sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Falta de harmonia com os vizinhos interfere na qualidade de vida

Ter uma boa vizinhança. Muita gente passa batido por este detalhe quando aluga, compra ou constrói um imóvel. E, quando a relação com os moradores da porta ao lado não é das melhores, surgem conflitos de todas as dimensões, que geram um grande dor de cabeça. "Faz parte de ter hábitos de vida saudáveis estabelecer bons laços de convivência com as pessoas", diz a consultora de etiqueta Ligia Marques.

Quem vive no campo de batalha passa por situações de todo o tipo. Para a dona de casa Cleusa Moraes, a desavença com a vizinha, Liliane, acabou em constrangimento na delegacia. Segundo ela, Liliane partiu para agressão depois que Cleusa reclamou do cachorro que fazia as necessidades em sua porta todas as manhãs. "Fui pedir uma solução, mas ela saiu de dentro de casa com uma vassoura e me agrediu. Fiquei ainda mais chocada quando recebi uma intimação para depor por agressão", conta a dona de casa.

Caso de polícia ou não, a relação entre vizinhos exige algumas normas para a boa convivência e o bom senso de cada um para respeitar o espaço do outro. O MinhaVida conversou com especialistas em etiqueta e direito para saber quais atitudes tomar diante de algumas situações:

Vaga da garagem
Sua vaga da garagem está sendo ocupada por outro morador? Para Ligia Marques, a melhor maneira de resolver o problema é recorrer ao zelador. Segundo ela, chegar diretamente no vizinho pode causar confusão e não resolver, então vale buscar ajuda de alguém para fazer a mediação. "Fale com o zelador e peça que faça contato com o vizinho pedindo que não use mais a vaga sem autorização. Isso geralmente funciona. Caso se repita, converse com o síndico de prédio e peça providências formais. Procurar o conflito direto é comprar briga, explica ela.

E como fazer quando você quer sair de casa e estacionaram o carro bem em frente a sua garagem? O ideal é conversar com a pessoa e pedir com delicadeza que retire o carro da frente. Assim, a pessoa se toca e não faz mais isso. "Tente achar o dono e peça que não coloque mais o carro na sua porta. Se estiver na porta, mas você ainda conseguir sair, não busque o enfrentamento direto, mas deixe um bilhetinho no vidro explicando a situação".

Desçam do salto
A vizinha, fã de um salto alto, nem imagina que dá para ouvir o tac tac tac do sapato quando ela passa nas escadas ou até mesmo quando ela anda no apartamento, o dela. Durante a noite, o barulhinho pode virar um verdadeiro tormento. "Fazer barulho independente de onde ele venha, só é permitido até às 22 horas. A partir desse horário, devemos procurar manter o silêncio, afinal, todos têm afazeres no dia seguinte e ninguém é obrigado a seguir seu horário biológico por conta do seu barulho", diz Lígia.

Vale a mesma medida para controlar a barulheira da garotada. Crianças têm lugar próprio para brincar: playground, quadra, parquinho e área de lazer. Mas, depois das 22 horas, o silêncio deve ser a prioridade.

"A partir das 22h você pode pedir que conversem baixo ou em outro local, pois estão atrapalhando. Esse pedido, feito de forma educada, sem brigar, costuma funcionar", explica a consultora.

Farelos ao vento
Tem coisa mais desagradável do que ver que as roupas do varal ou que o batente da janela estão cheios de farelo, pó e até cabelo que vieram do andar de cima? Para a consultora de etiqueta, isso é uma das coisas mais desagradáveis na relação entre vizinhos, pois, abrange diversas infrações. Em seu livro Sem Noção, a consultora trata a situação com firmeza: "não há desculpas para isso. Procure o síndico e reclame. Isso é invasão de espaço e falta de respeito", explica ela.

Quem é o aniversariante?
Imagine chegar à festa de aniversário do seu filho e achar que entrou na festa errada? Morar em prédios é bastante complicado quando se tem uma comemoração em vista já que o morador fica numa situação difícil: Se não convida, é antissocial, se chama os vizinhos, vem o prédio inteiro.

Para evitar que a festa de seu filho vire uma reunião de condomínio, Ligia sugere cautela: "Essa é uma das situações mais delicadas de resolver. ?Qualquer atitude que você tome, pode não ser bem recebida", diz ela. "Se não dá para confiar no bom senso das pessoas, vale colocar alguém na porta para checar os convites dizendo aos intrusos que é uma festa particular e não do condomínio", explica Ligia.

Questão musical
Ninguém é obrigado a mudar de gosto musical ou ouvir as músicas que você mais gosta. "Devemos procurar não aborrecer os outros. Ouça seu cantor ou banda preferida em um volume razoável", continua.

Festa de segunda a segunda?
Não são raros os vizinhos que adoram dar festas de arromba durante a semana, sem nenhum bom senso. A vizinhança não costuma ver com bons olhos estas comemorações e a irritação vai tomando conta da situação. Para resolver o problema de maneira legal e democrática, a consultora sugere uma reunião com a vizinhança do bairro ou no condomínio para que sejam estabelecidas regras para o bem-estar de todos. "É democrático e eficiente",explica ela.

Manual de sobrevivência
1) Não faça com seu vizinho, aquilo que não toleraria que fizessem com você é sempre um bom lema de convivência

2) Esfrie a cabeça e converse: "Muitos conflitos simples acabam virando caso de polícia em função da falta de educação", conta a advogada Anna Letícia Quina. Para a consultora em etiqueta , a melhor solução para evitar transtornos é o diálogo. Para ela, não adianta brigar ou gritar, que só aumentará o problema. "Esfrie a cabeça e exponha o problema, assim você não compra uma briga à toa", sugere ela.

3) Caso não entrem em acordo, procure seus direitos. A advogada Anna Letícia Quina explica que no Código Civil há artigos específicos sobre direitos da vizinhança. Segundo ela, nestes artigos estão previstas penalidades para quem atrapalha a saúde e o sossego dos moradores da rua, e em caso de condomínio, a lei prevê até a expulsão do condômino. Uma delas é que o condômino "que não cumpre reiteradamente com os seus deveres perante o condomínio" poderá ser multado em até dez vezes o valor pago mensalmente para o condomínio, ou expulso, em casos mais extremos", explica a advogada. Bem Estar

Quarto de motel esconde perigos para a saúde

Você já pensou nos riscos que um quarto de motel pode representar para sua saúde? Quando a temperatura esquenta, pouca gente pensa nisso. Mas o risco de contrair, principalmente, uma doença sexualmente transmissível DST existe. Para se ter ideia, alguns vírus, como o HPV, por exemplo, podem sobreviver por até sete dias em uma superfície. ?Se os cuidados com a higiene não estiverem totalmente alinhados, as chances de contaminação são enormes. Banheiras e lençóis podem guardar uma grande quantidade de vírus, que podem gerar desde problemas mais simples como a candidíase até os mais sérios como o HPV ?, explica o médico mastologista do Hospital A.C.Camargo, Levon Badiglian Filho.

O administrador de empresas Renato conta que pode comprovar como a má higienização de um estabelecimento é capaz de provocar danos ao organismo. "Um dia depois de passar a noite em um quarto de motel comecei a sentir coceiras na região genital. Fiquei quase uma semana sofrendo com o problema, sem saber o que estava acontecendo. Depois de uma consulta com o urologista, descobri que havia contraído chato (uma espécie de piolho que se fixa nos pelos pubianos)".

De acordo com o professor Antonio Carlos Morilha, especialista do Guia de Motéis e colaborador da revista Moteleiro, os cuidados com o quarto do motel devem ser colocados em primeiro plano. "As toalhas devem ser esterilizadas e todo o quarto deve ser desinfetado, como banheiras, sauna e cadeiras. Assim, os riscos de contaminação são nulos e os adeptos podem ficar tranquilos", explica. "O cliente que perceber algo errado deve informar imediatamente a recepção, além de se informar sobre todos os cuidados com a higiene do motel".

