margarina restante e frite os bifes até dourar.
Regue com vinho e mexa até secar.
Adicione a água, o louro, o caldo de carne e tampe.
Cozinhe por 20 minutos após começar a chiar.
Retire do fogo e deixe sair a pressão.
Transfira a carne para uma travessa e retire os palitos.
Na panela, adicione o molho do cozimento a maisena dissolvida na água e leve ao fogo, mexendo até engrossar.
Despeje sobre a carne na travessa e sirva.

Os riscos para crianças na internet

O melhor filtro é você
Pais que desejam conferir as páginas visitadas pelos filhos podem se valer de procedimentos simples, como clicar no histórico do navegador. Segundo Patricia, outro jeito rápido de saber o paradeiro das informações da criança na internet é fazer buscas periódicas colocando o nome dela e ver em que páginas aparece. No Google é possível achar textos e imagens.

O mercado oferece ferramentas capazes de filtrar conteúdos impróprios, monitorar os pequenos em sites de relacionamento e realizar buscas. Os filtros mais modernos possibilitam que o login seja feito de qualquer máquina para o rastreamento das atividades em tempo real. É o caso do Norton Online Family, disponível em onlinefamily.norton.com. Basta se cadastrar, criar uma conta familiar, baixar e instalar um aplicativo, o Norton SafetyMinder, no computador que a criança usa. Não é preciso pagar nada. A Microsoft, em windows.microsoft.com/pt-br/windows7/ set-up-parental-controls, ensina passo a passo como ativar a opção “Controle dos Pais”, que pode limitar o tempo de uso do computador, bloquear jogos inadequados e programas. Tudo gratuitamente. Muitos provedores também oferecem essa opção. No caso do UOL, paga-se uma taxa mensal. Dá para bloquear sites, palavras-chave e conteúdos impróprios. Você visualiza tudo o que foi feito online e define os horários de acesso à internet. O antivírus AVG 2011 vasculha sem cobrar nada links compartilhados dentro das redes sociais Facebook e MySpace, protegendo contra os nocivos. O AVG Link Scanner indica se as páginas encontradas por meio de uma busca são se guras. Para baixar, acesse o endereço baixaki.com.br/download/avg-anti-virus-free.htm e faça o download.

Para a psicóloga Maria Inês, os filtros são importantes e devem ser instalados com o conhecimento das crianças. “A mãe precisa explicar que nem tudo é adequado. Seu filho pode até ficar chateado, mas acabará entendendo”, diz. A mesma recomendação vale em relação aos adolescentes. E se descobrir que o garoto passou a noite toda em sites pornográficos? “Deve conversar com ele”, aconselha Helen Sardenberg, delegada titular da DRCI-Rio, lembrando que os melhores filtros são a vigilância e o diálogo.


CLAUDIA

Alexandre Pires - Sissi (Exclusivo)

O Poder dos Alimentos

Azia e gases
Uma xícara de chá de alecrim pela manhã reduz sintomas de azia. Sandra Chemin, do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, e autora do Tratado de Alimentação, Nutrição & Dietoterapia (Roca), explica que as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da erva protegem a mucosa estomacal. O alecrim ou espinheira-santa em infusão são ótimos para aliviar gases.

Hipertensão
Entre os fatores que podem provocar o aumento da pressão arterial, está a rigidez da parede das veias, dificultando a circulação sanguínea. Cigarro, stress, excesso de gordura e de sal podem disparar o problema. Andrea Bottoni, coordenador da equipe de nutrologia da Unidade Anália Franco do Hospital São Luiz, em São Paulo, aconselha a controlar o consumo de sódio, lembrando que “o sal está presente em alimentos industrializados e embutidos”. Vanderlí sugere incluir frutas vermelhas e amarelas no cardápio.

Desânimo
Pode parecer clichê, mas a melhor injeção de ânimo é um café da manhã completo. Uma mesa com cereais, fibras e frutas (frescas ou secas) pode ajudar a “acordar” a glândula suprarrenal, responsável pela regulação do cortisol, hormônio associado ao stress. Para estimular a oxigenação dos tecidos e garantir o entusiasmo, nas demais refeições inclua ferro e vitamina B, com alimentos como lichia e verduras de folhas escuras.

