sexta-feira, 12 de agosto de 2011

FELIZ DIA DOS PAIS

Quem disse
que por de trás daquela barba
que nos arranha o rosto
não tem um coração moleque
querendo brincar?

Quem disse
que por detrás daquela voz grossa
não tem um menino criativo querendo falar?

Quem foi que falou
que aquelas mãos grandes
não sabem fazer carinho se o filho chorar?

Quem foi que pensou,
que aqueles pés enormes,
não deslizam suaves na calada da noite,
para o sono do filho velar?

Quem é que achou
que no fundo do peito largo e viril
não tem um coração de pudim,
quando o filho amado,
com um sorriso largo se põe a chamar?

Pai,VC me escolheu filho, eu te fiz exemplo! Feliz dia dos pais,meu PAI,PAIZINHO,PAIZÃO.

MATEUS PEREIRA

Bife à Rolê a Parmegiana

Ingredientes:
6 bifes de contrafilé (Pode ser feito também com picanha sem gordura ou outra carne de boa qualidade)
2 dentes de alho picados
sal e pimenta do reino a gosto

Ingredientes do Recheio:
2 cenouras sem casca em tiras
1 pimentão verde em tiras
6 fatias de bacon
salsa e cebolinha picadinhas a gosto
1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 ovos batidos
1 xícara (chá) de farinha de rosca

Ingredites da Cobertura:
1 xícara (chá) de molho de tomate
2 xícaras (chá) de mussarela ralada

Palito de dente para prender os bifes

Preparo:
Temperar os bifes com alho e sal a gosto.
Em cada bife por porções de pimentão, cenoura, bacon, cebolinha e salsa.
Salpicar queijo ralado.
Enrolar os bifes e prender com palito de dente.
Passar os bifes na mistura de ovos batidos e depois na farinha de rosca.
Fritar em óleo quente até dourar.
Retirar o excesso de óleo escorrendo em papel toalha.
Colocar os bifes num refratário e cobrir com molho de tomate e mussarela.
Levar ao forno para gratinar.
Servir quente.


O difícil é descobrir como se livrar da lista de desculpas que sempre faz a gente colocar os exercícios como última opção

Falta de tempo é a desculpa clássica para quem não faz atividade física. O mundo nos exige cada vez mais e ainda temos a preguiça de começar a nos mexer. No fim, deixamos de pensar no que precisamos e no que gostamos.

E se você é daqueles que detestam ficar correndo em cima de uma esteira, aqui está outra razão para dar continuidade ao sedentarismo. Parece impossível quebrar esses argumentos, certo? Mas você já pode se animar, pois existe, sim, uma saída!

Abandonar esse ciclo exige repensar as tarefas e criar metas. Para te ajudar nessa empreitada, conversamos com diversos profissionais que sugeriram maneiras eficazes de burlar os contratempos. Leia nossa lista e comece a colocar as dicas em prática o quanto antes. Boa sorte!


1 - Um guia para sua saúde
Um estudo recente da Universidade de Queensland (Austrália) descobriu que mulheres têm ganhado mais peso após o parto por não terem tempo de voltar a praticar exercícios e, principalmente, por não quererem ficar longe do bebê. Algumas academias já oferecem aulas de pilates, ioga e alongamento especialmente para mães e bebês juntos.

2 - Fazer faxina
Se você não tem nenhuma ajudante para deixar a casa em ordem, encare a tarefa como uma atividade física. Para queimar calorias e ainda deixar a casa limpa: faça 30 minutos de limpeza e perca em média 120 kcal, segundo Moisés Cohen. Mas se você tem uma faxineira, da próxima vez que ela faltar, assuma as vassouras e coloque uma boa música pra tocar na hora de fazer esse exercício.

3 - Pular corda
Para se exercitar sem sair de casa, Moisés Cohen, chefe do departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) sugere: alongue o corpo, por 4 minutos, aqueça dando pulinhos e corridinhas sem sair do lugar, por 2 minutos. Pule corda por 30 segundos e descanse mais 30. Repita até completar 20 minutos e termine fazendo alongamento e relaxamento da musculatura por mais 4 minutos. Você se exercita sem sair de casa.

4 - Ser preciso
Substitua as metas generalizadas por outras mais específicas. Ou seja, ao invés de dizer que quer ser mais saudável, estipule o número de vezes por semana que você vai praticar alguma atividade física. "Comece se propondo a fazer dois ou três dias por semana, no máximo. Não coloque uma meta muito alta no começo, pois a chance de desanimar é maior quando as metas são muito difíceis de serem cumpridas", sugere Miriam Barros, psicóloga e psicoterapeuta de crianças, adolescentes, casal e família (SP).

5 - Fazer as contas do custo de não ir à academia
Para um iniciante, é possível perder cerca de 300 kcal por hora de treino. É fácil imaginar os benefícios de treinar por uma hora três vezes na semana. Mas sabemos que o início das atividades físicas é o momento mais difícil. "O iniciante deve começar com uma caminhada de 10 minutos e mais alguns exercícios leves para não sobrecarregar os músculos despreparados ", esclarece Joyce Rodrigues, educadora física, fisioterapeuta e diretora da empresa de fitness Enjoyhealth (SP).