Raio-X do quarto
De acordo com o médico do A.C. Camargo, a primeira atitude é prestar atenção nos pequenos detalhes do lugar que você frequenta. "Fazem parte das medidas de segurança procurar estabelecimentos que apresentem o mínimo exigido de condições higiênicas, observar a aparência da fachada externa (que pode dizer muito sobre o ambiente interno), além de desconfiar de preços muito baixos", explica Levon. Outros sinais podem estar invisíveis aos olhos, por isso que os cuidados devem ser redobrados. "Devemos analisar todos os objetos que entrem em contato com a mucosa e principalmente com os órgãos genitais. Principalmente, aqueles que sejam de difícil esterilização, como banheiras e bancos, já que muitos vírus e bactérias causadores de doenças são bastante resistentes", diz o mastologista. "Alguns micro-organismos sobrevivem em superfícies inertes e secas por um longo período de tempo, como o gonococo (causador da gonorreia), que permanece ativo de 1 a 3 dias e o HPV, até 7 dias" .

Há quem prefira levar para o motel um pouco de álcool para desinfetar o local como forma de se precaver. Mas será que essa é a solução mais indicada? "O álcool em gel a 70% é ótimo para eliminar qualquer vestígio de vírus. Mas, vale lembrar que essa é obrigação dos estabelecimentos, e se a pessoa faz isso é por que não confia no padrão de limpeza do motel", explica o mastologista.

Os campeões de contaminação
Banheira: marcas de ferrugem ou de manchas são sinais de má higiene. A melhor opção é não usar e desistir do estabelecimento.

Assento sanitário: existem motéis que apresentam um lacre de higienização; esses são os mais confiáveis. Mesmo assim, observe se houve a limpeza, caso contrário, avise a recepção e procure outro lugar.

Toalhas: as toalhas devem ser brancas e não podem apresentar nenhum indício de manchas. Prefira os estabelecimentos que usem o processo de esterilização e mande as toalhas ensacadas individualmente.

Lençol: mesmo uma manchinha pequena indica que a limpeza não foi realizada da maneira correta. Se a sujeira ainda está lá, os vírus também podem estar.

Piscina: antes de mergulhar, preste atenção na cor e no cheiro da água. Qualquer fator incomum precisa ser levado em consideração.

Cadeiras: os bancos e cadeiras precisam estar limpos e secos, e mesmo se tudo estiver em ordem prefira colocar a toalha antes de sentar-se. Msn

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

8 coisas que devem ser feitas antes de ir ao ginecologista

Ir ao ginecologista periodicamente é fundamental. Mas, quando a data da consulta se aproxima, algumas dúvidas costumam povoar a cabeça das mulheres: "Devo ou não me depilar?", "Posso manter relações sexuais no dia?", "É importante usar a ducha vaginal?". Para esclarecer essas e outras perguntas, confira oito dicas do ginecologista Eliano Pellini, chefe do setor de saúde e medicina sexual da Faculdade de Medicina do ABC.

1) A mulher não precisa estar depilada para ir ao ginecologista. Os pelos, além de proteger, indicam ao médico a quantidade de hormônios femininos e masculinos. Se quiser, pode depilar-se sem excesso, evitando irritações, como é permitido no dia a dia. Ou seja, nada de opções artísticas, com formatos de flores e corações, hein? "A recomendação para ficar confortável com o biquíni ou a calcinha sem deixar a região exposta é depilar três dedos acima do clitóris e deixar dois dedos nas laterais. Os pelos não podem ser muito curtos, por isso, devem ter dois dedos de altura."

2) Tire da cabeça a ideia de usar ducha vaginal. Ela prejudica o exame de papanicolau.

3) Tomar banho não atrapalha os exames. Siga o conselho anterior e use sabonetes com pH ácido (entre 3,5 e 5) sempre.

4) Se possível, urine antes da consulta. É que o instrumento que abre a vagina pode causar certo desconforto na bexiga, o que torna o exame mais incômodo. O papel higiênico ou o lenço úmido não pode ser esfregado, apenas deve tocar o local para absorver o líquido. "Caso contrário, os fragmentos do papel ficam colados e é preciso usar uma solução de soro para tirá-los, o que costuma deixar a mulher constrangida."

5) Por mais que esteja com vontade, não tenha relações sexuais no dia anterior e, muito menos, no dia de ir ao médico. O esperma e a camisinha alteram o pH, e o contato sexual promove descamação da pele. Portanto, guarde suas fantasias e desejos para depois.

6) O ideal é agendar a consulta entre cinco a sete dias após a menstruação, quando as mamas estão mais macias. A menstruação pode atrapalhar a coleta de alguns exames.

7) Não use cremes vaginais por dois ou três dias.

8) Informe tudo ao médico, sem constrangimentos. A lista de detalhes importantes a serem informados conta com o uso de pílula e de antibióticos, contato com doenças sexualmente transmissíveis, cirurgia ginecológica, parto, aborto, desconforto sexual, dificuldade para colocar ou retirar absorvente interno, entre outros. Terra Saúde

Parto cesárea: os riscos de uma cirurgia agendada sem necessidade

Se numa roda de conversa com outras mães, você perguntar quem teve parto normal, vai perceber que as estatísticas sobre o parto cesárea no mundo são mesmo alarmantes.

Dados recentes divulgados pelo The NHS INformation Centre, na Inglaterra, trouxeram preocupação aos médicos britânicos ao mostrar que 25% dos partos no Reino Unido, entre 2008 e 2009, foram cirúrgicos. Nos Estados Unidos, em 2005, esse índice já era de 30,2%.

No Brasil, os números são ainda mais assustadores. Somente no SUS, 33,25% dos partos realizados em 2008 foram cirúrgicos, de acordo com o Ministério da Saúde, o que representa cerca de 655 mil cesáreas. Todos esses dados contrariam a recomendação da Organização Mundial de Saúde, que determina que esse tipo de parto represente somente entre 10% e 15%.

O grande problema da cesárea é quando ela é eletiva (ou seja, agendada sem a mulher estar em trabalho de parto). Se houver um erro no cálculo da idade gestacional, o que é comum, o bebê pode nascer prematuro. Sem necessidade, a criança pode deixar de ganhar peso, amadurecer os pulmões, o que acontece nas últimas semanas de gravidez, e pode ter de ficar internada na UTI neonatal. Na análise britânica, das cerca de 155 mil cesarianas, uma em cada dez foi eletiva.

No tempo certo
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, avaliou 13.258 cesáreas eletivas. Destas, 35,8% aconteceram antes de 39 semanas, e o resultado mostrou que os bebês nascidos com 37 e 38 semanas apresentaram mais risco de complicações, entre elas problemas respiratórios e hipoglicemia. “Muitas cirurgias são feitas sem necessidade, apenas por comodismo, tanto dos pais da criança, que querem se organizar melhor, quanto dos médicos, que não precisam desmarcar consultas para realizar um parto a qualquer momento”, diz Alexandre Pupo Nogueira, ginecologista do Hospital Sírio-Libanês (SP).
A situação é diferente, no entanto, quando a mãe entra em trabalho de parto e, no meio do caminho, é preciso realizar uma cesárea. O risco de a criança ter problemas pulmonares é menor porque, durante o processo, o bebê sofre uma compressão no útero da mãe e, segundo Pupo, há uma série de transformações que acontecem na criança de maneira que ela fica mais preparada para sobreviver fora do útero. “Não se deve interferir num processo natural, a não ser em casos específicos em que há risco de vida para a mãe e o bebê”, enfatiza o ginecologista.

A data provável dos partos é em torno de 40 semanas de gestação. E, se mãe e filho estiverem bem, esse prazo pode se estender até 41 semanas e 6 dias.

Os benefícios do parto normal
Para o bebê: esse tipo de nascimento é bom porque segue o processo natural. Ela nasce na hora certa, a não ser nos casos de prematuros. Existem várias evidências e especulações de que o trabalho de parto não é meramente uma atitude física de expulsão do bebê, e sim uma alteração de padrão hormonal em que há liberação de hormônios pela mãe e bebê que sinalizam que o momento de nascer está chegando. Outro beneficio é que o tórax do bebê é comprimido ao passar pelo canal de parto, o que faz com que ele expulse secreções das vias respiratórias, tornando-o mais adaptado a respirar.

Para a mãe: além do aspecto psicológico, da satisfação da mulher em poder dar à luz, a recuperação é mais rápida e são menores as chances de complicações após o procedimento, como sangramentos ou infecções, por exemplo.

