sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Curiosidades

De onde vem a Cãimbra?

Segundo o neurologista Acary Oliveira, da Unifesp, 95% da população já experimentou esse espasmo muscular, em geral na barriga da perna. “Após intensa atividade física, acaba a energia e a musculatura se contrai e não relaxa”. A solução é contrair o músculo oposto ao que está doendo, como fazem os jogadores de futebol. Se a cãimbra for na barriga da perna, por exemplo, basta alongar os músculos da parte da frente, puxando a ponta do pé para cima, em direção à canela.
É verdade que Orelhas e Nariz Crescem quando Envelhecemos?

Não. O problema é que o tecido de sustentação da pele perde elasticidade. “A partir dos 75 anos, a flacidez é mais acentuada devido à perda da elastina, proteína responsável pela elasticidade da pele”, afirma o geriatra Clineu Almada. “Assim, o tecido ‘cai’ dando a impressão de que o órgão cresceu”.
STRESS – Seu verdadeiro significadoA palavra stress em inglês deriva do latim stringere, que significa apertar. A reação do stress é uma resposta primitiva a uma situação perigosa ou ameaçadora, que é de dificil controle.

Faz mal estalar as articulações? Engrossa as juntas?

Se for feito nas mãos ou nós pés não há problema. Ao contrário do que muitos pensam esses movimentos não “engrossam” os dedos, mas deve-se tomar cuidados com as costas – coluna, pois neste local pode ocorrer uma distensão neural (nervo), alerta o ortopedista Sérgio Nicoletti, do Hospital Central de São Paulo. O estalo que ocorre é provocado pela pressão na folga existente entre os encaixes dos ossos, que ficam com acúmulo de ar. Mas não exagere, pois pode se tornar um vício, e um vício sempre será prejudicial.

FONTE : THIAGO MASSOTERAPEUTA