Tensão pré-menstrual
“E studos comprovam os efeitos benéficos dos derivados da soja, como tofu, leite de soja ou missô, ingrediente da culinária japonesa, para suavizar as mudanças hormonais”, afirma Rosenbaum. Vanderlí sugere também adicionar frutas vermelhas ao lanche. Os dois grupos de alimentos auxiliam no equilíbrio do estrógeno e amenizam os sintomas da TPM. Sandra propõe complementar a dieta com fontes de vitamina B6, como batata, banana e cereais integrais, além de cálcio, encontrado no leite e derivados, e magnésio, presente nas castanhas.

domingo, 19 de junho de 2011

O Poder de Cura das Frutas

COMA MORANGO PARA COMBATER REUMATISMO E INFECÇÕES



Fruta tem poucas calorias e é rica em vitaminas e em minerais
Os meses mais frios, no Brasil, são a melhor época para consumir morango.

Além de saborosa, a fruta é rica em uma série de vitaminas, minerais e outras substâncias altamente benéficas para o corpo humano.

Morango faz bem à pele, ao fígado, ao sistema urinário e à garganta.

Mas isso não é tudo. Também é um ótimo remédio para combater o reumatismo e não atrapalha a dieta, já que é pouco calórico.

Já o pigmento que dá a cor vermelha à fruta protege o coração e ajuda a prevenir o surgimento de câncer.

SUCO DE ROMÃ PODE FREAR METÁSTASE DE CÂNCER DE PRÓSTATA

Componentes químicos do suco da romã também poderiam ser usados em outros tipos de câncer.

Pesquisadores da Universidade Riverside, da Califórnia, identificaram componentes no suco de romã que podem inibir os movimento de células cancerosas e a metástase do câncer de próstata.

A descoberta, diz Manuela Martins-Green, uma das pesquisadoras, pode ainda ter impacto no tratamento de outros tipos de câncer.

Quando o câncer de próstata reaparece no paciente depois de tratamentos como cirurgia e/ou radiação, geralmente o próximo passo é a supressão do hormônio masculino testosterona, um tratamento que inibe o crescimento das células cancerosas, pois elas precisam do hormônio para crescer.

Mas, com o tempo, o câncer desenvolve formas de resistir também a esse tratamento, se transforma em um câncer muito agressivo e sua metástase ataca a medula óssea, pulmões, nódulos linfáticos e geralmente resulta na morte do paciente.

O laboratório americano aplicou o suco de romã em células de câncer de próstata cultivadas em laboratório que já eram resistentes à testosterona - quanto mais resistente à testosterona uma célula cancerosa é, maior é a sua tendência à metástase.

Os pesquisadores então descobriram que as células tratadas com o suco de romã que não morreram com o tratamento mostraram uma maior adesão, o que significa que menos células se separavam, e também queda na movimentação dessas células.

Em seguida os pesquisadores identificaram os grupos ativos de ingrediente no suco de romã que tiveram impacto molecular na adesão das células e na migração de células cancerosas no câncer de próstata já em estado de metástase.

'Depois de identificá-los, agora podemos modificar os componentes inibidores do câncer no suco de romã para melhorar suas funções e fazer com que eles sejam mais eficazes na prevenção da metástase do câncer de próstata, levando a terapias com remédios mais eficazes', disse Manuela Martins-Green.

Outros tipos de câncer

A pesquisadora afirma que a descoberta pode ter impacto no tratamento de outros tipos de câncer.

'Devido (ao fato de) os genes e proteínas envolvidas no movimento das células de câncer de próstata serem essencialmente os mesmos que os envolvidos no movimento de células em outros tipos de câncer, os mesmos componentes modificados do suco poderão ter um impacto muito mais amplo no tratamento do câncer', afirmou.

Manuela Martins-Green explicou ainda que uma proteína importante produzida na medula óssea leva as células cancerosas a se mover para a medula onde elas poderão formar novos tumores.

'Mostramos que o suco de romã inibe a função dessa proteína e, assim, esse suco tem o potencial de evitar a metástase das células do câncer de próstata para a medula', disse.

Os próximos planos da pesquisadora são fazer testes adicionais em um organismo vivo com câncer de próstata em em fase de metástase para determinar se os mesmos componentes que foram eficazes nas células cultivadas em laboratório poderão evitar a metástase sem efeitos colaterais.