Quando o parto cesárea é realmente necessário?
- Quando a placenta cobre parcial ou totalmente o colo do útero, impedindo a saída do bebê, a chamada placenta prévia;

- Caso a mãe tenha herpes genital com lesão ativa até um mês antes do parto;

- Em casos raros de doenças cardíacas;

- Se o bebê está atravessado, mas antes é possível tentar ajudá-lo a ficar na posição correta;

- Nos casos em que a gestante tenha aids com varga viral muito alta ou desconhecida;

- Quando há descolamento prematuro de placenta;

- Se a abertura do colo da mãe é pequena para o bebê, algo que ocorre em menos de 5% dos partos;

- Nas situações em que o cordão umbilical penetra no canal de parto antes do bebê;

- Se há diminuição drástica no fluxo de oxigênio ou nos batimentos cardíacos, o que ocorre em apenas 1% dos partos. Revista Crescer

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Mude os hábitos que favorecem a proliferação de microorganismos causadores de doenças

O banheiro encerra uma insolúvel contradição: apesar de ser o lugar que você procura para realizar hábitos de higiene, sem dúvida ele reúne as condições mais propícias à contaminação. Por um lado, isso se deve às próprias características do ambiente. Mas a falta de atenção com a limpeza e com a manutenção, além de hábitos pouco cuidadosos, também contribuem para que os microorganismos façam a festa , afirma o biomédico Roberto Figueiredo, bastante conhecido como o Dr. Bactéria.
Abaixo, ele identifica os maiores perigos escondidos nesta parte da casa e dá conselhos, certeiros e baratos, para que você deixe o banheiro de casa um pouco menos hospitaleiro para fungos, bactérias e outros agentes causadores de doenças.

1. Usar toalha de tecido no lavabo
Sem dúvida, quando falamos de higiene, uma toalha de papel, virgem (não reciclado), representa o melhor. No entanto, fica difícil colocar em um banheiro de uma casa um toalheiro de papel sem dar cara de shopping ou indústria. Por isso, não da para se livrar de uma toalha de tecido. Troque diariamente ou sempre que estiver muito molhada. Eduque as pessoas para não enxugar o rosto nestas toalhas, lugar de lavar o rosto é no banheiro e usando a toalha de banho.

2. Partilhar um sabonete em barra
Geralmente, os sabonetes não apresentam ação desinfetante, bactericida (a não ser os produzidos com esta finalidade). Eles servem para limpar, e não para matar germes. Tenha higiene: percebendo que há algum resíduo preso ao sabonete, lave-o.

3. Abrir a porta e dar descarga depois de lavar as mãos
É claro que a maçaneta da porta, sendo tocada por uma mão contaminada, vai carregar as bactérias. No entanto, mantendo a maçaneta sempre limpa, sem gordura ou outra impureza, os microorganismos tendem a morrer, pois não resistem à falta de água. Mesmo assim, procure lavar as mãos após apertar a descarga ou tocar em outros objetos do banheiro.

4. Deixar cesto de roupas sujas no banheiro
Estando bem fechado, não representa tanto problema assim. Mas, no caso das roupas íntimas, sempre é bom adicionar na água de lavagem uma colher de desinfetante à base de quaternário de amônio, facilmente comprado em supermercados. Isso diminui os riscos contaminação.

5. Manter a escova de dente na pia
Pode ser mantida, desde que você nunca dê a descarga com a tampa aberta e sempre pulverize a escova com uma solução de gluconato de clorexidina a 0,12%, encontrada facilmente nas farmácias e drogarias. Enxágüe antes de usar.
6. Deixar lodo acumulado no boxe e nos armários
Aquele lodo é constituído por microorganismos que, na maior parte das vezes, não causam doenças. No entanto, podem levar a uma alteração da flora normal da boca quando em contato com escovas de dente, levando a processos de gengivite e cárie, por exemplo.

7. Dar descarga com a tampa levantada
Dando a descarga com a tampa levantada, você catapulta os germes para o ar. Eles chegam a atingir até 6 metros de altura e, como o pé direito de seu banheiro não tem tudo isso, os microorganismo ficam rodando pelo ar por até 2 horas, contaminando escovas de dentes e outros materiais colocados sobre as bancadas e pias.

8. Tomar banho com os pés descalços
No banheiro de sua casa, não tem tanto problema, afinal e você quem controla a limpeza e higienização com água sanitária. No entanto, em clubes e noutros locais, sempre é bom usar um chinelo de dedo, principalmente sobre estrados de plástico (altamente contaminados).

9. Manter um tapete de borracha de uso comum no banheiro
Tudo que você colocar irá servir de mais uma base para o crescimento de microorganismos. Sendo possível, elimine. Mas existem locais em que o piso muito liso pode levar a acidentes, principalmente de pessoas mais idosas. Nesses casos, não é possível eliminar, então lembre-se de desinfetar com água sanitária.

10. Deixar as janelas do banheiro sempre fechadas
O vapor retido dos chuveiros eleva a umidade das paredes, favorecendo o bolor. A aplicação, a cada 15 dias, de uma solução de 50% de água sanitária em água eliminará a presença destes bolores desagradáveis. Mas sempre é bom ventilar.

II Semana de prevenção e cambate á surdez


Serviço de atenção á saúde auditiva- Secretaria de saúde de Sobral.
Dra.Patricia Tavares (coordenadora do serviço de saúde auditiva e projeto escuta sobral).
Dra.Edine Dias (Fonoaudiologa responsável pelo teste da orelhinha,fonoaudiologa do CEREST-Centro de Referência de Saúde do Trabalhador).

A seguir veja dicas da Sociedade Brasileira de Otologia para prevenir a perda de audição

Deixe o volume do tocador de mp3 na metade do volume máximo do aparelho
Evite ficar muitas horas seguidas ouvindo música por aparelhos de MP3
Procure ajuda médica tão logo seja percebida qualquer alteração da audição.

O Programa Saúde e Bem Estar com apresentação de Araujo Patchelle com coordenação de Ana Flávia Rodrigues.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Estudo diz que beijo faz com que mulher se proteja contra vírus perigoso para a gravidez

Quando você beija alguém na boca não quer só demonstrar paixão – o objetivo principal é transmitir um vírus que pode ser fatal para mulheres grávidas. Essa é a conclusão de um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Leeds, na Inglaterra.

Eles dizem que o beijo permite que o homem passe o vírus citomegalovírus para a mulher, fazendo com que o corpo dela tenha tempo de se preparar para combater o “invasor” e fique imune a ele. Esse vírus é facilmente encontrado na saliva e não causa maiores problemas, mas pode ser muito perigoso quando a infecção ocorre durante a gravidez, causando inclusive a morte do bebê.

No texto, publicado na revista científica Medical Hypotheses o pesquisador Colin Hendrie diz que o beijo faz com que a imunização da mulher ocorra de maneira mais efetiva.

– A inoculação da fêmea com um citomegalovírus específico do macho é conseguida de modo mais efetivo por meio contato boca-a-boca e a troca de saliva, particularmente se o fluxo de saliva ocorre do macho para a fêmea.

Ele diz que a mulher obtém ótima proteção contra o vírus quando beija a mesma pessoa por cerca de seis meses. R7

Muita ansiedade? Caia na água

Não é difícil reconhecer uma pessoa ansiosa. O dicionário Houaiss já dá algumas pistas: é todo indivíduo aflito, ofegante, angustiado. Se alguém o seleciona para uma entrevista de emprego na sexta-feira, por exemplo, pode ter certeza de que, a partir de segunda, o ansioso já começará a passar mal. Na véspera do grande dia, então, será capaz de sentir falta de ar, boca seca e aperto no coração. A sensação de que algo - ou, quem sabe, tudo - pode dar errado é incontrolável para um portador de transtorno de ansiedade.

"A ansiedade que a gente sente no dia a dia é mais do que saudável. Afinal, ela protege o indivíduo contra a própria extinção. Mas, quando alguns sintomas começam a causar um sofrimento muito grande, a ponto de impedir a pessoa de exercer as suas atividades normalmente, ela já pode ser considerada patológica. Nesse caso, convém procurar ajuda médica", alerta o psiquiatra Tito Paes de Barros Neto, do Ambulatório de Ansiedade (Amban) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Se você é do tipo que sofre por antecedência, não esquente a cabeça. Em vez de perder tempo com suposições do tipo "E se?", matriculese num clube de natação ou numa academia de hidroginástica. Quando a ansiedade é leve ou moderada, alguns simples ajustes na rotina, como a prática regular de exercícios aquáticos, são capazes de minimizar os sintomas do transtorno.

