sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Você sabia que as unhas podem ajudar a diagnosticar doenças?

Alterações na coloração e no formato podem indicar disfunções hormonais e problemas vasculares.
Para os homens - que não costumam pintar as unhas - é mais fácil identificar as mudanças.
Uma professora com doença na tiróide relata que o médico começou o diagnóstico ao observar as unhas. “Ele olhou que minhas unhas ficavam rachadinhas, todas as unhas rachadinhas, pé e mão e que era um dos sintomas do hipotiroidismo”, diz Edinéia.
As unhas fracas de Elza acusaram alterações típicas da menopausa. “Ele me examinou e descobriu que era um problema hormonal, fiz os exames e comprovou isso mesmo”, diz Elza Arlinda, bióloga.
De acordo com os médicos, unhas avermelhadas e com curvatura acentuada podem indicar problemas no coração. Unhas com aumento da curvatura podem ser provocadas por doenças pulmonares. As marcas de estrias brancas estão relacionadas às alterações na tireóide e a coloração marrom pode ser sinal de câncer de pele.
“A unha é uma lâmina transparente que mostra alterações vasculares. Essas alterações podem advir de órgãos como pulmão por diminuição da oxigenação, de órgãos como rim e de órgãos como o fígado, com alterações nas proteínas que mostram pela lâmina”, explica a dermatologista Robertha Nakamura.
Uma parte tão importante do corpo merece cuidados especiais. No salão de beleza o ideal é evitar retirar totalmente a cutícula, que é uma proteção contra bactérias e fungos. O esmalte de cor escura não fortalece as unhas. “O esmalte vermelho, o que ele pode causar de alteração é impregnar a unha com uma tonalidade mais forte. Então a longo prazo quando você vai retirando o esmalte a sua unha fica amarelada”, diz a dermatologista Robertha Nakamura.
As unhas apenas ajudam a diagnosticar algumas doenças, só mesmo um especialista poderá confirmar se o paciente tem um problema de saúde.
FONTE:THIAGO MASSOTERAPEUTA