quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ambiente de trabalho personalizado melhora desempenho profissional

Olhar para a foto da sua família na mesa de trabalho parece animar até os momentos mais estressantes do expediente, não é? Segundo uma pesquisa da Universidade de Exeter, na Inglaterra, ter objetos pessoais no ambiente corporativo melhora o desempenho profissional. Feito com 2 mil funcionários de escritórios, o estudo comprovou que a produtividade também aumenta em 32%! Quer experimentar?

- Observe a política da empresa e procure não exagerar. Se você não tem um lugar fixo, escolha pequenos objetos que possam ser levados para casa todos os dias.

- Selecione duas ou três coisas mais significativas, como um desenho que seu filho fez na escola ou fotos de momentos especiais.

- Leve um objeto da sua casa para decorar a mesa do trabalho. Pode ser uma planta ou um quadro se houver espaço - e não for incomodar os outros, claro.

Fonte: Carmen Miranda, consultora de relações humanas da Stanton Chase (SP)


[ Crescer ]

Analgésicos na gravidez podem causar problemas de infertilidade no bebê, diz estudo

Durante a gravidez, tudo o que você consome, seja em relação à comida ou a remédios, tem um impacto na saúde do bebê. Agora mais um estudo alerta sobre o risco que alguns medicamentos podem oferecer. Uma pesquisa realizada por cientistas da Dinamarca e Finlândia, publicada na revista científica Human Reproduction, revelou que analgésicos leves, como paracetamol, aspirina e ibuprofeno (até então considerados seguros na gestação), podem ser responsáveis por parte do aumento de distúrbios reprodutivos do sexo masculino nas últimas décadas.

Resultados da pesquisa feita com 834 mulheres da Dinamarca e 1.463 da Finlândia mostraram que aquelas que usaram mais de um analgésico simultaneamente (como o paracetamol e o ibuprofeno) e, principalmente, que o tomaram durante o segundo trimestre da gravidez tiveram mais chance de dar à luz filhos com criptorquidismo. Ou seja, quando os testículos não descem. Esse problema é um fator de risco para a infertilidade - pela baixa qualidade do sêmen - e câncer de testículos no futuro.

Para comprovar essa relação, os cientistas fizeram uma análise com ratos, e o resultado mostrou que, de fato, os analgésicos prejudicam a produção do hormônio masculino testosterona durante o período crucial da gestação, quando os órgãos sexuais dos meninos estão se formando. Segundo os pesquisadores, mais da metade das gestantes de países ocidentais relatou o consumo de analgésicos leves.

Segundo Eduardo Cordiolli, obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), não é preciso alarde, mas o estudo só reforça o que você já sabe: qualquer medicamento durante a gestação, seja um comprimido ou uma pomada, só pode ser usado com o aval do seu médico. “A gravidez é um período de observação, cuidado e atenção e só o especialista é quem pode avaliar o risco-benefício do remédio que a grávida terá de tomar. Há situações, como uma dor de cabeça, em que a mulher pode optar por tratamentos alternativos, como a acupuntura”, diz.



[ Crescer ]

Sexo e doces podem reduzir estresse e ansiedade, aponta estudo

Comer - principalmente doces - e fazer sexo pode reduzir o estresse ao inibir as respostas à ansiedade no cérebro, segundo estudo da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos. E, de acordo com os pesquisadores, esse efeito das atividades prazerosas pode durar pelo menos sete dias.

Em testes com ratos, os pesquisadores observaram que os roedores que, por duas semanas, foram alimentados com uma solução adoçada artificialmente duas vezes por dia apresentaram frequência cardíaca reduzida e menores níveis de hormônios do estresse. E os efeitos foram similares para os ratos que tiveram livre acesso a seus parceiros sexuais. Por outro lado, os ratos que não tiveram nenhum dos dois privilégios e aqueles que apenas receberam a solução de açúcar direto no estômago não apresentaram esses indicadores.

