sábado, 21 de novembro de 2009


As 5 Comédias Românticas Que Você Não Pode Deixar de Ver

Cinco filmes lindos para você assistir quando estiver sozinha, ou com seu parceiro.

Tem quem diga que uma comédia romântica é o tipo de filme perfeito para um encontro. Por quê? Por que elas possuem um enredo leve, com sacadas humorísticas muito inteligentes e centram-se em ideais românticos, para não perder o hábito. No geral, é um bom gênero de filme para passar um bom tempo. Então selecionamos cinco comédias românticas que você não pode deixar de ver:
1) Como Perder Um Homem em 10 Dias (”How to Lose a Guy in 10 Days” – 2003)

Para começo de conversa, Kate Hudson e Matthew McConaughey ficam absolutamente deslumbrantes juntos. Depois, o enredo do filme é bem engraçado. Ela é uma jornalista que começa a escrever um artigo sobre “como perder um homem em dez dias”, com dicas para as garotas que simplesmente não sabem quando estão passando do ponto do que é considerado “carinhoso” e indo para o “psicótico”. E Matthew foi o escolhido para sofrer todos os surtos de Kate. Porém, mal sabe ela que Matt é um publicitário que aposta com duas colegas de trabalho que consegue fazer uma mulher apaixonar-se em dez dias. O resultado é divertido, no mínimo.

2) Escrito Nas Estrelas (”Serendipity” – 2001)

O nome original, “Serendipity”, já diz tudo; o termo resume o ato de encontrar algo muito valioso quando você não estava procurando, e especialmente quando você procurava por algo totalmente sem relação com o que descobriu. E isso resume bem o enredo do filme, quando Jonathan (John Cusack) e Sara (Kate Beckinsale) se conhecem enquanto tentavam comprar o mesmo par de luvas em uma loja de departamentos. O filme tem continuidade em uma linha deliciosa sobre amor, destino e almas gêmeas.

3) Bonequinha de Luxo (”Breakfast At Tiffany’s” – 1961)

Esse é um filme essencial para qualquer amante do cinema antigo; uma comédia deliciosa envolvida de um certo drama, baseado no livro de Truman Capote que leva o mesmo nome do filme. Holy Golightly é uma garota sonhadora que fugiu para NY quando tinha 14 anos e acabou se tornando garota de programa, sendo bancada por um mafioso que está na cadeia.
Um filme com um toque de realidade, porém envolvido por um clima doce e romântico, à trilha sonora ganhadora do Oscar “Moon River”, de Henry Mancini. O que dá nome ao filme é a fixação da personagem de tomar café da manhã olhando as vitrines da joalheria Tiffany’s quando está se sentindo triste. “Parece que nada de ruim pode acontecer lá”, a protagonista diz. É uma história adorável.

4) Harry e Sally – Feitos um Para o Outro (”When Harry Met Sally…” – 1989)

“Eu amo quando você consegue ficar com frio quando está 40 graus lá fora. Eu amo quando você demora uma hora e meia para pedir um sanduíche. Eu amo quando você fica com uma dobrinha embaixo do nariz quando você olha para mim como se eu fosse louco. Eu amo o fato de que, depois de passar o dia todo com você, eu ainda consigo sentir seu perfume em minhas roupas. E eu amo o fato de que você seja a última pessoa com quem eu quero falar antes de ir dormir, de noite.
E não é por que eu seja carente, nem por que é véspera de Ano Novo. Eu vim aqui essa noite por que, quando você percebe que você quer passar o resto da sua vida com uma pessoa, você quer que o resto da sua vida comece o mais rápido possível”, Harry (Billy Crystal) disse. O que é o suficiente para você se apaixonar completamente por esse filme e correr para a locadora mais próxima, certo?
5) Sr. e Sra. Smith (”Mr. & Mrs. Smith” – 2005)

Regravação de um filme de Hitchcock dos anos 40, à princípio pode parecer não ser exatamente uma comédia romântica. É sobre um casal de assassinos particulares que não sabem da verdadeira identidade um do outro, e acabam fazendo terapia de casal por terem uma vida bem entediante juntos. Ironicamente, o filme é cheio de ação. Porém, no meio de tanta ação, você não pode negar a química entre Brad Pitt e Angelina Jolie. Fica muito interessante assistir os dois enquanto eles se apaixonam…

Como se livrar de olheiras e olhos inchados

A causa de suas olheiras podem ser…
Hereditariedade
A pele ao redor de nossos olhos é a mais delicada de todo o corpo, portanto o que enxergamos como “olheiras” são vasinhos de sangue que podem ser vistos através da pele, formando aquelas manchas escuras. Em algumas pessoas, isso é simplesmente hereditário.

Alergias
Outra causa comum de olheiras são alergias. Quando você esfrega e coça seus olhos devido a alguma alergia, isto irrita a pele e pode estourar pequenas veias capilares sob os olhos, o que também causa inchaço. Se sua alergia é o que está causando as olheiras, simplesmente trate dela ou evite aquilo em que você é alérgica. Se as olheiras e inchaço dos olhos persiste, então você provavelmente tem uma alergia que não sabe sobre, com algum alimento que consome, ou algum produto químico que está no seu dia-a-dia. Nesses casos, você deve consultar um médico.

Problemas no fígado
A medicina chinesa considera olheiras como fraqueza do seu fígado. Problemas no fígado geralmente são causados por estresse e exaustão, acompanhados da falta de descanso e relaxamento. Já que o canal do fígado é o que governa o sistema hormonal, pois atua como uma glândula liberando substâncias no organismo, ele é responsável por alterar o pigmento da melanina (por isso pessoas com problemas de fígado ficam com a pele amarelada). Além disso, um fígado com problemas produz pigmentação na pele ao redor dos olhos e em outras partes do corpo.

Deficiência de vitaminas
A deficiência da vitamina K, como também a falta de antioxidantes em sua dieta, podem ser fatores determinantes para muitos problemas cosméticos além das olheiras. Também acredita-se que a falta do mineral ferro no sangue pode causar os círculos escuros — uma deficiência de ferro pode indicar anemia, portanto é importante que você consulte um médico e peça por um exame de sangue.

Remédios naturais contra as olheiras
1. Para começar, se assegure de que você está tendo pelo menos de sete a nove horas de sono todas as noites. Quando você dorme pouco, a pele fica mais pálida, o que permite que o sangue abaixo da pele se torne mais visível.
2. Comer direito faz toda a diferença. Mantenha uma dieta saudável e balanceada, beba bastante água, e se assegure de que você não está com nenhuma deficiência de alguma vitamina ou mineral. Consuma muitas frutas com pouco açúcar (como melancia e melão) e vegetais, principalmente repolho, espinafre, e outros vegetais verdes e folhosos.
Coma pelo menos duas xícaras de espinafre fresco todos os dias — o espinafre é uma verdura riquíssima em ferro. Evite alimentos com muito sal, pois o sal faz nosso organismo reter água, que forma um inchaço bem perceptível sob os olhos (além de inchar o corpo todo).
3. Coma pêras Fuji. Elas são ricas em cobre e vitamina C, nutrientes antioxidantes que ajudam a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres (moléculas instáveis produzidas pelas células de nosso organismo durante o proceso de combustão de oxigênio que podem danificar as células vivas, causando envelhecimento precoce).
O cobre é componente essencial de uma enzima que ataca agentes nocivos que entram no corpo pela poluição do ar e outras toxinas. Só não exagere nas pêras; como a maioria das frutas, ela possui muito açúcar, o que pode te fazer aumentar o peso.
4. Trate sua pele enquanto você dorme. Pouco antes de dormir, umedeça levemente um pano com água fria e coloque sobre os olhos enquanto dorme. A água fria vai diminuir a exaltação de sangue correndo pela área, o que diminuirá as manchas. Pela manhã, você deverá ver uma melhoria.
5. Aplique fatias de pepino ou saquinhos frios de chá em seus olhos. Fatias de pepino são famosas por sua habilidade de reduzir o inchaço, e os taninos encontrados no chá de saquinho são ótimos para reduzir o inchaço e descoloração. Deite, feche os olhos, e coloque fatias de pepino fresco ou frio sobre os olhos. Ou então sacos úmidos de chá cafeinado sobre seus olhos por cerca de dez minutos por dia.
6. Uma nova tecnologia de cuidados da pele tornou-se disponível através de anos de intensa pesquisa, e agora é possível encontrar cremes e outros produtos que podem ajudar a combater olheiras.
7. Evite fumar, pois o cigarro causa problemas vasculares que não só ameaçam a sua saúde, mas também fazer seus vasos sanguíneos aparecem mais proeminentes sob a pele.
Siga essas dicas e venha contar pra gente dos resultados, ok?
Charme Feminino

Pescoço pode sofrer envelhecimento precoce

Em meio a tantos cuidados com rosto, cabelos, pernas, bumbum, barriga, pés e mãos, lábios e tantas outras áreas, muitas mulheres acabam se esquecendo de incluir a região do pescoço no ritual de beleza.

E a verdade é que só com o passar dos anos é que elas se arrependem, pois de nada adianta ter a pele do rosto lisinha, se a do pescoço tiver manchas e várias dobrinhas.
E como é mais fácil prevenir do que correr atrás do tempo perdido, o R7 elaborou um pequeno manual de cuidados básicos para essa área tão delicada do corpo humano. Mas não precisa se preocupar. Se os efeitos negativos do tempo já apareceram para você, há como melhorar a aparência do pescoço.

De acordo com o dermatologista Adriano Almeida especialista em medicina estética do Cipe (Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento), a pele do pescoço é diferente da pele do rosto.
- O número de glândulas sebáceas da região do pescoço é menor e por isso é mais difícil reparar danos ocorridos nessa área.

Segundo o dermatologista, é possível utilizar os cosméticos que se usa no rosto também na área do pescoço. Porém, procedimentos mais agressivos, como peeling e laser, devem ser realizados com mais cautela.

Almeida comenta que a pele do pescoço pode envelhecer rápida e demasiadamente quando a pessoa se expõe ao sol frequentemente. E é por isso que se diz que o envelhecimento do pescoço depende do cuidado individual de cada pessoa.
- Para as pessoas que têm o costume de se protegerem do sol, apenas a partir dos 40 anos que a pele do pescoço começará a sofrer um envelhecimento notável.
Existem alguns tratamentos antienvelhecimento que visam prevenir os danos causados pela ação do meio ambiente à pele.
- Esses cuidados devem começar até mesmo na infância, com hidratação e uso de protetor solar. Quanto ao uso de cremes para prevenção do envelhecimento, é interessante começar a usá-los a partir dos 20 anos.

Mas os hidratantes rejuvenescedores são basicamente os mesmos para todas as idades.
- Existe uma gama de produtos a serem utilizados, como densiskin, coffeskin, ácido hialurônico, nanosfera de vitamina C, talasfera de vitamina C, acthivespheres C, revelievene SK, os fatores de crescimento EGF, IGF, bFGF, entre outros.