MENOS TENSÃO

Um recente estudo da Universidade Estadual de Maringá (PR) mostrou que duas sessões semanais de hidroginástica, cada uma com 50 minutos, durante três meses, são suficientes para reduzir os níveis de ansiedade em mulheres já diagnosticadas. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), esse tipo de transtorno afeta 25% da população mundial. A previsão é que três mulheres para cada homem sofram com o problema.

A pesquisa foi feita em 2008 com 16 voluntárias na faixa dos 36 anos, todas em tratamento medicamentoso aliado à terapia comportamental. Das 16 mulheres estudadas, oito adotaram a prática da hidroginástica como complemento terapêutico enquanto o restante manteve o tratamento convencional. Segundo uma das autoras do trabalho, a professora de Educação Física Viviane Buzzo, da Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (Fafiman), as voluntárias que adotaram a prática da hidroginástica apresentaram queda nos índices de tensão, depressão, fadiga e raiva.

A explicação para tal efeito passa pelos benefícios que todo esporte proporciona. "Qualquer tipo de exercício físico libera endorfina no sistema nervoso central. São essas substâncias que produzem um efeito tranquilizante e analgésico no organismo", explica o psiquiatra Antonio Egídio Nardi, do Laboratório de Pânico e Respiração do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

UM MERGULHO NO BEM-ESTAR

No entanto, as atividades aquáticas levam certa vantagem sobre as terrestres. "Ao controlar a respiração dentro da água, o aluno aprende também a controlar a ansiedade. Os exercícios respiratórios acontecem de forma natural pelo simples fato de o indivíduo estar imerso no meio líquido", argumenta a coordenadora do departamento Aquático da Companhia Athlética em São Paulo, Fabiana Tassi.

Outro ponto positivo está relacionado à temperatura da água. "Quando está em torno dos 30°C, a água potencializa a sensação de relaxamento muscular e de bem-estar psicológico", assegura Viviane Buzzo.

Mas para produzirem o efeito desejado, os exercícios precisam ser praticados regularmente. "O indivíduo que pratica esportes de 3 a 5 vezes por semana tem menos chances de apresentar doenças e mantém sua autoestima mais adequada para enfrentar as situações do cotidiano", recomenda Antonio Nardi.

O presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME), o cardiologista José Kawazoe Lazzoli, admite que a prática regular de exercícios físicos é capaz de reduzir o nível de ansiedade e atenuar os sintomas da depressão. Mas faz uma ressalva: "Tais benefícios não se aplicam a casos graves, que devem ser avaliados e tratados por um especialista em Psiquiatria. O esporte só pode ajudar em casos leves ou no tratamento complementar da ansiedade e da depressão", acrescenta. Viva Saúde

Aprenda a fazer sabonetes caseiros

Anticelulite, Clareador de manchas e Antiacne
Anticelulite (sabonete 1)

Material
150 g de glicerina leitosa ou transparente
1/2 colher (sopa) de argila verde
4 ml de extrato glicólico de hera
4 ml de extrato glicólico de centella asiática
4 ml de essência de algas
Corante verde à base de água a gosto
Álcool de cereais
Fôrma de silicone texturizada
Como usar
A cada banho, faça movimentos circulares com o sabonete na região afetada.

Clareador de manchas (sabonete 2)

Material
100 g de glicerina leitosa
3 ml de extrato glicólico de pepino
3 ml de essência de maçã-verde
Corante verde à base de água a gosto
Fôrma redonda de PVC
Álcool de cereal
Como usar
Todos os dias, no banho, lave a área afetada com o sabonete clareador de manchas.

Antiacne (sabonete 3)

Material
100 g de glicerina transparente
1 colher (sopa) de calêndula desidratada
3 ml de extrato glicólico de calêndula
3 ml de essência de calêndula
Fôrma quadrada de PVC
Como usar
Lave o rosto com o produto em água corrente três vezes ao dia (manhã, tarde e noite).
Modo de fazer
Para estes três sabonetes, a fórmula é a mesma. Ponha a glicerina picada num recipiente plástico. Coloque em banho-maria ou leve ao micro-ondas por períodos de 15 segundos até ficar líquida. Adicione os ingredientes um a um (menos o álcool) e misture. Despeje na fôrma, borrife álcool, deixe secar e desenforme.

Maracujá

Material
100 g de glicerina leitosa
7 ml de essência de maracujá
50 g de glicerina transparente
Sementes desidratadas de maracujá
Corante amarelo à base de água
Fôrma de flor em PVC
Álcool de cereal
Modo de preparo
Na fôrma, despeje algumas sementes de maracujá e reserve. Pique e derreta a glicerina transparente como ensinado no modo de preparo da página anterior. Agora, adicione metade da essência e gotas de corante, mexendo até ficar homogêneo. Em seguida, despeje tudo em uma fôrma, borrife álcool de cereal e espere secar. Derreta a glicerina leitosa, adicione gotas de corante e o resto da essência. Despeje o conteúdo sobre a outra parte do sabonete, borrife álcool e espere secar.
M de MULHER
As mulheres conquistaram espaço no mercado de trabalho e cada vez mais ocupam cargos de destaque e igualdade salarial. Essa situação cultural é relativamente recente e, infelizmente, ainda existem homens machistas.
Quando uma mulher se sobressai profissionalmente e começa a ganhar mais do que o marido, em alguns casos passa a enfrentar um problema sério em casa.
Resultado: alguns homens tem dificuldade em aceitar o fato. Muitos se sentem humilhados, diminuídos ou ameaçados e reagem das mais diferentes maneiras. Enquanto uns ficam deprimidos, outros passam a agredir verbalmente a parceira.

Para evitar esse tipo de problema, é importante ter maturidade nas brigas envolvendo dinheiro. Confira nos próximos slides algumas das discussões mais comuns na vida de um casal nessa situação e mostra como a mulher deve agir para minimizar os conflitos.

Saiba como agir
Se a sua intenção é manter o casamento e ajudar seu marido a progredir, é preciso ser cautelosa com as palavras. Veja como agir em algumas situações que costumam dar origem a brigas

Quando ele disser
''Você não tem mais tempo para a família, só vive para trabalhar. As crianças estão largadas.''
Sua resposta deve ser
''Se meu patrão me pede para fazer horas extras, preciso ficar, porque não posso correr o risco de ser demitida.''
Nunca diga
''Lógico, quem bota dinheiro em casa sou eu. Se eu não trabalhar, vamos morrer de fome. Você não consegue enxergar isso?''

Quando ele disser
''Estou me sentindo péssimo por não conseguir uma promoção e estar marcando passo nesse emprego.''
Sua resposta deve ser
''Tenha calma. Vamos começar a pensar numa forma de você mudar de ramo ou ter uma renda extra.''
Nunca diga
''Já não era sem tempo, pois a fila anda. Acomodado desse jeito, nunca vai sair do lugar.''

Quando ele disser
''Se meus amigos descobrirem que você ganha mais do que eu, serei motivo de chacota.''
Sua resposta deve ser
''Que bobagem! Você deveria se orgulhar por ter uma mulher trabalhadeira ao seu lado.''
Nunca diga
''Verdade. Duvido que as esposas deles também tenham que ralar para manter a casa.''
Mde MULHER

Como dormir bem

Muitas pessoas após uma noite de sono acordam como se tivesse levado uma surra, ou mais cansado que deitou, ou fica virando na cama praticamente sem dormir, e quando isso acontece sabe que ira passar o dia todo cansado, não fará bem o serviço, isso se conseguir, e fora o mau humor e outras coisas.

Nas consultas de médicos e psicólogos essas são as queixas mais freqüentes. E essas pessoas chegam com seu cansaço e impotência nas costas, porque querem mas não conseguem descansar bem, o que vai deteriorando sua qualidade de vida. Muitos desses pacientes quase já esqueceram o que é ter uma boa noite de sono, ou um sono reparador, e tudo que se refere a dormir tranquilo.