BBC

Médica infectologista alerta sobre os riscos no salão de beleza

Toda mulher sabe que é comum acontecer algum sangramento durante alguns dos tratamentos; o que pouca gente sabe é que para uma esterilização eficiente não basta passar álcool ou acetona nos instrumentos.O vírus da hepatite B, por exemplo, sobrevive até sete dias mesmo em superfícies metálicas, e alguns fungos, pelo mesmo período.

A maioria dos tratamentos feitos em salão de beleza envolve algum tipo de risco de contaminação, por doenças fúngicas (causadas por fungos), herpes e outras doenças virais, porque se compartilham instrumentos perfurocortantes, como o alicate de cutícula.Entre as doenças que podem ser transmitidas, se os instrumentos não forem esterilizados adequadamente, estão herpes, hepatite B e C e SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).
A esterilização deve ser feita em um aparelho chamado autoclave, também utilizado nos hospitais.Por isso a cidade de Curitiba tem hoje uma lei que obriga os salões de beleza a terem uma pequena autoclave para seus instrumentos.Você pode se certificar de que seu salão efetua uma verdadeira esterilização, ou levar seus próprios alicates, espátulas e tesouras de unha, e não compartilhá-los com ninguém.

Segundo Marta Fragoso, médica infectologista dos Hospitais Vita Batel e Vita Curitiba, enquanto os instrumentos de metal precisam ser esterilizados, os de madeira devem ser simplesmente descartados, o que inclui lixas e palitos.As baciazinhas e outros recipientes para água morna, para mãos e pés, podem estar contaminados com fungos, e transmitir a onicomicose, uma micose de unha difícil de ser tratada, ou mesmo a conhecida frieira.No caso de depilação, a cera também deve ser descartável.O reaproveitamento da cera pode ser um vetor para transmissão de micoses.

Revista VITAL

Dicas para diminuir o risco de contaminação por frutas e hortaliças

Nos últimos anos, foi registrado um aumento da incidência nos Estados Unidos de doenças causadas por frutas e hortaliças contaminadas, incluindo o espinafreEspinafre : Calorias: 0 - Peso: * - Porção: à vontade , tomate e alface, alerta o FDA (Food and Drug Administration).Glenda Lewis, uma especialista do FDA em doenças transmitidas por alimentos, diz que os produtos frescos podem ser contaminados de várias formas.Durante a fase de crescimento, as frutas e verduras podem ser contaminadas por animais, substâncias tóxicas provenientes do solo ou da água, e ainda, pela falta de higiene dos agricultores.

Depois de produzidas e colhidas, as frutas e hortaliças passam por muitas mãos, aumentando o risco de contaminação. A contaminação pode ocorrer mesmo após o produto ter sido comprado, durante a preparação dos alimentos, ou ainda, através de um armazenamento inadequado.

O FDA recomenda os seguintes cuidados em relação ao preparo destes alimentos:

1-Jogue fora as folhas exteriores de verduras como o alface ou repolho.

2-Lave as mãos por 20 segundos com água morna e sabão antes e depois de preparar os produtos frescos.

3-Corte fora as áreas danificadas ou amassadas antes de preparar ou comer o alimento.

4-Suavemente, esfregue o alimento, mantendo-o sob água corrente. Não há necessidade de usar sabão.

5-Sempre lave o alimento antes de descascá-lo, de modo que a sujeira e as bactérias não sejam transferidas do alimento para uma faca.

6-Use um pincel firme e limpo para esfregar certos alimentos, como o melãoMelão : Calorias: 32,4 - Peso: 115g - Porção: fatia , pepinoPepino : Calorias: 0 - Peso: * - Porção: à vontade e pimentãoPimentão : Calorias: 0 - Peso: * - Porção: à vontade .

7-Após a lavagem dos alimentos, limpe-os com um pano limpo ou toalha de papel para reduzir o número de bactérias que ainda possam estar presentes.

O Dr.Tufi Dippe Júnior é médico formado pela Universidade Federal do Estado de Santa Catarina.Posteriormente, fez residência de Clínica Médica e especialização em Cardiologia na Universidade Federal do Estado do Paraná.




Food and Drug Administration.