De acordo com Almeida, os cremes devem ser passados com os dedos, que devem massagear a área no sentido do tórax para os ombros, promovendo um discreto estiramento da pele, nada muito brusco.

Para quem já sofreu com os efeitos do tempo, o especialista recomenda tratamentos com peeling, laser, carboxiterapia, intradermoterapia e radiofrequência - que são feitos apenas em consultórios médicos.
- Mas esses procedimentos devem ser realizados com cautela e por um profissional confiável. Além disso, muitos não são recomendados para o verão, por causa da exposição solar.

Para finalizar, Almeida deu dicas do que é preciso ser evitado para se ter um pescoço mais jovem.
- Devemos evitar a exposição solar em excesso, qualquer tratamento muito agressivo, pois podem gerar cicatrizes, e traumas na região, seja por massagens pesadas, esfoliação desnecessária ou movimentos indelicados nessa área.
R7

Crocante, strudel de banana fecha almoço

Ingredientes
Massa:
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
7 colheres (sopa) de água gelada
3 ½ colheres (sopa) de manteiga gelada
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (café) de sal
Farinha de rosca para polvilhar a assadeira
Recheio:
1 ½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
3 colheres (sopa) de xerém
1 colher (sopa) de canela em pó
4 bananas cortadas em rodelas
3 colheres (sopa) de uva passa (hidratada no conhaque
Modo de preparo
Misture em uma tigela a farinha de trigo, a água gelada, a manteiga gelada, o açúcar, o fermento e o sal até que obtenha uma massa homogênea, lisa e que não grude nas mãos. Se for necessário, acrescente mais água gelada. Deixe a massa no refrigerador.
Misture em o açúcar, o xerém e a canela. Reserve. Abra a massa sobre um plástico filme, distribua as rodelas de banana, a uva passa e a mistura reservada. Enrole a massa como um rocambole e coloque-a em uma assadeira forrada com papel alumínio e polvilhada com farinha de rosca. Leve para assar no forno médio (180 ºC) preaquecido por cerca de 30 minutos ou até que fique dourada.

Dica do Edu: Para deixar o strudel mais crocante, polvilhe-o com a farinha de rosca também antes de assar.

Edu Guedes/

Saiba quais são os óleos essenciais mais conhecidos e o que eles fazem por você

Os óleos essenciais são a forma mais concentrada de energia vegetal que existe. São raros e preciosas fontes de beleza e bem-estar. Ricos em nutrientes, com apenas uma gotinha de óleo essencial já é possível sentir os benefícios para saúde e para o corpo em geral, da cabeça aos pés.

Com propriedades terapêuticas, a qualidade do óleo essencial é garatida pelo controle de sua obtenção. Normalmente o processo do cultivo das plantas aromáticas das quais são retiradas essas essências é absolutamente vigiado e acompanhado por profissionais.

Segundo Maurício Pupo, farmacêutico e professor de cosmetologia, o óleo essencial nada mais é do que uma parte da planta obtida em laboratório por meio de processos complexos nos quais o vapor de água é capaz de passar pela planta retirando os nutrientes especiais e outras propriedades, como o cheiro.

De acordo com o especialista, todas as características de uma planta têm funções específicas.
- A rosa, por exemplo, é cheirosa para poder atrair as abelhas, que são responsáveis por polinizar a flor, fazendo a reprodução da planta e dando continuidade a vida da espécie na Terra. A flor de laranjeira também possui o odor como forma principal de atrair as abelhas.
O néroli é o óleo essencial extraído da flor de laranjeira. Ele estimula a sensualidade, a sedução e o prazer. Pode ser usado para hidratar a pele envelhecida e ressecada, quando diluído no óleo vegetal de abacate ou de jojoba. Possui efeito antidepressivo, extasiante e alegre. Alguns dizem que esse óleo ativa os hormônios sexuais em massagens, banhos e aromaterapia.
Já o óleo essencial da laranja doce pode ser colocado no difusor para servir como estimulante da apetite e da digestão ou pode ser aplicado - apenas uma gota na face e no máximo quatro no corpo - como clareador de manchas da pele, mas longe da exposição solar. Quando utilizado no banho, ele é capaz de relaxar.

Pupo ainda cita o caso da melaleuca, que nasce no meio do pântano, em um ambiente quente e cheio de lodo. Apesar de viver nessas condições, essa planta cresce sempre forte graças às propriedades presentes em seu caule, que possui um óleo muito rico.

O óleo essencial de melaleuca é um poderoso anti-séptico e fungicida. É cicatrizante e pode ser utilizado em quase todos os tipos de infecções cultâneas. Alivia a dor e evita a ocorrência de frieiras e feridas nos pés. Também pode ser usado para tratar micoses nas unhas e acne.
A lavanda, por sua vez, é mundialmente conhecida pelo seu perfume inconfundível, seu poder calmante e tranquilizante e pela capacidade antiestresse. Não é a toa que o óleo essencial de lavanda é o mais consumido no mundo todo.
- Trata-se de um produto natural muito rico. Para se obter trinta gotas desse óleo, são necessários quatro ou cinco quilos de lavanda. É a própria natureza em contato com você.

Se você achou absurdo, espere até saber o caso da rosa.
- Para obter um litro de óleo essencial de rosa, são necessários três toneladas de petálas da flor. A presença de óleos essenciais naturais nos perfumes dão a eles um caráter único e a capacidade de permanecer na pele por mais tempo.

O óleo essencial de rosa é um dos mais caros do mundo e é indicado para cuidados com a pele envelhecida e ressecada, agindo como um poderoso anti-idade. Além disso, ele clareia a pele do rosto, uniformizando-a, e controla a oleosidade e a pigmentação da pele. É considerado afrodisíaco, cicatrizante e confortante. Não há contra-indicações conhecidas para o uso desse óleo.

Apesar de serem 100% naturais, é importante consultar um aromaterapeuta, dermatologista ou homeopata antes de iniciar qualquer tratamento com os óleos essenciais, até mesmo para que os benefícios sejam mais bem aproveitados por você.

Fonte consultada: Manual Técnico WNF (World´s Natural Fragrancies) Saúde e Beleza, 3 edição, do autor Fernando Amaral

Dr.Roger Aguiar (calazar tem cura sim)


Saiba quais benefícios a fruta pode trazer para a sua saúde

A maçã além de ser uma fruta muito saborosa, possui um grande valor nutritivo. Consumir apenas duas unidades ao dia já ajuda no combate a vários problemas. Essa fruta é rica em vitaminas B, C, E, sua casca possui uma fibra solúvel muito importante, a pectina que ajuda a reduzir o colesterol do sangue e garante uma série de benefícios para nossa saúde. Ela pode ser consumida crua, cozida, assada, pode ser usada no preparo de sucos, chás, tortas, saladas, geléias. E claro, não podemos nos esquecer de que é ótima se consumida principalmente com casca, onde estão muitas vitaminas que ajudam nossa saúde.
Quais os benefícios da maçã?
Ajuda a combater problemas cardíacos, auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer como, por exemplo, de cólon e de mama. A maçã possui antioxidantes que proporcionam uma capacidade respiratória maior, ajuda a combater problemas pulmonares, protegendo os pulmões principalmente dos fumantes.
Possui ainda uma propriedade adstringente excelente para a garganta e cordas vocais. É ótima para regular o intestino, evita problemas do sistema nervoso, retarda o processo de envelhecimento. Contém fósforo, que contribui para a formação de ossos e dentes, ferro, que é importante na formação do sangue e ajuda na digestão.
Uma boa dica para quem está fazendo dieta é que a maçã é um excelente alimento para ser incluído no cardápio, pois sacia a fome e ainda deixa a pele mais bonita e saudável.
Alessandra Busko

Fique linda depois da chegada do bebê

Depois de nove meses de muita expectativa, o seu bebê chegou e vai precisar da sua atenção e cuidados quase em tempo integral. Apesar de ser um momento de muita festa e emoção, também é hora de começar a pensar em recuperar a forma física. A gestação deixa vestígios no corpo e na auto-estima da mulher. Ficar com os seios caídos, barriguinha saliente, flácida e com excesso de gordura são os maiores temores das mamães. Mas é possível ficar esbelta novamente sem cirurgia, basta ter muita disposição e encarar um cardápio balanceado e uma rotina de atividades físicas. Veja algumas dicas para perder peso depois da gravidez.

Cuidados com a alimentação depois da gravidez

Para voltar à forma depois da gravidez, faça pelo menos cinco refeições ao dia a cada três horas. Se você se alimentar corretamente e respeitar os intervalos, não vai sentir fome ao longo do dia. Durante a amamentação, é importante acrescentar na dieta alimentos com muita proteína e minerais como o ferro, encontrado em carnes vermelhas, peixes, gema de ovo, grãos integrais, espinafre, cereais matinais e legumes.
Resista à tentação dos doces e frituras, coma muitas frutas, legumes e verduras. Além de serem excelentes fontes de vitaminas e fibras, elas auxiliam no bom funcionamento intestinal e dão a sensação de saciedade. E o melhor de tudo, as fibras têm baixo valor calórico. A lista de benefícios das frutas, legumes e verduras para a dieta depois da gravidez não para por aí. Eles também possuem bastante água, o que facilita a hidratação do organismo.
Manter o corpo hidratado depois do nascimento do bebê é importantíssimo tanto para ajudar na produção de leite como também para manter a forma. Beba dois litros de líquido por dia, pode ser água, chá, sucos ou água de coco. Uma boa dica é o chá verde, por exemplo, que reidrata o organismo e ainda ajuda a eliminar gordura e impurezas.

Pratique exercícios depois do parto

Depois do parto, nada de correr para a academia e ficar horas fazendo exercícios, atividades muito intensas podem interferir na produção do leite e o corpo precisa de um tempo para se adaptar a essa nova fase. As caminhadas são um ótimo exercício para quem quer retomar a rotina, e a nova mamãe pode aproveitar para fazê-la na companhia do bebê. Um período de 30 minutos de caminhada por dia pelas ruas do bairro, por exemplo, já dá resultados.
A barriga é a parte do corpo da mulher que mais sofre com a gravidez. Os abdominais são sempre uma boa pedida e podem ser feitos em casa. Comece com apenas 10 por dia e vá aumentando a quantidade de acordo com os limites do seu corpo.
Algumas regiões do corpo como o abdômen, peito, costas e a lombar precisam de exercícios de enrijecimento para tonificar os músculos. Alterne exercícios aeróbicos com a musculação, assim você perde peso e ainda deixa tudo durinho.
A drenagem linfática é um dos procedimentos indicados para antes, durante e depois da gravidez. A massagem estimula o organismo a eliminar líquidos e toxinas.
Amamentar ajuda a emagrecer, pois faz o corpo consumir gorduras, gastar energia e queimar calorias. Portanto, amamente seu bebê sem restrições
Deborah Busko

Maria Antonia falando sobre o dia do doador de sangue

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dez dicas para evitar o câncer

Quem nunca teve medo do Bicho-Papão ou da Cuca quando era criança? Crescemos e passamos a acreditar que estas criaturas assustadoras eram frutos da imaginação... mas estávamos errados. O Bicho-Papão da idade adulta é bem palpável e atende pelo nome de... Câncer.