E isso muitas vezes acontece devido a maus costumes ou ideias erradas que têm a respeito do descanso ou em seu desconhecimento de quais são os melhores hábitos, e não por problema que está em sua mente, sistema nervoso ou em algum órgão ou tecido que não funciona bem, o que falta é saber as técnicas para que dormir que farão ele descansar melhor.

A musculatura deve relaxar-se o suficiente para aproveitar ao máximo as horas de sono segundo os fisioterapeuta, isso deve ser assim pois temos uma atividade diária e as tensões podem criar dores musculares e articulares que isso tudo nos desgastam e ainda nos tiram um sono tranquilo.

Muitas vezes para conseguir um sono melhor será importante seguir uma série de procedimentos naturais, baseados em técnicas de relaxamento, para se preparar para descansar, que pode ser feita em sua cama e até no chão que te ajudaram a ter um sono melhor e mais tranquilo.

E esse tipo de técnica deve ser feita antes de deitar e ter um tempo para realizar exercícios suaves com os braços, como se estivéssemos espreguiçando. Isto pode ser feito sentado ou de pé. E se for feito nessa posição vai conseguir ainda esticar mais as pernas. É preciso desfrutar, respirando enquanto se estende com intensidade as mãos, os cotovelos.

Muitas vezes não temos antes de dormir muita vontade de se espreguiçar, mas deve tentar, porque os resultados são muito satisfatórios. Também convém deixar que os bocejos venham de forma natural. Também é recomendado ficar de lado, e uma vez que se esteja totalmente de barriga para cima, voltar a se esticar e se espreguiçar de forma suave, e procure fazer diversas posições que ajudem a desentorpecer as articulações todas.

Procure também se acomodar com a barriga para cima e dedicar alguns segundos para sentir todo o peso do corpo, assim como abrir a boca intensamente e procure tentar um bom bocejo, pois isso também ira te ajudar bastante.

De maneira suave procure fazer um teste e girar a cintura, movendo as pernas para um lado e o tronco para outro, e depois repetindo o mesmo movimento para uma outra posição.

Alguns especialistas dão alguma dicas que te darão um descanso melhor e te possibilitando acordar melhor e com muito mais energia para o seu dia.

Se recomenda em primeiro lugar ter um horário e manter essa rotina, procurar se regular na hora de se deitar e levantar dá estabilidade a nosso organismo, ajuda a relaxar e permite entrar no sono mais rápido e ainda muito melhor.

Para o descanso e o relaxamento é necessário ter um quarto arrumado e para descanso. E ainda convém mantê-lo bem ventilado, sobretudo antes de ir para a cama, para garantir níveis corretos de umidade e que a temperatura esteja por volta de 18 graus centígrados.

Segundo os especialistas em relação à postura adotada na cama, todos são unanimidade na rejeição da posição de barriga para baixo, já que pode causar lesões e dificultar o seu respirar, e isso não ajuda no sono.

Se você dorme de lado, é preciso manter as pernas retas e colocar um travesseiro entre os joelhos para aliviar a pressão sobre quadris e costas, por isso tenha mais que um travesseiro.

Se você dorme de barriga para cima, deve-se colocar o travesseiro debaixo dos joelhos, e se é ao contrário, colocá-lo sob o abdômen, tudo isso ira te ajudar ter uma posição mais correta e facilitará seu descanso.

Muitos especialistas sempre afirmam que a melhor postura para dormir e ter um descanso melhor é de lado, com os quadris e pernas dobrados, no que se conhece como os bebês.

Formosa Portal

Camomila, a rainha dos cabelos loiros

Chazinho de camomila para acalmar os ânimos ou shampoo de camomila clareador de cabelos: você provavelmente nunca se deu conta da importância dessa florzinha ornamental que certamente já fez parte de algum episódio da sua vida. Presente na cosmetologia, na medicina e até na culinária, os usos da camomila vão além do que você imagina.
Não se sabe quando, mas alguém resolveu usar as flores da camomila para lavar os cabelos, provavelmente motivada pela sensação agradável da sua essência e.. voilá! descobriram que fitoativos produzidos pela camomila realçam as luzes de cabelos claros. Desde então nenhuma outra planta foi páreo para o sucesso da camomila.. evoluindo até chegar nos shampoos para cabelos loiros de hoje.

A sabedoria popular não erra, por isso, não exite em apelar para o chá na hora do nervoso. Atualmente já é comprovada a ação da camomila em distúrbios do sistema nervoso tais como insônia, ansiedade e tensão
Deu votade de aloirar as mechas? escolha seu estilo e inspire-se na loiras mais famosas de hollywood:

Cordão umbilical, o canal da vida”

Cordão umbilical é um longo cordão constituído por duas artérias e uma veia além de um material gelatinoso que permite a comunicação entre o embrião e a placenta da gestante.
O cordão fornece para a criança sangue rico em nutrientes necessários para seu desenvolvimento, assim como oxigênio, já que os pulmões do feto não estão em funcionamento, a placenta é que fica responsável em fazer o papel deles.
Uma vez feito o parto da criança, o cordão umbilical normalmente é cortado e imediatamente descartado.
O que poucos sabem é que o sangue do cordão é valioso, dado que é uma fonte rica de células estaminais – as bases essenciais dos sistemas sanguíneo e imunitário. Estas células são excelentes para um possível tratamento futuro da criança, uma vez que possuem baixo índice de rejeição.

Coleta e conservação”
1º Passo Os pais que desejem fazer a conservação devem procurar um Centro de Criogenia que dará orientações de compra de Kit de coleta a ser utilizado no parto.
2º Passo O médico obstetra que faz o parto normalmente é o responsável pela coleta do sangue do Cordão umbilical, que é alocado em bolsa de conservação.
3º Passo Os pais da criança são responsáveis pelo encaminhamento do material coletado para um centro de Criogenia, onde o sangue do cordão umbilical ficará conservado em nitrogênio líquido, a -196 ºC pelo período contratado pelos pais. As temperaturas baixas interrompem os processos biológicos, permitindo assim a conservação para o possível uso futuro.

Normalmente, o uso das células é feito para tratamento do próprio doador. Mas eventualmente pode servir para utilização de um terceiro, como um irmão, apesar de que a compatibilidade é reduzida nesses casos.

Escalda-pés para relaxar o corpo e a mente

Como recuperar as energias e vencer o cansaço e o stress do dia-a-dia? Simples: mergulhe os pés em uma bacia com sais dissolvidos, óleos aromáticos e plantas medicinais em água quente e relaxe sem pressa.
Colocar os pés em água quente com sal e ervas parece coisa de vó, mas o escalda-pés está cada vez mais presente nos principais spas que reconhecem, aplicam e indicam pelos benefícios ao corpo já comprovados.
Os músculos do corpo e a cabeça sentem alívio imediato, graças aos sais e ativos naturais dissolvidos juntos ao calor da água que dilata os poros, ativa a circulação e relaxa a mente, dando uma agradável sensação de bem-estar.
Para entender melhor o “bem-estar” pós escalda-pés, é importante saber que os sais dissolvidos em água fazem uma “limpeza energética” ao descarregar toda a tensão elétrica do corpo; resultado: relaxamento e alívio do stress utilíssimo para as mentes cosmopolitas normalmente cheia de preocupações.”
Tudo muito lindo, mas… quem tem tempo para ir atrás de óleos aromáticos e plantas medicinais??
Pensando nisso, nossa sugestão são os Sais de Banho com Ervas Medicinais.

Outras aplicações interessantes dos sais de banho:

- Banho de ofurô,
- Hidromassagem,
- Na Pedicure: para amolecer a sola do pé e as cutículas antes de iniciar.
- Esfoliação do corpo durante o banho

segunda-feira, 2 de novembro de 2009


DEPILAÇÃO

Se você não suporta dor e corre até de injeção, tem grandes chances de não gostar de cera quente ou fria, que arrancam os fios em um simples puxão.
Depois de se depilar pela primeira vez, você terá que se preocupar com isso todos os meses, porque os pêlos voltarão a crescer. Então, coragem. Escolha o seu método com ou sem dor e boa sorte.

Cremes ou sprays depilatórios

Não causam dor. O creme amolece os pêlos que caem. Para evitar alergia, faça um teste em uma área menor do corpo antes de aplicá-lo.

Lâmina

Método prático, mas de curta duração. Aplique um sabonete e passe o aparelho com delicadeza. Como têm lâminas cortantes, peça ajuda à sua mãe para usá-lo.

