terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Água de coco traz diversos benefícios à saúde

Há bem pouco tempo, nutricionistas, nutrólogos e todo o tipo de profissionais envolvidos com a área de alimentação - inclusive eu - recomendavam moderação no consumo de água de coco, uma das bebidas mais populares nessa época do ano em que faz mais calor. Estávamos preocupados por ela conter frutose e gorduras saturadas, substâncias que podem engordar e trazer alguns problemas à nossa saúde, e por que achávamos que seus benefícios não compensavam os seus malefícios.

Confesso que mudei e já indico a água de coco para meus pacientes sem restrições. Novas informações e pesquisas me levaram a mudar de opinião em relação a essa bebida, em especial sobre a reabilitação da gordura saturada, que deixou de ser demônio depois de reconhecidas suas qualidades.
A água de coco é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência.

Mistura especial

A água de coco apresenta uma associação de substâncias que a tornam especial mesmo quando comparada com bebidas produzidas pelo homen. Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Seu conteúdo eletrolítico (mineral iônico) semelhante ao plasma humano garantiu-lhe o reconhecimento internacional como melhor reidratante oral.
 
O que é desidratação?
Ou seja: um super sport drink incomparável a qualquer outro produto criado pelo homem com essa finalidade. É tão compatível com o corpo humano, que pode até ser injetado na veia, o que foi bastante comum durante a 1ª e a 2ª Guerras Mudiais, bem como na guerra do Vietnã, onde a falta de recursos fez os militares aprenderem sobre as qualidades únicas da água de coco quase sem querer.
Por mais que a característica hidrante dessa bebida seja a mais famosa, os benefícios que ela traz à saúde não param por aí. A água de coco, promove o equilíbrio da química corpórea, beneficiando a saúde como um todo. Ela reduz a pressão arterial e risco de doença cardíaca, previne aterosclerose, facilita as funções renais, protege contra vários tipos de câncer, facilita a digestão, o controle do níveis de glicemia no sangue, a circulação sanguínea, deixa o sistema imunológico mais ativo, possui propriedades anti-envelhecimento e ajuda na preservação de bactérias amigas da saúde.
Para os esportistas, a água de coco não pode faltar no verão. Ela atua como repositor de eletrólitos, substância que protege contra cãibras e melhoram o desempenho físico, sendo mais eficiente para a reposição de alguns nutrientes perdidos na transpiração do que a própria água.

Beba água de coco: é tudo de bom!

Super saúde!

Osteoartrite é uma doença comum em pessoas de meia idade que leva à perda da cartilagem

Cientistas das universidades espanholas de Granada e Jaén demonstraram pela primeira vez que as células-tronco retiradas do joelho de pacientes com osteoartrite são capazes de regenerar a cartilagem danificada, informou a Universidade de Granada em comunicado.
A osteoartrite - ou artrite degenerativa - é uma doença comum em pessoas de meia idade que leva à perda da cartilagem que recobre as articulações e cuja função é proteger e amortecer o contato dos ossos.
A equipe de cientistas, coordenada pelo professor Juan Antonio Marchal Currais e através de um projeto de excelência, pesquisam como células-tronco podem reparar a cartilagem danificada em pacientes que têm a doença.

Células-tronco obtidas pelo Butantan já são testadas em humanos
Para isso, em colaboração com o Hospital Clínico Universitário de Granada e o Banco Setorial de Tecidos de Málaga, ambos na Andaluzia, isolaram as células-tronco da gordura localizada na articulação do joelho de pacientes submetidos à intervenção cirúrgica para a implantação de próteses de joelho.
Uma mostra de cartilagem foi colhida do mesmo paciente, e isolaram-se os condrócitos (células de cartilagem). As células-tronco adultas têm a capacidade de se converter em células de cartilagem, osso e músculo e, com o uso desta capacidade, os pesquisadores conseguiram a conversão das células-tronco em condrócitos.
A técnica usada consistiu na abertura de pequenos buracos nas células- tronco e sua exposição ao extrato celular realizado com os condrócitos dos joelhos afetados.

Células-tronco ajudam a recuperar tecido do coração após infarto
Para regenerar um tecido são necessárias as células que o compõem, mas estas não podem ser distribuídas com ordem aleatória, já que se dispõem com uma determinada forma, que não é plana, mas em 3D.
Assim, os cientistas foram além e cultivaram essas células convertidas em suportes 3D, chamados "andaimes", a fim de atuar como suporte para a manutenção e a formação de tecido cartilaginoso.