“Essas descobertas nos oferecem um entendimento mais claro da motivação pelo consumo de ‘comidas de conforto’ durante os momentos de estresse, e influenciam as estratégias terapêuticas para prevenção e tratamento da obesidade e outros distúrbios associados à ansiedade”, destacou a pesquisadora Yvonne Ulrich-Lai. “Entretanto, é importante notar que, baseado nos resultados, mesmo pequenas quantidades de comidas prazerosas podem reduzir os efeitos do estresse. E outro tipo de recompensa natural - a atividade sexual - similarmente reduz a resposta ao estresse”, concluiu a especialista.



[ Blog Boa Saúde ]

Escolha correta de creme dental aumenta em 75% a redução de placas bacterianas e reduz em 45% a chance de sua formação

Gengivas saudáveis são a base de uma boa condição dentária. Uma escovação deficiente favorece a formação da placa bacteriana provocando a gengivite.

Nessa fase, a gengiva torna-se vermelha, inchada e com sangramento. Se não houver a remoção da placa e o tratamento adequado, pode evoluir para uma doença periodontal e acarretar a perda dos dentes.

Limpeza perfeita

A limpeza profissional é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece, ou torna-se tártaro, apenas o dentista ou um *higienista podem removê-la.

Dicas para prevenir a gengivite:

- A correta escovação e uso apropriado do fio dental para remover placas e restos, e controle periódico do aparecimento de tártaro. Vá ao dentista duas vezes ao ano.

- Alimentação correta para garantir nutrição adequada para o osso da mandíbula/maxilar e dos dentes. Capriche nos vegetais integrais e frutas como maçã, pêra e pêssego, que aportam nutrientes importantes para a mucosa bucal.

- Evite cigarros e outras formas de tabaco.

Cremes cosméticos

Você sabia que a remoção da placa bacteriana é 70% maior quando se usa pasta de dentes? Além disso a formação de uma nova placa é reduzida em 45% com o uso de um bom produto. A escolha da pasta de dentes deve ser feita com critério para não afetar e desequilibrar a ecologia da área compreendida pela boca, língua e dentes.

As pastas de dente são formuladas com diversas categorias de ingredientes, vou explicar cada um deles.

O abrasivo é agente de polimento, normalmente representados pelo carbonato de cálcio ou pelo bicarbonato de sódio.

O agente de limpeza é um tensoativo, o mais usado é o lauril sulfato de sódio, que remove as impurezaas e faz espuma.

A glicerina é o agente umedecedor, que facilita a remoção das sujidades.

Entra também o sorbitol como adoçante e um aromatizante, que vai dar o sabor.

O flúor, na forma de fluoreto de sódio, é fundamental, sua presença garante a formação de um biofilme de ação protetora, que impede a proliferação microbiana e é responsável pela manutenção do pH ideal da saliva.

Com isso os riscos de cárie e doenças gengivais são muito minimizados.

Hoje existem variantes com propriedades antiplaca, antitartaro e clareadores que devem ser indicadas pelo seu dentista.

*Med. Profissional especializado em higiene; SANITARISTA. Fonte iDicionário Aulete.



[ Vya Estelar ]

Mortalidade de tuberculose caiu 35% desde 1990

Relatório divulgado hoje (11) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que a taxa de mortalidade da tuberculose caiu 35% em relação aos anos 90, mas que, ainda assim, 1,7 milhão de pessoas em todo o mundo morreram no ano passado depois de terem sido infectadas.

O levantamento aponta que, desde 1995, 41 milhões de pessoas foram curadas da doença e 6 milhões de vidas foram salvas. Do total de óbitos registrados apenas em 2009, 380 mil foram de mulheres, muitas delas jovens mães.

O sucesso no combate à tuberculose, segundo a OMS, é muito frágil. O órgão cobrou maior compromisso por parte dos governos e alertou que, dos 440 mil novos casos registrados em todo o mundo anualmente, menos de 5% dos pacientes recebe tratamento adequado.



[ Uol Sáude ]

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Usar notebook no colo pode reduzir capacidade reprodutiva, diz estudo

Usar um laptop no colo, como o nome da máquina sugere ('lap' em inglês significa 'colo'), pode não fazer bem à saúde reprodutiva masculina, de acordo com um estudo.