Descolorir

Aplique sobre a pele, a solução para descolorir os seus pêlos. Espere até clareá-los e depois lave com água em abundância. Antes de aplicar, recomenda-se fazer um pequeno teste na pele.

Cera quente ou fria

Dói um pouco, mas vale à pena, pois a pele fica supermacia. O método é prático e os pêlos demoram mais para voltar a crescer; algo em torno de um mês. O ideal é que se faça com um profissional.

Pinça

Método útil, porém doloroso. Tem que ter muita paciência para tirar pêlo por pêlo, mas como ele é retirado pela raiz, demora um pouco para voltar a crescer.

Dicas importantes

- Depois de se depilar, não passe cremes hidratantes. Eles contêm álcool e irritam a pele;
- Cinco dias depois, faça uma massagem durante o banho com uma buchinha vegetal para que os pêlos não encravem;
- Para evitar irritação, não tome sol por pelo menos 24 horas;
- Evite usar cera reaproveitada. Ela contêm bactérias e fungos que podem causar infecções.

Beleza Vitaminada

Xampus, cremes para o corpo, esmaltes fortificantes, as melhores (e mais caras) marcas de cosméticos estão no seu banheiro. Afinal, para você, cuidar da beleza é fundamental. Por isso mesmo é importante saber que só cosméticos não garantem o melhor. Se você não curte comer legumes e frutas, é bom se acostumar, eles sim são um dos mais potentes tratamentos de beleza oferecidos pela natureza.
Tá bom, você pode até não gostar de legumes, e quando sua mãe obriga a comê-los, eles ficam piores ainda. Mas é hora de pensar no bem que seu organismo vai receber, e como sua pele ficará macia e os cabelos brilhantes com a alimentação correta. As vitaminas são substâncias que aceleram e regulam as reações químicas do corpo e são essenciais para ótimo funcionamento de muitos processos fisiológicos. As vitaminas não são fontes de energia e portanto não engordam. Elas estão presentes em muitos alimentos, principalmente verduras, legumes e frutas.
Alguns tipos de vitaminas, como a C e as do complexo B, não são armazenadas e entram no corpo pela alimentação. Já as vitaminas A, D, E e K ficam armazenadas no organismo por algum tempo.
Dietas malucas para emagrecer, ou alimentação desregulada (principalmente para quem come muitos podritos durante o dia) são um prato cheio para problemas de saúde em geral.
Vita + aminas

Para se manter vivo (VITA), o corpo precisa de elementos nutritivos que contenham compostos nitrogenados na estrutura (AMINAS), já que o organismo não é capaz de produzí-los. Quando estes elementos estão em falta, surge a desnutrição. As necessidades nutricionais variam de acordo com idade, peso, sexo e outras características individuais. A hipovitaminose é outro distúrbio grave no organismo, causado principalmente por dietas pobres em vitaminas.

Importante!
A melhor fonte de vitaminas é uma alimentação balanceada. Tomar suplementos vitamínicos sem orientação médica ou de um nutricionista pode causar sérios danos à sua saúde. As vitaminas em altas doses (hipervitaminose) são tóxicas.

Saiba onde encontrar as vitaminas e o que a ausência delas pode causar:

Vitamina A

Leite, gema de ovo, fígado,
espinafre, tomate, mamão, batata, abóbora
Ausência: cabelos quebradiços, dificuldade para enxergar à noite, ressecamento da garganta, pele áspera e seca, principalmente braços e coxas, alterações cutâneas.

Vitamina C

Limão, laranja, mamão, goiaba, caju, alface, agrião, tomate, cenoura, espinafre, acerola e vegetais folhosos
Ausência: predisposição a infeccões, gripes e resfriados. Dificulta a cicatrização de feridas, causa edema de pés e quadris, cefaléia e dores ósseas.
Complexo B

Vitamina B1 (Tiamina)

Carne de porco, cereais integrais, nozes, lentilha, gema de ovo, f’gado, carnes e legumes
Ausência: dificuldades digestivas, dores musculares e debilidade nervosa.

Vitamina B2 (Riboflavina)

Fígado, espinafre, berinjela, abacate, amendoim, brócolis, espinafre, soja, leite, queijo, ovos e carnes.
Ausência: lesões na língua, nas mucosas da boca, lábios secos e distúrbios oculares

Vitamina B3 (Niacina)

Gema de ovo, pimentão e grãos em geral (como trigo, amendoim), nozes, fígado
Ausência: de reflexos, transtornos gastrointestinais, depressão, dermatite, estomatite

Vitamina B5 (ácido pantotênico)

Figos, ovo, salmão, carnes vermelhas e germe de trigo
Ausência: dermatose, diarréia, manchas na pele, insônia, irritabilidade e fraqueza muscular

Vitamina B6 (piridoxina)

Leite, caldo de cana, farelo de trigo, repolho, banana, laranja, carnes, fígado, ovos e trigo
Ausência: irritabilidade, depressão, erupções cutâneas, seborréia na região nasolabial

Vitamina B7 (colina)

Gema de ovo, soja, vegetais, carnes vermelhas, fígado e cereais
Ausência: perda parcial da memória, depressão, náuseas, vômitos, palidez

Vitamina B9 (Folato)

Carnes, fígado, legumes, vegetais de folhas escuras, banana e melão
Ausência: anemia, irritabilidade, dor de cabeça, dermatite, acne, eczema e palpitação

Vitamina B12 (cobalamina)

Figado, ostra, ovo, peixe e aveia
Ausência: anemia perniciosa e perturbações nervosas

Vitamina D

Peixes, leite, manteiga, gema de ovo, fígado e ao tomar sol
Ausência: cáries, músculos e ossos fracos

Vitamina E

Germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, gema de ovo, óleos vegetais, margarinas e manteiga
Ausência: esterilidade e dores musculares

Vitamina H (biotina) ou B8

Figado, gema de ovo, batata, banana e amendoim
Ausência: caspa, debilidade geral, dores musculares e sonolência

Abacaxi na sua dieta

O abacaxi é uma fruta muita importante para ajudar você a emagrecer e para fazer parte da sua dieta.

Ele é rico em fibras que prolonga a saciedade (as fibras ficam mais tempo no estômago ocupando a digestão, o que acaba segurando a fome por mais tempo).
Apresenta também muitas vitaminas (principalmente a vitamina C) e mineiras (como ferro e cálcio, que contribuem para os ossos e dentes) que são de fundamental importância para o bom funcionamento do nosso organismo.
Ele é uma ótima idéia de sobremesa logo após o almoço, pois ele ajuda na digestão e suas fibras ajudam a diminuir sua fome.

Por ser doce, ele disfarça a vontade de comer algum tipo de doce como: chocolate, biscoitos recheados, tortas, pudins, etc.

Então quando você estiver com aquela vontade louca de atacar um doce, mas não pode, coma um pedaço de abacaxi que ele irá segurar a sua fome por mais tempo e ainda possui poucas calorias.

Saiba como manter uma boa higiene íntima e ficar livre de infecções

Manter uma higiene íntima adequada é muito importante para proteger a região genital de infecções e outros incômodos. É preciso estar atenta a pequenos cuidados diários e com a chegada das altas temperaturas, os cuidados com a higiene íntima precisam ser redobrados. Principalmente no calor, alguns hábitos que aparentemente não são prejudiciais, como ficar com o biquíni molhado por muito tempo, podem causar diversos problemas.
Como manter uma boa higiene íntima?
As medidas para manter uma boa higiene íntima são bem simples, mas essenciais. O uso de roupas de banho ou calcinhas úmidas por um período prolongado cria o ambiente perfeito para que fungos e bactérias causadores de doenças se multipliquem na região genital da mulher. Assim que sair do mar ou da piscina, troque de roupa e vista uma calcinha limpa e seca.
Os protetores diários também são vilões, pois abafam a região e podem provocar corrimentos, coceira e infecções. Bastante atenção também com os absorventes, que devem ser trocados a cada quatro horas, mesmo que o fluxo menstrual seja pouco. Tenha sempre na bolsa lencinhos umedecidos, eles são ótimos para situações de emergência, mas não devem ser usados todos os dias para não provocarem irritação e coceira.
No dia-a-dia, evite usar roupas muito justas e de tecidos grossos, prefira roupas mais leves. Quanto às calcinhas, elas devem ser colocadas para secar sempre em um ambiente fresco e seco, nunca dentro do banheiro. Evite as calcinhas de tecido sintético, o ideal é usar as de algodão ou de tecidos que facilitem a transpiração e a ventilação da vagina. Deixe para usar as calcinhas de outros tecidos em ocasiões especiais.
Os sabonetes íntimos são bons aliados para ajudar a preservar a higiene íntima feminina, já que os sabonetes comuns costumam ser pouco ou ácidos demais para a higiene diária da mulher. Como possuem um grau de acidez semelhante ao da região genital, os sabonetes íntimos ajudam a manter o equilíbrio e reduzem as chances de irritação na vagina mesmo em dias de muito calor ou em atividades de suor excessivo, como por exemplo, durante a prática de esportes. Os sabonetes com PH neutro ou os sabonetes glicerinados também são indicados para a higiene íntima da mulher, pois não irritam a pele.