R7

Pizza especial

INGREDIENTES
1kg de farinha de trigo
5g de açúcar
20g de sal
30g de fermento fresco
2 colheres (sopa) de margarina
1 ovo
200ml de leite
200g de inhame cozido e batido com 1 xícara (chá) de água (no liquidificador)
+/- 50ml de água
1 colher (sopa rasa) de óleo

MODO DE PREPARO
Numa tigela coloque a farinha de trigo, o açúcar e o sal e misture bem. Adicione o fermento fresco, a margarina, o ovo, o leite e o inhame e misture bem. Acrescente, aos poucos, a água e sove a massa até desgrudar das mãos. (Obs.: é importante colocar a água aos poucos para que a massa não fique muito mole). Coloque o óleo e amasse.

Com uma faca corte a massa do tamanho desejado (250g de massa para pizza média, 300g de massa para pizza família e 450g de massa para pizza gigante) e faça bolinhas. Coloque-as numa fôrma e pincele óleo (para a massa não ressecar). Deixe descansar por 30 a 40 minutos, coberta com um pano seco em um local não muito frio. (Obs.: Para fazer as mini-pizzas, abra a massa com um rolo e com um cortador ou boca de um copo corte discos, pincele óleo e coloque-os numa fôrma para descansar por 30 a 40 minutos).
Numa superfície lisa coloque uma bolinha de massa e com um rolo, abra bem até ficar da espessura desejada. Coloque a massa aberta numa fôrma levemente untada com óleo e deixe descansar por 20 a 30 minutos coberta com um pano seco. Leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 5 minutos. Abra as outras bolinhas repetindo o mesmo procedimento.
Retire as massas do forno, coloque a cobertura que desejar e leve ao forno novamente para assar.

Dicas:
Para fazer a massa com espinafre substitua o inhame por ½ maço de espinafre cozido e batido com ½ xícara (chá) de água.
Para a massa com batata substitua o inhame por 200g de batata cozida e batida com 1 xícara (chá) de água.
Para a massa com mandioca substitua o inhame por 100g de mandioca cozida e batida com 1 xícara (chá) de água.

Mais Você

UM SUPER PAI

1. A hora do parto
O pai pode participar desse momento maravilhoso. Peça a ele que assista, mas não force. "Talvez ele se sinta desconfortável, porque a cena é íntima. Para ele estar lá, é preciso que seja uma vontade dos dois", afirma a psicóloga Jacy Bastos. Mas no primeiro banho é importante que ele esteja, para tocar o bebê. Isso tira a sensação de que a criança é tão frágil que pode quebrar .

2. A amamentação

Na hora de amamentar, chame seu marido para ficar no quarto juntinho de vocês. Nada de achar que isso vai tirar o interesse sexual dele em você ou que vai prejudicar seu contato com o bebê. As sensações que você vai experimentar amamentando seu filho ficarão ainda mais completas ao ver seu companheiro compartilhar esse ato de amor com você.

3. O contato direto

Deixe o pai trocar as fraldas e estimule-o a dar banho. Se ele não se sentir confortável fazendo essas tarefas, peça que fique ao seu lado e massageie as costinhas do bebê.

4. Sempre a verdade

Se está sem vontade de ficar com seu marido, não coloque a culpa no bebê, dizendo: "Ah, não dá para namorar porque ele pode acordar!" Não responsabilize o pequeno - até porque, no primeiro momento, o homem pode ver a criança como um intruso. Se você agir assim, só vai piorar. Não perca momentos de intimidade e romantismo com seu marido. Faça uma forcinha!

5. Decisões divididas

Chame seu marido para participar do dia a dia do filho: ir ao médico, escolher a escola em que ele vai estudar, conversar com as professoras... Não faça tudo sozinha! Mesmo que ele sempre arrume uma desculpa para não aparecer, espere até que ele esteja realmente disponível.        

6. Fora, Bicho-Papão!

Nunca diga: "Quando o seu pai chegar, você vai ver o que ele vai fazer com você!". Nesse caso, a criança só cria medo do pai. Não coloque seu marido como o malvado, que passa o dia todo fora e, quando chega, é quem impõe o castigo. "Se a mãe não fortalece o contato entre pai e filho, cuida da criança como se fosse só dela. Essa mensagem de que o filho deve ter medo do pai pode prejudicar a relação dos dois no futuro", diz o psiquiatra Luiz Cuschnir.  

7. Paciência sempre

Manter o equilíbrio é fundamental, porque num primeiro momento o homem acha que cuidar de fraldas, escola e castigos são tarefas de mulher. Com o tempo e com sua dedicação, ele vai perceber que é missão dele também .

8. Dia deles

Eles podem ir ao futebol ou jogar boliche - programas que mulheres detestam. Enquanto isso, você vai ao cabeleireiro e encontra as amigas. Eles devem saber que não estão deixando você de lado

ANAMARIA