Você pensou ‘Imposto de Renda'? Não, não, é Câncer mesmo.
Estimativas feitas na década de 1980 pelos respeitados epidemiologistas ingleses, os Drs. Richard Doll e Richard Peto, mostraram que o fumo e a dieta respondem cada um por 30 a 35% do risco de uma pessoa ter câncer. Isso significa que simplesmente escolher hábitos de vida mais saudáveis pode reduzir em até 70% suas chances de desenvolver um tumor maligno. Partindo desta premissa e c om base nas evidências científicas mais recentes, relacionei as 10 dicas mais comprovadamente eficazes para evitar o Câncer:

1. FAÇA EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS.
O Câncer no testículo é mais comum em homens entre os 15-35 anos de idade. Após os 40 anos, o problema pode ir para a próstata, os pulmões e o intestino grosso. Mulheres em idade fértil devem fazer o preventivo ginecológico a cada 12 meses, e, a partir dos 50 anos de idade, devem incluir mamografias também e...

Em resumo: facilite sua vida e não fique tentando descobrir sozinho(a) o que pode dar errado. Conte com seu médico para saber os tipos de exames preventivos que devem ser feitos. Estes exames podem variar de acordo com a presença de alguns fatores de risco específicos da sua família.

A avaliação médica periódica também é importante para checar a presença de infecção pelo HPV, ou Papilomavírus Humano. Este micróbio, transmitido pelo contato sexual, pode levar ao desenvolvimento de câncer no útero ou no pênis.

2. CUIDADO COM SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS POTENCIALMENTE DANOSAS.
Produtos químicos contidos em alguns pesticidas e sprays podem aumentar o risco para câncer. Alimentos industrializados ou muito processados também podem ser perigosos.

O próprio ambiente de trabalho pode oferecer risco: a exposição repetida e prolongada a gasolina, diesel, arsênico, berílio, cloreto de vinil, cromados, gás mostarda e certos éteres pode resultar em vários tipos de câncer.

3. NÃO FUME.
E por falar em substâncias químicas perigosas... Fumar é a causa número 1 de várias doenças evitáveis, tais como câncer nos pulmões, infecções das vias respiratórias, problemas cardíacos, desentendimentos na praça de alimentação do shopping, e 342.112 outros distúrbios.

Eu sei que você não vai fumar para sempre, porém, quanto mais fumar, mais vai estar perto do “para sempre”. Faça todo esforço possível para largar o cigarro – e passe esta iniciativa adiante.


4. NÃO CONSUMA BEBIDAS ALCOÓLICAS EM EXCESSO.
O consumo regular de bebidas alcoólicas (mais de duas doses por dia, todos os dias) aumenta o risco para cânceres na cavidade oral, na garganta e no esôfago. Acredita-se isto esteja relacionado à deficiência de vários nutrientes.

5. MANTENHA-SE NA FAIXA DE PESO IDEAL.
A Obesidade aumenta o risco para câncer nas mamas, no intestino grosso e na próstata – isso se a pessoa não sofrer um infarto ou derrame antes. A Obesidade é uma doença e deve ser tratada não com descaso ou preguiça, mas com força de vontade e amor próprio. Você foi o espermatozóide mais rápido e esperto daquela noite! Faça valer a diferença!

6. LEVE UMA ALIMENTAÇAO RICA EM NUTRIENTES E POBRE EM CALORIAS.
Vários estudos indicam que dietas pobres em fibras e ricas em gorduras aumentam o risco para câncer no intestino grosso, na próstata, nas mamas, nos ovários e no útero. Defumados e picles também aumentam seu risco. Dê preferência para frutas, legumes, cereais integrais e peixes.

Eu adoro um churrasco e confesso que fiquei um pouco (‘um pouco' é mentira, mas me dê algum crédito, ok?) assustado quando pesquisas realizadas pelo National Cancer Institute mostraram que o cozimento de carne vermelha é capaz de produzir mais de 17 tipos diferentes de Aminas Heterocíclicas – todas elas potencialmente causadoras de câncer. Pessoas que comem carne vermelha bem-passada mais de 4 vezes por semana possuem um risco até 3 vezes maior para câncer no estômago.

Para meu alívio, os cientistas também descobriram que pré-cozinhar as carnes no forno microondas por 2 minutos, antes de levá-las ao fogo, é capaz de reduzir em 90% o conteúdo de Aminas Heterocíclicas. Esta é uma boa maneira de manter as carnes na sua dieta (pois elas são uma fonte importante de nutrientes), ao mesmo tempo em que você reduz a concentração de substâncias nocivas.

7. USE SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS.
Frutas, vegetais e cereais integrais ricos em carotenóides, vitamina A e vitamina C ajudam a proteger contra cânceres nos pulmões, no intestino grosso, nas mamas, na cavidade oral, no esôfago, no estômago, no pâncreas, no colo do útero e nos ovários.

Os Carotenóides são encontrados em vegetais e frutas de cor amarela ou alaranjada (p.ex.: cenouras e batata doce) e vegetais folhosos de cor verde escura (p.ex.: brócolis e espinafre). Os cientistas descobriram que os Carotenóides são capazes de reduzir a incidência de câncer no pulmão até mesmo em pessoas fumantes. É óbvio que parar de fumar é a principal medida para evitar o câncer no pulmão, mas mesmo entre os fumantes, aqueles que apresentam baixas concentrações de carotenóides no organismo possuem um risco maior.

8. PRATIQUE EXERCÍCIOS REGULARMENTE.
Os exercícios melhoram a oxigenação dos órgãos e tecidos, removem radicais livres e ajudam a manter o peso ideal, além de promoverem um bem estar tremendo, graças à liberação de endorfinas e outros neurotransmissores ‘do bem'.

9. APRENDA A LIDAR COM O ESTRESSE.
“Será que não tem nada fácil nessa lista?”, você deve estar pensando. Passar pelo médico periodicamente, não comer, não fumar, não beber, fazer exercícios e ainda aprender a lidar com o estresse!!?? Como !!!!!!!?????? @@$%)E*&/#]+!

Calma, calma. A fúria e a ansiedade diminuem a eficácia do Sistema Imune, o guarda-costas do seu organismo. Entre outras coisas, ele gerencia uma célula chamada Natural Killer, responsável pela eliminação de qualquer foco potencialmente canceroso. O Estresse contínuo diminui o nível dessa proteção e abre caminho para uma série de doenças, inclusive o câncer.

Para reduzir o estresse, não tenha vergonha de experimentar uma massagem de verdade, uma sessão revigorante de ioga, meditação, tai-chi, etc. E faça sexo pelo menos algumas vezes por semana.

10. TENHA UMA ATITUDE POSITIVA.
Ei, diga a verdade: com essa dica do sexo, você já começou a ter uma atitude positiva! Tente mantê-la pelo resto do dia – mas guarde o sorrisinho quando estiver naquela reunião com seu chefe. “Uma atitude positiva” significa amar a vida que existe em você. Ela é um tesouro ÚNICO e lhe pertence acima de todas as coisas. Assim que você tomar consciência disso, verá como é simples seguir o que foi dito até aqui.

- Dr. Alessandro Loiola é médico, escritor, palestrante e autor de Vida e Saúde da Criança e Obesidade Infantil. Atualmente reside e clinica em Belo Horizonte, Minas Gerais.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Símbolos da vaidade feminina podem prejudicar a saúde

Salto alto, bolsas grandes, maquiagem e calças justas: que mulher nunca se rendeu a esses símbolos da vaidade feminina? Eles podem deixar a mulher mais sensual e elegante, porém se não forem usados com certa moderação podem trazer alguns problemas para a saúde.

Os sapatos de salto costumam estar na rotina das mulheres, especialmente das mais vaidosas. O ortopedista Walter Yoshinori Fukushima, professor da Faculdade de Medicina do ABC, alerta que o uso indiscriminado desse item pode trazer alguns males. "As reclamações mais comuns de quem usa frequentemente o salto alto é a dor na região lombar. Outro problema que pode acarretar é o surgimento de varizes nos membros inferiores", afirma. E os problemas não param por aí. O segundo alerta do ortopedista é para as deformações dos pés. "Também podem surgir calosidades e deformações dos dedos dos pés".

As bolsas também são presença constante no guarda roupa das mulheres. E neste quesito vale que quanto maior ela for e mais coisas puder acomodar, melhor.

A estudante Clara Vanali afirma que não abre mão de uma bolsa grande, em que ela possa carregar praticamente a sua "casa". "Saio cedo para ir ao trabalho e só volto à noite, então preciso levar muitas coisas que vou usar durante o dia. Quando chego em casa e tiro a bolsa, começo a sentir muitas dores no ombro direito onde carrego a bolsa. Já pensei em usar mochila, mas não gosto", afirma.

O ortopedista explica que essas dores que a estudante sente é porque, ao carregar a bolsa pesada apenas de lado do ombro, acaba deixando o ombro sobrecarregado e fora do eixo da coluna vertebral. "Isso pode acarretar em um desvio grave de coluna, a escoliose", afirma. "O melhor é optar por modelos mais confortáveis e não tão grandes."

Maquiagem
Um dos maiores pecados em relação à maquiagem não é tanto com o seu uso, mas sim esquecer de removê-la. A publicitária Mariana Marcondes não vive sem sombras e rímel e costuma usá-los diariamente. Mas, confessa: esquece de limpar o rosto antes de dormir. "Eu sei que é errado, mas sempre fico com preguiça de tirar a maquiagem. No dia seguinte acordo e acabo passando produtos em cima daquilo mesmo que ficou do dia anterior", afirma.

Para a oftamologista Luciana Guimarães, esse "esquecimento" pode acarretar problemas diretamente na visão. "Não limpar bem os olhos antes de dormir desencadeia inflamação das pálpebras e conjutivite. No caso da inflamação, ela pode evoluir para uma produção excessiva de oleosidade e podendo resultar em um distúrbio conhecido como 'olho seco'", disse.

Ela alerta também para alguns cuidados na hora de escolher a maquiagem. "O ideal é sempre verificar o prazo de validade e observar se o rótulo tem indicação de que o produto foi testado para aquele uso".

Calças (muito) justas
Calças jeans muito justas, estilo "strech", ou modelos com tecidos mais sintéticos podem ser vilões para as mulheres. Nestes casos, os problemas aparecem com mais frequencia na região dos genitais. "Esses tipos de tecidos não deixam a pele respirar direito e o corpo acaba transpirando mais nessa região, especialmente na vulva, podendo evoluir para uma candidíase. Em alguns casos mais extremos pode até causar escoriações e alguns pequenos machucados", afirma a ginecologista Lara da Silveira Munoz.