Saiba como evitar que o seu namoro caia na mesmice

Pode acontecer com os melhores namoros. No começo, uma paixão enlouquecedora, aquela vontade de estar ao lado da pessoa o tempo todo e depois, parece que as coisas vão se tornando simples demais. Se por um lado a convivência com a pessoa amada traz maior intimidade, por outro, pode transformar o relacionamento em uma rotina. Com o tempo, a vida a dois acaba ficando mais tranqüila, mas nem por isso ela precisa ser monótona e sem graça. Confira algumas dicas para fazer com que a mesmice passe bem longe do seu relacionamento.
Para o namoro não cair na rotina, é bom fugir também de outras rotinas, que às vezes passam despercebidas. Não é preciso planejar tudo, inclusive os programas de final de semana. Sugira uma escapadinha dos lugares habituais que vocês freqüentam, seja o cinema ou o barzinho de sempre. De vez em quando é bom fazer programas diferentes e até mesmo inusitados.
Surpreenda, mesmo com atitudes simples. Faça uma visita inesperada, em um dia da semana que vocês não costumam se encontrar. Presentes fora de época, uma mensagem romântica no celular, um convite para uma sessão de filmes debaixo da coberta, um elogio.
Exercitar a cumplicidade e ter a companhia da pessoa amada em várias situações é ótimo, mas todo mundo precisa ter momentos individuais. Não é porque vocês são namorados que precisam fazer tudo juntos. E namorar não significa ter que abrir mão das amizades. Mantenha as amizades por perto e pelo menos uma vez por semana, dê um tempo para o futebol dele e aproveite para colocar a conversa em dia com as amigas. Respeitem o espaço um do outro, afinal, vocês não nasceram grudados

Deborah Busko

Pensamento criativo ou resolução criativa de problemas.

Porque os problemas na grande maioria das vezes só se solucionam com alguma ponderação, apresento-lhe o pensamento criativo e a sua aplicação na resolução criativa de problemas.
Quantas vezes não deu por si a afirmar que não existe outra solução para um determinado problema – e que esse problema leva a um poço sem fundo? Quantas vezes se sentiu impotente perante um problema, sem opções ou soluções?

Alguma vez sentiu ter explorado todas as opções possíveis e, mesmo assim, não ter alcançado a solução? Ao deparar-se com vários problemas, poderá sentir que está a martelar numa montanha de ferro. A pressão de ter de resolver um determinado problema é esmagadora.

Regozije-se! Ainda há esperança!
Com algumas técnicas de resolução de problemas, poderá ver os problemas de uma maneira diferente e ver a luz ao fundo do túnel, que lhe traz possíveis soluções.

Em primeiro lugar, à luz da resolução criativa de problemas, deverá ter a mente aberta para o facto de poder haver mais do que uma solução para um determinado problema. E deverá aceitar o facto de que podem existir soluções para problemas que julgava impossíveis de resolver. Agora, com este pensamento positivo, podemos tentar ser um pouco mais criativos na resolução de problemas.

Número um: Talvez a razão para não conseguirmos resolver os nossos problemas seja ainda não termos analisado com atenção o problema em si. É essencial tentar entender o problema e ter um conhecimento concreto dos factos. Se souber como o problema funciona, no que consiste, então construiu um fundamento para a sua resolução. Não tente reduzir o problema a uma frase. Tente identificar as entidades participantes e as suas relações entre si. Tome nota daquilo que tem a ganhar e do que tem a perder com a situação. Agora sim, tem um resumo do que consiste o problema.

Número dois: Tente tomar nota de todos os constrangimentos e suposições. Por vezes, são estas suposições que obstruem a visão das possíveis soluções. Deverá identificar quais as suposições válidas e quais devem ser analisadas.

Número três: Tente resolver os problemas por partes. Parta de uma visão geral para uma visão detalhada de cada parte do problema. Este método é denominado de top-down. Escreva a questão, e tente formular uma solução de uma única frase, a partir dessa mesma questão. A frase deverá consistir numa solução geral para o problema. A partir desta frase, poderá desenvolver a solução, posteriormente, e aumentar gradualmente a sua complexidade.

Número quatro: Apesar de o pensamento crítico ser útil na resolução de um problema, também deverá manter um pensamento criativo e analítico. Quando alguém apresenta uma proposta de solução, tente perceber como poderá fazer com que essa solução seja eficaz. Tente ser criativo. Do mesmo modo, procure identificar as falhas dessa mesma proposta.

Número cinco: É importante relembrar que podem ser desenvolvidas várias soluções ao mesmo tempo. Tente acompanhar todas as soluções e o seu desenvolvimento. Lembre-se que pode haver mais do que uma solução para um determinado problema.

Número seis: Lembre-se do velho ditado «duas cabeças pensam melhor do que uma». Isto é mais verdadeiro do que pensa. Esteja sempre aberto a novas ideias. Ouvir as ideias dos outros só lhe trará benefícios. Isto é especialmente verdadeiro quando a pessoa que o aconselha já passou por problemas similares aos seus. Você não tem de ser um herói solitário na resolução do seu problema. Será bastante melhor se conseguir obter vários tipos de pensamento criativo sobre o assunto.

Número sete: Seja paciente. Enquanto for perseverante, irá sempre existir a oportunidade de surgir uma solução. Lembre-se de que ninguém cria nada de novo à primeira tentativa, por vezes são necessárias várias tentativas e de diversos ângulos diferentes.

Existem alguns exercícios criativos que o podem ajudar na tarefa de resolver os problemas de forma criativa.
Eis um exemplo: pegue num pedaço de papel e escreva, no seu centro, uma palavra qualquer. Agora, observe a palavra que escreveu, e escreva as primeiras duas palavras que lhe ocorrer. Isto poderá continuar até ter construído uma árvore de palavras. Esta tarefa irá ajudá-lo a desenvolver as suas capacidades analógicas e a fortalecer o seu processo criativo.

Portanto, a próxima vez que se deparar com um problema que acha que não consegue resolver, pense de novo. A solução pode estar mesmo à sua frente, sendo apenas necessário algum pensamento criativo, planeamento, e imenso trabalho.

Edgar Pina

DR.JOÃO EVANGELISTA ( Câncer de mama) E DRA.ADRIANY PRADO (Falando sobre estrias)


O Programa Saúde e Bem Estar com apresentação de Araujo Pathelle com a coordenação de Ana Flávia Rodrigues.



Proteja o seu Coração

Além dos vilões já conhecidos, as complicações cardiovasculares podem estar relacionadas com outros inimigos ocultos, dos quais pouco se fala. Conheça 9 fatores de risco para o ataque cardíaco e aprenda como é possível se prevenir.

Estresse, poluição, instabilidades emocionais e até problemas de pele podem estar relacionados às doenças cardiovasculares, consideradas hoje a maior causa de mortalidade no país, juntamente com outras patologias do aparelho circulatório. "Perdemos aproximadamente 300 mil vidas em razão de complicações desta natureza, o que representa 38% a 40% dos óbitos na população brasileira. A segunda grande causa de mortalidade - que reúne todos os tipos de câncer - representa praticamente a metade, atingindo 20% a 24% da população", alerta o cardiologista Antonio Mendes Neto, presidente da regional de Santos da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

Os eventos popularmente conhecidos como ataques cardíacos nada mais são do que uma interrupção, temporária ou não, no funcionamento do coração. "São causados principalmente por isquemias - quando há uma interrupção súbita do fluxo sanguíneo - ou arritmias - descompassos nos batimentos cardíacos, que não necessariamente precisam estar acelerados", esclarece Mendes Neto.

