domingo, 19 de junho de 2011

Dicas para diminuir o risco de contaminação por frutas e hortaliças

Nos últimos anos, foi registrado um aumento da incidência nos Estados Unidos de doenças causadas por frutas e hortaliças contaminadas, incluindo o espinafreEspinafre : Calorias: 0 - Peso: * - Porção: à vontade , tomate e alface, alerta o FDA (Food and Drug Administration).Glenda Lewis, uma especialista do FDA em doenças transmitidas por alimentos, diz que os produtos frescos podem ser contaminados de várias formas.Durante a fase de crescimento, as frutas e verduras podem ser contaminadas por animais, substâncias tóxicas provenientes do solo ou da água, e ainda, pela falta de higiene dos agricultores.

Depois de produzidas e colhidas, as frutas e hortaliças passam por muitas mãos, aumentando o risco de contaminação. A contaminação pode ocorrer mesmo após o produto ter sido comprado, durante a preparação dos alimentos, ou ainda, através de um armazenamento inadequado.

O FDA recomenda os seguintes cuidados em relação ao preparo destes alimentos:

1-Jogue fora as folhas exteriores de verduras como o alface ou repolho.

2-Lave as mãos por 20 segundos com água morna e sabão antes e depois de preparar os produtos frescos.

3-Corte fora as áreas danificadas ou amassadas antes de preparar ou comer o alimento.

4-Suavemente, esfregue o alimento, mantendo-o sob água corrente. Não há necessidade de usar sabão.

5-Sempre lave o alimento antes de descascá-lo, de modo que a sujeira e as bactérias não sejam transferidas do alimento para uma faca.

6-Use um pincel firme e limpo para esfregar certos alimentos, como o melãoMelão : Calorias: 32,4 - Peso: 115g - Porção: fatia , pepinoPepino : Calorias: 0 - Peso: * - Porção: à vontade e pimentãoPimentão : Calorias: 0 - Peso: * - Porção: à vontade .

7-Após a lavagem dos alimentos, limpe-os com um pano limpo ou toalha de papel para reduzir o número de bactérias que ainda possam estar presentes.

O Dr.Tufi Dippe Júnior é médico formado pela Universidade Federal do Estado de Santa Catarina.Posteriormente, fez residência de Clínica Médica e especialização em Cardiologia na Universidade Federal do Estado do Paraná.




Food and Drug Administration.