Veja algumas dicas para manter a sensualidade sem prejudicar a saúde:

- Procure usar sapatos de salto muito altos apenas em ocasiões especiais. "Caso você tenha necessidade de usar diariamente, tenha sempre um sapato extra em mãos. Assim, você pode trocar durante o dia e não prejudicar os seus pés", disse o ortopedista.
- Para as mulheres com altura mediana, é mais recomendável os saltos de até 3 centímetros, que não prejudicam a coluna.
- Opte por sapatos com saltos mais grossos, que dão maior estabilidade e equilíbrio para os pés.
- Procure não carregar bolsas muito grandes e pesadas de um lado só do ombro, vá alternando os lados.
- Se possível, escolha bolsas com alças transversais. Elas não sobrecarregam os ombros.
- Não compartilhe maquiagem. "Pode trazer contaminações virais e bacterianas", afirma a oftamologista.
- Não use calça jeans apertada com frequencia. Procure modelos mais larguinhos, especialmente na parte do "gancho". Terra Saúde

Tireóide

A tireóide é uma glândula que se localiza no pescoço e que tem como função regular praticamente todo o metabolismo do corpo humano.
Na figura ao lado podemos visualizar a tireóide que é formada por um Lobo Direito, um Lobo Esquerdo e uma zona central chamada de Istmo.
Existem inúmeras doenças que podem acometer a tireóide, e aproximadamente 5 % da população apresentam algum tipo de sintoma. É interessante observar que as moléstias da tireóide são muito mais frequentes em mulheres do que em homens.
Hipotiroidismo:

Representa um mal funcionamento da tireóide, que passa a produzir pouco ou nenhum hormônio. Se ocorrer logo ao nascimento o hipotiroidismo não diagnosticado gera déficit de crescimento e retardo mental grave; daí a importância de todo o récem-nato fazer o teste do pézinho, visando a diagnosticar o mais precocemente possível e prevenir os males desta situação. saiba mais...

Hipertiroidismo

Nesta ocorre o contrário, ou seja, uma superprodução de hormônios pela tireóide, gerando um quadro de irritação e ansiedade, suor excessivo, taquicardia, emagrecimento, pele quente, tremores e insônia. saiba mais...

Tireoidites:

São inflamações que acometem a tireóide. Podem ocorrer no período pós-parto ou em qualquer época. Alguns tipos de tireoidites são extremamente dolorosas outras podem ser crônicas e indolores. saiba mais...

Bócios Tireoidianos:

É o aumento do volume uniforme da tireóide, temos como exemplo o bócio em regiões aonde há grande carência de Iodo. Hoje em dia é mais raro porque existe uma lei que obriga os fabricantes de sal, a colocarem iodo no sal de cozinha.
DR.WESLEY

Vinho pode ter surgido como remédio, dizem cientistas

Embora os micro-organismos possam ter inventado o álcool, os mamíferos o dominaram. Normalmente isso significava comer um fruto muito maduro de palmeira em demasia ─ mas há também os elefantes indianos que são loucos por bebidas alcoólicas e cerveja de arroz. De musaranhos arborícolas embriagados a macacos bêbados, a linhagem dos primatas é cheia de criaturas que adoram um trago, e com nosso passado de comedores de fruta 10% das enzimas dos humanos modernos são dedicadas exclusivamente a transformar álcool em energia. Muito provavelmente a ressaca já era conhecida na história humana muito antes das taças.

Quanto tempo os humanos levaram para começar a transformar intencionalmente a generosidade botânica da natureza em conhaques e vinhos? A bebida fermentada mais antiga que se tem conhecimento é um vinho de arroz e mel de 9 mil anos identificado em cacos de cerâmica do vilarejo de Jiahu, na China central. De acordo com o arqueólogo biomolecular Patrick McGovern, do Museu de Antropologia e Arqueologia da University of Pennsylvania, a maior parte do açúcar formado no vinho provinha de frutos do espinheiro chinês e de uvas silvestres, cujas sementes foram encontradas no local. Assim como hoje os povos andinos produzem chicha do milho, os produtores da bebida chinesa provavelmente mastigavam grãos de arroz e cuspiam a massa em um pote para fermentar juntamente com frutas. Seriam necessários outros 5 mil anos até os chineses desenvolverem um complicado sistema amilolítico de fermentação, onde cultivavam um tipo de mofo em bolos de cereais e ervas cozidos no vapor que eram adicionados à mistura de arroz para fermentação.

Nesse ínterim, habitantes da região próxima à Armênia e Geórgia estavam provavelmente começando suas tentativas com a uva comum, Vitis vinifera. McGovern identificou resíduos de ácido tártico em potes de 7.400 anos descobertos em uma construção de tijolos de barro nas montanhas Zagros, no Irã. Como os potes também apresentavam resíduos de resina da árvore terebinto ─ posteriormente descrita pelo naturalista romano Plínio, o Velho, como um conservante de vinho ─ o suco de uvas pode ter sido fermentado intencionalmente.

Entretanto, a fabricação de vinho é, provavelmente, muito mais antiga do que indicam os registros arqueológicos ─ talvez até dos primórdios do período paleolítico ─ e suas origens podem estar menos relacionados com nossos centros do prazer que com nosso interesse em desenvolver medicamentos. “O álcool era a droga universal”, observa McGovern. “É uma bebida misteriosa que tem sabor agradável e dá energia; é um acompanhante social com poderes de alteração da mente e muitas propriedades medicinais”.

Em maio, a equipe de McGovern identificou a primeira evidência química de medicamentos egípcios antigos, em vasilhames de 5 mil anos, na tumba do faraó Escorpião 1º ─ que foram reforçados com vinho de uva importado do vale do rio Jordão. Os egípcios sabiam que certos compostos ativos de plantas, como os alcaloides e terpenoides, dissolviam-se melhor em meio etílico, e eram então ingeridos ou aplicados sobre a pele.

Embora os pesquisadores concordem que o consumo moderado de bebidas seja benéfico para a saúde, ainda discutem se a ingestão de uma taça de vinho tinto por dia realmente ajuda a prolongar a vida. Ainda assim, é difícil imaginar a vida ─ ou a civilização ─ sem o vinho. Segundo McGovern, “Ele faz parte da história da humanidade e de quem somos”.
Brendan Borrell

DR.VICENTE PINTO FALANDO SOBRE O CALAZAR


O Programa Saúde e Bem Estar com apresentação de Araujo Patchelle e a coordenação de Ana Flávia Rodrigues.

Orientações para doadores de sangue

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

O doador deve...
- trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- estar bem de saúde;
- ter entre 18 e 65 anos;
- pesar mais de 50Kg;
- não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários
- Febre
- Gripe ou resfriado
- Gravidez
- Puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias
- Uso de alguns medicamentos
- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis

Cirurgias e prazos de impedimentos
- Extração dentária: 72 horas
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses
- Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
- Transfusão de sangue: 1 ano
- Tatuagem: 1 ano
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina

Impedimentos definitivos
- Hepatite após os 10 anos de idade
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
- Uso de drogas ilícitas injetáveis
- Malária

Intervalos para doação
- Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)
- Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)

Doe sangue com responsabilidade
Você sabe o que é janela imunológica? É o período entre a contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso (HIV, hepatite...) e a sua detecção nos exames laboratoriais.

Cuidados pós-doação
- Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas
- Aumentar a ingestão de líquidos
- Não fumar por cerca de 2 horas
- Evitar bebidas alcóolicas por 12 horas
- Manter o curativo no local da punção por pelo menos de 4 horas
- Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho

Divulgando a Programação do dia do doador de sangue!


"O Hemoce de Sobral convida VOCÊ herói da vida para comemorar o DIA DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE que realizar-se-á no dia 25 de novembro (quarta-feira) na Recepção de Doadores do HEMOCE e para ocasião lhe aguarda com a seguinte programação:
08:00 Abertura com Banda de Música
09:00 Entrega de Medalhas aos Doadores Homenageados
10:00 Show do Tupinambá Marques (BABÁ)
15:00 Show de Teatro da APAE
16:00 Filmes Educativos
17:00 Clipes Feitos no Hemoce para homenagear seus doadores.
Sua presença é indispensável!!!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

10% das crianças sofrem com a enxaqueca

Para quem não sabia, enxaqueca também é coisa de criança. Cerca 10% das crianças em idade escolar apresentam o problema e é muito importante reconhecer que os sintomas vão muito além da dor de cabeça, sendo muito comuns nas crianças sintomas como dor abdominal, náuseas e/ou vômitos, e vontade de dormir. Algumas crianças com enxaqueca também apresentam o fenômeno da aura, que são sintomas neurológicos transitórios que costumam ocorrer imediatamente antes da dor de cabeça, como perda da força ou alteração da sensibilidade de um lado do corpo, alterações visuais e dificuldade em falar.

Também são bem reconhecidos sintomas que ocorrem de 2 a 8 horas antes da dor de cabeça. Esses são chamados de sintomas premonitórios e incluem: fadiga, náuseas, fotofobia, fonofobia, irritabilidade, rigidez e dor no pescoço, bocejo, aumento do apetite, tristeza, ansiedade, déficit de concentração, hiperatividade, alteração do sono, alteração de percepção dos odores e alterações faciais. Um estudo recém-publicado pelo periódico científico Cephalalgia demonstra que duas em cada três crianças / adolescentes apresentam pelo menos um sintoma premonitório. Os três sintomas mais descritos foram alterações faciais como palidez e olheiras, fadiga e irritabilidade.

O estudo tem grande importância por ser pioneiro na análise de sintomas premonitórios entre crianças e adolescentes com enxaqueca e um dos resultados que mais chamou a atenção foi a alta prevalência de sintomas faciais, raramente descritos em adultos com enxaqueca. O reconhecimento dos sintomas premonitórios de enxaqueca é uma oportunidade em potencial de se iniciar o tratamento para as crises de dor antes mesmo que elas se instalem. Essa é uma estratégia de tratamento que foi muito pouco investigada, com raras pesquisas, e no caso das crianças, ainda totalmente inexplorada. Minha Vida

Sexo oral pede proteção redobrada

Os estudos sobre o sexo oral comprovam que a prática é bem vista pelos brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Projeto de Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, 66,8% dos homens e 63,4% das mulheres admitem realizar a modalidade. Mas será que os brasileiros se protegem na hora do sexo oral? "A prática também pode transmitir todos os tipos de Doenças Sexualmente Transmissiveis (DST)", afirma a ginecologista Rosa Maria Neme.

De acordo com a especialista, de cada 10 mulheres que são atendidas no consultório, 7 confessam que não usam camisinha para fazer sexo oral em seus parceiros. Um dado preocupante devido os riscos que o sexo oral sem proteção pode trazer ao organismo. Doenças como herpes, sífilis e gonorreia podem ser facilmente transmitidas a partir da prática. "Uma pequena área lesada permite a entrada de um vírus. E vale lembrar que pequenos machucados na boca são muito comuns", explica o ginecologista e obstetra Linderman Alves Vieira.