ATENÇÃO AOS RISCOS
Em razão de sua magnitude, os problemas cardiovasculares têm despertado a atenção dos especialistas e os estudos na área não param de trazer novas evidências a respeito de suas causas. E, nesse ponto, as conclusões dos levantamentos internacionais e nacionais apontam para um consenso em relação aos principais fatores de risco. Tanto a avaliação Interheart (2004), aplicada a mais de 30 mil pessoas em 35 países dos cinco continentes - incluindo o Brasil -, quanto o estudo Afirmar (2003), realizado em 104 hospitais de 51 cidades do país, advertem para o perigo.
representado pela associação de maus hábitos à mesa e sedentarismo, além de alertarem para o risco representado pelo cigarro. Segundo os especialistas, mais de 90% dos ataques cardíacos seriam prevenidos se estes e outros descuidos fossem observados e contornados com mudanças de atitude. "Embora a predisposição genética seja um fator importante, temos muitos outros elementos que chamamos de modificáveis e que interferem de maneira decisiva nesse processo", afirma o cardiologista Miguel Antonio Moretti, do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Mas o que as pesquisas recentes têm mostrado é que, além desses fatores já conhecidos, outros perigos também ameaçam a saúde do coração. Ficar atento a todos esses vilões é uma maneira certeira de garantir a longevidade e a qualidade de vida. E mais: as orientações valem mesmo para aqueles que nunca apresentaram nenhum tipo de distúrbio. "O peso da carga genética deve ser considerado. Mas, de certa forma, a exposição contínua e prolongada a fatores de risco deixa qualquer pessoa vulnerável", completa Moretti. Conheça, a seguir, alguns dos principais inimigos da boa saúde do coração e saiba como preveni-los.

1 Estresse
É um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento de doenças coronárias. "Causa uma elevação da frequência cardíaca, provocada principalmente pela descarga de substâncias derivadas da adrenalina, as catecolaminas, no sangue. Com isso, há um aumento significativo do consumo de oxigênio pelo músculo do coração, o que pode levar a um espasmo da artéria - uma diminuição temporária no diâmetro do calibre do vaso sanguíneo -, interrompendo parcialmente o fluxo de sangue", explica Ricardo Pavanello, supervisor do setor de Cardiologia Clínica do Hospital do Coração (HCor). O alívio das tensões pode vir por meio da prática de atividades físicas e de lazer. Rever a rotina, buscando modificar ou neutralizar as fontes de desgaste mental excessivo, também é uma excelente pedida. Um exemplo prático de como mudar: se você vive constantemente aflito por chegar atrasado ao trabalho, em razão do trânsito, acostume-se a acordar mais cedo, para fazer o mesmo trajeto com tempo de sobra.

2 Contraceptivos orais e terapias de reposição hormonal (TRH)
Mulheres que usam hormônios constantemente e por períodos prolongados estão mais propensas a desenvolver problemas cardiovasculares, especialmente em decorrência das tromboses venosas profundas. Entretanto, os medicamentos mais modernos, com baixíssimas dosagens hormonais, têm efeitos colaterais menores. "Diversos estudos mostram que essa parcela da população está mais suscetível à formação de coágulos nas veias, principalmente nas pernas. O problema é desencadeado pela diminuição no fluxo do sangue e pelo aumento de sua viscosidade. Mais ou menos seis milhões de tromboses desse tipo são detectadas por ano, a maioria delas sem sintomas", adverte Pavanello. O cigarro, quando combinado a um contraceptivo oral, é capaz de potencializar esses efeitos. "O uso de contraceptivo oral pode aumentar de duas a quatro vezes a incidência de trombose venosa profunda", completa Marcos Knobel, coordenador da Unidade Coronária do Hospital Albert Einstein. Pacientes que fazem uso de anticoncepcionais e das terapias de reposição - em razão de uma menopausa extremamente sintomática - devem continuar o tratamento. Porém, como prevenção, é importante que façam um controle rigoroso das funções cardiovasculares, por meio de exames periódicos. Viva Saúde

domingo, 1 de novembro de 2009

Acabe com os erros que destroem a maquiagem

Para deixar o visual completo é impossível deixar a maquiagem de lado. Ela disfarça imperfeições, proporciona um aspecto mais saudável e levanta a auto-estima. Mas alguns erros transformam sua aliada em inimiga de primeira. Escolher os tons errados e exagerar na dose, geralmente, são os erros mais comuns , afirma a maquiadora Andréa Delcorso, do Stúdio Prime Hair e Beauty. A seguir, a especialista detalha os principais deslizes na hora de se arrumar e dá dicas para você identificar se está cometendo algum deles.

Abusar do corretivo
De acordo com a especialista, o exagero do produto pode acentuar os detalhes que você deseja esconder. O ideal é usar corretivo apenas nas pálpebras inferiores ou em detalhes como espinhas. Ele deve ser aplicado com as pontas dos dedos em leves toques que espalham o produto , afirma. Mas, em vez de esfregar, dê batidinhas na pele, diminuindo a quantisade usada. Outra dica é usar um tom rosado, já que bege ou o amarelado faz com que as imperfeições, como as olheiras, fiquem ainda mais em evidência.

Escolher o tom errado da base
O tom errado de base faz com que você precisa usar muito mais maquiagem (isso porque a cor do rosto acaba ficando muito diferente do pescoço e do colo). O ideal é escolher uma base leve (experimente no pulso) e espalhar com cuidado. No caso das bases, prefira fabricantes nacionais: as cores são feitas exatamente para a pele das mulheres brasileiras, favorecendo o ajuste.

Pó em excesso
Quando mal usado, o pó evidencia os sinais de expressão, envelhecendo o rosto. A região dos olhos e da boca é a mais prejudicada, principalmente se você já apresenta rugas nestas áreas. O pó deve ser usado apenas como complemento da base, para dar um aspecto mais aveludado à pele e para neutralizar o efeito brilhoso da base e/ ou da camada natural de gordura da pele , diz.

Blush exagerado ou aplicado de maneira incorreta
O blush serve para proporcionar um visual mais saudável. Mas, aplicado em excesso, deixa você com cara de palhaça. As bochechas ficam salientes demais (um problema se você tem o rosto arredondado), destoando demais do restante dos traços. O blush deve ser aplicado das têmporas em direção ao centro do rosto, na diagonal, e sempre removendo o excesso do pincel antes de aplicar sobre o rosto.

Pintar a sobrancelha com lápis muito escuro
O lápis deve ser da mesma cor da sobrancelha. Para a aplicação, faça movimentos leves com a ponta, como se estivesse esfumaçando a sobrancelha. Para aquelas que acham a técnica complicada, um pouco de sombra, no tom do pelos, aplicada na pele abaixo da sobrancelha pode ser uma opção , sugere Andréa Delcorso.

Misturar muitas cores de sombra
O excesso de cores pode tirar a sofisticação do visual, que fica mais infantil. A maquiagem mais divertida está em alta e, mesmo durante o dia, pode ser usada. Mas nunca abuse dos contrastes, a não ser que você tenha segurança absoluta na técnica usada. O ideal é variar, formando um degradê: marrom e dourado; rosa e lilás; chumbo e cinza formam pares que funcionam.

Marcar demais o contorno da boca
Deixar os traços marcados, além de tirar a sutileza da maquiagem, está fora de moda. O ideal é que o contorno do lápis passe despercebido, não importa se você está usando para aumentar ou diminuir a boca. Faça um contorno bem delicado e fino, que vai desaparecer na hora em que você passar o batom (o efeito fica mais bonito se você usar um pincel em vez do bastão direto).

Deixar falhas com o delineador
O delineador só vale para quem tem pleno domínio da maquiagem (ou ele é capaz de destruir todo o resto, por mais impecável que seja o efeito). Uma boa dica para passar delineador sem borrar ou tremer é apoiar a mão no osso do queixo para fazer o traço. Mas se, mesmo assim, achar difícil dê preferência ao uso de um lápis preto bem rente à base dos cílios. E faça o traço antes de aplicar o rímel. Msn