terça-feira, 11 de dezembro de 2012

UM SUPER PAI

1. A hora do parto
O pai pode participar desse momento maravilhoso. Peça a ele que assista, mas não force. "Talvez ele se sinta desconfortável, porque a cena é íntima. Para ele estar lá, é preciso que seja uma vontade dos dois", afirma a psicóloga Jacy Bastos. Mas no primeiro banho é importante que ele esteja, para tocar o bebê. Isso tira a sensação de que a criança é tão frágil que pode quebrar .

2. A amamentação

Na hora de amamentar, chame seu marido para ficar no quarto juntinho de vocês. Nada de achar que isso vai tirar o interesse sexual dele em você ou que vai prejudicar seu contato com o bebê. As sensações que você vai experimentar amamentando seu filho ficarão ainda mais completas ao ver seu companheiro compartilhar esse ato de amor com você.

3. O contato direto

Deixe o pai trocar as fraldas e estimule-o a dar banho. Se ele não se sentir confortável fazendo essas tarefas, peça que fique ao seu lado e massageie as costinhas do bebê.

4. Sempre a verdade

Se está sem vontade de ficar com seu marido, não coloque a culpa no bebê, dizendo: "Ah, não dá para namorar porque ele pode acordar!" Não responsabilize o pequeno - até porque, no primeiro momento, o homem pode ver a criança como um intruso. Se você agir assim, só vai piorar. Não perca momentos de intimidade e romantismo com seu marido. Faça uma forcinha!

5. Decisões divididas

Chame seu marido para participar do dia a dia do filho: ir ao médico, escolher a escola em que ele vai estudar, conversar com as professoras... Não faça tudo sozinha! Mesmo que ele sempre arrume uma desculpa para não aparecer, espere até que ele esteja realmente disponível.        

6. Fora, Bicho-Papão!

Nunca diga: "Quando o seu pai chegar, você vai ver o que ele vai fazer com você!". Nesse caso, a criança só cria medo do pai. Não coloque seu marido como o malvado, que passa o dia todo fora e, quando chega, é quem impõe o castigo. "Se a mãe não fortalece o contato entre pai e filho, cuida da criança como se fosse só dela. Essa mensagem de que o filho deve ter medo do pai pode prejudicar a relação dos dois no futuro", diz o psiquiatra Luiz Cuschnir.  

7. Paciência sempre

Manter o equilíbrio é fundamental, porque num primeiro momento o homem acha que cuidar de fraldas, escola e castigos são tarefas de mulher. Com o tempo e com sua dedicação, ele vai perceber que é missão dele também .

8. Dia deles

Eles podem ir ao futebol ou jogar boliche - programas que mulheres detestam. Enquanto isso, você vai ao cabeleireiro e encontra as amigas. Eles devem saber que não estão deixando você de lado

ANAMARIA