Até mesmo o HIV, vírus causador da Aids, pode ser transmitido através do sexo oral, embora as chances de contaminação sejam menores do que quando ocorre a penetração. "O pH da boca (neutro e-ou levemente ácido) e o contato somente com a superfície do pênis ou da vagina diminuem os riscos de contágio. Mas, mesmo apesar de pequeno, o perigo existe", diz a ginecologista Maria Rosa Neme.

Proteção na mulher
Os ginecologistas são taxativos ao dizer que a proteção da vagina para a prática do sexo oral é totalmente deficiente. "No caso das mulheres o problema é maior, porque não existe nenhum amparo específico, como há a camisinha masculina, para a prática do sexo oral", diz a ginecologista Rosa Maria Neme.

Mas existe algum jeito de se proteger? "Mesmo a camisinha feminina não vai proteger, então, a dica é utilizar o papel filme (o mesmo usado na cozinha para embalar alimentos) para cobrir a vagina e não existir o contato direto da boca com a pele", diz a especialista. "O papel deve fazer a cobertura de toda a região da vagina. A boca só pode entrar em contato com o plástico, e não com a vulva", ressalta.

Outra dica da ginecologista é usar a camisinha masculina como escudo. "Cortar a camisinha ao meio e colocá-la sob a vulva pode ser uma alternativa. O lado positivo é que elas apresentam sabores e até texturas diferenciadas, fatores que favorecem a utilização", diz.

Proteção no homem
Os problemas são menores quando o sexo oral é realizado no homem, pois a camisinha apresenta uma proteção bastante eficiente. "O preservativo impede que a boca entre em contato direto com o pênis, oferecendo a proteção necessária", diz o ginecologista Linderman Alves Vieira.

Mas, vale lembrar que a camisinha deve ser usada para todas as variações da relação sexual . "Existem pessoas que só colocam a camisinha no meio da prática do sexo oral, hábito que anula a proteção. Ela deve ser colocada logo que o sexo passar das preliminares", afirma o especialista.

Os riscos que envolvem o sêmen
O contato do sêmen com a boca pode transmitir doenças como a gonorréia. "Se existir alguma lesão na boca, a contaminação das DSTs podem acontecer. O contágio pode ocorrer mesmo quando o esperma não é engolido", afirma a ginecologista Rosa Maria Neme.

Higiene em dia
A falta de higienização das partes íntimas sugere um risco de contaminação ainda maior. "Quando o parceiro não apresenta nenhuma contaminação de doenças, como herpes ou sífilis, mas não prioriza a higienização, as doenças também podem aparecer. Infecções por fungos e bactérias, que causam corrimentos e coceiras, são as principais preocupações", diz Linderman Alves Vieira.

Mistura segura e saborosa
Quem procura sexo oral com sabor, deve dar atenção para produtos específicos para a prática, em geral antialérgicos, que garantem o prazer sem prejuízos. Utilizar alimentos como leite condensado, chantily, mel, entre outros elementos gastronômicos, pode causar irritações e alergias nos órgãos genitais.

Camisinha de língua
Há produtos à venda no mercado, conhecidos como camisinha de língua, mas o aparato não tem função de proteger, e sim a de funcionar como um estímulo para a hora do sexo oral, já que possui textura, sabor e até massageador, "O produto protege apenas a região da língua, deixando o resto da boca vulnerável", explica a ginecologista.

Prática consciente
Mesmo com tantas considerações, os especialistas afirmam que a prática do sexo oral não precisa ser abolida da rotina. "Toda relação sexual apresenta riscos, o que podemos frisar é que a proteção precisa existir. O sexo com penetração, por exemplo, apresenta diversos riscos de contaminação, mas se realizado com consciência tem os perigos eliminados", afirma Linderman. Msn

Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral

A Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral comunica que no período de 16 de novembro a 18 de dezembro, os Agentes de Combate à Endemias realizarão visita domiciliar em todas as casas da sede do Município para coletar amostras de sangue dos cães. O objetivo é realizar a sorologia para detectar a infecção por Leishmania, agente causador do CALAZAR.
A meta é examinar mais de 15 mil cães. Solicitamos sua cooperação para que possamos identificar precocemente os animais infectados, prevenindo, assim, que a doença seja transmitida para as pessoas.
Colabore você também para erradicar o CALAZAR. O exame é gratuito e o resultado é fornecido em 15 dias.
Se preferir, você poderá levar seu cão ao Centro de Controle de Zoonoses para realizar o exame.
Informe-se pelos telefones: 3611 2219 ou 3614 5356

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sonho funciona como "aquecimento" para o cérebro, diz médico

Neva muito. Todos no quintal estão em trajes de banho, como em uma festa: mamãe, papai, o diretor da escola, até mesmo uma ex-namorada. E aquele ali, é o Elvis, perto da "piñata"?

Os sonhos são tão ricos e passam uma sensação tão autêntica que os cientistas há muito tempo concluíram que eles têm um propósito psicológico crucial. Para Freud, o sonho oferecia um playground para a mente inconsciente; para Jung, era um estágio onde os arquétipos da psique interpretavam temas primários. Teorias mais recentes sustentam que os sonhos ajudam o cérebro a consolidar memórias emocionais ou trabalhar para resolver problemas atuais, como divórcio ou frustrações profissionais.

Mas... E se o propósito principal dos sonhos não for nem um pouco psicológico?
Em um artigo publicado no ano passado no jornal Nature Reviews Neuroscience, Dr. J. Allan Hobson, psiquiatra e experiente pesquisador do sono de Harvard, argumenta que a principal função do sono REM (do inglês, rapid eye movement), quando ocorre a maioria dos sonhos, é fisiológica. O cérebro está aquecendo seus circuitos, antecipando as visões, sons e emoções do despertar.

"Isso ajuda a explicar muitas coisas, como por que as pessoas esquecem tantos sonhos", disse Hobson, em entrevista. "É como fazer jogging: o corpo não se lembra de cada passo, mas sabe que se exercitou. Ele foi ajustado. É a mesma ideia aqui: os sonhos estão ajustando a mente para o estado de consciência".

partir de ideias próprias e de outros, Hobson argumenta que o sonho é um estado paralelo de consciência que opera continuamente, mas é normalmente suprimido durante o despertar. Essa visão é um exemplo importante de como a neurociência está alterando noções sobre as funções cerebrais de todos os dias (ou de todas as noites).

"A maioria das pessoas que estudam os sonhos começa com algumas ideias pré-determinadas de aspecto psicológico e tentam fazer os sonhos se encaixarem nelas", disse Dr. Mark Mahowald, neurologista e diretor do programa de distúrbios do sono do Hennepin County Medical Center, em Minneapolis. "O que eu gosto nesse novo artigo é que ele não faz nenhuma conclusão sobre o que faz o sonho".

O artigo já gerou controvérsias e discussões entre freudianos, terapeutas e outros pesquisadores, incluindo neurocientistas. Dr. Rodolfo Llinas, neurologista e psicólogo da New York University, afirmou que o raciocínio de Hobson era impressionante, mas não a única interpretação fisiológica dos sonhos.

"Defendo que o sonho não é um estado paralelo, mas a própria consciência, na ausência do que entra pelos sentidos", disse Llinas. Ele defende o argumento no livro "I of the Vortex: From Neurons to Self" (MIT, 2001). Quando as pessoas estão acordadas, explicou ele, seu cérebro basicamente revisa suas imagens de sonhos para que se encaixem com o que vê, ouve e sente – os sonhos são "corrigidos" pelos sentidos.

Essas novas ideias sobre os sonhos são, em parte, baseadas em descobertas primárias sobre o sono REM. Em termos evolucionários, o REM parece ser um desenvolvimento recente; ele é detectável em humanos e outros mamíferos e pássaros homeotérmicos. Além disso, estudos sugerem que o REM aparece muito cedo na vida – no terceiro trimestre para humanos, bem antes que uma criança em desenvolvimento tenha experiência ou imagens para preencher um sonho.

Em estudos, cientistas descobriram evidências de que a atividade REM ajuda o cérebro a construir conexões neurais, particularmente em suas áreas visuais. O feto em desenvolvimento pode "ver" algo, em termos de atividade cerebral, muito antes de os olhos se abrirem pela primeira vez – o cérebro em desenvolvimento usa modelos inerentes e biológicos de espaço e tempo, como uma máquina de realidade virtual interna. Os sonhos completos, no sentido usual da palavra, vêm muito depois. Seu conteúdo, de acordo com esse raciocínio, é um tipo de teste grosseiro para o que o dia seguinte pode trazer.

Interpretações
Nada disso afirma que os sonhos sejam vazios de significado. Quem se lembra de um sonho vívido sabe que, às vezes, as cenas noturnas estranhas refletem desejos e ansiedades reais: o jovem professor que se vê nu no púlpito; a mulher que foi mãe recentemente diante de um berço vazio, histérica em sua perda imaginária.

Porém, as pessoas podem ler quase tudo dos sonhos que elas memorizaram – e fazem exatamente isso. Em um estudo recente, com mais de mil participantes, pesquisadores da Carnegie Mellon University e Harvard descobriram fortes tendências na interpretação dos sonhos. Por exemplo, os participantes tenderam a atribuir mais significado a um sonho negativo se era sobre alguém de quem eles não gostavam, e mais significado a um sonho positivo se era sobre um amigo.

Na verdade, pesquisas sugerem que apenas 20% dos sonhos contêm pessoas ou lugares que o sonhador encontrou. A maioria das imagens parece ser única para um sonho só.

Cientistas sabem disso porque algumas pessoas possuem a habilidade de observar seus próprios sonhos como espectadores, sem acordar. Esse estado de consciência, chamado de sonho lúcido, é, por si só, um mistério – e importante para místicos. No entanto, é um fenômeno real, no qual Hobson encontra forte respaldo para seu argumento defendendo os sonhos como um aquecimento fisiológico antes do despertar.

Sonho lúcido
Em dezenas de estudos, pesquisadores trouxeram pessoas para o laboratório e as treinaram para sonhar lucidamente. Eles o fazem com uma variedade de técnicas, incluindo autossugestão quando as pessoas deitam a cabeça no travesseiro ("Eu vou ficar consciente no sonho; vou observar") e o ensino de sinais indicadores de sonho (os interruptores não funcionam; levitar é possível; muitas vezes não conseguimos gritar).

O sonho lúcido ocorre durante um estado híbrido de consciência, afirmam pesquisadores do sono – uma dose pesada de REM com uma pitada de consciência desperta. "Esse é apenas um tipo de estado híbrido, mas há vários outros", disse Mahowald. Sonambulismo e terrores noturnos, disse ele, representam misturas de ativação muscular e sono fora do REM. Ataques de narcolepsia refletem uma transgressão do REM no alerta normal diurno.

Em um estudo publicado em setembro no jornal Sleep, Ursula Voss, da J.W. Goethe-University, em Frankfurt, liderou uma equipe para analisar ondas cerebrais durante o sono REM, o despertar e o sonho lúcido. Descobriram que o sonho lúcido tinha elementos de REM e do despertar – mais notavelmente nas áreas frontais do cérebro, que se acalmam durante os sonhos normais. Hobson foi coautor do artigo.