6 - Comprar um pedômetro
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), devemos gastar pelo menos 2.000 kcal por semana com atividades físicas. Para alcançar essa meta, caminhe pelo menos por 30 minutos todos os dias, com folga nos finais de semana. "Se considerarmos que durante uma caminhada damos, em média, 2 passos por segundo, em 30 minutos daremos 3.600 passos e andaremos cerca de 2,5 km", afirma Paulo Zogaib, fisiologista do Esporte do Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte (Cemafe). Lembre-se de que não precisa andar tudo de uma vez, dá para somar os passos ao longo do dia.


7 - Malhar ao telefone
Para aproveitar os longos minutos que vai gastar falando com alguém ao telefone, fique em uma perna só até o máximo que aguentar, depois troque. Isso fortalece a musculatura e melhora seu equilíbrio. Moisés Cohen explica que o exercício favorece o tônus muscular e colabora com o equilíbrio. Outra opção é o agachamento isométrico: "Com as costas apoiadas na parede, levante e abaixe várias vezes", sugere Bianca Vilela.

8 - Pensar positivo
"É importante focar nas possibilidades e não nas restrições. Tudo parece mais difícil quando temos que dizer muitos 'não' e poucos 'sim'", diz Miriam Barros. Ao invés de pensar em tudo que não deve fazer, comece a substituir os pensamentos pelas coisas que pode. Então, ao invés de se dizer para "não tomar café", opte por pensar em "tomar mais chás".

9 - Correr e brincar com uma criança
Criança tem energia acumulada, e os pais nunca sabem como deixá-los tranquilos. Uma solução é se programar para brincar com a criança por pelo menos uma hora. A ideia é correr, pular e se mexer. Segundo Paulo Zogaib, é possível perder em torno de 300 kcal por hora. Ajuda a trazer benefícios para seu corpo, e o aproxima do seu filho.

10 - Fazer exercícios com colegas de trabalho
Se o seu trabalho é do tipo que não abre brechas para uma escapada na hora do almoço e vira e mexe exige horas extras no final do expediente, que tal chamar alguns colegas para fazer uma caminhada depois da refeição? Tudo de forma moderada, já que vocês terão acabado de ingerir os alimentos. "Além de o exercício facilitar a digestão, o ar fresco e a endorfina aumentam a disposição e criatividade", diz Moisés Cohen.

11 - Contrair a barriga
Faça o movimento três vezes seguidas, mantendo a contração durante 20 segundos. O exercício ajuda a tonificar os músculos e estimula o metabolismo, acelerando seu funcionamento. "Esse exercício realmente ajuda a tonificar os músculos e pode ser feito em qualquer lugar, inclusive quando parado no trânsito", explica Moisés Cohen.

12 - Aproveitar o tempo em frente da televisão
Enquanto você assiste à TV, pode aproveitar para fazer exercícios de fortalecimento para o corpo. Moisés Cohen sugere: pegue um objeto equivalente a 1 ou 2 kg, que pode ser um saco de feijão, e exercite a musculatura do bíceps, estendendo e dobrando o cotovelo por dez vezes - pare por 30 segundos e repita a série. Se conseguir, faça a série por três vezes. Se não quiser se exercitar durante o programa de TV, aproveite os intervalos: "Vale correr no lugar, pular corda, fazer flexões de braço ou abdominais", sugere Bianca Vilela, personal trainner e consultora de esportes (SP).



REVISTA VIVA SAÚDE

Os vários tipos de sal

De cozinha, de mesa ou refinado
É o mais comum e o mais usado no preparo de alimentos. Dissolvido e recristalizado sob temperatura e pressão controladas em instalações industriais. De acordo com as leis brasileiras, o sal de cozinha deve ser acrescido de iodo para se evitar o bócio, crescimento anormal da glândula da tireoide. Possui 40% de sódio e 60% de cloro.

Marinho
Há diversos tipos de sal marinho, dependendo de sua origem. A cor de seus cristais varia conforme as características de cada região. Bastante usado na alimentação funcional, pode ser moído na hora e misturado com ervas frescas. Possui 40% de sódio e 60% de cloro.

Grosso
Produto não refinado apresentado na forma que sai da salina. Em culinária, é usado em churrasco, assados de forno e peixes curtidos. Possui 40% de sódio e 60% de cloro.

Light
É um produto com reduzido teor de sódio, indicado para hipertensos. Resultado da mistura de partes iguais de cloreto de sódio e cloreto de potássio. Possui 30% de sódio e 70% de cloro. Deve-se ficar atento para não salgar muito a comida, uma vez que seu sabor é mais leve.

Verde
Uma ótima opção para aumentar o número de nutrientes do cardápio e diminuir a ingestão de sal. Misture em três partes iguais o sal marinho com pelo menos dois tipos de ervas e triture tudo no liquidificador.

Fernanda Emmerick