E há pouco que se possa fazer quanto a isso, além de usar a máquina sobre uma mesa, disse Yelim Sheynkin, urologista da State University of New York em Stony Brook e coordenador do estudo publicado pela revista Fertility and Sterility.

No estudo, termômetros foram usados para medir a temperatura dos escrotos de 29 jovens que tinham laptops apoiados sobre os joelhos. Mesmo com um suporte sob o computador, os escrotos dos participantes se superaqueciam rapidamente.

"Milhões e milhões de homens usam laptops hoje em dia, especialmente na faixa de idade mais propensa a reprodução", disse Sheynkin. "Depois de apenas 10 ou 15 minutos, a temperatura de seus escrotos já está acima do que consideramos seguro, mas eles nem percebem", acrescentou.

De acordo com a American Urological Association, quase um em cada seis casais dos Estados Unidos enfrenta problemas de concepção. Em cerca de metade dos casos isso se deve a infertilidade masculina.

Sob circunstâncias normais, a posição dos testículos fora do corpo os mantêm alguns degraus mais frios que o restante do organismo, o que é necessário para produção de esperma.

Nenhum estudo havia pesquisado o efeito dos laptops sobre a fertilidade masculina, até agora, acrescentou Sheynkin. Mas pesquisas anteriores demonstraram que aquecer o escroto em mais de um grau é o bastante para danificar os espermatozoides.

Ainda que fatores gerais de saúde e estilo de vida tais como nutrição e uso de drogas possam afetar a saúde reprodutiva, jeans e cuecas apertados em geral não são considerados fator de risco, porque as pessoas se movimentam quando os usam.

Mas apoiar um laptop sobre os joelhos, no entanto, exige manter as pernas imóveis e fechadas. Depois de uma hora nessa posição, os pesquisadores constataram que a temperatura dos testículos sobe 2,5 graus.

Um suporte para o laptop mantém a máquina mais fria e impede transferência de calor à pele, mas Sheynkin alertou que isso não ajuda muito a refrigerar os testículos e pode oferecer uma falsa sensação de segurança.



[ G1 Saúde ]

Descoberta sobre anticorpos pode levar à cura do resfriado

Cientistas britânicos dizem que uma mudança fundamental no entendimento de como o corpo combate infecções virais pode auxiliar o combate a doenças causadas por vírus - entre elas, o resfriado comum.

Até hoje, especialistas pensavam que os anticorpos produzidos pelo organismo combatiam infecções virais bloqueando ou atacando os vírus fora das células.

No entanto, pesquisadores do Conselho de Pesquisa Médica (MRC, na sigla em inglês), na Grã-Bretanha, concluíram que os anticorpos podem penetrar nas células e lutar contra os vírus uma vez lá dentro.

Antivirais

Segundo um artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, a descoberta pode abrir caminho para a criação de novas drogas antivirais.

Os cientistas do Laboratório de Biologia Molecular do MRC, em Cambridge, Inglaterra, enfatizaram que serão necessários anos de trabalho e de testes para que sejam desenvolvidas novas terapias.

Eles também dizem que essa possível nova estratégia de combate não teria efeito sobre qualquer tipo de vírus.

"Os vírus são os grandes matadores da humanidade em todo o mundo, matam duas vezes mais pessoas por ano do que o câncer", disse à BBC o chefe da equipe, Leo James.

Ele explicou que quando um paciente sofrendo de uma infecção viral, como um resfriado, vai a um médico, não há muito o que o médico possa fazer. Antibióticos só são efetivos no combate a bactérias - não vírus.

"(Essa descoberta) nos dá uma estratégia completamente nova para a criação de novos tipos de antivirais contra uma gama de vírus, como o do resfriado comum e o da gastroenterite", disse o chefe da equipe, Leo James.

"Claro que ainda é muito cedo, não vamos ter uma cura amanhã", ressaltou.

Embora o resfriado comum não tenha cura hoje, seus sintomas costumam desaparecer espontaneamente em até dez dias.