"Vemos o cérebro dividido em ação", disse ele. "Isso me diz que há esses dois sistemas, e que, na verdade, eles podem estar funcionando ao mesmo tempo".

Pesquisadores ainda têm um longo caminho a percorrer antes de poder confirmar ou preencher essas hipóteses. Todavia, o desfecho poderia se estender além de uma compreensão mais profunda sobre o sono do cérebro. Pessoas com esquizofrenia sofrem ilusões de origem desconhecida. Hobson sugere que esses voos da imaginação podem estar relacionados a uma ativação anormal de uma consciência que está sonhando. "Se o sonhador acordar, teremos psicose", disse Jung.

Para todas as outras pessoas, pensar nos sonhos como um tipo de checagem de som para o cérebro também pode trazer conforto. Aquele sonho sinistro com as pessoas reunidas no quintal em uma festa estranha? Provavelmente não tem significado. Não há motivo para gritar, mesmo que fosse possível. Uol Saúde

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Dente quebrado: O que fazer?

Os dentes dos adultos deveriam durar a vida toda. Mas, com frequência algumas vezes irritantes para as infelizes vítimas, eles se quebram. Quando isto acontece, pode ser possível recolocar a parte quebrada no lugar, caso se mantenha o fragmento úmido e procure rapidamente um dentista.

Se o reimplante pode ser executado em menos de meia hora, a polpa possivelmente ainda estará viva, e o resultado será um sucesso. O tecido mais externo pode sobreviver por até 6 horas, permitindo ainda o reimplante com bom resultado.

Se quebrar um pedaço do seu dente, faça uma compressa gelada no local para diminuir o inchaço, guarde o fragmento que quebrou e corra para o dentista.

Se o dente foi completamente arracado, enxágue-o com água limpa. Se possível, coloque-o de volta no lugar ou sob sua língua. Se não for possível, envolva-o em um pano úmido ou em um copo com leite. Se a gengiva estiver sangrando, comprima-a com um lenço ou um chumaço de gazes. Tente chegar ao dentista em menos de 30 minutos após o acidente. Saúde Vida

Como encarar as emoções do pai durante a gestação

* Não é fácil: a gravidez é algo que acontece concretamente para a mulher e apenas emocionalmente para o homem. E o bebê, por mais que ele troque fraldas, necessita muito mais da mãe. Por isso, o primeiro passo para que ele participe mais dessas duas fases é você realmente querer isso. E dar espaço.

* Outro passo importante é saber, desde já, que a maneira dele fazer as coisas será diferente da sua. Desde a forma de encarar os nove meses até o jeito de dar banho. E não está errado, é apenas diferente. Isso será muito bom para o seu filho. Ele aprenderá desde cedo que existem várias formas de se viver.

* Ir nas consultas, acompanhar os ultrassons, saber o que você está sentindo. É assim que ele pode ficar mais perto
durante os nove meses. Fique aberta para escutar também o que ele pensa, mesmo que seja muito diferente. Assim, os dois mantêm um canal de comunicação.

* Deixe ele tocar, conversar, massagear sua barriga. E não fique com receio dele não gostar do seu novo corpo. Os homens aceitam muito mais as transformações da gravidez do que as mulheres.

* Sexo pode não ser algo tão importante para você nessa fase. Mas vai continuar sendo para ele. Vocês terão de conversar e achar um meio-termo. E depois que o bebê nascer, acredite, o ato pode ficar até melhor, já que vocês terão muito mais intimidade. O segredo é se organizar, não deixar a sexualidade desaparecer da relação e aproveitar as brechas de tempo.

* É ele quem vai lembrá-la que existe uma vida além de você e o bebê. Aceite as propostas de saírem um pouco de casa, de verem os amigos, de falarem sobre outros assuntos que não sejam crianças.

* Filhos trarão muitas, muitas mudanças na relação de vocês. Vai mudar a rotina da casa, o jeito de fazer as coisas, os programas, o vínculo com as pessoas. Conversas e sinceridade são as melhores formas de passar por isso e fortalecer a família. Revista Crescer

domingo, 15 de novembro de 2009

Prevenção e tratamento da depressão

Prevenção e tratamento
Prevenção

Alguns tipos de depressão não podem ser evitados já que algumas teorias científicas indicam que eles podem ser causados pelo mau funcionamento do cérebro. Mas há boas evidências de que ela pode ser evitada com bons hábitos de saúde. Uma alimentação adequada, exercícios, férias, não trabalhar em excesso e guardar um tempo para fazer as coisas que curte são algumas das coisas que ajudam a deixar a tristeza de lado.

Depressão clássica
Um indivíduo em depressão clássica sente um profundo e constante sentimento de desesperança e desespero. A depressão clássica é manifestada por uma combinação de sintomas que interferem na habilidade de trabalhar, estudar, dormir, comer e realizar atividades antes prazerosas. É comum que episódios de depressão ocorram várias vezes durante a vida.

Quem passa pela depressão clássica?
A depressão ocorre em homens e mulheres de qualquer idade. Porém ela acomete mais as mulheres. Há de duas a três mulheres deprimidas para cada homem. Não se pode ao certo determinar o motivo disso, mas os médicos avaliam fatores genéticos e hormonais. Mas também pode ser que a depressão nos homens não seja bem reportada. Os homens que sofrem de depressão clássica tendem a procurar menos ajuda do que as mulheres. Os sinais de depressão em homens estão mais relacionados à irritabilidade, raiva e uso abusivo de drogas e álcool.

O que pode gerar a depressão?
Dor (perda de uma pessoa amada, fim de um casamento)
Disputas interpessoais (conflitos com pessoas queridas, chefes ou abusos sexual, físico ou emocional)
Mudanças na vida (mudança de casa, graduação, troca de emprego, aposentadoria)
Déficits interpessoais (lidar com o isolamento social ou sentimentos de privação)
Nem todo mundo tem um motivo tem um motivo desses

Como a depressão clássica é diagnosticada?
Se você está deprimido ou tem sintomas que duram mais de duas semanas, procure um médico ou um psiquiatra. Seu médico lhe fará passar por uma avaliação, prestando bastante atenção ao seu histórico familiar e psiquiátrico. Não há exames específicos para detectar a depressão. Mas um exame de sangue, por exemplo, pode apontar doenças com sintomas parecidos com a depressão, como o hipotireoidismo.

Quais tratamentos estão disponíveis para o tratamento da depressão clássica?
A depressão clássica é uma doença séria, mas tratável. Seu médico, muito provavelmente, irá lhe prescrever um remédio antidepressivo. Uma terapia também pode ser recomendada.

Distimia
A distimia, também chamada de depressão crônica, é a forma menos intensa de depressão, mas seus sintomas duram por um longo período, inclusive anos. As pessoas que sofrem de distimia geralmente vivem normalmente, mas parecem estar sempre infelizes. É comum quem tem distimia também enfrentar a depressão clássica por um período. Isso é chamado de depressão dupla.

Os sintomas são os mesmos da depressão clássica:
Tristeza e pessimismo persistente Sentimento de culpa, desesperança ou que nada vale a pena Perda de interesse ou prazer por atividades que antes você curtia. Isso inclui o sexo
Dificuldade de concentração e reclamações de memória fraca
Ganho ou perda de peso
Fadiga, baixa energia
Ansiedade, agitação e irritação
Pensamentos suicidas
Movimentos e fala lentos
Dor de cabeça, de estômago e problemas digestivos

Como a distimia é diagnosticada?
Se você está deprimido e apresenta sintomas por mais de duas semanas, visite um médico ou um psiquiatra. Assim como em outros tipos de depressão, não existem exames físicos capazes de detectar a distimia. Só um médico poderá detectá-la.

Quais são os tratamentos?
A distimia é uma doença séria, mas tratável. Algumas pessoas vão reagir bem só com a terapia. Mas outras irão precisar da medicação.

Depressão atípica
Quem tem esse tipo de depressão sofre um aumento de apetite e, conseqüentemente, de peso. A pessoa tende a dormir muito e a ter alterações de humor ao longo do dia.

Doença maníaco-depressiva
É um transtorno bipolar que acomete cerca de 1% da população. Em geral, manifesta seus primeiros sintomas na adolescência, quando o jovem alterna fases depressivas com outras de euforia ou irritação. Pode também ter uma redução no número de horas necessárias de sono, hiperatividade e aumento da auto-estima. Ao mesmo tempo, não consegue realizar tarefas por causa de uma grande desconcentração.

Depressão sazonal
É aquela depressão que aparece todo ano, sempre na mesma época. É comum ocorrer no inverno, quando, além dos sintomas tradicionais da depressão, a pessoa sente uma extrema falta de energia, um aumento na necessidade de dormir, vontade de comer carboidratos, aumento do apetite, fome e desejo de ficar sozinho. É mais comum observá-la em pessoas que vivem em regiões de altas altitudes, onde as variações climáticas são maiores. Além disso, a luminosidade também pode ter um papel importante nesse tipo de depressão. Por isso, além dos remédios, o médico pode receitar mais luzes em sua casa ou escritório.

Além dos sintomas da depressão, a depressão psicótica também inclui algumas características da psicose, como alucinação e ilusões (pensamentos irracionais e medos). Os sintomas mais comuns são:
Ansiedade
Agitação
Hipocondria
Insônia
Imobilidade física
Constipação
Dificuldade intelectual
Psicose

O tratamento pode incluir uma internação hospitalar e a constante visitação médica. Uma combinação de antidepressivos e medicamentos anti-psicóticos costumam fazer os sintomas ficarem mais leves. A eletroconsulsoterapia também pode ser usada.

Depressão pós-parto
É uma complexa mistura de mudanças físicas, emocionais e de comportamento que ocorre após o parto. Essa depressão é atribuída a alterações químicas, sociais e psicológicas. Afeta de 50% a 75% das mulheres no período que vai do parto até o restabelecimento dos órgãos genitais da mulher (puerpério). Cerca de 10% das mulheres desenvolvem um tipo de depressão mais grave, que se estende por um longo período pós-parto. E uma a cada um milhão de mulheres tem a psicose pós-parto, a modalidade mais séria de depressão pós-parto.

Alguns fatores aumentam o risco de depressão pós-parto:
Ter um histórico de depressão ou de tensão pré-menstrual
A idade na época da gravidez. Quanto mais nova você for, maiores as chances
Pouco apoio
Filhos. Quantos mais filhos você tiver, mais chance há de desenvolver a doença
Conflitos no casamento
Dúvidas sobre a gravidez

Medicamentos
Há diversos tipos de remédios usados para tratar a depressão. Esses medicamentos aliviam os sintomas da depressão ao aumentar o fornecimento de substâncias químicas do cérebro, chamadas neurotransmissores. Acredita-se que eles melhoram as emoções. De todas as doenças psiquiátricas, a depressão é aquela que melhor responde ao tratamento com remédios. De 80% a 90% dos pacientes melhoram ao tomar medicamentos. Os remédios demoram cerca de duas semanas para começar a fazer efeito. Também é preciso prestar atenção nos efeitos colaterais e na maneira como o medicamento é retirado depois que os sintomas desaparecem. Não se pode parar de tomar as drogas de uma vez. Isso aumenta o risco de recaída.

