quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Cerveja engorda, mas não causa a famosa barriga, diz estudo

Sabe aquela famosa barriguinha de cerveja tão cantada e consagrada em certos tipos de homens? Pois a partir de agora, você não pode mais culpar a loira gelada pela forma circular de seu abdômen. Estudiosos alemães do Instituto de Nutrição Humana Potsdam-Rehbrucke e da Universidade de Ciências Aplicadas Fulda, em parceria com a Universidade de Gothenburg na Suécia, investigaram cerca de 20.000 pessoas por oito anos e verificaram seus hábitos etílicos e obviamente a medida de suas barrigas.
O resultado mostrou que os grandes bebedores (aqueles com média de duas canecas por dia) ganham peso sim, mas não obrigatoriamente em volta da cintura. Ou seja, o padrão de acúmulo de gordura em determinada região do corpo é mais ligado a fatores genéticos do que a ingestão da bebida. O estudo mostrou que no período estudado, tanto homens bebedores de cerveja, quanto aqueles que não consumiam a loira, ganharam massa gordurosa na cintura. No caso das mulheres, as apreciadoras de cerveja tiveram um crescimento mais acentuado nos quadris do que na barriga em si.

Obviamente que os médicos já alertaram que isso não libera o consumo exagerado da bebida, pelo contrário, quem quer perder peso deve cortar o álcool. Só lembrando que a cerveja tem poucas calorias (200 em um copo versus 400 na mesma quantidade de vinho), mas dificilmente uma pessoa se contenta com uma caneca somente. Tudo isso aliado ao salgadinho, batata frita, porção de tremoço e de pastéis variados na mesa do bar, seguramente vão fazer que sua silhueta ganhe novas formas.


Fonte: Terra