sábado, 21 de novembro de 2009

Pescoço pode sofrer envelhecimento precoce

Em meio a tantos cuidados com rosto, cabelos, pernas, bumbum, barriga, pés e mãos, lábios e tantas outras áreas, muitas mulheres acabam se esquecendo de incluir a região do pescoço no ritual de beleza.

E a verdade é que só com o passar dos anos é que elas se arrependem, pois de nada adianta ter a pele do rosto lisinha, se a do pescoço tiver manchas e várias dobrinhas.
E como é mais fácil prevenir do que correr atrás do tempo perdido, o R7 elaborou um pequeno manual de cuidados básicos para essa área tão delicada do corpo humano. Mas não precisa se preocupar. Se os efeitos negativos do tempo já apareceram para você, há como melhorar a aparência do pescoço.

De acordo com o dermatologista Adriano Almeida especialista em medicina estética do Cipe (Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento), a pele do pescoço é diferente da pele do rosto.
- O número de glândulas sebáceas da região do pescoço é menor e por isso é mais difícil reparar danos ocorridos nessa área.

Segundo o dermatologista, é possível utilizar os cosméticos que se usa no rosto também na área do pescoço. Porém, procedimentos mais agressivos, como peeling e laser, devem ser realizados com mais cautela.

Almeida comenta que a pele do pescoço pode envelhecer rápida e demasiadamente quando a pessoa se expõe ao sol frequentemente. E é por isso que se diz que o envelhecimento do pescoço depende do cuidado individual de cada pessoa.
- Para as pessoas que têm o costume de se protegerem do sol, apenas a partir dos 40 anos que a pele do pescoço começará a sofrer um envelhecimento notável.
Existem alguns tratamentos antienvelhecimento que visam prevenir os danos causados pela ação do meio ambiente à pele.
- Esses cuidados devem começar até mesmo na infância, com hidratação e uso de protetor solar. Quanto ao uso de cremes para prevenção do envelhecimento, é interessante começar a usá-los a partir dos 20 anos.

Mas os hidratantes rejuvenescedores são basicamente os mesmos para todas as idades.
- Existe uma gama de produtos a serem utilizados, como densiskin, coffeskin, ácido hialurônico, nanosfera de vitamina C, talasfera de vitamina C, acthivespheres C, revelievene SK, os fatores de crescimento EGF, IGF, bFGF, entre outros.

De acordo com Almeida, os cremes devem ser passados com os dedos, que devem massagear a área no sentido do tórax para os ombros, promovendo um discreto estiramento da pele, nada muito brusco.

Para quem já sofreu com os efeitos do tempo, o especialista recomenda tratamentos com peeling, laser, carboxiterapia, intradermoterapia e radiofrequência - que são feitos apenas em consultórios médicos.
- Mas esses procedimentos devem ser realizados com cautela e por um profissional confiável. Além disso, muitos não são recomendados para o verão, por causa da exposição solar.

Para finalizar, Almeida deu dicas do que é preciso ser evitado para se ter um pescoço mais jovem.
- Devemos evitar a exposição solar em excesso, qualquer tratamento muito agressivo, pois podem gerar cicatrizes, e traumas na região, seja por massagens pesadas, esfoliação desnecessária ou movimentos indelicados nessa área.
R7