Novo paradigma

Já há algumas drogas antivirais disponíveis para auxiliar o tratamento de certas doenças. Entre elas estão os medicamentos usados por portadores do vírus HIV.

Mas as revelações feitas pela equipe do MRC transformam o pensamento científico anterior a respeito da imunidade do homem contra doenças provocadas por vírus.

O estudo mostrou que os anticorpos podem entrar nas células e, uma vez lá dentro, desencadear uma resposta, auxiliada por uma proteína chamada TRIM21.

Essa proteína empurra o vírus para dentro de um sistema de excreção usado pela célula para se livrar de materiais indesejados.

Os pesquisadores verificaram que esse processo acontece rapidamente, normalmente antes de que a maioria dos vírus tenha oportunidade de prejudicar a célula.

Eles também descobriram que aumentar a quantidade de proteína TRIM21 nas células torna o processo ainda mais efetivo, o que aponta o caminho para a criação de drogas antivirais melhores.

O vice-diretor do Laboratório de Biologia Molecular do MRC, Greg Winter, disse: "Essa pesquisa não representa um avanço apenas na nossa compreensão de como e onde os anticorpos atuam, mas também no entendimento geral da imunidade e das infecções".



[ BBC BRASIL Saúde ]

Aproveite a música para melhorar sua qualidade de vida

A audição é um sentido muito rico, ainda que nem sempre prestemos a devida atenção. E a modalidade sensorial auditiva é uma poderosa fonte ancoradoura. Outro dia estava assistindo "Rocky IV" e, de repente me surgiu a ideia de apertar a tecla "mudo" do meu controle remoto. O que aconteceu foi bem interessante: as cenas de treino e de luta, geralmente inspiradoras e emocionantes, perderam a graça.

A música chamada "pano de fundo" ou incidental nos filmes funciona como uma âncora, ou seja, um estímulo específico que gera lembranças, além de estados físicos e mentais específicos. A âncora pode ser uma palavra ou som, uma imagem e até mesmo uma sensação tátil. Reveja as cenas finais de grandes sucessos como ET ou Titanic sem suas músicas: será que esses filmes ainda seriam premiados ou atrairiam tanta bilheteria? Quem nunca se pegou cantarolando o jingle de um comercial de TV? Ou se entristeceu com a musiquinha do Fantástico no fim do domingo?

Não existe música ruim, apenas música usada em contextos errados. Toda música tem um tempo, um ritmo, como toda experiência tem uma sequência de submodalidades, que são as qualidades sensoriais percebidas em cada um dos cinco sentidos, como cor, forma, movimento, volume, textura, temperatura, etc. É você que dá a cada batida um significado.

Talvez não seja indicado ouvir Sepultura na hora de dormir, ou Bach na balada, e com certeza o "Adágio em Sol Menor" de Tomazo Albinoni não vai inspirar nenhum abdominal. Todos esses estilos podem ser explorados na criação de âncoras para o dia a dia, com o objetivo de melhorar o humor e tornar as tarefas mais prazerosas.

Como criar tudo isso? É muito simples. Para gerar uma âncora auditiva basta gerar um condicionamento estímulo-resposta direto. Podemos, por exemplo, criar um estado de concentração ao som de Tom Jobim e a partir daí mantê-lo como companhia na hora de estudar para os exames. Ou tocar a música que nos dá energia na academia para espantar o sono na hora de acordar. Vale ancorar músicas agradáveis para almoçar, dormir, dirigir (e enfrentar o trânsito de bom humor), trabalhar, meditar, estudar... Tudo na sua vida pode ter um fundo musical e todas as suas experiências podem ser como as cenas finais de um grande filme.



[ Minha Vida ]

Sete dicas para fugir do Alzheimer

Pessoas com diabetes tipo 2, que têm resistência à insulina, estão mais propensas a desenvolver placas de aminolóides derivados de proteínas em seus cérebros, que estão associadas com o aumento nas chances de ter a Doença de Alzheimer.

