sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Os vários tipos de sal

De cozinha, de mesa ou refinado
É o mais comum e o mais usado no preparo de alimentos. Dissolvido e recristalizado sob temperatura e pressão controladas em instalações industriais. De acordo com as leis brasileiras, o sal de cozinha deve ser acrescido de iodo para se evitar o bócio, crescimento anormal da glândula da tireoide. Possui 40% de sódio e 60% de cloro.

Marinho
Há diversos tipos de sal marinho, dependendo de sua origem. A cor de seus cristais varia conforme as características de cada região. Bastante usado na alimentação funcional, pode ser moído na hora e misturado com ervas frescas. Possui 40% de sódio e 60% de cloro.

Grosso
Produto não refinado apresentado na forma que sai da salina. Em culinária, é usado em churrasco, assados de forno e peixes curtidos. Possui 40% de sódio e 60% de cloro.

Light
É um produto com reduzido teor de sódio, indicado para hipertensos. Resultado da mistura de partes iguais de cloreto de sódio e cloreto de potássio. Possui 30% de sódio e 70% de cloro. Deve-se ficar atento para não salgar muito a comida, uma vez que seu sabor é mais leve.

Verde
Uma ótima opção para aumentar o número de nutrientes do cardápio e diminuir a ingestão de sal. Misture em três partes iguais o sal marinho com pelo menos dois tipos de ervas e triture tudo no liquidificador.

Fernanda Emmerick