segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Dúvidas sobre transplante e doação de órgãos

A resposta é muito simples: BASTA AVISAR SUA FAMÍLIA!

Não adianta ter escrito no RG, fazer carteirinha de doador ou procuração, nada documentado, pois na hora da doação, na hora em que for constatada a morte encefálica, sua família ou outra pessoa responsável será consultada. Existe um documento que será assinado por seu pai, mãe, marido, esposa...enfim, autorizando a retirada dos órgãos, se o mesmo não for assinado, não ocorrerá a doação. Por isso é muito importante que converse com seus familiares e deixe claro sua vontade em ser doador, em geral, esse último pedido será respeitado.
Outra dúvida muito comum é de quem quer ser doador em vida. Por conta disso, pesquisei na internet e achei um artigo interessante e esclarecedor. Segue abaixo.

QUEM PODE SER DOADOR DE ÓRGÃOS EM VIDA?

Restrições legais - Pode ser doador em vida toda pessoa que tiver parentesco consangüíneo de até quarto grau com o indivíduo que receberá o órgão transplantado. Isso significa pais, irmãos, filhos, avós, tios e primos. Além desses casos, cônjuges podem fazer doações e toda pessoa que apresentar autorização judicial. Essa autorização é dispensada no caso de transplante de medula óssea. A doação por menores de idade é permitida somente com autorização de ambos os pais ou responsáveis. Pessoas não identificadas e deficientes mentais não podem ser doadores.
Restrições de idade - Em geral, o doador deve ter até 60 anos. Para o caso de transplante de fígado, a idade do doador pode chegar até 80.

Restrições de saúde

O doador precisa fazer exames de HIV e de hepatites B e C. Deve fazer também provas de função hepática, de função renal e de função pulmonar.

QUAIS ÓRGÃOS PODEM SER DOADOS?

• De doador vivo:
Rim: por ser um órgão duplo, pode ser doado em vida. Doa-se um dos rins, e tanto o doador quanto o transplantado podem levar uma vida perfeitamente normal.
Medula óssea: pode ser obtida por meio da aspiração óssea direta ou pela coleta de sangue.
Parte do fígado ou do pulmão: podem ser doados em casos específicos.
• De doador com morte encefálica:
Órgãos: coração, pulmões, fígado, rins, pâncreas e intestino.Tecidos: córneas, partes da pele não visíveis, ossos, tendões e veias.