quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Símbolos da vaidade feminina podem prejudicar a saúde

Salto alto, bolsas grandes, maquiagem e calças justas: que mulher nunca se rendeu a esses símbolos da vaidade feminina? Eles podem deixar a mulher mais sensual e elegante, porém se não forem usados com certa moderação podem trazer alguns problemas para a saúde.

Os sapatos de salto costumam estar na rotina das mulheres, especialmente das mais vaidosas. O ortopedista Walter Yoshinori Fukushima, professor da Faculdade de Medicina do ABC, alerta que o uso indiscriminado desse item pode trazer alguns males. "As reclamações mais comuns de quem usa frequentemente o salto alto é a dor na região lombar. Outro problema que pode acarretar é o surgimento de varizes nos membros inferiores", afirma. E os problemas não param por aí. O segundo alerta do ortopedista é para as deformações dos pés. "Também podem surgir calosidades e deformações dos dedos dos pés".

As bolsas também são presença constante no guarda roupa das mulheres. E neste quesito vale que quanto maior ela for e mais coisas puder acomodar, melhor.

A estudante Clara Vanali afirma que não abre mão de uma bolsa grande, em que ela possa carregar praticamente a sua "casa". "Saio cedo para ir ao trabalho e só volto à noite, então preciso levar muitas coisas que vou usar durante o dia. Quando chego em casa e tiro a bolsa, começo a sentir muitas dores no ombro direito onde carrego a bolsa. Já pensei em usar mochila, mas não gosto", afirma.

O ortopedista explica que essas dores que a estudante sente é porque, ao carregar a bolsa pesada apenas de lado do ombro, acaba deixando o ombro sobrecarregado e fora do eixo da coluna vertebral. "Isso pode acarretar em um desvio grave de coluna, a escoliose", afirma. "O melhor é optar por modelos mais confortáveis e não tão grandes."

Maquiagem
Um dos maiores pecados em relação à maquiagem não é tanto com o seu uso, mas sim esquecer de removê-la. A publicitária Mariana Marcondes não vive sem sombras e rímel e costuma usá-los diariamente. Mas, confessa: esquece de limpar o rosto antes de dormir. "Eu sei que é errado, mas sempre fico com preguiça de tirar a maquiagem. No dia seguinte acordo e acabo passando produtos em cima daquilo mesmo que ficou do dia anterior", afirma.

Para a oftamologista Luciana Guimarães, esse "esquecimento" pode acarretar problemas diretamente na visão. "Não limpar bem os olhos antes de dormir desencadeia inflamação das pálpebras e conjutivite. No caso da inflamação, ela pode evoluir para uma produção excessiva de oleosidade e podendo resultar em um distúrbio conhecido como 'olho seco'", disse.

Ela alerta também para alguns cuidados na hora de escolher a maquiagem. "O ideal é sempre verificar o prazo de validade e observar se o rótulo tem indicação de que o produto foi testado para aquele uso".

Calças (muito) justas
Calças jeans muito justas, estilo "strech", ou modelos com tecidos mais sintéticos podem ser vilões para as mulheres. Nestes casos, os problemas aparecem com mais frequencia na região dos genitais. "Esses tipos de tecidos não deixam a pele respirar direito e o corpo acaba transpirando mais nessa região, especialmente na vulva, podendo evoluir para uma candidíase. Em alguns casos mais extremos pode até causar escoriações e alguns pequenos machucados", afirma a ginecologista Lara da Silveira Munoz.

Veja algumas dicas para manter a sensualidade sem prejudicar a saúde:

- Procure usar sapatos de salto muito altos apenas em ocasiões especiais. "Caso você tenha necessidade de usar diariamente, tenha sempre um sapato extra em mãos. Assim, você pode trocar durante o dia e não prejudicar os seus pés", disse o ortopedista.
- Para as mulheres com altura mediana, é mais recomendável os saltos de até 3 centímetros, que não prejudicam a coluna.
- Opte por sapatos com saltos mais grossos, que dão maior estabilidade e equilíbrio para os pés.
- Procure não carregar bolsas muito grandes e pesadas de um lado só do ombro, vá alternando os lados.
- Se possível, escolha bolsas com alças transversais. Elas não sobrecarregam os ombros.
- Não compartilhe maquiagem. "Pode trazer contaminações virais e bacterianas", afirma a oftamologista.
- Não use calça jeans apertada com frequencia. Procure modelos mais larguinhos, especialmente na parte do "gancho". Terra Saúde