quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Comer doce diariamente na infância aumenta agressividade, diz estudo

Se seu filho não consegue passar um dia sem comer barras de chocolate, balinhas e outros doces, ele poderá ter problemas na fase adulta que vão além da obesidade. Estudo publicado na edição de outubro do periódico científico “British Journal of Psychiatry” indica que meninos e meninas que comem diariamente esses alimentos têm grandes chances de se tornarem adultos violentos e agressivos.
A pesquisa, feita com cerca de 17.500 participantes desde a década de 1970, mostrou que pessoas que aos 10 anos de idade comiam doces todos os dias tiveram, aos 34 anos, uma probabilidade muito grande de serem acusados de cometer atos de violência. Pesquisadores da Universidade de Cardiff descobriram que 69% dos participantes que foram violentos aos 34 anos comiam doces e chocolates quase todos os dias durante a infância, contra 42% dos que não tinham comportamento violento. Este é o primeiro levantamento a analisar os efeitos em longo prazo da dieta na infância e relacioná-los à violência de adultos.


“Dar às crianças doces e chocolate regularmente pode impedi-las de aprender a esperar para obter algo que querem”, disse o cientista-chefe do estudo, Simon Moore. “A perda de capacidade de adiar a gratificação pode levá-los a um comportamento mais impulsivo, que está fortemente associado à delinqüência."

Os pesquisadores concluíram que a relação entre doces e violência deve receber a devida atenção dos pais. “A melhoria da dieta alimentar das crianças pode melhorar a saúde e reduzir a agressividade." G1