domingo, 21 de fevereiro de 2010

Descubra se o hábito de tomar banho quente faz mal

Depois de um dia cansativo, nada melhor que um banho quente para relaxar o corpo. Saiba que este hábito além de ser gostoso e fazer com que você demore um pouco mais no banho, pode ser prejudicial para a saúde e para a viscosidade da pele.
Muitas pessoas pensam que apenas com cremes e sabonetes hidratantes a pele fica revigorada, mas acabam não se dando conta que a temperatura da água conta bastante para a beleza da pele. O banho quente faz mal sim, pois prejudica a camada manto-lipídica da pele, responsável pela textura macia. Além disso, estimula a dilatação dos poros e pode provocar coceiras na pele.
O uso do sabonete freqüentemente também pode ser prejudicial à pele. Por isso, é aconselhável usá-lo no corpo todo uma única vez ao dia e nos demais banhos, utilizar apenas nas axilas, na região genital e nos pés. As buchas também podem acabar com a suavidade da pele quando usadas diariamente, por isso, utilize mais nas axilas e nos pés, dando preferência para as buchas macias.
Sendo assim, para que o banho quente não faça mal para sua saúde, evite tomá-lo em uma temperatura muito alta, deixando a água sempre na temperatura morna. Utilize sabonetes adequados, que agridam menos o PH alcalino da pele. É aconselhável também fazer uso de hidratantes a base de uréia, ceramidas e óleos de essências para todo o corpo.

Por Alessandra Busko