segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Nada escapa à delicada pele do contorno dos olhos. Sol, sono atrasado, poluição e o passar do tempo transformam-se em marcas e manchas

Fina e transparente, a pele ao redor dos olhos não consegue disfarçar as noites mal- dormidas, o estresse, a má alimentação, o excesso de álcool e de cigarro. Aos poucos, e com a idade, tudo isso se transforma em rugas, olheiras e bolsas.
Com tendência ao ressecamento, o contorno dos olhos tem cerca de 60% a menos de glândulas sebáceas do que a pele do nariz ou do queixo. Sem a lubrificação natural que essas glândulas produzem, a região é mais sensível e ganha rugas e manchas com facilidade. As fibras de colágeno e de elastina são mais frágeis, o que também prejudica a flexibilidade, resistência e juventude da pele.
Como os olhos não param nem durante a noite, os tecidos finos ao redor precisam de irrigação intensa. A vermelhidão dos vasos sanguíneos se torna visível na pele transparente e revela olheiras e inchaços das pálpebras.
Toda a fragilidade da região pode ser contornada com ajuda externa. A performance dos cosméticos que previnem, tratam e disfarçam esses problemas melhora a cada ano. Os tratamentos também estão mais rápidos, eficazes e menos dolorosos.

Todo cuidado é pouco

Usar óculos escuros, com lentes que tenham proteção solar UVA e UVB. Filtram os raios solares e diminuem a claridade impedindo que a pele ao redor dos olhos contraia.
Consultar o oftalmologista para não forçar a vista e conseqüentemente a pele.
Não usar na área dos olhos produtos indicados para o rosto. Eles são mais concentrados e podem irritar a região, causando vermelhidão ou inchaço.
Ao passar qualquer produto ao redor dos olhos, é preciso respeitar duas regras: usar o dedo anular, que pressiona menos a pele, e deslizá-lo de dentro para fora na pálpebra superior e de fora para dentro na inferior.
Rugas
Existem dois tipos de rugas: as de movimento - mais suaves, que só aparecem quando mexemos o rosto- e as de repouso - sinais profundos que marcam a pele a partir dos 35 anos.
O tratamento preventivo anti-rugas baseia-se em um programa de hidratação profunda da pele e proteção solar. Nesse quesito, os cosméticos têm atuação fundamental. A partir dos 25 anos, cremes à base de uréia, ceramidas, ácido hialurônico ou alantonina devem ser aplicados em volta dos olhos de manhã e à noite.
Depois dos 35 anos a hidratação deve ser intensificada e os cremes precisam atuar na renovação celular. Devem vir carregados de vitaminas (A, C e E), ácidos (glicólico, lácteo, hidroxiácidos) e princípios ativos que combatem radicais livres.

Operação limpeza

Para retirar a maquiagem, pálpebras e cílios devem ser massageados com os dedos umedecidos no demaquiante líquido. Depois o produto é retirado da pele com algodão.
Esse processo deve ser repetido até que o grosso da maquiagem tenha sido eliminado. Os resíduos que se depositam no canto dos olhos podem ser retirados com ajuda de um cotonete. No final, o rosto deve ser lavado com sabonete de glicerina ou leite de limpeza e os olhos, hidratados.