Tratamento psicológico
A terapia pode ajudar no tratamento da depressão e até potencializar o efeito dos remédios.

Exercícios
A prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios. Reduz, por exemplo, a ansiedade, o estresse, a depressão, aumenta a auto-estima e melhora o sono. Além disso, fortalece o coração, faz o corpo usar melhor o oxigênio, baixa a pressão, melhora o tônus muscular, reduz a gordura do corpo, faz você ficar esbelto e saudável. As pesquisas têm apontado que os exercícios são um eficiente, mas muitas vezes, subutilizado meio de amenizar a depressão. Qualquer que seja o tipo de atividade física escolhida, ela pode colaborar para melhorar o quadro depressivo. Msn

Torcicolo tratamento

O melhor tratamento para os torcicolo é fazer uma compressa de gengibre. Este tratamento é igualmente aconselhado para dores agudas, tratamento de asma, cólicas intestinais, prisão de ventre e diarreia.
Preparação:
Coloque 1 l de água ao lume e junte 25 g de gengibre fresco ralado.
Coloque o gengibre num pano ou embrulhe-o numa gaze e faça um saquinho parecido com um saquinho de chá, meta dentro da água e deixe ferver cerca de 5 m.
Mergulhe uma toalha na água e aplique sobre a zona que pretende. Sempre que a toalha arrefecer, mergulhe-a outra vez na água e volte a aplicar, repetindo o tratamento durante pelo menos 20-30 minutos, até a pele ficar vermelha.

Tratamento com acupuntura para acabar com a obesidade

A obesidade é um problema não só do Brasil, mas no mundo inteiro, isso porque as pessoas não estão se alimentando direito, comendo muitos alimentos gordurosos e em grande quantidade, sendo a maior causa da obesidade.

Por isso há vários tratamentos, que podem ser feitos através de exercícios, reeducação alimentar, cirurgias quando é o caso, e também com a acupuntura, que infelizmente não é muito conhecida.

Porém traz muitos benefícios, como ajuda a relaxar, estimula a circulação sanguínea, recupera as correntes elétricas do corpo, entre outras coisas. Com isso a gordura ruim do corpo acaba sendo eliminada. Porém a acupuntura deve ser realizada apenas por profissionais experientes, que possam oferecer o melhor trabalho. Lembre-se que uma dieta rica em carboidratos e ferro é muito indicada, ajudando a emagrecer com saúde.

Tire 20 dúvidas sobre métodos para evitar a gravidez

Com o aparecimento da pílula anticoncepcional nos anos 1960, as mulheres passaram a ter livre escolha sobre seu corpo e vida. Elas podiam decidir se queriam engravidar ou não e, consequentemente, selecionar os parceiros para as relações sexuais. Uma mudança e tanto. Quase 50 anos depois, a pílula continua a ser o principal método contraceptivo - estima-se que 90 milhões de mulheres no mundo usem -, o que abriu caminho para outros meios de evitar a gravidez. Mas o assunto sempre gera dúvidas. Qual o melhor método contraceptivo? Pílula engorda? DIU é eficiente? Quem responde a 20 dívidas sobre o assunto é Barbara Murayama, ginecologista e obstetra especializada em endoscopia ginecológica pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

1) O que se deve levar em conta na hora de escolher um método anticoncepcional?
Hoje há uma grande variedade de opções de métodos de controle de natalidade disponíveis. O melhor é aquele que será usado de forma consistente, ou seja, será aceito pela mulher e seu parceiro e não causará efeitos secundários incômodos. Outros fatores devem ser considerados na escolha:

- Eficácia;
- Conveniência;
- Duração da ação;
- Reversibilidade e tempo de retorno da fertilidade;
- Efeito sobre o sangramento uterino;
- Frequência de efeitos colaterais e eventos adversos;
- Acessibilidade;
- Proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.

Além disso, sabe-se que algumas doenças, como hipertensão arterial descontrolada e enxaqueca, podem contraindicar alguns métodos. E não se devem desprezar as condições financeiras do casal, o estilo de vida sexual e as aspirações reprodutivas.

Nenhum método contraceptivo é perfeito. Cada mulher deve medir vantagens e desvantagens de cada um e eleger o preferido, sempre sob orientação de um ginecologista. Aliás, somente o médico poderá indicar os diversos métodos possíveis, segundo as informações passadas pela mulher.

2) A partir de que idade se pode iniciar o uso de métodos contraceptivos?
As meninas têm iniciado a vida sexual cada vez mais cedo, e um método anticoncepcional deve ser instituído antes dessa iniciação. O ideal é que a mulher, quando pensar em deixar de ser virgem, procure um ginecologista para esclarecer suas dúvidas e, juntamente com ele, escolha o melhor método.

Hoje, temos disponíveis diversos métodos de baixa dosagem hormonal, que podem ser utilizados desde o início da adolescência. Mas o preservativo é indispensável, por se tratar do único método que previne contra as principais doenças sexualmente transmissíveis.

Já o DIU deve ser proposto, inicialmente, para mulheres que já tiveram pelo menos um filho e não desejam ter outro nos próximos anos - sua durabilidade é de cinco anos. Deve ser indicado também para mulheres que tenham parceiro sexual fixo, já que seu uso pode ser um facilitador para doenças sexualmente transmissíveis.

3 O uso de pílula anticoncepcional engorda?
Não. A maioria dos contraceptivos orais, também chamados de "pílulas", contém uma combinação de hormônios femininos, estrogênio e progesterona.

A pílula combinada reduz o risco de gravidez por:
- Impedir a ovulação;
- Manter o muco do colo do útero espesso e impenetrável para o esperma;
- Manter o revestimento do útero fino.

Entre os efeitos colaterais, pode ocorrer o inchaço, mas não é regra e isso não vale para todos os métodos hormonais. Quanto menor a dose hormonal do anticoncepcional, menor a chance de haver efeitos colaterais. Nas consultas, a mulher deve discutir com a ginecologista sobre o método adotado para que, juntos, encontrem a medicação que seja mais eficaz e com menos efeitos colaterais.

4) A pílula evita acne?
A redução da ocorrência de acne é um dos benefícios não contraceptivos da pílula. Eis mais alguns problemas que ela ajuda a combater:
- Cólicas menstruais;
- Câncer de ovário;
- Câncer do endométrio (revestimento do útero);
- Anemia.

5) Esquecer de tomar a pílula pode acarretar gravidez?
Idealmente, a pílula deve ser tomada sempre no mesmo horário, todos os dias. Ela mantém seu efeito se for tomada até 12 horas após o horário previsto. Depois desse período, se não for tomada, haverá risco de gravidez e, portanto, outro método - como a camisinha - deve ser utilizado.

Mas é muito importante que, mesmo após o prazo de 12 horas, tome-se a pílula faltante. E a mulher deve continuar a tomar as próximas pílulas da cartela nos dias seguintes, normalmente, para que não aconteçam irregularidades menstruais.

6) A pílula diminui a libido sexual?
Algumas pílulas podem ter esse efeito em algumas mulheres, porque o estrogênio pode provocar a diminuição das dosagens de testosterona no sangue - hormônio responsável pelo desejo sexual. Com isso, pode ocorrer a diminuição do desejo sexual. Mas isso não é uma regra, pois, na verdade, o desejo sexual depende de diversos fatores.

Quando a mulher apresentar essa queixa, deve procurar o ginecologista para que faça uma avaliação completa. Muitas vezes, a simples troca de anticoncepcional já é suficiente, mas é preciso de orientação médica.

7) Gostaria de colocar DIU, mas meu marido é contra, pois acha que o dispositivo pode sair do lugar e engravidar. É verdade?
O DIU é um método seguro. Só pode ser colocado por um ginecologista e, após a colocação, deve ser solicitado um ultrassom transvaginal, que verificará se o dispositivo ficou na posição correta. Até a realização desse exame, a mulher deve utilizar outro método para se prevenir. Além disso, quem usa DIU deve passar em consulta a cada seis meses, pelo menos, para checar se o dispositivo está bem posicionado.

Trata-se de um método ideal para a mulher que não pretende engravidar durante, pelo menos, um ano (ou mais) ou, ainda, para quem quer um método altamente eficaz e que não requer atenção diária ou semanal. DIUs também são adequados para as mulheres que não querem ou não podem usar estrógeno. O DIU tem duração de cinco ou dez anos, dependendo do tipo, e a taxa de gravidez é inferior a 1%.

São relativamente poucos os efeitos colaterais do DIU, e ele é reversível. Isso significa que uma mulher que decide ficar grávida pode fazê-lo apenas removendo o DIU.

Há um pequeno risco (1 em cada 1.000 mulheres) de que o dispositivo atravesse a parede uterina na sua colocação. Isso pode não ser descoberto até que se realize a mencionada ultrassonografia. Outro pequeno risco se refere à infecção uterina (9,6 em 1.000 mulheres) por até 20 dias após o procedimento de inserção. Passado esse período, a infecção é ainda mais rara (1,4 em 1.000 mulheres).

E cabe um alerta: já que o DIU não protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), as mulheres com risco aumentado para DSTs (incluindo ter múltiplos parceiros ou um parceiro com múltiplos parceiros) ou uma história recente (três meses) de gonorreia ou clamídia devem considerar usar um diferente método de contracepção.

Mesmo nas relações monogâmicas, as mulheres podem diminuir o risco de contrair DSTs usando preservativo, além do seu DIU.
O DIU não deve ser utilizado em mulheres que têm:
- Malformações cervicais ou uterinas;
- Infecção atual ou recente pélvica ou hemorragia uterina não diagnosticada.

Se uma mulher com DIU fica grávida, um ultrassom é necessário para confirmar que a gravidez está dentro do útero, e não na trompa de Falópio, o que caracterizaria uma gravidez ectópica. E, claro, o DIU deve ser removido quando a gravidez é descoberta.

8) Quais as diferenças entre DIU tradicional e DIU hormonal?
O DIU tradicional previne a gravidez impedindo o esperma de alcançar as trompas de Falópio. Já o DIU com hormônio tem, além do mesmo efeito mecânico do DIU comum, a prevenção por espessamento do muco cervical e afinamento do endométrio. O DIU com hormônio tem sido indicado também como parte do tratamento para endometriose e miomas uterinos.

9) Gostaria de colocar implante, pois dizem que é prático (não precisa se lembrar de tomar todos os dias, como a pílula) e até cessa a menstruação. É isso mesmo?
O implante hormonal é uma pequena haste, que se insere sob a pele do braço. É colocado pelo ginecologista, e sua eficácia é de até três anos - a partir de 24 horas após a inserção. Tem a vantagem de poder ser removido mais cedo, se a gravidez for desejada. Tanto a inserção quanto a remoção podem ser feitas no consultório médico.