Um estudo que observou durante 15 anos 135 participantes idosos, sempre procurando por sinais de Alzheimer. Depois da morte dos participantes, foi feita uma autópsia no cérebro de cada um. Os autores do estudo observaram que os indivíduos que tinham hiperglicemias, condição existente na diabetes, enquanto vivos também apresentavam placas no cérebro.

Os pesquisadores também descobriram que 22 participantes, ou seja16% do total, desenvolveram Doença de Alzheimer antes de morrer e tinham placas em seus cérebros. As autópsias também encontraram placas em outros participantes que tinham glicemia anormal elevada. Segundo os pesquisadores, as placas foram encontradas em 72% das pessoas com resistência à insulina e 62% destes não tinha resistência à insulina.

Esta não é a primeira pesquisa que liga Alzheimer com diabetes tipo 2, tanto é que alguns médicos vem tentando classificá-la como diabetes do tipo 3 desde 2005, quando pesquisadores concluíram que o nosso pâncreas não é o único órgão que produz insulina.

Nosso cérebro também produz esse hormônio, já que ele é necessário para a sobrevivência de nossas células cerebrais. Porém, o interessante é que enquanto insulina baixa no nosso corpo é associada com boa saúde, o oposto parece ser verdadeiro quando se fala de cérebro.

Estudos mostram que uma queda de produção de insulina no cérebro contribui para a degeneração das células cerebrais e que as pessoas com baixos níveis de insulina e de receptores de insulina no cérebro freqüentemente tem doença de Alzheimer.Um estudo realizado em 2004 também revela que pessoas com Diabetes tem 65% mais possibilidade de terem Doença de Alzheimer.

Como evitar o Alzheimer

De acordo com a Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, demência atinge 50% das pessoas que chegam aos 85. Desses casos, 60% evoluem para Doença de Alzheimer. A resistência a insulina aparece no top da lista dos causadores de demência, mas há outros fatores que também causam alterações e lesões em nervos que levam ao Alzheimer como:

1) Insuficiente ômega 3
2) Toxicidade por alumínio
3) Toxicidade por mercúrio
4) Certos remédios.

As medicações anticolinérgicas estão relacionadas com esse risco. Estão presentes em analgésicos de longa duração anti-histamínico e outros indutores do sono. Essas drogas anticolinérgicas bloqueiam a acetilcolina um neurotransmissor do sistema nervoso. Os indivíduos com Alzheimer tipicamente tem esse deficiência de neurotransmissor.

Claramente, o melhor tratamento para Doença de Alzheimer é prevenção, não remédios. O melhor meio de prevenir esse problema é a mesma estratégia para combater o diabetes, pois o objetivo é normalizar a insulina e leptina. A seguir, listo sete orientações para prevenir Doença de Alzheimer, que devem ser feitos junto ao combate à diabetes.

1) Evitar açúcar e grãos, particularmente frutose. Consumir muitos vegetais frescos é a melhor estratégia.
2) Usar ômega 3 da melhor qualidade com alta concentração de DHA e EPA e com pureza de metais pesados.
3) Aumente o consumo de antioxidantes pois protege do Alzheimer e outros problemas neurológicos.
4) Exercício é bom para o coração e cérebro. Segundo estudo quem não pratica exercício tem quatro vezes mais chance de desenvolver Alzheimer.
5) Evitar e remover mercúrio do seu corpo. Procure o seu dentista e retire camadas e faça terapia de desintoxicação para mercúrio.
6) Evite alumínio. Está diretamente associado com Alzheimer . Principais fontes de contaminação é a água para beber e desodorantes e panelas de alumínio.
7) Desafie a sua mente: viagens, tocar novos instrumentos, quebra cabeça, palavras cruzadas estão associadas com diminuição do risco de Alzheimer.

Com essas dicas, fica mais fácil se proteger dessa doença que atinge tantos idosos pelo mundo. Fique atendo aos sintomas, e em caso de dúvidas, procure um médico especializado no assunto para tirar ter mais conhecimento sobre o assunto.

Super Saúde!



[ Minha Vida ]