O efeito colateral mais incômodo desse dispositivo é o sangramento irregular. Muitas vezes, é preciso retirar o implante para controlar esse sangramento. Por outro lado, em algumas mulheres, pode-se conseguir o bloqueio total da menstruação. A fertilidade retorna rapidamente após a remoção da haste.

10) Faz mal parar de menstruar devido ao uso de um tipo de método contraceptivo? A mulher precisa menstruar todos os meses?
Não faz mal. Aliás, esse procedimento é até indicado para o tratamento de algumas doenças, como cólicas intensas e endometriose. Mas esse bloqueio deve sempre ser indicado e acompanhado pelo ginecologista. Porém, se a mulher não menstrua nem está usando hormônio, algo pode estar errado, caso ela não esteja grávida. E, nessa situação, deve procurar a ginecologista para investigação.

11) Já ouvi falar sobre adesivo com hormônios. É eficaz?
À semelhança dos contraceptivos orais, o adesivo ou patch contém estrogênio e progesterona. Ele é tão eficaz como os contraceptivos orais e pode ser preferido por não requerer administração diária. No entanto, a taxa de falha do adesivo é maior para mulheres com obesidade.
A caixa vem com três adesivos, que devem ser trocados toda semana. A colocação é feita no braço, no ombro, nas costas, no abdome ou no quadril. Durante a quarta semana, nenhum sistema é usado, dando lugar ao período menstrual. Mas não há motivo para preocupação, pois, na semana sem o uso do adesivo, a prevenção se mantém.

12) Quando os contraceptivos hormonais são contraindicados?
Devido a um aumento do risco de complicações, as mulheres que se enquadram nas seguintes categorias não devem fazer uso de métodos hormonais com estrógeno (a maioria das pílulas, injeções e adesivos):
- Quem tem 35 anos ou mais e fuma cigarros (risco muito elevado de complicações cardiovasculares);
- Estar grávida;
- Antecedente de trombose ou um acidente vascular cerebral no passado, porque tais mulheres são mais propensas a ter trombose enquanto estiverem tomando a pílula;
- Histórico de tumor estrógeno-dependente (por exemplo, câncer de mama ou de útero);
- Sangramento menstrual anormal ou inexplicável (a causa do sangramento deve ser investigada antes de se adotar o método);
- Doença hepática ativa (a pílula poderá agravar a doença do fígado);
- Enxaqueca associada com alteração visual ou outros sintomas neurológicos (por exemplo, aura).

Algumas mulheres podem tomar a pílula em determinadas circunstâncias (abaixo), mas é necessário um acompanhamento atento:
- Nas mulheres com pressão arterial elevada pode ocorrer um aumento na pressão arterial. Por isso, elas devem ser monitoradas com mais frequência enquanto usam a pílula;
- Mulheres que ingerem certos medicamentos para convulsões (epilepsia) e tomam a pílula têm um risco ligeiramente maior de falha de pílula (gravidez), pois os medicamentos podem mudar a forma como a pílula é metabolizada;
- Mulheres com diabetes que estão tomando a pílula podem precisar de uma dose um pouco maior de insulina ou medicação oral do diabetes; - Mulheres com diabetes e complicações vasculares do diabetes não devem usar a pílula.
Quanto às interações medicamentosas, a eficácia da pílula pode ser reduzida em mulheres que tomam certos medicamentos:
- Anticonvulsivantes: alguns deles, incluindo fenitoína (Dilantin®), carbamazepina (Tegretol®), barbitúricos, primidona (Lamictal®), topiramato (Topamax®) e oxcarbazepina (Trileptal®), diminuem a eficácia dos métodos de controle de natalidade hormonal (pílula, adesivo). Como resultado, mulheres que tomam esses anticonvulsivantes são aconselhadas a evitar métodos hormonais de controle (com exceção de Depo-acetato de medroxiprogesterona). Outros anticonvulsivantes não parecem reduzir a eficácia contraceptiva, incluindo gabapentina (Neurontin®), lamotrigina (Lamictal®), levetiracetam (Keppra®) e tiagabina (Gabitril®). No entanto, existe a preocupação de que os contraceptivos orais possam reduzir a eficácia da lamotrigina, aumentando potencialmente o risco de convulsões.
- Antibióticos: rifampicina, que é por vezes utilizado para tratar a tuberculose, pode diminuir a eficácia do controle da natalidade hormonal. Como resultado, as mulheres que tomam rifampicina não devem utilizar qualquer método de controle hormonal (pílula, adesivo, implante, injeção). Então, são recomendados outros métodos (camisinha, diafragma, DIU, esterilização).

Outros antibióticos (por exemplo, penicilina, cefalexina) não afetam a eficácia dos métodos hormonais de controle.

13) O diafragma ainda é indicado?
Diafragmas não são mais recomendados. Trata-se de um dispositivo que é colocado sobre o colo do útero, antes do coito. A gravidez é impedida por bloquear a entrada do esperma no útero e matá-lo com espermicida. Exige adaptação por um médico treinado. O dispositivo pode diminuir o risco de certas doenças sexualmente transmissíveis e infecções, incluindo gonorreia, clamídia e doença inflamatória pélvica. No entanto, é menos eficaz que o preservativo na prevenção da propagação da infecção pelo HIV. Na maioria dos estudos, a taxa de falha (número de gestações) foi maior para as usuárias do diafragma, em comparação com métodos hormonais de controle de natalidade (por exemplo, a pílula).

14) Tomo injeção, mas sempre atraso a aplicação um, dois ou até três dias. Posso ficar grávida?
Sim. O método injetável deve ser utilizado uma vez ao mês, na data prevista. Um imprevisto eventual pode acontecer e, nesse caso, a injeção pode ser tomada com um dia ou, no máximo, dois de atraso ou adiantamento. Mas, mesmo assim, o ideal é que neste mês se utilize outro método, como o preservativo, para que não haja riscos.

15) Já ouvi falar da camisinha feminina. Como funciona? Quais as vantagens e desvantagens?
O preservativo feminino é usado para se evitar a entrada de esperma na vagina. É um revestimento feito de borracha, com uma base de silicone lubrificante. As bordas do anel na extremidade fechada da bainha são espremidas juntas e, em seguida, inseridas - na medida do possível - dentro da vagina.

Após a libertação, o anel será aberto para manter o preservativo no lugar. O anel na extremidade aberta da bainha permanece fora da vulva, descansando contra os lábios. A mulher deve se certificar de que o preservativo não está torcido.

As principais vantagens são a proteção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a independência da mulher em relação ao parceiro, já que é ela quem faz o uso.

A desvantagem seria não saber colocá-lo corretamente, mas isso pode ser resolvido com uma consulta ao ginecologista, que explicará o uso correto.

16) A tabelinha é segura?
Não e não deve ser utilizada. Toda mulher deve sempre anotar quando inicia e quando termina sua menstruação, para ter um controle e saber se algo está errado. Essa anotação deve sempre ser levada ao ginecologista nas consultas de rotina. Mas isso não é seguro como método anticoncepcional.

17) Pílula aumenta chance de desenvolver câncer de mama?
A maioria dos estudos sugere que tomar (ou ter tomado anteriormente) a pílula não aumenta o risco de câncer de mama.

18) Quando se deve tomar a pílula do dia seguinte? Como ela funciona?
Qualquer mulher pode usar anticoncepcional de emergência, desde que não esteja grávida. A pílula pode ser utilizada em qualquer fase do ciclo menstrual, porém, o mais próximo possível do coito desprotegido - a proteção se dá até 72 horas após o coito.

É importante salientar que a pílula do dia seguinte não deve ser usada como método regular e não previne doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

A pílula do dia seguinte pode ajudar a prevenir uma gravidez indesejada (e, presumivelmente, um aborto provocado). O grande problema da anticoncepção de emergência é a falta de informação a respeito. A maioria das mulheres tem dúvidas importantes sobre esse método e acabam utilizando-o de modo indiscriminado, já que a venda nas farmácias não requer receita médica.

A anticoncepção pós-coito é uma pílula com alta dose de hormônio. As mais modernas são as compostas apenas com o hormônio levonogestrel, um tipo de progesterona sintética que oferece melhores resultados na prevenção da gestação e menos efeitos colaterais quando comparadas às pílulas combinadas (de estrogênio e progesterona), de acordo com estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A pílula age inibindo ou retardando a ovulação. Mas é importante salientar que ela não tem efeito após a fecundação do óvulo. Ou seja, a pílula do dia seguinte não interrompe uma gravidez que já está em andamento. Após ingerir a pílula, a mulher não deve ter outras relações sexuais sem proteção, pois o método de emergência só age sobre a relação que aconteceu anteriormente. Ou seja, não tem nenhum efeito sobre outras relações posteriores.

Esse método não é tão eficiente quanto os regulares. Portanto, só deve ser utilizada em casos de real emergência - em seguida, um método regular deve ser instituído. A mulher deve procurar uma ginecologista para ser informada de todos os métodos disponíveis e, junto com o médico, escolher qual o melhor para ela.

A pílula do dia seguinte previne 95% das gestações, se tomada até 24 horas após o coito desprotegido. O grau de eficácia vai diminuindo: cai para 85% até 48 horas depois, e para 58% em até 72 horas.

Os efeitos colaterais mais comuns são:
- Enjoos (23%);
- Cansaço (16%);
- Dor de cabeça (16%);
- Tontura (11%);
- Sensibilidade nas mamas (10%);
- Vômitos (5,6%).

Vale lembrar que a menstruação pode atrasar ou adiantar dez dias, mas, na maioria das vezes, ocorre com variação de apenas três dias em relação à data prevista. Assim, caso a paciente não menstrue em até quatro semanas após ter tomado a pílula do dia seguinte, é grande a chance de estar grávida.

Caso a gravidez ocorra - mesmo com o uso correto da pílula -, é importante salientar que não há efeitos ruins para o feto, de acordo com estudos da OMS e da FDA - Food and Drug Administration (órgão responsável pela regulamentação de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos). A partir daí, deve-se iniciar o pré-natal o mais brevemente possível.

19) O coito interrompido é um método eficiente?
Não, pois a chance de o parceiro não conseguir retirar o pênis antes da ejaculação é grande. Além disso, há o risco de haver um espermatozóide na secreção liberada para lubrificação da relação sexual, antes mesmo da ejaculação.

20) A mulher pode engravidar mesmo tomando pílula?
Todo método anticoncepcional, mesmo utilizado corretamente, contém um baixo risco de falha. Quando tomadas corretamente, pílulas anticoncepcionais são uma forma muito eficaz de contracepção. Embora a taxa de falha seja de 0,1% quando as pílulas são tomadas perfeitamente (na mesma hora, todos os dias, sem pílulas perdidas), a taxa real de falha é de 8% sobre o primeiro ano, devido, principalmente, à falta de alguma pílula da cartela ou se a mulher se esquece de reiniciar o uso da pílula com sete dias de intervalo entre uma cartela e outra. Terra Saúde